Ir para conteúdo

Dicas de trekking no Nepal


rgnovelli

Posts Recomendados

  • Membros

Stink, Hendrik,

como estou saindo de férias amanhã (vou passar 15 dias na Patagônia em lua de mel), não vou mais poder compartilhar a ansiedade com vocês aqui no fórum.

 

Assim, só quero desejar a vocês toda a sorte do mundo nessa fantástica trip que eu já tive o prazer de fazer.

 

É uma viagem que vai ficar marcada pro resto de suas vidas. Não percam um só segundo, falem com todas as pessoas, tirem muitas fotos, vivam cada segundo dessa viagem......

 

Aí vão as últimas 2 dicas.

Cuidado com o peso da bagagem no retorno (Kathmandu - Delhi). O peso permitido é de 20 Kg e cada Kg adicional vai custar a bagatela de US$ 100,00 !!!!! Essa foi a informação que obtive no aeroporto de Kathmandu. Para não correr o risco de pagar essa fortuna, e para aliviar o peso da mochila, deixei parte das minhas roupas usadas no trekking com os sherpas.

 

Comprem umas camisas do Brasil (as piratas custam uns R$7 ou R$8 nos camelôs) para dar aos sherpas. Eles adoram o futebol brasileiro e 2 deles chegaram até a chorar quando presenteei 5 deles com as camisetas, no final do trekking.

 

Fico aqui aguardando o retorno de vocês com todos os detalhes.

Lembrem-se que no final tudo acaba dando certo !!!!

Um grande abraço e boa sorte !!!!

 

Rogerio

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 73
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • Membros de Honra

ôpa, Rogério!

 

Valeu pela força e dicas. Já estava pensando mesmo em não sair daqui com mais de 20Kg, parte dos quais espero deixar no hotel em Kath e completar com comida, água e combustível. Aí no fim do trek espero estar com 15 ou 14Kg, que é o máximo das companhias aéreas que fazem Lukla-Kath.

 

Quando meu irmão veio já tinha pedido prá ele trazer umas camisas do Brasil. Tou levando umas 4 mais 3 bonés.

 

22 DIAS!!!

 

[]'s

 

Hendrik

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Valeu Rogério, pela força e pelas dicas preciosas.

 

Eu estava relutante até o final de levar camisa da seleção, afinal TODO MUNDO que eu li, ou conheço fez isso (hehe, e eu achava que você era exceção!)... ...mas vou me render a tradição. Afinal de contas, temos que dar a mão a palmatória: Eu detesto futebol, mas não tem jeito, a seleção tem mais peso que o Itamaraty.

Mas pra dar uma personalizada, comprei também um saco das famigeradas balas Sete Belo. Vou fazer um estrago nos dentes-de-leite da pirralhada por lá.

 

Quanto ao peso, eu estou bem abaixo disso. Minhas tranqueiras não passaram de 9kg. Já o material fotográfico que eu levo como bagagem de mão não passa de 4kg.

 

Um abração,

 

Vinicius

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Oi Hendrik,

 

Bom saber q os chacais (q me perdoem os chacais) não te assustam, mas vai preparado...sabe como é, a proximidade com a India tem dessas coisas. Vai aí uma dica, chegando no aeroporto qqr coisa vá com um deles e consiga o "transfer" de graça, foi o q eu fiz. Agora se vc fôr ficar no hotel indicado ou não, aí é outra história mas tudo bem, acomodação é o q não falta.

 

Acredito ser uma boa idéa vc dar uma outra checada no lance do visto, nem q seja por desencargo de consciência. Qto a visita ao guichê (tenta o site) da Gulf, o fato da pessoa nunca ter ouvido falar do tal visto não ajuda muito afinal qtos tickets pra alguém q viaja com passaporte brasileiro ela já vendeu ? Acredito q nenhum (o seu nao conta pq vc tem passaporte europeu). Em alguns casos qdo vc faz a reserva ou compra, o próprio site/sistema mostra se precisa de visto ou não.

