Ir para conteúdo

Puerto Iguazú


Posts Recomendados

  • Membros de Honra

Bom, voltei de lá e já digo para vocês: é um saco esse negócio de pegar identidade toda hora que passar por lá. Eu e minha noiva tivemos sérios problemas com isso. Ao chegar, não aceitaram a identidade dela, cuja expedição é da marinha. Por sorte ela levou o passaporte. Sorte que, mais a frente, acabou virando azar, já vou explicar.

 

Bom, lá ficamos nós, entrando e saindo quinhentas vezes e dá-lhe carimbo no passaporte. Na véspera, fomos ao duty free. Passamos pela fronteira e entramos pelo lado brasileiro. O taxista pediu que esperássemos do lado de fora, já no lado argentino. Achamos que era normal isso, pois, de fato, o duty tem saída tanto para um lado, quanto para o outro.

 

No dia seguinte, na hora de ir embora, o fiscal vê que o passaporte ficou sem o carimbo de reentrada na Argentina e a multou em 100 pesos (50 reais). Ficamos muito putos, pois o taxista simplesmente nos sacaneou. E aquele maldito duty free, que deveria ser chamado de "duty expensive", não deveria ter saída para os dois lados se o problema é realmente o controle imigratório. Eu por exemplo fiz a mesma coisa e não fui multado, pois só apresentei identidade e os otários nem sacaram que eu estava na mesma situação. Só perceberam da minha noiva por causa dos carimbos.

 

O barato saiu caro. 50 contos de multa mais os deslocamentos que tivemos além de comida bem cara fizeram a hospedagem em Puerto Iguazú, inicialmente muito barata, ficar bem cara.

 

A cidade em si é muito bem cuidada, bonita e o povo é extremamente bem educado e simpático. Um cara, que já ia saltar, chegou a me oferecer lugar no ônibus só pra eu ficar perto da minha noiva. Todo mundo com um sorriso no rosto, nada daquilo do que dizem sobre argentinos. Mas infelizmente essa aporrinhação que descrevi acima me fez ter vontade de nunca mais voltar lá.

 

Que fique a dica para quem vai. Fique hospedado em Foz mesmo, no Rouver por exemplo, que é perto de muita coisa e não é caro. A pior merda que tem é você ter um problema e não ter fluência na língua, nem ninguém do seu país para te ajudar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Cara, sinto muito pelo ocorrido!

 

Infelizmente qdo eles encrencam com documentação não tem jeito.

 

O duty free pra mim tb é super caro, não recomendo a ninguém nem visitar.

 

Fica o alerta: só passaporte e identidade brasileira normal são aceitas.

 

Identidade de militar, de entidades de classe, CPF, carteira de Habilitação, nenhuma é aceita.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Pois é, Káren, dei azar.

 

Quanto ao Duty, fui mais pra conhecer, tava ali pertinho. Achei que chocolates e bebidas tavam valendo a pena, comprei uísque mais barato do que tava nas grandes lojas do Paraguai e creio que seja bem mais confiável. O resto era tudo absurdamente caro, muitas vezes mais até do que aqui.

 

É, dei azar. O problema é que o azar em outro país é maior, pois você tem as barreiras da língua e nem conhece direito a legislação local para se defender. Tivemos que pagar e pronto, ou não iríamos embora. Por isso, deixo a dica para quem pretende ir.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Nome sem uso,

 

A documentação aceita sem ser o passaporte é SOMENTE O RG OFICIAL, não são aceitos nenhum outro tipo de documentação brasileira de ordem ou classe (OAB, Exército, Marinha etc.) nem carteira de motorista, nada! E o RG tem que ter sido expedido há no máximo 10 anos.

 

Abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Leocaetano,

 

Não há exigência de RG ter sido expedido num máximo de 10 anos, conforme demonstra a legislação MERCOSUL/CMC/DEC Nº 18/08:

 

"O prazo de validade dos documentos do Anexo será o estabelecido nos mesmos pelo Estado emissor. No caso de não possuir data de vencimento, entender-se-á que os documentos mantém sua vigência por prazo indeterminado."

 

Eu levei a minha, expedida há 14 anos, sem dat e não tive problemas.

 

O problema é que essa mesma legislação não é clara com relação a quais seriam os "documentos de viagem válidos nos estados-parte". Daí essa babaquice de só aceitar o RG. Tendo lido muito essa seção do forum e ciente de que o problema poderia ocorrer, minha noiva levou o passaporte dela, o único documento válido de que ela ainda dispunha. Só não contávamos de ter problemas também com isso, por causa dessa palhaçada de o duty oferecer saída pelos dois lados da fronteira e você ter problemas por essa suposta "entrada ilegal". Eu deveria ter levado uma daquelas fitas amarela e preta que os policiais usam para lacrar locais proibidos de ultrapassagem e lacrar a saída do Duty pro lado argentino, assim eu teria prestado uma valiosa contribuição aos fiscais quanto ao grave problema dessa "imigração ilegal".

 

Sério, já me ocorreu até de ter sido um conchavo do taxista com os fiscais pra poderem tirar dinheiro de turista otário. Eu via de regra já sou cismado com taxista, deveria ter ligado o alerta ali novamente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Bom,vou dar meu pitaco p/ entornar o caldo sobre essa confusão da aduana de Iguazu.

