Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

Peru - 22 dias por Cusco, Salkantay, Arequipa, Huacachina, Lima e Huaraz - Setembro e Outubro de 2016

Postado
  • Membros

Capítulo 1 - Planejamento e Definição do Roteiro

Essa era uma viagem que já queria fazer há muito tempo, mas sempre alguma coisa dava errado. Em 2015, estava quase certo que faria essa viagem, mas, como a galera não animou, acabei passando um tempinho na Colômbia com mais dois amigos, onde conhecemos outros mochileiros do mundo inteiro que estavam rodando a América do Sul e contavam de suas aventuras com tão entusiasmo que me deixaram com ainda mais vontade de conhecer o nosso continente. Com essa vontade, fechamos em três casais para fazer essa viagem, só galera de boa e do bem, o que já ajuda muito a viagem ser boa.

O roteiro inicial era bem diferente do que de fato acabamos fazendo. A ideia era fazer o mochilão clássico por Atacama, Salar de Uyuni e parte do Peru, principalmente pra chegar a Machu Picchu pela trilha Salkantay. Quando começamos a pesquisar mais sobre o Peru, começamos a ficar sem saber o que fazer com tanto lugar legal pra conhecer, principalmente quando "descobrimos" Huacachina e Huaraz, duas cidades que de cara já despertaram grande expectativa. Já para o Atacama e o Salar havíamos reservado três dias para cada um, mas amigos próximos que fizeram essa viagem há pouco tempo nos falaram que apenas uma semana seria muito pouco tempo pra conhecer os dois lugares e acabaríamos deixando de conhecer lugares por lá que valem muito à pena.

Com esse dilema, com apenas três semanas e tantos lugares legais pra conhecer, tomamos a difícil decisão: Cortamos Atacama e Uyuni e decidimos ficar as três semanas "apenas" no Peru, deixando os outros dois destinos pra uma próxima oportunidade que desse pra conhecer tudo direitinho. Decisão certa? Só vou ter 100% de certeza quando finalmente for ao Atacama e ao Salar, mas, em relação ao Peru, podemos afirmar que vale MUITO passar três semanas por lá. Vale tanto que não conseguimos fazer tudo o que gostaríamos de fazer no Peru, acabamos cortando alguns lugares, como a Rainbow Mountain, em Cusco, e o Colca Canyon, em Arequipa, e até mesmo cidades bem tradicionais, como Puno. Optamos por conhecer bem cada lugar e acabamos dando preferência a lugares de natureza.

Para aproveitar mais cada dia e ainda ter uma economia com as diárias, decidimos fazer as viagens de ônibus sempre à noite, na opção mais confortável. Assim, podíamos economizar uma diária e não perdemos os dias, já que as viagens eram de cerca de 10h. A exceção foi Huacachina - Lima, que decidimos fazer durante o dia mesmo por ser uma viagem de apenas 4 horas. O lado negativo é que chegávamos um pouco cansados em cada cidade, mas ainda acho que valeu muito, pois, se tivéssemos ido durante o dia, perderíamos 4 dias de viagem (Cusco - Arequipa; Arequipa - Huacachina; Lima - Huaraz; Huaraz - Lima). Viajamos com as empresas Cruz del Sur e Outursa. A primeira tem um atendimento melhor, inclusive de entretenimento, mas a Outursa é bem mais confortável para dormir. De qualquer forma, as duas empresas são muito boas e bem melhores do que os ônibus interestaduais que vemos pelo brasil.

Assim, nosso roteiro acabou sendo o seguinte:

Dia 1: Cusco - Chegada à cidade e uma voltinha pra aclimatar

Dia 2: Cusco - Vale Sagrado

Dia 3: Cusco - City Tour

Dia 4: Cusco - Feira de Artesanato e Qoricancha

Dia 5: Salkantay

Dia 6: Salkantay

Dia 7: Salkantay

Dia 8: Salkantay

Dia 9: Machu Picchu

Dia 10: Cusco - Salinas de Maras

Dia 11: Arequipa - City Tour

Dia 12: Arequipa - Casa Museo Mario Vargas Llosa e Mirante Yanahuara

Dia 13: Arequipa - Mercado e Museo Santuarios Andinos

Dia 14: Huacachina - Passeio pelas dunas

Dia 15: Huacachina - Islas Ballestas, Reserva Nacional de Paracas e Bodegas

Dia 16: Lima - Parque de La Reserva

Dia 17: Lima - Centro e Parques de Miraflores

Dia 18: Huaraz - Chegada à cidade

Dia 19: Huaraz - Nevado Pastoruri

Dia 20: Huaraz - Laguna 69

Dia 21: Huaraz - Laguna Paron

Dia 22: Lima - Museu Rafael Larco

Dia 23: Volta

598ddbc87d8b5_MapaViagemPeru.png.1fad3158c73b79a6eaa10474df744b6b.png

• Respostas 37
  • Visualizações 15k
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Posted Images

Featured Replies

Postado
  • Membros

Estou com a mesma duvida que você na escolha de um roteiro, mas eu não consigo resolver.

Fazer só Peru ou fazer o tradicional PE-BOl-CHI?

Vocês chegaram a fazer algum roteiro pro percurso tradicional nesse mesmo tempo?

Obrigada!!!!

Postado
  • Membros

Muito bom o relato, peguei várias informações para estruturar meu roteiro..

Só uma dúvida.. Na trilha (Salkantay) existe alguma forma de carregar baterias de câmeras/celulares?