 

Mais ou menos com o lance do ticket RTW aqui no Brasil. Se eu fôr perguntar sobre ele, com muito custo e tempo perdido eu conseguiria arrumar info de um ou dois tipos (se espremer, quem sabe uns 3) afinal quase ninguém conhece nem nunca ouviu falar. Sabe quantos RTW tickets (fora as combinações) eu conheço de cabeça, sem puxar muito? Uns DEZ (10) !!!!

 

Como eu falei anteriormente, os países q exigem vistos de turismo pedem tbém visto de trânsito porém lembrei-me q alguns deles liberam uns 3 dias de visto de transito sem maiores problemas, o q em certos lugares já dá pra dar uma olhada no lugar(Brunei, por exemplo). Quem sabe Dubai seja um desses ? Aí nada a se preocupar.

 

Não me leve a mal, só tô dando um toque pq uma vez estava vendo psgs saindo de londres e algumas delas iam via DUBAI e tinha toda essa questão de "visto ou não visto ?"

 

Qto ao dindin, acho q agora tá legal. US$ 600,00 de equipo no Nepal vc compra a loja inteira, o q não será necessário. Os vôos não vao custar tudo isso (mas fique esperto com vôos lotados, vc pode ter q ficar esperando mais do q gostaria) então com uns US$ 3K vc e seu irmão vao se virar bem.

 

Abraços, boa sorte

 

Zeba

id="Verdana">

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Diga lá, Androc !!

 

Finalmente comprou s/ticket, heim ? Parabéns !

 

Acho q o preço foi justo, afinal vc procurou em outros lugares só q 1.000 dólares no preço "normal" acho q não... Achei conversa pra Koala dormir mas...hey, koala já nasce dormindo ! ! rsrsrs

 

Vc comprou uma ida pra KTM e volta por Mumbai, é isso ? Sou meio encanado com preços de psgs pq depois q descobri q com o preço de um ticket brasil - bali dá pra se fazer uma volta ao mundo fiquei mais esperto. Sim, Bali é muito legal mas nada se compara com um giro no globo.

 

Esquenta não com as perguntas, só fico puto qdo eu ajudo e não tenho nenhum retorno, obrigado, etc. Aproveitando o ensejo, vou dar um recado aqui :

 

NÃO RESPONDO MAIS PMS/EMAILS PEDINDO DICAS !! À todos aqueles q eu perdi um tempão respondendo e nem tiveram a consideração de agradecer ou retornar, meus sinceros "F.UCK YOU ALL" e não me encham mais o saco ! Vão gastar a maior grana, bem feito !

 

Claro q isso não se aplica às pessoas legais e educadas, amigo(a)s de fórum no geral.

 

Vamos as respostas :

 

- Chegando em KTM, "grab a f@#$%ing hiena" ou divida um taxi com outros viajantes tbém perdidos pra Thamel. Seria bom se vc já tivesse uma idéia de onde vai ficar pra evitar perder tempo.

 

- Malaria / Vacina. Acho melhor vc descolar uns panfletos explicativos pra saber mais sobre possíveis doenças e como se prevenir. Sim, eu tomei algumas vacinas e tabletes mas minha trip era mais louca e na época eu ainda era meio "verde". Não precisa seguir o LP cegamente. Lembre-se tbem q eu tava com mais tempo e algumas vacinas são aplicadas em 3 doses...uma a cada mês.

 

- mosquiteiro, esquece. A maioria dos hoteis (SE Asiático) vai ter um encima da cama (furado...rrsrs) mas concordo com um bom repelente. Blusas de inverno no Nepal compra lá mesmo, vai pagar um décimo do preço e sou capaz de dar mil doletas se alguem souber diferenciar de uma "original". Tudo papo furado pois a mesma q vc compra em lojas caras no "golden bubble" são aquelas q vc acha no Nepal, afinal são provenientes do mesmo lugar : CHINA ! Mas obviamente o "modelo" não é do ano. Quem se importa ? É uma blusa, não um carro..

