Ir para conteúdo

Dicas de trekking no Nepal


rgnovelli

Posts Recomendados

  • Membros de Honra

Eu só conheço o dos trekkings. Mas cê só usaria parte pequena dele, dedicada ao trek do EBC. É descrito desde Jiri e tem umas dica boas de treks secundários.

 

Eu te aconselho fortemente a passar uns dias em Namche. Muito massa essa vila. Acima dela tem outras e seguindo Norte, cê vai parar numa embaixo de um dos mosteiros budistas mais antigos do Nepal, construído nas encostas. Essa vila fica num lugar bem plano e é uma mudança de ares depois de dias sem pisar em lugar plano.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 73
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • Colaboradores

Hendrik,

 

Essa vila por acaso seria Kunde? Lá tem um dos hospitais mantidos pela Hillary Foundation. Vi que tem um monastério bem legal e pouco visitado acima de Thamo, chamado Laudo, com pouquíssimos monjes que habitam o local há mais de 25 anos. Acho que vou acabar decidindo essas coisas quando chegar em Namche.

 

Valeu, abraços!

Pedro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Colaboradores

Hendrik,

 

Comprei o LP Nepal, to dando uma lida e estou com uma dúvida quanto a ida para Gokyo. Realmente ele fala sobre a necessidade de usar os crampons e também ice axe na travessia do Cho La e eu não tenho experiência NENHUMA com esse tipo de equipamento. Pelo que estou vendo no mapa, a rota alternativa é voltar até Tengboche e depois pegar a trilha passando por Dole em diante, o que levaria muito tempo, certo?

 

Existe alguma outra alternativa? Não queria fazer o trek sem passar por Gokyo, o lugar deve ser fascinante!

 

Valeu, abraços!

Pedro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Gokyo é belíssimo! se tiver tempo, VÁ!

 

Os preços são melhores que na trilha pro EBC, a paisagem é fantástica, as pensões melhore, as trilhas, MUITO BOAS.

 

Eu também estava preocupado com a travessia e comprei uns "meio-crampon". Acabou que não usei. Usei quando estive ano passado nos Alpes e sinceramente? é uma sola que cê amarra na sua bota, mais nada.

 

Tem um pequeno trecho no Cho la que achei mais perigoso, mas com os bastões e devagarinho, correu tudo bem. Ninguém estava de crampon lá. Talvez sejam necessários em outras condições, mas não naquele dia. Talvez prá você compense alugar ou comprar segunda-mão em Namche, prá não ter de carregar peso morto desde Jiri. Mas bastões são essenciais!

 

O Cho la é um dia todo de caminhada puxada. Só tem ponto de apoio na saída e na chegada. Os entretantos é só trilha.

 

Eu achei bastante usado.

 

Planeja fazer antes ou depois do EBC. Eu sugiro fazer depois, porque Gokyo é um lugar ótimo prá recuperar as energias e tirando a subida do Gokyo ri, as caminhadas ali são até mais planas. Mas não mais fáceis, já que o vale todo está acima dos 4.000m.

 

A vila está de frente prá um dos "lagos sagrados" com altos picos brancos do outro lado. Muito bonito. O Gokyo ri está do lado e tem um cume enorme com ótimas vistas. Achei que dá prá ver o Evereste mlhor dali que do Kala. Seguindo Norte, paralelo ao glaciar cê pode ver os restantes "lagos sagrados". O último e menor é mais longe, mas vale a pena. Vistas de deixar a boca aberta todo tempo e muito solitário. Quando fui, não vi mais ninguém depois do 5° lago e passei horas e horas sozinho na trilha. Só você e as montanhas. O Cho Oyu é impressionante.

 

Do Gokyo cê pode pegar outro passe pro vale que leva prá Thamo e de lá descer prá Namche. Alguns fazem isso.

 

A trilha por Dole é basicamente descida. Fizemos Gokyo-Dole em menos de 1 dia de trilha, começando tarde. Alcançamos Namche no dia seguinte pro almoço e descemos prá... Jurami... esqueci... uma das vilas logo abaixo Namche.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Hendrik,

 

Muito obrigado pelas dicas. Fiquei meio assustado depois de ler no LP que não é recomendado fazer a travessia do Cho la se não tiver experiência com os crampons e ice axe. Mas eu vou cara e em último caso eu dou meia volta... hehe. Pretendo ir pra Gokyo depois do EBC e quero dar uma descansada mesmo por lá. Vi por fotos o panorama das montanhas que você tem do Gokyo ri e fiquei maravilhado... dificil até de acreditar que é possível chegar num lugar daqueles.

 

Vou ver se consigo esses crampons emprestados só pra garantir e se for muito pesado eu vou considerar alugar em Namche mesmo.

 

Uma dúvida... é tranqüilo pra carregar bateria de câmera ou iPod durante a trilha, nos alojamentos? Qual tipo de tomada é usada na região? As baterias realmente descarregam com facilidade por causa do frio... existe algum esquema pra evitar isso? Chegar num lugar daqueles e perceber que não tem bateria pra tirar fotos seria broxante...

 

Ahh, só mais uma coisa: usando uma primeira camada térmica + fleece 300 + anorak eu estarei tranquilo mesmo na parte do EBC e Gokyo?