Valeu.

Postado
  • Membros
Estou com a mesma duvida que você na escolha de um roteiro, mas eu não consigo resolver.

Vocês chegaram a fazer algum roteiro pro percurso tradicional nesse mesmo tempo?

Obrigada!!!!

Oi Lívia.. Acredito que seja mais viável você separar.

Fiz Chi e Bol ano passado em 15 dias, partindo de Santiago, e não consegui visitar tudo o que gostaria.

Te recomendo isso porque a prioridade (no meu ponto de vista) sempre será visitar lugares novos ao invés de voltar em algum lugar para visitar o que ficou faltando..

Postado
  • Membros

Pois é...

Mas tá difícil demais convencer esse coração a abandonar qualquer um dos roteiros dessa vez...

::putz:: Eu queria mesmo era conseguir mais tempo e fazer td, só que não dá...

Valeu pela dica, André!

Postado
  • Autor
  • Membros

Obrigada!!!!

Olá. Lívia! Essa dúvida é cruel mesmo, mas durante a viagem tive a impressão que tinha tomado a decisão correta. Chegamos a fazer um esboço de roteiro, mas seria super corrido no Atacama e no Salar, deixaríamos de conhecer alguns lugares legais por lá por falta de tempo. Enquanto no Peru, deixaríamos de conhecer Huaraz e, provavelmente, teríamos que cortar Huacachina ou Arequipa.

Se você não fizer a trilha Salkantay (ou outra trilha), você ganha uns dias extras, o que pode tornar mais viável conhecer os três países. Mas, ainda assim, eu separaria as duas viagens. Pra mim, valeu muito à pena passar três semanas no Peru e conhecer bem o país.. agora pretendo passar duas semanas entre Atacama, Salar e Isla de Sol ano que vem, pra dar pra conhecer direito também.

Eu queria pelo menos 1 mês inteirinho pra fazer essa viagem (Chile, Bolícia e Peru), mas infelizmente não rolou. Quem sabe um dia...

Editado por Visitante

Postado
  • Autor
  • Membros
Muito bom o relato, peguei várias informações para estruturar meu roteiro..

Só uma dúvida.. Na trilha (Salkantay) existe alguma forma de carregar baterias de câmeras/celulares?

Valeu.

Fala, André! Que bom que você gostou e que estou podendo ajudar outros mochileiros. Então, nas três primeiras noites da trilha a gente dorme em acampamento e eu não vi nenhum lugar pra carregar em nenhum dos acampamentos. Na quarta noite (antes da visita a Machu Picchu), a gente dorme em um hostel e lá tem como recarregar tudo no quarto.

Eu levei uma bateria reserva pra Gopro e, com as duas baterias, consegui registrar toda a trilha. Vale à pena levar uma bateria reserva para a sua câmera ou celular.

• 2 semanas depois...
Postado
  • Membros
Olá, Pedro!

Vou viajar pro peru agora em Janeiro e fiquei muito interessada neste guia que você recomendeu em Huaraz, o Scheler. Você saberia me informar qual é a agência dele, como contatá-lo? Ou seria o caso de procurá-lo quando chegar em Huaraz como voces fizeram?

Muito obrigada desde já!

Beatriz

Oi Beatriz o Scheler está no Facebook

https://www.facebook.com/scheler.trekking

Abraço e uma ótima viagem

Postado
  • Membros

Bom dia!

Adorei o relato e as dicas. Pretendo fazer esse roteiro com meu marido em novembro. Qual o valor total que vocês gastaram (pode ser aproximado)? Obrigada!!!!!!!

Postado
  • Membros

Olá. Lívia! Essa dúvida é cruel mesmo, mas durante a viagem tive a impressão que tinha tomado a decisão correta. Chegamos a fazer um esboço de roteiro, mas seria super corrido no Atacama e no Salar, deixaríamos de conhecer alguns lugares legais por lá por falta de tempo. Enquanto no Peru, deixaríamos de conhecer Huaraz e, provavelmente, teríamos que cortar Huacachina ou Arequipa.

Se você não fizer a trilha Salkantay (ou outra trilha), você ganha uns dias extras, o que pode tornar mais viável conhecer os três países. Mas, ainda assim, eu separaria as duas viagens. Pra mim, valeu muito à pena passar três semanas no Peru e conhecer bem o país.. agora pretendo passar duas semanas entre Atacama, Salar e Isla de Sol ano que vem, pra dar pra conhecer direito também.

Eu queria pelo menos 1 mês inteirinho pra fazer essa viagem (Chile, Bolícia e Peru), mas infelizmente não rolou. Quem sabe um dia...

Decidi! Vou fazer os três mesmo! Vou dia 20 de maio!

Depois eu conto como foi a aventura!

Obrigada pelas dicas e pelo excelente relato!

Postado
  • Autor
  • Membros
Bom dia!

Adorei o relato e as dicas. Pretendo fazer esse roteiro com meu marido em novembro. Qual o valor total que vocês gastaram (pode ser aproximado)? Obrigada!!!!!!!

Olá, Gláucia! Essa é uma boa pergunta que já me fizeram no inbox. Cada um gastou US$ 1.650 durante toda a viagem, incluindo passagem aérea, transporte de uma cidade pra outra, hospedagem, alimentação passeios, tudo....

Ou seja, o custo total da viagem foi de US$ 1.650 por pessoa

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.