Ir para conteúdo

Trem da Morte


Posts Recomendados

  • Membros de Honra

Concordo plenamente com quem fala em ir de avião. Hoje o preço da passagem até La Paz ou Sta Cruz (ao menos saindo de São Paulo) não é assim tão caro.

 

Quando fui, sai no domingo de São Paulo e só cheguei em Santa Cruz na quarta-feira; é tempo demais perdido para fazer valer a pena a economia... ainda mais podendo dividir.

É claro: se tiver muito apertado e afim de poder fazer a passagem pelo trem da morte (como eu em 2007), aí é outro papo então seja feliz.

 

sobre lá: quando fui, não havia passagem alguma para o dia que cheguei, então tive que comprar somente para o dia seguinte. A cidade de Puerto Quijarro (bizarro para alguns) não tem absolutamente nada, mas acho melhor ficar por ali do que em Corumbá. O que vale é dar uma passada perto da fronteira e arrumar o que fazer na espera.

Detalhe interessante (que pelo visto já mudou) é que na época o trem mais detonadão e o superpullman tinham exatamente o mesmo preço (vai entender), então logicamente fui no tal super pullman ;)

 

Por último: vi comentarem que reservar as coisas pode ir contra o estilo mochileiro, e não poderia discordar mais. Pela América do sul eu raramente reservei algo, e houve vezes em que cheguei na cidade e quase não consegui lugar para ficar, seja por os preços estarem maiores do que o esperado, seja por algum evento fora do calendário que ocorreu naqueles dias - isto me passou em Buenos Aires, onde só consegui achar vaga depois de procurar em 15 hostels - e o que encontrei foi pelo google. Isso porque naquela semana houve um encontro de psicólogos e mais de 1 dezena de ônibus brasileiros de estudantes estavam por lá.... foi bastante desesperador isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Oi Pessoas...

 

No ano passado eu coloquei a mochila nas costas e resolvi cruzar a Bolívia e conhecer o Norte do Chile, saíndo daqui do RJ, para quem tem tempo e adora aventuras .. vá e divirta-se com tudo .. das duas uma .. ou vc ama a Bolívia e pretende voltar um dia ( eu :) ) ou você detesta e não pretende voltar nunca mais na sua vida (tenho vários amigos que dizem isso), principalmente depois de sair de Puerto Quijaro (terra do nada), para ir a Santa Cruz de la Sierra.

 

Algumas coisas eu resumo:

 

Você faz novos amigos no trem !

Come coisas típicas que eu nunca vi no Rio

Compre a passagem do trem com o cambista .. chore .. diga que vc não tem muita grana, diga que vc é carioca .. isso ajuda bastante .. eles ficam te fazendo muitas muitas perguntas sobre o Rio e quando vc vê vc já está dentro do trem de mala e tudo, depois vc paga a propina com o guardinha .. fora o escândalo que uma loira esquisita fez dizendo que eu era ilegal e blá blá blá .. já era .. o trem já estava no meio do nada, eu não tinha como soltar por ali, paguei propina a mais de mais ou menos R$20 reais e todo mundo ficou feliz, inclusive eu :)

 

Eu faria novamente sim sim sim e aconselho a fotos que entrem nessa aventura ... e depois postem as fotos pra gente :)

 

chao e boa trip para vocês !!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

 

Eu, particularmente, acho uma puta sacanagem comprar passagem pro trem da morte com o tal no Ney, reservando antes, pq esse tipo de atitude, além de ferrar as pessoas que chegam pra comprar na hora e ser uma especie de comercio com cambista (daqueles mesmos que compram ingresso pro show do paul mccartney ou pro jogo final da libertadores e não te sobra nenhum pra comprar, a não ser que seja da mão deles, 200% mais caro), não me parece uma atitude propria de mochileiro, essa coisa de reservar tem mais a ver com avião, né? Mas enfim, eu queria saber de todo mundo que deixou pra comprar na hora, se rolou ou se tavam sempre esgotadas todas as classes.

 

 

Putz, sério que tu pensa assim?

Bom estamos em um pais de livre arbítrio e cada um tem o seu pensamento, então aproveitarei para dar minha opinião!

Acredito que quem compra com o ney, ou outras agências (existe outras, não é um monopólio, mas ele tem a fama entre os mochileiros ) são pessoas que se organizam e que não gostariam de perder tempo com locais que não tem o interesse.

