Resolvi escrever para o Mochila prá mostrar o quanto, como bom brasileiro, tenho sorte.
Estava em Paris em julho de 2004 pensando o que fazer após conhecer a Cidade Luz. Já conhecia Londres onde havia sido o início da viagem.
Bruxelas podia ser uma boa opção. Ir ou não ir, eis a questão!
Decidi ir. I-lo-ei!!!
Comprar tiquete de trem no dia da viagem... ia morrer numa grana...
Mesmo assim, vamos ver no que que dá.
Internet...
Site da companhia...
Data de embarque...
Data de retorno...
Número de passageiros...
Etc, etc, etc...
Voilè!!!
Mensagem: Existe vaga na Primeira Classe com preco menor que de classe economica.
Será verdade?
Vou entrar no site em francês (achando que ia entender melhor o francês que o inglês, rs rs rs)...
Mesma coisa. Será verdade mesmo?!?!
Vou reservar pela internet e bilhetar na estacao. Lá posso perguntar melhor.
Resumindo: Era verdade e viagei ao lado das celebridades, numa big poltrona e serviço de bordo. Só não tinha internet.
Tudo bem, nessa tarifa vou perdoar, mas a Rail-Girl vai ter que ir fazendo cafuné até a Brussels molhar (Para nao me entender mal, Brussels é Bruxelas em inglês e o termo "Brussels molhar" significa chover em Bruxelas, ok?).
Brincadeiras a parte, uma das coisas que me encantam na europa são as ofertas para quem se programa com muita antecedência e para quem aguarda até o último minuto. Melhor vender mais barato no último minuto que não ocupar assentos ou quartos. Ótimas referências são os sites www.lastminute.com e www.hotelclub.com .
Chegando em Brussels (ainda bem que não tava molhada... ainda) descubro que eles nao falam nem inglês, nem francês, nem espanhol, muito menos o português.
Fui pedir informações, a mulher falava algo parecido com o inglês, só que com a garganta (parecia aquelas bandas de hard-rock, tipo Korn) Yourrrr Hotelrrrrrr isn´t-rrrrrrr so-rrrrrr farrrrrrrrrr.
Me disse para não pegar o metro, que era melhor ir de TRAM.
TRAM? Que porra é TRAM. Na Holanda é tipo um bonde, mas a Korn-Girl me mandou descer as escadas....
????
Encontro a linha que ela falou.
Bem... encontro 3 escadas com a indicação da mesma linha.
Qual pegar?
Vamos dar trabalho pro anjo da guarda.
Uni, duni, tê....
Fui pela direita (como falava o Leão da Montanha? Saída estratégica pela direita!!!)
De repente chega o TRAM. Número certo na frente, não vi guiche ou máquina para pagar o bendito TRAM. Acho que devo pagar no próprio TRAM, igual Amsterdan. Acho...
Entro no veículo, não vejo cobrador, não vejo indicação de preço, não vejo nenhuma mensagem,...,????,...,????,...
Me dirijo ao motorista para perguntar como faço para pagar...
Tento me comunicar sabendo que ele nao ia falar nem português, nem inglês,...
Tentei traduzir, mas soh conseguia chegar em algo assim:
son-rrrrr of-rrrrrr bitch-rrrrrr
f*-rrrrrrr you-rrrrrrr guy-rrrrrrrrr
Claro que tentei argumentar:
f*-RRRRRRRRRRR you-RRRRRRRRRRRRR
Desisti do diálogo.
Sentei-me e tentei identificar a estação onde pararia...
Outra descoberta!
Assim como o metro, o TRAM tem aquele mapa da sequência das estações onde para.
Let me see... Let me see...
Voilè!!!
....
Voilè???
What "porra" is it?
5 mapas de destino, todos passando pela estação que cheguei.
Qual eu tô?
Começo a acompanhar o nome das estações por onde o TRAM está passando.
Volto aos mapas.
No mapa onde constam as estações que passei, não consta a estação onde peguei o TRAM.
"Senhor meu Deus, perdoa a minha ignorância e, principalmente, minha arrogância por achar que seria fácil. Por favor me dá uma luz. Mas nada dessas mensagens indiretas não, que eu não tô num bom dia!(rs rs rs)"
Começo escutar alguém falando em Português!!!
Voilè!!!
