Ir para conteúdo

Mochilão Bolívia-Chile-Peru - 25 dias sozinha com 960 dólares + passagens!!


Posts Recomendados

  • Membros
Oi Natália, obrigada por postar seu relato. Eu pretendo fazer essa mesma viagem ano que vem sozinha. Já li muitos relatos mas estou gostando muito do seu pois tenho o mesmo o roteiro, praticamente a mesma idade e os valores estão mais atualizados. Estou acompanhando, adorando e esperando os novos capítulos. :D

 

 

Oi anandafgalmeida! Fico feliz que você esteja gostando :) E que legal que você planeja ir sozinha também! Viajar sozinha é uma delícia. Espero de verdade que meu relato ajude bastante no planejamento da sua viagem.

 

Beijos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Dia 14 - Cusco -> Aguas Calientes

 

Quando fechei a van com a agência, me informaram que me buscariam entre 7:30 e 8hs. Acordei mais cedo, arrumei minhas coisas e fiz o check-out do hostel. Na maioria dos hostels você pode deixar a sua mochila cargueira em um quartinho durante um tempo sem pagar nada mais por isso. Foi isso que fiz, deixei minha cargueira lá até o dia que voltei, levando na mochilinha só as coisas que achei necessárias.

 

A van atrasou um pouco pra me pegar, só chegou umas 8:30. Depois disso paramos no caminho em uma lanchonete apenas 1 vez, a próxima parada foi só na hidrelétrica. Por isso recomendo levar um lanche básico.

 

A viagem demora umas 6hs. Primeiro só vai subindo montanhas e depois vai descendo. Dá um pouco de medo porque o caminho é basicamente composto de curvas fechadas e a pista é estreita. Teve uma hora que tinha tanta neblina, que eu juro pra vocês que não dava pra enxergar nada na frente, tava tudo branco. Nessas horas antes das curvas o motorista só dava uma buzinada forte e ia com tudo, uma loucura kkkkk

 

Tanto pelas curvas quanto pelas buzinadas foi impossível pra mim dormir durante o trajeto. Pras pessoas que sentem enjoo em viagens com muitas curvas, recomendo tomar uns dramins antes!

 

A van parou em frente um restaurante ao lado da hidrelétrica e o motorista indica onde é o ponto de encontro com a van na volta. Só tem aquele restaurante na região, parece. Aproveitei pra almoçar. Até que a comida é bem boa e o preço é justo. Depois de almoçar fui começar logo a trilha. Pedi algumas orientações e basicamente é só seguir o trilho do trem mesmo. Só no início tem umas subidas meio estranhas no meio do mato, mas tirando isso é super tranquilo.

 

Quando eu comecei a trilha, eu não tava vendo ninguém na minha frente, passou um pouquinho e parece que todo mundo me ultrapassou. Crianças me ultrapassaram e até um velhinho de bengala me ultrapassou. kkkk

 

Mas vale a pena fazer a trilha com calma, porque ela é linda! Tem umas flores lindas pelo caminho, e em alguns trechos tudo que você ouve é o canto dos pássaros, em outros o barulho do rio que passa ao lado.. é tudo lindo. No caminho tem algumas vendinhas onde oferecem sucos gelados, águas e lanches. Mas tudo muito caro.. Leve seu próprio lanche e sua própria água se quiser economizar. Nessas vendinhas costumam ter banheiros também!

 

35780717626_dd36da58cd_b.jpgunica subida do caminho by Natalia Natsumy, no Flickr

 

 

35821256185_c6f180086c_b.jpgtrilhos by Natalia Natsumy, no Flickr

 

35780701416_ea922bcfca_b.jpgponte by Natalia Natsumy, no Flickr

 

 

No final da trilha tem um túnel. É importante NÃO ENTRAR NESSE TÚNEL. Tem um caminho um pouquinho antes que vai pra cidade. Passar pelo túnel é muito perigoso, pois se o trem passar lá parece que não tem muito pra onde correr. Quando eu tava quase entrando alguns trabalhadores me alertaram e me indicaram o caminho certo. Mas não tem erro, você vira antes do túnel.

