Ir para conteúdo

Santiago e Pucón - Sozinha - Novembro/2022


Posts Recomendados

  • Membros
Em 30/11/2022 em 20:44, SilviaAlves disse:

Com tantos países para conhecer, porque eu fui (de novo) pro Chile? Não sei o que acontece nesse país, eu me sinto muito bem lá, como se fosse chilena de verdade hahaha 

 

Sei bem como é , já fui 6 vezes pro Chile 

e programando a próxima ano que vem, Atacama, que ainda não conheço 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

@SilviaAlvesEstou acompanhando o seu relato, que está muito bom.Acho que não deve saber como é a venda de passagens da Turbus,que é a mais famosa,mas não considero a melhor empresa do país.Eles colocam a venda todas as passagens daquela viagem a um preço x,vai vendendo e vai aumentando o preço como fosse avião. Só que perto de sair o ônibus, se sobrasse alguma e não fosse em feriados, davam desconto para não irem com lugares vagos.Não sei se hoje continuam fazendo assim. Para Pucon,há uma outra empresa, que na verdade é Turbus também, que domina:A Jac.

Preços de metro variam de acordo com a hora do dia,são as horas puntas(pico),valle(a maior parte)e bajo(após 20h).Não sei se está explicado no link que postou,mas deve estar em espanhol. Aqui vai a explicaçãoem português para todos entenderem.Por ex,quantas vezes esperei dar 20h para pagar a tarifa baja,porque as 7.59h é punta e 2 minutos depois é baja.

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Dia 7 - 20/11/2022


Chegou o grande dia, o motivo principal da viagem subir um vulcão hehehe. Levantei às cinco da manhã, tomei um café, arrumei minhas coisas e caminhei até a agência.  Quando sai na rua o danado do Villarrica estava todo pomposo e tive aquele sentimento de que o dia iria ser perfeito, sabe? Foi o primeiro dia que ele apareceu. Nossa, eu lembro e fico 🥺 porque realmente queria muito fazer esse rolê e estava muito feliz por finalmente realizar esse objetivo.

IMG_0370.thumb.JPG.0119cc970ac7c35bc6d94bda12a64e67.JPG

oi, sumido!

Cheguei agência e achei super legal porque já estava tudo organizado, as mochilas de cada cliente com o material necessário para a ascensão (luvas, capacete, polainas, roupa para neve, bastão de caminhão e bota). Ah, essa brincadeira custou $100000 CLP. No meu roteiro inicial, a idea era subir o Villarrica, mas como ele entrou em alerta amarelo, está permitido subir somente até 500m antes da cratera. A agência me passou essa informação uns dias antes (logo que mudaram o alerta para amarelo) e sugeriu trocar pelo Quetrupillan. Eu não sou a pessoa mais entendida de vulcões, até então nunca tinha ouvido falar do Quetrupillan rs mas já que eu estava disposta a fazer o esforço de subir um vulcão, que pudesse pelo menos chegar na cratera né B| pesquisando aqui no fórum, achei um tópico do @Luka Izzohttps://www.mochileiros.com/topic/34884-quetrupillan-no-lugar-do-villarrica-trekk-no-chile/, acredito que o relato tá bem completo, vale a leitura!

Então, voltando para o início do rolê, aos poucos o pessoal foi chegando, os guias foram organizando as coisas no carro e seguimos. Não lembro quanto tempo levou, pois eu dormir hahaha assim que chegamos no local, rapidamente cada um foi pegando suas coisas, se ajeitando e bora o/

IMG_0375.thumb.JPG.04f2e7fc0b72e6c98b45547cf0f66b74.JPG
Início da aventura

A primeira parte da ascensão é por dentro de um bosque, mata fechada, com muitas árvores centenárias, lembrava um pouco algumas trilhas que já fiz aqui em SC. Essa parte durou cerca de 3h. 

