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E aí, vocês que estão interessados em conhecer mais de Santiago e da Região dos Lagos no Chile!

 

Nunca escrevi aqui pro Mochileiros, mas queria deixar um tópico aberto pra discutir essa região maravilhosa da capital e dos Lagos chilenos. Sempre leio os tópicos para me guiar, inclusive para montar esse roteiro que vou falar aqui e decidi que tinha o compromisso de retribuir todas as informações que já obtive nesse site. Acabei de voltar de viagem e digo: se você já estiver pensando em ir conhecer, não deixe esses lugares de fora do seu roteiro!

 

Resumo da viagem:

BR-> SANTIAGO -> VINA DEL MAR - > VALPARAÍSO -> (Casablanca) -> SANTIAGO -> PUCÓN -> PUERTO VARAS -> SANTIAGO -> BR

 

Pra explicar:

Eu considero que a viagem tenha 2 partes:

1) Santiago e arredores (incluindo Viña+Valpo+Casablanca)

Passei 3 dias em Santiago.

Na manhã do 4° dia, peguei ônibus para Viña del Mar, fiquei lá até 18h, fui até Valparaíso e pernoitei por lá.

No 5° dia, amanheci em Valpo, conheci a cidade. Tinhamos que voltar para Santiago, de onde tomariamos um ônibus à noite para Pucon. No caminho entre Valparaiso e Santiago, no entanto, parei em Casablanca, para ir a uma vinícola. De lá, segui para Santiago e de noite peguei ônibus no terminal para Pucon.

 

2) Região dos Lagos (Pucon + Puerto Varas)

Passei 3 dias em Pucon.

Passei 3 dias em Puerto Varas.

Retornei a Santiago para voltar ao Brasil.

 

SANTIAGO E ENTORNOS:

Pra começar, fomos à Santiago e passei 3 dias por lá. Já tÍnhamos roteiro definido e sabíamos que dali iríamos ao Sul, na cidade de Pucón e, por isso, logo no primeiro dia já fomos ao terminal para comprar nossas passagens que saíram por 24mil pesos por pessoa. Essas passagens são compradas no terminal de Santiago, para fazer isso é preciso pegar um metrô da linha vermelha e descer na Estación Central. É só sair da estação que você já vai estar no emaranhado de terminais e caixas vendendo passagens para inúmeros lugares.

Essa viagem para Pucon pode sair por mais barato indo primeiro para Temuco e de lá partir para Pucon (SANTIAGO -> TEMUCO -> PUCON), mas só pensamos nisso depois. Coisas da viagem, né.

 

Enfim, sobre Santiago, propriamente:

Nesses 3 dias, passeei pelo Centro Histórico, Cerros (Sta Lucia e San Cristobal), Barrio Bellavista, Sky Costanera, e fiz o tradicional passeio pelo Embalse El Yeso + Termas. Este último tem que ser pago e feito por agência e saiu por 45 mil pesos. Embora seja salgadinho, foi um dos melhores passeios que fiz na minha vida. Tive a sorte de ir em um dia que, embora fosse verão, nevou! Foi a primeira vez que vi neve na minha vida e ainda foi em um lugar tão lindo e de forma tão inesperada.

 

Para conseguir fazer esse passeios típicos (Embalse, vinicolas, tours, viña+valpo, etc), basta dar uma rodada pelos pontos turísticos do Centro e logo você vai reconhecer a galera que faz esses passeios em suas típicas camisetas pólo de cores marcantes. Negocie e você pode encontrar um preço melhor, garanto! Eu só fiz o Embalse, os demais fiz por conta propria, acho que fica mais barato e até mais divertido.

 

No 4° dia pela manhã, já finalizamos a parte de conhecer Santiago, então, deixamos as malas no hotel e, assim, só retornaríamos a Santiago para pegar nossas coisas e ir direto pegar o ônibus para Pucón. A próxima etapa era ir até Viña del Mar, para isso, basta pegar o metrô da linha vermelha e ir para a estação Pajaritos. Logo na saída dessa estação do metrô já se encontra um terminal de ônibus. De lá, saem onibus para Viña ou Valparaíso de 10 em 10 minutos. Essa passagem ficou 4mil pesos. Quando chegamos ao destino, conhecemos os pontos turisticos principais de Viña e depois pernoitei em Valpo. Pela manhã, conhecemos alguns outros pontos turísticos de Valpo, como a famosa casa do Neruda.

 

Já à tarde, sabendo que teríamos que ir a Santiago, pegar todas as nossas malas, vimos que no meio do caminho existe uma cidade repleta de vinicolas: Casablanca. Então decidimos fazer essa parada. Pegamos um ônibus por 1mil pesos no terminal da cidade e chegamos rapidamente em Casablanca, onde descemos na praça central. Logo que descemos, vimos que os todos os ônibus que chegam na cidade passam por ali e vão embora, inclusive os que vão para Santiago. Assim, soubemos que para voltar para Santiago teríamos que voltar naquele mesmo ponto. Assim, já mais tranquilas por saber como voltar, pegamos um taxi e fomos até à vinicola Casa del Bosque. Lá, conhecemos todo o local que é bastante lindo e tranquilo e fizemos o tour pela vinicola com direito à degustação. Isso ficou por +- 13mil pesos. Depois de um pouquinho, pegamos outro taxi, voltamos ao ponto de onibus e pagamos outros 2,7mil pesos de passagem de volta para Santiago. No total, fizemos esse passeio por 20mil pesos por pessoa, e geralmente se cobra mais de 35mil. Foi ótimo termos feito por nossa conta, mesmo sem ter tanta informação disponível na internet, vale a pena ir e ver como que funciona por nós mesmos.

 

Chegamos em Santiago já de noite, fomos logo pegar nossas malas e já fomos direto para o Terminal San Borja, onde pegamos nosso ônibus para Pucon em uma viagem de 10h. Finalizamos a primeira parte da viagem e se iniciou a 2a parte :)

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E aí, vocês que estão interessados em conhecer mais de Santiago e da Região dos Lagos no Chile!   Nunca escrevi aqui pro Mochileiros, mas queria deixar um tópico aberto pra discutir essa região mar

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Flavia, pretendo ir em julho, com minha esposa e filho (1 ano e 4 meses). estou preocupado com os preços, em especial comida. Se puder falar dos preços de almoçar, jantar, lanchar. E se nos passeios já estiver incluso o almoco e ou lanche, favor informar. Valeu. Estou acompanhando!

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Flavia, pretendo ir em julho, com minha esposa e filho (1 ano e 4 meses). estou preocupado com os preços, em especial comida. Se puder falar dos preços de almoçar, jantar, lanchar. E se nos passeios já estiver incluso o almoco e ou lanche, favor informar. Valeu. Estou acompanhando!

 

Oi Tiago, obrigada pela pergunta!

 

Olha, infelizmente, o que dizem sobre a comida chilena é verdade: ela é cara e não é lá grandes coisas. Dá pra comer na rua algumas bobagens, tipo as famosas empanadas, que são como pastéis assados, ou cachorros quentes, mas mesmo assim não sai tao barato. Eu paguei 1,8mil pesos em uma empanada na rodoviária de Valpo, convertendo dá uns 8 reais. Olha que era numa rodoviária... no Brasil, você só paga 8 reais num salgado de aeroporto.

 

Pra comer em restaurantes, tudo é bem caro. Conversei com um amigo chileno e, para ele, pratos comuns são baratos quando estão no valor de 4 - 5mil pesos. Isso é cerca de 20 reais e são pratos-feitos, geralmente apenas com batatas fritas e uma opção de carne. Pratos mais na média, que não são considerados tão baratos, saem na faixa de uns 6-9mil pesos, cerca de 30-40 reais. E eu tô falando por pessoa eim :(

 

Eu fui acompanhada de mais 2 pessoas e fomos a um café (em uma região mais cara, confesso) em que consumimos 3 sucos naturais, 3 omeletes e 1 pedaço de torta (que dividimos entre nós para evitar tantos gastos) e no final a conta quase chegou a 30 mil pesos, algo como 135 reais. Dá pra imaginar? Mesmo sendo numa região cara, pelo o que consumimos, considero o preço bem absurdo.

