Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

Ilha do Mel

Postado
  • Membros

A cidade base pra quem vem de fora do Paraná conhecer a Ilha do Mel é Curitiba. Chegando por onibus ou avião até Curitiba, pode-se ir até o litoral para pegar o barco e desfrutar as maravilhas da Ilha.

Existem 2 cidades em que se pode pegar o barco e seguir para a ilha:

Pontal do Sul - 130 Km de Curitiba:

Pode-se pegar um ônibus na Rodoferroviária e pegar o barco em pontal do sul que sai de hora em hora. De Pontal até a ilha são 30 minutos de barco.

Paranaguá - 90 km de Curitiba

Pode pegar o onibus na rodoferroviária ou ir de trem, descendo a serra da graciosa que o passeio é belissimo. São 2 horas de barco de paranaguá.

Outra opção, pra quem quer ir de trem e pegar um trajeto menor de barco é ir de trem até morretes e de lá pegar um onibus até Pontal do Sul.

20100109225941.jpg

20100109230052.jpg

No trapiche em Pontal do Sul, no momento de pegar o barco, já começa a dúvida... Onde ficar?? encantadas ou brasília??? Encantadas tem os melhores forrós. Brasilia fica em uma posição privilegiada, se tem acesso a varias trilhas e várias praias... Já fiquei acampado em ambas e preferi Brasilia pela facilidade de ir para outros lugares:

20100109230520.JPG

Em brasilia, eu recomendaria pra quem gosta de acampar o Camping Farol das Conchas. Para casais que desejam maior conforto, recomendaria a Pousadinha - http://www.pousadinha.com.br/

Inclusive a comida da pousadinha é muito boa!!!!

Considerando a estadia em Brasilia, podemos conhecer diversas praias e atrativos da ilha, através das trilhas:

Fortaleza Nossa Senhora dos Prazeres - Caminhada de 6 Km.

Da fortaleza pode-se subir a um mirante, que fica em cima da fortaleza, que tem tipo uma continuação da fortaleza com uns corredores e uns canhões escondidos:

20100109231810.jpg

20100109231858.jpg

farol das conchas - 1Km + 1 Km de subida

20100109232134.jpg

20100109232212.jpg

De brasilia, pode-se ir para encantadas de barco ou por trilha. A trilha tem aproximadamente 6 Km e passa por algumas praias:

Praia de Fora

20100109232451.jpg

Praia Grande... Depois tem que atravessar umas pedras...

20100109232820.jpg

Praia do Miguel

20100109232918.jpg

Chegando na Praia de Encantadas, que é o outro ponto habitado da ilha, além de Brasilia.

Em encantadas, pode-se pegar a passarela:

20100109233147.jpg

e conhecer a gruta de encantadas.

20100109233227.jpg

As trilhas são bem fáceis e bem sinalizadas:

20100109234416.jpg

Existem restaurantes, bares e pousadas de todos os gostos e preços.

As melhores praias são as Praias do FAROL, DE FORA, GRANDE e ENCANTADAS.

enfim... A ilha do mel é um lugar mágico, que vale a visita!!!

• Respostas 243
  • Visualizações 166.8k
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Most Popular Posts

• Olá galera, algumas dicas e informações sobre a Ilha do Mel que postei em meu blog que quero dividir com vocês...   segue:   Amigos, hoje vou iniciar uma nova fase aqui no Loco Mundo, tenho notad

• segue a segunda parte...   Continuando meus relatos sobre a maravilhosa Ilha do Mel, hoje vou postar um pouquinho sobre as características da Ilha, lembrando que o primeiro post foi basicamente com

• Vai de Graciosa (Ctba- Ponta IdM) até o terminal de embarque e pega um barco para encantadas. http://www.ilhadomelpreserve.com.br/ilhadomeltabelas.htm

Posted Images

Featured Replies

Postado
  • Membros

Olá mochileiros! o/

Vou pra Ilha agora em agosto, no fim de semana do dia 8. Alguém mais a caminho?

Será minha primeira vez na Ilha. Li as dicas de vocês e gostei muito. :)

• 1 mês depois...
Postado
  • Membros

Pessoal, os barcos tanto em Paranaguá quando em Pontal do Sul vão pra Encantadas?

Vi nesse site os horários de ida (será q está atualizado?) http://www.ilhadomelpreserve.com.br/ilhadomelcomochegarindo.htm

Mas e os horários de volta?

Vou passar só um fds pra conhecer a ilha.

Outra coisa, acho q vou me hospedar em Encantadas no hostel Marimar, ai acho q fica fácil visitar a gruta...

Mas queria conhecer tb o farol e o forte. Como faz? Quantas horas de trilha?

E se a maré subir, tem barco pra ir e/ou voltar do forte?

Postado
  • Membros

Oi Sa.

Olha só, os barcos saem de ambos os lugares tanto para Encantadas quanto para Brasilia, é só vc escolher. Em época de temporada, que é quando eu sempre vou, é sair um barco que encosta outro. Nunca contei os minutos mas penso que de 20 em 20 minutos tem um. Quanto às trilhas: A trilha para o Farol sai de perto da Gruta, entao vc conhece a gruta e de lá segue para o Farol. O Forte pode ser conhecido na mesma trilha, mas é bem mais longe que o Farol. Para o Farol, a trilha dá mais ou menos uma hora e meia, se for de boa, parando e respeitando o corpo, porque é muita subida de morro. Se você preferir ir de uma maneira mais rápida e leve, os barcos saem o dia inteiro do trapiche de Encantadas para Brasilia. Você pode pegar um desses, descer em Brasilia e de lá fica mais fácil e perto para ir para ambos os pontos.

