Ir para conteúdo

[Arquivo] Roma - Perguntas e Respostas


Posts Recomendados

  • Membros de Honra

Thayla,

 

a maioria da coisas podem ser feitas a pé. Eu só usei o metrô para ir ao Vaticano.

 

Achei o roteiro da Dicas de Roma bem legal. Eu só não faria a Basílica de São Pedro e o museu do Vaticano em dias separados. Deixaria um dia para o Vaticano. Economizaria tempo e transporte.

 

Até...

Link para o comentário
  • Respostas 1.4k
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • Membros

Mauro,

 

Não entendi uma coisa: vc vai de carro alugado, mas vai chegar no aeroporto? Ou é transfer do aeroporto à ilha?

 

De qualquer sorte, vc já defe ter lido que carro não passa da Piazza de entrada da ilha. E acho que da ilha chega-se ao aeoroporto by trem. Se seu hotel não disse nada, é bem provável que vc tenha de ir mesmo arrastando sua bagagem até ele. Vi um bocadinho de gente em Veneza fazendo isso. E a não ser que vc tenha conseguido um bom mapa, pode não ser tão fácil achar o Hotel. O que bem se vê em Veneza é gente olhando mapa na mão e com cara de perdido, pq as únicas coisas fáceis de achar lá são a Piazza San Marco e a Ponte Rialto.

 

Se vc não conseguir um receptivo do hotel, pode ser interessante vc já olhar algum (bom) mapa na internet e traçar seu trajeto. É legal e comum se perder em Veneza, mas com mulher, menino, bagagem, cachorro e papagaio pode não ficar tão divertido. Mesmo assim, se isso ocorrer, leve numa boa.

Link para o comentário
  • Membros

Ah, sim:

 

Fiquei em Veneza uma tarde/noite e um dia e rodei a(s) ilha(s) todas. Até porque peguei um tempo bem mais frio do que planejara (mas bem mais frio) e não dava saco pra ficar horas parado curtindo paisagem. Então andei bastante.

 

Não entrei nas Igrejas que cobravam entrada (99,99% delas, pois parece que só a San Marco é gratuita), nem nos museus. Mas é uma cidade deliciosa de andar. Entrava em becos que não teria coragem se fossem no Brasil e sempre acabava topando com algum outro turista também meio perdido. Massa.

Link para o comentário
  • Membros
Pessoal, chego em Veneza de carro alugado e vou ficar 3 dias. Como a viagem termina em Veneza, eu entregaria o carro no aeroporto no dia do embarque, mas já tô pensando em entregá-lo no dia da chegada, já que não vou usá-lo. Estarei com minha esposa e filha de tres anos, ou seja, duas mulheres e muita bagagem!!! ::lol4:: e reservei o Sofitel no centro da cidade (ilha).

Dúvidas: Como vou do aeroporto até o hotel cheio de malas (considerando que o hotel não tenha esse serviço, pois não mencionam em momento algum)?? Até imagino que tenha taxi no aeroporto, mas e a hora que chegamos na ilha, pra chegar no hotel teremos que carregar as malas pela cidade??

 

Abraços,

Mauro.

 

Mauro, estive em Veneza agora em outubro. Em Veneza vc não faz nada de carro. Vc só vai gastar com garagem e aluguel.

Eu estava em Mestre e tinha que ir para o Aeroporto Marco Polo. Peguei um onibus que saia da estação de trem e ia direto para lá. Acho que a passagem foi 3 euros. Como estava com pouca mala, foi tranquilo.

Entre no site http://www.actv.it/english/home.php que é da empresa de transportes e verifique as linhas de barco. Eu me lembro que tinha uma que saia direto do aeroporto e ia para Veneza.

A opção do taxi é bem cara.

Vc vai ter que carregar as malas sim, mas é algo bem normal. Vi um monte de gente fazendo isso.

 

Fabiano

Link para o comentário
  • Membros

Como vi num guia do Viajante Independente, "Roma é o último lugar no mundo em que você vai querer andar debaixo da terra".

 

Dá pra fazer quase tudo a pé e pegar um ônibus ou metrô só se vc terminar sua programação em um lugar distante e estiver exausto. Depende também de sua disposição para caminhar. Mas é uma cidade tão agradável pra bater perna... Muito difícil vc andar mais de 10 ou 15 minutos sem querer parar pra tirar uma foto.

 

Só pra se ter uma ideia, fiquei num hotel 4 quadras abaixo da Termini. Na tarde em que cheguei, com menos de 20 minutos descendo a Avenida, estava na avenida do Coliseu. Em questão de 3 ou 4 horas já tinha admirado, fotografado, rodeado, visto e revisto (sempre por fora) o Foro Trajano, o Coliseu, o Circo Massimo, o Museu Capitolino, o Monumento a Vittorio Emanuelle e já tava indo parar no Trastevere.

 

A verdade é que a parte turística central de Roma é relativamente pequena. No segundo dia eu saí pensando que ia levar o dia para caminhar um trajeto que acabei fazendo em duas horas. E debaixo de chuva. Assim, num dia só foram Fontana de Trevi, Piazza di Spagna, Pincio, Piazza dei Popolo (até aqui a programação para todo o dia), mais Mausoléu de Adriano, um pulinho do lado de lá do rio, Piazza Navona, almoço, Pantheon, Igreja de Minerva, de Ignacio de Loyola (imperdível, o teto é lindo), Area Sacra e quando dei por mim, já estava na Via Imperial. Bem cansado, mas já tinha visto praticamente todo o principal.

