Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

Mochilão Reggaeton! 29 dias de frio por Bolívia, Chile e Peru!

Postado
  • Membros

O Ministério de Viajantes informa:

Ler relatos de outros mochileiros pode causar dependência, sede de conhecer novos lugares e outras culturas. Aprecie sem moderação.

Índice:

Página 1:

- Informações gerais

Página 2 (Roteiro e Corumbá):

- Roteiro

- 03/07 O dia que eu conheci os desproporcionais quarteirões de Corumbá

Página 3 (Trem da morte e Santa Cruz de la Sierra):

- 04/07 O dia que eu conheci um boliviano corinthiano

Página 4 (Santa Cruz de la Sierra e Sucre):

- 05/07 O dia que eu encontrei Isa e nós pegamos uma van clandestina

Página 5 (Sucre):

- 06/07 O dia que eu joguei can can com Jesus

Página 6 (Salar de Uyuni):

- 07/07 O dia que eu conheci meu grupo

Página 7 (Salar de Uyuni):

- 08/07 O dia que eu conheci a neve

Página 8 (Salar de Uyuni e San Pedro de Atacama):

- 09/07 O dia que não conheci os gêiseres

- 10/07 O dia eterno

- 11/07 O dia que meu dedão quase congelou

- 12/07 O dia mais lindo do Atacama

Página 9 (Arequipa):

- 13/07 O dia que não molhei meus pés no pacífico

- 14/07 O dia que eu passei cerol na mão

- 15/07 O dia que só os brasileiros se fantasiaram

- 16/07 O dia que Carol chegou

Página 10 (Canyon del Colca):

- 17/07 O dia que eu conheci a Dulce

Página 11 (Cusco):

- 18/07 O dia que conheci o melhor ônibus da vida

- 19/07 O dia que ficamos defumadas no restaurante

Página 12 (Valle Sagrado):

- 20/07 O dia que conheci o Valle Sagrado dos Incas

Página 13 (trilha da hidrelétrica e Machu Picchu): [/b]

- 21/07 O dia que me senti enganada

- 22/07 O pior e melhor dia da viagem

Página 15 (Cusco):

- 23/07 O dia da linguiça crua

- 24/07 O dia do check out mais rápido de todos

Página 16 (Copacabana):

- 25/07 O dia que eu experimentei “trucha”

Página 17 (Isla del Sol e La Paz):

- 26/07 O dia que eu conheci onde tudo começou. Há um tempo atrás. Na ilha do Sol.

- 27/07 O dia que eu vi La Paz do alto

Página 18 (Estrada da Morte, La Paz, volta pra casa e fim):

- 28/07 O dia que eu tive mais medo de morrer na van do que na estrada da morte

- 29/07 O dia do amigo secreto

- 30/07 O dia que eu me perdi em La Paz

- 31/07 O dia que eu experimentei chicha

- 01/08 O último dia

- Agradecimento!

Olá galera mochileira! Meu nome é Letícia (mas podem me chamar de Let)! Sou do interioR de São Paulo e, depois de vários perrengues, unhas quebradas, frieira no pé, roupas perdidas, falta de sensibilidade nos dedos, nariz todo fudido, lábio rachado, fígado inutilizado, acabei de retornar do melhor mês da minha vida! Fiz o mais que tradicional roteiro Bolívia -> Chile -> Peru -> Bolívia (via trem da morte). Minha viagem durou 29 dias – começou dia 03/07 e terminou dia 01/08. Concluí que seria legal relatar sobre o mochilão porque fiz no ápice do frio e acho legal alertar a galera (que pretende fazer essa viagem nesse período) de suas doçuras e travessuras.

Primeiramente, gostaria de agradecer a todos os milhares e milhares de relatos que eu li nesse site maravilhoso: aos queridinhos e conhecidos por todos do fórum rs, Rodrigo e Bárbara, e também a Thaís Silva, Gabi - gmourisco, Augusto - Mochilão Pobrão, Tito Ribeiro (relato badalado), Marcelanuol, Andri S., Maicon Amarante, Denilson Grosa, Vagner Dal Pra Machado, Rodrigo Paulo, Cheila Anja, Naty Goulart, Guto - Mendigo Macho, Tia Poly, Diegoxpp, Julio Dalmazio. Dicas do Frenato, Leandro Hilcko e Manubarral.

Sem vcs não seria ninguém! <3

Agradecimentos devidamente feitos, vamos lá!

Pontos sobre mim a serem levados em consideração:

- Eu não sei pechinchar merda nenhuma;

- Eu sou alérgica a 2983 coisas;

- Eu adoro festas! Devido a isso, acabei bebendo grande parte do meu orçamento;

- Eu não fiz todos os passeios que todo mundo acaba fazendo, algumas vezes culpa do roteiro, algumas vezes culpa da preguiça;

- Quando não aguentava mais pollo e papas fritas, parti pro fast food e/ou comida do hostel (o que aumentou ainda mais meus gastos – e meu colesterol).

