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Torres del Paine

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Tópico sobre Torres Del Paine

 

No ancoradouro do Lago Pehoé, que fica em frente ao Refúgio Pehoé, sai um barco chamado Hielos Patagonicos, que cruza o lago e te deixa a 2 minutos de Pudeto.

Ali, vc pega o ônibus de volta a Natales.

Só fique esperto quanto ao horário do ônibus.

Como o barco é caro, vc tb pode optar por ir a pé, contornando o lago, o que significa uma bela caminhada.

Mais uma vez, sua referência deve ser o horário do busão.

 

Abraços,

 

Chico Neto

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Paulista, entrei pela laguna amarga.

Dali até a hosteria Torres seriam 7 km de caminhada, mas tinha um transfer combrando 3500 pesos pela carona. Depois, vc teria o direito de ficar acampando no refugio chileno ou los cuernos.

O preco de camping dos refugios todos estava 3500 pesos. Se fosse para ficar dormindo la, sem o saco de dormir, seria o valor de 19000 pesos chilenos. (Quase o aluguel dos equipamentos de camping)

NO meu caso, uns amigos de Santiago conheciam gente em punta arenas que me emprestou tudo. O tempo estava bom, com alguns ventos.. tudo tranquilo.. sem crise.

Para os campings, nao foi necessario fazer reserva.

Fogareiro eu nem levei pq nos refugios que fiquei acampando tinha agua quente e banho incluido no preço. Tem outros locais de camping que nao se paga nada, mas nao tem nada la a nao ser o espaçõ para por a barraca. ou seja, nada de banho e nem de agua quente.. se vc nunca acampou, vai se sentir mais confortavel em algum lugar que tenha q pagar.

Fiz o W exatamente como descreveu o Trota.. nao tem muito que inventar nao. Só na subida do vale frances, muito linda por sinal, nao deu pra ir ate o fim pq o caminho estava bloqueado.. assim contemplei so o glacial do frances e alguns picos do lado esquerdo.

Meu trajeto:

Cheguei na laguna amarga as 5 horas da tarde. Fui caminhando com os equipamentos ate o refugio chileno. (uma subidinha lazarenta com ventos fortes na nuca) Depois da subida, o caminho pelo vale do ascencio valeu qquer esforço feito. Fiquei a noite la no chileno. No dia seguinte estava chovendo forte.. esperei a chuva acalmar e fui ate a base das torres.. na volta, peguei meus acampamentos la no chileno e as 5 da tarde fiz a doidera de caminhar diretao ate o refuigio los cuernos chegando la as 9:20 da noite. Deu pra armar tudo, mas foi meio puxado. Os ventos ali é que me deram a impressao de sair voando a noite... nuca vi coisa mais doida na minha vida.. dormir ali foi uma novela a parte.

NO dia seguinte cheguei ate o acampamento italiano, deixei minhas coisas armadas la e subi o vale frances, a perna do meio do w. Ali o vento era de matar, mas a beleza do lugar erta tanta que value a pena.. e como valeu.

Cheguei no final do segundo dia ate o acampamento pehoe e deixei minhas coisas la. O vento la tb era forte, mas ali eu consegui dormir bem mais. No dia seguinte fui andando ate o glacial gray, tipo bate e volta pq ia pegar o barco catamaran no lago pehoe que me deixaria ate a adm. do outro lado do lago, onde passavam os onibus. od contrario, um dia inteiro caminhando ate la. preço do barco era 10000 pesos. meio facada, mas economiza esforço, se vc tem pouco tempo.

cheguei em puerto natales as 22:00 da noite. No dia seguinte fiz o fullday ate perito moreno e voltei as 23horas para puerto natales. dali segui viajem a punta arenas.

Se tiver mais alguma duvida, fique a vontade em perguntar.

So tenha a certeza de uma coisa.. vale a pena.. a galera aqui ta babando nas fotos que eu trouxe.. vale muito os 70km de caminhada.. qdo se esta la, nem parece que se anda tanto.

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oi pessoal, tb fiz o W agora, fiquei 5 dias e 4 noites.

meu trajeto foi parecido com o do Siufi.

Bus de p. natales para TDP 10000 ida e volta, saem as 7.30am e as 14.30 e retornam as 18.30h da administracao passando por pudeto e dp laguna amarga as 19.30hm ou seja, roda 1h dentro do parque.

o bus te pega na hospedagem em q vc estiver em p natales, eu fiquei na knudsen, c. branco encalada, nao me lembro o numero, mas eh soh perguntar, 5000 com cafe, e 4000 sem cafe.

entrada no parque 10000. O mapa eu comprei em nataels por 2500 preco tabelado ... mas no parque me deram tb.

eu paguei o transfer de 3500 e fiquei acampada na hosteria las torres, pq pra caminhar ate o chileno tem q ser prò hehehe, eu nao aguentaria. cheguei umas nove e pouco, as 11h fui pra base das torres 7.30 h ida e volta mas sem mochila ...com mochila, demora bem mais ...

 

no outro dia segui para italiano, dp vale frances, a tarde, segui para refugio grey, pago, bem melhor do q o las torres, mas lah venta muuuuuuuuuuuuito. no outro dia fui ateh o glaciar, e na volta nao peguei o catamara q custa 10000, segui rumo administracao e domri no camping carreta, nao pago, frio, e com muuuuuuuuuuitos mas muitos mosquitos a sua espera. mas a caminhada eh bem tranquila, e no quinto dia segui para a adm e la peguei o bus de volta q ainda da um role pelo parque.

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Pessoal, acabei de voltar de Torres e usando uma expressão já dita aqui, eu fiz o W manco, ou seja, faltando apenas a parte do Grey. É claro que já estou pensando em quando fazer o circuito completo, pois o lugar é Fantástico. Fomos eu e minha namorada. Encontrei pouquíssimos brasileiros no caminho (acho que uns 2) e 80% do pessoal é europeu. Mas com as dicas deste fórum fica fácil agora.

 

Meu roteiro foi o seguinte:

 

Dia 1: Vôo SP-Santiago(milhas) e Santiago-Punta Arenas (Lan Chile). Hospedagem boa mas preço acima da média no Hostal Al Fin del Mundo ($18000). Fiz reserva pela internet pois ia chegar as 23hs na cidade;

Dia 2: Zona Franca e ônibus para Puerto Natales. Hospedagem legal no Hostal Dickinson ($12000);

Dia 3: Ônibus às 07h30 para Torres de Paine ($10000) chegando por volta das 10h. Entrada no Parque ganhando um mapa($10000). Peguei a van que leva da Laguna Amarga até o Las Torres ($3500) e dá direito a um acampamento. Deixei minhas coisas em uma cabana com uma senhora chamada Sandra e comecei a subir até a base das Torres. Parei para almoço no acampamento chileno, segui até a base e voltei, totalizando 8hs entre ida e volta (incluindo as paradas). Acampei no Las Torres, que tem boa estrutura e banheiros. Muito vento, e uma das varetas de minha barraca rachou. Fiquei p. com isso, já que é nova. (Hummer). Mas a vista e acordar olhando para aquelas montanhas compensa tudo.

Dia 4: Caminhada até Los Cuernos, meu joelho estava machucado e agora com o peso das mochilas foi um dia bastante puxado para mim, acabei fazendo o trecho em 6hs incluindo as diversas paradas. No mapa diz que leva 4hs. Senti falta de alguma placa dizendo "Faltam 2 hs", só havia no começo. Acampei no Los Cuernos. Ventou um pouco, mas nada demais.

Dia 5: Caminhada até o acampamento Italiano (2,5hs), montei a barraca, almoço, deixei minhas coisas e segui para o Vale Francês às 15h. Fui até o acampamento britânico pois ficaria tarde, estava cansado e retornei às 20h. Ou seja, é necessário sair mais cedo do Los Cuernos neste roteiro (eu saí somente às 10h30). O acampamento italiano é muito legal, fica do lado de um rio e as barracas embaixo de árvores, assim não ventou quase nada. É tão tranqüilo que dormi demais...Só precisa de mais banheiros e pias.

Dia 6: Acordei tarde (10h30), e segui para o Pehoe (2hs). Caminhada tranqüila. Perdi o barco ($10000) por meia hora, pegando somente o das 18h30. Não cheguei a montar a barraca, mas como é tudo aberto tive a impressão que deve ventar muito por lá. A estrutura dos banheiros é muito boa. Peguei o ônibus de volta chegando em Puerto Natales às 23h00, ficando novamente no Hostal Dickinson. O horário de saída do barco é : 10h ; 12h30 e 18h30. Com certeza é bem caro, se vc tiver um dia a mais e disposição volte andando.

Dia 7: Retorno a Punta Arenas, passeios, Pinguinera, etc.

 

Só choveu um pouco durante a noite no acampamento Las Torres, de resto tempo bom sempre.

 

Se vc tem tempo acho que vale a pena ficar um dia no Los Cuernos ou Italiano de bobeira, só curtindo e descansando. Eu senti falta de bastões para caminhada, gelol e tensor para o joelho. Ah, e de brasileiros também...Vamos lá galera !! A última vez que eu tinha acampado havia sido há mais de 20 anos com meus pais. E foi sossego, show. Cometi alguns erros que servem de aprendizado para a próxima.

