Ir para conteúdo

Como viajar de carona pelas estradas do Brasil


Posts Recomendados

  • Membros
Viajar o Brasil de carona também é possível. Já o fiz isso algumas vezes. Só que acredito que ao contrário do que seja na Europa, a coisa aqui é mais complicada por causa da violência e falta de costume com este tipo de coisa.

 

 

Então pra quem quer ter essa experiência seguem algumas dicas:

 

1 - Sorriso no rosto, boa conversa e não esteja parecendo um hippie que vende artesanato. (Nada contra os Hippies, mas os caminhoneiros dificilmente dão carona pra eles)

 

Você é Mochileiro, só quer um pouco de aventura e aproveitar e economizar uma grana pra tomar umas cervejas a mais no destino final, então não se apresente com um visual desleixado demais, mas também não ostente para não ser assaltado. Camiseta, Jeans e uma bota. Deixa a papete pra praia. Cara de estudante. Pronto é facinho conseguir a carona.

 

2 - Mulher sozinha é melhor evitar, mas se você é destemida e acha que consegue lidar com situações de risco tudo bem, porém não esqueça de seguir sua intuição! Quando olhar para o motorista perceber algo negativo, não pense 2 vezes: Invente uma desculpa e pule fora!

 

3 - Esqueça do tempo. Se estiver com pressa a carona não será seu meio de transporte. Aproveite o momento para cultivar a paciência! Isso significa que as vezes você poderá passar horas esperando até conseguir!

 

4 - Geralmente é mais fácil conseguir carona com os caminhoneiros. Ao contrário dos europeus, a carona aqui não é tradição, então será mais complicado conseguir carona em carro particular. Não é impossível, mas será mais difícil.

 

5 - Os melhores pontos para se conseguir uma carona são: os postos de gasolina, os postos da polícia rodoviária, os postos de fiscalização da fazenda ou vigilância sanitária e borracheiros.

 

6 - Para conseguir carona em um posto de gasolina, converse com algum frentista caso for um posto pequeno, senão fique esperando na lanchonete ou na conveniência. Quando chegar um caminhão, espere o caminhoneiro descer e fazer o que veio fazer. Não seja inoportuno, espere o cara relaxar. Quando perceber que esta ok se apresente com educação, simpatia e humildade. Explique para onde está indo e peça a carona.

 

A maioria dos caminhoneiros tem medo de oferecer carona por causa dos assaltos, e em muitas empresas de transporte ela é proibida. Então preste atenção se tem algo escrito sobre isso no vidro da frente do caminhão pra não perder tempo.

 

Seja o mais sincero possível. Estes caras são rodados e se perceberem algo não muito exato, sua carona já era. Então não basta ser verdadeiro, tem que parecer verdadeiro.

 

 

7 - Para conseguir carona em um posto da Polícia Federal é mais fácil. Se for o caso, converse com um dos guardas e peça com muita humildade, para ficar ali esperando algum caminhoneiro que pare ou seja parado para pedir carona. Mesmo que o guarda não colabore muito, ele não pode te expulsar de lá. A lógica é que a maioria dos ladrões não fariam isso. O caminhoneiro também pensará assim. Então depois que o caminhão parar, utilize o mesmo método do posto de gasolina.

 

 

8 - Pedindo carona em um "estradão puro das montanhas" ou seja, no asfalto mesmo:

 

Primeiro, o negócio do dedinho já era. O mais eficiente é uma cartolina ou um a4 com o destino escrito com pincel atômico ou canetão . Então não esqueça de levar este KIT. Fique parado em um lugar onde o caminhão possa te enxergar e parar sem perigo para ambos. Daí é só colocar o cartaz para os motoristas lerem e esperar.

 

9 - Tudo o que você aprendeu sobre gente ruím na vida, vai servir como nunca. Então olhe bem para cara do motorista e analize bem antes de entrar no carro ou caminhão. Se você ver que roubada não hesite em inventar alguma desculpa na hora e caia fora !

 

Quem já viajou assim e tem outras técnicas infalíveis também pode deixar suas dicas aqui.

 

 

Um abraço e boa sorte!!

 

Silnei

Literalmente são muito boas as suas dicas.

Deveria entrar para o manual do mochileiro solitário e aventureiro.

Tem de ter muita coragem, para colocar os pés no asfalto e pedir carona por ai. Mas se a precisão faz o mochileiro, lá vamos nós.

Viajar é uma das coisas que mais gosto de fazer, mas dessa maneira nunca experimentei ainda.

