Ir para conteúdo

Chacaltaya


macatao

Posts Recomendados

  • Respostas 157
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

Posted Images

  • Colaboradores

Subir o chacaltaya = Sensação de Nirvana...

 

Quem for a bolívia e nao ir ao chacaltaya é o mesmo que ir em NY e nao ir na estatua da liberdade... Umas fotos para inspiracao dos aventureiros...

 

20090828172656.jpg

 

 

20090828172738.jpg

 

20090828172759.jpg

 

20090828172818.jpg

 

 

20090828172848.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Clima

 

Muito relativo. Eu fui em pleno inverno e não ví gelo, quem dirá neve.

 

Quando fui nem estava tão frio, devia estar uns 10 graus, mas o vento é tão forte que aumenta muito a sensação de frio e faz parecer que está abaixo de zero.

 

Parece que vai sair voando, é muito loco.

 

Só pelo som do vento dá para perceber.

 

 

abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Gente o Chacaltaya não é uma montanha de neves eternas, pra ter neve tem que ter tido uma tempestade de neve antes, independente da época do ano.

Ao contrário do que se espera é mais frequente encontrar neve lá no verão do que no inverno, pois como o inverno é muito seco não tem umidade suficiente no ar para formar a precipitação de neve.

Fui em julho desse ano e não tinha neve nenhuma.

Se quiser garantir sua diversão na neve vá também no Huayna Potosí

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

É faz sentido. Neste caso nem sempre quando está mais frio haverá neve ou gelo, e sim quando está mais úmido né ?

 

O tempo estava estremamente seco.

Tanto que tive um problema em um dos olhos (hemorragia subconjuntival) justamente por causa da baixíssima umidade do ar acompanhada de uma crise de soroche (o esforço causado pelos vômitos ajudou).

 

O nome assusta mas não foi nada, toda a parte branca do meu olho ficou bemmm vermelho escuro por umas duas semanas, e depois voltou ao normal sem sequelas.

 

E essa crise de soroche foi bem antes de ir ao chacaltaya, uns 10 dias antes.

 

De qualquer forma temos que concordar que já houve muito mais neve e gelo por lá, afinal existia uma estação de esqui no local.

 

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

noiscasa ....é o seguinte....

Acredito que a partir de Agosto a tendencia é ter cada vez menos neve e gelo, pois, estará fora da estação, veja a foto que bati agora em Agosto/09 a direita o Chacaltaya e a esquerda o Huyana Potossi.Se quer ver mesmo neve o Chacaltaya não me parece a melhor opção, quando cheguei a agência para comprar a ticket perguntei se havia neve e não mentiram só gelo, a imagem comprova.

 

20090904214112.JPG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
  • Membros de Honra

Fui no Chacaltaya agora em Setembro e não tinha NADA de neve. NADA, NADINHA DE NADA.

Tentei subir sem luva e em 5 minutos eu quase não sentia a ponta dos dedos, então, estava frio pacas. O Potosi, bem ao lado, estava branquinho branquinho. Quando eu estava para descer, armou um tempo de chuva sinistro e começou a ..... nevar ::hahaha::

Quase endoidei, mas era pouca coisa. Mas valeu a pena pela vista do Potosi.

A altitude é 5300m, a estação de esqui mais alta do mundo, e o esforço para subir foi grande. Muita gente passou mal e só eu e 2 francesas chegamos até o pico.

É aconselhável estar na aclimatado antes, e não fazer como os barriga-verdes, que chegaram em La Paz e no outro dia já foram para o Chacaltaya.

Paguei 45BOB + 15BOB de entrada. Vou fazer um relato com todas as informações. Em breve na minha assinatura coloco o link.

 

Intééé

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
  • Membros

Sim, eh verdade, nevou 3 dias antes de eu escalar o Chacaltaya.

 

Eu fechei com a agencia Inca land (Calle Sagarnaga) pois era uma das unicas que aceita cartao de credito. Alem disso, acertei tambem o passeio de bike ate Coroico (que foi operado pela Chacaltaya Tours) e tambem fiz o seguinte: passa um pouquinho a mais no cartao para que eu possa ter cambio en efectivo (legal!). Acertei 500 bolivianos na minha mao na hora (3 % de comissao) e hoje, na hora de pegar as fotos do passeio de bike mais a pollera, consegui mais 2000 bs, debitados no cartao de credito (ja que os cajeros daqui nao aceitaram os meus cartoes). O valor eu fico devendo pra vcs.