 

Na zona franca comprei uma barraca da Doite 60L por $35000, fogareiro automático ($10000) e isolante ($3500). Pra saber o preço aproximado em reais multiplique o preço em pesos por (4,5/1000).

 

Abraços,

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PASSAGEM DE AVIÃO BS AS - EL CALAFATE:

 

Paguei 500 reais ida e volta pela www.sw.com.ar

 

O QUE LEVAR PARA FAZER O CIRCUITO COMPLETO:

 

Compre tudo em natales , não deixa para comprar nada em torres del paine é um roubo!!!!!!!!!!

 

Lista:

LISTA DE MATERIAL ACOSELHÁVEL PARA A CAMINHADA

 

Mochila cargueira de 70, 80 ou mais litros

 

Capa para mochila ( proteção para chuva)

 

Bota de media montanha, preferivelmente impermeável, visto que a região possui muitas áreas com lama e neve

 

Par de bastões de caminhada

 

Canivete suíço

 

Barraca para 4 estações, muitas marcas no mercado(não muitas no Brasil)a melhor sem sombra de dúvida é a americana the north face, no Brasil se encontram barracas da ferrino,serelepe, manaslú, kelty e outras

 

 

 

Cozinha e limpeza:

 

 

 

Garrafa térmica de alumínio ou aço inoxidável para bebidas quentes como chá, café ou chocolate

 

Cantil ou garrafa para levar água.

 

Fogareiro, são duas opções, os movidos a gás(butano ou butano-propano), utilizam cartuchos descartáveis. Podem ser usados perto da barraca ou mesmo nas varandas(com extremo cuidado). A segunda opção: são os alimentados por combustíveis líquidos, muito potentes, mas algo inseguros, os da marca MSR são os mais conceituados.(nos dois casos é necessário que se leve uma boa quantidade de combustível para toda a jornada)

 

Panela, uma que seja funda, mas que também não ocupe muito espaço na mochila

 

Caneca de alumínio (leve)

 

Pratos não são necessários, visto que a panela fará sua função, além de ser um peso

desnecessário.

 

Talheres, somente não leve a faca, pois esta será substituída pelo canivete.

 

Frascos para os temperos(sal, pimenta, curry, etc...)

 

Esponja para lavar as louças

 

Sabão biodegradável para lavar roupas

 

 

 

VESTIMENTA PARA ESPORTES EM CLIMA FRIO

 

A vestimenta para esportes em clima frio é uma grande aliada para nosso conforto.Vestindo-nos da maneira correta, aproveitaremos melhor o passeio, desfrutamos de tudo e não sofremos tanto...

 

Tais roupas são feitas de tecidos sintéticos, que transportam o suor para fora, isolam nosso corpo do frio e nos protegem contra as inclemências do clima(chuva, vento e neve).

Existe um sistema para melhorar a eficiência dessas roupas, é o sistema das três camadas, onde nos vestimos em três diferentes camadas de roupa.

 

A primeira camada é a que levamos colada na pele, é fininha e super transpirante, geralmente feita de coolmax, power dry e semelhantes. São bastante encontrados no Brasil e não são tão caros...São realmente muito bons. Pode-se levar uma camisa e uma calça, a calça talvez não use para caminhar, mas com certeza para dormir irá usar, ela transpira seu suor noturno, ajudando e muito a aquecer seu corpo.

 

A segunda camada, a isolante, é feita de tecido do tipo polar, pode ser o polar tec (o melhor e mais caro) ou qualquer outro do tipo, possuem a aparência assim felpuda. Se puder, leve dois casacos desses...nos dias mais frios, quando estiver nos acampamentos, talvez necessite usar os dois. Outra opção para ficar aquecido nos acampamentos: um casaco ou jaleco de pluma de ganso ou um pulôver de lã(mais pesado).

 

A calça também será útil, principalmente para quando estiver parado nos acampamentos ou dentro da barraca-é um bom isolante.

 

A terceira camada é a impermeável, protetora- é o anorak, que te protege de tudo, é sua melhor amiga, inseparável! Também é a coisa mais cara, infelizmente. De todos os materiais, o mais conceituado é o GORE-TEX, testado e aprovado em todos os cumes do mundo. Algo importante é ela possuir um bom capuz, ter as costuras seladas e bom acabamento. Outras matérias: xalt, ultrex, triple point.

 

 

LISTA SUGERIDA:

 

Anorak impermeável e respirável

 

Calça de suplex ou material semelhante

 

Calça impermeável de material semelhante ao do anorak( alternativo)

 

Calça de fleece/polar tec ou semelhante para abrigar-se na barraca e nos acampamentos

 

Camisa de polar tec grossa (200 ou 300) ou um casaco ou jaleco de pluma de ganso.

 

 

Camisa de polar tec mais fina(100)

 

Camisa bem fina de material transpirável como coolmax ou power dry

 

Alguns pares de meia para caminhada

 

Par de luvas para media montanha(feitas de winblock ou polar tec são muito boas)

 

Gorro que se transforme em pescoceira

 

Alguma camiseta de algodão

 

Sandálias

 

Lenço para o pescoço

 

 

 

ARTIGOS PESSOAIS:

 

 

Bons óculos de sol , de preferência para montanha como os da marca Cebê e Julbo, mas o mais importante é que seja um bom óculos.

 

Protetor solar e protetor labial fator 20 ou mais, visto que a camada de ozônio nas regiões austrais está muito débil.

 

Saco de dormir de conforto -5cº , vale lembrar que as temperaturas que os fabricantes dão como de conforto quase nunca são bons parâmetros...

 

Isolante térmico confortável.

 

 

Chapéu para sol.

 

Lanterna preferivelmente de cabeça( peltz e black dimond são as

melhores)

 

Papel higiênico

 

Primeiros socorros e remédios básicos que costume usar, tais como Vitamina C(uso diário), analgésicos, pomada para dores musculares, remédio para dor de garganta, etc.

 

 

 

 

ALIMENTAÇÃO

 

Primeiramente gostaria de frisar que não sou nutricionista nem possuo formação do gênero, a lista de sugestões que descreverei são somente isso, sugestões.

O conhecimento que possuo é o adquirido com a experiência e a leitura de alguns livros especializados em alimentação na montanha; como os publicados pela editora espanhola desnível..

 

Durante o dia é preferível comer comidas leves e carregadas de fibras e carboidratos, além de fontes de energia.

 

Café da manhã:

 

 

 

 

 

Biscoitos

 

Cereais para um bom mingau: gérmen de trigo, aveia, farinha de trigo, etc.

 

Café ou chá

 

Sucos em pó pra variar um pouco o gosto das bebidas

 

Pão

 

Geléias

 

Extrato de soja(leite de soja)

 

Comidas rápidas para o dia:

 

 

 

 

 

Barras energéticas

 

Chocolates

 

Biscoitos

 

castanhas

 

A reposição das calorias gastas durante o dia deverão ser repostas na última refeição.

 

 

Jantar:

 

Massas em geral

 

Molhos diversos(tomate, creme de leite)

 

Muito queijo ralado(esse o item mais importante de uma longa expedição!)

 

Salame, queijos, doce de leite, leite condensado, atum, salmon em lata(muito comum no Chile),

 

Purê de batata seme-pronto

 

Arroz

 

O velho miojo!

 

castanhas

 

 

 

ALGUMAS SUGESTÕES:

 

 

 

1. Nesse item o que vale é o gosto de cada um, mas com certeza você não se arrependerá de levar coisas gostosas.

2. Nunca se esqueça de adequar seu gosto culinário às compras

3. Procure relacionar o custo(peso da mochila) benefício(quantidade e qualidade da comida)da alimentação, pois no parque você não terá muitas alternativas para a compra de comida, e as que existem são um verdadeiro roubo!

4. Lembre-se que você ficará até duas semanas com a comida que levar para o parque, por isso calcule bem a quantidade de comida que comprará e a que consumirá por dia

5. pense em levar coisas saborosas, pois não suportará passar vários dia comendo macarrão e purê de batata ou comidas desidratadas em geral.

6. BEBA MUITA ÁGUA! ANTES MESMO DE SENTIR SEDE.

 

 

ABRIL FAZ FRIO EM TORRES DEL PAINE:

 

SIM!

 

 

 

PRECISA RESERVAR HOTEIS EM EL CALAFATE, USHUAIA E EL CHALTEN:

EM ABRIL NÃO!

 

ONDE FICAR EM EL CHALTEN?

 

NA BARRACA PO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

 

SE QUISER SE HOSPEDAR EM EL CHALTEN AQUI VAI A DICA:

ALBERGUE DEL LAGO, ADMINISTRADO POR UM ARGENTINO-BRASILEIRO, O LUIS, SUPER SIMPÁTICO, GENTE BOA, ANIMADO E PRESTATIVO, ALEM DO ALBERGUE SER MUITO BOM!

 

Avise que foi indicado pelo leonardo Brasileiro, deve dar alguma regalia...

 

 

SOBRE AS ROUPAS, ME PERGUNTARAM SOBRE A PARKA TRILHAS E RUMOS, LEVE ALEM DO ANORAK, PELO MENOS DOIS POLARES MAIS, OUS EJA, UMA PARKA / ANORACK E DOIS POLARES, BEM DEEM UMA OLHADA NA "LISTINHA" QUE POSTEI AI EM CIMA....