Agora sim, dito isso, vamos lá:

Primeiro quesito: Programação

Eu e minha amiga (Isabella) tomamos a decisão de fazer algum tipo de viagem já em junho de 2015. Não sabíamos pra onde, nem quando, nem porque, mas sabíamos que íamos fazer! Beleza! Em julho, comecei a montar alguns roteiros. Esquematizei, beeeeem mais ou menos, três: Leste Europeu, Sudeste Asiático e América do Sul. Sem querer dar spoiler, mas acabamos decidindo por América do Sul ::lol4::

Então de lá pra cá, eu li trocentos blogs, fiz pesquisas sobre os lugares, me juntei ao mochileiros, conversei com pessoas que tinham ido, blablabla... Ao longo dos meses, tirei passaporte, fiz o certificado de vacinação da febre amarela, fui comprando as coisas, juntando dinheiro, e, tudo isso, quase morrendo de ansiedade! Dólar lá passeando nas alturas, primeiro fuá do Lula, deu a primeira baixada, eu já tendo um ataque do coração, fui e troquei tudo! Não foi a melhor cotação da vida, mas pelo menos não era a 4,20. Outra amiga nossa decidiu se juntar a nossa aventura, mas só teria 15 dias de férias. Mexe no roteiro daqui, mexe no roteiro dali, incluímos Carol! E era isso, coisas todas compradas e passagens já começando suas infinitas parcelas. No último mês, comprei o seguro viagem, autentiquei meus documentos, recebi vários votos de boa sorte e parti! Sozinha, pois Isabella iria direto pra Santa Cruz. ::cool:::'>

Segundo quesito: $$

Vamos ser práticos: levei na doleira 1.450 dólares (ia levar 1.350, porém nos 45 do segundo tempo, ganhei 100 dólares da minha mãe <3) + 500 reais para eventuais gastos no Brasil. Acabou sobrando 151 dólares, MAAAAS durante a trip fui obrigada a fazer um saque, que fazendo o câmbio deu 233,70 reais! Também fiz a compra da passagem de La Paz para Santa Cruz pelo cartão de crédito, que deu mais 213,10 reais. OU SEJA, no fim das contas, é como se tivesse gastado tudo o que levei em dólares mesmo.

Terceiro quesito: Certificado de Vacinação da Febre Amarela

NINGUÉM NUNCA PEDE! JAMAIS! Eu sugiro que você faça, mas se por um acaso não conseguir, nem se descabela, só vai! ::hãã2::

Quarto quesito: Compras antes da viagem

Comprei TROCENTAS coisas! Não tinha absolutamente nada! Mas como comecei a planejar um ano antes, meus gastos se dividiram ao longo dos meses, e não ficou tão pesado! Comprei roupas, calçado, mochilas, câmera, doleira, tirei passaporte, etc etc etc... milhões foram gastos, por isso não gosto de ficar relembrando!

Além dessas coisinhas compradas para a viagem, eu também comprei o ingresso para Machu Picchu + Huayna Picchu, ticket para o trem da morte, a passagem de avião de Santa Cruz para Sucre e, obviamente, a passagem ida e volta para Corumbá! Várias facadas no coração graças ao nosso parça dólar! Também fiz a reserva da maioria dos hostels: de Corumbá, Sucre, San Pedro de Atacama e dos três Wild Rover.

Machu Picchu eu comprei pelo site: ingressomachupicchu.com

Trem da Morte eu comprei pelo site: ticketsbolivia.com.bo

Passagem de Santa Cruz a Sucre eu comprei pelo site: amaszonas.com

Passagem de Viracopos a Corumbá eu comprei pelo site da Azul.

Quinto quesito: Seguro Viagem

Queria ter feito pela Mondial, mas não entendi o que aconteceu e quando fui comprar tava coisa de 600 conto! ::essa:: Aí fechei pela GTA, que sabia que era boa, depois de ter lido o relato da Poly. Escolhi o intermediário que saiu 254,04.