 

A escalada foi com um pouquinho a mais de vento (nao tinha ventado tanto nos dois dias anteriores). Subi ate o primeiro cume, passei pela trilha por baixo do cume da casinha (uns 50 metros a frente do primeiro cume), cheguei ate o local da vista da laguna verde e do Huayna Potosi (no final da summit ridge), antes de chegar, no colo para o cume final da summit ridge, encontrei meu guia retornando. Meu irmao tinha ficado no caminho depois do primeiro cume. Falei isto com ele, ele entendeu e conversei com ele sobre minha condicao - ele estava preocupado, eu estava lento. Ele mediu meu batimento cardiaco e eu conversei um pouco com ele, ele avisou para ir ateh o final da summit ridge e retornar para nos encontrarmos com o pessoal que iria tentar o cume principal (entre o primeiro cume e o final da summit ridge). Eu fui ate o fim, tirei fotos, voltei beeeem devagar e encontrei outro brasileiro esperando na base do cume principal, ja com as pessoas que conseguiram o cume principal descansando nele. Bebi agua, comi algo e, quando estava deixando minha mochila perto da mochila do brasileiro que avisou que nao ia tentar o cume principal, o pessoal comecou a descer, pois o guia ja tinha iniciado o retorno (ja devia estar ultrapassando meu irmao, no meio da trilha da volta). Fui ate o cume, com o pessoal descendo, e qdo cheguei estava sozinho no cume, e o pessoal jah estava na base do cume, inciando a volta. Eu tirei poucas fotos e ja iniciei o retorno, com um inicio de dor de cabeca. Essa dor de cabeca so aumentou, e quando eu cheguei no inicio da descida final (a mais dificil de todo o trecho) eu resolvi parar. Nisso, o guia saiu da casinha e reclamou (desce logo, carajo!). Eu levantei as duas maos com o sinal de positivo, me levantei devagar e comecei a descer, porem jah estava meio zureta, meio tonto mesmo. Enquanto descia, deu tempo do guia aparecer mais uma vez e reclamar. Eu terminei a descida nao tao cansado, mas a cabeca ja estava bem ruim, estava grogue mesmo. Tomei cha de coca no abrigo e comi um sandubinha de jamon com queso. Estava andando mas quase nao conseguia manter conversa. O guia tava tomando cerveja (normal pra ele!). O resto do grupo falava pouco. De todo o grupo, so tres (todos brasileiros) nao fizeram cume: meu irmao, uma mulher (que tinha feito ate a trilha inca, mas nao achou interessante completar o Chacaltaya) e um carinha que meio que disparou no inicio e depois ficou com dor de cabeca, ele nao estava aclimatado nem para La Paz (tinha chegado ha dois dias), apesar do bom preparo fisico. Um frances, tres alemaes (uma mulher fazendo trabalho voluntario ha 3 semanas em La Paz), um aussie e sua brasileira fizeram cume juntos, alem desse santista que vos fala (droga, so lembrei agora que estava com a camisa do Santos e nao tirei foto dela, mas tava ventando no cume, tava meio arriscado tirar o casacao!).

 

Moral da historia: antes de chegar em La Paz, eu tinha estado durante 2 semanas em Tarija (1900 metros), e uma noite antes eu tinha ido para as Lagunas de Tajzara (Cordilheira de Sama, trechos de 4000, 4200 metros na estrada, andado entre 3600 e 3800 metros e dormido a 3800, retornando a Tarija no dia seguinte - ate carreguei saco de cimento la em cima!). Estava bem em La Paz, cheguei na sexta e fiz Chacaltaya no domingo. Foi foda! Eu nao tenho muito preparo fisico, caminho bem no plano, mas em subidas, mesmo em SP, ficava cansado. Nao senti soroche em La Paz, so um cansaco um pouco acima do normal (mas quem nao fica cansado se fizer El Prado - Calle Sucre via Plaza Murillo, mesmo se fosse em Sao Paulo?). Mas no Chacaltaya eh muito diferente. Eu fiquei mais com desorientacao la em cima, meio zonzo. A dor de cabeca (mediana la em cima, leve depois de subir) soh passou no dia seguinte, mesmo depois de almocar (no Burger King, mas com sonolencia do caramba, rs!) e dormir a tarde, jantar e dormir de novo. Meu irmao vomitou duas vezes. Tomei Citoneurin uma semana antes de ir a Tarija, e continuei tomando ateh La Paz (da tres semanas). Creio eu que faltou hidratacao e alimentacao (saimos do hotel meio que sem tomar cafe da manha), nao estaria tao ruim se tivesse me hidratado bem (acabei com a garrafa 600ml que levei cheia la pra cima, mas no dia anterior nao me hidratei direito), mas acho tambem que se tivesse preparo fisico nao teria a dor de cabeca que tive, pois ficaria menos tempo exposto a altitude fazendo esforco fisico.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • Membros

hey galera.

Estive em La Paz em julho, e, como disseram os guias, nevou em quantidade enorme como não fazia ha tempos.

Foi bem lindo ver a cidade coberta de neve, mas foi uma pena porque não pudemos subir até o topo da montanha. Na verdade, não faço menor idéia de até onde chegamos, mas até onde subimos a pé, não vi nem rastro do Club Andino ....

598d9e71897bd_elalto.JPG.be054f81d8987475d1d6430325926e00.JPG

100_1630.JPG.f169abd360345bfd44e0cc45807404b4.JPG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...