 

 

SOBRE EL CHALTEN: DEEM UMA OLHADA LÁ NO TOPICO DE EL CHALTEN, TO POSTANDO UM ROTEIRO DE UMA SEMANA LÁ, NA MINHA OPINIÃO O MINIMO PRA PODER CONHECER A REGIÃO...DUVIDAS SOBRE EL CHALTEN POSTEM LÁ POR FAVOR...

 

SE DEIXEI DE RESPONDER ALGUMA COISA ME LEMBREM...

ABRAÇOS!

LEO

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Fala Vitor, tudo bem?

Primeiramente vai meu pedido de desculpas pela demora em responder, estou de emprego novo e sabe como é...todo enrolado...

Pra começar, é inverno por lá mesmo já...outro dado, na verdade vc quer conhecer as TORRES DEL PAINE, essas torres mesmo que dão nome ao parque, los cuernos del paine são outras montanhas, pertinho dali, mas não são essas! Ok? TORRES.

Vamos as suas perguntas:

Cara realmente acampar ali agora só para quem tenho um excelente equipamento e quem gosta da coisa mesmo...eu com o equipo que estou agora não acamparia...

Bem, como vc pediu informação lá para a hosteria com os dados errados, CUERNOS ao invés de TORRES, esqueça tudo que te disseram! Hauhauhauah

 

O que se aproveita é isso aqui: "PERO PARA HACER LA CAMINATA A LAS BASE LAS TORRES ES POSIBLE HACERLO TODO EL AÑO,,,, LA LUZ DEL DIA ALCANZA YA DEPENDE DEL FACTOR CLIMATICO....CASI SIEMPRE MAYO ES MUY PAREJO PQ CASI NO LLUEVE...""

 

E é uma boa noticia, se pode fazer todo o ano a caminhada até o mirante das torres, ok?

O que vc deverá fazer: a caminhada até a base das torres começa o refugio/acampamento las torres, vcs subirão em direção ao vale do acensio, um vale maravilhoso!!!!!!!!!! A principio é uma subida monumental, depois aos poucos se nivela, a começa a descer ao fundo do vale, até o refugio chileno , segue-se a trilha beirando o rio acesio, e segue e segue sempre em direção ao fundo do vale, quando se chega a moraina da base das torres, é "trepa trepa" de pedras que vai dar lá em cima naquele lago que vc tanto quer ver, bem aos pés das torres, É RALMENTE LINDO! Lembro da primeira vez que fui ali, em 98, não sabia muito bem de nada, nem tinha idéia da existência do lago...quase morri de emoção ao ver aquilo!

 

Agora vc deverá se hospedar pelo parque, procure saber dos hotéis que estejam abertos, são caros, mas estarão abertos!

 

Outros passeios que se podem fazer no inverno é até os mirantes do parque, que ficar na beira da estrada que circula pela parte sul do parque, são aquelas vistas famosas da cordilheira paine, aquelas dos cartões postais...

 

Outra coisa, ir até a beira do lago gray, ficam muitos icebergs (tempanos) acumulados, ao fundo, se avista o glaciar gray...é bem bonito...

 

Podem reservar um dia se quiserem para uma maratona de van, mas deve valera pena, saem excursões de puerto natales pela manha bem cedo, te levam até o glaciar perito moreno na Argentina e voltam no final do dia, não sei se nessa época do ano eles fazem, mas acho que sim...é uma longa viagem, etc, etc...mas vcs vão poder presenciar a estepe patagônica, e o enorme glaciar perito moreno, é bem turistico e tal, mas é uma beleza.

 

Cara prometo responder com velocidade! Pode me metralhar com todas as perguntas e duvidas que tiveres!

Abraços.

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Caro Ricardo: sobre a época do ano, não da pra tirar essa férias ou passar pelo parque um pouquinho mais tarde, tipo em novembro? é certeza de menos frio, sobre as reservas dos albergues realmente não sei! mas vc indo nessa época é BAIxa TEMPORADA! de uma lida em todo o tópico, tenho certeza que tem info sobre as reservas dos albergues, que por sinal são UM ROUBO.

 

Saindo da Hosteria Las Torres, rola de ir até a Base Las Torres e voltar no mesmo dia?

Sim, é um bom esticão mas se pode fazer com certeza, é o mais comum de se fazer...existe a possibiliadde de ir até o chileno, que fica no fun do valle del rio acensio, lindo lugar!

Da Hosteria Las Torres ou do Albergue Chileno até o Albergue Los Cuernos seria um dia tb?

Sim! facilmente, caminhos planos inclusive, um sobe e desce leve, a unica pequena dificuldade são alguns rios, que devemos atravessar saltando as pedras, mas nada demais....

 

O mesmo valeria de Los Cuernos até o Albergue Pehoe, dando tempo para uma quebrada durante o dia até o Acampamento Britânico?

ai já é mais puxado, mas da pra ir sim, se não chegarem até o britanico, pelo menos subam alguma coisa do vale frances, é um belo visual.

 

E de Pehoe até o Acampamento Grey, mais uma dia?

sim facil facil...linda vista! primeiro se sobre pela quebrada de los vientos até o topo e uma colina, depois é descer e descer até p glaciar gray!, lindo.

 

Vale muito a pena dormir em algum dos acampamentos, fora dos albergues - o Britânico, por exemplo - por um dia ou dois?

tenha certeza disso, por exemplo o italiano, que fica na entrada do vale frances, podendo servir de base para vc ir até o fundo do vale frances...o mirante, etc...não creio que seja uma boa acampar lá no britanico, uma ida e volta desde o italiano é mais indicado.

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tranquilo que já explico tudinho...

o circuito completo é dar a volta em todo o maciço, correto?

em geral se começa por dois pontos: ou diretamente da entrada do parque - laguna amarga, ou que primeiro que subir as torres, há essa trilha que sai do las torres e vai até o seron, o acampamento PAGO que fica antes do GRATUITO coiron.

A trilha passa a SUL do lago Azul.

Aconselho começar o circuitod esde a antrada LAGUNA AMaRGA, deixando a subida nas torres para o final do circuito, que "fechará" justamente no acampamento las torres.

Em 2001 fiz um esticão desde a laguna amrga(portaria) até o coiron, que na verdade é uma zona de acampamento, só há o espaço.

qualquer duvida a mais, poste, ok?

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fosimoes: hehe achei ruim a sua idéia, desculpe a sinceridade.

ir e voltar é uma idéia que não me agrada em nada.

bem, aquele mapinha daquele site não necessariamente é reflexo da realidade. pode ser que o mapa simplesmente não contenha a trilha, que ela esteja absolutamente habilitada.

Vamos esperar mais informações, buscar nas fontes corretas para sabermos exatamente como anda a coisa, se esta afetada aquela zona pelo incendio, se esta fechada ou sei lá que.

Mandei um email para uma agencia de trekking de P. Natales, dando uma de "migué", perguntando pelo trekking do circuito completo.

De qualquer forma, temos que mandar emails para a conaf e para os "parques nacionales" do chile, vou mandar uns emails tb para alguns chilenos que conheço. Já postei tb nesse forum www.tricuspide.com para ver se me respondem...

vamos esperar um pouco.

de qualquer forma, vc não pensa em EL CHALTEN tb?

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Caro Prof. Trota e demais companheiros,

Estarei passando pela Patagônia logo no início do próximo ano. Será minha primeira vez em Torres del Paine, e infelizmente só disponho de 02 dias de permanência. Penso q será mais proveitoso fazer a excursão de dia completo no parque e permanecer, pernoitando em algum refúgio para no dia seguinte fazer alguma caminhada e a noite retornar a Puerto Natales. Sendo assim lá vai o questionário.

- Qual o melhor refúgio em termos de localização (transporte) e proximidade com a melhor caminhada.?

- Qual a melhor caminhada que poderei fazer em apenas um dia, considerando que no dia anterior já tenha tido uma visão mesmo q superficial do parque com a excursão?

- No refúgio as camas q cobram incríveis 27 usd, incluem roupa de cama e toalha de banho?

- Há meios de deslocamentos (ônibus ou vans) circulando pelo parque entre os refúgios?

 

Desde já agradeço a presteza de vcs em me responderem

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    • Por xexelo
      Em breve iniciarei o relato da aventura que está acontecendo neste momento.
      Estou hoje em Chile Chico, Chile. Seguindo para a Carretera Austral.
      Muitos perrengues, problemas da viatura, mas lugares maravilhosos para compensar tudo isso.
      Vou tentar fazer um relato com os custos de quase tudo que eu lembrar.

