Ir para conteúdo

Dicas de trekking no Nepal


rgnovelli

Posts Recomendados

  • Membros

Galera, Estou on the road. De volta a Katmandu depois de Jiri-KP-EBC.

Seguinte HENDRIK meu chapa se prepara pro lance dos maoistas. Os caras montaram um pedagio em Bandhar. E agora nao tem como fugir. Os caras ficaram bem gananciosos 5000 rupias (70 doletas!!!). E' um puta assalto. E agora danca todo mundo, dono de bathi, ate' sherpa paga, ou tem parte da mercadoria confiscada.

 

No mais nao tem como descrever a trip.... foi fantastico ate agora e amanha vou pra Chitwan dar role de elefante com a turistada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 73
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • Membros de Honra

Pois eh, pois eh... estamos em Kathmandu e francamente estou adorando o bip-bip-biiiiiip daqui. O pior eh a poluicao, mas a bagunca nao me incomoda. Nao deu pra fugir dos scavengers no aeroporto, mas acho que tivemos sorte, pois conseguimos uma pensaozinha com banho e banheiro por 6 USD, duas camas, televisao. O dono foi quem nos catou no aeroporto e o taxi foi de graca. Ao chegar no hotel, ele queria cobrar 10 USD por pessoa, depois disse que era 6 por pessoa. Diante de nossa indignacao pelo golpe baixo, acabou ficando 6 a diaria pros dois.

 

Tambem compramos nossa NepalFace Goro-Tex, por 22 usd cada. O preco inicial era de 40. Negociar aqui esta sendo facil. Quase que caimos na besteira de comprar uma mochila PolarOne. Parecia boa e a grana na estava na mao do meu irmao quando me lembrei de checar a armacao dela. Era uma folha de ferro dobrada no meio e colada uma na outra por meio de durex. Saimos correndo dali. Ainda nos faltam luvas, calcas, remedios, etc. Mas como o comercio estara aberto domingo, fiquei mais tranquilo.

 

A partida pra Jiri esta estabelecida para terca, ja que perdemos um dia na porcaria de Abu Dhabi. Acabou que pegamos um agente que ate que enfim se convenceu que nao queriamos o pacote por 822 usd, mas apenas aviao de Lukla pra ca, passagem de onibus pra Jiri e os permits pro park. Ele disse que o onibus eh muito dificil de achar por causa do festival, mas ira tentar. Temo que ira nos dizer que nao conseguiu pra poder empurrar uma Pagero por 150 usd. Ja nos informamos por outras agencias e conseguimos alugar um taxi por 107, mas nao jeep. Pena porque esse onibus era algo que eu queria fazer.

 

A escala em Abu Dhabi foi uma bagunca so. Cidade moderna, aeroporto bem feito mas eficiencia zero. Guardas mal-encarados e tudo. O voo foi cancelado e tudo que o atendente nos dizia era que o proximo estava cheio. No fim nos botaram num voo na manha seguinte e num hotel.

 

A chegada em Kathmandu foi tranquila. Preenchemos os papeizinhos que estavam numas mesinhas no salao de chegada, pagamos o visa, recebemos as estampas, pegamos as malas e saimos. Meu irmao tinha esquecido as vacinas na cargueira. Tinha um aviso de que cada um tinha de ter 2.000 usd pra entrar. Nada disso foi feito. Pagamos os visas e saimos. Facil, facil...

 

Tivemos nosso batha vegetariano. O primeiro de muitos, acredito eu. 175 rupias por pessoa, com direito a repetir arroz e lentilhas. Belive me, a quantidade eh suficiente para comer ate o c* fazer bico.