Sexto quesito: Soroche e ar seco

A falta de ar era horrível, só de subir meia quadra, tinha que parar pra me recompor. No salar, eu acordava todos os dias com dor de cabeça, mas foi só lá. Daí eu tomava uma aspirina e boa. Minha boca ficou horrível, chegava a arder, mesmo passando protetor labial. Quando a altitude era demais, eu tossia muito, mas muito mesmo, coisa de incomodar todo mundo que tava perto. E o que me incomodava pra valer era o meu nariz menstruando! Sério, doía muito e saía sangue toda hora que ia assoar! Sem or!! ::dãã2::ãã2::'>

Sétimo quesito: carteirinha de estudante

Estudantes!!! Levem suas carteirinhas, mesmo que não sejam ISIC. Eu levei, e era aceita nos lugares! Só não aceitam a carteirinha normal na compra do ingresso de Machu Picchu, mas já tá ótimo! ::otemo::

Oitavo quesito: nécessaire

Gente, desapega e compra tudo lá! É muito peso desnecessário já levar tudo daqui e você encontra tudo genérico lá. Sério. Compra lá e seja feliz! :D

Nono quesito: comida

Eu comi do xexelento ao top da balada, muitas vezes no mesmo dia! Algumas vezes eu tive reação alérgica, mas é pq eu sou podre e tenho alergia de várias coisas! Mas ai eu tomava um antialérgico e ficava boa! Não tive diarreia por causa de comida típica! Acredito que as vezes que eu tive foi porque eu comia muito mal (do tipo, ir no fast food toda hora), ou pq tinha enchido a cara mesmo rs. ::putz::

Décimo quesito: bebida

Eu tive reação alérgica com um refresco que vinha junto com o prato do dia! Não imagino do que era feito, mas dps disso eu não tomei mais! Por outro lado, eu tomei “chicha” do jeito mais boliviano possível de tomar, e não tive nada! Vai entender!! Digo para não deixar de experimentar, se tiver alguma reação, parte pra próxima e seja feliz!

Último quesito, mas não menos importante: O que levei

Roupas e sapatos:

1 Calça jeans

1 short jeans

1 par de luvas

1 gorro

2 leggings

Roupas de frio da decathlon (que inclui: 1 fleece, 3 blusas segunda pele, 1 calça segunda pele, 1 calça fleece e 1 corta vento)

2 blusas de manga comprida

3 blusas dry fit

1 moleton

Top (2)

Sutiã (1)

Blusinhas (4)

Calcinhas (10)

Pijama de frio

Meias (2 térmicas/4trekking)

Biquíni

Toalha que seca rápido

Bota impermeável

Bota

Chinelo

Rasteirinha

*Considerações sobre roupas e sapatos:

- Pijama é uma coisa completamente desnecessária, se usei duas vezes foi muito! Você não consegue nem pensar em trocar de roupa com aquele frio do c******.

- Dá pra levar uma blusa segunda pele a menos;

- Se forem abusar de algo, que seja nas meias! Pelamordedeus, levem muitas! A moça que lava suas meias durante a viagem não vai ter o mesmo carinho que sua mãe teria! Então volta tudo podre do mesmo jeito que vc levou!

- Biquíni/short/sunga: levem para não ficar com peso na consciência! Mas eu usei zero vezes, então...

- Usei bastante minha bota impermeável antes da trip para lacear, e mesmo assim durante a viagem ela quase me deixou aleijada. Fiz a desapegada e larguei ela em Cusco! Adios muchacha!

Eletrônicos:

Extensão

Secador de cabelo

Benjamin

Máquina fotográfica

Carregadores

Pau de selfie

Fone de ouvido

*Considerações sobre eletrônicos:

- Extensão é desnecessário!

- Levem um secador de cabelos pequenininho 220V! É muito útil quando vc sai tremendo do chuveiro e seu cabelo está ensopado

- Benjamin, sem palavras, necessário super!

Necessaire:

Sabonete líquido

Shampoo (médio) e Condicionador (pequeno)

Shampoo a seco

Esponja

Desodorante aerosol

Gilete

Escova de cabelo

Prendedor de cabelo

Presilha/grampo

Escova de dente

Creme dental pequeno

Fio dental

Espelhinho

Pinça

Lixa de unha

Maquiagem (base, pó, lápis e batom)

Protetor Solar (corpo e rosto)

Protetor labial nívea

Bepantol derma

Hidratante e repelente

Cotonete

Algodão

Naridrin e soro fisiológico

Colírio

Band-aid, Gaze e Esparadrapo

Lenços umedecidos

Álcool em gel

Papel higiênico

*Considerações sobre necessaire:

- Shampoo, sabonete, condicionador, etc etc, essas coisas mais pesadas, comprem tudo lá! A não ser que vcs usem algo muito específico! Tem tudo igual no Brasil pra vender lá! Levei nos potinhos de 100 ml e eles ficavam explodindo dentro da minha bolsa, maior raiva da galáxia, joguei tudo fora!!!!!!!

- Lenços umedecidos: vou adotar pra vida! Servem pra tudo mesmo: banhos de gato, limpar a mochila quando suja, limpar o sapato, tirar maquiagem, limpar a mão de gordura depois que vc acaba de comer um Doritos, etc etc...

- Álcool em gel: outra coisa divina! Não pode faltar!

