Ir para conteúdo

Dicas de trekking no Nepal


rgnovelli

Posts Recomendados

  • Colaboradores

Valeu Hendrik. Tento imaginar as situações... Só estando lá para sentir...

 

Os equipamentos de comunicação ( Sat Phones, VHF sets, Walki Talkis, etc são muito usado pelas Espedições) e requerem permissões para uso: (..."All these equipments require permits to be imported and used within the territory of Nepal. So...").

Tem uma papelada e uma taxa para pagar: 01. Filled Application Form (Down Load) /02. Specification of equipments

taxa:

01. Walki Talkis up to 4 pcs - Rs. 800 per piece

02. Walki Talis above 4 pcs - Rs. 2000 per piece

03. Base Station - Rs. 8000 per piece

04. Sat Phone (Iridium) - Rs. 1,20,000

05. Sat Phone (Inmarsat) - Rs. 1,60,000.

 

Hendrik,

Estou querendo fazer o Passo KONGMA LA. Já vi um roteiro que incluía 3 passos: o Cho la, o Kongma La, e outro. Você analisou o Passo?, ou conversou com alguém sobre a dificuldade dele?

 

Olhando para a trilha na direção subindo, ele está à Direita de LOBUCHE, ao Leste, do outro lado do leito do glaciar. Na foto LOBUCHE está à Esquerda do Balão marcador, à esquerda do Glaciar. E o passo à direita. http://www.panoramio.com/photo/2698703

 

O percusso que o pessoal faz geralmente é pernoitando em Chukung. E de lá, sobe gradualmente, em direção noroeste, até o Kongma La. A descida é mais abrupta, de acordo com essa foto. http://picasaweb.google.com/zekebauer/NepalEverestNationalParkTreks/photo#5185881541301873538

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 73
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • Colaboradores

MAIS IMAGENS do KONGMA LA, partindo de Chukung. Passa por cachoeira de gelo. Alguns pontos perto do Topo é bem inclinado. Antes do topo tem que contorno um lago. Após o topo, desce bem inclinado, para Lobuche, beirando o máximo possível à direita, pois tem pequeno lago e precipício pela frente. Lá de Cima vê-se Lobuche (21ª foto em diante).

 

Parece que alguns preferem fazer o trajeto oposto. Subir essa inclinação puxada no início, partindo de Lobuche, e depois do maior lago, é caminho mais fácil descendo para Chukung.

Ficam as imagens para quem se aventurar!...

 

http://images.google.com.br/imgres?imgurl=http://www.nepal-dia.de/BKD-Reisebericht_Khumbu/BKD-Kongma_la/N04-kongma_la0007P1150.jpg&imgrefurl=http://www.nepal-dia.de/BKD-Reisebericht_Khumbu/BKD-Kongma_la/bkd-kongma_la.html&h=618&w=1150&sz=285&hl=pt-BR&start=36&um=1&tbnid=00hoIbz42QfflM:&tbnh=81&tbnw=150&prev=/images%3Fq%3Dkongma%2Bla%26start%3D20%26ndsp%3D20%26um%3D1%26hl%3Dpt-BR%26sa%3DN

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra
Tem uma papelada e uma taxa para pagar: 01. Filled Application Form (Down Load) /02. Specification of equipments

 

Duvido que exista algum sérios controle disso. Eu e meu irmão passamos a trilha do Jiri prá Lukla com walk-talkies no bolso de tela do lado de fora das mochilas, em pleno território maoísta onde havia ocasionais brigas com soldados (o "aeroporto" de Lukla em 2005 ainda exibia um grande mancha preta numa parede de um dos prédios da caserna militar, ataque maoísta). Teve muita gente curiosa sobre o aparelho e nos falamos prá caramba, combinando os almoços e jantares e dormidas. Cê não imagina como era duro correr de pensão em pensão atrás da mais barata aos 4000m depois de um dia de caminhada dura...

 

Se tu vai sozinho, precisaria de walk-talkie prá que?

 

"Estou querendo fazer o Passo KONGMA LA. Já vi um roteiro que incluía 3 passos: o Cho la, o Kongma La, e outro. Você analisou o Passo?, ou conversou com alguém sobre a dificuldade dele?"

 

O Kongma la não conhecia até chegar em Lobuche, onde conhecemos uns caras, acho que uns italianos, que tinha vindo por ali. Disseram que era dureza e com certeza é menos usado. Com sorte você será o único na trilha! o Cho la, ao contrário, tem sempre gente (nas horas apropriadas, claro).

 

Já que você tomou o interesse em passes, sugiro que na volta por Gokyo, depois de cruzar o Chi la sentido Khumbu-Gokyo, veja o passe Gokyo-Thami, o Renjo la. Pelas conversas, parece ser mais usado pelos carregados e caravanas de yak que por trekkers. 5390m e você aproveita prá conhecer outro vale, belíssimo, da regiões, onde se encontra um dos templos budistas mais antigos do Nepal, nas rochas de uma encosta.

 

O percusso que o pessoal faz geralmente é pernoitando em Chukung.

 

Chukung É CARO, viu? se prepare prá coçar a carteira e ver porções miseráveis no prato...

 

Suponho que vá subir os Chokungs, né?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra
Estou procurando um amigo para ir junto... E poderia também usar eventualmente o walk-talkie com o guia...[/color]

 

Prá que o guia?

 

Hehehe, passar fome é ruim... Ainda mais gastando mais de 5000 mil calorias por dia. Penso em Subir o Chukung Ri, não sei se faria a segunda parte que você fez, até o pico, pois não gosto de arriscar em altura (pelo que entendi, tem que andar na crista, ida e volta do pico).

