Ir para conteúdo

Posts Recomendados

  • Membros
Citar
2 horas atrás, Giovanna Tazawa disse:

oi, pretendo viajar para chapada diamantina. Qual a melhor época do ano para ir, para fazer trilhas e aproveitar bem a viagem?

Olha, eu já fui várias vezes pra Chapada e nunca peguei tempo ruim por lá! O ideal seria de Novembro a Fevereiro... Todas as vezes que fui foi nesse período!

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Fala Galera!
Estou querendo ir para Chapada Diamantina agora em novembro e estou procurando companhias para dividir os custos de aluguel do carro e guias. Ainda não tenho data certa, aceito sugestões.
Se tiver alguém com a mesma intenção e quiser trocar uma idéia, me chama lá no Whatsapp!
21 981134572
Thiago

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
  • Colaboradores
Em 21/09/2017 em 16:40, Giovanna Tazawa disse:

oi, pretendo viajar para chapada diamantina. Qual a melhor época do ano para ir, para fazer trilhas e aproveitar bem a viagem?

de uma forma geral, comparado com o sudeste do país, aqui na chapada chove pouco e as chuvas são espalhadas ao longo do ano. porém, é no verão que a incidência de chuvas é maior. por outro lado, com as chuvas fica tudo mais bonito.

se vier num período pesado de estiagem é capaz de pegar várias cachoeiras sem água e rios "parados".

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Boa noite gente.

Estou com o desejo de conhecer a chapada diamantina juntamente com minha esposa. Moramos em Salvador, mas não tenho muita experiência com estrada e por isso pretendemos ir de ônibus mesmo e ficar em Lençóis. Queria saber quais os locais que poderíamos conhecer sem estar de carro. Se alguns poderíamos ir andando, ou em torno de quanto sairia contratar um guia ou então uma agência.

Agradeço !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Mateus, ir sem carro pra Chapada limita bastante o que se pode fazer por lá, e te põe nas mãos das agências, pra duas pessoas acabaria ficando bem caro. Andando são pouquíssimos lugares que dá pra fazer. Olha só, você está com a faca e o queijo na mão, porque mora em Salvador e tem carro. Concordo com você que ir pela BR é tenso, porque são muitos caminhões e muito trânsito. Mas eu fui por cima, por Ipirá, um desvio de pouco mais de 30 km mas por onde eu peguei uma estrada em excelentes condições e sem trânsito nenhum. Foi muito tranquilo. E, além da economia em dinheiro, você estará livre para fazer os passeios do seu jeito, no seu horário. 

Esse é o link pro relato que eu fiz quando fui pra lá. Fala dos lugares que eu fiz sem guia, e que você também poderá fazer (pra você ter uma idéia, um lugar que não precisa de guia, e sem ter que pagar pra uma agência te levar até lá, o custo seria só o da gasolina, enquanto uma agência com guia deve estar em torno de uns 80 a 100 reais por pessoa)

Qquer coisa é só perguntar.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores
Em 26/10/2017 em 18:59, mateus_ecb disse:

Boa noite gente.

Estou com o desejo de conhecer a chapada diamantina juntamente com minha esposa. Moramos em Salvador, mas não tenho muita experiência com estrada e por isso pretendemos ir de ônibus mesmo e ficar em Lençóis. Queria saber quais os locais que poderíamos conhecer sem estar de carro. Se alguns poderíamos ir andando, ou em torno de quanto sairia contratar um guia ou então uma agência.

Agradeço !

Como Derien falou, a pé na Chapada limita muito e te deixa na mão das agência$, e não é todo mundo que tem grana sobrando pra pagar esses pa$$eios.

A pé em Lençois diria que você consegue fazer o básico: Rio Ribeirão e Muritiba/Serrano. Dá pra ir sem guia numa boa. Cachoeira do Sossego não é tão difícil, mas se você não tiver experiência em trilha é melhor ir com um guia. Como o movimento lá em Lençois é grande, é capaz de você conseguir conhecer alguém que está indo e sabe o caminho. Quem tem boca vai a Roma, diriam. E tem a Gruta do Lapão também, mas não sei como é o acesso, mas fica próximo a cidade.

 

De carro seria bem mais fácil, com certeza, mas passo com frequência na BR-242 e sei como é.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Olá galera, todas as sugestões aqui são super válidas. Um coisa que caso você esteja acostumado, já sabe: Quem manja e gosta, chegando em Lençóis por exemplo, com bastante tempo, consegue conhecer digamos que 85% da Chapada Diamantina só na caminhada. O parque todo disponibiliza de trilhas de níveis fáceis ou difíceis... Agora vai da experiência de cada pessoa e coragem. Sempre recomendado não fazer SOZINHO porque de animais peçonhentos, onças ou algum outro possível imprevisto que mesmo sendo raro de acontecer, há a possibilidade. Por outro lado, caso queira fazer os passeios com guias, é bom conversar direitinho com o mesmo ANTES da trilha para ver se há afinidade pois caso em primeira instância você não seja gentilmente tratado, pode ter certeza que o passeio não será tão bom. Essa afirmação digo por relatos, em geral duas vezes que fiz passeios com guias, dei sorte de serem nativos tranquilos, humildes e com muitas histórias para contar. Conheça a flexibilidade do mesmo para não se sentir preso/limitado. Uma coisa é certa: Com guia ou sem guia você poderá fazer sua trilha devidamente equipados com seu gps, EPIS (rsrs) e com toda prioridade ACOMPANHADO com qualquer pessoa...

Algumas cidades poderão ser visitadas utilizando transportes como ônibus ou vans, outras, caso não seja por meio de trilha, as pessoas costumam alugar carros. Essa parte não tenho experiência por não necessitar, porém alguns locais como Ibicoara e Vale do capão possuem estradas de terra que poderão desgastar bastante seu veículo. Sendo assim, a possibilidade do aluguel de um carro para minha ida em Ibicoara por exemplo mais uma vez, não seria descartada.
20171023_100537.thumb.jpg.c365d6dce1dfbefbbda42b5e233f6ccd.jpg

Bom passeio a todos, muita luz, tranquilidade, aventura e paz.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Para aqueles que tem dúvidas sobre o que fazer na Chapada Diamantina, tenho aproveitado minha estada por aqui para construir um guia rápido com os atrativos da região.

Tentando ir além daqueles locais mais conhecidos e super batidos. Coloco informações sobre o nível de dificuldade da trilha, onde começa, fotos e também disponibilizo o tracklog.

Os atrativos estão separados de acordo com a cidade a qual pertencem. Convido a todos para dar uma conferida:

https://caminhosdomato.blogspot.com.br/2017/09/guia-chapada-diamantina.html

Se o tempo firmar, até o final do ano pretendo conhecer as cachoeiras de Andaraí/Itaetê, que são consideradas as mais "selvagens" aqui da região.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...