- Uma coisa que faltou na minha bolsa foi cortador de unha! Levem! Suas unhas ficarão um cocô depois de uns dias de viagem

Diversos:

Óculos de sol

Travesseiro de pescoço

Cobertor

Can Can

Bandeira do Brasil

2 Cadeados

Talherzinhos

Sacos plásticos

*Considerações sobre diversos:

- óculos de sol deve ser o item mais importante da mochila

- esse cobertor que eu levei é daqueles que você vai enrolando e eles ficam mega pequenos. Comprei no Wall Mart, muito útil

- Can Can (ou Uno) é mara pras horas de várzea, e qualquer pessoa de qualquer país consegue jogar!

- Levei uma bandeira do Brasil para colher assinaturas dos migos que eu ia fazendo durante a viagem! É uma ótima lembrança!

- Talherzinhos (que seria um garfinho, uma faquinha e uma colherzinha) eu levei porque ganhei! Mas não compraria.. acabei usando só uma vez!

- Outra coisa para abusar: sacos plásticos! Servem pra tudo: lixo, colocar roupa suja, tacar aquele creme que explodiu dentro da sua mochila dentro, emprestar pros amigos que esqueceram, etc etc etc!

Pra fechar essa primeira parte: Coisas que descobri durante a viagem:

- Mochilão não é nada prático (com relação à organização dentro dele)! Vc vai ficar com raiva dele já na segunda vez que tiver que arrumar tudo pra partir pra próxima cidade;

- Doleira coça;

- Meia nunca é demais;

- A trilha da hidrelétrica não é tão de boa assim;

- Peruanos são mais abertos a negociação que bolivianos;

- Wifi é uma merda em qualquer lugar;

- Perfumes secam na altitude!! Não leve o seu!!!

- Comida podre na beira da estrada não necessariamente vai te fazer passar mal no outro dia;

- Comida fina no meio da plaza principal não necessariamente vai ser buena;

- Vc vai fazer vários amigos de infância durante a viagem ::love::

Se eu esqueci de algo, vou incluindo durante o relato! ::otemo::

IMG_1481.JPG.dca3a23f3aad584deaed2469daa9d4fb.JPG

Editado por Visitante

• Respostas 255
  • Visualizações 55k
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Most Popular Posts

• Esse negócio de vendedora te puxar pra dentro da loja e te vestir de peruano é familiar pra mim Até tirei foto com a figuraça da vendedora... O nome dela é Lucy, simpatia em pessoa, e a lojinha del

• letícia.amorim
    letícia.amorim

Depois da pior noite de todas, cheguei a Puerto Quijarro as 5h45. Estava o maior breu. Fiquei pensando: nossa, e agora? Eu sozinha, na madrugada fria e escura, como farei pra chegar a fronteira?

• letícia.amorim
    letícia.amorim

Queria agradecer a todos que tiveram paciência pra ler sobre a minha viagem! Tentei postar o mais rápido que consegui, espero que tenham aproveitado ao máximo e que tenham se inspirado a dar andamento

Posted Images

Featured Replies

Postado
  • Autor
  • Membros
Olá Let, muito útil o seu relato, vou prá Cusco no fim de Setembro e estou aproveitando muito sua experiência que é bem recente e bem detalhada. Uma dúvida sobre o "Free" Walking Tour. Já vi 3 cores de colete e todos falam que são oficiais. Vale a pena? Qual a cor do colete do seu guia? Pelo preço da gorjeta dá para fazer um tour de agência.

Olha, eu não olhei preços desse tipo de tour em agências, então não sei quanto é exatamente!

Mas eu achei bem interessante o tour! Vale a pena sim... os guias são bem divertidos e vc percebe que eles têm muito conhecimento sobre a cidade!

O colete do nosso guia era verde, do Free Walking Tour Peru:

623015_orig.jpg.2705612c00cf84edcf4fcc6c4dcb6d62.jpg

Postado
  • Membros

Oi Letícia, continuo acompanhando o seu relato e adorando :)

Como eu não consegui ingresso para a Huayna Picchu acabei não comprando também o de Machu Picchu. A minha dúvida é: você acha muito arriscado deixar para comprar o ingresso de Machu Picchu em Cusco? Pelo que vi a disponibilidade no site está tranquila para o mês de Setembro.

Bjos

Postado
  • Autor
  • Membros
Oi Letícia, continuo acompanhando o seu relato e adorando :)

Como eu não consegui ingresso para a Huayna Picchu acabei não comprando também o de Machu Picchu. A minha dúvida é: você acha muito arriscado deixar para comprar o ingresso de Machu Picchu em Cusco? Pelo que vi a disponibilidade no site está tranquila para o mês de Setembro.