 

Se bem me recordo, ir pela crista é condição em todos trechos finais ao cume. Mas cada crista e diferente, claro.

 

Menos o Gokyo ri. Esse era seguríssimo.

 

Também penso em fazer um trek no vale, indo para o norte, até o pé do Lho tse. Deve ser um paredão animal, quase reto, subindo até 8516 metros, e vc lá embaixo...

 

No vale do Gokyo cê pode também visitar os Lagos Sagrados superiores. É uma puta caminhada direção norte, seguindo paralelo ao glaciar do Cho Oyu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membros de Honra
Hendrik,

..., me diz o que é mesmo o "Down Jacket".

 

É uma jaqueta de pluma de ganso, o mesmo material usado em alguns sacos de dormir.

A pluma é um dos melhores isolantes que existe, mas não transpira e não pode molhar porque demora muito para secar. Sendo bom para usar nos acampamentos, vê muito nos acampamentos bases das grandes montanhas. As melhores jaquetas são feitas de plumas 800 Fill*( http://www.prolitegear.com/patagonia_down_sweater.html , http://www.prolitegear.com/montbell_alpine_light_down_jacket.html , http://www.prolitegear.com/golite_inferno_jacket.html )

 

Mas isso é muito difícil de conseguir no Brasil.

 

 

*Para entender o que é Fill e as vantagens da pluma de ganso vai nesse link http://www.gentedemontanha.com/outrosartigos_pluma.htm

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • Membros
de repente pensei nas baterias da máquina fotográfica e do GPS, (putz energia!!!!!!!!!!)

 

Bom, eu vi gente com carregadores solares quando fui ao Nepal. Não sei do resultado, infelizmente.

 

Mas...

 

Que tipo de baterias está levando? tem backups delas? se não tem, sugiro ter.

 

Em Kathmandu e algumas vilas maiores na trilha pro EBC tinham energia e venda de pilhas. Mas eu não confiaria 100% na qualidade delas... Em vilas com energia, sempre tem uma pensão onde pode recarregar sua bateria por um preço absurdo.

 

Eu notei que o que mais come bateria é o frio. Então passei a andar com elas dentro do um rolo de meia e em contato com o corpo. Só metia na máquina e ligava quando estava absolutamente certo que valia a pena fotografar. Também dormia com elas dentro do saco.

 

É o frio detonada a bateria, descobri isto do pior jeito. Na base do Annapurna (Peru).

 

Nevou a noite inteira, fez um frio do cão. Dexei a máquina dentro da minha bota e na manhã seguinte surpresa "bateria descarregada", por sorte estava com um americano 'metido' a fotógrafo que deu umas dicas bem bacanas com relação a bateria. Carreguei, somente a bateria, dentro do sutiã durante um pedaço da trilha, não ficou cem por cento mas carregou o suficiente para eu tirar umas fotos bem legais.

 

Vou levar bateria extra para a máquina e para o celular. Acho que vou comprar este carregador solar, pois não quero ser "extorquida" no alto da montanha (hehehehehehe).

 

Abraços!!!! :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • Membros

Ola Ze

 

Estou aqui no Nepal. E' tudo que eu imaginava e um pouco mais, j'a adianto que la' em cima t'a frio para caramba. Tive alguns problemas de saude (nada de diarreia, coisa muito comum aqui), tive um problema de pressao nas duas primeiras vertebras (Atlas e eixo, acho que este sao os nomes), estou tomando relaxante muscular e um antinflamatorio cavalar que o medico me receitou, tive inclusive que colocar um colar cervical, no mais estou aproveitando do jeito que d'a.

 

Namaste

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • Membros de Honra

Ordep, faz tempo que fui prá lá, mas acho que trilha não muda tanto assim.

 

Saindo de Jiri, o trek pode durar uns 20-21 dias. Tudo depende de você. Eu e meu irmão levamos 30 dias, mas fizemos muitos treks de aclimatação e passamos dias extras em etapas apontadas nos guias como "aclimatar bem", tipo Namche e Lobuche. Mas isso depende de você. Pessoalmente, se eu voltar, vou fazer 30 dias de novo, porque é uma pena voar metade do planeta e correr na trilha.

 

Mochila de 60l é até grande demais. Tem muita pensão na trilha, porque as trilhas na verdade são as estradas que ligam as pequenas vilas. Cê vai andar umas horas e encontrar pensão. Um bom saco-de-dormir, bons agasalhos, boas botas, água, lanchinho... pouco mais. Vi gente fazendo o trek com mochila escolar! Leve pouca coisa mesmo, porque as ladeiras são de matar e durante o dia é QUENTE. Um lenço contra a poeira é indispensável, senão vai comer terra o tempo todo cada vez que passar aquelas fileiras de yaks.

 

Imagino que os Maoístas já não estejam mais "pedindo contribuição" uma vez que são governo agora. Tomara, pois essa doação era mais cara que a própria entrada no parque.

 

Qualquer coisa, fique a vontade de perguntar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Valeu, Hendrik!

 

Acabei de comprar uma Curtlo 60+15l. Achei bastante confortável, mas é na trilha que vou ver como ela se comporta. Como vou pra região da Tailândia depois ficar por uns 40 dias, acho que está de bom tamanho. Terei tempo de sobra e por isso quero buscar a melhor aclimatação, sem correr muitos riscos de sofrer com AMS.

 

Uma dúvida, se eu comprar o LP Nepal é o suficiente ou precisa daquele LP Trekking in Nepal Himalaya (esse é de 2001)?

 

Abraços,

Pedro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...