Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

Cusco e Valle Sagrado

Postado
  • Membros

Prezados,

Estou voltando de minha viagem Peru-Bolívia. Estou inclusive escrevendo da Starbucks do Aeroporto de Lima. Vi em vários guias (inclusive do Viajante Independente, na minha opinião, o melhor) que valia a pena comprar o boleto turístico de Cusco.

Na minha modesta opinião, o boleto não vale de nada. A não ser que haja interesse em museus e obras de arte sobre a história do Peru, o boleto só inclui atrações toscas. As melhores atrações - as ruínas, principalmente Ollantaytambo podem ser vistas pelo lado de fora.

Uma dica: as 4 ruínas ao redor de Cusco (a mais distante 11 km), que são percorridas pelo City Tour (USD 10) podem ser percorridas com um táxi, te deixando na mais longe, ou de bike (alugar em Cusco). Caso haja interesse em entrar nas ruínas, pode-se ficar de butuca e entrar pela saída ou mesmo pelos lados, já que são abertas. Aí é só filar um guia.

Para ir a Ollantaytambo, o melhor jeito é de taxi (50 soles e 1 hora). Só ir pela manhã e entrar pela saída das ruínas - também fazem parte do BOLETO. Caso não haja interesse em dar o balão, do lado de fora também pode-se tirar boas fotos e a própria cidade é interessante e há umas ruínas na entrada. Dá pra perder umas 2 a 3 horinhas lá fácil. De Ollantaytambo, saiem dois trens à noite para Aguas Calientes (um quase 19h e outro às 20:30) e aí não tem jeito porque não tem estrada.

Estou escrevendo isso porque achei este boleto um enganação, já que ainda é necessário pagar para as principais atrações de Cusco, como a Catedral (25 soles) e Qoricancha (10 soles). Pelo preço do boleto (130 soles), vale mais a pena entrar dois dias em Machu Picchu (122 soles), que tem o que fazer.

Entrei em MP às 6:30 da manhã e saí as 16h e ainda tinha muito o que andar e acabei não voltando no dia seguinte porque o ingresso era caro. Lembrando que com carteirinha da ISIC, os preços caem pela metade.

A referência dos preços é outubro/08.

Quem quiser saber mais algo, estou a disposição. Meu roteiro foi Rio-Lima(Aéreo), Lima-2 dias, Lima-Cusco (Aéreo), Cusco-Ollantaytambo(Tour), Ollantaytambo-Aguas Calientes (Trem),Machu Picchu (ônibus),Machu Picchu-Ollantaytambo (trem), Ollantaytambo-Cusco(táxi), Cusco-La Paz-Cusco (Aéreo), Cusco-Lima(Aéreo), Lima-Rio(Aéreo). Preferi fugir do caminho tradicioinal por falta de tempo e também porque comprar os vôos de ida e volta sai o mesmo preço de comprar somente uma perna.

Abraços

Bruno

• Respostas 1.1k
  • Visualizações 285.2k
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Most Popular Posts

• Oi Leo Que bom que gostou dos videos, nao to excluindo o city tour mais o passeio em bike achei o maximo, por que e mais pra apreciar a paisagem (tamben tem a cavalo).   As pessoas nem imaginan tu

• Bruno   Eu fiz o Vale Sagrado por agência mesmo, mas antes de ir eu tinha visto esse roteiro independente em um site gringo e tenho guardado aqui. Deixo bem claro que eu não fiz esse trajeto, não s

• Pessoal estou aqui em Cusco e retorno amanhã. Em breve postarei um relato da trip inclusive com a indiada da hidroelétrica haha.

Posted Images

Featured Replies

Postado
  • Membros
Olá Rosiane,

as chuvas mais abundantes e pesadas ocorrem de dezembro a março

de junho a setembro é o período relativamente seco.

De vez enquando ocorrem aquelas terríveis chuvas torrenciais que devastam tudo por onde passam... lavouras, estradas... mas isso não é regra (creio que nos últimos tempos rolou em 1998 e agora em 2009)...

enfim, muita gente acaba optando em ir final de ano até mesmo pela mudança nas paisagens que ficam bem mais verdes... e de certo modo até mais bonitas (se é que é possível rs)

Abraço

Olá, Fergeoli, obrigada pela dica. Já comprei as passagens assim mesmo. Agora é só rezar para que dê tudo certo, e se chover, que chova pouco. :lol:

• 2 semanas depois...
Postado
  • Membros

Pessoal, vou para Cuzco em Janeiro e estou com uma dúvida:

É o seguinte, eu quero dormir uma noite em Águas Callientes para chegar cedo em MP no dia seguinte.

Porém, vi que para ir para AG as pessoas vão antes para Ollantaytambo.. Assim, dá tempo de conhecer Ollantaytambo e depois ir para Aguas Callientes?

Ainda, o Vale Sagrado eu deixo para um dia separado ou não leva um dia inteiro?

E uma última pergunta, alguém sabe o horário dos ônibus de Cuzco para Puno? Se sai mais a noite ou de manhã? E o valor médio da passagem? Precisava saber disso pra conseguir definir certinho o que vou fazer..

Conto com a colocaboração de vocês, muito obrigada!

Postado
  • Membros

É o seguinte, eu quero dormir uma noite em Águas Callientes para chegar cedo em MP no dia seguinte.

Porém, vi que para ir para AG as pessoas vão antes para Ollantaytambo.. Assim, dá tempo de conhecer Ollantaytambo e depois ir para Aguas Callientes?

E uma última pergunta, alguém sabe o horário dos ônibus de Cuzco para Puno? Se sai mais a noite ou de manhã? E o valor médio da passagem? Precisava saber disso pra conseguir definir certinho o que vou fazer..