Bjos

Ou, é super tranquilo! A gente, na alta temporada, conseguiu ingresso na hora, agora com certeza é bem mais de boa! Vai sem medo!!! ::otemo::

Postado
  • Membros
Oi Leticia! Tudo bem?

Me tira uma duvida? Quando você foi a MP, foi pela hidroelétrica, dormiu uma noite em Aguas Calientes e voltou pra Cusco no dia seguinte? Você voltou como? De trem? To indo sábado que vem e não sei se vou conseguir acompanhar todo o seu relato apesar desse ritmo frenético que você ta enviando hahaha. Por sinal seu relato ta ótimo, to rindo sozinha. Espero encontrar um pessoal animado assim hahaha

Eu sou TODA frenética, não ia ser diferente com o relato kkkkkkkkkkkk

Já vai sábado que vem? deve estar mega ansiosa ::ahhhh::::ahhhh::::ahhhh:: eu estaria kkkkkkk

Mas enfim, SIM, foi isso que eu fiz! Pegamos uma van em Cusco de manhã, fomos até a hidrelétrica (chega lá entre 14h e 15h). Almoçamos e começamos a trilha (que dura de 2 a 3 horas). Em Águas Calientes, encontramos o guia, ele distribui todo mundo em seus respectivos hoteis, jantamos e dormimos. Acorda mega cedo, sobe Machu Picchu (o que eu, inclusive, aconselho que vc vá de ônibus, a não ser que vc seja uma pessoa ótima em trilhas na ladeira com degraus incas - eu não era ótima e me fodi). Lá pelas 11h, descemos, almoçamos em Águas Calientes e já começamos a trilha de volta até a hidrelétrica, onde encontramos a van que nos levaria a Cusco. Chegamos em Cusco umas 21h.

Minha amiga Isa não quis voltar pela trilha da hidrelétrica e, lá mesmo em Águas Calientes, ela comprou a passagem de trem que ia da cidade até o lugar da van. Tem essa opção também. Era um valor em torno de 30 e poucos dólares. ::cool:::'>

Fizemos assim porque somos pobres, mas tem a opção milionária de ir de trem até Cusco.

To bastante ansiosa, ainda mais que estou preocupada em levar uma mochila pesada, mesmo não estando levando quase nada hahaha e ela ainda é de 70l ::mmm:

Valeu pela dica! Eu estava pensando em dormir 2 noites em Aguas Calientes, porque quero aproveitar MP até me expulsarem de lá hahaha Mas ai eu vi que tem um trem que sai as 19h de Aguas Calientes e seria ideal, mas o preço realmente é algo ase considerar.. Vou esperar estar lá pra decidir isso, ate porque pode não ter mais vaga no trem

Postado
  • Autor
  • Membros
To bastante ansiosa, ainda mais que estou preocupada em levar uma mochila pesada, mesmo não estando levando quase nada hahaha e ela ainda é de 70l ::mmm:

Valeu pela dica! Eu estava pensando em dormir 2 noites em Aguas Calientes, porque quero aproveitar MP até me expulsarem de lá hahaha Mas ai eu vi que tem um trem que sai as 19h de Aguas Calientes e seria ideal, mas o preço realmente é algo a se considerar.. Vou esperar estar lá pra decidir isso, ate porque pode não ter mais vaga no trem

É, sua mochila é bem grande mesmo! A minha era de 50L e eu já achava ela gigante kkkkkkkkk

No meu roteiro inicial também tinha um dia a mais em Águas Calientes, mas modificamos isso durante a viagem! Se você for comprar o trem mesmo (não importa a rota, se é até a hidrelétrica, ou até Cusco) aconselho a comprar assim que chegar em Águas Calientes! Isabella fez isso e conseguiu! Já duas amigas nossas deixaram pra comprar um pouco antes da partida e não conseguiram vaga! ::mmm:

Postado
  • Autor
  • Membros

Sabe aquela manhã que você acorda desejando dormir novamente?

8h acordei a cara plena da ressaca. ::essa:: Semi-pronta, acabei de me arrumar, peguei minha mochila de ataque, óculos escuros pra tentar esconder a noite passada e descemos correndo pra tomar o café da manhã, pois já estávamos atrasadas. ::hein:

8h40 todo mundo em frente a agência para o passeio do Valle Sagrado dos Incas.

Ali do lado, eu e Isa compramos uma água de 1L. Logo, o guia já apareceu mandando todo mundo se apressar. Andamos até a praça menor, onde ele nos dividiu em dois grupos, pois éramos muitos. Entramos em um micro-ônibus e partimos.

Umas 9h e pouco chegamos ao povoado Corral. Lá pudemos ver artesanatos e usar o baño. Acabei comprando uns chaveirinhos.

10h entramos no bus e fomos para Pisac, o primeiro sítio arqueológico do passeio. Durante o caminho, o rio que acompanha a paisagem é o Urubamba, o mesmo que acompanha a trilha da hidrelétrica.