 

Eu demorei cerca de 3hs pra completar a trilha. Cheguei na cidade toda suada, cabelo todo cagado, tudo que eu queria era um banho! Fui para o hostel que eu queria, o Casa Machu Picchu e quando cheguei, uma surpresa: a cidade estava sem água e sem luz! Sem previsão de voltar naquele dia.. :shock: Nem acreditei, tava louca por um banho poxa kkk Fazer o que, o que me restava era esperar. O lado bom é que por causa disso ganhei um descontinho da diária, de 30 foi pra 25 soles.

 

Enquanto ainda estava claro fui dar umas voltas pela cidade, entrei em uma feirinha, fui no único restaurante que tinha luz (acho que tinha gerador lá) e pedi a coisa mais barata do cardápio (sorvete) só pra pegar o wifi e mandar sinal de vida pra casa. Quando escureceu fui pro hostel e a moça disse que a água já tinha chegado. Gelada, claro. Tomei banho gelado mesmo porque estava muito suada. Esperei um tempo e fui jantar num dos restaurantes perto do hostel e comi um sanduíche a luz de velas! kkkk Até que ficou bem legal o ambiente.

 

35688935691_203811c572_b.jpgjantar a luz de velas kkk by Natalia Natsumy, no Flickr

 

O maior problema de Aguas Calientes ficar sem luz foi a comunicação com meu guia, que não consegui fazer. Em Cusco a agência tinha me orientado a ligar para o guia assim que chegasse em Aguas Calientes informando qual hostel eu estaria para ele me encontrar e me dar as orientações necessárias pro dia seguinte. Sem luz nem wifi não consegui fazer isso. Estava tentando ligar do skype do restaurante com luz mas a internet estava muito ruim, não deu mesmo :/ Por causa disso não consegui encontrar o meu guia lá em MP :/

 

Enfim, depois da janta fui dormir porque não tinha nada pra fazer mesmo na cidade kkk A luz foi voltar só 23:30 daquela noite!

 

- Recomendo comprar águas e lanches em Cusco, tanto na trilha quando em AC as coisas são mais caras. E troque o dinheiro que precisar em Cusco também. As cotações no vilarejo não são boas.

- Leve uma boa capa de chuva e calçados impermeáveis (principalmente se você for na época de chuvas).

 

GASTOS DO DIA:

 

63s/. - 2 diárias +pisco WR

10s/. - almoço

1s/. - banheiro

50s/. - 2 diárias casa Machu Picchu

5s/. - sorvete caríssimo

4s/. - água 1 litro

16s/. - janta

 

TOTAL: 149s/.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Dia 15 - Aguas Calientes -> Machu Picchu!!!

 

 

Tinha chegado um dos dias mais esperados da viagem, a subida até Machu Picchu!

 

Para subir até MP existem as opções de trilha e ônibus. Os ônibus saem da avenida principal de Aguas Calientes, é bem fácil de localizar o local de compra dos bilhetes. O trajeto leva em média 30min e quando eu fui custava 12 dólares a ida.

 

Como eu queria economizar fui pela trilha mesmo que era de graça. Acordei 4:30hs da manhã, comi uns biscoitos e perguntei pra atendente do hostel onde ficava o começo da trilha. Ela foi muito gentil em me dar um mapinha e desenhar o trajeto até lá pra mim :3

 

Não tem perigo começar a trilha tão cedo da manhã, muita gente começa esse horário e eu nunca ficava sozinha. Na entrada da trilha tem uma ponte e lá eles verificam seus documentos e, se eu não me engano, olham seu ingresso também.

 

Todo o caminho é bem sinalizado. Basicamente é só escada e em alguns pontos cruza com a rua que o ônibus passa. Eu não vou falar aqui que essa trilha foi de boa não, porque não foi. Os degraus das escadas são desproporcionais, o que caga com seu joelho, e, com a altitude alta fica um pouco difícil de respirar. Quando tava chegando lá em cima eu parava de 5 em 5 min pra sentar e tomar uma água! Mas levem em conta que quem vos fala é uma sedentária, então claro que não ia ser de boa pra mim mesmo kkk O bom é que durante o trajeto tem umas clareiras (algumas até com banquinhos) pra descansar e a trilha em si é bonita, passa no meio da floresta. Demorei cerca de 2hs pra chegar lá em cima.

