Postado Fevereiro 20, 2024 2 anos Membros E ai Pessoal! Estou querendo ir para Ouro Preto, Mariana e outras cidades próximas. Alguém já fez essa trip? Se sim, quais dicas podem me dar, por favor.
Postado Julho 20, 2025 Jul 20 Membros Bom dia, em 2022 fiz uma viagem para Minas Gerais, visitei Belo Horizonte, Ouro Preto e Inhotim (Brumadinho). A cidade de Ouro preto é encantadora, suas ruas estreitas e ladeiras íngremes são um charme, lembro-me que andei muito e estava programado para ficar dois dias porém permaneci na cidade quadros. O ponto alto da cidade em minha perspectiva são as igrejas, escolha as que te agradam mais e conheça, uma dica que lhe dou é bater um papo com os funcionários dessas instituições para conhecer a história daquele lugar. Tente fugir os dos passeios convencionais e turístico de moda, ou procure um guia local caso deseje algo específico, dessa maneira você estará contribuindo para a economia local. Aproveite para desfrutar dos restaurantes locais (aqueles que os locais frequentam), geralmente ficam em zonas fora do centro turístico mas como a cidade é pequena não andará bastante. Anoite na cidadela é animada (para quem busca diversão) nas ruas e praça principal, tem alguns restaurantes e bares simples, a última é uma boa pedida para aproveitar o momento. - Durante a estadia conheci uma moça (turista também) no airbnb que estava hospedado e a mesma me convidou para ir ao um bar local onde estava tendo samba de roda e foi incrível, pois éramos apenas os dois turistas naquele lugar. Para finalizar verifique o tempo antes de viajar, a minha ida eu programei no verão porém houve a chegada de uma frente fria forte e a temperatura em Ouro Preto que era para ficar em 24°+- ficou em 11°+- chegando a anoite á 5°+-, ou seja não custa acompanhar. Deixo em anexo em imagem os principais pontos visitados. Faça uma boa viagem.
Postado Julho 21, 2025 Jul 21 Colaboradores 23 horas atrás, Joao-Barreto disse: Bom dia, em 2022 fiz uma viagem para Minas Gerais, visitei Belo Horizonte, Ouro Preto e Inhotim (Brumadinho). A cidade de Ouro preto é encantadora, suas ruas estreitas e ladeiras íngremes são um charme, lembro-me que andei muito e estava programado para ficar dois dias porém permaneci na cidade quadros. O ponto alto da cidade em minha perspectiva são as igrejas, escolha as que te agradam mais e conheça, uma dica que lhe dou é bater um papo com os funcionários dessas instituições para conhecer a história daquele lugar. Tente fugir os dos passeios convencionais e turístico de moda, ou procure um guia local caso deseje algo específico, dessa maneira você estará contribuindo para a economia local. Aproveite para desfrutar dos restaurantes locais (aqueles que os locais frequentam), geralmente ficam em zonas fora do centro turístico mas como a cidade é pequena não andará bastante. Anoite na cidadela é animada (para quem busca diversão) nas ruas e praça principal, tem alguns restaurantes e bares simples, a última é uma boa pedida para aproveitar o momento. - Durante a estadia conheci uma moça (turista também) no airbnb que estava hospedado e a mesma me convidou para ir ao um bar local onde estava tendo samba de roda e foi incrível, pois éramos apenas os dois turistas naquele lugar. Para finalizar verifique o tempo antes de viajar, a minha ida eu programei no verão porém houve a chegada de uma frente fria forte e a temperatura em Ouro Preto que era para ficar em 24°+- ficou em 11°+- chegando a anoite á 5°+-, ou seja não custa acompanhar. Deixo em anexo em imagem os principais pontos visitados. Faça uma boa viagem. Aproveitando o embalo, em relação a segurança, ela é uma cidade que dá para andar pelos locais "de boa"? Ou tem horários e locais que vc precisa evitar? Sei que estamos falando de uma cidade turística, mas é interior mineiro, então realmente fico com essa dúvida. Pretendo passar por lá sem carro, em breve. E uma segunda dúvida, a mina do Bijoca seria uma indicação pessoal? Ou é considerada a melhor mina da cidade (que não seja a da passagem) para visitação? Achei o valor da mina da passagem um absurdo, é provável que eu vá em duas distintas e ainda pague menos. Alguma recomendação? Editado Julho 21, 2025 Jul 21 por StanlleySantos
