Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

Relato: Madrid, Porto, Lisboa, Sevilha, Cordoba, Granada e Barcelona - Janeiro 2018 - 24 dias com criança

Postado
  • Membros
  • Este é um post popular.

Fala Galera, segue meu breve relato sobre a viagem que fizemos, eu, a esposa e o filho de 7 anos. Não tenho tempo de colocar fotos ou muitas dicas, então vou me ater somente ao que considero mais relevante:

Proposta da Viagem:  Ter uma visão geral e conhecer o básico de 7 cidades escolhidas:

Madri: 2,5 dias inteiros + Bate e volta em Toledo

Porto: 2 dias inteiros

Lisboa: 2, 5 dias inteiros + 2 Bate e voltas: Sintra (imperdível) e Obidos/Batalha

Sevilha: 2 dias inteiros

Cordoba, 1 dia

Granada: 2 dias inteiros  + bate e volta a Sierra Nevada

Barcelona: 5, 5 dias

Ida: 03/Jan/2018 - Guarulhos/Madrid

Volta: 27/Jan/2018 - Madrid/Guarulhos.

Fui e voltei de Latam, e por Madrid, onde encontrei a passagem menos cara. Vinha monitorando os valores desde setembro/2017, mas nada de baixar muito o preço. Em Outubro teve uma leve melhora no valor e ai comprei. Não foi barato, mas até lá pelo dia 20 de Dez, que foi até quando eu monitorei, não houve melhora alguma no valor, em nenhuma outra empresa. Só conseguiria preço melhor se eu alterasse as datas, tipo indo na segunda quinzena de janeiro e voltando em fevereiro. Como isso eu não queria fazer, tive de encarar o preço alto mesmo. 

A Imigração em Madrid foi muito tranquila - zero estress. Eu tinha todos os documentos/comprovantes comigo e....não pediram nada, é claro. Já no saguão do T4 do aeroporto de Madrid, na Crystal Shop, comprei um chip da Orange com 6GB de dados por 35 euros. Coloquei no meu aparelho S5 (que é desbloqueado, isso é importante) e usei por toda a viagem para Googlemaps (FUNDAMENTAL!!!) e consultas a sites. Funcionou muito bem.

Nosso filho curte viajar conosco e nós com ele. Mas, mesmo ele não sendo um bebe, pois tem 7 anos, ele não aguentaria nosso ritmo de caminhada: na viagem toda nossa média foi de 10 a 12 Km por dia andando, ou seja, mais de 200Km andados....por isso levamos um carrinho tipo "guarda-chuva". Ajudou bastante. Em lugares mais acidentados, com muitas escadas, tipo Sintra e La Alhambra, não levamos o carrinho, mas nos dias de caminhada mais pesada, ele ajudou bastante....a criança né, pq para os pais, empurrar aquela m... cansa kkk. Mas faz parte... Europa com criança é assim mesmo. 

Primeiro destino:

MADRID: 3 Noites em um AIRBNB  no bairro La Latina.

Gostamos do bairro e do apartamento.  Somos fã de Airbnb, por que andamos o dia todo, passamos num mercado, compramos queijos, Jamon, pão e vinho, e vamos ser felizes e relaxar no apartamento a noite. E com criança isso faz diferença, pois eles ficam bem casados de andar durante o dia. Tomamos café da manhã  no apartamento também. O almoço era na rua: algumas poucas vezes em restaurante (menu del dia), mas a maior parte do tempo era sanduba de baguete, Burguer King ou seja lá o que aparecesse  de bom e barato.

Adoramos Madrid (bem mais do que Barcelona, que vou falar depois). Cidade gostosa de andar,  bonita, limpa, organizada, pessoal local mais simpático, etc. Na Espanha usei uns roteirinhos comprados no site EspanhaTotal. Ajudaram bastante a organizar nossa agenda, mas se vc não quiser gastar, tem o site Visitacity que não é tão completo em termos de roteiros e dicas, mas ajuda bastante, e é gratuito, e serve para o mundo todo.