 

Os snacks eh que ta mais dificil. 40 rupias por um pacotinha de bolacha nao eh de rir. 20 rupias por um rolo de papel tambem nao, ja que nosso quarto foi entregue sem eles (dica pra futuros trekkers: trazer rolos) e snacks pro hotel. Os salgadinhos tem os pacotes tao inflados que eu me pergunto em que seculo terao vencido. Agua tem sido meu maior medo, ja que nao confio nas garrafinhas. Ontem a noite um dealer podre de bebado e sujo chegou nos oferecendo maconha (que acaba sendo haxixe. O engracado eh a insistencia deles caso digamos que nao. Dizem que o preco que dermos eh o preco que cobrarao. Mas o de morrer de rir era o cara metendo a mao dentro da cueca pra pegar o produto. Mesmo que fumassemos, nao poria aquilo na boca de forma alguma.

 

O transito eh feito na base da buzina. Algumas ruas tem calcadas, mas as pessoas, cachorros, vacas, bicicletas, tuc-tucs e riquixas ficam pela "pista" mesmo, num zigue-zague danado. O truque eh relaxar, ignorar as buzinas e seguir seu caminho. Mais de uma vez senti a camisa do ciclista ou motoqueiro no meu braco. Vira-latas com forca em todo canto. Se preparem pra escutar au-au durante a noite.

 

Quem vier, portanto, tome seu tempo pra andar e pesquisar alternativas de precos. E antes de aceitar algo se certifiquem do preco. Se vierem mais de um, tenham em mente que o preco sera por pessoa.

 

[]'s

 

Hendrik

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Fale Zeba,

 

Tudo bom? Ca to eu novamente...reta final, faltam 2 semanas p o Nepal. Comecei a aprontar as coisas e juntar a tralha toda...

E comeco com varias questoes..alguma sparecem pateticas mas nao custa nada perguntar ja q vc eh super paciente, hehehe:

1)vale apena comprar essas synthetics t-shirts p fazer o trekking? q nao retem suor e secam melhor! Compro la ou aqui?

2)Pergunta estranha mas o q vc fazia c papel higienico? Levou um rolo? heheh

3)Shampoo, sabonete? Levar ou nao?

4) Vc levava seus documentos epassaporte na mochila? Colocav ano meney belt?

5) Li tb bastante sobre meia sintetica de la! Que seca mais rapido e nao demora tanto como algodao, proem custa 40 dolare so par!! hehe

 

Bom, algumas dessasperguntas parecem ridiculas mas se eu to perguntando ( e eu sou um car ainteligente, hehe) eh pq parecem bobas, mas noa sao!!! E como vc ja fez exatamente a mesma coisa que eu vou fazer talvez vc tenha alguma dica interessante!!

 

Valeu, Andre

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Olha, Andre, aqui no Nepal quando chegamos ao nosso cafofo, nao tinha papel no banheiro e tivemos que nos virar com lenco de papel. Acho que isso vai depender do quao luxuoso eh o seu.

 

Uma dica, antes de aceitar servicos, qualquer um, deixe BEM claro o preco. Se quiser algo, deixe o preco bem claro, senao vao ficar enfiando extras.

 

[]'s

 

Hendrik

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Digam lá !!

 

Nossa, como o tempo passa rápido mesmo ! Como diz aquele ditado : "life is short, take big slices".

 

Androc do didgeredoo [:P], o lance da "bribe" no consulado foi duca mesmo mas tem tudo a ver numa viagem por lugares "exóticos", vai se acostumando. Lembra das hienas (sem querer ofendê-las...) ? Pois é... Falando nisso, nosso amigo Hendrik (hendrik meu caro, espero q vc esteja curtindo sua tão sonhada trip ! Muito choque cultural ?) parece q já tá tendo q lidar com algumas delas mas em alguns lugares esse tipo de coisa vem antes da placa de "WELCOME". Já vi/passei cada coisa q nem te conto... Eu não sou patriota (credo !) mas cheguei a conclusão q se aqui é ruim, comparando com certas regiões mundo afora o Brasil pode ser considerado uma Suíça...sem querer ofender a Suiça, obviamente.

 

Qto as suas perguntas (pode perguntar a vontade), vamos lá ;

 

- sim, as fotos eram pro visto nepales mas vc vai precisa-las pra tirar outros vistos tbém.

