Ir para conteúdo

Trilhas em Florianópolis - Perguntas e Respostas


Posts Recomendados

  • Membros

Joel

 

Já visite o teu site mas não sabia que era você ... rsrsrsrs

 

Vi o relato do acampamento ao Cambirela. Eu e alguns amigos estamos pensando em fazer o mesmo. O que você achou ? Muito arriscado ? É uma região com tempo instável e bem suscetível a raios, não ? Nunca subimos mas considero que temos bom preparo. Será que é mais jogo fazer um bate e volta ?

 

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Grato pela visita :D

sinta-se em casa e volte sempre. rsrsrs

 

Cambirela

1) o q achei? cansativo, mas muuuuito bom.

2) muito arriscado? nao.

3) tempo instável - esses meses é horrivel mesmo, mas isso é la encima ou aqui embaixo. Lá só é mais intenso :D

4) suscetível a raios? confesso q eu fiquei apreensivo durante aa noite por causa de muitos raios na região toda (nao era no morro, mas em toda a Grande Fpolis naquele findi. A tormenta foi a pior do ano, acho. Conversei com pessoas mais experientes sobre o assunto e me garantiram q provavelmente raios nao nos atingiriam ali onde estávamos.

5) bom preparo: é uma trilha difícil, longa e pesada. Bom preparo é o ideal, mas acredito q qualquer um com vontade e determinação sobe na boa. Claro q alguem com bom condicionamento fisico, no tempo normal faz 3hs subindo. Alguem semi-sedentario vai demorar 5h, 6h, sei la. rsrsrs (mas não é caminhada para cardiacos. perigo mesmo)

6) bate-volta x acampar = são duas formas bem distintas d encarar o pico. Eu curti ambos, mas qdo subir d novo (espero q ainda este ano, talvez em novembro) será pra acampar d novo. Particularmente acho q ficar duas horas lá encima é pouco pro esforço da subida. além do mais, o visual noturno das luzes da cidade e o nascer do sol (desta vez nao deu) é impagável :D

 

Sugestões:

NUNCA fazer no verão: muito quente e perigo d animais peçonhentos.

Bate-Volta - se decidirem fzr isso, subam em grupo nao menor d 3 e nao maior q 8 pessoas. condicionamento fisico mais ou menos igual entre os participantes. Subam 7 d manhã para subir tranquilo, chegar pouco antes do meio dia, curtir até 13h, 14 no maximo e voltar. (na mata fechada escurece rápido demais). Vantagem: pouca "bagagem"

Acampar - levar o mínimo necessário. NAo esquecer lanterna. prefiram comidas enlatadas, nada q precisem preparar/cozinhar. Além da barraca, levar lona pode t salvar d uma noite "molhada" se chover. Em Novembro to pensando acampar d novo. Se quiser, fikdik, se cadastra na newsletter do site para receber convites/noticias/etc.

 

Bom, qualquer coisa pergunte ai. Falou!

 

Joel

Já visite o teu site mas não sabia que era você ... rsrsrsrs

Vi o relato do acampamento ao Cambirela. Eu e alguns amigos estamos pensando em fazer o mesmo. O que você achou ? Muito arriscado ? É uma região com tempo instável e bem suscetível a raios, não ? Nunca subimos mas considero que temos bom preparo. Será que é mais jogo fazer um bate e volta ?

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Dica de próximas trilhas (todas GRATUITAS, obvio)

 

24/10/09 Sábado - Trilha NOTURNA Arqueoastronômica e Observação Astronômica - Morro da Galheta (Noites Galileanas)

http://www.fazendotrilhas.com.br/2009/10/noite-galileana-em-floripa-241009.html

[Organizada pela Instituto Multidisciplinar de Meio Ambiente e Arqueoastronomia]

 

25/10/09 Domingo - Trilha do Córrego Grande ao Canto da Lagoa

http://www.fazendotrilhas.com.br/2009/10/trilha-canto-da-lagoa-ao-corrego-grande.html

[Organizada pela AAPE]

 

Ambas precisam de confirmação, pois as vagas são limitadas.