 

35657447262_1299aeabeb_b.jpgcaminho by Natalia Natsumy, no Flickr

 

Se eu não fosse tão mão de vaca acho que eu iria de ônibus viu.. Porque além do cansaço cheguei lá em Machu Picchu toda cagada, ofegante e só querendo deitar no meio do asfalto. Meu cabelo ficou todo molhado de suor e tive que esperar secar um pouco pra tirar umas fotos mais dignas kkk Mas valeu a pena no final das contas.

 

A entrada de MP é sempre cheia, mas as filas andam bem rápido. Lá na entrada

os guias dos grupos ficam esperando seus membros, mas infelizmente não consegui achar o meu guia. Talvez seja porque acabei chegando um pouco tarde (cheguei um pouco depois das 7hs). Enfim, logo na entrada tem mais algumas escadas no meio da mata, e quando chegamos no topo a reação de todo mundo é quase unânime: UAU! Sabe aquelas fotos de Machu Picchu que dá pra ver a montanha ao fundo e o sítio praticamente todo na frente? Foi essa vista que vi.. só que umas mil vezes maior! Gente, é surreal. Fiquei um tempo parada só admirando, sem acreditar que depois de tanto tempo sonhando com esse dia, finalmente estava lá. Foi incrível ::love::

 

35657216682_4f873c9481_b.jpglugar incrivel! by Natalia Natsumy, no Flickr

 

Como não tinha achado meu guia, o jeito foi me infiltrar em alguns grupos pra ouvir algumas explicações. E gente, por favor, contratem um guia. Mesmo que você pague caro por um guia lá na porta. Acho essencial. Se você já tiver lido sobre o sítio antes da viagem, você vai entender muita coisa, mas mesmo assim vai ter uns detalhes que vão passar despercebidos e que vale a pena saber. Quando eu tava infiltrada em um dos grupos por exemplo, o guia apontou pra uma pedra e falou que ela era usada como relógio. Eu nunca imaginaria isso, não se parecia nem com aqueles relógios de sol, pra mim era uma pedra normal mesmo. Enfim, contratem um guia. Até porque ficar se infiltrando no grupo dos outros é um pouco desconfortável kkk

 

Machu Picchu é muito maior do que eu imaginava, tem muita coisa pra ser vista. Eu dei umas duas voltas no sítio inteiro, tirando uns intervalos pra lanchar e apreciar a paisagem. Legal é que tem uns lugares gramados que dá pra fazer um piquenique tranquilo, e o melhor: com vista para uma das sete maravilhas do mundo moderno, simplesmente inesquecível. Por isso recomendo que você tire um dia inteiro pra Machu Picchu, assim você conhece tudo tranquilamente.

 

35786083926_7610885ca3_b.jpgCIMG1115 by Natalia Natsumy, no Flickr

 

 

35657153942_88f11497c3_b.jpgterracos by Natalia Natsumy, no Flickr

 

 

35786081906_79ac882279_b.jpgllhamas de MP by Natalia Natsumy, no Flickr

 

 

35657173412_64c13e5930_b.jpgvista by Natalia Natsumy, no Flickr

 

O tempo lá em cima muda muito rápido. Quando cheguei, estava com muita neblina, depois fez sol, depois o tempo fechou e alguns minutos depois o sol apareceu de novo. Então não acho que é um fator que você deva se preocupar, as chances de fazer sol durante o tempo que você estiver lá são altas. Eu mesma só fui pegar uma chuvinha quando tava voltando pra AC.

 

Quando eu já tinha explorado tudo e admirado a paisagem o suficiente comecei a trilha de volta. Era umas 13hs. O tempo estava ficando bem feio também, estava com medo de pegar uma chuva forte na trilha. A descida é muito mais fácil que a subida, dá pra ir até andando mais rápido.

 

Cheguei no hostel e a maioria dos hóspedes ainda não tinha chegado. Aproveitei pra tomar um longo e merecido banho quente que eu tava querendo tomar desde o dia anterior kkk Depois disso fui comprar umas coisas pra janta. Os restaurantes em AC são caros demais, minha ideia era comprar uns pães e uns ovos pra fazer uns sandubas de noite. Aproveitei pra conhecer mais um pouquinho a cidade que é minúscula, mas muito bonitinha. Comprei pães, águas e ovos e depois fiquei no hostel, choveu um pouco nessa tarde.