 

- eu levei umas camisetas com tecido "cheio de 9 horas" (rsrsrs) e apesar de serem boas depois de um tempo ficaram mais encardidas do q a toalha do Hendrik pendurada na mochila durante trekking nos Pirineus (rsrsrs) então acho meio frescura mesmo. E são muito caras ! O lance da meia sintética eu NUNCA OUVI FALAR !! Brother, quer uma dica ? "keep it simple"...

 

- esse lance de "toiletries" eu levava comigo SEMPRE (item de 1a. necessidade na Ásia e oriente médio) mas nunca tive problemas em encontrá-los nos mercadinhos locais. Leve alguma coisa para os primeiros dias e qdo acabar, compra lá mesmo.

 

- dindin, docs, etc SEMPRE colado ao corpo. Eu nunca deixo nos cofres dos hoteis simplesmente pq nao confio neles. Ah, deixei uma vez sim em Nairobi (Quênia) e acho q foi só. As vezes eu deixo escondido na MOCHILONA no quarto mas depende onde estou hospedado. Vai de bom senso mesmo. Deixar na mochilinha (daypack) é vacilo de principiante pq se tem uma coisa fácil de ser roubada, esquecida, perdida (criança em praia não conta) é daypack. Já tive a minha roubada em Lima (Peru) e por uma put@ sorte não perdi todos os documentos e dindin, q estavam comigos e não na mochilinha. É lugar comum deixar aquelas bolsinhas com docs e dindin na mochilinha e os larápios sabem disso.

 

Agora pra fazer o treking é q são elas afinal nunca se sabe qto vai gastar (acho q o Stinkfoot falou algo de pedágio de 70 doletas mas isso pra quem tava fazendo o EBC.).

 

Mais ou menos isso,

 

Abração

 

Zeba

 

 

 

id="navy">id="size3">id="Times New Roman">

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Buenas Povo,

 

Fim de trekking, Fim de trip (fim e' jeito de falar... ...ainda tem 4 dias pra chegar na Bananalandia) e muito, muito oque dividir com voces.

 

Mas uma coisa de cada vez. Quer uma dica de ouro?

Cara tras aquelas toalhinhas de limpar bunda de crianca... ...e' Lencinho Pampers mesmo. Sabe pra que serve? Tudo. Primeiro, alivia a barra dos dias sem banho (dependendo da altitude vira artigo de luxo, e quando o esquema e' de canequinha voce nem vai querer experimentar mesmo). Dois lencinhos e voce ta' de banho tomado, ou pelo menos livre do catinguele por umas horas.

Depois, serve de papel higienico de emergencia. E' meu caro, vai ter dia que nao adianta ser cuidadoso, guardar o dito cujo em saco de plastico e o escambau. Se der zica e voce pegar uma chuva, como as pancadas que encarei em varios trechos de Jiri ate' Chablung, nao tem Cristo que mantenha a mochila seca, ou totalmente seca. E como Murphy falha mas nao erra, o papel higienico e' o primeiro a virar papie-mache.

 

Oh Hendrik, boa sorte na empreitada. Pena nao termos nos encontrado por aqui, mas nao tenho duvida que vai rolar muito papo depois da sua trip.

 

Abracao pra todos,

 

Vinicius

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Falem,

 

Alguem sabe me dizer se eh tranquilo comprar remedio na Asia? Nao que eu seja hipocondriaco mas caso eu precise de um antibiotico ( pq tenho dor de garganta direto) eh tranquilo comprar la como eh no Brasil? Sem receita direto no balcao?

Medico na Australia eh uma nota...sem falar nos antibioticos....nao compensa mesmo!!!

Fala Vinicius, valeu pela dica dos baby wipes!! JA tinha lido sobre isso!! Item essencial!!E passa p nos os detalhes da sua aventura!!

Caraca..to embarcando em 1 semana...

 

Abracos, Andre

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
  • Membros de Honra

Fala, Andre!

 

Eu recomendaria o "Marco Polo", que tem ate agora o melhor banho que ja tomei. Agua quente de tirar o couro. Tem quartos de 6 e 8 dolares. Eh bem melhor que o hotelzinho que estava e por preco igual ou semelhante.

