Ir para conteúdo

Barracas QUECHUA


Posts Recomendados

  • Membros de Honra
O site da decathlon fala que essa barraca suporta 450 litros/h/m² (seriam 450mm de coluna? ou estou convertendo errado?). Se a chuva que voce pegar for fraca, ela até aguenta bem o dia inteiro, mas se cair um pé dágua mesmo (sabe aquelas chuvas que alagam SP em janeiro? Algumas registram média de 500mm - 50l por metro quadrado - em menos uma hora!), vai estar tudo molhado.

450 litros/h/m² é o equivalente a uma coluna 4,5 dm (ou seja, 450 mm) de chuva numa área de 1 m² a cada hora mesmo... bem pouco

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 6 meses depois...
  • Membros de Honra

Olá pessoal!

 

Meio estranha essa informação das Quechua... No site eles afirmam que a barraca foi testada (validada em laboratório), não que a resistência máxima seja essa... Ou seja, abre margem para pensar que a resistência realmente seria superior, até porque 200mm (dos modelos mais simples, de 200 Litros/hora/m²) ou mesmo os 450mm (dos modelos mais "reforçados", de 450 Litros/h/m²) são bem pouco impermeáveis para as condições brasileiras, considerados apenas numericamente, é claro, e com base no que disse o Sandman mais atrás sobre a equivalência das unidades de medida de testes, o que também não sei se seria exato até pela metodologia de teste, o que influi bastante nos resultados. As normas internacionais de testes para impermeabilidade de tecidos (como as AATCC TM-127 e TM-35 e a ISO 811) se referem a mm/coluna d'água como unidade de medida e especificam testes em áreas de tecido bem menores do que o metro quadrado, o que resulta a meu ver em pressões bem superiores... Diferentes de jogar litros de água com uma ducha (a Decathlon/Quechua se refere a "shower test"...?) numa área de tecido durante 1 hora... :mrgreen:

 

Talvez isso venha de encontro ao que o colega Juarez atestou no post anterior, de que suas Quechua são superiores às T&R Cobra, consideradas boas barracas, em impermeabilidade, para as condições brasileiras.

 

Teríamos que pesquisar melhor essa informação das Quechua... ::sos::

 

Abraço,

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • Colaboradores

Pessoal, semana passada adquiri uma barraca Quechua (que ainda não testei...) e fiquei intrigado com esse assunto de impermeabilidade. Hoje conversando com um engenheiro mecânico e um engenheiro civil, ambos com experiência em ensaios de laboratório, tive a informação seguinte: os 200 litros/hora/m² são referentes a outro método de teste de impermeabilidade, normalmente usado em construção civil, por exemplo. Após alguns rabiscos e contas, eles disseram que seria comparado a 2000mm, mas não daria um número exato, por tratar-se de comparações diferentes, porém ambos afirmaram que a constante do tempo deixa o resultado final mais confiável, visto que é um ponto de grande importância.

Vou testar a barraca nova e depois posto minhas impressões. Espero que não tenha gasto grana a toa...

 

Abraço!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membros

Bom dia pessoal,

 

Meu cadastro é novo aqui no Mochileiros mas já acompanho o site a alguns meses, e também já acampei algumas vezes.

 

Tem um vendedor no Mercado livre que tá vendendo a Quechua T2 ultralight Pro 2 Kg por R$ 389,00 com frete grátis pra todo o Brasil. O preço tá ótimo visto que na Decathlon ela tá por R$ 399,99.

 

Pelas vendas dele 64 com 100% positivas parece ser confiavel

 

Tenho uma T4 + e recomendo!! Infelizmente não se encontra mais deste modelo no Brasil.

 

Abraço e obrigado a todos, pois por diversas vezes recorri ao Mochileiros em horas de desespero! =) ::carai::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Bigodão,

 

Não vejo muito ganho nisso, pois estão vendendo a míseros R$ 10,00 a menos que uma loja que lhe dará toda a real garantia no Produto.

 

Acho muito melhor comprar na Decathlon, que é uma loja segura e responsável, que não vai desaparecer da noite para o dia.

 

Abraço,

Leo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Bom dia pessoal,

 

Meu cadastro é novo aqui no Mochileiros mas já acompanho o site a alguns meses, e também já acampei algumas vezes.

 

Tem um vendedor no Mercado livre que tá vendendo a Quechua T2 ultralight Pro 2 Kg por R$ 389,00 com frete grátis pra todo o Brasil. O preço tá ótimo visto que na Decathlon ela tá por R$ 399,99.

 

Pelas vendas dele 64 com 100% positivas parece ser confiavel

 

Tenho uma T4 + e recomendo!! Infelizmente não se encontra mais deste modelo no Brasil.