Nesse pensamento talvez tu também acharia uma "puta sacanagem" o pessoal que sai as 3 da manhã do hostel em aguas calientes, sobre a trilha a pé e chega bem cedo no parque para poder subir no wayna picchu e o cara que sai as 7 da manhã vai de trem e não consegue subir nem na turma das 8hs nem das 10hs. Finalizando, eu não considero "puta sacanagem" e sim preparação e antecipação.

 

[]'s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Eu acho, sim, uma puta sacanagem!!

Os exemplos de reserva e "preparação" de viagem que vocês deram realmente não tem nada a ver com a prática cambista de reservar o trem da morte. Se todo mundo paga o dobro do valor da passagem pro cara comprar antes, óbvio que ele e outros cambistas vão comprar todas as passagens do dia bem antes, porque sabem que terão outros turistas dispostos a pagar dobro, triplo...

Ou seja, é uma prática que gera a outra. Se todo mundo se respeitasse e respeitasse as outras pessoas, comprando somente diretamente na bilheteria e não da mão de cambistas, os cambistas deixariam de comprar porque não teriam pra quem vender e assim, automaticamente, os bilhetes não iam mais esgotar dias antes e os mochileiros poderiam comprar no dia que chegassem a Puerto Quijaro, pagando o preço justo.

Mas, obrigada pelas dicas, já fiz minha escolha, e pra não compactuar com essa roda viva, comprei passagem de avião mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

 

Putz, sério que tu pensa assim?

Bom estamos em um pais de livre arbítrio e cada um tem o seu pensamento, então aproveitarei para dar minha opinião!

Acredito que quem compra com o ney, ou outras agências (existe outras, não é um monopólio, mas ele tem a fama entre os mochileiros ) são pessoas que se organizam e que não gostariam de perder tempo com locais que não tem o interesse.

Nesse pensamento talvez tu também acharia uma "puta sacanagem" o pessoal que sai as 3 da manhã do hostel em aguas calientes, sobre a trilha a pé e chega bem cedo no parque para poder subir no wayna picchu e o cara que sai as 7 da manhã vai de trem e não consegue subir nem na turma das 8hs nem das 10hs. Finalizando, eu não considero "puta sacanagem" e sim preparação e antecipação.

 

[]'s

 

sei la wesleycast, eu entendi a indignaçao dela de outra forma, pra mim ela qis dizer - e concordo plenamente - é q esses caras sao cambistas... e eles atrapalham a galera pq tem facilitadores de dentro q agilizam pra eles, fazendo disso algo injusto e tudo pra tornar a gente - mochileiros e turistas - refens deles... eles cobram o q qerem pq sabem q agente vai ter q pagar... senao vc fica preso na cidade, e isso é muito diferente da galera q sobe a trilha ate MP andando e nao consegue ir ao Wayana picchu, pq em MP tem muita coisa pra se ver... e pra ver tudo vc teria q ficar la varios dias... mas nao ir em um lugar la, qr dizer apenas q vc vai pra outros... diferente de Puerto quirraro, se vc chega la cedo e ja nao tem tickets pro trem do fim do dia oq vc vai ficar fazendo por la??????? e tudo isso pq algum cambista safado junto com funcionarios safados da empresa de trem e os policiais la tao se aproveitando da situaçao em geral e qerendo ficar ricos a nossas custas...

 

por isso eu concordo com ela, nao existe facilitador como alguns chamam e sim cambista, infelizmente nao tem nada q possamos fazer.

 

obvio q se eles nao existissem la, ainda assim muita gente na alta temporada ia ficar sem passagens pq a procura é maior q a oferta... mas ai é cada um por si, sem ninguem sendo desonesto, chegou primeiro leva, ai seria pura e simplesmente organizaçao pessoal de cada um q contaria... diferente de agora em q vc se organiza pra chegar cedo la, pega fila, fica tempos esperando pra ser atendido e no fim ver um cambista chegando dpois, cortando fila e saindo - com a proteçao policial - cheio de tickets pro trem pra vender mais tarde a preços altissimos pra qm qiser - e puder - pagar.

 

nao chego ao ponto de dizer q isso é anti-mochilar, pq agente tem o espirito de se adaptar, mas nao torna a coisa mais aceitavel, mas como diz a minha mae... o mundo é dos espertos filho...