Deus operou em mim e agora as pessoas falam nessa lingua escrota e eu entendo em português!!!
....
????
....
Acorda!!!
Tem um brasileiro no TRAM, só isso.
Só isso GRAÇAS A DEUS! (Meu eterno obrigado!)
Chego ao brasileiro que falava ao telefone, espero ele terminar, me apresento como brasileiro, peço informação e...e...
Ele vai descer na mesma parada que eu.
Me disse que se paga ao entrar no TRAM diretamente ao motorista, mas como o meu simpático condutor nao conseguiu me explicar, eu poderia saltar do TRAM sem problemas.
Problema teria se a policia Belga (deve ser chefiada pelo Hercule Poirot, só pode) pedisse meu tiquete. Multa: 50 Euros!!!
Me livrei. E não paguei o TRAM!
f*-se-rrrrrrrrr TRAM-rrrrrrrrr
Na saída da estação encontro um mapa, agora fácil de localizar e chego ao Hotel sem nenhuma outra dificuldade.
Deixo minha bolsa lá e saio para procurar um lugar para jantar.
Engraçado, são +- 21horas, ainda está claro (sabe como é horário de verão na europa), mas nao tem ninguém na rua.
Estranho...
Procuro, procuro, procuro e só vejo uma ou outra pessoas bem distantes atravessando a rua.
Porque tão poucas pessoas na rua???
...
???
...
Bem...
Próximo ao Hotel tem uma Galeria, Galerie du Infernè, tipo Museu, que estava expondo alguma coisa em memória a Van Helsing, com fotos, objetos,etc,etc,etc.
Pergunta: Mas Van Helsing não é um personagem de ficção?
Tento ler as placas...
Van Helsing...
Não-sei que...
Não-sei que...
Tambem não entendi...
Vampire!!!
Essa eu entendi!!!
Mas...a....b....c...
Nao é ficção essa história de vampiro?!?!?!
...
Volto a olhar a vitrine, observo pequenas caveiras, ossos humanos... "Humanos"?!?!
Resolvi escrever para o Mochila prá mostrar o quanto, como bom brasileiro, tenho sorte.
Estava em Paris em julho de 2004 pensando o que fazer após conhecer a Cidade Luz. Já conhecia Londres onde havia sido o início da viagem.
Bruxelas podia ser uma boa opção. Ir ou não ir, eis a questão!
Decidi ir. I-lo-ei!!!
Comprar tiquete de trem no dia da viagem... ia morrer numa grana...
Mesmo assim, vamos ver no que que dá.
Internet...
Site da companhia...
Data de embarque...
Data de retorno...
Número de passageiros...
Etc, etc, etc...
Voilè!!!
Mensagem: Existe vaga na Primeira Classe com preco menor que de classe economica.
Será verdade?
Vou entrar no site em francês (achando que ia entender melhor o francês que o inglês, rs rs rs)...
Mesma coisa. Será verdade mesmo?!?!
Vou reservar pela internet e bilhetar na estacao. Lá posso perguntar melhor.
Resumindo: Era verdade e viagei ao lado das celebridades, numa big poltrona e serviço de bordo. Só não tinha internet.
Tudo bem, nessa tarifa vou perdoar, mas a Rail-Girl vai ter que ir fazendo cafuné até a Brussels molhar (Para nao me entender mal, Brussels é Bruxelas em inglês e o termo "Brussels molhar" significa chover em Bruxelas, ok?).
Brincadeiras a parte, uma das coisas que me encantam na europa são as ofertas para quem se programa com muita antecedência e para quem aguarda até o último minuto. Melhor vender mais barato no último minuto que não ocupar assentos ou quartos. Ótimas referências são os sites www.lastminute.com e www.hotelclub.com .
Chegando em Brussels (ainda bem que não tava molhada... ainda) descubro que eles nao falam nem inglês, nem francês, nem espanhol, muito menos o português.
Fui pedir informações, a mulher falava algo parecido com o inglês, só que com a garganta (parecia aquelas bandas de hard-rock, tipo Korn) Yourrrr Hotelrrrrrr isn´t-rrrrrrr so-rrrrrr farrrrrrrrrr.
Me disse para não pegar o metro, que era melhor ir de TRAM.
