Ir para conteúdo

Posts Recomendados

  • Colaboradores
Em 02/01/2018 em 20:21, caiquegois disse:

Olá, estou indo pra Lençóis no dia 10/01. Vou sem carro e estarei dependendo de transporte para as cidades ao redor da chapada (palmeiras, vale do capao, mucugê, etc.). Se alguma boa alma estiver disposto a dar caronas eu ajudo com os custos de gasolina, ou se alguem tiver informações sobre os ônibus intermunicipais eu seria muito grato.

de lençois pra palmeiras/capão é fácil. tem o rápido federal que faz esse trajeto, basta checar os horários. de palmeiras ao capão é tranquilo, descendo do ônibus alguém vai oferecer esse transfer. pra mucugê não é tão fácil assim, vc tem que sair de lençois e ir pra tanquinho (fácil), e de lá pegar algum ônibus que passa por mucugê. tem as empresas emtram e novo horizonte que tem linhas para barra da estiva/conquista/etc. os horários são incertos, mas passam sempre na parte da manhã.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Colaboradores

Blog atualizado, com mais atrativos da Chapada Diamantina: https://caminhosdomato.blogspot.com.br/2017/09/guia-chapada-diamantina.html

Até agora temos os seguintes atrativos:

ANDARAÍ:

- Cachoeira do Ramalho e Rodador do Rio Baiano;

- Rampa do Caim

-  Cachoeira da Rosinha, Papiaca (Segredo) e Poço da Judite

- Cachoeira Três Barras e Cristais

- Caldeirões do Roncador

- Cachoeira da Roncadeira

- Cachoeirão por cima

- Cachoeira do Zé Bocório e Três Barras II

IBICOARA:

- Cachoeira do Buracão

ITAETÊ:

- Cachoeira Encantada

- Poço Encantado

LENÇOIS:

- Cachoeira do Mosquito

MUCUGÊ:

- Cachoeira do Córrego de Pedras

- Cachoeira do Funil e Andorinhas

- Cachoeira da Fumacinha por cima

- Mirante da Rampa do Pati

NOVA REDENÇÃO:

- Poço Azul

PALMEIRAS:

- Cachoeira da Fumaça por cima

- Poço do Gavião

- Cachoeira do Riachinho

- Morro do Pai Inácio

- Monte Tabor (Morrão)

- Águas Claras

IRAQUARA:

- Fazenda Pratinha

Travessias Andaraí x Lençois; Mucugê x Andaraí; Aleixos x Andaraí (Vale do Pati); Capão x Lençois (Trilha das Mulas)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
  • Membros

Olá pessoal!

 

Estou indo para a Chapada com um amigo gringo em Maio.

Na verdade vou passar super rapidamente por lá (eu sei, é uma pena e não dá pra ver nem 5%, mas foi a única forma que eu encontrei de dar uma 'encaixadinha' da Chapada no meio do roteiro) - Saio de Boipeba dia 04 de maio (sei também, longe pra burro! hehe) com a missão de chegar em Lençóis nesse dia. De Boipeba eu atravessaria para Valença e de lá... alguém ajuda? Caminho todo de volta a Salvador e de lá pego um bus? Dá pra alugar um carro em Valença e deixar depois em Porto Seguro? (sim, ainda desço pra Caraíva depois da Chapada, rolêzão...)

Alguém ajuda?

 

Obrigada!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Admin

A Chapada Diamantina é do tamanho da Bélgica, você pode até dar uma passadinha, mas o tempo da viagem vai ser maior que a passadinha.  De Valença pra lá vc vai passar pelo meio do sertão e por estradas secundárias: Valença > Jequié > Pegar a BR 330 > BR 242 > Lençóis. 

Talvez seja mais fácil alugar em Salvador mesmo. De lá é mais fácil seguir pra Chapada. É só pegar a BR 242 direto.  Você pode fazer um bate volta de catamarã de Salvador / Morro de SP / Boipeba.

O local de partida da viagem é onde?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

@Laura Vieira voltei ontem da Bahia e fiz de ônibus exatamente o que vc quer fazer mas ao contrário (estava no Vale do Capão e depois fui pra Boipeba). Então, de ônibus, o roteiro seria o seguinte: de Valença vc pega um ônibus para Feira de Santana, e de lá saem os ônibus para Lençóis. A empresa é a Real Expresso e eles vendem passagem pela internet. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Acabei de voltar da Chapada Diamantina (Lençóis, Vale do Capão e trekking Vale do Pati), não fiz tanta coisa como gostaria, mas do pouco que fiz gostaria de contribuir, já que as infos daqui me ajudaram bastante:

- em Lençóis:

  • recomendo o Hostel Albergue de Lençóis: bom preço, o café da manhã é cobrado à parte, mas vc pode fazer o seu café se quiser (eu fiz isso);
  • ajuda bastante baixar o aplicativo Maps.me para fazer as trilhas curtas e fáceis;
  • usando esse aplicativo fizemos as trilhas do Mirante, Cachoeira da Primavera e do Serrano, é preciso um pouco de atenção com bifurcações, mas no geral a trilha é bem marcada, só ter um pouco de paciência e bom-senso. A trilha é perto da cidade e vc não vai se perder no meio da chapada se pegar o caminho errado. Digo isso pq tem um pessoal no começo da trilha que vende serviço de guia e ficam falando que é perigoso e etc., não dê ouvidos a essas pessoas, se tiver um mínimo de experiência em trilha dá pra ir por conta sim.
  • sem carro vc fica à mercê das empresas de turismo, que cobram um valor alto para visitar as atrações e em muitas delas nem é preciso um guia. Vale a pena vir de carro (ou alugar, se vc estiver com uma galera pra dividir). Um dia que juntou uma galera no hostel alugamos um carro por meio período (pega de manhã e devolve no final do dia) por 120,00 + combustível que usar. Creio que se vc alugar um carro desde Salvador e tiver gente para dividir, o valor pode sair bem mais em conta.

- Vale do Capão:

  • fiquei no Camping Sempre-Viva, não estava muito cheio para um carnaval, o banheiro é ok e internet pegava razoavelmente bem em quase toda a área do camping, banheiros e cozinha sempre limpos (só achei que a cozinha não estava muito equipada pois senti falta de talheres, copos e microondas, mas enfim, é camping); a distância para o centro do Vale do Capão é boa, não era muito longe se comparando com outras hospedagens e campings
  • a Cachoeira da Fumaça por cima é tranquila de visitar (se vc não for extremamente sedentário), os guias não ficam te vendendo passeios (só se vc quiser mesmo) e eles inclusive têm uma associação onde explicam um pouco algumas normas de segurança, o trabalho de conservação que eles fazem e pedem uma contribuição; e vc pode usar o banheiro e pegar água com eles; achei bem legal essa forma de trabalhar, ou seja, sem querer meter medo ou enganar a galera.

- Vale do Pati:

  • pesquisar preços em Lençóis é mais fácil pois existem diversas agências que oferecem e até prospectam clientes; já no Vale do Capão não haviam essas agências, vc encontra os guias perguntando com a galera. Tive a percepção de que no Capão tem mais guias independentes, enquanto que em Lençóis são mais empresas de turismo, ficando geralmente mais barato contratar os guias independentes.
  • vale a pena fazer o passeio de 5 dias ou mais, se puder. Eu tinha a ideia inicial de fazer apenas 2 dias pra não sair tão caro. No fim acabei fazendo 3 dias, porém praticamente é um dia só pra entrar no vale e outro para sair, com isso, num passeio de 3 dias, vc terá somente 1 para realmente explorar o Pati. Fiquei com a impressão de que vou ter que voltar de novo para vivenciar melhor o Pati. Sai mais barato pagar caro de uma vez do que fazer duas vezes (pelo menos se vc mora longe da Chapada)
  • legal fazer a trilha de calça ou uma meia mais comprida, que cubra as canelas, pois a vegetação arranha bastante a perna. Camiseta de manga comprida tbm é uma boa ajuda.

Geral:

- tem muita coisa pra fazer na Chapada, acho que o ideal seria formar um grupo de 3 a 5 pessoas, vir de carro (ou alugar um desde Salvador) e ficar explorando lá por umas 2 semanas. Seria um tempo razoável pra explorar as atrações em volta da Chapada e dentro dela (Vale do Pati), mas se tiver mais tempo (e dinheiro), vale muito a pena visitar a Chapada!!!

Valeu!

  • Obrigad@! 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

@Eduardo Sokei Muiiiiiito obrigada!!!!

Olá pessoal!

 

Estou indo para a Chapada com um amigo gringo em Maio.

Na verdade vou passar super rapidamente por lá (eu sei, é uma pena e não dá pra ver nem 5%, mas foi a única forma que eu encontrei de dar uma 'encaixadinha' da Chapada no meio do roteiro) - Saio de Boipeba dia 04 de maio (sei também, longe pra burro! hehe) com a missão de chegar em Lençóis nesse dia. De Boipeba eu atravessaria para Valença e de lá... alguém ajuda? Caminho todo de volta a Salvador e de lá pego um bus? Dá pra alugar um carro em Valença e deixar depois em Porto Seguro? (sim, ainda desço pra Caraíva depois da Chapada, rolêzão...)

Alguém ajuda?

 

Obrigada!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • 4 semanas depois...
  • Membros

Gente, estarei na região de Gandu  - ao sul da chapada - e gostaria de ir para a parte sul da mesma, especialmente Ibicoara ou Mucugê. Até agora so ouvi que para acessa Mucugê eu precisaria ir atéééé Feira de Santana, que é muito ao norte, na altura de Salvador. Achei esse caminho o maior contracenso do mundo, demorado e caro. Existe alguma forma de ir até mucugê ou ibicoara via sul?! Não é possível que nenhuma empresa vá indo de cidade em cidade do interior ali por baixo...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Galera vou para chapada em maio de ônibus, sairei de Porto Seguro para Lençóis, me falaram que a melhor rota era por Conquista, mas não achei ônibus de lá para Lençóis, alguém sabe me informar se tem e quais os horários? ahh se tiverem indicações de guias também serei muito grata, vou com um amigo e não teremos transporte lá e queremos ficar 7 dias.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...