Dá tempo com certeza!

Você faz o passeio do Vale Sagrado, que dura um dia inteiro, mas no final em vez de voltar pra Cusco vocÊ fica lá em Ollanta mesmo, e pega o último trem pra Águas Calientes, que sai só de noite. A parte de Cusco pra Puno vou ficar te devendo, fiz no sentido inverso

Postado
  • Membros

Puxa, seria uma pecado passar um dia só no Vale Sagrado... Tem tantos lugares bacabas... Chinchero, Pisac, Maras e claro, Ollata... De qualquer forma, dá sim para pegar o trem de manhã bem cedinho. A única coisa ruim é que você vai chegar junto com a galera toda, na muvuca... Se der, passe uma noite em Aguas Calientes e vá para Machu Picchu bem cedo antes do trem chegar. Com certeza, você terá momentos mais sossegados.

Postado
  • Membros

Angela, tudo bem?

Você pode fazer esse passeio pelo Vale Sagrado e quando chegar em Ollantaytambo você fica na estação, não vai para Chinchero. Assim você aproveita o passeio pela melhor parte do vale e já fica na estação rumo a Águas Calientes. Vai chegar lá a noitinha e depois no outro dia (umas 4h da manhã) você começa a subir para Machu Picchu.

Você precisa dar uma lida no tópico, essas informações estão bem aqui nas páginas anteriores (dica: leia os tópicos de trás para frente, pois tem muita informação).

De Cusco a Puno tem vááááários horários e se você comprar em alguma agência, vai pagar de 30 a 40 soles. Se comprar direto na rodoviária, vai pagar de 10 a 15 soles dependendo da empresa. Informações sobre o transporte tem aqui nesse tópico: transporte-terrestre-no-peru-t24017.html

Bem vinda ao mochileiros.

Intééé

Postado
  • Membros

Vishi, minha resposta saiu atrasada!

• 2 semanas depois...
Postado
  • Membros

Olá, estive procurando por aqui mas não encontrei esta informação em nenhum tópico, alguém conhece a hospedagem gratuita do Lorenzo em cusco? Chama-se Lorenzo's Lodge Cusco, e o que eu queria mesmo saber é se é muito longe do centro e se vale a pena ficar lá para economizar uns.

Abraços!

Postado
  • Membros

Oi! Estou indo para Lima (uma tarde e uma noite), vale sagrado, (um dia), Machu Picchu (um dia), Cuzco (1 dia e meio).

Nos meus planos, ja com passagens e hospedagem certos, está chegar no aeroporto de cuzco as 7:00 da manhã e seguir direto para conhecer o vale sagrado (Pisac e Ollantaytambo basicamente). Em Ollantaytambo inclusive vou dormir para ir a Machu Piccho no outro dia. A questão é... Chegando em Pisac e em Ollantaytambo dá pra comprar ingresso na hora para visitar as ruinas? Precisa mesmo ingresso? Não é tudo aberto? To vendo que o Boleto não vale a pena porque vou visitar poucas coisas cobertas por ele.

Obrigado

Postado
  • Membros
Chegando em Pisac e em Ollantaytambo dá pra comprar ingresso na hora para visitar as ruinas? Precisa mesmo ingresso? Não é tudo aberto? To vendo que o Boleto não vale a pena porque vou visitar poucas coisas cobertas por ele.

MLP

Você vai comprar o boleto turístico (sim, é obrigatório e não é tudo aberto) na ruína de Pisac, logo depois da visita ao mercado. O boleto do vale sagrado inclui Pisac, Ollantaytambo, Chinchero e Moray - Moray normalmente feito à parte.

Intééé

• 2 semanas depois...
Postado
  • Membros

Olá, pessoal do site! Já gostaria de agradecer a todos os colaboradores, todas as dicas estão sendo importantes para o planejamento da minha viajem. Estarei mochilando sozinho agora em Janeiro. Vou fazer: Rio - Lima - Cusco/MP - Titicaca - La Paz - Salar Uyuni - SP Atacama - Santiago - Rio.

Bom, gostaria de confirmar algumas coisas sobre Cusco e Vale Sagrado, então espero estar no fórum certo.

Chego em Cusco no dia 05.01, às 13h. Daí vou fechar um albergue. Estou pensando no Arcano Hostal ou Marlon´s House, que tem habitacões individuais por um bom preço. Aceito sugestões. Depois vou sair para dar o primeiro rolé pela cidade e comprar : Passagem de ônibus para Copacabana, Boleto Turistico, Entrada Machu Picchu e tickets do bus AC/MP/AC.

No dia 06.01, Estou pensando em conhecer as ruinas do city-tour (sacsayhuaman, qengo, puca pucara e tambomachay) de bike. Alguém já fez ? É muito puxado ou nem tanto? A rota é bem sinalizada ?

No dia 07.01, vou conhecer Chichero e Ollanta por conta própria via transporte público, e depois pegar o trem em Ollanta às 19h para Aguas Calientes. Alguém tem informações sobre transporte público no Vale Sagrado? Que horas preciso chegar em Ollanta para conhecer as ruínas com tempo legal e não perder o trem?

No dia 08.01 conhecer Machu Picchu. O meu trem de retorno é direto para Poroy é sai de AC ás 16:43 h. Pergunta: A minha volta está muito cedo, ou vou ter tempo suficiente para conhecer Machu Picchu? (quero estar lá quando os portões abrirem)

No dia 09.01 (domingo), ir a Pisac, também de transporte público. Pela noite pegar um busão rumo a Copacabana.

O que vocês acham?

Valeu,

Ralph.

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.