TRAM? Que porra é TRAM. Na Holanda é tipo um bonde, mas a Korn-Girl me mandou descer as escadas....
????
Encontro a linha que ela falou.
Bem... encontro 3 escadas com a indicação da mesma linha.
Qual pegar?
Vamos dar trabalho pro anjo da guarda.
Uni, duni, tê....
Fui pela direita (como falava o Leão da Montanha? Saída estratégica pela direita!!!)
De repente chega o TRAM. Número certo na frente, não vi guiche ou máquina para pagar o bendito TRAM. Acho que devo pagar no próprio TRAM, igual Amsterdan. Acho...
Entro no veículo, não vejo cobrador, não vejo indicação de preço, não vejo nenhuma mensagem,...,????,...,????,...
Me dirijo ao motorista para perguntar como faço para pagar...
Tento me comunicar sabendo que ele nao ia falar nem português, nem inglês,...
Só escuto aquelas gentis palavras:
argtsrrrrrrr hdsusbsgsrrrrrrr hreeomssqdrrrrrr vqfadarqrrrrrr
Tentei traduzir, mas soh conseguia chegar em algo assim:
son-rrrrr of-rrrrrr bitch-rrrrrr
f*-rrrrrrr you-rrrrrrr guy-rrrrrrrrr
Claro que tentei argumentar:
f*-RRRRRRRRRRR you-RRRRRRRRRRRRR
Desisti do diálogo.
Sentei-me e tentei identificar a estação onde pararia...
Outra descoberta!
Assim como o metro, o TRAM tem aquele mapa da sequência das estações onde para.
Let me see... Let me see...
Voilè!!!
....
Voilè???
What "porra" is it?
5 mapas de destino, todos passando pela estação que cheguei.
Qual eu tô?
Começo a acompanhar o nome das estações por onde o TRAM está passando.
Volto aos mapas.
No mapa onde constam as estações que passei, não consta a estação onde peguei o TRAM.
"Senhor meu Deus, perdoa a minha ignorância e, principalmente, minha arrogância por achar que seria fácil. Por favor me dá uma luz. Mas nada dessas mensagens indiretas não, que eu não tô num bom dia!(rs rs rs)"
Começo escutar alguém falando em Português!!!
Voilè!!!
Deus operou em mim e agora as pessoas falam nessa lingua escrota e eu entendo em português!!!
....
????
....
Acorda!!!
Tem um brasileiro no TRAM, só isso.
Só isso GRAÇAS A DEUS! (Meu eterno obrigado!)
Chego ao brasileiro que falava ao telefone, espero ele terminar, me apresento como brasileiro, peço informação e...e...
Ele vai descer na mesma parada que eu.
Me disse que se paga ao entrar no TRAM diretamente ao motorista, mas como o meu simpático condutor nao conseguiu me explicar, eu poderia saltar do TRAM sem problemas.
Problema teria se a policia Belga (deve ser chefiada pelo Hercule Poirot, só pode) pedisse meu tiquete. Multa: 50 Euros!!!
Me livrei. E não paguei o TRAM!
f*-se-rrrrrrrrr TRAM-rrrrrrrrr
Na saída da estação encontro um mapa, agora fácil de localizar e chego ao Hotel sem nenhuma outra dificuldade.
Deixo minha bolsa lá e saio para procurar um lugar para jantar.
Engraçado, são +- 21horas, ainda está claro (sabe como é horário de verão na europa), mas nao tem ninguém na rua.
Estranho...
Procuro, procuro, procuro e só vejo uma ou outra pessoas bem distantes atravessando a rua.
Porque tão poucas pessoas na rua???
...
???
...
Bem...
Próximo ao Hotel tem uma Galeria, Galerie du Infernè, tipo Museu, que estava expondo alguma coisa em memória a Van Helsing, com fotos, objetos,etc,etc,etc.
Pergunta: Mas Van Helsing não é um personagem de ficção?
Tento ler as placas...
Van Helsing...
Não-sei que...
Não-sei que...
Tambem não entendi...
Vampire!!!
Essa eu entendi!!!
Mas...a....b....c...
Nao é ficção essa história de vampiro?!?!?!
...
Volto a olhar a vitrine, observo pequenas caveiras, ossos humanos... "Humanos"?!?!
...
Porque não tem ninguém na rua?
...
Melhor voltar ao Hotel...