 

Felizmente, existem alguns achados, comi em uma pizzaria maravilhosa uma pizza de 8 pedaços por 13mil pesos em Pucón. Isso é algo como 55 reais. É um preço quase como o brasileiro e foi um achado, viu, porque de resto, as coisas eram todas bem caras e acima do que estamos acostumados por aqui.

 

Essa foi a parte que mais foi complicada em termos de gastos ao longo da viagem. A dica que eu dou é: se você for e não estiver disposto a gastar tanto, dá pra economizar se você ficar em um apart hotel, muito comum no Chile, sobretudo em Santiago. Além de serem mais baratos que hotéis, você pode ir a um supermercado e cozinhar as coisas por você mesmo. Nos supermercados que fui, os preços das coisas eram até baratos, então dá pra gastar bem menos. Além disso, acho que dá pra você ir enganando a fome comendo besteiras tipo batatas Pringles (bem baratas por lá) ou chocolates e somente ter uma refeição completa por dia.

 

Sobre os passeios, em geral eles não incluem refeições, no máximo alguns lanchinhos tipo sanduíches com presunto e queijo + suco de caixinha. Esse do Embalse El Yeso tradicionalmente inclui uma mesa de frios e vinho, mas nada que seja considerado uma refeição.

 

A conclusão a que chego é: realmente é preciso se acostumar à ideia de gastar bastante com comida no Chile, dá pra economizar de algumas formas, mas em geral é bem mais caro do que por aqui.

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Olá Flavia! Vc poderia me confirmar o valor da passagem de ônibus para Pucon? Quero ir pra Santiago e Pucon em julho!! Ah!! E cadê o relato de lá?? Obrigada!!

Oi! O valor que paguei é esse de 24mil pesos mesmo. Como eu disse, acho que indo pra Temuco antes é melhor pq fica mais barato, mas vc tem que dar uma olhada na hora de comprar a passagem para confirmar. Dá pra vc conjugar e comprar as passagens ao mesmo tempo (santiago -> temuco e temuco-> pucon), pra vc ver se vale a pena mesmo. Conversei com um moço que costuma fazer esse percurso com frequencia e ele disse que o preço varia entre 16-28mil pesos, dependendo da epoca e da demanda, infelizmente acho que eu peguei um periodo dificil, visto que os chilenos costumam viajar mto pro sul em janeiro e fevereiro, entao tava mais caro mesmo.

 

De qualquer forma, eu considero um valor tranquilo visto que os onibus sao de otima qualidade e bastante confortaveis, fazendo a viagem de 11h ficar menos custosa.

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Aee, terminou o carnaval, to pronta pra escrever a 2a parte do relato hahaha

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2a PARTE - PUCON

Então, gente, como eu já disse, peguei um onibus de Santiago pela noite e cheguei a Pucon no dia seguinte. A viagem dura cerca de 11h, entao eu cheguei pela manhã, por volta de 8h. Detalhe: viagens de ônibus no Chile não costumam ter paradas para lanchar nem nada disso como aqui no Brasil, eles só oferecem um lanchinho desses de avião, mas nada muito substancioso, então eu aconselho a levar um biscoitinho ou sanduíche para não passar fome na viagem hahaha. Fora isso, a viagem foi bem tranquila, a estrada chilena é toda bem estruturada, então não tem sufoco.

Cheguei em Pucón e a cidade é mesmo todo esse charme que dizem, realmente a arquitetura alemã dá um toque especial na cidade e você já se sente bem acolhido. Pucon é banhada por um lago onde muitos chilenos vão pra passar férias, virando quase que uma praia (é uma praia, mas pra nós brasileiros é bem diferente hahaha), então a cidade estava lotada nessa época de verão. Foi então que eu entendi porque foi tao dificil achar hospedagem na cidade, então se voce ta pensando em ir na epoca de verão (alta temporada pra eles), não deixa pra reservar um hotel muito em cima hora.

 

Logo que chegamos a Pucon, notamos que a Av. Bernardo O'Higgins era a principal rua pra se fazer de tudo na cidade, nela se concentram todo tipo de comércio e as ruas ao redor dela vão ficamos cada vez menos abarrotadas de coisas à medida que você vai se distanciando. Essa avenida termina em um ponto turístico da cidade, o La Poza, uma espécie de pier, de onde vc pode pegar passeios de barco pelo lago. Já que chegamos muito cedo para fazer check-in no hotel, decidimos ir passear pela O' Higgins, olhando os preços de alguns passeios, cafés, supermercado, taxa de cambio, toda essa coisa de turista.

Acabamos achando uma lojinha que vendia passagens de ônibus e aproveitamos para olhar as passagens para Puerto Varas e vimos que ela sairia por +-10mil pesos. Você pode comprá-las na rodoviária de Pucón ou nessa lojinha que fica na avenida principal. Compramos de uma vez para garantir e seguimos caminhando na avenida, onde vimos várias agencias vendendo pacotes para todo tipo de passeio.

Pucón é uma cidade lotada de passeios ecológicos, desde raftings nas corredeiras de rios, até trilhas, escaladas e a famosa subida até o topo do vulcão Villarica, a grande atração da cidade. Depois de perambular pela cidade, fechamos dois pacotes em uma agência e nosso roteiro ficou assim:

1° dia: caminhamos pela cidade e conhecemos os arredores

2° dia: passeio pelos Ojos de Caburgua e Lago Caburgua (playa blanca) + Termas Geométricas

3°dia: Base do vulcão + Tour pela cidade + praia de Pucón

 

Detalhes:

Como o primeiro dia foi bem light porque estávamos cansadas da viagem, vou destrinchar o 2° e o 3°.

 

2° dia: Nesse dia, tínhamos só o passeio pelas Termas agendado pra noite e decidimos conhecer o Ojos de Caburgua e o lago de mesmo nome pela manhã e pela tarde. O passeio das termas é pago e existe a opção de ir conhecer Caburgua por agência também, mas decidimos ir de ônibus e fazer por nossa conta mesmo. Para isso, basta ir até a rodoviária da cidade, logo ao lado existe uma espécie de "estação local" em que saem ônibus toda hora para fazer esse percurso. Então, pegamos o ônibus e descemos no Ojos, onde conhecemos as cascatas e também a Laguna Azul que realmente é azul hahahaha. Depois disso, voltamos e pegamos a mesma linha de ônibus no mesmo ponto e seguimos até o final, já que o destino final é o Lago. O Lago Caburgua é um lago maior que o de Pucón, então os chilenos também costumam ir pra lá pegar uma praia, que chama playa blanca. Existe uma outra praia próxima também que chama playa negra que não tive tempo de ir conhecer, mas imagino que seja bem legal. É realmente muito bonito e dá pra pegar uma prainha se você não se importar com a água mais gelada que a brasileira.

Depois, pegamos o mesmo ônibus no ponto final e retornamos a Pucón.

Pela noite fizemos o passeio das Termas Geométricas. Como o vulcão é logo ao lado da cidade, existem várias termas, de diversos preços. As Termas Geométricas são as mais estruturadas e conhecidas, então nos permitimos pagar um pouco a mais para ir conhecê-la. Esse passeio custou 35mil pesos em agência, eu acredito que foi um ótimo investimento, as termas são realmente sensacionais e ficam escondidas no meio das montanhas a 1h30 de Pucón, um lugarzinho lindo que é até difícil acreditar que existe.

