Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

Parque Nacional do Itatiaia

Featured Replies

Postado
  • Membros

Nossa !

Tive sorte, subi o Prateleiras e o Agulhas Negras no fim de semana 18/19 de setembro. Fiquei no alsene.

Até tinha reparado nas fossas e no riozinho que fica proximo a propriedade.

Acho que a opção para quem quiser subir nos picos é tentar hospedagem naquele abrigo rebouças.

Que pena, espero que quem fechou, dê alternativas para que os respectivos donos possam ficar de acordo com a Lei. Senão tambem acho que vai estimular muito o camping selvagem naquela região.

• Respostas 247
  • Visualizações 104.1k
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Most Popular Posts

• Fui agora em maio de 2016 e achei muito legal. Mas, atenção!, privilegie a parte alta do parque, próxima a Itamonte-MG. A área perto de Itatiaia-RJ, ainda que muito boa, não chega nem perto da parte a

• tiagokxuera
    tiagokxuera

Pessoal, nessa época, o parque esta lotaaado. E a portaria é uma bagunça. Ninguém entende nada do que esta acontecendo, sério. Não imaginava tamanha desordem... ãã2::'> É bom arrumar um guia que

Posted Images

Postado
  • Membros

Olá!!!

Será que alguém poderia me indicar algum lugar para ficar em Itatiaia? nunca fui para lá, vou de onibus do Rio de janeiro e gostaria de ficar em algum lugar que fosse perto da rodoviária e que tivesse lugares legais para conhecer. Alguém conhece:?: :?::?:

Obrigada ::cool:::'>

Postado
  • Membros

Jéssica,

Acho que vc quer ir na parte baixa né? existem várias pousadas, vc conseguirá melhor resultado se pesquisar nos sites de cada pousada e fizer contato por email, os preços são flutuantes, estamos no meio de mudança de estação.

já ligou pra pousada que o augusto citou no início desta página ?

Abraço

• 1 mês depois...
Postado
  • Membros

Pousada dos Lobos esta aberta:

Vejam o email do proprietario:

Amigos

A pousada dos Lobos já está funcionando.

Conseguimos uma liminar e estaremos funcionando a partir deste final de semana até o próximo ataque do IBAMA.

Obrigado a todos aqueles que de forma direta ou indireta colaboraram para que isso fosse possível.A todos hóspedes habituais,amigos,usuários que torceram com pensamentos positivos.

Obrigado

Marcelo

Postado
  • Membros

Pra Ajudar outros....

Enviado em: 07 Dez 2009 02:22

por claudiopsiuerj

Olá, amigo!

Li que você fez a Travessia da Serra Negra pela atual rota, via cachoeira do Aiuruoca, passando pelo meio do Planalto do Itatiaia. Estou planejando de fazer esta mesma travessia no ano que vem com 3 amigos.

Como é um trajeto novo, tenho uma dúvida. Do Abrigo Rebouças até a Cachoeira do Aiuruoca é moleza de chegar. E da Cachoeira do Aiuruoca até eu encontrar a antiga trilha (que sai do Alsene), está bem sinalizado? Creio ser um trecho de aproximadamente 3 a 4 kms, estou correto? O que você poderia me dizer sobre este trecho especificamente?

Se puder me ajudar ficarei muito grato!

Abraços!

Cláudio

Beleza Amigo,

NA verdade o trecho até a cachoeira realmente é facil de se orientar devido a visalização do maciço das agulhas à direita e depois o maciço do altar ( passamos pelo pé do altar) e depois do vale preistorico, ainda a direita ( vale que fica trás do agulhas). Assim fica fácil , o problema maior é que deve-se ter muita atenção pois é facil perder o traçado da trilha e se isso acontecer vc terá que ralar o peito naquele capim cortante até encontrar novamente, mas isso é facil de se evitar, basta olhar bem pro chão pra não perder a trilha.

Trecho da cahoeira até as cabanas do aiuruoca , basta ir descendo, logo vc entra numa mata, fique sempre na trilha principal mais larga, pois o gado acabou abrindo novas bifurcações, mas nào ten muito erro não, dá pra perceber legal qual trilha é original, depois chega-se a uma gramado onde visualiza-se outra cachoeira a direita e a serra negra bem em frente, segue pra esquerda, passa num rancho com aspcto abandonado com alguns cavalos pastando em volta, entramos novamente na mata, sempre com a serra negra a direita, chegamos as cabanas do aiuruoca, pra direita maromba, pra esquerda o rio aiuruoca, ou seja, já atingimos a linha da trilha que vem do alsene, prosseguindo pra maromba o pernoite pode ser feito na casa do seu João ou do seu irmão, acho interessante pois não precisará carregar o peso das barracas e etc...

o trecho todo do rebouças até a cas ado JoÃo é de aprox. 17 km, então acredito que o trecho da cachu até as cabanas seja realmente de uns 4-6 kms....

Se vc quiser o tracklog de toda viagem eu passo pra vc, assim poderá ver minha velocidade média e os horários que saí e cheguei, bem como seguir o traçado pra não errar, mas leve em consideração que vc com certeza vai andar mais rápido, pois fiz essa travessia com outras 12 pessoas, inclusive uma criança de 8 anos e outros de 55 anos....