    • Por maizanara
      Este post é um relato sobre o auge de nossa viagem pela Patagônia: o Parque Nacional Torres del Paine (TDP),  símbolo da beleza exuberante da Patagônia Chilena e o destino dos sonhos dos amantes da natureza de todo o mundo. Vamos contar como foram os 5 dias de trekking, o famoso Circuito W.
      Tem muitas outras informações no meu blog: www.mawaybr.com.br
      Tem um post com os custos desta viagem AQUI e outro sobre como fazer as reservas AQUI.
      Acompanhe nossas aventuras no Facebook ou Instagram
       
        Relato de Viagem">Relato do trekking realizado de 12 a 16 de Janeiro de 2017. Dia 1 - atento às regras
      Caminhamos desde o nosso hostel em Puerto Natales até a rodoviária. Compramos a passagem no próprio hostel. Existem várias empresas que fazem este percurso e não há diferença significativa no valor.
      A rodoviária fica lotada de trilheiros com suas mochilas enormes! Todos muito animados para a trilha de suas vidas. Durante o percurso até a entrada do parque é possível ver os guanacos pulando as cercas e a linda cadeia de montanhas ao fundo.
      Na Portería Laguna Amarga enfrentamos uma longa fila para preenchermos o termo de compromisso e pagarmos a taxa de entrada.
      É necessário assistir um pequeno vídeo com informações gerais e as regras do parque. Uma das mais importantes: não é permitido fazer fogo fora das áreas delimitadas(!!!). Entramos em outro ônibus (valor já incluso) que nos levou até a Portería Pudeto.
      Fomos os últimos a pegar o catamarã que cruzou o Lago Pehoe. A viagem não poderia iniciar de melhor maneira, à nossa direita, o imponente Los Cuernos! Compramos o bilhete do catamarã durante o trajeto.   Chegamos ao Refugio Paine Grande sem reservas e por sermos os últimos a chegar no camping, as meninas da recepção nos deixaram ficar. Muito obrigada, meninas! (AVISO: aconselho fortemente que você não faça isso!! Neste post falamos como fazer as reservas)
      CRIAMOS UMA COLEÇÃO DE CAMISETAS INSPIRADA NO CIRCUITO W, VEJA AQUI.

       
      Armamos a barraca, deixamos nossas mochilas e fomos apenas com a mochila de ataque até o mirante Grey. Muito cuidado com as comidas deixadas nas barracas, a raposa-colorada (Lycalopex culpaeus) adora lanchinhos fora de hora. Infelizmente, o que mais me impressionou neste percurso não foi a linda paisagem ao meu redor, mas o resultado do maior incêndio florestal do Chile em 2012: 18 000 hectares  queimados. Uma tristeza  ver as marcas desta grande tragédia e por isso repito: siga as regras do parque, não faça fogo nem use seu fogareiro fora das áreas destinadas. Precisamos cuidar e respeitar a natureza. Aquele lugar é espetacular e todos têm o direito de visitá-lo e apreciá-lo. Depois de quase 3 horas de caminhada e muito vento no caminho, chegamos aoMirador Grey. O tempo estava bem fechado. A geleira Grey se misturava com o céu e não dava para saber onde terminava a geleira e começava o céu. A geleira é um local impressionante! Dia 2 -  café com montanha
      Após uma noite de muito vento (dica: monte muito bem sua barraca!), tomamos café na cozinha do acampamento com uma vista incrível, arrumamos tudo e saímos.
      Logo no início da trilha, na Portería Lago Pehoe, o guarda-parque pediu para ver nossa reserva impressa do acampamentoItaliano, reservas confirmadas, pé na trilha! A cadeia de montanhas Los Cuernos estava bem escondida, mas conforme nos aproximávamos dela, mais ela aparecia, e uma caminhada de 2,5 horas, fizemos em incríveis 4,5 horas. Haja foto!
      A alegre chegada ao acampamento Italiano é anunciada pela ponte que temos que atravessar e deu um medinho! Como venta muito, ela parece bem instável. Fizemos o check-in no acampamento, conversamos com os guardas e fomos preparar nosso jantar.
      Decidimos não fazer nenhuma outra trilha neste dia pois a trilha para o Mirador Britanico fecha às 17h e a do Mirador Frances às 19h. E quando digo que a trilha fecha, ela fecha mesmo, pois um dos guardas percorre a trilha até o final para garantir que não há mais ninguém na trilha (todos os dias, imagina!).
      Dia 3 - doce ilusão
      O vento faz parte da Patagônia, aceite! Eu acordei assustada a noite, pois dormíamos debaixo da copa das árvores e o vento balançava seus galhos com força. E o medo daqueles galhos caírem sobre nós?
      Não, nenhum galho caiu, ufa! Deixamos nossos pertences no acampamento e seguimos em direção ao Mirador Britanico com nossas mochilas de ataque. Todo mundo larga suas mochilas no acampamento, isso é bem normal (também algo que tive que aceitar me acostumar). Quando chegamos ao Mirador Frances o tempo já estava muito fechado, andamos mais um pouco e decidimos voltar, afinal não conseguiríamos ver nada mesmo. Ficamos sentados um tempo esperando por uma avalanche no topo das montanhas, que também não aconteceu...
      Mesmo assim estávamos só felicidade, afinal estávamos a caminho do Refugio Los Cuernos, onde passaríamos a noite em uma linda cabana de madeira na beira do lago.   Sim, foi puro luxo! Não temos dinheiro para Não ligamos para luxo quando o assunto é hospedagem, mas há anos atrás vimos uma foto no Facebook de um casal em um ofurô com uma paisagem de tirar o fôlego ao fundo. Escrevemos para a pessoa que postou a tal foto perguntando onde era: Refugio Los Cuernos.
      Deste dia em diante, não tiramos mais aquela imagem da cabeça e estava decidido: iríamos naquele ofurô e ponto final. Não era nossa intenção ficar na cabana, mas no site estava bem claro: somente hóspedes das cabanas tinham acesso ao ofurô. Bem, com muita, mas muita dor, reservamos a tal cabana e sonhamos com este dia desde então. Parte deste valor eu havia ganho de presente de aniversário, muito obrigada Celzinha!
      Na trilha para o Refugio Los Cuernos, o sol finalmente resolveu aparecer de forma muito marcante, acentuando ainda mais a cor da lagoa. Para quem está fazendo o W invertido é descida na maior parte. Eu senti por quem estava subindo... Na minha opinião o trecho de trilha mais lindo! O vento intenso levantava a água da lagoa e até DOIS arcos-íris se formavam na nossa frente ao mesmo tempo, arrancando gargalhadas dos dois bobos incansáveis ao admirar tamanha beleza.
      Então, finalmente chegamos às cabanas e, ansiosos, vimos de longe o tal ofurô. Corremos para checar o tão sonhado ofurô de perto. Mas o que encontramos foi uma placa: MANUTENÇÃO!   Mas que #@$%&! Ficamos muito putos, bravos, arrasados tristes com a notícia, afinal estávamos esperando há anos por aquele dia, mas não tinha nada que pudéssemos fazer. A cabana era linda, tinha uma lareira, toalha limpinha, cama fofinha e chuveiro gostoso!
      Fomos conhecer o refúgio, admirar o Los Cuernos e conversar com nossos amigos e quando retornamos encontramos uma garrafa de vinho chileno e alguns docinhos. A princípio, tive a certeza que havia sido o Antonio quem preparou aquela linda surpresa (tipo cena de filme mesmo! Imaginem que romântico: uma cabana de madeira, um vinho, lareira e aquela vista incrível). Ele perdeu a chance de ganhar muitos pontos (e na sequência perder muitos mais, é claro) ao não confirmar que havia sido ele - não foi, acreditamos que foi a forma do refúgio se desculpar por destruir nossos sonhospelo inconveniente. Após muitas risadas e desapontamento (nunca vou esquecer da cara do Antonio não conseguindo confirmar que havia sido ele o autor da ideia romântica) aproveitamos o delicioso vinho.   CRIAMOS UMA COLEÇÃO DE CAMISETAS INSPIRADA NO CIRCUITO W, VEJA AQUI. Dia 4 - meu querido saco de dormir
      A noite na cabana não foi tão tranquila quanto imaginávamos, o vento era tão forte que parecia que a cabana se desmontaria. Não sobrou dinheiro para queríamos comprar a pensão completa no refúgio, fizemos nossa comida na mesma cozinha reservada para o pessoal do camping.
      Seguimos rumo ao acampamento El Chileno. Neste dia enfrentamos as 4 estações do ano, inclusive chuva. Existe um cruzamento, e você pode optar por ir para o Hotel Las Torres ou um atalho para o acampamento - é claro que optamos pelo atalho!
      No caminho vimos os bombeiros resgatando alguém em uma maca, ficamos muito assustados (depois ouvimos boatos de que a menina havia torcido o tornozelo - o que a impossibilitou de terminar a trilha, por isso todo cuidado é pouco).
      Chegando no refúgio, fizemos o check-in e fomos procurar uma plataforma para colocar nossa barraca. Dica: chegue o mais cedo que puder e coloque sua barraca, as plataformas estão colocadas num barranco, e se estiver chovendo (como estava) o chão molhado quase te impedirá de chegar em sua barraca sem cair alguns tombos.
      O jantar no refúgio foi extremamente agradável, nada de macarrão com vina, ou salsinha como vocês dizem. Entrada, prato principal e sobremesa, tudo com raio gourmetizador ativado! Não havia opção de reservar o local de camping sem todas as refeições inclusas (sim, eles são bem espertinhos).
      Ficamos na área de convivência do refúgio até tarde conversando, quando nossa amiga Tânia chega desesperada dizendo que estava entrando água dentro da barraca dela. Conseguimos alguns sacos de lixo e o Antonio foi ajudar o Beto com o "pequeno" problema. Logo em seguida entra outro trilheiro com seu saco de dormir completamente encharcado, eu entrei em desespero! Já imaginei meu saco de dormir molhado, seria o fim (que exagerada!). Pedi ao Antonio que conferisse se nossa barraca estava molhada, e para minha alegria, tudo estava completamente seco. Dia 5 - sonho realizado
      Antonio nunca havia visto neve e sempre falou que se fosse para ver neve, que fosse na montanha. Estávamos tomando café no refúgio quando vejo um ser saindo correndo gritando "Está nevando, está nevando". Parecia uma criança vendo neve pela primeira vez - e na montanha, como ele havia sonhado!
      Eu não fiquei assim tão feliz, afinal isso significava que o tempo estaria fechado nas Torres - e como eu queria ver aquelas meninas!  Tomamos um café super reforçado (incluído em nosso pacote) e seguimos a trilha até às Torres. Ao contrário dos outros dias, neste caminhamos muito rápido e os joelhos reclamaram um tanto (DICA: se puderem fazer a trilha no seu tempo, sem correr, é melhor. Fizemos isso todos os outros dias e não sentimos dor alguma).
      A trilha é pesadinha, mas isso não impede que jovens, crianças e idosos a façam, cada um no seu ritmo, no seu tempo. Eu não sabia quem eu admirava mais, se as famílias com crianças ou o grupo dos mais experientes. Quando fomos chegando pertinho da lagoa o coração foi acelerando. O Antonio foi na frente e lá do alto chamou minha atenção ao gritar uma linda declaração <3.
      Quando finalmente meus olhos encontraram as meninas (as Torres) não pude me conter de emoção - me faltam adjetivos para descrever a beleza deste local. Encontramos nossos amigos Daniel, Daniela, Beto e Tânia lá no topo, foi uma delícia compartilhar aquele momento com nossos novos amigos.
      Mas foi o tempo de contemplarmos a paisagem, tirar algumas fotos (nossa e da Maiza, coitado do Antonio) que o tempo virou completamente. As nuvens encobriram o céu azul e as Torres, e a neve começou a cair - "não era neve que você queria Antonio?"
      Muita neve! O vale também ficou completamente encoberto. A emoção de completar o circuito W, nossa primeira travessia, foi indescritível. Sensação de superação e eterna gratidão.