Se um dia precisar, vou me lembrar bem das suas dicas.

 

E vale ressaltar que não é legal mulher pegar estrada sozinha.

Não estamos dizendo que são um sexo frágil, mas que os maus, que podem acontecer perante a vocês, pode ser irreversível, no caso vai abalar bastante o psicológico. Então vamos ter um pouco mais de atenção e cuidado com esse assunto. Se precisarem fazer isso, do nada, anotem em seu pulso em alguma parte do corpo o número e nome da placa do carro, caminhão ou moto e se possível até mesmo o nome do motorista. Conte para alguém aonde está e com quem, informe sempre que possível, alguém de sua confiança. E jamais, fale muito de sua vida.

 

Creio que isso serve para todos nos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Entao Glauber! estas dicas do Silney sao legais, mas...em parte discordo ou acho estranho...

Por exemplo ele diz em pedir carona em postos da policia rodoviaria. Mas pelo que sei pedir carona nao eh permitido pela policia.... Entao fica algo meio ambiguo....

Agora essa de ver a cara do motorista e desconfiar de algo tambem nao bate.... Nao esta escrito na testa as intencoes do motoristas sejam elas boas ou mas..... Ja vi muitos filmes americanos sobre caronas que da tudo errado.... pois o cara mais mal encarado pode ser a melhor cia...

Sobre a mulher ser sexo fragil discordo tambem... hoje elas dirigem caminhao, pilota aviao, entre outra coisas....

Ja ouvi um relato que uma vez uma mulher teve seu filho atropelado e este ficou sobre o carro a mulher no desespero que estava em retirar a crianca debaixo do carro criou forcass do alem para levantar o carro e tirar a crianca de la..... Bom isso pode ser um pouco de exagero ou mito.... Enfim....

Uma ultima coisa... o Silney disse em conversar com o guarda do posto rodoviario, etc..... Uma coisa que o policial detesta eh ser chamado de "guarda"... Guarda eh seguranca de shopping.... Ele eh um policial rodoviario... ::lol4::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Parem com esse negócio de dizer que pra mulher é mais difícil. Eu já fiz mais de 10.000km sozinha de carona, no Brasil e fora dele, e nada me aconteceu. A grande lição que tirei das caronas é que existe mais gente boa do que ruim nesse mundão. Taí a caroneirams que não me deixa mentir. Perigo mesmo é ficar apodrecendo em casa, com tanto lugar legal pra ir.

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Literalmente tem algumas coisas que dá para discordar. Realmente pedir carona não é permitido, porém nada que um bom posto, para que possamos analisar a posição da pessoa e ver se será seguro ou não pedir carona. Mas isso também é uma questão bastante complexa, tem de ser analisada com muita cautela, pois são diversos tipos de tribos, de jeitos e cada um vai variar o seu modo de agir e pensar, então, logo devemos respeitar a de cada um.

 

E sobre as mulheres. Não acho que sejam um sexo frágil. Só fico com receio pelo fato de já ter pensado várias vezes, que a mente de uma mulher, que já foi molestada, não deve ser nada agradável. Fico mau, somente de pensar na possibilidade do risco, que as mulheres se dispõem, tendo que fazer isso. Mas logo, me lembro, que elas estão ocasionadas a sofrer isso a quaisquer instante. O que me deixa mais chateado ainda.

 

Agora de suportar uma viagem, pedindo carona, passando de boleira por boleira ou então desempenhando alguma função, eu não tenho dúvidas de que elas são muito capazes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membros

Ola,

 

Estou querendo ir de sao carlos/sp até Recife de carona em janeiro. Lendo as respostas da galera vi que o jeito de carona parece muito com os paises no exterior.

 

Mas uma coisa me deixou na duvida. Se chega um momento que fico na estrada e começa a escurecer, qual o melhor alternativa para se abrigar??

 

Pq penso que montar uma barraca na beira da estrada deve ser foda e tambem entar em propriedade privada sem pedir pode ser furada.

Qual a dica de voces sobre isso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Dica para homens.

 

Um modo mais fácil e rápido de conseguir transporte grátis em caminhões é se oferecer para trabalhar como "CHAPA" (ajudante temporário) para ajudar a carregar ou descarregar caminhão, em única viagem. Geralmente os chapas ficam parados nas margens das estradas segurando uma placa (de madeira ou cartolina) onde está escrito CHAPA, ou, XAPA, com letras grandes, para que o motorista possa ver e ler de longe. O trabalho de carga ou descarga é pago em valores entre R$ 70,00 e R$ 100,00

Além de conseguir "carona", ainda ganha um bom dinheiro para ajudar na viagem. Alguns motoristas pagam o almoço do ajudante.

