Ir para conteúdo

Posts Recomendados

  • Membros

Ola Mochileiros,

 

estou voltando a Foz em Março do ano que vem. Ja estive lá por 5 dias em 2012 e gastei bastante no PY. Fui e voltei a CDL diversas vezes e em nenhuma fui parado. Caso seja parado, o que a Aduana vai me questionar? Vejo vcs falando sobre DBA, mas nao entendi se ela deve ser preenchida caso a Aduana lhe pare, pois encontrei em algum lugar na net que não precisa mais dessa DBA.

 

Poderiam me ajudar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 730
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

Posted Images

  • Membros
Ola Mochileiros,

 

estou voltando a Foz em Março do ano que vem. Ja estive lá por 5 dias em 2012 e gastei bastante no PY. Fui e voltei a CDL diversas vezes e em nenhuma fui parado. Caso seja parado, o que a Aduana vai me questionar? Vejo vcs falando sobre DBA, mas nao entendi se ela deve ser preenchida caso a Aduana lhe pare, pois encontrei em algum lugar na net que não precisa mais dessa DBA.

 

Poderiam me ajudar?

 

No site da Receita tem uma explicação detalhada sobre o assunto

www.receita.fazenda.gov.br/aduana/viajantes/DBA.htm

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Guimarães...

 

Isso dependo do que voce chama de "algo que preste".

 

Até onde sei voce ira encontrar barracas chinesas que "presta" para acampar no Brasil....tipo essas que nos encontramos nos grandes supermercados do Brasil.

Porem ate onde eu procurei...voce nao encontrara barracas para poder acampar em alta montanha ou ir para acampar em Ushuaia....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • 2 semanas depois...
  • Membros

Boas, rapazeada!

 

Primeiro agradeço muito por todas as informações. Tenho passado um bom tempo lendo todo o fórum, já que estou planejando para daqui 2 semanas uma viagem de carro para Tucumán, Argentina (de repente até posto o relato na chegada).

 

Como passarei por Foz, fiquei com algumas dúvidas que não encontrei aqui e espero que alguém possa me ajudar. Eu ficaria eternamente grato.

 

1 - Quero ir para CDE apenas para comprar um PS4 (caixa grande). Isso aumenta minha chance de ser parado na volta?

2 - Caso eu queira declarar e pagar o excedente (US$ 250 além da cota permitida), como isso é feito? Dinheiro (US$ ou R$?), cartão de débito/crédito?

3 - Quanto custa para atravessar a ponte:

*A pé

*de ônibus

*de mototaxi

4 - Se eu for de ônibus, onde ele para, do lado paraguaio? Onde eu pego ele em Foz?

5 - Se eu for de mototaxi, onde eu pego? Eu pago um valor fixo apenas para cruzar e ele me deixa do outro lado da ponte, ou ele vai até uma loja específica que eu pedir e cobra um valor proporcional?

6 - Eu liguei lá na loja e perguntei se eles tem estacionamento. A chica que atendeu disse que não, mas que não tem problema parar na rua, só explicou que pode ser que eu pague tipo uma "zona azul". Como anda isso hoje em dia? Li em algum site que os policiais paraguaios têm sistematicamente pedido 'coima' aos brasileiros. Tem como evitar isso? Como alguém pode se garantir em termos legais? ::grr::

 

Muitíssimo obrigado!!! ::otemo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

o Sergio pode responder melhor, mas enqto isso, vou dar os meus palpites

 

1 - Quero ir para CDE apenas para comprar um PS4 (caixa grande). Isso aumenta minha chance de ser parado na volta?

acho q sim, por causa da caixa... eletrônicos são sempre + visados

 

3 - Quanto custa para atravessar a ponte:

*A pé nada... vc vai ter q pegar onibus ou taxi até o inicio da ponte.

*de ônibus custa pouquinho + q 1 passagem d ônibus circular em Foz. Pode pagar em real e outras moedas tb

 

4 - Se eu for de ônibus, onde ele para, do lado paraguaio? Onde eu pego ele em Foz?

ele para depois da ponte, no local onde ficam as lojas. Vc desce e acha as principais lojas, todas por perto, a pé. Não sei se há outras empresas atendendo esse percurso, mas peguei um ônibus branco da Nuestra Señora de la Asunción, que passa frequentemente. Tem trajeto longo na cidade (rodoviária, R. Paraná, Av. Jorge Schimmelpfeng. Av. JK...), se informe sobre ponto mais próximo, pode perguntar p/ alguém da pousada. Para voltar a Foz do Iguaçu, pegar o ônibus pouco depois da rotatória da Monalisa, no sentido CDE-Foz do Iguaçu. O ônibus segue bem devagar, quem vai a pé chega mais rápido, mas não é aconselhável, principalmente se estiver com compras. O ônibus para na aduana brasileira, onde é feita a fiscalização

 

5 - Se eu for de mototaxi, onde eu pego? Eu pago um valor fixo apenas para cruzar e ele me deixa do outro lado da ponte, ou ele vai até uma loja específica que eu pedir e cobra um valor proporcional?

desconheço, mas como disse, as lojas ficam todas perto. Dá para visitar as principais lojas todas a pé, pois ficam próximas, a poucas quadras uma da outra. É fácil localizar as lojas com o mapa na mão, embora as barracas dos camelôs dificultem a visão das lojas. Não dê atenção a taxistas, um deles em frente do Shopping Americana me ofereceu táxi para ir à Monalisa! Provavelmente ia ficar dando voltas, para nos deixar bem ali do outro lado da rua. Não digo que todos são assim, deve ter profissionais sérios, mas é necessário tomar cuidado

 

6 - Eu liguei lá na loja e perguntei se eles tem estacionamento. A chica que atendeu disse que não, mas que não tem problema parar na rua, só explicou que pode ser que eu pague tipo uma "zona azul". Como anda isso hoje em dia? Li em algum site que os policiais paraguaios têm sistematicamente pedido 'coima' aos brasileiros. Tem como evitar isso? Como alguém pode se garantir em termos legais? ::grr::

a maioria desaconselha ir d carro. Eu fui d ônibus

 

coloquei dicas no meu relato 8-dias-em-foz-do-iguacu-e-vizinhancas-parte-3-ciudad-del-este-t68188.html

no final tem o link d 2 mapas, 1 deles não funciona +, mas o outro ainda tá c/ o mapa, vale a pena se situar por ele

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
  • Membros

Pessoal,

 

Como encontrei diversas respostas contraditórias na rede, recorro aos viajantes do Fórum na espera de uma luz clara: afinal, se eu venho com minha muambinha de, digamos, US$200 (abaixo da cota), quando chegar na Ponte posso passar no "nada a declarar" (passar direto)? Ou, mesmo ciente de que estou bem abaixo da cota, tenho que entrar na fila do "bens à declarar" pra declarar tudo?

 

Vindo pro BR de taxi, como fica? Normalmente o taxista espera o desembaraço na SRF (se for preciso declarar)?

 

Imagino que se o taxi passar direto e não for parado, isso equivale-se ao "nada a declarar", confere?

 

Achei várias notícias de que a declaração está dispensadas para compras abaixo da cota (exemplos aqui e aqui), o que leva a segunda parte da dúvida: se for para passar direto na aduana, como fica quando chegar no raio-x do aeroporto de Foz? Se o fiscal lá inventar que estou acima da cota, como argumentar?

 

A propósito, pretendo trazer 1 HD, um home theater simples e um CD player automotivo. Deve dar uns US$ 170,00 na minha cota e US$ 110,00 na da minha esposa (já vou dividir assim para não dar problemas), ou seja, nada que seja (nem caracteriza) comércio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...