Ir para conteúdo

Posts Recomendados

  • Membros de Honra

Oi, Ludi,

 

então, volta umas 2 ou 3 páginas desse mesmo tópico que tem informações sobre os ônibus, inclusive os telefones das empresas que fazem essa linha. Acho que tem outros horários pra Alto e pra São Jorge.

 

Com relação à trilha, é tranquilo fazer com um grupo, não atrapalha o seu momento introspectivo (rsrs). É só quando chegar na cachoeira dar uma afastada da galera. Mas cuidado pra não entrar em meditação profunda e ser esquecida na quebra, hein... :D Geralmente o pessoal que vai pra esses lugares é mais sossegado, não faz muita bagunça, EXCETO em feriados, que vai muita gente só pra tomar todas e fazer o máximo de barulho possível.

 

Boa viagem!!

Link para o comentário
  • Colaboradores
Olá pessoal, que ótimo encontra este tópico!

Tipo: ônibus de goiânia para alto paraíso só sai durante a noite e chega de madrugada. E ônibus de alto paraíso p/ são jorge, pelo que vi, é só uma vez ao dia às 16h!! (aí eu já perderia um dia...) O único relato q eu vi de uma situação meio parecida é o do RRONYR (acho q isso) que chegou de madrugada em alto paraíso e ficou enrolando em um bar até achar uma carona p/ são jorge. Mas assim, ele é homem e de certo tá acostumado com essa viagens no improviso. Alguém sabe de uma opção para não chegar de madrugada e ficar perdida?? ::sos::

 

Oi Ludielma,

 

Pegar carona entre Alto e São Jorge é muito comum, sempre rola. Mas se não é acostumada a improvisos como citou, tem algumas alternativas para não ficar perdida na madrugada.

Você pode reservar uma pousada perto da rodo e conhecer alguma cachu em alto mesmo e seguir no final da tarde para São Jorge. Pode ir também de moto táxi... Mas leve agasalho porque faz frio demais e se prepara para chegar com muuuuita poeira no corpo. rsrs

Ô, mas acho pouco só um final de semana... Se não vai passar muito tempo na estrada e quase nada na vila. Às vezes uma opção seria ficar em Alto Paraíso que tem lugares lindos para conhecer.

 

Boa sorte!

 

Bjoooo

Link para o comentário
  • Membros

Jane, liguei na empresa de viação e ônibus de Goiânia pra Alto Paraíso é só 20h30...

ah, e como não vou em feriado vai ser ótimo.

Cris, eu aceitaria carona de boa. O improviso q digo é chegar lá pela madruga e não encontrar nada aberto (insegurança de iniciante), mas vou ver as pousadas em Alto Paraíso e de repente eu fique por lá mesmo.

 

Obrigado pelo incentivo ::Ksimno:: e valeu pela dicas!

::otemo::

 

bjos.

Link para o comentário
  • Membros

Estive na Chapada dos Veadeiros no Corpus Christi, e, reforçando o que foi dito antes e trazendo uma visão mais "atualizada", tenho a dizer o seguinte:

 

1. Ficamos em Alto Paraíso, na Pousada dos Guias. A pousada é confortável e oferece um preço acessível, quando comparada com as outras. O dono-administrador Janio recebe muito bem e dá boas dicas de passeio. O café da manhã é bem reforçado. Dito isso, penso que da próxima vez ficaria em São Jorge. Esse povoado (distrito de Alto Paraíso, acho) me pareceu mais aconchegante e rústico, talvez como Alto Paraíso deve ter sido a alguns anos atrás. Alto Paraíso possui mais estrutura e "cara" de cidade do interior, com um povo bem anfitrião (não consigo recordar nenhum outro lugar em que me foi oferecido café em uma farmácia!). São Jorge está mais próximo do Parque Nacional e de mais cachoeiras. À noite, não conseguimos achar muita coisa para se fazer em Alto Paraíso (fomos até parar em um rodeio em Colinas do Sul) e São Jorge me deu a impressão de mais movimento, até porque as pessoas ficam mais concentradas, diferente de Alto Paraíso, mais disperso. Não conheci Cavalcante, mas meus amigos falaram que é um ótimo lugar para ficar também.