 

por isso agente no fim se adapta, e faz o q pode,

 

mas pra mim isso ai torna ainda mais forte a ideia de pula direto de aviao pra santa cruz ou la paz, ja q vc nao tem todos esses problemas e o q gasta amais na passagem de aviao, vira economia de tempo e ate de grana - q iria pra cambista.

 

abraços!

 

obs: mais uma coisa, deixemos claro q qm vende os tickets é a ferrovia no guiche dela, as "agencias e facilitadores" nao emitem tickets pro trem, eles apenas repassam os que eles compraram "antes" de vc usando dos recursos citados acima, ou seja eles sao atravessadores! popular cambista. por isso eu defini eles como tal.

 

e tem mais, os tickets pelo q os caras la me contaram nao sao emitidos com antecipaçao... eles sao emitidos apenas no dia em q o trem sai... logo vcs acham mesmo q eles compram tickets com dias de antecipaçao? hahaha q nada eles pegam eles bem cedinho...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores
Uau, você foi perfeito na explicação! Eu tava com preguiça de explicar assim, tão detalhadamente...mas você matou a pau! Vou te convidar pra ser meu tradutor de ideias oficial nesse site. Que tal? haha

 

::otemo::

 

é eu sou dmais mesmo! isso q é entender o espirito mochileiro ne!? ::lol3:: (i olha o ego subindo....) ::mmm:

 

entao agora eu vou ganhar um novo cargo!!!! eeeeeeeeee

 

tradutor oficial de ideias!!!!!!! (sera q vou receber por isso? ahahahha) 8)

 

demoro!!!!!! ::hahaha::

 

vou precisar de um slogan!!!!!

 

abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Essas pessoas ainda vão aproveitar um bom tempo, um morador de Puerto Quijarro me disse que ainda faltam uns 120KMS para asfaltar e a Andorinha já está de olho neste trecho, a viagem será de no máximo 7hs. Puerto Quijarro não tem nada, o que movimenta a economia são as pessoas que estão de passagem então todo mundo dá um jeito de tirar algum trocado delas.Quanto ao avião nem Sta. Cruz está compensando, vôo SP La Paz por pouco mais de R$600,00 ida e volta pela Aerosur.

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Eae pessoal, tudo na paz ?

Eu e meus amigos estamos planejando uma trip pra bolivia/peru em Janeiro e tamos com umas duvidas sobre o trem da morte:

1 ) O onibus da andorinha atrasa muito ( obs: to saindo do RJ ) ?

2 ) Como reservar online o trem por antedecedencia ( ja tentei em varios sites mas nao achei )

3 ) Há uma divergencia sobre os horarios dos trens ( Pullman, Superpullman etc ), entao fiquei meio na duvida que horas sai o SuperPullman e que dias .

Ja olhei no site e este diverge de quase todas as opinioes que li aqui no forum e em outros lugares. Entáo fiquei meio na duvida.

 

Valeu galera,

Fiquem com DEUS

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores
Eae pessoal, tudo na paz ?

Eu e meus amigos estamos planejando uma trip pra bolivia/peru em Janeiro e tamos com umas duvidas sobre o trem da morte:

1 ) O onibus da andorinha atrasa muito ( obs: to saindo do RJ ) ?

2 ) Como reservar online o trem por antedecedencia ( ja tentei em varios sites mas nao achei )

3 ) Há uma divergencia sobre os horarios dos trens ( Pullman, Superpullman etc ), entao fiquei meio na duvida que horas sai o SuperPullman e que dias .

Ja olhei no site e este diverge de quase todas as opinioes que li aqui no forum e em outros lugares. Entáo fiquei meio na duvida.

 

Valeu galera,

Fiquem com DEUS

 

1 - atrasos sao relativos, mas normalmente eles nao atrazam, digo nada de anormal pra um onibus,

2 - o site deles nao faz vendas online, vc compra na hora em q vai, direto no guiche (se ainda tiver) ou na mao de cambistas, ou ate usa a formula de usar algum contato la, pra q ele compre pra vc pra garantir...

3 - sao trens diferentes, o pullman e primeira classe sao o mesmo trem - classes diferentes, o superpullman é outro, por isso a divergencia, mas o horario é o q esta no site da ferrovia oriental,

 

abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...