Ir para conteúdo

Golpe das locadoras de carro na Europa


Posts Recomendados

  • Membros

Olá pessoal, esse é meu primeiro post aqui. A ideia é alertar sobre um golpe para quem planeja alugar um carro para viajar pela Europa. Eu caí neste golpe duas vezes na Itália e encontrei relatos do mesmo golpe em locadoras na Romênia, Portugal e Espanha. Espero que os aprendizados de minha triste experiência ajudem as pessoas a se protegerem de golpes como esses.

Golpe das locadoras de carro na Europa

Na Europa é muito comum um golpe das locadoras de carro aplicado em clientes que não aceitam o seguro oferecido por eles na hora de alugar um veículo.

Os turistas são presas fáceis, em muitos casos não falam a língua local, não conhecem a legislação do país e costumam estar com pressa na hora de devolver o veículo.

Então muita atenção neste tipo de golpe e entenda como evitá-lo.

Antes de explicar como funciona o golpe faço apenas uma breve revisão do procedimento padrão de retirada e devolução de um veículo nas locadoras:

  • Retirada: o funcionário da locadora faz a conferência junto com o cliente dos danos já presentes no automóvel (lataria, pintura, estofado…). Estes danos estarão listados em um documento chamado “relatório de danos” (segue exemplo abaixo). No final da conferência o cliente assina o relatório concordando com os danos indicados.
  • Devolução: o procedimento de conferência se repete junto com um funcionário para verificar se existem novos danos e em caso positivo os novos danos serão cobrados na fatura do cliente.

image.png.0a206ee555268182a2dc7c6ac8597ca2.png

Como funciona o golpe das locadoras de carro:

O golpe consiste no seguinte:

No relatório de danos vai estar indicado apenas uma parte dos danos já presentes no veículo.

No momento da retirada das chaves e da conferência dos danos pré existentes, o funcionário da locadora geralmente está com pressa e não tem muito interesse em confrontar o relatório de danos e nem que o cliente verifique.

No momento da devolução, o funcionário da locadora vai ter todo tempo disponível para verificar cada detalhe do automóvel, e neste momento muitos danos vão começar a surgir, incluindo danos invisíveis que apenas os funcionários da própria locadora são capazes de enxergar.

Na hora do check-out cada um dos “novos” danos identificados pela locadora serão incluídos na conta do cliente e naquele momento não há nada que ele possa fazer para impedi-los.

Quem está sujeito ao golpe?

Todas aqueles que recusarem o seguro oferecido pelas locadoras, e em alguns casos aqueles que optarem por um seguro parcial também correm o risco de serem vitimas do golpe.

Como evitar cair no golpe das locadoras?

Comece pesquisando sobre o nível de satisfação dos clientes da locadora e faça uma revisão das avaliações escritas pelos clientes anteriores.

Muita atenção nas locadoras do tipo “low cost”, elas costumam ter preços muito competitivos e um número muito grande de reclamações.

Uma vez que a locadora já tenha sido escolhida siga os seguintes passos no momento da retirada do veículo:

  1. Não assine nenhum relatório de danos sem antes fazer a conferência junto com um funcionário da locadora.
  2. Não tenha pressa na hora de vistoriar o veículo, olhe com calma e ordenadamente cada uma das sessões para não pular nenhuma parte.
  3. Tire fotos de cada um dos danos por menor que seja. Se necessário use algum objeto ao lado do dano, como uma moeda ou uma chave, para dar noção do tamanho do dano.
  4. Tire fotos da parte de baixo dos para-choques e paralamas. Empurre peças que não deveriam estar soltas e caso alguma se mexa, mostre para o funcionário e anote no relatório.
  5. Faça a mesma coisa na parte interna do veículo.
  6. Não tenha vergonha de demonstrar para o funcionário o quanto você é uma pessoa chata e detalhista, pois ele não vai ter vergonha de tentar te enganar na hora da devolução do veículo.
  7. Se estiver viajando com mais pessoas solicite para todas ajudarem na vistoria.
  8. Na hora da devolução abra as fotos que você tirou no momento da retirada do veículo e faça a vistoria junto com o funcionário.  

Exemplos reais do golpe

Para contextualizar melhor o golpe, descrevo dois exemplos reais onde eu acabei sofrendo este tipo de golpe aplicado por duas locadoras diferentes.

Lembrando que nas duas vezes eu recusei o seguro oferecido pela locadora para poder utilizar o seguro do meu cartão de crédito (o mesmo se aplica para quem tem a intençao de utilizar o seguro de carro oferecido pelos seguros viagem). 

Caso 01:

Retirei o carro na locadora sem nenhum problema, fui muito bem atendida. Quando fui entregar o carro fiz a vistoria de devolução junto com um funcionário muito educado que confirmou que não haviam danos extras no veículo.