IMG_0387.thumb.JPG.e8b755f0b83ae4f155e1afb0e0e0d5ac.JPG

IMG_0389.thumb.JPG.37de8dbc834ebabfff1642085144eedf.JPG

Depois o bosque, nenhum vestígio de sombra e começou aquele põe o casaco, tira o casaco rs até que chegamos na parte onde tinha MUITA neve e começou um vento do satanás haha sério, fazia muito frio, não consigo imaginar como alguém faz esse rolê no inverno, tem que ter muita coragem rs. Paramos para colocar os crampones na bota e seguimos. Aqui a subida ficou um pouco tensa, porque além do cansaço que começou a bater, a subida é um pouco inclinada, então precisava coordenar a passada com os bastões de caminhada. Um pouco depois o vento parou e já estávamos quase no cume.

Sobre a roupa, fui com legging (dessas de academia), camiseta dry-fit manga longa, jaqueta fleece e jaqueta corta-venta (fui alteranando as jaquetas, porque não fez taaanto frio). O calçado, usei a bota fornecida pela agência, que era própria para neve, quando experimentei não curti muito, pois achei pesada, mas não tive nenhum problema, a bota deu bastante estabilidade na passada.

IMG_0398.thumb.JPG.e835d1bd27108748181d1713e92f3d9e.JPG

IMG_0416.thumb.JPG.9a4aaf73c4ec5d37867adf97d3e84b6f.JPG

IMG_0427.thumb.JPG.6f6112e3d66c6b32296505adb774d34f.JPG

797533964_pucon(7).thumb.jpg.fee5dad17da6e4695c6c25501a571fd5.jpg

 

Chegamos na cratera por volta das 13h, quase 8 km de subida, estava sem acreditar naquilo tudo. É uma sensação única,  fiquei muito feliz pela conquista hahaha

IMG_0468.thumb.JPG.ca8c4e95a76690211ca9c6cca23438c7.JPG

cheguei 🥳 e o vulcão Lanín ao fundo 
 

A cratera do Quetrupillán é um glaciar e ali é possível avistar o vulcão Villarrica e o Lanín. É muito bonito, surreal!!

IMG_0479.thumb.JPG.e5f238c4eb9c063e8d29b30b84dd6886.JPG

Villarrica 

1805971899_pucon(5).thumb.jpg.7930ef175d83cafa9f4f1c96af74ac2f.jpg

67672779_pucon(17).thumb.jpg.cd7fe8ab38d045cfd97ed919f0970705.jpg


Sobre o esforço para subida, vou deixar a minha percepção, mas sei que isso é muito pessoal, particularmente, não tive nenhuma dificuldade. Antes de fechar o passeio, conversei bastante com o pessoal da agência e a orientação deles, foi que eles só não recomendam fazer a ascensão para pessoas extremamente sedentárias. Então, estava bem tranquila quanto a isso, pois tenho um bom condicionamento físico, sou bem ativa, pratico atividade física regularmente, faço natação, corrida e treinamento funcional há muitos anos. Esse ano completei duas meia-maratona, já fiz alguns trekkings de 15/18k, então posso dizer que achei “de boa” subir o vulcão, o único momento que exigiu um pouco mais foi aquele que relatei acima, da parte inclinada, fora isso, tô pronta para próxima, já listando os próximos hehehe.

Procurei respeitar o meu ritmo e aproveitar o momento. Confesso que imaginava que seria sofrido, mas curti cada km da subida, foi uma experiência única, me senti muito realizada e feliz. Os últimos 3k de uma meia-maratona foi bem pior (a sensação da chegada é muito boa também).