 

Valeu, abraço!!

Pedro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Pois é... quando eu falei do pequeno trecho do Cho la que achei mais perigoso, quis dizer pequeno mesmo. Acho que não chegava a 10m...

 

O Cho la em geral é coberto de neve e gelo. Onde a galera pisa, a neve comprime e vira gelo mesmo. Bem escorregadio. Como esse trecho pequeno é meio exposto e prá direita (sentido EBC-Gokyo) tem uma loooooooga escorregada até os quintos dos infernos, dá um frio na barriga. Bastão e devagar ali. Mas vi carregador de sandália e um pau na mão passando ali com sua carga enorme na testa.

 

Tem uma pensão no Gokyo, Cho Oyu View, acho, que se comer lá e ficar uns dias, o quarto era de graça. Sopinha de alho boa demais.

 

Roupa na trilha eu sugiro uma calça comprida forte e uma camisa de mangas longas. Durante o dia é QUENTE. Acho que por conta do ar rarefeito o Sol TORRA. Eu fiquei cheio de bolhas nos braços e pernas antes de mudar pra calça e camisa manga longa. De manhazinha e de noite faz frio de bater dente. Nessas horas um bom agasalho, luvas e gorrete são essenciais. Se o anorak é quebra-vento, ótimo. Tem trechos que venta prá caramba. Leve ou compre lá umas sandálias sem dedo, porque se for mijar ou cagar no meio da noite, cê não vai querer ficar meia hora amarrando bota com dedo gelado. E eu não vi ninguém que não tivesse caganeira.

 

Bateria e frio não combinam mesmo. Eu levava a minha enrolada em meias e num bolso interno do casaco ou da calça. Eu dormia com ela dentro do saco também. Thamo foi a última vila que vi com tomada e cobrava 100 Rúpias por hora. Isso foi em 2005. É capaz de vilas mais acima já terem tomadas também. Acho que eram tomadas comuns, de dois buracos.

 

Qualquer coisa, pergunte mesmo. Mas tenha em conta que minhas infos são de 2005...

 

Inveja, viu? tou morrendo de vontade de voltar prá lá e acho que dessa vez faria só Gokyo e Thamo mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

É, eu tava meio preocupado com medicina prá altitude também.

 

Até descobrir que Thamel e Brasil não são tão diferentes assim. Com umas poucas Rúpia tudo se ajeita.

 

Tem uns supermercadinhos grandes num cruzamento bem movimentado do bairro. Leve seu LP com sua listinha de remédios e apontar os que quer. Comprei uns dois prá altitude, um prá cagar caso preso e outro prá prender quando solto. E mais umas besteirinhas. Levei da Europa uma boa pomada para contusões e como tendo a criar bolhas, levei também uns secondskin.

 

Mas remédio de altitude ou relatado, se acha barato lá.

 

Os remédios de soltar quando preso e prender quando solto são muito eficientes.

 

Até demais.

 

Tomava de prender e PRENDIA. Aí tinha de tomar o de soltar, que SOLTAVA. Aí ficava alternando, o que não era legal. Diamox meu irmão usou UMA vez e era apenas uma leve tonteira e dor-de-cabeça.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Ordep

 

Fui ao Tibet e depois desci a cordilheira de jipão.

Não fui ao Camp Base.

Fiquei tão apaixonada que até pensei em fazer isso.

Mas, preciso de mais coragem. Mais ainda sendo mulher (digo isso por questões higiênicas mesmo)...rs

 

Li dois livros do Airton Ortiz:

- Pelos Caminhos do Tibete

- Na Estrada do Everest

 

Puxa....parecia que eu estava lendo meu relato de viagem...tudo que senti fisicamente....foi ótimo!

Como o Hendrik disse, é como alguém como nós via as montanhas.

Vale a pena!

 

Li "No ar rarefeito" e assisti o documentário da IMAX....mas isso é assustador....pula essa informação...assiste quando voltar...rs

 

Levei o Diamox para prevenir e ajudo bastante.

Não esquece o chocolate.

Tinha dias que a comida não descia (sei que é devido a altitude), e o chocolate ajudou bastante.

 

"O meu Everest" do Luciano Pires eu li e vi no site dele. O cara é muito gente boa. Enviei um e-mail e ele me respondeu e tirou um monte de dúvidas. Muito legal da parte dele.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Ordep

 

Eu tinha um album virtual no "terra".

Mas, no inicio do ano eles fizeram mudanças e me "desalojaram"...rs

Vou arrumar minhas fotos e assim que tiver o endereço lhe passo.

Fiz China, Tibet, Nepal..voltei por Nova Delhi (fugi para ir a Agra) e conexão em Paris (é claro que fui passear lá...rs).

Das Cordilheiras, gosto de lembrar de Tingri....a pousada tinha um banheiro horrível (aquelas privadas doidas no chão e estava um frioooooo), mas a vista do Everest é inesquecível!!! Dormir e acordar olhando pra ele é uma sensação unica!!

 

Sou fã do Airton....pq não procura o livro em um sebo? Vale a pena ler.

Quanto ao filme da IMAX, vc sabe usar o emule? :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...