11h chegamos. Na entrada, pagamos o boleto turístico e a moça já faz um furinho na imagem de Pisac.

Nosso guia explicou que a primeira meia hora seria de explicações sobre o sítio e, depois, poderíamos andar livremente por lá, devendo estar 12h15 no ônibus, prontos pra partir ou seríamos deixados pra trás (bem sincero esse guia, a propósito).

Bom, depois da experiência do passeio do Canyon, sabia que realmente teríamos que estar lá na hora marcada. ::cool:::'>

Gente, pensa num lugar lotado!!! Alta temporada é foda por isso... tinha trocentos ônibus estacionados, fazendo fileirinha e, pior, todos praticamente iguais! ::ahhhh:: Juro por Deus que não sei como que eles fazem pra manobrar no penhasco. Eu e Isa, nos achando muy espertas, já tratamos de anotar a placa do nosso veículo. ::sos::

Nossa, lá é lindo! Depois de Machu Picchu, é o mais bonito! Lá é enoooorme, tem muitos lugares pra se enfiar, pena que o tempo é curto! Fomos até onde conseguimos, porque NOSSA SENHORA, altitude, sol e ressaca não estavam ajudando muito! ::dãã2::ãã2::'> Tiramos várias fotos e, quando vimos, já era tipo 12h10! ::ahhhh::

598ddacc7314e_IMG_1583(800x600).jpg.bbb079a2c944ef06d563f45a0be360bf.jpg

598ddacc7a313_IMG_1581(800x600).jpg.e2a944a34da810893cd8f78f087e4ab3.jpg

598ddacca5001_IMG_1272(600x800).jpg.066cdac05c5bed0548b9dd83133c9688.jpg

598ddaccada02_IMG_1290(800x600).jpg.c5690c6a373a5ad7755a65988df8a9e3.jpg

598ddaccb42b0_IMG_2055(800x451).jpg.1c4b4a043707002532e65bcb8e1ca8f8.jpg

598ddaccbb9b6_IMG_2057(800x600).jpg.4708dafec2def5b56aeb1fc68ad2e467.jpg

598ddaccc4871_IMG_2072(800x600).jpg.de9a94b52d5e5fdc2fc0ff30b31fa447.jpg

598ddacccc3aa_IMG_2076(800x451).jpg.ce4700a037605770738f62fc07baebf5.jpg

598ddaccd4abf_IMG_2074(800x451).jpg.517b64c4b465c12d2d4e866b95b2a24f.jpg

Corre lá pra fora, aquela bagunça de ônibus, pessoas e gente vendendo artesanato. Ainda achei tempo pra comprar uma pulseirinha (Isa e Carol me amaram). ::mmm:

E, então, quem disse q conseguíamos achar nosso ônibus??? Já foi dando aquela taquicardia básica de sempre. Fomos procurando, e nada de achar! Até que fomos descendo, descendo, chegamos até o último ônibus e... NÃO ERA O NOSSO! ::ahhhh:: Volta correndo olhando tudo de novo!

Altitude, sol e ressaca continuavam não ajudando. Depois de muito desespero, vimos nosso ônibus já descendo a rua! Corre pra subir nele. ::putz::

Foi muita sorte, por pouco não ficamos lá pra sempre! E digo isso porque uma outra pessoa do bus não teve a mesma sorte que a gente! Foi deixada pra trás... :o Então, o guia falou pro grupo da pessoa desaparecida enviar uma mensagem mandando ela descer com outro ônibus qualquer e nos encontrar em tal lugar.

Tava todo mundo em choque, mas o guia falou que avisava o horário justamente pra ninguém se atrasar.

Ok, então. ::quilpish::

Descemos a montanha e paramos em um lugar que vendia “plata”. Como não somos ricas, demos uma olhada rápida e já saímos. Ali ao lado, tinha um lugar que vendia empanadas. Mortas de fome, fomos averiguar. Acabamos comprando a tradicional. Aprovamos. Mas tinha um pouco de pimenta, então Isa ficou meio assim de comer, acabamos comendo o resto dela. Voltei lá e comprei uma doce. Muy buena também! ::love::

Maira e Aline, do grupo de brasileiros, também resolveram pegar uma.

598ddacc6370b_IMG_2079(600x800).jpg.6a9dac90f830c5386041a7d515f62428.jpg

E, olha, essa decisão nossa de comer as empanadas foi o que nos salvou. ::mmm:

13h45 paramos num povoado pra almoçar.

Detalhe: lembram que o passeio do Valle Sagrado custou 20 soles? Barato né? Isso porque o valor só incluía transporte e guia. Na hora de fechar o passeio, o cara da agência disse que pra incluir almoço em um restaurante lá, seria mais 25 soles. Achamos muito caro na hora e decidimos que procuraríamos um lugar mais barato lá na hora. ::cool:::'>

Pois bem.