 

Fui e voltei de Bs. As/Uruguay via Foz (preço da gasolina fez com que eu optasse desse jeito).Passei 3 dias antes de seguir viagem em Iguazu com varias idas a Foz.Numa dessas idas,um infeliz só cadastrou os meus dados no sistema e me liberou sem papel.Qdo saí p/ Foz a menina me perguntou sobre o visto,e eu disse que nao tinha.Disse ainda que nao tinha o meu nome cadastrado no sist.,aí eu passei a CNH*,e tb disse que nao tinha nada,enfim,ela fez cara de quem mora em Entre Rios,cadastrou e me liberou sem mais delongas.Só aqui já deu pra perceber a bagunça que é,e não é hj que isso acontece lá...

 

14 dias depois,já voltando p/ casa,fui procurar o visto e cadê?Qdo voltei p/ a Arg. de Buquebus (entrei por Fray Bentos) eu nao estava muito certo se no tramite de embarque do carro o fiscal deu ou nao o visto.Bom,vai assim mesmo,afinal não dá pra voltar 1300 km e perguntar,porém já meti na cabeça que nao ia afinar com os caras se eles começassem a espernear.

 

No que eu passei os doc.,o camarada me perguntou sobre o visto,e disse que ninguem me deu,e inventei que a Afip do porto falou que é assim mesmo.Aí o cara nao gostou,falou em multa,nesse interim falei que nao é problema meu e que se está no sist. e pq devo estar nos conformes.Aí ele começou a resmungar que turista só da dor de cabeça,e no fim das contas o mais surpreendente aconteceu: o cara deu baixa nos doc. e me liberou a contragosto falando "Listo!!!" sem multa,nem nada.

 

E agora em casa,desfazendo a mochila,adivinhem o que eu achei?O visto...E confrontando com os posts anteriores,principalmente o do nomesemuso,a minha constatação é de que a aduana de Iguazu está mais bagunçada do que já era,eles se prevalecem muito se o viajante se encolher e que eu realmente ganhei na loteria fronteiriça,mas tem um porém: eu joguei com a falta de padronização de vistos.

 

*A CNH serve como doc. p/ entrar apenas até Iguazú e vale por 72 horas.Assim foi dito tb na aduana brasileira.

link com a matéria http://www.gazetadopovo.com.br/vidaecidadania/conteudo.phtml?id=946522

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Walter,

 

Quanto mais eu penso sobre isso, mais eu acho que fomos simplesmente vítimas de um golpe. Será que os fiscais são ingênuos o suficiente de, trabalhando ali todos os dias, não saberem que a pessoa pode entrar pelo lado brasileiro no duty e sair pelo argentino ? Então por que diabos essa palhaçada ? Por que não simplesmente fechar a saída de um dos lados e permitir que só se entre num lugar, ou que coloquem fiscalização na entrada e saída do Duty também ? É um absurdo ser tratado como se eu tivesse pulado um muro, ou cavado um túnel pra entrar na cidade.

 

Pra mim, isso deve ser conchavo dos taxistas com os fiscais. Os otários que apresentarem passaporte ele dá essa "sugestão" de ir a pé e esperar do outro lado. Aí metade da multa vai pro bolso dele, metade pro bolso dos fiscais. Como já soube de conchavos piores na aduana brasileira, não duvido de mais nada. Vivendo e aprendendo.

 

Creio que se tivéssemos criado caso e começado a discutir, como acho que você fez, talvez eles desistissem da multa também. Mas já sem nenhum dos dois saberem falar espanhol, com todo mundo no ônibus esperando e meu vôo saindo em poucas horas, não tinha como.

 

Sobre o visto, realmente, é muito bagunçado mesmo. Eu ganhei um no segundo dia porque uma fiscal perguntou quanto tempo eu ia ficar e eu disse "4 dias". Minha noiva não ganhou nada. Nos dias seguintes não se falou mais em visto, tudo seguiu com o mesmo "carimba aqui, carimba ali". Parece que os caras agem aleatoriamente o tempo todo. Realmente, muito zoneado. Tanta palhaçada e duvido muito, muito mesmo que eles peguem os que são realmente contraventores.

 

Uma pena, pois, como disse, é uma exceção muito chata no meio de uma cidade que achei realmente muito boa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Bom,segue a minha indicação p/ quem quer se hospedar em Iguazu.O hostel é o El Guembe http://www.elguembe.com.ar/ Bem perto do terminal de onibus.Paguei A$ 100,00 p/ 2 na diária.Tem tanque p/ lavar roupas,churrasqueira e cozinha a disposição.Simples,porém limpo.O dono e a atendente são bem simpáticos e solicitos.Não tem serviço de remis e não aceita cartera de alberguista.

 

A título de comparação,o Rouver ficaria por R$80,00 p/ 2 tb.

 

 

Os que eu não recomendo em Iguazu são:Hotel Paraná,Tierra Colorada e Residencial Uno.Nestes 3,roupa de cama limpa não existe.E no Tierra Colorada tb tem direito a baratas secas embaixo do colchão e louça do café da manhã de molho num balde de Vedacit...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...