Ir para conteúdo

Dicas e fotos! para Victoria Falls (Zimbábue e Zâmbia)


Posts Recomendados

  • Membros


Em dezembro de 2017, passei 3 dias no Zimbábue, como parte de uma viagem pra África, e devo agradecer a galera

daqui do fórum que me ajudou muito através dos relatos,por isso, resolvi fazer um também!
 

Eu vou focar nas dicas de passeios e trajetos para chegar nos lugares, e menos nos detalhes do que eu fiz

no dia-a-dia(até porque tenho péssima memória).

Pra quem gostou das fotos, eu posto muito mais lá no meu instagran, segue lá: http://instagram.com/ederfortunato/



Zimbábue ou Zâmbia?
 

 

Eu já estava decidido que iria para África do Sul, mas queria passar por mais um país, e depois de pesquisar onde

poderia passar uns 3 dias, achei as cataratas de Victoria, uma das maiores do mundo. O próximo passo foi decidir

para onde ir, pois as cataratas ficam na fronteira entre Zâmbia e Zimbábue.
Na Zâmbia, a cidade mais próxima é Livingstone, que é mais bem estruturada, as acomodações são melhores(para

a mesma faixa de preço que na outra), porém, ela é situada a uns 10km das cataratas, o que não chega a ser um

problema, pois o táxi pra ir/voltar seria apenas uns 10 dólares.
No Zimbábue, a cidade mais próxima é Victoria Falls, bem mais perto das cataratas, dá até pra ir a pé, dependendo

de onde você se hospeda, mas as coisas lá são mais, vamos dizer... rudimentares, e ainda assim caras.
No final das contas, o que realmente importou na decisão, foi o preço da passagem, ambos os lugares são OK,

e eu acabei optando por ir e ficar hospedado no Zimbábue.


Zimbábue


Roteiro: Fiquei 3 dias, o que foi mais do que o suficiente, apenas 1 dia já é possível fazer o principal, que é

conhecer as cataratas, dos dois lados, e ainda fazer um passeio de barco no final do dia.

Existem outros passeios para fazer nas cataratas como rafting e sobrevoar de helicóptero, safari, passeio de barco,

pular de paraquedas, etc.

O problema é que todos eles são bem caros, o que eu mais queria que era o rafting, acabei não fazendo,

por custar $200 dólares.
 

Gastos: Com hospedagem, passeios, comida, vistos e transporte gastei $350 dólares pelos 3 días(fora a passagem

ida/volta pra lá). Essa região é bem cara, para os padrões daqueles países, acho que por causa do número de turistas.
 

Dinheiro: O Zimbábue usa o dólar americano como moeda, já que o dinheiro deles passou por uma hiper inflação

e perdeu todo o valor(inclusive você pode comprar essas notas de lembrança em qualquer loja, nunca vi tanto zeros

numa nota, algo como 500.000.000.000, isso mesmo bilhões!).
 

Cartão de crédito: Poucos lugares aceitam, até caixa eletrônico pra sacar não é fácil de encontrar e nem é

garantido que terá notas, o melhor é levar dólar em espécie.
 

Visto: Brasileiros tem que ter visto pra entrar no Zimbábue, você pode comprá-lo assim que chegar, no aeroporto.

Existem 3 tipos de visto, o de entrada única, que custa $30 dólares; o de duas entradas, que custa $45 dólares;

e um outro, que eu peguei e recomendo, caso você for ir para a Zâmbia, que se chama univisa KAZA, com ele você

pode entrar e sair entre a Zâmbia/Zimbábue quantas vezes quiser no período de 30 dias, e ainda pode fazer um

bate-volta no mesmo dia para o Botswana, ele custa $50 dólares. Compensa muito se você for ir para o lado da

Zâmbia das cataratas, já que o visto para entrar nela por um dia, custa $50 dólares, então fazendo esse você economiza.
 

Insetos: Não esqueça de levar, à noite tem bastante, não chegam a ter dentro dos quartos, mas nas áreas comum

do hostel sim. Eu até pesquisei um repelente bem forte, mas não sei se fez tanta diferença para um normal tipo Off.   

 

IMG_0193.jpg.29bd809d0368264aceaeebcaf2551f86.jpgIMG_0175.jpg.266e5a9b74e5d5adb8967fb1dd12097b.jpg

Victoria Falls
 

Lado do Zimbábue: A entrada do parque custa $30 dólares(é tudo facada aqui, vai se acostumando rs).

Tente acordar cedo, o parque abre às 07h00, esse é o melhor horário pra ir, pois o sol não está quente e não

vai ter muitos turistas por ali. É possível percorrer todas as cachoeiras, numa caminhada de 2 horas, de forma

tranquila, parando pra tirar fotos.