 

2. Quanto à alimentação, há um self-service simples, mas bom, e barato, na rua principal de Alto Paraíso (ele fica logo depois do CAT - Centro de Atendimento ao Turista). Recomendamos também a pizzaria Taj Mahal, que possui qualidade e preço honesto. Em São Jorge, comemos no Lua de Jorge, um restaurante mais alto padrão e, em consequencia, de mais alto preço. Tem musica ao vivo e acredito ser um ambienter agradável para casal.

 

3. Vamos às cachoeiras e lugares que conheci na região:

 

a) Cachoeiras da Loquinhas (na verdade, são sete quedas de água, seguindo o curso de um rio estreito) - as águas são muito cristalinas (e estavam geladas de cortar a carne) e os poços ficam no meio das árvores, com pouca incidência de sol, criando um cenário bonito de se ver. Não são excepcionais e talvez por isso mesmo não tem um fluxo intenso de turista, o que permite desfrutar melhor e com mais exclusividade o local.

 

b) Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros - Trilha dos Cânions - como já dito, o Parque possui duas possibilidades de trilhas, que devem ser necessariamente acompanhadas de guias: a trilha das Cachoeiras (onde se vai ao Salto do Rio Preto) e a Trilha dos Cânions. Fizemos a Trilha dos Cânions. Na verdade, do Cânion, já que o Cânion 1 está fechado para visitação. De acordo com o guia, ele foi fechado em razão da época de procriação do pato mergulhão. O Cânion 2 é bem interessante e logo depois caminha-se para a Cachoeira do Carioca, que é uma queda de altura considerável, com um poço muito bom para nadar. O passeio é bacana e deve ser feito (10 km - 5 para ir e 5 para voltar), embora talvez, nessa época, o do Salto do Rio Preto possa ser mais interessante.

 

c) Vale da Lua - na real, embora seja uma formação rochosa peculiar, não é um atrativo dos mais interessantes. Mas como ponto turístico, sempre acabamos por visitar. Se o tempo for escasso, sugiro deixar essa visita para o final do dia, como fizemos, pois o poço para banhos perde para as outras cachoeiras da região. É um local para ver, apreciar, tirar fotos e se mandar (ah, mas não esqueça de comer um pastel acompanhado de água de coco ou caldo de cana na saída!)

 

d) Cachoeira dos Couros - essa sim eu recomendo como destino obrigatório! O local é de díficil acesso: a estrada de terra não é das melhores, o caminho é cheio de bifurcações e, embora não haja obrigatoriedade de guia, sugiro fortemente que se vá com quem sabe como chegar lá. Montamos um grupo de 8 pessoas, arrumamos uma van (escolar) em Alto Paraíso, com a ajuda do Janio, e fomos. A Cachoeira fica em uma área particular, ao que me parece hoje sob a administração do MST. Pagamos R$ 5 por cabeça para entrar, mas, como tudo por lá, o preço é sempre negociável. Anda-se ainda um pouco para chegar à Cachoeira - na verdade, são duas quedas. Mas a segunda queda seguindo o rio dos Couros é que é desbundante (e difícil de descrever, mas vamos lá): o curso de água cai, primeiro, em um nível, tipo uma plataforma, criando um pequeno poço. Nele, a água tem uma força tremenda e dá vertigem de chegar embaixo da cachoeira para não cair pelas pedras. Após esse poço, a água cai em um pequeno cânion, seguindo para outros poços. Só vendo mesmo para entender... No ranking de cachoeiras do Brasil que conheço, perde somente para a Cachoeira do Buracão, na Chapada Diamantina.