 

Abraço e obrigado a todos, pois por diversas vezes recorri ao Mochileiros em horas de desespero! =) ::carai::

Amigo tem outro vendedor no Mercado Livre chamado Barney Promocoes que tem essa barraca e preco dele ta 299,90 sem frete gratis

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
O site da decathlon fala que essa barraca suporta 450 litros/h/m² (seriam 450mm de coluna? ou estou convertendo errado?). Se a chuva que voce pegar for fraca, ela até aguenta bem o dia inteiro, mas se cair um pé dágua mesmo (sabe aquelas chuvas que alagam SP em janeiro? Algumas registram média de 500mm - 50l por metro quadrado - em menos uma hora!), vai estar tudo molhado.

450 litros/h/m² é o equivalente a uma coluna 4,5 dm (ou seja, 450 mm) de chuva numa área de 1 m² a cada hora mesmo... bem pouco

 

 

Tentando esclarecer um pouco sobre estes dois métodos para teste de impermeabilidade de barracas:

 

Quando falamos de mm de coluna d'água, estamos tratando da pressão da água sobre o tecido da barraca. Por exemplo, se uma barraca aguenta 2000mm de coluna d'água significa que o tecido dela aguenta uma pressão equivalente a uma coluna de água de 2 metros de altura sem vazar. O problema é saber com qual pressão os pingos de chuva vão bater sobre a barraca quando chove... por isto esta informação não quer dizer muita coisa na prática. Isso só nos dá a noção de que quanto maior este valor mais forte pode ser a chuva.... e com a experiência sabemos que um valor acima de 2000mm é um valor adequado para a maioria das situações no Brasil.

 

Por outro lado quando falamos de litros/h/m² estamos tratando da quantidade de água em uma hora por metro quadrado que a barraca aguenta. Ou seja, 200 litros/h/m² significa dizer que pode cair 200 litros de água em cada m² da barraca em 1hora que ela aguenta (teoricamente). Este método pode ser considerado mais realístico, pois não testa apenas o tecido, mas a barraca inteira de uma vez, portanto costuras e afins também estão sendo testados e atendem à especificação.

 

Mas não é possível converter um valor no outro. Não dá pra dizer que 200 litros/h/m² equivalem a 1873mm de coluna d'agua, por exemplo. Isso depende de cada tecido. Duas barracas que aguentam a mesma coluna d´água podem não ter a mesma resistência em litros/h/m². Mas em geral quanto maior a resistencia em um dos métodos de teste, maior será no outro também, só tem que tomar cuidado com isso:

 

Por exemplo, uma barraca que diz que aguenta 200 litros por hora por m² pode não aguentar esta quantidade se a chuva cair com muita força e tiver muito vento, mesmo que a quantidade de agua seja inferior aos 200 litros por hora por m². Isso pq a pressão com que os pingos batem no tecido pode ser maior que a pressão que o tecido aguente. Ja uma barraca que aguente 2000mm de coluna de água pode nao aguentar uma chuva muito volumosa, mesmo que a pressao com que os pingos atingem o tecido seja inferior aos 2000mm, pois pode entrar agua pelas costuras, ziperes e etc. Por isso o ideal seria se as duas medidas fossem fornecidas pelo fabricante.

 

E só pra dar uma noção, 200 litros/h/m² equivale a uma chuva de 200mm como costuma aparecer nos jornais (nada a ver com pressao de coluna d'água, é que 200 litros em 1 m² fica com 200mm de altura) é uma chuva muito intensa, digna de uma daquelas chuvas de verão de final de tarde que alagam a cidade toda. Pra se ter uma idéa, a média de chuvas para todo o mês de janeiro em são paulo é de 240mm aproximadamente. Agora imagine isso tudo em 1 hora!!!

 

Espero ter esclarecido um pouco mais sobre o assunto!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Po, vi gente falando do preço da T2 Ultralight em R$260,00. Fui na Declathon aqui de Curitiba e achei era por R$399! É isso mesmo??

 

Existe a T2 ultralight e a T2 ultralight PRO (assim como acontece com a T3 e T4). Sei que a PRO é mais cara, então talvez por isso tenha encontrado esta diferença.

 

A T2 ultralight pesa 2,9kg e tem mais espaço interno que a T2 ultralight pro, que por sua vez pesa 2kg.

 

A ultralight é tipo iglu, enquanto a PRO é tipo túnel. A PRO tem o problema de ser dificil de esticar corretamente o sobre-teto, tem que fazer uma adaptação nele e colocar mais duas alças ou coisa parecida pra prender o meio da base dele no solo e afastar do forro interno, mas fora isso é uma boa barraca. (mas como a maioria das tipo tunel não tem uma ventilação muito boa). Pra 2 pessoas pode ficar um pouco apertado dependendo do tamanho dos caboclos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...