Ir para conteúdo

Chacaltaya


macatao

Posts Recomendados

  • Membros de Honra
Galera se que tem algum grandeeeee problema de ir até o Chalcantay com apenas um dia em La paz. Chegarei em Sta cruz dia 3, de la sigo pra La paz de onibus, aproveito o dia 4 em La Paz e faço o Chalcantay dia 5. Será que tem algum grande problema com isso em relação a aclimatação e etc (Ou apenas terias os probleminhas normais, hehe)? Pois no dia 6 encaixaria as ruinas e pela tarde já partiria pra Copacabana. Ou seja, Chalcantay se encaixa apenas neste dia.

 

No segundo dia você certamente não estará aclimatado. Mas se quando você acordar no dia da subida se estiver se sentindo bem dá para subir sem grandes problemas sim.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
  • Respostas 157
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

Posted Images

  • Colaboradores

Tem a opção de um tour privado também. É só pedir nas agencias.

 

Foi o que eu fiz, pois no dia que iria fazer o tour, estava lotado em todas as agencias que procurei.

 

Aí como não poderia fazer outro dia, acabei fazendo esse tour... É beeeeeeeeeeem mais caro que fazer o normal. Se tiver em umas 4 pessoas, a divisão até que não fica tão pesada, mas mesmo assim é bem mais caro.

Mas é uma opção.

 

As agências chamam um taxista conhecido e eles fazem o tour... Dá para chorar o preço com as agências um pouco.

 

Eu acabei saindo mais tarde que o pessoal que vai no tour normal, mas não é tão tarde assim também... Não dá para fazer muita coisa no mesmo dia não.

 

O taxista que eu fiz, veio querer cobrar 100 bolivianos a mais da gente quando voltamos para o hotel... Falei um monte e não paguei nada. Ficou sem nem gorjeta!

Todo mundo lá acha que é espertão!

 

Abraço

 

Felipe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
  • Membros

Caros amigos.

Acabo de voltar da Bolívia. O Chakaltaya está na Cordillera Real. Embora próximo de La Paz e visível da cidade, o acesso é só via uma estrada de terra toda esburacada. Não há povoações perto da montanha. El Alto fica longe para ir caminhando a pé. Também não existe ônibus que chegue até lá. A única forma de chegar ao refúgio a 5.300m sem contratar um tour, é pegar um taxi, que sai mais caro. Eu e o meu camarada pegamos um tour de 1 dia, que incluía Chakaltaya e Valle de la Luna, sem almoço. Portanto, coma alguma coisa no café da manhã, mas não muito.

Subimos a montanha pela Vicuña Travel (Calle Illampu, próximo ao hostal Copacabana). Pagamos 50 Bs per capita, mais os 15 Bs que se exige para entrar no Chakaltaya. Qualquer agência da Calle Illampu ou da Calle Sagárnaga faz o passeio. Se quiser ficar mais tempo na montanha, tem de pagar um tour privado, que sai uns 180 Bs.

O Valle de la Luna, apesar de conter belas formações rochosas, me pareceu um pouco turístico e forçado demais. Dão a uma pedra um nome que não tem nada a ver com o que ela parece...alguns suíços que estavam conosco desceram antes do Valle, em La Paz...mas valeu por conhecer a zona sul da capital, que geralmente está fora dos tours. O Chakaltaya sim é um passeio massa. Dura uma manhã. O cara sobe até o refúgio e sobe os últimos 100m até o cume. A subida não é fácil, mas todos acabam conseguindo. Tinha até um casal de idosos no nosso tour...Caminhe devagar e sempre, leve água, folhas de coca, protetor solar e labial, pois o a radiação solar e o vento a 5400m não são brincadeira. Balas tipo halls naquelas altitudes também fazem uma mão, pois aumentam a quantidade de ar, facilitando a subida. Sobre o frio, devia estar uns 5 graus quando subimos, mas no inverno é comum encontrar neve.

Vi gente falando de fazer Tiwanaku no mesmo dia desse tour. Eu acho muito corrido. As vans saem de La Paz para Tiwanaku do cemitério, mas só quando enchem todos os lugares, o que atrasa a viagem. De Tiwanaku para La Paz, passam na frente da estação de trem das ruínas, e a última, se não me engano, é às 16:30.