 

- Tênis pra tua trip ? Porr@, pergunta de corinthi@no (rsrs) Brother, vc vai pegar todo tipo de terreno e realmente não acho q tênis seja uma boa idéa, a nao ser aqueles outdoor. Melhor comprar uma bota LEGAL (não economize !) q segura todas, até bicudas em hienas, abutres, chacais e outros "scavangers" da área.... rsrsrsrs Pena q comprei a minha em Israel bem depois senao eu queria ver esses chacais me azucrinando... hehehe Ah, e tem q ser "waterproof". A minha eu só descobri q hora qdo afundei numa poça gigante de lama num trekking na Patagônia, se não tivesse com uma bela bota meu trekking teria ido por água abaixo (ou seria lama ?)... E calçado molhado no frio é f@#$...

 

Pra terminar, compre tua bota ANTES de chegar ao Nepal, as de lá não são muito boas. Sei disso pq dias antes de ir pra lá eu me desfiz de um par de tênis (quase "mifu" pq no dia seguinte fui saltar de bungee e por questão de segurança não aceitavam pessoas de "calçado aberto" (sandálias e afins). Quase perdi a maior grana pq eles não dão o dinheiro de volta mas consegui descolar uma bota emprestada e pude saltar). Então, chegando no Nepal não achei botas legais e tive q alugar umas q certamente pertenceram ao Shaquille Oneall pq... brother, eram muuuuuuuuuito grandes. Dava pra esquiar com elas nas avalanches... rsrsrs

 

- grana : o seguro morreu de velho mas eu gosto de cash e cartao de crédito. Cuidado com os últimos. Obviamente os outros tipos (traveller e cartao de débito) não mordem ninguém. Traveller eu acho um pé no saco (apesar de ser o mais seguro) e cartao de débito tem uma taxa absurda, não use. Obviamente sempre fique esperto, esconda bem eles e cuidado pra não levar "chapéu" no cartão, muito comum em lugares como a áfrica, por exemplo. Brasil tbém...

 

- tipo de toalha de banho ? Brother, essa foi de lascar. Me abstenho de responder... rsrsrs

 

- padrinho da trip ? quem sou eu, vc q tá fazendo tudo, só tô dando uns toques. Parabéns e não se esqueça de fazer uns relatos irados, principalmente na Índia !!

 

bom q seu ticket ter validade longa, aproveita bem. Te falei sobre Laos e Vietnam, teu amigo se ligou... rsrsrs E acho realmente o didgeredoo duca. Juntamente com o berimbau e a gaita de foles (acho q é isso), creio q sejam os instrumentos com os sons mais bacanas...

 

Acho q é isso,

 

Abraços, vamos nos falando.

 

take care,

 

Zeba

id="Verdana">

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Valeu Androc, qqr coisa estamos aí, mate !

 

Hendrik meu caro, tenho uma toalha dessa mas confesso q nunca usei. Adianto q não confio muito mas deve funcionar. Eu ainda prefiro uma toalha normal felpuda q qdo molhada (ou seca mesmo), coloco na lateral da mochila, no lado de fora obviamente. Um "charme" q só vendo !! rsrsrs

 

Qto ao dindin, agora vc me pegou. Eu sempre ando com o dindin comigo (manja aquele porta-documentos de pescoço ?) e se alguém quiser tomar, leva minha alma mas não meu dindin porém no seu caso pelas trilhas nepalesas (seguras, até), pode complicar. Trilhas distantes e desertas (e maoistas cobrando 'pedágio') nunca se sabe (quero frisar q o Nepal é um país seguro e que perigoso pra mim é cidade grande brasuca mas vc sabe, a oportunidade faz o político, digo, o ladrão (sem trocadilhos...)).

 

Quem sabe um bolso interno costurado ? Muita gente faz isso... Vc vai ter q arrumar um esconderijo melhor do q money-belt, carteira, etc mas por favor, sem exageros !!! Olha lá onde vc vai enfiar o seu suado dindin !! hehehe (just kidding...)