      CRIAMOS UMA COLEÇÃO DE CAMISETAS INSPIRADA NO CIRCUITO W, VEJA AQUI.
      Bons ventos!
    • Por maizanara
      Este post é um relato sobre o auge de nossa viagem pela Patagônia: o Parque Nacional Torres del Paine (TDP),  símbolo da beleza exuberante da Patagônia Chilena e o destino dos sonhos dos amantes da natureza de todo o mundo. Vamos contar como foram os 5 dias de trekking, o famoso Circuito W.
      Tem muitas outras informações no meu blog: www.mawaybr.com.br
      Tem um post com os custos desta viagem AQUI e outro sobre como fazer as reservas AQUI.
      Acompanhe nossas aventuras no Facebook ou Instagram
        Relato de Viagem">Relato do trekking realizado de 12 a 16 de Janeiro de 2017. Dia 1 - atento às regras
      Caminhamos desde o nosso hostel em Puerto Natales até a rodoviária. Compramos a passagem no próprio hostel. Existem várias empresas que fazem este percurso e não há diferença significativa no valor.
      A rodoviária fica lotada de trilheiros com suas mochilas enormes! Todos muito animados para a trilha de suas vidas. Durante o percurso até a entrada do parque é possível ver os guanacos pulando as cercas e a linda cadeia de montanhas ao fundo.
      Na Portería Laguna Amarga enfrentamos uma longa fila para preenchermos o termo de compromisso e pagarmos a taxa de entrada.
      É necessário assistir um pequeno vídeo com informações gerais e as regras do parque. Uma das mais importantes: não é permitido fazer fogo fora das áreas delimitadas(!!!). Entramos em outro ônibus (valor já incluso) que nos levou até a Portería Pudeto.
      CRIAMOS UMA COLEÇÃO DE CAMISETAS INSPIRADA NO CIRCUITO W, VEJA AQUI.

      Fomos os últimos a pegar o catamarã que cruzou o Lago Pehoe. A viagem não poderia iniciar de melhor maneira, à nossa direita, o imponente Los Cuernos! Compramos o bilhete do catamarã durante o trajeto.   Chegamos ao Refugio Paine Grande sem reservas e por sermos os últimos a chegar no camping, as meninas da recepção nos deixaram ficar. Muito obrigada, meninas! (AVISO: aconselho fortemente que você não faça isso!! )
      Armamos a barraca, deixamos nossas mochilas e fomos apenas com a mochila de ataque até o mirante Grey. Muito cuidado com as comidas deixadas nas barracas, a raposa-colorada (Lycalopex culpaeus) adora lanchinhos fora de hora. Infelizmente, o que mais me impressionou neste percurso não foi a linda paisagem ao meu redor, mas o resultado do maior incêndio florestal do Chile em 2012: 18 000 hectares  queimados. Uma tristeza  ver as marcas desta grande tragédia e por isso repito: siga as regras do parque, não faça fogo nem use seu fogareiro fora das áreas destinadas. Precisamos cuidar e respeitar a natureza. Aquele lugar é espetacular e todos têm o direito de visitá-lo e apreciá-lo. Depois de quase 3 horas de caminhada e muito vento no caminho, chegamos ao Mirador Grey. O tempo estava bem fechado. A geleira Grey se misturava com o céu e não dava para saber onde terminava a geleira e começava o céu. A geleira é um local impressionante! Dia 2 -  café com montanha
      Após uma noite de muito vento (dica: monte muito bem sua barraca!), tomamos café na cozinha do acampamento com uma vista incrível, arrumamos tudo e saímos.
      Logo no início da trilha, na Portería Lago Pehoe, o guarda-parque pediu para ver nossa reserva impressa do acampamentoItaliano, reservas confirmadas, pé na trilha! A cadeia de montanhas Los Cuernos estava bem escondida, mas conforme nos aproximávamos dela, mais ela aparecia, e uma caminhada de 2,5 horas, fizemos em incríveis 4,5 horas. Haja foto!
      A alegre chegada ao acampamento Italiano é anunciada pela ponte que temos que atravessar e deu um medinho! Como venta muito, ela parece bem instável. Fizemos o check-in no acampamento, conversamos com os guardas e fomos preparar nosso jantar.
      Decidimos não fazer nenhuma outra trilha neste dia pois a trilha para o Mirador Britanico fecha às 17h e a do Mirador Frances às 19h. E quando digo que a trilha fecha, ela fecha mesmo, pois um dos guardas percorre a trilha até o final para garantir que não há mais ninguém na trilha (todos os dias, imagina!).
      Dia 3 - doce ilusão
      O vento faz parte da Patagônia, aceite! Eu acordei assustada a noite, pois dormíamos debaixo da copa das árvores e o vento balançava seus galhos com força. E o medo daqueles galhos caírem sobre nós?
      Não, nenhum galho caiu, ufa! Deixamos nossos pertences no acampamento e seguimos em direção ao Mirador Britanico com nossas mochilas de ataque. Todo mundo larga suas mochilas no acampamento, isso é bem normal (também algo que tive que aceitar me acostumar). Quando chegamos ao Mirador Frances o tempo já estava muito fechado, andamos mais um pouco e decidimos voltar, afinal não conseguiríamos ver nada mesmo. Ficamos sentados um tempo esperando por uma avalanche no topo das montanhas, que também não aconteceu...
      Mesmo assim estávamos só felicidade, afinal estávamos a caminho do Refugio Los Cuernos, onde passaríamos a noite em uma linda cabana de madeira na beira do lago.   Sim, foi puro luxo! Não temos dinheiro para Não ligamos para luxo quando o assunto é hospedagem, mas há anos atrás vimos uma foto no Facebook de um casal em um ofurô com uma paisagem de tirar o fôlego ao fundo. Escrevemos para a pessoa que postou a tal foto perguntando onde era: Refugio Los Cuernos.
      Deste dia em diante, não tiramos mais aquela imagem da cabeça e estava decidido: iríamos naquele ofurô e ponto final. Não era nossa intenção ficar na cabana, mas no site estava bem claro: somente hóspedes das cabanas tinham acesso ao ofurô. Bem, com muita, mas muita dor, reservamos a tal cabana e sonhamos com este dia desde então. Parte deste valor eu havia ganho de presente de aniversário, muito obrigada Celzinha!
      Na trilha para o Refugio Los Cuernos, o sol finalmente resolveu aparecer de forma muito marcante, acentuando ainda mais a cor da lagoa. Para quem está fazendo o W invertido é descida na maior parte. Eu senti por quem estava subindo... Na minha opinião o trecho de trilha mais lindo! O vento intenso levantava a água da lagoa e até DOIS arcos-íris se formavam na nossa frente ao mesmo tempo, arrancando gargalhadas dos dois bobos incansáveis ao admirar tamanha beleza.
      Então, finalmente chegamos às cabanas e, ansiosos, vimos de longe o tal ofurô. Corremos para checar o tão sonhado ofurô de perto. Mas o que encontramos foi uma placa: MANUTENÇÃO!     CRIAMOS UMA COLEÇÃO DE CAMISETAS INSPIRADA NO CIRCUITO W, VEJA AQUI.   Mas que #@$%&! Ficamos muito putos, bravos, arrasados tristes com a notícia, afinal estávamos esperando há anos por aquele dia, mas não tinha nada que pudéssemos fazer. A cabana era linda, tinha uma lareira, toalha limpinha, cama fofinha e chuveiro gostoso!
      Fomos conhecer o refúgio, admirar o Los Cuernos e conversar com nossos amigos e quando retornamos encontramos uma garrafa de vinho chileno e alguns docinhos. A princípio, tive a certeza que havia sido o Antonio quem preparou aquela linda surpresa (tipo cena de filme mesmo! Imaginem que romântico: uma cabana de madeira, um vinho, lareira e aquela vista incrível). Ele perdeu a chance de ganhar muitos pontos (e na sequência perder muitos mais, é claro) ao não confirmar que havia sido ele - não foi, acreditamos que foi a forma do refúgio se desculpar por destruir nossos sonhospelo inconveniente. Após muitas risadas e desapontamento (nunca vou esquecer da cara do Antonio não conseguindo confirmar que havia sido ele o autor da ideia romântica) aproveitamos o delicioso vinho. Dia 4 - meu querido saco de dormir
      A noite na cabana não foi tão tranquila quanto imaginávamos, o vento era tão forte que parecia que a cabana se desmontaria. Não sobrou dinheiro para queríamos comprar a pensão completa no refúgio, fizemos nossa comida na mesma cozinha reservada para o pessoal do camping.
      Seguimos rumo ao acampamento El Chileno. Neste dia enfrentamos as 4 estações do ano, inclusive chuva. Existe um cruzamento, e você pode optar por ir para o Hotel Las Torres ou um atalho para o acampamento - é claro que optamos pelo atalho!
      No caminho vimos os bombeiros resgatando alguém em uma maca, ficamos muito assustados (depois ouvimos boatos de que a menina havia torcido o tornozelo - o que a impossibilitou de terminar a trilha, por isso todo cuidado é pouco).
      Chegando no refúgio, fizemos o check-in e fomos procurar uma plataforma para colocar nossa barraca. Dica: chegue o mais cedo que puder e coloque sua barraca, as plataformas estão colocadas num barranco, e se estiver chovendo (como estava) o chão molhado quase te impedirá de chegar em sua barraca sem cair alguns tombos.
      O jantar no refúgio foi extremamente agradável, nada de macarrão com vina, ou salsinha como vocês dizem. Entrada, prato principal e sobremesa, tudo com raio gourmetizador ativado! Não havia opção de reservar o local de camping sem todas as refeições inclusas (sim, eles são bem espertinhos).
      Ficamos na área de convivência do refúgio até tarde conversando, quando nossa amiga Tânia chega desesperada dizendo que estava entrando água dentro da barraca dela. Conseguimos alguns sacos de lixo e o Antonio foi ajudar o Beto com o "pequeno" problema. Logo em seguida entra outro trilheiro com seu saco de dormir completamente encharcado, eu entrei em desespero! Já imaginei meu saco de dormir molhado, seria o fim (que exagerada!). Pedi ao Antonio que conferisse se nossa barraca estava molhada, e para minha alegria, tudo estava completamente seco. Dia 5 - sonho realizado
      Antonio nunca havia visto neve e sempre falou que se fosse para ver neve, que fosse na montanha. Estávamos tomando café no refúgio quando vejo um ser saindo correndo gritando "Está nevando, está nevando". Parecia uma criança vendo neve pela primeira vez - e na montanha, como ele havia sonhado!
      Eu não fiquei assim tão feliz, afinal isso significava que o tempo estaria fechado nas Torres - e como eu queria ver aquelas meninas!  Tomamos um café super reforçado (incluído em nosso pacote) e seguimos a trilha até às Torres. Ao contrário dos outros dias, neste caminhamos muito rápido e os joelhos reclamaram um tanto (DICA: se puderem fazer a trilha no seu tempo, sem correr, é melhor. Fizemos isso todos os outros dias e não sentimos dor alguma).
      A trilha é pesadinha, mas isso não impede que jovens, crianças e idosos a façam, cada um no seu ritmo, no seu tempo. Eu não sabia quem eu admirava mais, se as famílias com crianças ou o grupo dos mais experientes. Quando fomos chegando pertinho da lagoa o coração foi acelerando. O Antonio foi na frente e lá do alto chamou minha atenção ao gritar uma linda declaração <3.
      Quando finalmente meus olhos encontraram as meninas (as Torres) não pude me conter de emoção - me faltam adjetivos para descrever a beleza deste local. Encontramos nossos amigos Daniel, Daniela, Beto e Tânia lá no topo, foi uma delícia compartilhar aquele momento com nossos novos amigos.
      Mas foi o tempo de contemplarmos a paisagem, tirar algumas fotos (nossa e da Maiza, coitado do Antonio) que o tempo virou completamente. As nuvens encobriram o céu azul e as Torres, e a neve começou a cair - "não era neve que você queria Antonio?"
      Muita neve! O vale também ficou completamente encoberto. A emoção de completar o circuito W, nossa primeira travessia, foi indescritível. Sensação de superação e eterna gratidão.