 

3° dia: Nesse dia fizemos um pacote: tour pela cidade + base do vulcão. Esse passeio ficou por 10mil pesos. Não tivemos coragem de subir até o topo do vulcão, mas decidimos ir até a base. Ele é realmente bem imponente e vale a pena conhecer, mas eu fiquei com gostinho de quero mais, porque eu queria ter subido até o topo... fica pra uma próxima, né. Acho que o tour pela cidade não valeu a pena, acabamos descobrindo que ele só roda um pouco por Pucón e arredores e depois vai para o Lago Caburgua, que já havíamos conhecido no dia anterior, então foi perda de tempo para gente. A parte de Pucón e arredores é mais legal de fazer por si mesmo, pegando uma bicicleta ou indo a pé, então não havia necessidade de contratar uma empresa para fazer isso. De qualquer forma, valeu porque fomos à base do vulcão e era isso o que mais queríamos no fim das contas.

Já ao final do dia, decidimos pegar uma praia em Pucón mesmo, onde os chilenos fazem a maior festa. Essa praia fica próxima à Plaza de Armas de Pucón e é bem cheia também. Ela é bem legal e gostei bastante.

À noite, para nos despedir de Pucón, comemos uma pizza muito boa que eu arriscaria dizer que foi a melhor coisa que eu comi no Chile e, ironicamente, uma das mais baratas. Ela tinha 8 pedaços e saiu por 13mil pesos. É uma pizzaria na O'Higgins, chamada Ruka Pucón, ela deve ser uns 5 ou 6 quarteirões acima do La Poza. Recomendo :D

 

 

Já pela manhã do dia seguinte, pegamos o ônibus por volta de 9h e fomos até Puerto Varas em uma viagem de +-5h.

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Olá, estou planejando uma viagem com meu marido e um casal de amigos uma viagem exatamente como a sua: santiago + Puerto varas + Pucon, só que faremos em novembro, teremos apenas 09 dias, e destinamos a maior parte do tempo em Pucon. Você sabe dizer por quanto tá saindo a subida do vulcão? Li que teve um grande aumento nos valores, chegando a R$500 ::ahhhh::

Nosso roteiro preliminar (depois de muitas alterações) está assim: Chegar em Santiago de dia, deixaremos as bagagens na casa de uma amiga e iremos bater um pouco de perna, mas já partirremos à noite direto para Puerto Varas, chegando no outro dia cedinho, como é uma cidade mais tranquila pensamos que não irá demandar tanta energia logo após a longa viagem. Daí ficaremos dois dias em Puerto Varas (conhecendo Frutillar).

Depois seguiremos para Pucon e destinamos 03 dias completos para Pucon, onde pretendemos fazer a subida ao vulcão, conhecer alguma das termas, fazer rafting (dependendo este passeio faremos em PV), e conhecer o Parque onde tem algumas trilhas legais.

Depois voltaremos para Santiago para ficar mais dois dias para terminar de conhecer com calma a cidade e voltar para o Brasil mais descansados.

 

Daí tenho as seguintes perguntas:

1) Você acha que esses dias estão suficientes para o que pretendemos conhecer?

2) Além do tempo, quanto você acha que devemos levar de dinheiro para custear os passeios??

Sei que vc não fez, mas lembra de ter visto os valores??

OBS.: não pretendemos alugar carro, você acha que para algum passeio que não precise de agência é melhor com carro ou de ônibus foi fácil mesmo?

 

Grata desde já

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Olá, estou planejando uma viagem com meu marido e um casal de amigos uma viagem exatamente como a sua: santiago + Puerto varas + Pucon, só que faremos em novembro, teremos apenas 09 dias, e destinamos a maior parte do tempo em Pucon. Você sabe dizer por quanto tá saindo a subida do vulcão? Li que teve um grande aumento nos valores, chegando a R$500 ::ahhhh::

Nosso roteiro preliminar (depois de muitas alterações) está assim: Chegar em Santiago de dia, deixaremos as bagagens na casa de uma amiga e iremos bater um pouco de perna, mas já partirremos à noite direto para Puerto Varas, chegando no outro dia cedinho, como é uma cidade mais tranquila pensamos que não irá demandar tanta energia logo após a longa viagem. Daí ficaremos dois dias em Puerto Varas (conhecendo Frutillar).

Depois seguiremos para Pucon e destinamos 03 dias completos para Pucon, onde pretendemos fazer a subida ao vulcão, conhecer alguma das termas, fazer rafting (dependendo este passeio faremos em PV), e conhecer o Parque onde tem algumas trilhas legais.

Depois voltaremos para Santiago para ficar mais dois dias para terminar de conhecer com calma a cidade e voltar para o Brasil mais descansados.

 

Daí tenho as seguintes perguntas:

1) Você acha que esses dias estão suficientes para o que pretendemos conhecer?

2) Além do tempo, quanto você acha que devemos levar de dinheiro para custear os passeios??

Sei que vc não fez, mas lembra de ter visto os valores??

OBS.: não pretendemos alugar carro, você acha que para algum passeio que não precise de agência é melhor com carro ou de ônibus foi fácil mesmo?

 

Grata desde já

 

Oi Nathali, tudo bem? Obrigada pela pergunta! Jajá eu faço o roteiro de Puerto Varas e termino com algumas informações que podem ser uteis pra vc. Sobre as suas perguntas:

1) Acho que o tempo está bom sim. Seriam 3 dias pra cada cidade, certo? Eu fiquei 13 dias no total, mas fiquei mais tempo em Santiago. A única coisa que eu acho é que Santiago é uma cidade fantastica: eu fiquei mais tempo por lá e ainda achei pouco, queria ter ficado mais. No entanto, parece que a sua viagem tá mais voltada pra Pucon+Puerto Varas, então, acho que tudo bem. Mas, não se esqueça que vc tem que fazer todas essas viagens durante a noite para não perder tempo de dia.

2) O preço da subida do vulcão é em torno desse valor mesmo... eu vi a partir de 90mil pesos, algo por volta dos R$500 :(. O rafting varia porque depende se vc vai querer a modalidade mais radical ou não, a menos radical é algo como 15mil pesos (R$70) e a radical, se não me engano, era em torno de 25mil pesos (R$115). As termas eu vi as Geométricas a partir de 35mil pesos, algo como R$160, mas existem outras termas mais baratas.

Em Puerto Varas, vc pode fazer alguns passeios por agencia tbm, mas entendi que vc pretende ficar em Frutillar, certo? Se vc for por sua conta, indo de ônibus comum, vc não gasta nd com passeios. Porem, se vc quiser ir ao Vulcão Osorno, pode fazer por agência, eu paguei 35mil pesos (R$160) o passeio completo (Vulcão Osorno+Saltos Petrohue+Lago de Todos Los Santos). Como vc ta indo de galera, vale considerar alugar um carro em Puerto Varas, que vcs vao economizar bastante, e ainda podem fazer esse passeio por sua conta e no tempo que pretenderem, alem de facilitar os deslocamentos em geral. Eu não tenho mta ideia de locadoras, mas lembro que meu hotel alugava carro por 60mil pesos (R$280)a diaria.

 

Qualquer outra duvida, pode me perguntar

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2A PARTE - PUERTO VARAS (o fim)

 

Enfim, cheguei ao destino final da viagem, vou destrinchar com vcs a parte de Puerto Varas agora.

Como eu disse, saí pela manhã de Pucon e segui de viagem para Puerto Varas. Puerto Varas é uma cidadezinha também colonizada por alemães e tem o mesmo charme, ela é à beira do lago Llanquihue, o 3° maior lago da América Latina, e ainda tem vista para 4 vulcões, dentre eles o mais famoso é o Osorno. Vc pode fazer vários passeios por lá, desde ir ao vulcão, conhecer lagos, fazer trilhas, ir a cidades vizinhas como Frutillar, etc.