 

Abraços trilheiros e mochilísticos ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

TRILHAS NO FERIADÃO DE NOVEMBRO - DICAS

 

Olá mochileiros/trilheiros,

Aproveitando merecidamente nosso feriadão, FazendoTrilhas:

 

Sábado 31/10/09 Trilha da Gurita.

Lagoa do Peri, Floripa, SC.

http://www.fazendotrilhas.com.br/2009/10/trilha-da-gurita-311009-convite.html

 

Segunda 02/11/09 Trilha da Pedra Branca

São José, SC

http://www.fazendotrilhas.com.br/2009/10/trilha-pedra-branca-021109-convite.html

 

Bom feriado a todos!

 

Abraços Trilheiros mochilísticos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Tópico editado

 

Pessoal, pra quem tiver interesse estou anexando o arquivo do GPS com os dados das duas trilhas que fizemos. Ele pode ser aberto no Google Earth e dá uma idéia do que se encontra lá.

 

Abraço a todos

Luciano

 

Cambirela.gpx

 

----------------------------------------------------

 

Trekking e camping no topo do Cambirela

 

Depois de muito tempo tentando conciliar horários e clima partimos para a tão quista subida ao topo do Cambirela, eu, Fábio e Rodrigo.

Saímos de Criciúma na sexta, dia 23/10, por volta de 11 horas da manhã chegando a comunidade da Guarda do Cubatão as 2 horas da tarde, depois de breve parada para um lanche.

Após estacionar o carro iniciamos os preparativos para a subida. Partimos as 2:40 hs. O nosso ponto de referência foi a creche do bairro. Há uma rua sem saída defronte a ela que termina em um sítio. Cruzando este sítio temos acesso ao início da trilha. (existem placas sinalizando). Pelas informações que colhi esta é a subida pela face leste do morro. Existem dois trechos bem distintos: o primeiro onde caminhamos sob a mata atlântica. e o terreno estava relativamente seco após um período sem chuvas. Prosseguimos sem muita dificuldade margeando o rio. A trilha é bem demarcada. Encontramos água onde pudemos abastecer os cantis. O segundo trecho é bem mais inclinado, em terreno descampado. A dificuldade, além da inclinação são três trechos onde só é possível prosseguir com corda. Não faço idéia de quem instalou estas cordas e de quanto tempo elas estão lá então. Confesso que fiquei bastante ansioso por ter que confiar somente nelas. Chegamos ao local do acampamento por volta das 18:40 horas. Como o céu estava totalmente encoberto resolvemos montar as barracas e fazer a janta deixando a subida até o topo para a manhã seguinte. Infelizmente não conseguimos tirar fotos da cidade iluminada. Além da névoa úmida o vento não dava trégua. A decisão do dia anterior foi acertada porque a manhã seguinte amanheceu com sol e céu limpo. Tomamos café, desmontamos acampamento e aproveitamos para subir ao topo (cerca de meia hora de caminhada). Depois das fotos iniciamos a descida por volta das 10 horas. Escolhemos outra trilha que segundo informações é pela face norte do morro. Esta inicia com um trecho bastante íngreme e escorregadio. Prossegue praticamente dentro do rio, sob a mata atlântica. Aqui a maior dificuldade é o terreno sempre molhado e as árvores que cruzam o caminho. Embora a caminhada renda pouco achei mais fácil que a trilha pela face leste. Por volta da 13:30 horas chegamos ao final da trilha demarcada por uma porteira. Cruzando um outro sítio encontramos a estrada principal do bairro. Fomos informados por uns garotos que o proprietário do sítio não gosta de intrusos em suas terras. Não fomos importunados mas fica o aviso. A referência para quem quer seguir por esta trilha é a ponte pênsil que fica defronte ao portão de acesso ao sítio.

 

Recomendações gerais:

 

- levar água (na face norte há água quase até o topo do morro. Na leste tem um bom trecho de caminhada sem encontrar nenhuma fonte)

- se chover um ou dois dias antes não vá, pois o terreno se torna muito escorregadio. Esteja atento à previsão do tempo

- levar roupas quentes (lá em cima o vento é constante)

- pra quem for de carro tem um terreno baldio ao lado da creche onde é possível estacionar ou então peça para o proprietário do bar para deixar o carro em seu terreno.