       
      CRIAMOS UMA COLEÇÃO DE CAMISETAS INSPIRADA NO CIRCUITO W, VEJA AQUI.
      Escrevi um post com os custos desta viagem AQUI.
      Bons ventos!
       
       
    • Por Ana Caroline Cunha
      Olá gente!
      Nem acredito que chegou a minha hora de deixar um relato de viagem haha eu pesquisei muito aqui nesse fórum e uma das grandes razões da viagem ter saído do papel e eu ter feito o meu primeiro mochilão sozinha foi as informações que encontrei por aqui. 
      Primeiramente, a base da minha viagem foi o relato da @appriim que está completinho nesse link aqui. Encontrei ela aqui no Mochileiros e no fim somos da mesma cidade e temos vários amigos em comum (e em breve espero que saia o encontro pessoalmente né Ana? haha)
      Fiz algumas alterações porque eu tinha alguns dias a mais que ela, então segue abaixo uma visão geral do meu roteiro e depois nos comentários vou escrevendo dia a dia.
      17/12/2019 - Florianópolis > Ushuaia
      18/12/2019 - Ushuaia - Carimbei o passaporte, comprei o ônibus para Punta Arenas e fiquei andando na cidade sem rumo
      19/12/2019 - Ushuaia - Passeio na Pinguinera + Canal Beagle e trilha no Glaciar Martial 
      20/12/2019 - Ushuaia - Laguna Esmeralda
      21/12/2019 - Ushuaia - descanso e andei pela cidade sem rumo de novo
      22/12/2019 - Ushuaia deslocamento > Punta Arenas - 12h de ônibus durante o dia
      23/12/2019 - Punta Arenas - fiz o câmbio e andei pela cidade, pela orla, fui ao mirante e cemitério as 17h peguei o ônibus para > Puerto Natales - 3h
      24/12/2019 - Puerto Natales - Aluguei um carro com o pessoal do hostel e fomos até o Parque Torres del Paine, fazendo o "Full Day" que vende em agências de forma privada
      25/12/2019 - Puerto Natales - Descanso
      26/12/2019 - Puerto Natales - Trilha Base de Torres del Paine 
      27/12/2019 - Puerto Natales deslocamento > El Calafate - 7h de ônibus durante o dia 
      28/12/2019 - El Calafate - Laguna Niemez, Lago Argentino e andei pela cidade
      29/12/2019 - El Calafate - Mini Trekking no Glaciar Perito Moreno
      30/12/2019 - El Calafate deslocamento > El Chalten - 3h de ônibus saindo as 8h
      31/12/2019 - El Chalten - Laguna de los Três / Fitz Roy 
      01/01/2020 - El Chalten - Descanso 
      02/01/2020 - El Chalten - Chorrillo Del Salto 
      03/01/2020 - El Chalten - Mirador de Los Condores e Las Aguilas 
      04/01/2020 - El Chalten - Laguna Torres / Cerro Torre
      05/01/2020 - El Chalten - Madre e Hija
      06/01/2020 - El Chalten - Descanso
      07/01/2020 - El Chalten deslocamento > El Calafate - 3h de ônibus, saindo as 8h, andei sem rumo pela cidade
      08/01/2020 - El Calafate - Lago Argentino, andei pela cidade e meu voo saiu as 19:30h para Buenos Aires > Florianópolis
      09/01/2020 - Chegada em Florianópolis 
      Gastos aproximados: 
      DESLOCAMENTO: R$ 3.000,00
      R$ 2.139,00 passagem aérea Aerolíneas Argentinas | Ida: Floripa > Buenos Aires > Ushuaia | Volta: El Calafate > Buenos Aires > Floripa R$ 180,00 entre taxi, uber, transfer aos lugares R$ 530,00 deslocamentos de ônibus R$ 135,00 aluguel de carro por 1 dia em Puerto Natales (o carro foi dividido em 4 pessoas) HOSPEDAGEM: R$ 1.280,00
      Ushuaia: ANTARCTICA HOSTEL Punta Arenas: HOSTEL ENTRE VIENTOS Puerto Natales: WE ARE PATAGONIA BACKPACKERS (pagamento em dólar estamos isentos de 19% do imposto) El Calafate: FOLK HOSTEL El Chalten: LO DE TRIVI El Calafate: FOLK SUITS Reservas feitas pelo Booking e HostelWorld
      PASSEIOS: R$ 1.650,00
      Mini Trekking Perito Moreno - R$ 700,00 - comprado no Brasil valor com cartão de crédito e IOF Pinguinera + Canal Beagle - R$ 742,00 - pago no Brasil valor com cartão de crédito e IOF | observação importante: se fazer a caminhada com os Pinguins em Punta Arenas é metade do preço e rola reservar lá mesmo no próprio hostel pro dia seguinte. Entrada Parque Torres del Paine - R$ 185,00 (paguei o preço de 2019 ainda) ALIMENTAÇÃO: R$ 1.200,00 (tem mercado, cerveja, vinho e alfajor nessa conta haha)
      BAR: R$ 200,00 (isso são os extras dos dias que fui pro bar e só consumi álcool)
      SEGURO VIAGEM: R$ 215,00
      TOTAL GASTO R$ 8.000,00 (contando souvenir, extras que eu possa ter esquecido de anotar e etc)
      Conversões realizadas: 
      1 real > 13,60 pesos argentinos (Aeroporto Ezeiza de Buenos Aires)
      1 real > 185 pesos chilenos (Casa de Câmbio em Punta Arenas)
      1 real > 16 pesos argentinos (Restaurante Casimiro em El Calafate)
      Fiz umas outras conversões zoadas porque tive perrengue de dinheiro que conto depois hahah mas essas três foram as principais que acho que vale citar. 
      TOTAL QUE GASTEI EFETIVAMENTE: R$ 8.900,00 (perdi R$ 900,00 por um golpe na conversão do câmbio no Banco do Aeroporto Ezeiza, eu dei R$ 3.200,00 e eles me converteram como se eu tivesse trocando R$ 2.300,00, fui perceber só agora que já estava no Brasil, foi falta de atenção minha como recém mochileira que achava que tinha pensado em todos os detalhes, só que não... 💔💔)
       