Chegamos lá no meio da tarde e tivemos que nos virar para chegar ao hotel que, na verdade, era em Llanquihue, uma cidade vizinha de Puerto Varas. Pegamos um taxi e pagamos 6mil pesos nessa viagem (R$28). Logo que chegamos ao hotel, só deixamos a bagagem e descobrimos que bastava pegar um ônibus na Plaza de Armas da cidade para voltar a Puerto Varas, então pagamos 1mil pesos a passagem (R$4,50) e voltamos para dar uma volta por Puerto Varas e vislumbrar o famoso Vulcão Osorno. Andamos por Puerto Varas e fizemos o famoso roteiro turista de ir ao supermercado, agencia de cambio, banco, conhecer cafés, Plaza de Armas, etc.

 

Ficaríamos os outros dois dias na cidade e ficou assim:

2o dia: Passeio Vulcão Osorno + Saltos de Petrohue + Lago de Todos los Santos

3o dia: Frutillar + praia em Llanquihue

 

Detalhes:

2o dia: Fechamos esse passeio por 35mil pesos por pessoa (R$160). Pra quem fica perdido sobre o que exatamente são essas atrações, como eu ficava antes de ir lá conhecer, é basicamente assim:

**Vulcão Osorno - esse vulcão é o 2o vulcão mais simétrico do mundo, de todo o percurso vc vai poder ficar deslumbrado com a sua beleza e toda a magnitude, realmente lindo. Chegando à sua base, vc pode ir andar de teleferico (em qualquer estação do ano), andar de tirolesa e esquiar no inverno. A vista é maravilhosa, vc pode ver o Lago Llanquihue de uma altura privilegiada e sentir a brisa fria que bate lá em cima;

**Saltos Petrohue: os saltos são cascatas de um rio que tem uma singular agua azul. É algo como uma pequena Foz do Iguaçu, mas com uma tonalidade mto linda das águas.

**Lago de Todos los Santos: a água que abastece os Saltos Petrohue vem do lago, então já dá pra imaginar a cor da água desse lago, né? Fizemos um passeio de barco fantastico, de onde pudemos ver 2 vulcões ao fundo.

Todo esse passeio era feito por uma estradinha muito linda, rodeada de uma vegetação e horizonte que só o Chile tem. Vale muitissimo a pena. Mas, hoje eu penso que seja uma otima ideia alugar um carro e fazer esse passeio por sua conta. Eu não vou saber te informar o preço do ticket de ingresso em cada um desses lugares, no entanto, o preço obviamente deve ser melhor que 35mil pesos, né. Alugar um carro é algo mto comum em Puerto Varas e vc pode fazer isso em uma das varias locadoras espalhadas pela cidade. É uma sugestão, não sei exatamente como seria, mas me parece algo bom a se considerar.

 

3o dia: Nesse dia fizemos uma besteira: pagamos um passeio por 25mil pesos (R$115) para Frutillar. NÃO FAÇA ISSO! É muito melhor ir de ônibus local, a passagem é 1mil pesos (R$4,50) e vc vai poder desfrutar da cidade da forma que quiser. Frutillar não tem nenhum passeio especifico, é basicamente andar pela orla, ir ao Teatro da cidade, vislumbrar o lago, os vulcões, os cafés e restaurantes. Vc não precisa de agencia para isso, pode ir por sua conta e fazer o que quiser, ficar quanto quiser. Foi o maior arrependimento em termos de agencia que tive na viagem. No entanto, a cidade é realmente linda, vale muito a pena ir conhecer e acho que até considerar se hospedar nela! Só se lembre que não precisa de agência nenhuma pra fazer isso hahaha

Na volta, retornamos a Llanquihue e passamos o restante do dia na praia da cidade. É uma prainha que chama Wolf (herança alemã) e vc pode nadar de frente pros 4 imponentes vulcões. Um dos melhores momentos da viagem, na minha opiniao :)

 

O RETORNO:

Tínhamos uma longa viagem de retorno pela frente: iríamos retornar para Santiago uma viagem de cerca de 14h e depois mais um chá de aeroporto para voltar ao Brasil. Se vc quiser fazer essa viagem de ônibus à noite e ir direto para o aeroporto de Santiago pela manhã, não se esqueça de comprar passagens de avião um pouco mais tarde, para garantir que dará tempo. Infelizmente eu não fiz isso e se eu viajasse à noite não daria tempo, então eu teria que sair pela manhã. Mas, não existem onibus indo para Santiago saindo de Puerto Varas pela manhã. Só existe esse percurso de noite. Já imaginou o sufoco, né? Além de perder um dia de viagem (que teríamos que passar no onibus), não havia passagens. Então tivemos que sair de Puerto Montt, cidade vizinha que é a famosa "entrada para a Patagônia". No final deu certo, saímos de Puerto Montt 8h e chegamos em Santiago 22h. Da rodoviária, vc toma um transfer direto para o aeroporto por 1mil pesos (R$4,50), então nem pense em pegar taxi. Dps foi tudo tranquilo, pegamos nosso avião pela manhã do outro dia e chegamos sãs e salvas da nossa aventura.

 

Bom, foi essa a minha experiencia no Chile. Estou muito apaixonada pelo país, inclusive, dps de ver tantas ofertas de emprego pela cidade (coisa que nem lembro a ultima vez que vi no Brasil), minha vontade é de voltar para ficar. É um baita país, viu!

No mais, estou aqui para qualquer dúvida, espero que eu tenha ajudado.

 

:)

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    • Por ms.priscila
      ROTEIRO CHILE (11 DIAS)
      INFORMAÇÕES GERAIS

      Visto: dispensa de visto por até 90 dias
      Passaporte:  deve ser válido no momento de entrada; permitida entrada com RG
      Vacinas: não há exigências
      Quando ir: funciona bem para visitar todo o ano, se a sua preferência for neve (jun-set), calor (dez-mar) ou temperaturas mais amenas (mar-jun e set-dez)
      Capital: Santiago
      Moeda: PESO CHILENO ou CLP ($)
      Idioma oficial: castelhano
      Cod. telefone: +56
      Padrão bivolt: 220V
      Tomadas: C, L


      Chile é um país que encanta e o que mais me chamou a atenção foi a poesia de Pablo Neruda, inscrita na história do país. Por isso, não deixe de conhecer todas as casas localizadas em Santiago, Valparaíso e Isla Negra.
       
      ROTEIRO DIA A DIA

      DIA 01
      Chegada e descanso

      Dia 02
      Passeio pago – Cajon del Maipo

      Dia 03
      Palacio de La Moneda, Plaza das Armas, Catedral Metropolitana de Santiago, o Museu Histórico Nacional, Museu de Arte Precolombino, o Edifício dos Correios, Paseo Ahumada

      Dia 04
      Cerro San Cristóbal (ou Parque Metropolitano de Santiago), Casa Museo La Chascona (a primeira casa de Pablo Neruda), mercado central (Don Augusto), Museo de Bellas Artes, Sky Costanera (por do sol)

      Dia 05
      Cerro Santa Lucia, Centro Cultural Gabriela Mistral, Templo Bahai de Sudamerica

      Dia 06
      Vinicola De Concha y Toro

      Dia 07
      Aluguel de carro e Isla Negra; a noite chegada em Val Paraiso

      Dia 08
      Tour gratuito por Val Paraiso, Casa La Sebastiana, Museu Naval e Maritimo e fim de tarde no Muelle Baron

      Dia 09
      Tour por Viña del Mar

      Dia 10
      Dia livre

      Dia 11
      Retorno ao Brasil
       
       
       