Sobre a agência, recomendo demais a Ermitaño Expediciones. Em Pucón existem muitas agências, talvez nem seja necessário reservar os passeios com antecendência, mas no caso de atividades como essa do vulcão, que exige um pouco mais, acredito que escolher uma boa agência, faz toda a diferença. Os reviews que li sobre eles foram todos positivos e não tenho nada do que reclamar, desde o primeiro contato foram sempre atenciosos. Os equipamentos fornecidos estavam todos em boas condições e os 3 guias que acompanharam o grupo, que era composto por 8 pessoas, foram super legais.

ermitano.jpg.1a3872ef0eac8d2620b375c527aa0d73.jpg


Ficamos por ali na cratera por cerca de 30 min. e começamos a nos preparar para descer, o que consiste em colocar roupas para neve e os “EPI”. Quem já pesquisou sobre esses vulcões deve ter lido que para descer a gente usa aquele método que exige muito conhecimento técnico e experiência, o famoso ‘skibunda’. Confesso que essa era a parte que eu mais estava com medo, porque detesto coisas que dão muita adrenalina (tipo tobogã, montanha russa, rafting), que não consigo controlar, enfim sou um pouco cagona para essas coisa mas no fim deu tudo certo e foi mais fácil fazer o skibunda na neve do que descer com sandboard as dunas da Praia da Joaquina. Depois do skibunda, fizemos o trecho pelo bosque e chegamos na base.

IMG_0520.thumb.JPG.f138ed39c89fd36f358de370629bbc66.JPG
Para comemorar cerveja gelada no gelo fresquinho kkk 🎉 sim, os caras trouxeram neve na mochila hahaha

Quando cheguei no hostel, os hóspedes estavam preparando uma janta e me juntei a eles. Apesar do cansaço, fiquei um tempo ali interagindo com o pessoal e planejando o que faríamos nos próximos dias. Para o dia seguinte tinha planejado ficar de boa, mas no fim acabei me juntando com uns meninos do hostel e no dia seguinte fomos visitar o mirador El Léon.

[ continua ]

 

Editado por SilviaAlves
  • Gostei! 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Em 09/12/2022 em 22:19, D FABIANO disse:

@SilviaAlvesEstou acompanhando o seu relato, que está muito bom.Acho que não deve saber como é a venda de passagens da Turbus,que é a mais famosa,mas não considero a melhor empresa do país.Eles colocam a venda todas as passagens daquela viagem a um preço x,vai vendendo e vai aumentando o preço como fosse avião. Só que perto de sair o ônibus, se sobrasse alguma e não fosse em feriados, davam desconto para não irem com lugares vagos.Não sei se hoje continuam fazendo assim. Para Pucon,há uma outra empresa, que na verdade é Turbus também, que domina:A Jac.

Preços de metro variam de acordo com a hora do dia,são as horas puntas(pico),valle(a maior parte)e bajo(após 20h).Não sei se está explicado no link que postou,mas deve estar em espanhol. Aqui vai a explicaçãoem português para todos entenderem.Por ex,quantas vezes esperei dar 20h para pagar a tarifa baja,porque as 7.59h é punta e 2 minutos depois é baja.

a volta de Pucón fiz com a Turbus e o ônibus tinha meia dúzia de pessoas, não sei se ainda funciona desta forma, pelo menos pelo site não observei variação de valor, talvez comprando direto no guichê. Existem muitas empresas que fazem o trajeto santigo x pucón, o site recorrido.cl traz a relação das empresas. Outra coisa que percebi de diferente, é que no Chile, as empresas de ônibus tem o seu próprio Terminal, o da Turbus em Santiago é maior e melhor que o aeroporto da minha cidade rs

Sobre o metrô, é isso mesmo. Durante a semana, a maior parte do dia é a tarifa Valle que custa $720CLP das 09:00 a 17:59:59 / 20:00 a 20:44:59 hrs.; tarifa bajo $640 das 06:00 a 06:59:59 / 20:45 a 23:00 hrs. e a tarifa punta $800 CLP das 07:00 a 08:59:59 / 18:00 a 19:59:59 hrs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

@SilviaAlvesComo disse acima, só aumenta se vai lotando. Então, se em seu caso foi vazio, não houve variação do preço e,muito menos, descontos de última hora. Sempre comprei na última hora,também para receber desconto. Há muita empresa, algumas péssimas, mas quem tem o mais barato sai mais cheio.Acho que você não conheceu o maior terminal da cidade, são 4 no total.Esse é o Terminal Santiago,embora próximo dos outros, tem principalmente ônibus para o Norte de Chile.Turbus não, sempre terminal próprio em todo o pais.