      Aos poucos vou contando aqui sobre a viagem dia-a-dia, ah eu também fui postando tudo no meu Instagram (@anavoando), os stories estão salvos no destaques e fui escrevendo no feed também.
      Ah, leiam o post da Ana que citei lá no começo, eu li e reli um milhão de vezes e ela dá várias dias ótimas!! 
       




       
      Espero que gostem! 
      Continuarei aos poucos,
      Ana Caroline
    • Por Filomena Almeida
      Meu nome é Filomena (Filó), sou Técnica em Eletrônica, trabalho nesta área, adoro viajar e fazer trilhas. Tenho desgaste da cartilagem dos joelhos. Na época do trekking, eu tinha 52 anos (janeiro de 2018).
      Eber trabalha na mesma empresa que eu, é meu amigo e companheiro de trilhas. Difícil encontrar alguém pra te acompanhar nessas aventuras rsrsrs. 
      Não aconselho quem é totalmente sedentário a fazer o circuito. É PUXADO! Principalmente, a última parte da trilha até a base das torres.
      Mas, é possível para quem pratica alguma atividade física.
      Encontramos várias pessoas com idade na faixa de 60 e 70 anos fazendo o Circuito W com facilidade. Carregando aquelas cargueiras enormes!!!
       
      E assim começa a nossa aventura…
       Saímos de São Paulo às 22:30(vôo era às 21:40).
      Voamos bem até Santiago, onde chegamos à 01:10 do dia 06/01. Demoramos um tempão para estacionar e depois imigração.
      Saímos do Aeroporto 02:30 da manhã em direção à casa do Ângelo(fomos pela Transvip) Chegamos lá às 03:30. Ele estava acordado nos esperando. (Agradeço demais). Ele chamou um carro pra gente voltar para o aeroporto. Às 08:00 o carro estava lá nos aguardando.
      Gastos até aqui.
      Eber: 53,50 Uber da casa dele até aeroporto.
      Filó: 13,57, Uber até Tatuapé e ônibus até aeroporto.
      Lanche no aeroporto: Las Baguetes: 92,00😱😱😱( duas baguetes, um pão de queijo e dois chocolates quentes)
      Transporte aeroporto casa do Ângelo (ida e volta): 20 dólares cada um.
      Como não tínhamos tempo, fizemos câmbio no Aeroporto mesmo( paga -se uma taxa maior).
      Saímos às 11:10. Vôo tranquilo até o pequeno aeroporto de Puerto Natales. Chegamos as 14:10. Chegamos com chuva e frio.
       
      Pegamos um micro ônibus para o centro ( 2000 pesos cada um). Ele nos deixou na porta do hostel Danicar.
      Fizemos check in e fomos procurar um lugar para almoçar. Por indicação da Bete Doriana😁😁😁 fomos no El Bote(bom restaurante e com preço justo).
      Passamos no supermercado e compramos nossa refeição para um dia, na trilha (pão integral, salaminho, todinho, biscoitos, água).
      E chovendo….
      Voltamos pro hostel, descansamos um pouco e fomos até a rodoviária para conhecer o caminho é marcar o tempo que gastaríamos.
      Voltamos pro hostel, organizamos nossa mochila e fomos dormir…
       
      Dia 07/01
       
      Acordamos às 05:30, tomamos café e cadê as pessoas do hostel??? Elas iam guardar as nossas coisas. A gente levou o mínimo possível para Torres Del Paine.
      Bati na porta do quarto da dona do hostel e apareceu uma moça, na recepção em cima da hora. Guardou o que não levaríamos e saímos correndo para a rodoviária.
       
       
       Pegamos o ônibus para TDP ( comprei a passagem pela internet na Bussur).

       
      Depois de uma hora e meia chegamos em Laguna Amarga, entrada do Parque Torres Del Paine. Todos têm que passar por aqui. Aqui compramos o ingresso para o Parque (21000 pesos), preenchemos um formulário onde concordamos com as regras do parque, principalmente em relação a questão do fogo.
      Assistimos um vídeo, onde fala da preservação e das multas e penalidades que sofrerão quem causar um incêndio no parque.
      Às 09:10 saímos de Laguna Amarga em direção a Pudeto ( mesmo ônibus). Chegamos lá 10:20. Gostaríamos de ter pegado o catamarã das 09:00, mas impossível. ( Demora-se muito na entrada do Parque.
      Pegamos o das 11:00 que saiu às 11:20😐😐😐
              
       
      Depois de uma pequena viagem pelo maravilhoso
      Lago Pehoe, chegamos em Paine Grande.
      Que lugar maravilhoso! A localização é incrível e o abrigo é muito bom!
      Estávamos muito eufóricos! Queríamos ir logo para o acampamento Grey…
      Fizemos check in, deixamos nossas mochilas no quarto e fomos direto para trilha.

       
      Uma trilha linda! Cheia de flores diversas, pássaros e cachoeiras, lagos...uma visão triste são as árvores queimadas em boa parte da trilha... são sinais incêndio que aconteceu e que quase devastou o Parque 😞😞😞
                       
       
       Primeiro,  chegamos ao Mirador Grey, melhor lugar para contemplar o Glaciar Grey, várias placas de gelo se desprendem dele e vão descendo lago abaixo
      Apesar da previsão ser de chuva, estava um dia lindo, sol brilhando! Fomos com tempo bom até quase o Acampamento Grey
      Quase chegando lá começou a chover.
      Toda a nossa volta foi debaixo de chuva.
      Saída de Paine Grande: 12:20
      Acampamento Grey:16:20
      Saída do acampamento Grey: 16:40
      Chegada em Paine Grande: 19:00
      Andamos 22 km.
      Nossos companheiros de quarto era um casal, ela: carioca,  ele: mineiro de Juiz de Fora
      Eles fizeram de Las Torres para Paine Grande, contrário da gente.
       
      Dia 08/01/18
       
      A noite foi boa. Cama boa e quente.
      Acordamos as 06:00, nos arrumamos e fomos tomar café. Comi bastante 😊😊😊
      Pegamos o nosso lanche de trilha e em baixo de chuva saímos em direção au acampamento Italianos. Isso era 08:15.
      Choveu praticamente todo o trajeto. Muita lama pelo caminho.  Mochila pesada(12 kg, a minha) e a minha jaqueta da Decathlon que dizia ser impermeável….nada tinha de impermeabilidade.
      Chegamos ao acampamento Italianos às 11:00. Muita chuva!!🌧🌧🌧🌧
       Este acampamento é simples, ruim mesmo!
      Não vi chuveiros. O banheiro é fossa. Fedido pra caramba ( ainda bem que não achamos vaga nele! Ele é grátis, administrado pelo Conaf).
      Deixamos nossas mochilas em frente a casinha do guarda e fomos para o Mirador Frances. Aqui, estamos na parte central do W. O final dessa trilha seria o Mirador Britânico, mas por causa das chuvas, este Mirador estava fechado. Teríamos que atravessar um rio e estava muito perigoso.
      Fomos até o Mirador Frances (muito chuva! Parte que eu fiquei desanimada. Minha jaqueta não me protegia(JAQUETA QUECHUA QUE NÃO SEGUROU A CHUVA, A DECATHLON TROCOU A MESMA, QUANDO VOLTEI), muito frio!
      Deste ponto a gente vê as avalanches do Glacial Frances. Mesmo com chuva, um monte de gente fica lá sentados...de repente você escuta um barulho de trovão e lá vem a avalanche…
      Fizemos nosso lanchinho e iniciamos a descida.
      De volta ao Italianos. Pegamos nossas mochilas e caminhamos mais dois quilômetros até o Frances. Chegamos às 14:10. Na recepção do acampamento (um quartinho) tinha uma placa dizendo: (volto em poucos minutos)...e lá se foi mais de uma hora esperando 😞😞😞
      Tudo que eu queria era um banho quente, tirar as roupas molhadas…
      A pessoa responsável chegou, e nos indicou quais seriam as nossas barracas. O banheiro ficava muito longe de onde estávamos!!!
      Peguei minhas coisas e lá fui eu... comecei o banho e água estava morninha, no final estava congelando ⛄⛄⛄⛄
      Lembram do banho quente que eu queria????
      Pois é.
      Depois vimos uma placa, onde dizia: banho quente das 18:00 às 22:00😡😡😡
      Primeira noite acampada. Não foi fácil.
      O acampamento fica no meio de árvores, em baixo de uma montanha com neve nos picos.
      Não tinha como medir a temperatura, mas com certeza estava na casa do zero grau! E o vento?
      Parecia que as árvores cairiam sobre a barraca e outras vezes parecia que a barraca sairia voando….
      Aqui não tinha refeições. Então levamos lanches de Puerto Natales. Nossa janta, café da manhã e almoço foram lanches.
       