Quando cheguei no guichê para finalizar o procedimento a moça que estava no caixa falou que precisava ver o veículo novamente, o que me pareceu um pouco estranho.

Chegando no veículo ela se dirigiu diretamente até lanterna dianteira esquerda, que a principio estava perfeita, empurrou a lâmpada que se deslocou pra trás e me falou – “viu, está solta, você quebrou”.

E com a mesma simplicidade que ela achou o problema, ela incluiu na minha conta o valor de 170 euros. E independente do que eu dissesse nada impediu que aquele valor fosse descontado do meu cartão de crédito.

Tirei foto dos dois faróis para comparar o dano. Os dois faróis estavam na mesma posição quando voltei para a locadora e após a moça empurrar a lanterna esquerda, ela se afastou uns dois centímetros da posição correta. A pessoa falou que provavelmente eu quebrei passando em cima de uma pedra ???

image.png.f98f0a6915a0221672a832fc17f10cf9.png

Caso 02:

Dessa vez eu já estava mais preparada, fiquei mais de uma hora fazendo a vistoria do carro. Olhei cada mínimo detalhe, empurrei cada pecinha pra ver se saía do lugar, mas como o carro era bem novo não achei quase nada.

Na hora de entregar o carro o funcionário da vistoria, com a mesma velocidade da moça do primeiro caso, apontou para a lateral traseira direita do carro, próximo ao compartimento de combustível e falou que eu tinha amassado a lataria.

Quando fui olhar para o lugar apontado eu não consegui ver nenhum dano, me reposicionei umas três vezes por causa do reflexo do sol e só assim consegui identificar uma marca quase invisível que media menos de um centímetro.

Não consegui comparar com as fotos que eu havia tirado na retirada do veículo por causa do reflexo do sol na pintura metálica. Rapidamente apareceram outros funcionários da loja que confirmavam ser um dano muito perceptível e que seria necessário trocar toda a lateral do carro.

Em resumo, me informaram que seria necessário trocar a chapa lateral completa do carro e me cobraram 240 euros (por um “dano” que eu nem havia feito) que foi descontado automaticamente no meu cartão de crédito.

Para finalizar me aconselharam que se eu não quisesse passar por esse tipo de inconveniente novamente da próxima vez deveria aceitar o seguro oferecido por eles.

image.png.1387e635df5f2ff1f38608b788fd725c.png

Ambos os casos que eu descrevi aconteceram em locadoras no aeroporto de Malpensa na região de Milão na Itália, todavia pesquisando mais sobre o assunto descobri vários casos iguais a estes em locadoras de Portugal, Espanha e Romênia.

. . . 

Seguindo todas as dicas que acabei de escrever não garantem que você fique imune a este tipo de golpe, mas ter conhecimento do golpe e estar atento a todos os detalhes, reduzem muito a chance de ser trapaceado pelas locadoras de automóveis.

Por isso lembre-se: pesquise bem sobre a reputação da locadora, se concentre na hora de realizar a vistoria e esteja preparado para argumentar diante de qualquer tentativa de golpe.

 

Se curtiram o meu post visitem a minha página https://mundo360.com.br/blog/

Compartilho experiências e dicas sobre a vida no exterior. A intenção é ajudar a minimizar as dificuldades encontradas na vida fora do Brasil. 

 

  • Obrigad@! 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Eu não gosto de alugar carro por isso, a maioria são um bando de pilantra.

Já aconteceu comigo também de cobrarem 30 euros só para repassarem a multa, isso na Itália. Levei uma multa e então eles me notificaram, sendo que como morava na Itália a própria polícia enviou a multa pro meu endereço, eles cobram só pra avisar que vai chegar. O pior que fui procurar no contrato e apenas diz que está sujeito a cobrança, sem especificar o valor, algo totalmente ilegal. Nessa eu já cancelei meu cartão, pois eu sabia que vinha uma segunda multa (a Itália tem a máfia da multa também, viu), daí me livrei de me cobrarem ilegalmente.
Como o valor é pequeno, é muito difícil entrar na justiça contra isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Creio que existem casos e casos e como Davi falou, "a maioria" são um bando de pilantras mas não vejo isso como um "golpe", mas sim como um "modus operanti" de locadoras vagabundas.

Fui costumaz locador de carros até o fim do ano passado quando comprei o meu (somente por motivo de mudança para o "mato) e não tive nenhum problema com eles, alugando-os na Bélgica, Itália, UK e França (além de minha mulher que alugou na Suíça).