       
       
       
       
       
       
       
       
       
       
       
       
       
       
       
       
       
       
       

      SANTIAGO
      Cerro San Cristóbal (ou Parque Metropolitano de Santiago)
      Endereço: Calle Pio Nono, 450, Bellavista
      Horário: seg, das 13-20h; ter a dom (e feriados), das 10-20h
      Preço: consulte o valor no site

      Casa Museo La Chascona (a primeira casa de Pablo Neruda)
      Endereço: Fernando Márquez de la Plata 192, Bellavista
      Horário: ter-dom, das 10-19h
      Entrada: $7000/R$50 para visitas guiadas em espanhol 
      Como chegar: metrô Baquedano, Parada Turistik
       
      Casa Museo La Chascona

      Mercado Central
      Endereço: San Pablo, 967, Centro
      Horário: Diariamente, das 8 às 19h
      Metrô: Puente Cal y Canto, linha 2-amarela. Parada Turistik
       
      Restaurante Donde Augusto (um dos mais recomendados)

      Plaza de Armas
      Endereço: entre as Ruas Catedral e Compañia de Jesus

      Catedral Metropolitana
      Endereço: Plaza de Armas de 9-19hs
      Entrada gratuita

      Museu Histórico Nacional
      Endereço: Plaza de Armas, 951, Região Metropolitana
      Horário: ter-dom das 10-17h30h
      Entrada gratuita

      Museu de Arte Precolombino
      Endereço: Bandera 361, Região Metropolitana
      Horário: ter-dom, das 10-18h
      Preço: consulte o valor no site

      Palacio de La Moneda
      Endereço: Moneda S/N, Región Metropolitana
      Horário: visitas guiadas de seg-sex às 9:30h, 11h, 15h e 16:30h (necessário agendamento)
      Obs.: às 10h há troca de guardas.
      Entrada gratuita

      Museo de Bellas Artes
      Endereço: Paque Forestal S/N, Santiago, Región Metropolitana
      Horário: ter-dom de 10-18:45h
      Entrada gratuita

      Cerro Santa Lucia
      Endereço: Avenida Bernardo O’Higgins 499, Barrio Lastarria
      Horário: Diariamente, das 9-19h
      Entrada gratuita

      Centro Cultural Gabriela Mistral
      Endereço: Av Libertador Bernardo O’Higgins 227, Barrio Lastarria
      Salas de exposição abertas de ter-sab das 10-20h; dom das 11-20h; visitas guiadas com agendamento prévio
      Entrada gratuita

      Calle Lastarria – de qui-sab há uma feirinha de antiguidades das 10-20h; escolha um restaurante para jantar em alguma noite da sua estada

      Templo Bahai de Sudamerica
      Endereço: Diagonal Las Torres, 2000, Peñalolen
      Horário: ter-sex de 17-21h; sab-dom de 9-19h; não abre às segundas
      Entrada gratuita

      Vinícola Concha Y toro
      Endereço: Avenida Virginia Subercaseaux, 210, Pirque
      Entrada: $18000/R$128 a $22000/R$156; é necessário fazer a reserva da visita no site
      Horário: Diariamente (exceto feriados), das 10-17h
      Transporte: por conta própria, vá de metrô (linha 4-azul) até a estação Las Mercedes; lá tome o ônibus MB 72 ou um táxi (10 minutos). De transporte público, 1h30min desde o centro
       
      Vinícola Concha y Toro

      ISLA NEGRA
      Depois de alugarmos o carro para seguir para Valparaíso e Viña del Mar, optamos por parar em Isla negra, onde está localizada a casa de praia de Pablo Neruda, assim chamada por conta de suas rochas escuras. Sem dúvida alguma, foi um dos pontos altos da viagem. A poesia está impressa em cada manifestação da vida dessa poeta e as casas exalam esse atmosfera. Isla Negra, sem sombra de dúvida, é a mais bonita de todas.
      As estradas são boas, mas a sinalização não o é. Isla Negra está localizada na comuna de El Quisco, a cerca de 114km de Santiago pela rota 68 (1h33 de carro).

      Casa Museo Isla Negra
      Horário: ter-dom de 10-18h
      Preço: $7000/R$50
       

      VALPARAÍSO
      A distância entre Valparaíso e Viña Del Mar é cerca de 20 minutos de carro. Por isso, se você não deseja se deslocar entre as duas cidades, no que diz respeito à hospedagem, escolha Valparaíso (que é a primeira delas) como sua base.

      Free Tour Valparaiso
      Endereço: ponto de encontro Plaza Anibal Pinto
      Horário: seg-dom de 10-15h (inglês, espanhol e português)
      Obs.: Somente buscar aos guias com camisas vermelhas com as palavras FREE TOUR

      Ascensor Artilleria
      Endereço: Artillería 199

      Paseo 21 de Mayo

      Museo Naval y Maritimo
      Endereço: Paseo 21 de Mayo Nº 45 – Cerro Artillería – Playa Ancha
      Horário: ter-dom das 10-17:30h
      Preço: $3000/R$22
      Obs.: aqui se encontra a cápsula usada para resgatar os mineiros soterrados em 2010.
       
      Museo Naval y Maritimo

      Plaza Sotomayor
      Endereço: Prat, Valparaíso

      Museu La Sebastiana (casa de Pablo Neruda)
      Endereço: Ferrari, 692, Cerro Florida
      Horário: ter-dom das 10-18h 3 mil pesos (R$ 10,40)
      Preço: $7000/R$50

      Muelle Baron
      Endereço: Av. España

      VIÑA DEL MAR
      Relógio de Flores
      próximo à Playa Caleta Abarca, bem no final da Av. España
      Entrada gratuita
       
      Relógio de Flores

      Castelo Wullf
      Endereço: Av. Marina, 37, Vina Del Mar, aos pés do Cerro Castillo
      Horário: ter-dom das 10-13h30h e das 15-17h30h

      Playa Miramar
      Obs.: almoçar no Divino Pecado – San Martín 180, Viña del Mar

      Museo Fonck
      Endereço: 4 Norte, 784, Viña del Mar
      Horário: seg de 10-14h e 15-18h; ter-sab de 10-18h e nos dom de 10h-14h
      Preço: $3000/R$22

      Playa Renãca
      7 km ao norte de Viña

      Parque Quinta Vergara
      Endereço: Av. Errázuriz 596

      Casino Viña Del Mar (entrada R$ 15,20; 24hs)
      Av. San Martín, 199, Valparaíso

      Jardin Botanico
      Endereço: Caminho El Olivar s/n El salto
      Horário: seg-dom de 9-18:30h; visitas guiadas gratuitas sab-dom as 11:30 e 15h
      Preço: $2000/R$15
    • Por Daniela Alvares
      Em setembro de 2018, fizemos uma viagem ao Chile e Peru.
      Roteiro - 24 dias
      São Paulo > Santiago > Valparaíso > San Pedro do Atacama > Tacna > Arequipa > Cusco > Ollantaytambo > Aguas Calientes > Machu Picchu > Cusco > Lima.
       