Ao chegar lá, as pessoas menos mão-de-vaca subiram pra comer no restaurante. Nós entramos em uma lanchonete bem ao lado que dizia servir “menu del dia”. Lá encontramos o resto do grupo dos brasileiros, já almoçando o menu. Sentamos numa mesa, pedimos o prato e comemos felizes, pagando bem mais barato. ::hãã2::

Certo? Errado! Isso era o que a gente queria. ::hein:

O que aconteceu, de fato, foi que o garçom nunca vinha pegar nosso pedido, ficamos lá uns 15 minutos esperando. ::vapapu:: Na hora que ele veio, disse que o menu del dia havia acabado e só tinha lanche. Como já tínhamos perdido muito tempo lá, e o guia com certeza ia nos deixar pra trás, saímos e fomos tentar a sorte em outro lugar.

Resultado: acabamos comendo doritos e coca-cola. O bom da história é que gastamos o equivalente a 2 SOLES!!! Minha vontade era de comprar mil sacos de doritos, trocentas coca-colas e revender no Brasil!!!

Enfim, voltamos ao ponto marcado para pegar o busão e acabamos comprando sorvete, porque né, dava até pra esbanjar! ::tchann::

Você que está lendo isso, siga meu conselho de amigo: não tente dar uma de esperto! Pague o passeio com almoço incluso! ::sos::

14h40 partimos. 15h30 chegamos a Ollantaytambo, segundo sítio. Há muitos degraus nível inca nesse lugar. Por conta disso, Isa resolveu fica lá embaixo mesmo, com o pessoal. Nós íamos subindo, parando e ouvindo explicações sobre calendários, astronomia e como os Incas eram fodas. ::love::

O problema era a quantidade de gente!!! Isso cansava um pouco, mas o lugar é incrível! Muito lindo também!

598ddaccde284_IMG_1307(800x600).jpg.7d7a83c9b8ce321335dd5489b0447dc5.jpg

598ddacce6819_IMG_1592(800x600).jpg.0d40f4b18077eb48de4d85b61395ef49.jpg

598ddaccee87c_IMG_1595(800x600).jpg.e8b1eb10d86c852fad517dfc9f6b9fe1.jpg

598ddacd01ced_IMG_1597(800x600).jpg.bed054edf315ecbad77fdbcded45b171.jpg

598ddacd0a2fc_IMG_1600(800x600).jpg.925f9b8668335884cdc27017d5f49520.jpg

598ddacd11c7d_IMG_1602(800x600).jpg.69aba5c3aff4e0be10223e1027507fae.jpg

598ddacd183ed_IMG_2087(451x800).jpg.8057ba11b3bf87ba509df2285da575ef.jpg

598ddacd1f2b1_IMG_2089(451x800).jpg.a31cd80313b9984567d0607ca85ca1c6.jpg

598ddacd2696a_IMG_2086(451x800).jpg.9a54e07e833814ac58edea31f5527e02.jpg

598ddacd2ef9d_IMG_1308(800x600).jpg.ad1d794994d720308c39813f809e90d7.jpg

16h50 já estávamos no busão antes mesmo do guia!! Fomos até elogiadas pela nossa pontualidade! O que o medo não faz, não é mesmo? ::lol4::

Todo mundo no ônibus, ninguém pra trás, partimos para um povoado chamado Chinchero! Lá, visitamos um lugar onde há umas mulheres que vivem do artesanato. Há uma apresentação do porquê das vestimentas delas e do motivo do penteado com tranças. Elas fazem uma pequena demonstração de como colorem e tecem. Explicam que demoram cerca de 30 dias pra fazer um caminho de mesa, tecendo cerca de 5 horas por dia; não mais que isso porque disseram que suas costas doem muito. Ao final, eles serviram chá de coca. ::xiu::

598ddacc6ae45_IMG_1315(600x800).jpg.f4899dcba02fdbc1437fd64d9183c406.jpg

598ddacc5b79d_IMG_2092(600x800).jpg.76949f03127faaeb7f2957d0b6f0dfe2.jpg

Enfim, depois do apelo emocional, nós somos levados a comprar alguma coisa delas. Tem um monte de coisas lá, e bem bonitas, só que como elas levam mil anos pra fazer uma toalha, é tudo muito caro!!!!!! ::putz:: E elas ainda ficam atrás de você olhando com aquela cara de VOCÊ NÃO VAI COMPRAR ISSO AI NÃO? EU ALIMENTO MINHAS CRIANÇAS COM O DINHEIRO DA VENDA.

Bom, como eu não funciono muito bem sob pressão, acabei comprando uma chalina (cachecol) mais barata que achei, pra minha mãe, só pra fugir dos olhares.