Postado Julho 21, 2025 Jul 21 Membros 30 minutos atrás, StanlleySantos disse: Aproveitando o embalo, em relação a segurança, ela é uma cidade que dá para andar pelos locais "de boa"? Ou tem horários e locais que vc precisa evitar? Sei que estamos falando de uma cidade turística, mas é interior mineiro, então realmente fico com essa dúvida. Pretendo passar por lá sem carro, em breve. E uma segunda dúvida, a mina do Bijoca seria uma indicação pessoal? Ou é considerada a melhor mina da cidade (que não seja a da passagem) para visitação? Achei o valor da mina da passagem um absurdo, é provável que eu vá em duas distintas e ainda pague menos. Alguma recomendação? Stanlley, bom dia. Antes de tudo, agradeço pelas perguntas. Sobre a questão da segurança, costumo ter bastante cuidado com os locais por onde ando e evito situações que possam me gerar frustrações. No geral, me senti mais seguro em Belo Horizonte do que em Ouro Preto, talvez porque em OP eu tenha explorado mais a pé e por áreas menos movimentadas. Como não sou muito da noite, costumo sair cedo para aproveitar ao máximo o dia e volto só à noite. Isso faz com que eu caminhe bastante pela cidade. Mantenho o celular sempre guardado e costumo deixar a carteira no hostel, assim, caso aconteça algo, tenho os documentos e cartões físicos protegidos. Sobre a visita à mina, fiz uma pesquisa local dias antes, pois a cidade possui várias minas, muitas delas já vendidas para exploração turística. Escolhi visitar a Mina do Bijoca por ser uma herança familiar, achei importante apoiar esse tipo de iniciativa, que mantém viva a história e contribui diretamente para a economia local. Quanto ao valor da entrada, combinei algumas horas antes da visita (não lembro o valor mais consegui desconto). Um ponto importante sobre a escolha da MINA DO BIJOCA é que, por se tratar de um ambiente histórico, ainda preservado desde a época da escravidão, é essencial estar atento à segurança dentro da mina: o espaço é estreito, com solo irregular, iluminação baixa e estrutura rústica. Outras Minas locais não valoriza o fator de segurança com seriedade. Apesar disso, a visita é guiada e tranquila, mas exige atenção redobrada. Ainda assim, vale muito a pena, é uma experiência profunda e marcante, que nos faz refletir sobre o passado e sobre o quanto ainda precisamos valorizar nossa memória histórica. Recomendo muito essa experiência. Quem sabe quando (ou se) teremos outra oportunidade como essa? Aproveite cada momento da viagem, vale muito a pena!
Postado Julho 21, 2025 Jul 21 Membros 1 hora atrás, StanlleySantos disse: Aproveitando o embalo, em relação a segurança, ela é uma cidade que dá para andar pelos locais "de boa"? Ou tem horários e locais que vc precisa evitar? Sei que estamos falando de uma cidade turística, mas é interior mineiro, então realmente fico com essa dúvida. Pretendo passar por lá sem carro, em breve. E uma segunda dúvida, a mina do Bijoca seria uma indicação pessoal? Ou é considerada a melhor mina da cidade (que não seja a da passagem) para visitação? Achei o valor da mina da passagem um absurdo, é provável que eu vá em duas distintas e ainda pague menos. Alguma recomendação? Segue algumas fotos da Mina.
Postado Julho 21, 2025 Jul 21 Colaboradores 29 minutos atrás, Joao-Barreto disse: Stanlley, bom dia. Antes de tudo, agradeço pelas perguntas. Sobre a questão da segurança, costumo ter bastante cuidado com os locais por onde ando e evito situações que possam me gerar frustrações. No geral, me senti mais seguro em Belo Horizonte do que em Ouro Preto, talvez porque em OP eu tenha explorado mais a pé e por áreas menos movimentadas. Como não sou muito da noite, costumo sair cedo para aproveitar ao máximo o dia e volto só à noite. Isso faz com que eu caminhe bastante pela cidade. Mantenho o celular sempre guardado e costumo deixar a carteira no hostel, assim, caso aconteça algo, tenho os documentos e cartões físicos protegidos. Sobre a visita à mina, fiz uma pesquisa local dias antes, pois a cidade possui várias minas, muitas delas já vendidas para exploração turística. Escolhi visitar a Mina do Bijoca por ser uma herança familiar, achei importante apoiar esse tipo de iniciativa, que mantém viva a história e contribui diretamente para a economia local. Quanto ao valor da entrada, combinei algumas horas antes da visita (não lembro o valor mais consegui desconto). Um ponto importante sobre a escolha da MINA DO BIJOCA é que, por se tratar de um ambiente histórico, ainda preservado desde a época da escravidão, é essencial estar atento à segurança dentro da mina: o espaço é estreito, com solo irregular, iluminação baixa e estrutura rústica. Outras Minas locais não valoriza o fator de segurança com seriedade. Apesar disso, a visita é guiada e tranquila, mas exige atenção redobrada. Ainda assim, vale muito a pena, é uma experiência profunda e marcante, que nos faz refletir sobre o passado e sobre o quanto ainda precisamos valorizar nossa memória histórica. Recomendo muito essa experiência. Quem sabe quando (ou se) teremos outra oportunidade como essa? Aproveite cada momento da viagem, vale muito a pena! Obrigado pela dedicação em me responder, amigo! Com certeza esclareceu alguns pontos
E ai Pessoal!
Estou querendo ir para Ouro Preto, Mariana e outras cidades próximas. Alguém já fez essa trip? Se sim, quais dicas podem me dar, por favor.