      Começamos nossa jornada no Chile, em Santiago, Valparaíso e San Pedro do Atacama, cujos relatos seguem abaixo:
       
       
      No ônibus das 20:30, deixamos San Pedro do Atacama em direção a Arica, cidade chilena fronteira com o Peru. Seriam 8 horas de viagem, que à noite tínhamos esperança de sequer vermos passar. Com o coração apertado de deixar aquele lugar que tinha acordado tanto dentro de nós, nos despedimos do céu mais estrelado do mundo prometendo, para o Universo e uma para a outra, que voltaríamos logo, em breve, a tempo de não esquecermos toda a emoção que sentimos, nem de deixarmos a brutal rotina do acordar-trabalhar-dormir nos transformar em marionetes que fazem o uso da palavra "sabático" para justificar o tempo em que resolveram ser felizes. Logo nós, que tínhamos acabado de enxergar o não tamanho do mundo.
      Chegamos em Arica ainda escuro. Claudio (amigo que fizemos no Atacama, junto com seu fiel cão Lucky, artista plástico de Valparaíso que, cansado do mesmo todo-dia da vida e do consumo sentimental das relações obrigatórias, encontrou em San Pedro um porto. Breve e temporário.) tinha nos dito que, ao chegarmos, deveríamos atravessar a rua para a outra rodoviária, a internacional, onde poderíamos pegar um ônibus para o Peru. Foi uma ótima dica, ou teríamos ficado perdidas na escuridão da falta de informação e sinalização.
      Ao chegarmos na rodoviária internacional, que mais parecia o ponto final de uma linha de ônibus bem acabada em uma cidade quase fora do mapa, uma mulher sentada numa mesa nos informou que o ônibus para Tacna só sairia a partir das 8:30 da manhã. Eram 4:30 da madrugada. A outra opção, como ela sugeriu, era atravessar a fronteira com um dos muitos motoristas de carro que faziam ofertas de assentos pelo mesmo valor dos ônibus. Não, só se fôssemos loucas de aceitar. Assistimos demais "Presos no Estrangeiro" para arriscarmos uma prisão por tráfico de drogas com um estranho que diria que era tudo nosso, das gringas. Nunca. Resolvemos dar uma volta na rodoviária para despistar a mulher que nos alucinava com essa ideia, quando ouvimos sem muita certeza, o motorista de um ônibus gritar "Tacnabus, Tacnabus" e corremos para confirmar a informação. O ônibus ia para a Bolívia, mas primeiro pararia no Peru, em Tacna, para onde estávamos indo. Com o dinheiro guardado na calcinha, entramos no ônibus e seguimos para o nosso próximo destino.
      Na fronteira: sai do ônibus, carimba passaporte de entrada no Peru, passa as mochilas no raio X, tira o vinho da mochila, mostra que é vinho, guarda a garrafa, volta as mochilas para o bagageiro, sobe no ônibus. E em 40 minutos, chegávamos em Tacna.
      *ATENÇÃO! Ao desembarcar no aeroporto em Santiago do Chile, na entrada no país, além do passaporte carimbado, também entregam um papelzinho, aparentemente sem nenhum valor e sem nenhuma explicação. GUARDE-O DENTRO DO PASSAPORTE! Na travessia da fronteira, esse papel é exigido.
       
      TACNA
      Não esperávamos encontrar em Tacna a cidade charmosa e acolhedora que descobrimos. De habitantes tacanhamente tímidos, que nos olhavam surpresos e alegres ao perguntarmos seus nomes, essa cidadela conquistou nossos corações, receosos de não conseguirem mais se apaixonar depois de conhecer o Atacama. Mas Tacna é leve, florida, descompromissada, como que se viesse só para provar que é possível amar depois de amar. 
      O sotaque, de tanta timidez, torna o espanhol mais difícil aos ouvidos. Os bancos das praças possuem tetos de flores para fazer sombra. Na Plaza de Armas - nome de todas as praças principais de todas as cidades do Peru - há fotógrafos velhinhos andando sob o sol, sorrindo e sugerindo um retrato para a posteridade, como um pedaço de tempo congelado entre as flores coloridas, as palmeiras altíssimas, a fonte imponente, o arco marcante da cidade e, sempre, a igreja. 
      As lojas são todas setorizadas, de forma que os supostos concorrentes são colegas vizinhos, e você jamais vai conseguir tirar uma xerox se estiver próximo dos açougues ou dos consultórios ortodônticos, uma pequena obsessão tacniana. Por toda a rua principal, há galerias como camelódromos, com cabines de câmbio, tabacaria, lojas de joça e manicures enfileiradas em carteiras escolares oferecendo seus serviços. 
      Em Tacna você vira a esquina e se depara com uma padaria a céu aberto no meio da rua! Carrinhos de pães perfumam o entardecer e nos transportam para uma imaginada infância peruana. Foi ali que também comemos o melhor hambúrguer de cordeiro da nossa vida. No "Cara Negra", uma sanduicheria especializada em cordeiro, que eles criam lá mesmo no sítio atrás do bar. É descolado e tem drinks deliciosos. Faz valer a visita na cidade.
      Por todos os lugares que passamos, sempre procuramos pelo Mercado Central, que é onde encontra-se a essência do local. O Mercado Central de Tacna é imperdível. Tem de tudo. Especiarias, ervas, carnes, queijos, farinhas, biscoitos, frutas, verduras, doces, produtos de limpeza e muitas, muitas casas de sucos. Na "Juguería Sra Rosita", uma simpática senhora de sorriso frouxo e vontade de conversar, tomamos maravilhosos sucos de melão e de morango, muitíssimo bem servidos, de ficar na memória. Conhecemos também Miguel, dono de uma barraca de remédios de plantas medicinais, que sabia a erva ideal para absolutamente todo tipo de enfermidade.
      Ao caminharmos de volta para o hotel, bem encantadas com a surpresa de Tacna, uma vendedora nos parou para oferecer azeite. Ao agradecermos e sorrirmos, ela trocou a oferta para um branqueador dental. Talvez por marketing, ou pela já citada fixação por dentes perfeitos dos habitantes da li. Tomara. 
      Por fim, antes de partirmos, passamos por uma casa roxa, um centro de, como dizia a placa, "Magia y Diversión". Sem isso, qual seria mesmo o sentido de tudo? Com a delicadeza dessa mensagem tão sutil e necessária, seguimos nossa viagem em direção a Arequipa.
       







       
       
      - Onde ficamos:
      Ficamos no Nice Inn Tacna, no centro da cidade, com atendimento muito cordial. As pessoas são super simpáticas, o quarto era confortável, chuveiro quente e café da manhã bem simples. 
      Nice Inn Tacna - Av Hipólito Unanue 147, Tacna 23001, Peru / Telefone: +51 52 280152 / booking.com/hotel/pe/nice-inn-tacna.es.html - Onde comemos:
      Cara Negra - Cnel. Bustios 298 / Telefone: +51 952 657 540 / @caranegraoficialtacna / facebook.com/caranegraranchosanantonio/ - Onde fomos:
      Mercado Central de Tacna - Calle Francisco Cornejo Cuadra 809, Tacna 23003, Peru Plaza de Armas - Paseo Cívico de Tacna, Tacna 23001, Peru  
       Seguimos para Arequipa, Cuzco, Ollantaytambo, Aguas Calientes, Machu Picchu e Lima, que detalharemos em post separados. 
      https://www.instagram.com/trip_se_/
    • Por Adriana Araújo1502435418
      Salve galerinha do bem ! 
      Satisfação em compartilhar com vcs minha viagem de final de ano no Chile. Eu como uma boa geógrafa e louca por viagens tinha obrigação de ir conhecer o deserto, que afinal tá do lado da nossa casa por assim dizer 🤓.
      Eu passei Natal e Réveillon por lá, vou fazer um resumo dos assuntos relevantes mas se alguém quiser alguma informação só me contatar.
      Bom, eu planejei tudo em 4 meses, comecei com as passagens, hospedagens e pacotes dos passeios. Fechei tudo no Brasil. Embarquei 23/12/19 e fui direto pro Atacama ''c/ escala em Santiago pq n tem vôo direto p lá." Vc tem que chegar a Calama e de lá pegar um transporte para San Pedro " cidade base para quem vai ao deserto". 
      Eu fechei o transfer pelo decolar e deu tudo certo, a propósito fechei os passeios de Atacama com eles tbm. 
      A cidade de San Pedro é bem movimentada e fornece o básico para os viajantes, eu notei muita coisa de indústria brasileira lá nos mercadinhos, os preços em Atacama é BEM salgadinho, principalmente alimentação, as coisas ficam um pouco mais amenas fora de alta temporada, mas segundo o pessoal de lá não é muito diferente. Mas vale estar por lá...
      Existem restaurantes para todos os gostos!! Confesso que não sou apaixonada pela culinária chilena, mas uma coisa que eu ameiss foi o pão de lá... E o chopp, p/ os apreciadores não deixem de experimentar 😋