Fronteira: Como eu disse antes, meu o plano era ir conhecer o lado da Zâmbia também, e foi o que eu fiz,

a distância da entrada de um parque para o outro, deve ser de uns 3 km de distância, que precisa ser feito a pé!

pois vai passar pela alfândega tanto do Zimbábue como da Zâmbia, e no meio das duas, tem a ponte das

Cataratas de Vitória, onde tem o famoso bungee-jumping, por $50 dólares.

Outra dica da fronteira, é tentar ignorar os vendedores, são vários, e eles vão andar do seu lado durante todo

o percurso, puxando assunto, tentando conversar. Não precisa ter medo, eles só querem vender algum item, se

não quiser só diga, apesar da insistência eles são de boas.
 

Lado da Zâmbia: Chegando no parque do lado da Zâmbia(mais $20 dólares de entrada), também é possível

caminhar por tudo em 2 horas.

Na entrada do parque, tem uma agencia que faz o passeio para a Devil's Pool por $75 dólares, é o mais barato

que você consegue, no centro da cidade, as agencia cobram uns $130 dólares, incluso o transporte.
 

Cruzeiro: Fiz o passeio de barco no pôr-do-sol pelo rio Zambezi(eles chamam de Sunset Cruises),

custou $50 dólares, o ônibus te pega as 16h30, se quiser fazer no mesmo dia das cataratas, dá tempo.

O passeio é ótimo, dá pra ver muitos animais, como hipopótamos, jacarés, e várias aves, e ainda era open-bar!

é um passeio tranquilo e um dos mais baratos que você vai achar ali.
 

Hospedagem: Fiquei no Victoria Falls Backpackers , ele é bem rústico, sem mordomias, quartos simples,

sem ar-condicionado, mas um lugar calmo, tranquilo, com piscina, e servem todas as refeições, a equipe é muito

prestativa.

Ele fica um pouco longe do centro da cidade, não dá pra andar, o táxi pra lá fica $5 dólares,  outro problema era

o horário, depois das 19h00, não tem mais recepcionista para agendar passeios ou fazer reservas, e caso você

queira jantar lá, precisa pedir até das 16:00.

Custo da diária foi de $18 dólares, mais $3 pelo wi-fi, e não inclui café da manhã. Foi o mais barato e que tinha

melhor recomendação que achei.

 

IMG_0237.jpg.1c21ab4b29f4c4597764926a4cb398fe.jpgIMG_0025.jpg.d4309a77814e623479f0884977004c44.jpgIMG_0251.jpg.0720d1ebcec9f976fb1489f5a7dc9127.jpg

 

 

 

 

 

  • Gostei! 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 6 meses depois...
  • Membros

@ederfortunato bem bacana o seu relato!

Estou pensando em conhecer as Cataratas em março/19, mas os horários dos voos não estão colaborando. Vi passagens aéreas bem baratas pela Air Namibia (é confiável?), mas nas datas que eu tenho só dá pra ficar 1 dia (com o voo chegando 16h de um dia e a volta às 16h do dia seguinte) ou 3 dias...  vc acha que nessas 24h dá pra fazer um rolê legal ou é melhor ficar 3 dias como você ficou? Outra dúvida é quanto ao aeroporto de Victoria Falls, que pelo queeu vi é bem distante da cidade... tem transporte fácil de e para o aeroporto? Os táxis custam muito caro para esse trajeto?

Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
58 minutos atrás, viniciushas disse:

@ederfortunato bem bacana o seu relato!

Estou pensando em conhecer as Cataratas em março/19, mas os horários dos voos não estão colaborando. Vi passagens aéreas bem baratas pela Air Namibia (é confiável?), mas nas datas que eu tenho só dá pra ficar 1 dia (com o voo chegando 16h de um dia e a volta às 16h do dia seguinte) ou 3 dias...  vc acha que nessas 24h dá pra fazer um rolê legal ou é melhor ficar 3 dias como você ficou? Outra dúvida é quanto ao aeroporto de Victoria Falls, que pelo queeu vi é bem distante da cidade... tem transporte fácil de e para o aeroporto? Os táxis custam muito caro para esse trajeto?

Obrigado!

Cara, esse 1 dia que vc explicou, na real é metade de um dia né?(se a volta é as 16:00, vc acaba perdendo a tarde), ir pra lá só pra ficar uma manhã, seria muito corrido pra conhecer os dois lados, e acho que não vale o gasto que vc terá, ficar 3 dias compensa mais, tem outras coisas que dá pra fazer por lá além das cataratas(o mini cruzeiro, o bungee-jumping, conhecer os dois lados das cataratas).
Um táxi do aeroporto para a cidade deve dar uns 15 dólares.

 

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...