 

No terceiro dia, fui cedo ao Vaticano (cheguei 8h15, Museu só abria 9, 9h15 eu já tava dentro). Fiquei 5 horas lá dentro (pq quis fuçar ele todo, mas se vc fizer antes um seleção razoável do que te interessa, em 2h dá pra dar conta), de tarde a Basílica de São Pedro (fila de uns 15-20min pra entrar), subida à cúpula (aqui a fila foi demorada, uns 40min pelo menos, e a subida exaustiva, de fazer o coração vir bater na garganta; mas a vista compensa). Com pés doloridos, já tinha visto todo o principal de Roma em 2 dias e meio.

 

No terceirdodia eu tirei para entrar no Coliseu e no Fórum Romano. No quarto para curtir o domingo a esmo pela cidade (a Vila Borhghese é massa num domingo de sol). e no dia seguinte fiz um bate e volta a Pompeia de dia e a noite uma volta de despedida em Roma.

Link para o comentário
  • Membros

Vi mochileiras no trem com pilhas de malas.

 

E segui as dicas postadas aqui no fórum e não tive problema nenhum em comprar todos os tickets na estação, nas maquininhas. Geralmente comprava na hora mesmo. Mas em Veneza (Mestre) eu fui de manhã cedo comprar passagem para as 10h, pq queria marcar assento. E em Florença, para Roma, comprei no dia anterior à viagem, pq soube que era um destino concorrido. Mas vi gente comprando na hora de viajar.

 

 

Uma dica: sempre que possível, marque seu assento na hora de comprar o ticket. Digo isso porque é chato vc entrar no trem, acomodar sua bagagem, mala/mochila, etc, e chegar alguém e te pedir pra levantar pq aquele assento é dele. Aí vc tem de procurar outro assento (e pode ser que só ache em outro vagão), carregando de novo a bagagem entre vários passageiros na mesma situação. Isso aconteceu comigo de Milão pra Veneza, qdo comprei o ticket na hora e não tinha mais com assento prenotado. Acaba gente se sentando no chão mesmo, em cima de suas malas, nas extremidades dos vagões ou nas áreas que tem entre um vagão e outro.

 

Outra vantagem de vc marcar assento é que fica designado também qual é o vagão em que vc vai sentar. Deve ajudar naqueles casos em que o trem se divide e cada parte vai pra um destino diferente. E ao contrário do que eu li em algum lugar, dispensa a convalidação do bilhete. Viajei com um bilhete desses de Napoles a Roma, não convalidei antes, fiscal viu e não disse nada. Detalhe: desde que vc viaje no dia, hora e assento marcados. Vc pode usar esse mesmo bilhete em trem de outro dia/horario, mas não terá direito ao assento marcado e terá que convalidar o bilhete antes de entrar.

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Ola Douglas...

 

Toda estaçao de trem de cidade turistica tem um centro de informações turísticas (APT) que em geral eh aberto das 8h às 18h30.

Fornecem gratuitamente um mapa que traz os principais pontos turísticos da cidade, porem mapas mais detalhados, só comprando.

Grande abraço e otimo passeio... :P::cool:::'>

Link para o comentário
  • Colaboradores

Em Roma sugiro que compre um Mapa Plasticide ou Plastizide, é um mapa plastificado que dobradinho fica do tamanho de uma cadernetinha de bolso. Custa 1 ou 3 euros, mas vale a pena.

Se voce comprar o Roma Pass vai ganhar um mapa, so que é gigante e impossível de dobrar à dobradura original.

 

Em Florença voce consegue nos ofícios de turismo (tem varios na cidade), pode ficar com esse aí que serve pra tudo.

 

Em Veneza você tem que pagar, na estação de trem tem... se prepare para pegar uma filha chata, pq so pode entrar uma pessoa por vez. O mapinha é barato, 1 ou 2.

 

Verona não conheço então nao falo.

Link para o comentário
  • Membros
DicasDeRoma,

 

 

Acho que vou aproveitar este seu roteiro também, por que devo ficar apenas 3 ou 4 dias em Roma... rs.

 

Só uma pergunta: dá pra fazer isso tudo à pé ou em algum momento terei que pegar metrô/ônibus e etc?

 

Obrigada a todos pelas respostas!

 

Oi, Thayla! Acho que o Junior e o André já responderam a sua pergunta...

Geralmente eu faço tudo a pé pois, tudo é relativamente perto e, como já disseram, vc começa a ver tanta coisa bonita e interessante que quando se dá conta já chegou onde queria.

Além disso, montei o roteiro de acordo com a proximidade de cada ponto turistico para nao ter que fazer muito zig zag.

Se quiser ter uma ideia de quanto vai ter que caminhar, entre no Google maps e veja como chegar de um ponto ao outro a pé, ele te dá todas as direçoes, inclusive quantos metros terá que caminhar.

Abs!

Dani

Link para o comentário
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.

×
×
  • Criar Novo...