 

Você sabe que existe uma estação de sky no Villarica?É o que conheço e aonde vi nevar pela 2 vez na vida,a 1 vez foi em Puerto Varas,pois nunca gostei de esforço físico. De lá(Puerto Varas)se vê vários vulcões, não sei se desse que só conheço de longe,também se vê. 

Editado por D FABIANO
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • Membros

continuando o relato [o qual esqueci complemente de terminar] 

Dia 8 - 21/11/2022

Como mencionei no último post, o plano original para esse dia era descansar, ficar de boa, passear por Pucón, mas decidi acompanhar o pessoal do hostel no passeio até o Mirador Laguna El Leon. Confesso que não sabia nada do lugar, nem tinha ouvido falar, mas decidi arriscar, já que o custo seria apenas o do transporte.

Para chegar até o local, pegamos um ônibus no centrinho de Pucón com destino a Curarrehue, a passagem custa $2000 CLP. Quando entrar no ônibus avise ao motorista que deseja ir ao mirador e ele te avisa quando é para descer.

Agora que comecei a escrever o relato, percebi que vou ficar devendo alguns detalhes, porque não pesquisei nada desse lugar e como estava com outras pessoas, acabei não prestando muita atenção em onde a gente desceu, quanto tempo levou, etc hahaha porém em Pucon, não tem muito segredo para fazer as coisas, é tudo próximo e as pessoas estão sempre dispostas a ajudar.

A trilha que vai até o mirador é bem tranquila, 30min de caminhada leve, com algumas subidas e no final o visual é esse aqui:

519362512_pucon(44).thumb.jpg.902e02f62dcec804a9d22f5ae544de76.jpg

Depois do mirador retornarmos pelo mesmo caminho e fizemos um outro trajeto para ir até Laguna, mais alguns minutos de caminhada/subida e chegamos no lago, eu não tava preparada para entrar na água, assim que chegamos o pessoal entrou na água com roupa e tudo e eu pensei, porque não né? foi muito bom mergulhar naquela agua geladinha. Sou apaixonada pela natação e poder soltar umas braçadas ali, foi muito bom.

971383915_pucon(32).thumb.jpg.3a09eb5bf7d9113b0a98745590b12352.jpg

IMG_0581.thumb.JPG.f33bc49d7f4e8f28a4f224a4bdd93d24.JPG

514104782_pucon(11).thumb.jpg.60a25a41006c1ec08fe5ceb6c2744c85.jpg

Dia 9 - 22/11/2022

Bom, nesse dia mais uma vez tentei me iludir que ficaria quieta, mas um dos meninos que fiz amizade lá no hostel sugeriu ir na base do vulcão Villarica ~na louca~ tipo, sem guia, sem nada, eu não botei muita fé, mas não tinha nada a perder, colei nele e bora o/. Do nada ele conseguiu um carro e fomos eu e outros dois hóspedes. Não gastei nada 🤩 Como diriam os jovens: "o dia prometeu nada e entregou tudo" hahaha 

732824477_pucon(57).thumb.jpg.8c96845c7cc915dca2624c24387fc755.jpg

IMG_0643.thumb.JPG.fb80a03b72ec0fb418202e699da39b77.JPG

Nesse dia tava saindo bastante fumaça da cratera 😍

IMG_0691.thumb.JPG.63ababff24cb3d55c319f637dbc973cd.JPG

até a pele fica mais bonita perto do vulcão hahaha

Atualmente (jan/2023) o vulcão Villarrica permanece em alerta amarelo e esta proibido o acesso até 1k da cratera (em novembro/2022 era 500m).

Por hoje é isso, prometo terminar em breve o relato (falta só mais um dia 🙃) - inclusive, fui pro Chile outra vez em dezembro (assim que tiver mais tempo - antes da volta às aulas, faço o relato)

Editado por SilviaAlves
  • Gostei! 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...