      Dia 09/01/18
      Acordamos cedinho, tomamos nosso café e lá fomos nós em direção ao Acampamento das Torres Central.
      Saímos às 08:45 do acampamento Frances.
      O trajeto entre Frances e Torres Central é um dos mais bonitos do circuito W.
      Quatro quilômetros depois do Frances a gente chega no Refúgio e acampamento Los Cuernos. Lugar bem bacana!! Do lado direito você tem o magnífico Lago Nordenskjöid e do lado esquerdo a imponente formação rochosa de Los Cuernos. Ao passar pela praia de pedras na beira do Lago vimos uns russos e holandeses tomando banho nas águas geladas ⛄⛄⛄⛄⛄😱😱😱😱😱que coragem!!!!
       
       
      Depois de duas horas estávamos no Abrigo Los Cuernos, fomos ao banheiro, descansamos um pouquinho e seguimos. Muitos trechos de subida e com a mochila pesada, sentimos bastante cansaço…( neste dia meu ombro ficou inchado). Às 12:15 paramos em um lugar maravilhoso para almoçar ( aqui acabamos com os nossos suprimentos que havíamos comprado em Puerto Natales). Subimos em uma pedra bem alta e lá a visão era maravilhosa!!! Via-se todo o lago e ficamos ali um bom tempo olhando aquela maravilha…
       
       
      Los Cuernos

      A visão mais linda do Lago Nordenskjöid
       
       Chega de moleza! Mochila nas costas e vamos seguir…
      Passamos por desfiladeiros, pontes cinematográficas, flores e vegetação típica do lugar e a gente dizia: será que falta muito?
      Tinha uns americanos mais ou menos juntos com a gente, ele nos perguntaram a mesma coisa…
      Faltava mais ou menos 4 km. Andamos mais um pouco e lá estava o complexo Las Torres 🙏🙏🙏👏👏👏👏
      Durou pouco nossa animação!!!😞😞😞😞
      A gente via o complexo, mas realmente a distância até lá era de 4km… 
      Fazer o quê???!!!
      Vamos embora, tá perto.
      Então às 16:15 chegamos no nosso acampamento... MORTOS!!!
      O moço levou a gente até as nossas barracas e nos instalamos. Tomamos um bom banho e descansamos até a hora do jantar. Nosso horário era de 20:30 às 21:30. Estávamos com bastante fome!!! Não gostamos dos serviços da Fantástico Sur. Eles colocam você em alguma mesa que já tem outras pessoas( fazem isso até completar toda os lugares da mesa). Saladas, pães e sucos são de uso comum e quando você chega, às vezes já acabou e então você precisa ficar pedindo. Com tanta fome! O jantar era purê de abóbora com uns cubinhos de carne. Foi pouco!!!!😠😠😠😠
      Bora dormir, no dia seguinte será o ÁPICE da nossa trilha…
       
      Dia 10/01/2018
      Acordamos cedo. Nosso horário de café era das 08:00 às 09:00. Tomamos café, pegamos nosso lanche de trilha e às 09:10 saímos em direção às Torres. Muita gente no trajeto. Muitas pessoas que vão, somente, até elas. Primeira subida já dava uma pequenina amostra do que seria este dia!!!
      Passamos por um grupo guiado que tinha um casal de brasileiros, depois encontramos um outro casal da zona sul de São Paulo e ele disse que não aguentaria e que a primeira coisa que faria quando voltasse pra São Paulo era procurar uma academia. Ele tem 58 anos.
      Disse a ele que a gente se via lá em cima…
      Continuamos nossa subida. Logo depois veio uma descida, desfiladeiro com rolamentos de pedras!!!

       Depois desse lugar a gente chega no Acampamento Los Chilenos. Parada pro banheiro, água e vamos que vamos, pois faltam 4km até as Torres…
      A partir desse ponto a gente tem praticamente só subida 😱😱😱😱
      Uma boa parte é entre árvores, bosques lindos, cachoeiras...
                         
       
       E continua subindo…
      O último 1,5km é o mais difícil! A subida é bem ingrime e de pedras. É uma parte que dá medo, pois o vento é forte.
      Tinha um casal com bebezinho bem pertinho da chegada nas Torres!!! Aliás, vimos muitas crianças neste trajeto. Crianças e idosos! Pessoal PORRETA! Todo o meu respeito.

       
      Com passinhos curtos... chegamos na base das Torres 👏👏👏👏😁😁😁😁
      Que felicidade! Objetivo alcançado! Obrigada meu Deus!!!

       
      Vamos almoçar e depois fotos...o vento era tão forte que nos enchia a boca de areia...
      Estava muuuuuuuiiiiiito frio e ventava muito forte!
      Falei pro Eber: vamos tirar nossas fotos e voltar.
      Tiramos fotos e não nos aventuramos a saltar ou explorar as pedras, pois o vento poderia nos derrubar.

      Hora de começar a descida... muita gente subindo, outras descendo.
      O último 1,5km foi difícil pra subir. Certo? Também é difícil pra descer. Você tem a sensação que vai rolar pirambeira abaixo…
      Não tem onde se agarrar, caso caia. E os joelhos são bastante exigidos.
      Lembram do casal da zona sul de São Paulo?
      Encontramos com ele na descida. Faltava uns 40 minutos pra eles chegarem nas Torres.
      Fizemos a descida de forma tranquila…
      Gente, banheiro é um problema, principalmente, pra nós mulheres...a trilha é muito movimentada e a maior parte do trajeto não tem árvores grandes, ou seja, você passa um aperto danado 😬😬😬
      Chegamos no acampamento por volta das 17:30 e de lá a gente podia ver as Torres com toda aquela imponência… E nossa sensação era difícil explicar: conquista, superação, realização, em fim... CONSEGUIMOS!!!!!!
      Banho e jantar reconfortantes, última noite em TDP.
      Atenção para essa DICA: programe-se para sair de TDP no fim do dia. Tem um ônibus para Puerto Natales às 13:00 e ou às 19:00.
      A gente não pesquisou os horários de saída de ônibus, do Parque. Então ficamos mais uma noite lá, ou seja, mais gastos com essa noite, jantar e café da manhã! É o pior: esperar até às 13:00 para voltar a Puerto Natales.
      Mas, a gente conseguiu uma carona até às entrada do Parque e de lá pegamos um ônibus.
      Chegamos cedo em Puerto Natales, conseguimos lavar nossas roupas ( tem várias lavanderias, combram por quilo de roupas), passeamos, almoçamos na famosa pizzaria Mesita Grande...
      Dormimos e no dia seguinte partimos em direção a El Cháten e El Calafate...mais trilhas e mais aventuras vem por aí…
       
      Informações importantes:
      Duas empresas particulares administram a maior parte dos acampamentos e abrigos:
      www.verticepatagonia.cl e www.fantasticosur.com.
      Você também pode reservar alguns acampamentos gratuitos no CONAF.
      http://www.parquetorresdelpaine.cl
      A Vertice é complicada. Você não consegue fazer reserva online. Você manda um e-mail e fica esperando eles confirmarem a reserva e te mandar um link para fazer o pagamento. Eles demoram muito pra responder e enquanto isso você vai perdendo as vagas nos outros abrigos e acampamentos. Eu enviei o primeiro e-mail no dia 23/08/17. Queríamos a reserva para 07/01/18. O meu amigo já tinha enviado no início de agosto…
      Era triste 😢😢😢as vagas da Fanstaticosur iam se acabando e nada deles responderem…
      Mandei vários e-mails, em espanhol, inglês, português e finalmente, quando já pensávamos em outro destino, eles me responderam: dia 07/09/17. Confirmaram nossa reserva e aí fomos reservar os outros lugares com a Fantasticosur. Não encontramos mais vagas nos abrigos. Então ficamos acampampados. Alugamos as barracas. Não queríamos carregar peso.
      A gente já encontra a barraca montada. Muito prático!
      Não tem sinal de celular. Nos abrigos tem wi-fi, mas não compensa pagar seis dólares por hora. Conexão ruim e muita gente usando.
       
      Ah! Parei de colocar os valores gastos…
       Mas, eu gastei R$6000,00 ao todo: passagem, hospedagem, comida...este valor foi o total da viagem que incluiu El Cháten e El Calafate.
      Isso foi a dois anos atrás, mas espero que ajudem quem quer fazer essa linda e maravilhosa viagem...
      NENHUMA CÂMERA PODE CAPTURAR A BELEZA QUE NOSSOS OLHOS PODEM



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