(mãe, eu te amo, óbvio que você merecia uma toalha de mesa de 750 soles, mas né...)

19h estávamos de volta ao bus. No caminho, o guia (que começou o dia bem sério e deixando pessoas pra trás) já estava muito legal, fazendo piadas e sendo mais agradável. Ele gostava de contar pequenos contos, cheios de metáforas, pra explicar algumas coisas durante o tour. Então, contou uma história que achei muito linda e vou compartilhar com vcs.

Era sobre dois amigos que estavam viajando juntos. Em um determinado momento, um deles caiu em um rio e começou a se afogar. Logo, seu amigo veio e o salvou. O que tinha afogado, então, escreveu em uma pedra: NESTE DIA, MEU AMIGO SALVOU MINHA VIDA. Bom, daí em outro momento eles brigaram, e um acabou batendo no outro. Esse que apanhou, que era o mesmo que tinha afogado, pegou e escreveu na areia: NESTE DIA, MEU AMIGO ME MACHUCOU.

O amigo, curioso, perguntou porque que algumas coisas ele escrevia na pedra e outras eles escrevia na areia. Ele respondeu que, quando alguém nos magoa, devemos escrever na areia, para o vento levar embora; e quando alguém nos faz algo de bom, devemos escrever na pedra, para ficar eternizado.

Gente, achei muito fofo. ::love:: Com essa história, ele fez um discurso motivacional que não tinha nada a ver com o passeio ou com os incas, mas que eu achei ótimo. ::otemo::

Chegamos a Cusco umas 20h. No Wild Rover, jantamos e fomos pra festa do dia.

Sobre os gastos:

Água 1L: 4,50 soles (2,25 pra cada)

Baño em Corral: 1 sol

Chaveirinhos em Corral: 3 por 5 soles

Boleto Turístico completo com desconto de estudante: 70 soles

Pulseirinha no caos de Pisac: 1 sol

Empanadas salgada e doce: 10 soles (5 cada)

Almoço mão-de-vaca (um doritos e uma coca): 2 soles

Sorvete ostentação: 4 soles

Cachecol que levou um século pra ser feito: 20 soles

Postado
  • Membros
É, sua mochila é bem grande mesmo! A minha era de 50L e eu já achava ela gigante kkkkkkkkk

No meu roteiro inicial também tinha um dia a mais em Águas Calientes, mas modificamos isso durante a viagem! Se você for comprar o trem mesmo (não importa a rota, se é até a hidrelétrica, ou até Cusco) aconselho a comprar assim que chegar em Águas Calientes! Isabella fez isso e conseguiu! Já duas amigas nossas deixaram pra comprar um pouco antes da partida e não conseguiram vaga! ::mmm:

Sou péssima pra fazer mala. Tambem acho 70l gigante, mas mesmo assim parece que nada cabe!!

To adorando seu relato. Quando eu chegar la vou continuar lendo pq ainda vai dar tempo de pegar dicas hahaha

Postado
  • Autor
  • Membros
Muito legal o relato, bem detalhado como sempre e ótimas dicas.

obrigada ::otemo::

Sou péssima pra fazer mala. Tambem acho 70l gigante, mas mesmo assim parece que nada cabe!!

To adorando seu relato. Quando eu chegar la vou continuar lendo pq ainda vai dar tempo de pegar dicas hahaha

Nossa, eu também achava ela um monstro de mochila e a hora de enfiar tudo foi um parto! Eu fiz rolinhos com minhas roupas... o duro é manter os rolinhos a viagem toda!! No final, vc acaba pegando a primeira roupa que vê e tá ótimo! kkkkkkk

Antes de sábado acho que dá pra chegar em Machu Picchu, daí vai faltar só a saída do Peru e a Bolívia outra vez!

Boa viagem! Quando voltar, fala o que achou ::hahaha::

Postado
  • Membros

Oi! Letícia, tudo bem??

Seu relato está ótimo e bem rápido! Parabéns ::otemo::::otemo::

Tenho algumas perguntas ::sos::::sos::

Você disse que alugou saco de dormir para o Salar, porém, nas fotos que você mostrou, eu vi que havia camas nos quartos. O saco foi necessário??

A Jaqueta que você usou foi essa aqui?? http://www.decathlon.com.br/trilha-trekking/roupas-de-inverno-femininas/roupas-impermeaveis-e-quentes-camada-3/casaco-arpenaz-300-rain-fem?skuId=1821308

Se sim, você gostou???

Se não, qual foi e se recomendaria? xD

Vi que você também comprou um casaco em Cusco, se não me engano. Lá o preço compensa em comprar roupas também, por quê vi que comida é bem barato!

agradeço desde já!

Beeeijos ::kiss::

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.