      Agora falemos então do magnífico deserto 😍
      São diversos passeios que vc pode fazer por lá, o bom do deserto é que a beleza de lá se encontra com todas as estações e tem atrações diversificadas. Eu vou citar os passeios mais marcantes p mim, mas se pretende ir, pesquise os que vc deseja conhecer de acordo com tempo e dinheiro que vc terá. 
      Sem dúvida o que eu mais gostei foi... 
      Ternas de Puritama 
      Olha a vista desse lugar e lá embaixo tem as piscinas termais. É muito interessante porque o sol tá rachando, aí vc pensa que vai tá muito quente p entrar em água com temperatura de 28-30 ° e aí que se encanta... Porque lá embaixo a temperatura cai e fica perfeito.

      O segundo eu destaco...
      Laguna Cejar
      Esse passeio é ideal para ser feito no verão porque a água é bem gelada. Com 40% a mais de sal do que a água do mar, seu corpo não afunda, porém não se recomenda molhar o rosto e tão pouco mergulhar e vc sai coberta de sal.

      E por fim vou destacar...
      Lagunas Altiplânicas e Piedras Rojas
      O lugar e lindo, lindo, o vento, o ar pela altitude, tive que mascar folha de coca p não sentir o ar  rarefeito. Vimos muitas Lhamas por lá foi bem legal, e apropósito a noite acabei indo comer carne de Lhama super tradicional por lá.
      Enfim o deserto é um lugar surpreendente de muitas aventuras e diferentes paisagens, se viagens pra curtir a natureza é teu forte então vc tem que fazer Atacama um dia!
      Agora vamos para  o posto de tudo isso hahaha... Santiago 
      Minha viagem aconteceu quando os protestos no Chile em 2019 já estavam controlados então foi sussa viajar por lá.
      É sabido que estamos falando sobre a capital neoliberal da América do Sul então... Empreendedorismo e modernismo e o foco de lá.
      Cidade agitada com muita comida e balada pra quem gosta. No verão Santiago perde sua maior atração que é o Valle Nevado, porém ele ainda oferece passeios. 
      Tire um dia pra dar um rolê no centro "tipo 25 de Março aqui em Sampa". Vale a pena pra fazer comprar e trazer presentes inclusive o Pisco "bebida típica" de lá rsrs. Vá ao Cerro de Santa Lucía e Mercado Municipal, eu fiz isso tudo no msm dia e o bom que dá pra ir a pé, e confesso que foi o dia mais agradável que eu tive, no final da tarde tomamos chopp e comemos no Mercado ao som de música típica e do zunzunzun de muitas conversas! 

      Depois de ficar ligeramente alegre e rindo a toa 🙈 pegamos Uber que por sinal até o momento não é legalizado mas funciona muito bem por lá, e fomos pro hotel. Falando nisso, o setor hoteleiro de Santiago é muito bom e o melhor é que, se vc procurar bem pode achar preços incríveis. Eu fiquei nesse hotel Maravilhento rs, por um preço ótimo.
      Para finalizar vou resumir os passeios clássico de
      Valparaíso e Viña del Mar
      Cidades costaneiras, na minha modesta opinião... Pura propaganda, não há nada a se perder em visitar, Valparaíso é uma favela antiga, que as imagens falem por si.
      Em Viña del Mar, tem o famoso relógio de flores, restaurantes de frutos do mar em abundância, mas para mim o que valeu foi passear pela orla e por o pé nas águas do pacífico Sul que é gelada demais, isso me fez valorizar nosso litoral top ❤️ e tivemos a sorte de ver leões marinhos  a 1mt. de distância.
      Bom enfim termino por aqui, esse foi meu primeiro relato, e peguei a  minha viagem mais recente, da um trabalho danado escrever sobre isso, então aproveitei o tempo de quarentena pra fazer isso. Esperamos o fim da pandemia para voltarmos a fazer nossas viagens com segurança pelo mundo! 
      Abraços e boa sorte 🙏 
       
    • Por Daniela Alvares
      O horizonte chileno, com suas montanhas nevadas em todo o redor que fazem da cidade um vale, é tão balsâmico quanto o mar. É um cenário um tanto inacreditável, ver-se numa metrópole enquanto os olhos alcançam picos cobertos de neve em meio ao sol.
      Fizemos essa viagem em setembro de 2018. Começamos em Santiago, visitamos Valparaíso e seguimos para o San Pedro do Atacama (farei os posts das cidades separadamente).
      Ficamos 3 dias na capital e foi suficiente. Nos hospedamos em Providência, bairro cheio de bares e restaurantes, com uma vida noturna bem ativa e de fácil acesso para todo lugar. Ali também fica o shopping Pátio Bellavista, um shopping aberto, pequeno e charmosinho.

       

       
      Cerro San Cristóbal
      Santiago pede a ida a um lugar alto para entender a cidade-vale. Das duas opções que a cidade oferece, uma é algo super urbanóide, chamado Sky Costanera, uma espécie de Empire State chileno, o prédio mais alto da América Latina. A outra é um teleférico em meio a natureza que leva até o Cerro San Cristóbal. É claro que escolhemos a que o homem portou-se de maneira um pouco menos troglodita com o mundo.
      O Cerro San Cristóbal, lá no topo da cidade, poderia ter menos pessoas, mas a vista vale o passeio. Nos impressionou ver uma camada de névoa ao longe e saber que é poluição. É triste e sem nexo ver o homem construir locais e acessos a pontos altos numa tentativa de apreciar o horizonte e seguir produzindo carros e ônibus e fábricas para tornar todo esse trabalho vão.
      Subimos de teleférico e descemos de funicular. Há a opção de subir e descer a pé, para quem curte uma escalada.
      Endereço: Pio Nono, 450 - Bellavista
      Site: http://www.parquemet.cl
      Horário de funcionamento
      Funicular: de segunda a terça, das 14h30 às 19h30; quarta a sexta das 12h30 às 19h30; sábado e domingo, das 10h30 às 19h30.
      Teleférico: de segunda a terça, das 14h30 às 19h30; quarta a sexta, das 12h30 às 19h30; sábado e domingo das 10h30 às 19h30.