• 2 semanas depois...
Postado
  • Membros

Olá meu povo!! preciso de um help ::sos::::sos::

vou em outubro pro Paraná, passar o fds em Curitiba e na segunda feira descer de trem pra Morretes, ir de onibus pra Paranagua e depois pra pontal do sul e ilha do mel. ::mmm:

vou passar a terça e a quarta na ilha e na quinta caçar o caminho de volta. :?

Minha dúvida tá em escolher onde ficar: Brasília ou Encantadas? Vi q Encantadas é mais agitada e to procurando um cadinho de agito. ::hãã2:: Mas no meio da semana em outubro, sem feriado, sem nada, eu encontro algum agito por lá? :? Parece q Encantadas valeria mais a pena só se fosse agitada mesmo pois Brasília é mais acessivel aos pontos turisticos. Entao, resumindo, se tiver agito vou pra Encantadas, se não tiver vou pra Brasília. ::cool:::'>

Mas além disso, quais os prós e contras das duas localizações?

Espero dicas pra um mochileiro perdido na ilha no mel no inicio de uma semana qq em outubro!! ::otemo::::otemo::

Postado
  • Membros

Boa noite Rezzende!

Você tem face? Se tiver veja esse grupo: https://www.facebook.com/groups/litoralilhadomel/

As duas são bem legais. Tanto Brasília como Encantadas.

Brasília fica mais próxima da Fortaleza. E realmente encantadas é mais agitada e tem a Toca do Raul que é bem bacana, mas que não abre todos os dias. Se tiver aberto vale entrar e experimentar a meleka.

https://www.facebook.com/TocaDoRaulBarIlhaDoMel

Eu adoro caminhar, então da última vez que fui levantei cedo com minhas amigas e fizemos a travessia de Encantadas para Brasília e de Brasília para o Forte e no final da tarde pegamos um barco para retornar a Encantadas. Mas isso foi num final de semana e não sei como são os barcos em dias de semana de uma parte a outra.

Mas a Ilha é sempre cheia de turistas o ano todo. E se tiver como dá uma olhada no grupo do face.

Abraço

Postado
  • Membros

Obrigado Miria. Entrei no grupo do face!! Também gosto de caminhar, acho q vou optar por Encantadas mesmo!!

• 1 mês depois...
Postado
  • Membros

Olá galeeera,

Passaremos o Ano Novo/Reveillon 2014/2015 na Ilha do Mel- PR, todas as dicas serão bem vindas!

Estamos com dúvidas principalmente em relação aos gastos fora a estadia, qual já fechamos.

Pacote fechado para 27/12 à 01/01, na Pousada Pôr do Sol em Brasília (http://www.pousadapordosol.com.br), o ponto de partida será Botucatu interior de SP à Pontal do Sul.

Em questão transito (horários de menor fluxo, sei que será meio impossível, mas...) Pelo Google Maps, serão 570 km de Botucatu/SP à Pontal do Sul. A priori temos intenção em ir dia 26/12, viajar a noite e descer pela Serra da Graciosa ao amanhecer (27/12), para desfrutarmos do caminho sendo ele mais longo, imaginamos de forma otimista que chegaremos em Pontal do Sul próximo do horário de check-in (12h).

Saberiam informar o valor cobrando para ida de barco até a ilha por pessoa?

Referente aos lugares para refeições, bares, restaurantes... já li bastante a respeito e me interessou muito as dicas, porém se alguém viajou recentemente ou em datas comemorativas, poderiam informar melhor sobre valores de refeições/bebidas/porções? Tenho lido que os valores estão bem altos.

Se alguém já esteve na pousada Pôr do Sol nessa data seria legal se pudesse compartilhar, pois pesquisamos bastante e optamos por esta pousada pelo custo/benefício, estamos pagando um valor aparentemente legal (comparado aos que pesquisei nas outras pousadas) pelo pacote que optamos: 5 diárias para casal com café da manhã incluso em um quarto econômico (sem ar condicionado e sem frigobar), mais a ceia na noite de ano novo: R$1800,00. O que acham?

Gostaria de alguma dica a respeito de um local legal para a hora da virada - pós ceia, algum forró, lual, "baladinha"... Estaremos em Brasília.

Seguindo as dicas de muitos, levaremos cooler para bebidas em geral... Porém, saberiam informar se é fácil encontrar local que venda GELO em Brasília?

Conforme forem surgindo as duvidas compartilho-as com vocês e quando já tiver passado minha experiência farei questão de compartilha-la também, acho muito valida essa troca de informações e parabenizo a todos que cá estão!

Valew galeeera!!!

Postado
  • Membros

Se você vem de SP pela Régis descer a serra pela Graciosa é a melhor opção, caminho mais curto que ir até Curitiba e descer pela BR277. Da entrada da Graciosa até Curitiba são 40 km, sem contar o pedágio de 15 pilas que vais economizar...

Nessa época tudo é caro na ilha (e em todo litoral paranaense, melhor, do Brasil), relaxe e aproveite.

Postado
  • Membros

Tenho mais ou menos as mesmas dúvidas da Fabiane Fratoni!

Se alguémm puder dar uma luz sobre estas questões... :)

• 2 semanas depois...
Postado
  • Membros

Meninas,

sugiro dar uma olhada nesse site, acho bem completo!!

http://www.ilhadomelpreserve.com.br/ilhadomeltabelas.htm

Eu fui na Páscoa, o PF pra uma pessoa tava R$15,00 e era muito bom! Quanto a pousadas não sei, fiquei num hostel.

Na ilha não tem luxo, mas se vocês curtem a natureza é o lugar certo!

É bom levar uma lanterninha pra andar nas trilhas...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Conteúdo Similar

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.