- recomendaria usar bota porque o terreno é muito irregular

 

Forte abraço a todos

Luciano

 

 

20091031141810.JPG

 

Creche do bairro

 

20091031141855.JPG

20091031142103.JPG

 

Indicação da trilha

 

 

 

20091031142137.JPG

 

Um dos trechos com corda

 

20091031140845.JPG

 

Abrigo natural que a gente usou como cozinha

 

20091031140946.JPG

 

Local para as barracas. Infelizmente encontramos lixo lá

 

20091031141120.JPG

 

20091031141217.JPG

20091031141248.JPG

 

Dados do GPS

 

20091031141340.JPG

 

Trecho da descida

 

20091031141425.JPG

 

Porteira de acesso a trilha pela face norte. Terreno particular

 

20091031141517.JPG

 

Ponte pênsil

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Colaboradores

Show de trilha hein Luciano!!!

 

Vava garimpando aqui o site e achei um relato de volta a ilha:

 

volta-a-ilha-de-florianopolis-sc-a-pe-8-dias-t37858.html?hilit=florianopolis

 

A popósito, segui a sugestão do Joel e fiz:

 

25/10/09 Domingo - Trilha do Córrego Grande ao Canto da Lagoa

http://www.fazendotrilhas.com.br/2009/1 ... rande.html

[Organizada pela AAPE]

 

Para que saibam, AAPE significa Associação dos aposentados e pensionoistas da eletrosul e nem preciso dizer o resto né..... a veiarada botou pra quebrar!! Foi ótima!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Glauber,

 

Legal saber q minhas dicas são úteis. Fico feliz por isso.

 

Aquele dia nessa trilha do Maciço das costeira, eu não pude ir, pelo q me lembro, passei mal à noite anterior e acordei indisposto par ir.

 

Essa trilha é show. Tem um visual incrível. Só não aconselho fazer essa trilha sem alguém que conheça a trilha porque lá encima tem vários caminhos, passível de se perder.

 

Quando eu divulgo trilhas da associação nem coloco q é dos aposentados por causa do preconceito que as pessoas tem contra aposentados. O q a maioria não sabe é que estes aposentados dão um banho em qualquer marmanjo jovem e sarado quando o assunto é trilha :D

Eles estão de parabéns e eu quero ter esse condicionamento físico quando eu chegar a essa idade.

-----------------------

Sobre a volta à ilha, em julho, participamos de uma organizada pelos "loucos por trilhas" e os relatos e fotos estão la no site. no campo de buscas digite "volta à ilha" e enjoy :wink:

 

Para os interessados, acho que a "adrenailha" organiza uma versão anual e geralmente é nas ferias, se nao me engano.

----------------------

Boas trilhas para todos nós!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

CONVITE - Trilha da Feiticeira 14/11/09

 

Olá pessoALL,

 

Este sábado 14/11/09 vamos aproveitar uma linda manhã ensolarada

FazendoTrilhas no norte da ilha, em Floripa/SC.

 

Trilha da Feiticeira - Norte da Ilha

Local: Florianopolis, SC

Data: Sábado 14/11/09

Horário Início: 08:30

Horário Fim (provável): 12:00

Custo: Gratuito.

Vagas disponíveis: 15 vagas.

 

Informação detalhada e inscrições no site fazendotrilhas

http://www.fazendotrilhas.com.br/2009/11/trilha-da-feiticeira-141109-convite.html

 

==============

- Divulgação de acordo com as regras desta comunidade

- A responsabilidade por esta atividade é do organizador. Neste caso, eu.

- Trilhas do site FazendoTrilhas são todas GRATUITAS

- Todas as atividades do site FazendoTrilhas são SEM FINS LUCRATIVOS

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...
  • Membros

Salve!

 

Fiz a trilha para a Praia de Naufragados com acampamento de 5 dias, muito tranqulila e um belo passeio e um ótimo lugar para acampar perto do rio, ruim é o lixo que os farofeiros deixaram por lá e nós recolhemos...

E fiz a trilha do Pântano Sul até a Lagoinha do Leste, depois a volta foi desta para a praia de Matadeiro.

Lugar é muito lindo, queria ter acampado na lagoinha mas me deixaram assustado com algumas histórias de lá.

Quero voltar para fazer mais trilhas mas que seja possível acampar.

abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...