 

Tem o lance de vc poder deixar parte dele junto com o s/equipamento q vc não vai levar pra trilha. Eu fiz isso e não tive problemas. Nem com os abutres rondando !! (q me perdoem os abutres !!!)

 

Abraços,

 

Zeba

id="Verdana">

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Fala,

 

E ai Hendrik? Animacao total? Ta chegando a hora! Aquele friozinho na barriga?

E vc Zeba? Fica me zoando com a toalha mas anda com uma toalha de croche que sua vovo fez para voce durante o trekking!! tsc tsc...tem muito o que aprender!! hehehe

Me diz uma coisa: to com um problema em relacaoa visto para India.

O visto do Nepal eu tiro na embaixada mesmo ne?

E o visto para india eu posso tirar em Kathmandu? Ja ouviu falar de alguem que tirou la?

Porque nao to conseguindo tirar aqui em Sydney porque eles exigem que voce tenha a sua passagem de ida e volta para india para tirar o visto!! E como voces sabem, eu vou comprar minha pssagem ( de preferencia de cavalo, camelo ou coisa mais barata) la em Kathmandu!!

O foda eh que entrei no website do consulado da India no Nepal e eles nao aconselham a ninguem tirar la...sem falar que peo que entendi, a burocracia eh tremenda e eu nao tava a fim de me estressar com isso la durante o trekking!!

Vcs conhecem alguem que ja tirou o visto la? Eh possivel?

Porque os indianos sao brabeira...tentei conversar sobre a minha situacao e o que ouvi foi: "SEM PASSAGEM, NAO HA VISTO! ADEUS!!"

Se fosse visto para o Brasil acho q uns dollarzinhos na mao do funcionario resolveriam qualquer estresse!! hehehehe

Eh isso ae....amanha to indo comprar meu mochilao!!!!

Abraco, Andre

 

OBS: Zeba voce sabe alguma coisa sobre CORREIOS e enviar "stuff" para o Brasil da Asia! Confiavel? De Kathmandu terei que enviar presentes e alguns dos " trekkings gears" ( nao to sendo metido mas nao sei como fala gear em protugues!! Aparelhos de trekking? Estranho!! hehe) Tem algum servico destes intrnacionais que vale a pena? Ou eh so ir no correio e enviar sem medo de ir parar na Islandia por engano? Porque nao sei se alguem me perguntasse a mesma coisa sobre o Brasil eu reposnderia sim, porque tenho um irmao que mora fora e acho que apenas 50%, minto, 49% das coisas que ele me manda eu recebo!! O resto deve ir parar na casa de algum funcionario dos correios...se eh coisa boa, hehehe....ja era!! MANDOU, BOBEOU!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Diga lá,

 

Pô Hendrik, toalha branca q virou marrom e ainda pendurada na mochila ? Aí não dá !! Não é bem esse o "charme" a q me referia rsrsrs E muito menos uma de crochê feita pela vovó lá nos idos dos anos 20 (ANTES DE CRISTO) como o Androc tá falando. Quem sabe pra combinar com a gravata - tbém de crochê obviamente - e sandálias hawaianas....hahaha Ou algo brega como a camisa da seleção só pra se identificar como brasileiro...

 

Deixando a moda mochila de lado (rsrs), Androc, acho q vc pode tá com problemas (vai se acostumando, principalmente no capítulo Índia) e mesmo sabendo q vc já vai estar no fim a temporada então sem muito tempo a perder eu aconselho vc a tirar o visto em outro lugar q nao seja Oz ou Kathmandu. Oz vc não vai conseguir e Ktm vai ficar bem enrolado. Sendo assim, q tal Bkk ? Ou vc só tem direito a uma parada ?