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
  • Membros

Estive no chacaltaya em Outubro, minhas considerações:

 

- Transporte ate la: fique meio esperto, a van que a gente foi nao deu conta de subir, simplesmente nao tinha força. Estavamos em uns 10/12 na van, no meio da subida teve que descer metade das pessoas e ficar sentado no meio do nada (a vista era alucinante pelo menos) esperando subir a primeira metade da galera e voltar pra buscar a gente. E a estradinha eh um pouco tensa, a van vai beirando o penhasco. Segundo a guia, a van pra subir tem q ser toyota, o motorista ficou doente e tiveram q pegar outro cuja van nao era toyota hehehe.

 

- Passe uns dias na altitude antes de ir ao Chacaltaya. Fiquei 3 dias em La Paz e fui ao chacaltaya somente no ultimo dia. Posso dizer q praticamente nao passei mal

 

- Aclimatacao: uns 2 dias antes da viajem comecei a tomar AAS (100mg) p/ afinar o sangue. E la quando ficava um pouco mal tomava Caspirina (porrada de AAS + cafeina) que eh basicamente a mesma coisa dos soreche pills. Mas realmente cada pessoa reage de uma maneira.

 

- Estavamos em 4 pessoas, nenhuma bem preparada fisicamente. Eu e mais 1 fomos ao topo, o outro quase chegou e o outro nao conseguiu subir 10 metros. Havia 2 mineiros q foram p/ balada e tomaram todas; eles foram ao topo, mas na descida passaram mal. Eu tive dor de cabeça na descida tb

 

- No passeio Chacaltaya + vale da lua nao tem parada pra almoço, leve comida.

 

- Trilha Chacaltaya: passada a entrada, aonde se paga 15bob, tem uma subida bem ingrime q parece levar ao cume (tem uma casinha la em cima). Vc pode ate subir ali, mas vai ter q descer pra ir ao cume de verdade. Suba ate mais ou menos a metade dessa subida e pegue a trilha a esquerda, vc vai contornar esse "cume falso" e vai ver o cume verdadeiro atras. Digo isso pq como a guia tever q voltar buscar o resto das pessoas, a primeira metade subiu sem guia, foram ate esse "cume falso" e la ficaram achando ser o topo

 

- Va ate o cume, desca e siga a trilha em direçao as antenas (de tv, radio, sei la) q vc vai ver la. Passe as antenas e vc verá do outro lado da montanha uma linda lagoa la em baixo.

 

- Segundo a guia, só neva no verao pois eh a epoca de chuvas, no inverno eh seco.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 6 meses depois...
  • Membros

Estive no chacaltaya hj, bem na realidade eu nao estive, sò cheguei perto, pois tava uma nevasca e a van naum consegui subir.

Descemos da van seguimos um bom tempo a pè msm mas o guia resolveu voltar, pois ainda estavamos muito longe, segundo ele as uns 4mil e poucos(qual a altitude El Alto? estavamos bem acima de El alto, naum sei se o guia mentiu). e segundo esse msm guia, naum houve neve ali pelo menos nos ultimos 5 anos.

Pelo pouco q li sobre o pessola q pegou neve la, foi onde? La em cima depois dos 5mil, ou teve gente q ja viu neve antes de chegar la?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membros
Então agora set/11 nada de neve né! :/

 

é mais dificil pq nao é estaçao de chuvas, o tempo fica muito seco nessa epoca, entao é mais dificil, mas vai q vcs tem sorte?

 

eu estive la em setembro/outubro e alguns dias antes nevou, mas nao quando eu estava por la!

 

ainda deu pra pegar um restinho e ver como é!!!

 

abraços!

 

Voltei Ontem da Bolívia... O Chacaltaya tinha um pouco de neve sim !! Dei sorte !! e Vi neve pela 1º vez na vida ! hehe que emoção ! ::lol4::

20110718175532.JPG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Pessoal, estou indo fazer um mochilao gora em outubro/2011 ... e estarei em La Paz no final da trip... a partir do dia 27..... será que já tem alguma coisa de neve em Chacaltaya?

 

Valew...

Olá , velhão receio que não seja amelhor época, pelo que já acompanhei lendo aqui no mochileiros, mas você sabe como é o clima hoje né ?! eu peguei um pouco de neve em Julho que não era para acontecer ... vai que você dê sorte.... Cruze os dedos como o nosso parceiro citou acima, acenda umas velas e uma reza brava resolve ! Falando sério agora , depende da sorte mesmo . porém ressalto novamente , Não é a melhor época, vai ter gente aqui que pegou neve em um determinado período e outras não .... Acho que neste mesmo tópico tem esta colocação do pessoal (falo de boa que eu quero ajudar já que voltei da bolívia no domingo passado) ....

 

Dúvidas ? Posta aí ! eu sou daqueles que uma mão leva a outra(no bom sentido) ....

 

Abraços

 

Rfael Quirino

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...