Fique de plantão na estrada, de preferência na saída da cidade; ou se dirija ao terminal de carga ou às transportadoras da região. Converse com os motoristas nos locais de carga e descarga afim de saber se algum dentre eles vá seguir ao seu destino pretendido ou o mais próximo possível.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membros

Olá jgnitsch

1° - Leia, releia e reflita o post do Verton na página 4.

2° - Defina o roteiro/Itinerário.

3° - Lembre-se: carona combina com rodovia e Postos de Combustíveis. Se estiver “perdido” em alguma cidade, tome um coletivo para fora do perímetro urbano. Faça um levantamento dos Postos de Combustíveis existentes na sua rota programada. As seguradoras de cargas fornecem às transportadoras uma lista com todos os Postos considerados seguros. Nestes Postos geralmente há grande circulação de caminhões e funcionam 24 h. Consiga uma cópia desta lista com algum caminhoneiro da sua cidade. Complemente a lista com outros Postos indicados pelos motoristas pelo caminho. Se programe para que a última carona do dia termine em um dos postos. Se preciso, pare antes a ficar em algum trevo no meio do nada. Caso não teve jeito e acabou ficando na cidade, procure abrigo na rodoviária. Vai ser uma noite difícil, mas passa.

4° - No Posto, “cara limpa” e educação ajudam muito. Caso contrário, nada pode. Procure se identificar ao responsável pelo estabelecimento e seus motivos de sua passagem por lá. Muito provável você conseguirá armar sua barraca ( no bom sentido, claro ) nas dependências do posto, áreas de oficina, borracharia, carroceria de caminhão, etc., no nordeste, noites quentes, rede debaixo de carroceria de carreta é uma opção. Isto facilita quando o motorista gostaria da companhia do carona mas não quer dividir o espaço sagrado da boleia. Sabendo que o carona “se vira nos 30”, não precisa despachar o mala dando uma desculpa qualquer e seguem viagem juntos no dia seguinte. O banho, obrigatório juntamente com um desodorizante de qualidade e uma camisa limpa, deve custar entre 3 e 5,00.

5° - As melhores caronas geralmente são as mais demoradas, conseguidas na estrada, onde o motorista para pelo prazer da companhia. Provavelmente ele dirá que está indo até a próxima cidade. A relação entre motorista e carona é que define se para ou continua e por fim como diz a minha mãe de 74 anos no face dela: “Qui bom se sesse acim tão sertinho.”

 

Boa sorte e volte para postar a experiência

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Já peguei carona na estrada, com a minha mochila cargueira.

*Dica: quando conversar com o motorista, antes ou durante a viagem, não queira impressioná-lo nas conversas; seja natural, sem adulterar a sua personalidade. Nunca conte mentiras dizendo que conhece "tal luga" quando na verdade jamais esteve lá. Porque, se o caminhoneiro conhecer o "tal lugar" e emendar o assunto nesse sentido, e falar sobre este lugar, e te perguntar: você conhece isso, ou, aquilo? (do lugar referido) o que irá dizer? Dependendo da sua resposta ele perceberá que tem um mentiroso como companheiro. Você não mais terá a confiança dele. O motorista poderá suspeitar/supor que você seja fugitivo. Na primeira oportunidade se livrará de você. Caminhoneiro é experiente, é viajado, conhece as principais cidades.

Histórias mentirosas são comum na boca de um aventureiro iniciante. E é fácil de perceber isso. Ninguém é bobo.

O mentitoso sempre perde boas oportunidades.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...
  • Membros

Meu destino dos sonhos é a Chapada Diamantina, vou sair de SP-capital. Confesso que não tenho medo de pegar carona sozinha, tenho mais medo das pessoas que convivem comigo e ficam falando: "você é louca", "desajuízada", "não quero te buscar no necrotério", "você só inventa merda".... Qualquer coisa vou me prevenir com um spray de pimenta, está tudo certo... ou não hahaha (vai saber...)

 

Vai ser minha primeira experiência viajando para outro estado, sozinha e sem dinheiro (dependendo de caronas e etc)... Vocês podem me dar dicas de pontos onde saem caminhões de São Paulo e da Chapada Diamantina?? Queria aproveitar esse período de férias junho-julho-agosto para fazer meu sonho se tornar realidade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...