 

E mesmo assim levará um tempo, talvez uma semana (precisa de um telex autorizando bla bla bla) ou mais. Como rola uma máfia, acho q seja sussu mas o lance da psg pode pegar, quem sabe a máfia dá um jeito... Deixa teu passaporte lá e busca depois. Mas acredito q possa haver algo parecido em Ktm (pokhara talvez ?) tbém, via agência de turismo... Só q aguenta os chacais, vai ter q pesquisar. Dificil mas não impossível.

 

Melhor comprar o mochilão na Ásia, mais barato...

 

Qto aos correios, mande "stuff" pelo correio de Bangkok. Eu tbém não confio mas não tem muita saída, certo ? Se eles não meterem a mão nas suas coisas lá no exterior (o de Bkk é confiável), não se preocupe q assim q sua caixa chegar aqui (se é q vai chegar. As minhas chegaram) vai haver uma "conferência" q vai garantir vários presentinhos pra galera... O q sobrar, mandam pra vc.

 

Q chega, isso chega. O problema é O QUE vai chegar. E demora meses...

 

Boa sorte

id="Verdana">

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membros de Honra

Diga lá, Androc !

 

Porr@ cara, q loucura !! Fico feliz por vc mas a "bribe" pra descolar o visto foi engraçada, não acredito !! Na cara dura mesmo, aí no consulado ? hehehe Um perrengue a menos... E esse papo de indiano ser igual a brasileiro, brother, tá longe ainda por incrível q pareça e espero q fique assim... Ainda bem. E olha q de santo não temos nada...

 

Visto nepalês, na fronteira e um abraço. Se liga nas fotografias, melhor pegar info antes.

 

O lance da bota já dei um toque, acho melhor sim bota do q tênis, mesmo a primeira sendo mais pesada mas mais segura tbém (se livra de uma torção no tornozelo pois o terreno no trekking é bem acidentado, escorregadio nas avalanches, etc mas se o s/lance for tênis, vai nessa pois "cada um cada um"). No resto da Ásia, descola uma sandália tipo papete e um abraço, tem altas aí na austrália. E não se esqueça das sempre benvindas e indispensáveis hawaianas... E acho mais esquema comprar na Australia mesmo, concordo com o LP falando dos calçados disponíveis no Nepal, bem "nascô". O resto (blusa, casacos, etc) pode deixar pra comprar lá mas calçados não acho uma boa.

 

é isso, boa sorte. Depois conta mais desse show irado de didgeredoo na Opera House por 2 doletas !!! Pra salvar a cultura ? Sei não, viajando mais no norte os aborígenes estão meio abandonados (essa briga vem de longe, o governo fêz uma put@ zona e estão tentando consertar) mas pelo menos ele tem tentado ajudar do jeito dele (do governo...) mas já é alguma coisa, melhor do q nada. Já a minha favorita "Kiwiland" manda muito bem (como sempre...) com os maoris (obviamente sempre falta alguma coisa mas não a ponto de comprometer), mas lá o caso é mais tranquilo como tudo naquele belíssimo país.

 

Pois é, cuidam dos nativos igualzinho ao Brasil cuida dos s/índios...e do resto da população, banqueiros à parte. Eta paisinho periferia...

 

Cheers, mate !

 

Zeba

 

"Ô CRIDE, FALA PRA MÃE..."

 

 

 

id="Verdana">

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Tem muitas opçoes e com bons preços. O turismo caiu muito por causa dos maoistas. Não pagaria mais que 250 rupias nepalesas por um quarto com banheiro. Eu fiquei no Green Tower Hotel. Bacana.

A Historia de ter que ter passaporte com 6 meses de validade não procede. Fui com o meu tendo 4 meses e não houve qualquer problema.

Muito facil de viajar, mas a queda do turismo tem afetado muito o pais.

Peço a quem for fazer treking, que tentem interferir o menos possivel no ambiente. Muitas pessoa levam "presentes" para as crianças (Canetas, doces, bonecas) e eu acho um absurdo. Mesmo elas ficando felizes, não acho que temos o direito de interferir desta forma nas comunidades locais.

Depois conto com mais detalhes minha viagem.

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...