No momento estou viajando então não tenho as fotos aqui , mas quando chegar vou colocar no t'opico pra vc se orientar melhor,

abraço

• 2 semanas depois...
Postado
  • Membros
É na verdade quero fica na parte baixa do PNI, até porque vou de onibus e nem faço muita ideia de como chegar, vou sair do Rio de Janeiro. Quero conhecer algumas cachoeiras e principalmente o Lago Azul que me falaram que é muito bonito. Como vou de onibus, gostaria de ficar em algum lugar que fosse perto da rodoviária e que tivesse lugares legais para conhecer. Será que alguém me indica algum? mesmo assim vou pesquisar sobre a pousada e o camping que você me indicou.

Muito obrigada pela ajuda .

Jéssica ::cool:::'>

Oi Jéssica,

não sei se tem ônibus para a portaria (parte baixa) do parque de Itatiaia...

e da portaria do parque até o Lago Azul tem uma caminhada, chuto uns 9Km.

Parece que tem um ônibus de funcionários, mas não sei se é possível pegar carona com ele. O parque fica um pouco longe da cidade de Itatiaia.

veja se consegue alguma informação no site da prefeitura

http://www.itatiaia.rj.gov.br/

boa viagem!

Postado
  • Membros

- portaria principal do parque, é cobrada entrada por visitante e por veículo. É necessário entrar com o veículos porque as trilhas ficam longe da portaria. Acho que era uns 9Km até a Cachoeira Véu de Noiva. Para quem está sem carro, não sei se existe ônibus circular até o parque. Parece que tem um ônibus de funcionários, mas não sei se é possível pegar carona com ele. O parque fica um pouco longe da cidade de Itatiaia.

- Mirante do Último Adeus, a 2Km da portaria, fica do lado esquerdo de quem está entrando no parque. Vista panorâmica do Parque e da Represa do Funil. Deixe para passar na volta, como o nome diz é o último adeus antes de ir embora

- Pedra de Fundação, à beira da estrada, do lado direito, em frente à próxima guarita depois da portaria principal do parque.

- Centro de Visitantes, tem o Museu da Fauna e da Flora, uma exposição sobre montanhismo, várias fotos do parque, uma maquete da região e a Calçada da Fauna, que são placas com as pegadas dos animais. Conta também com auditório, banheiros e bebedouro. Desse ponto parte a trilha para o Lago Azul

- Lago Azul, trilha com cerca de 500m. Quedas pequenas, mas lago bom para mergulhos

- Cachoeira Poranga, 400m de trilha íngreme. Queda com 10 m, piscina natural propícia a banhos. A trilha se inicia do lado esquerdo, da estrada que parte do Centro de Visitantes em direção ao estacionamento da Cachoeira Véu de Noiva, fica aproximadamente no meio do caminho. A trilha está sinalizada, mas interditada no momento.

- Piscina do Maromba, trilha bem curta com cerca de 100m. Tem algumas quedas, mas são pequenas, o mais interessante é a piscina natural formada, que é boa para banho

- Cachoeira Itaporani, trilha curta com cerca de 700m, 15min. As quedas são pequenas, mas tem um grande piscina natural para banho.

- Cachoeira Véu de Noiva, trilha com cerca de 400m, 10-15min. Queda com 40m, é a cachoeira mais bonita do parque, na minha opinião, mas a piscina natural é pequena, as outras cachoeiras têm piscinas maiores e melhores para banho.

Obs.: contabilizo tempo das trilhas pelo horário das fotos que tiro com a câmera digital, portanto não é muito preciso, principalmente quando não tiro fotos do exato ponto de partida e de chegada. As distâncias apresentadas também podem não ser precisas, foram retiradas das placas de sinalização do parque e/ou de sites turísticos.

Postado
  • Membros

- Rest. Sabor de Itatiaia, que fica na beira da estrada, já do lado de fora do parque. Local simples, comida self-service por Kg, simples, mas gostosa e num preço honesto, relação custo/benefício boa

Outras opções:

- Rest. do Hotel Ypê, Estrada do Parque Nacional, Km 16, 3352-1453 (dentro do parque). Dizem que é muito bom.

- Restaurante do Miltinho, no caminho do parque. Lugar simples, mas comida mineira boa, fogão à lenha

- Restaurante Nossa Casa, Jardim Itatiaia, comida caseira na lenha

• 5 meses depois...
Postado
  • Membros

Galera,

Eu li ai que vcs indicam duas pousadas a dos Lobos e a Alsene, mas eu queria saber se nao tem nenhuma mais barata? E só tem como ir de carro, pq eu tava vendo um mapa e fica longe da Pousada dos Lobos até a portaria do parque

Me ajudem!!

Postado
  • Membros

Essas 2 pousadas estão fechadas desde o Outubro do ano passado.

Na parte alta do PNI não existe mais opções de hospedagem a não ser tentar ficar no Rebouças, fazendo a reserva antecipadamente e pagando as taxas.

Existem as da parte baixa do Parque, mas a logistica aí já é complicada.

Abcs

Galera,

Eu li ai que vcs indicam duas pousadas a dos Lobos e a Alsene, mas eu queria saber se nao tem nenhuma mais barata? E só tem como ir de carro, pq eu tava vendo um mapa e fica longe da Pousada dos Lobos até a portaria do parque

Me ajudem!!

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Conteúdo Similar

Account

Navigation

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.