 

O pessoal de BH que eu tinha conhecido em Arequipa me avisou que iam chegar naquele dia em AC e combinamos de nos encontrar. Infelizmente o Bernardo não tava passando muito bem, então nem deu pra gente passear muito, só fomos no mercado e demos umas voltinhas perto da praça principal. O Gustavo me deixou na porta do hostel e fui fazer minha janta.

 

Nessa noite também conheci um brasileiro super gente boa que infelizmente esqueci o nome. Ele morava na Colômbia e já tinha viajado muito pela América do Sul. Conversamos bastante sobre nossas vidas e sobre viagens. Pouco depois disso fui dormir.

 

Acabei não falando no post anterior que eu adorei o hostel Casa Machu Picchu. Achei bem organizado e limpo. Além disso fica na beira do rio Urubamba. Dá pra ficar um bom tempo sentada em frente a janela admirando o rio. A localização também é boa. Recomendo ::otemo::

 

GASTOS DO DIA:

 

1 s/. - banheiro Machu Picchu

4,5 s/. - compras de ovo e água

0,8 s/. - compras de pão

 

TOTAL: 6,3 s/.

  • Gostei! 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Dia 16 - Aguas Calientes -> Cusco

 

Nesse dia acordei mais tarde, arrumei minhas coisas e fiz o check-out do hostel. Fui procurar alguma coisa pra comer antes de começar a trilha de volta. Estava pensando em ir nas piscinas termais de Aguas Calientes mas acabei não animando. Comprei um sorvete e fiquei só passeando pela cidade.

 

Aguas Calientes me agradou bastante, as ruas e os restaurantes são bem bonitinhos. Dei umas voltas, tomei um sol, comprei meu lanche e comecei a trilha de volta pra hidrelétrica umas 11:30.

 

35499477060_94c05e97b2_b.jpgpracinha by Natalia Natsumy, no Flickr

 

35846549456_60b0e95874_b.jpgrestaurantes by Natalia Natsumy, no Flickr

 

35078078293_7874602844_b.jpgIMG_20170117_093057275 by Natalia Natsumy, no Flickr

 

A trilha de volta é o mesmo esquema, super tranquila. No meio do caminho começou a chover meio forte e tive que parar em um dos quiosques pra esperar passar. Cheguei na hidrelétrica umas 14:00. Como a agência tinha falado pra eu pegar a van de 14:45, ainda deu tempo de almoçar.

 

O lugar de pegar as vans de volta é em um estacionamento perto do restaurante. É uma bagunça. São muitas vans e os motoristas ficam gritando o nome da agência e das pessoas. Demorei um tempinho mas consegui achar a minha van.

 

A medida que as pessoas vão chegando, a van vai enchendo e quando todos os lugares são ocupados o motorista tem a permissão pra sair.

 

No caminho de volta deu pra ver mais como a paisagem é linda. Como a ida era muito cedo, por muito tempo a neblina tampava a vista, mas na volta deu pra ver muita coisa. Tem uma parte do caminho que podemos ver de pertinho uma das montanhas da Cordilheira dos Andes. Segundo o motorista o nome dela é Verônica. É muito linda, e gigantesca, parece uma pintura. O caminho todo é muito bonito.

 

35078084023_c5a90af45a_b.jpgpertinho da Cordilheira dos Andes! by Natalia Natsumy, no Flickr

 

Como choveu um pouco e pegamos trânsito, chegamos em Cusco umas 21:30. Resolvi jantar em um restaurante mais ou menos perto do hostel que chama Inka Food. Recomendo viu, a comida é ótima.. Comi um macarrão lá mas teve sopa de entrada e até sobremesa! Depois disso fui pro hostel.

 

GASTOS DO DIA:

 

5 s/. - sorvete

3,5 s/. - compra de lanches

1 s/. - banheiro na trilha

10 s/. - sanduíche de almoço

1 s/. - banheiro no restaurante

10 s/. - janta

 

TOTAL: 30,5 s/.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

EXTRAORDINÁRIO seu relato e sua coragem de ir sozinha! Não tenho palavras pra descrever o sentimento em ler suas palavras!

 

Farei esse roteiro ano que vem, mas em Junho, e com certeza entrarei em contato com você por email. Os meus dias serão mais apertados, terei apenas 20 dias, mas o seu roteiro vai ser base pro meu, encurtando um pouco!

 

Obrigada por compartilhar, :*

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...