 

e) Cachoeira Almécegas II - Essa também vale muito a pena conhecer. As pedras em que passa a água da cachoeira possui uma vegetação que faz dela um lugar especial. Fica próxima a Almécegas II e à Cachoeira São Bento. Como o tempo estava escasso, não conseguimos conhecer essas duas. É nessa Fazenda São Bento que se pode praticar também tirolesa, organizada pela agência de esporte de aventuras Travessia.

 

Outras cachoeiras que não visitamos mas foram muito recomendadas: Cachoeira do Segredo e Cachoeira Raizama.

 

Ah, e essa eu tinha que compartilhar: saindo de São Jorge à noite para Alto Paraíso, topamos com um lobo-guará no caminho. É tão raro esse encontro inusitado que uma funcionária da Pousada dos Guias falou que nunca tinha visto um lobo-guará.

 

Até

Link para o comentário
  • 3 semanas depois...
  • Membros

Olá gente, alguém poderia me indicar alguns locais para ir à chapada dos veadeiros?

Eu estou em dúvida em onde ficar (cidade) e quais locais conhecer, já que talvez eu só fique uns 4 dias, até pq eu estarei emendando outra viagem que farei para Minas Gerais. Ai quero aproveitar e conhecer o parque ou um pouco dele.

 

E também gostaria de umas dicas para o mês de julho? está muito frio? está calor? detalhe estou pensando em ficar em alguma pousada ou albergue, mas ainda não decidi qual, justamente por causa de qual cidade ficar e quais lugares conhecer.

 

Obs: pretendo ir por volta do dia 05/07 e ficar até dia 09/07 por ai. Se tiver locais baratos para ficar e comer eu até consiga prolongar em um dia, ai eu posso ir a mais de uma cidade. 3 dias em uma e 2 em outra cidade +-.

 

Pretendo fazer um passei para não gastar muito, alguém tem idéia se R$ 500 a 600 R$ da tranquilo?

 

Obrigado desde já.

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Rafa,

primeiro dá uma lida nas páginas deste tópico. Tem muita informação e talvez todas as suas perguntas já tenham sido respondidas.

Em julho faz frio sim. Aqui em Brasília tem feito de 12 a 16 graus de madrugada. Lá, como é cerradão, faz mais frio. Mas os dias são bastante ensolarados.

Essa grana que vc falou dá tranquilo.

Inté!

Link para o comentário
  • Membros

Obrigado Jana_Bsb.

Eu já dei uma boa olhada no tópico, mas a dúvida é cruel d+ hehehe, há tantos lugares que gostaria de conhecer que fico em dúvida em qual ir já que o tempo é curto.

Mas provavelmente irei para São Jorge msm e conhecer os locais próximos dali.

 

Obrigado pelas dicas.

 

A só uma pergunta, como irei de onibus, eu vou até Brasilia e de Brasilia pego um onibus para Alto Paraíso, e depois pego um moto taxi (+ barato) até São Jorge né. Qual mais ou menos é o preço dos moto taxi lá? Só para mim não acabar levando um cano pelo preço :D.

Link para o comentário
  • Colaboradores
Obrigado Jana_Bsb.

Eu já dei uma boa olhada no tópico, mas a dúvida é cruel d+ hehehe, há tantos lugares que gostaria de conhecer que fico em dúvida em qual ir já que o tempo é curto.

Mas provavelmente irei para São Jorge msm e conhecer os locais próximos dali.

 

Obrigado pelas dicas.

 

A só uma pergunta, como irei de onibus, eu vou até Brasilia e de Brasilia pego um onibus para Alto Paraíso, e depois pego um moto taxi (+ barato) até São Jorge né. Qual mais ou menos é o preço dos moto taxi lá? Só para mim não acabar levando um cano pelo preço :D.

 

Oi Rafa!

 

Tem ônibus direto de Brasilia para São Jorge. Moto táxi é só em emergência, pq fica muito caro.

Dá outra olhada com calma que vc vai achar preços, horários e até as empresas que faz esse trajeto (bsb/são jorge).

 

Bo sorte aí!

 

Bjooo

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...