 

De Jiri ate Lukla voce nao gasta 10 USD/dia de jeito nenhum, mas quanto mais pra cima, mais caro e pior servico. Dugla e Dzongla ganham disparados como os piores e mais caros lugares pra se ficar, dormir ou comer. Depois vem Gorak Shep e Lobuche, que possuem mais lodges, logo sao mais barganhaveis e selecionaveis.

 

Em Gokyo recomendo fortemente o Cho Oyou Viwe lodge, que tem quarto de graca, desde que coma la. Depois dos pesadelos logisticos de Lobuche, Gorak Shep e, eca, Dzongla, Gokyo foi o ceu na terra.

 

Se quer tomar banho com regularidade eh melhor ir separando de 2 a 3 dolares por banho, dependendo onde estara hospedado.

 

Traga cha, pois uma garrafa de agua quente em bem mais barata que uma de cha. Se puder, faca estoque de bolachinha quando elas ainda estiverem custando 30 ou 40 Rupias. Mais no alto, os precos sobem de forma ridicula. Coisa de 100 ou mesmo 200 por cento mais altos.

 

Thame e Chokung foram pontos altos no trek. Tengboche eh bonito, mas caro. Pangboche fica bem perto, na mesma altitude e bem mais barato.

 

Gostamos do campo base do Evereste, apesar da opiniao quase unanime entre os trekkers dos lodges que nao valeria muito a pena ir la. Bom, eu gostei bastante e me senti noutro mundo.

 

Apesar de estar nos planos de subir apenas o Kala Pattar e talvez o Gokyo ri, no fim subimos 7 picos, dois dos quais sem nome, perto dos gemeos Lobuche, mas que me recuso a tirar da lista de picos devido a grande dificuldade de subi-los e por terem me custado uma torsao no pe esquerdo e consequentemente 2 dias em Lobuche, compressas dolorosas nas aguas congeladas do riacho que corre perto da vila, uma ascencao penosa de 4 horas pra Gorak Shep, ja que tinha de escolher e testar pedra por pedra onde botaria o pe e cuja dorzinha me acompanharia pelo resto do trek.

 

[]'s

 

Hendrik

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

E ai cara! Que viagem nao? Diz uma coisa cruzou com os maoistas em Bhandar? Tentei avisar quando cheguei em Kathmandu, mas nao sei se deu para voce ler a mensagem.

 

E a camera, deu certo? Eu acabei usando os dois kits. Mais para poupar um pouco a digital e economizar as baterias. Em Lobuche queriam cobrar 300 rupias pra carregar uma bateria (ta' certo que as minhas demoram mais de uma hora para completar).

 

Mesmo assim foram mais de 1500 fotos so' na Digital.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Pois eh, Vinicius. Viagem do caramba mesmo. Quando olho pra tras acho quase impossivel que tenhamos feito aquilo tudo a pe e sobrevivido. Foi o maior ca*aco no Cho la e nalguns trechos e picos, mas deu tudo certo.

 

Meu, tirei pouca foto. So umas 200. So tinha uma bateria, entao tive de racionar brabo. Meu irmao tinha duas baterias, entao tirou umas 600 ou mais fotos.

 

Mas organizar isso tudo vai ficar pra depois.

 

Sim, encontramos um maoista em Bhandar. Um senhor duns 50 e tal anos, sem farda. Estavamos tomando cafe-da-manha em Bhandar bem cedinho, na esperanca de passar por la enquanto estivessem dormindo, mas nao teve jeito. 5000 Rupias cada um. Depois encontramos outras pessoas que passaram por la. Com cada um foi mais ou menos diferente. Uma tcheca simplesmente nao pagou. Disse que nao tinha grana e foi simbora sem pagar. Um israelense negociou ate o cara baixar pra 1000 Rupias. Duas suicas tentaram negociar e os moleques lhes apontaram os trabucos. A ultima que ouvi eh que tinham baixado um pouco a "contribuicao".

 

[]'s

 

Hendrik

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...