Minhas "regras" para locação de carro são simples:

  • Não alugo em locadora "xexelenta". O barato sai caro. Normalmente alugo na Hertz ou Avis.
  • Tiro fotos e faço vídeo antes de entrar no carro e depois quando o deixo na entrega. A maioria das vezes, senão em todas, não tinha ninguém para me entregar o carro (comum na Bélgica e Reino Unido) e verifico os pontos apontados no documento de avarias e procuro por outros. Quando os encontro, faço foto mais detalhada e mando imediatamente para a locadora.
  • Alugo sempre com um cartão que me cobre os danos possivelmente causados. Não sei se os cartões brasileiros tem isso.

Porém, mesmo assim podem acontecer que topar com algum malandro. Minha mulher em viagem na Suíça, quando da entrega do carro disseram que ela avariou os 4 pneus e queriam cobrar 890 euros por eles, mais o serviço de troca, totalizando coisa de 1200 euros. Mandei um email para eles dizendo que, se quisessem, comprava os 4 pneus novos (que achei na internet por 230 o jogo) mas não quiseram. Resultado: ela não reconheceu a "compra" no cartão e a locadora ficou sem (era uma xexelenta).

Não quer ter problema, reputação é a melhor coisa. Alugar carro em empresa duvidosa é pedir para sofrer.

Aqui um exemplo de como a Hertz trabalha na Bélgica. Na locação já existem as fotos do que está com problema e ainda pedem para reportar qualquer dano adicional antes da locação.

Screenshot.thumb.jpg.3dcfd3e6c946cea013eab74c10a06792.jpg

  • Gostei! 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Eu sempre tiro uma porrada de foto, antes de tirar o carro da locadora, de todos os angulos possíveis

sempre confiro o carro com o agente e aponto falhas que quero que sejam discriminadas no relatório de danos

 

porém na europa nunca tive problema com alugueis de carros 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

 

Oi @pmichelazzo, você está coberto de razão, as suas regras são perfeitas... o problema é para quem está começando a vida de viajante, não tem muita experiência com as malícias do mercado e pouco dinheiro no bolso (que era exatamente o meu caso há uns anos atrás).

Hoje em dia... eu continuo com pouco dinheiro no bolso, mas quando faço um roteiro que tem a necessidade de alugar um carro eu sempre incluo o seguro mais completo para evitar esse tipo de cilada novamente. Muitas locadoras oferecem um tipo de “seguro básico” que não inclui danos nos pneus, rodas, para-brisa, espelhos, janelas, interior do veículo, chassi... em resumo, asseguram apenas a alma do carro e o corpo fica por nossa conta.

Eu acabei escrevendo sobre este tema, porque buscando no google não encontrei quase nada sobre esse tipo de “golpe”. Achei muito estranho, tive a sensação de ser a única pessoa desinformada do planeta e só um tempo depois fui descobrir o motivo.

O motivo era que a maioria dos depoimentos sobre esse assunto estão apenas dentro de fóruns, e o Google não faz uma completa indexação de conteúdos postados apenas dentro dos fóruns. Sendo assim, quem não tem o costume de usar fóruns acaba perdendo uma mundo inteiro de informações (que era o meu caso).

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • Membros

In my case it was much worse... dark stain on the plastic part of the bumper on return. Aesthetic thing and easily correctable with a vinyl moisturizer. Looks like it was arranged. They entered the highest amount on my credit card - a totally absurd amount. It was at Charles D` Gaulle Airport - Paris - Alámo company (don't rent there!)

... No meu caso foi muito pior... mancha escura na parte plástica do parachoques na devolução. Coisa estética e facilmente corrigível com um hidratante de vinil. Parece que foi arranjado. Entraram com o maior valor no meu cartão de crédito - valor totalmente absurdo. Foi no Aeroporto Charles D` Gaulle - Paris - empresa Alámo (não aluguem lá !)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores
Em 03/03/2023 em 10:54, mundo360 disse:

Se vocês souberem de mais posts com o mesmo assunto por favor me falem que eu gostaria de incluir os links na minha página como referência.  

Vc poderia citar o nome da locadora que te aplicou estes golpes? Seria interessante.

Eu já aluguei carro no Brasil e exterior muitas muitas vezes, sempre recusei o seguro da locadora, e por sorte ou não, nunca tive problemas do tipo! Inclusive na última trip aluguei o carro com locadora "local" e cruzei fronteiras do oriente médio mediante permissão prévia por um preço infinitamente mais acessível que a AVIS por exemplo.

Por muito tempo nós não alugávamos carro por uma série de questões e receio, e é super importante esse tipo de alerta para que quem está começando fique bem esperto! Mas deixo aqui esta ressalva para não assustar quem esteja querendo se aventurar a dirigir por aí, que é uma das coisas que a gente mais ama nas viagens! :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...