       

       
      Lastarria
      Lastarria é o bairro charmoso da cidade. Ruazinhas pequenas, cafés, restaurantes, o Centro Cultural Gabriela Mistral - primeira poeta chilena a receber um Prêmio Nobel e alguém de quem os chilenos sentem imenso orgulho. Vale uma visita para ver o que está rolando na programação ou para tomar um café e um solzinho no pátio interno. 
      Ali perto também tem sorvetes maravilhosos. A paleta de pistache é de outro mundo. Você encontra no Empório La Rosa, que fica nas esquina da Calle Merced com o Parque Forestal, outro lugar imperdível para caminhar, brisar ou fazer um picnic. 
      Emporio La Rosa - Calle Merced, 291

       

       
      La Chascona
      La Chascona é o xodó de Santiago, e não poderia não ser. A casa que Pablo Neruda construiu para encontrar-se com Matilde, por um período sua amante e depois sua mulher até a morte, é toda pensada para ser parte da natureza que a rodeia, fazendo do lugar uma espécie de ninho de amor.
      Chascona significa descabelada, e era assim que ele chamava sua Matilde. A casa é quase um clichê do romantismo poético, com as iniciais M e P espalhadas nas janelas de ferro de todos os cômodos. O amor chega a ser palpável ali.
      Colecionadores de arte e grandes amantes dos encontros, Pablo e Matilde moldaram uma casa que permitia a delicadeza de receber diferentes amigos em ambientes distintos, e em todos eles, muitas referências ao mar. 
      A casa foi brutalmente invadida e inundada no golpe militar que levou Pinochet ao poder e Salvador Allende ao suicídio - o que acelerou a morte de Neruda, que sofria de um câncer há anos e, ao saber da cruel invasão, foi para o hospital e morreu dias depois, de tristeza e desgosto.
      Matilde, que foi uma mulher forte e importante e figura essencial nas causas de direitos humanos, lutando com Neruda contra a ditadura chilena, fez questão de velar o marido ali, no meio daquele vandalismo descomunal. Transformou as 3 casas de Neruda em uma fundação, abrindo-as ao público e levando o poeta para perto das pessoas.
      Os dois estão enterrados juntos numa delas, Isla Negra, de frente para o mar.
      Endereço
      Fernando Márquez de la Plata 0192, Barrio Bellavista, Providencia, Santiago.
      Fone: +56-2-2777 87 41 / +56-2-2737 87 12
      Site: [email protected]
      Horário de Funcionamento
      • Março a dezembro: terça a domingo de 10:00 a 18:00 hrs.
      • Janeiro e fevereiro: terça a domingo de 10:00 a 19:00 hrs.
      • Segunda - fechado.
      Valores
      • Entrada geral: $7.000 (Siete mil pesos) por pessoa.
      • Entrada preferencial: $2.500 para estudantes e chilenos maiores de 60 anos.
      *Os estudantes estrangeiros devem apresentar a Credencial Estudantil Internacional
       

       

       

       

       

       

       
       
      O que não recomendamos:
      - A ida ao mercado municipal para comer o famoso King Crab é uma furada. O lugar é super turístico, meio sujo e a iguaria é fortunosa, quase 500 reais o prato. 
      - Sky Costanera, o prédio mais alto da América do Sul. Uma torre imensa e espelhada, plantada no meio da cidade, totalmente comercial e com a vista de toda a metrópole. Não subimos. Nosso estilo de viagem não é tão urbano assim. 
      ***
       
       
      https://www.instagram.com/trip_se_/
       
       
       
       
    • Por fahypolito
      Olá pessoal,
      O fórum sempre me ajudou demais em todas as viagens que havia feito e nunca fiz um relato, peço desculpas, mas dessa vez vou tentar contribuir como posso no roteiro que voltei recentemente.
      LOGÍSTICA
      GOL e Latam todas conhecem, sem muitas novidades.
      A BOL (Boliviana de Aviacion) foi novidade para mim, achei OK, pontual, aviões igual a todos só que um pouco mais antigos, preço justo, só o check in que não consegui fazer online mas os guichês tinham vários funcionários e foram super rápidos.

      DICA: Perdi o voo de La paz - Uyuni (subestimei o trânsito de La Paz) a opção era remarcar (acho que 60 BOL de taxa, que é super barato) mas só tinha opção para o outro dia e iria atrapalhar meu planejamento. Fui conversando com várias pessoas no aeroporto e cheguei até um local onde saem os BUS (mas só tinha opção de tarde, e isso era 08 - 09 h da manhã) ou pegar as VANS (fica na mesma rua em quadras diferentes, não tem como não ovir pq os cara ficam gritando o destino). Então peguei uma VAN de La Paz -> Oruro (50 BOL - 2h trajeto) e Oruro - Uyuni (60 BOL - 3:30h tajeto), as VANS são dignas e bem novas mas super apertado e o trajeto tranquilo basicamente uma reta com estrada bem conservada. Esse local fica bem na saída do aeroporto, caminhadinha considerável mas peguei uma VAN de transporte oficial por 1,50 BOL que me deixou na rua de trás.
      Foto da Van
       
       
      HOSPEDAGEM
      Pesquiso e fecho tudo pelo BOOKING tem outras opções mas eu já acostumei e eles me dão alguns descontos esporádicos. Já fechei tudo antes, apenas Uyuni que desenrolei na hora e foi tranquilo.
      La Paz - Selina Hostel ( encurtador.com.br/chCGW ) - Localização boa com mercado, restaurante e farmácia bem próximo, possuem um restaurante/lanchonete que é bem bom e bem caro. Pegada deles é mais para galera que curte uma festa inclusive uma mini baladinha dentro do hostel, quartos e banheiros tudo ok.
      O centro é uma caminhada considerável visto que estará na altitude mas isso depende de cada um, eu particularmente fui até o mercado das bruxas e mirador kili kili a pé pq curto andar para explorar a cidade. Custo x benefício eu recomendo.
      Uyuni - Como era apenas uma noite fiquei num hotel bem barato (50BOL) que é bem zuadinho (não lembro nome e nem tem site), tem várias opções por todo canto, dá para chegar e procurar ou olhar no booking também.
      San Pedro Atacama - Aji Verde Hostel ( encurtador.com.br/ejlop ) - Hostel bem diferente, gostei muito da estrutura e do ambiente único problema é que ficava longe do centro, nada impossível de caminhar mas no fim do dia após os passeios eu deixei de ir no centro à noite por cansaço. Se pudesse ficaria em algum local mais próximo da rua Caracoles que é onde tem tudo. Tem mercado próximo do hostel e um restaurante de bairro.
      Santiago - Pariwana Hostel Santiago ( encurtador.com.br/rAHKY ) - Um dos hostels mais top que já fiquei, tudo nota 10 MAS se vc não gosta de farra/bagunça não vai gostar. Fica bem na região como se fosse a  Vila Madalena em SP, a Lapa no RJ, o Batel em Curitiba e assim por diante então a noite tem bastante barulho, se estiver indo para descansar, que não era meu caso, não vai conseguir. Mas tem TUDO perto, todos principais pontos turísticos da cidade estão próximos, mercado, restaurante tudo tudo próximo. 
       
      CÂMBIO
      Fiz um tópico exclusivo sobre o tema porque vejo que sempre tem muita dúvida e discussão sobre isso. A ideia foi tirar as fotos das cotações para tentar ajudar.
      Sempre levo DOLAR, acho que no fim das contas vai ser sempre a melhor opção na maior parte das vezes. É aceito em qualquer lugar do mundo e terá menos dor de cabeça MAS poder variar dependendo do destino, dependendo da cotação entre outras situações.
      Em Santa Cruz não sai do aeroporto então peguei só um pouco, no aeroporto de La Paz a cotação é melhor mas tem a pegadinha dos 20BOL de taxa, e na Calle Sagargana acredito que será a melhor opção, como eu estava no carnaval só tinha uma casa de câmbio aberta então com certeza não estava com a melhor cotação. Uyuni não tirei foto, não lembro o cotação mas em La Paz era melhor.

       
      Em San Pedro do Atacama o câmbio era 810 dollar, 176 reais mas pergunta em todas pq tem uma do lado da outra que dá bastante diferença.
       

       
      Simulações 

       
       
      DESTINOS 
      Não vou postar as fotos dos passeios para não deixar muito longo o post, mas tem bastante coisa no meu insta ( @fahypolito ) caso queira ver. Vou focar em postar imagens úteis que da trip que não estão no insta.
      DICA: Pode ser óbvio mas talvez alguém não tenha pensado nisso, pesquisa por hashtag no insta (caso não saiba segue foto abaixo) assim poderá ter ideias dos locais que irá visitar. Isso me ajudou bastante quando pesquisar o salar de uyuni para ter umas ideias para as fotos.
       

       
       
       

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