Estava frio em Madrid, mas nada de outro mundo, o problema era quando chovia.  O Palacio real de Madrid é show, e depois das 16hs (confirmem no site deles) é gratuito para diversas nacionalidade, incluindo BRASILEIROS!!! Já vai ai uma economia de 11 euros por pessoa que pode virar Jamon e Vinho kkk. o Museu Del Prado tem um horário gratuito também.

Por falar em JAMON, o presunto curado espanhol que é uma iguaria.  Eu já conhecia, pois vende no Brasil, mas não da mesma qualidade que encontramos na Espanha ( e em Portugal). O melhor de todos é o Jamon (pata traseira ou pernil)  do porco da raça 100%  Ibérica, alimentado com 100%  de Bellota, que são umas castanhas que dão todo um sabor especial no Jamon. Essa belezura custa, na Espanha, entre 16  a 26 euros a porção de 100 gramas ::ahhhh::. Mas vale provar!  O ideal seria comprar em um lugar onde ele é cortado na faca, por um profissional treinado. Tem muitos lugares que oferecem isso. 100g rende umas 35 fatias fininhas, para se degustar. É muito bom mesmo.

Dica para economizar no Jamon:

dica 1: a paleta (pata da frente do porco) é muito saborosa também, e se aproxima muito bem do sabor do Jamon, mas é um 30% mais barata. Então vá numa loja especializada ou num mercado como o El Corte Inglês, e compre uma porção da paleta 100% ibérica ou como costuma aparecer: Paleta de bellota 100%

Dica 2: existem muita variações de porco (cerdo): tem o que é de raça 50% iberica, tem o que não é iberico (ou seja, é de porco comum), tem o que não é alimentado com bellota, ai aparece Jamon de cebo, que é o porco alimentado com outros vegetais e rações mais baratas que a bellota. Tudo isso altera o sabor e o preço final, mas todos são bons. Eu costumava passar no mercado, comprar uns vinhos, uma baguete, queijos, 300g de um jamon mais barato ( tipo 2,5 a 4 euros cada 100g), e umas 80g de um jamon de melhor qualidade, só para degustar mesmo. A combinação de queijo Brie (ou Camembert) e Jamon, com azeite numa baguete, acompanhado de um vinho, é divina.

A conclusão que cheguei é: quer uma jamon de qualidade e sabor melhor? Então o bicho tem de ter sido alimentado, nem que seja 50%, com Bellota. Elas fazem toda a diferença no sabor.

Outra dica: Azeitona O El Corte Ingles, rede de mercados e loja  de departamento que tem em todas as grande cidades da Espanha, vende umas azeitonas a granel que são de outro mundo. Sério, nunca comi  azeitonas tão saborosas como aquelas. As enlatadas deles são boas, mas não se comparam às vendidas à quilo. Recomendo a "machacada' (ou algo desse tipo). Tem uns 20 tipos diferente, então pede pra provar e escolhe. Não são caras.

TOLEDO: bate e volta de trem da renfe comprado com antecedência. Muito legal essa cidade. Para quem curte vilarejos medievais, espadas, histórias, etc esse é o lugar. Veja bem: estávamos eu, a mulher e uma criança de 7 anos, embaixo de chuva ( boa parte do dia) e com vento e uma temperatura de uns 6°C (que parecia -6°c com o vento e a chuva ::Cold::) e, ainda assim, adoramos Toledo. Em termos de vilarejo medieval, Toledo nos agradou muito mais que Óbidos (bate e volta a partir de Lisboa).

Adoramos Madri. Vimos muita coisa,  andamos muito mas a cidade merece mais. No dia 7, à noite, fomos de Low Cost ( Ryanair) para Porto em Portugal. r.

PORTO:

Chegamos as 20hs em Porto e pegamos um transfer para o apto Airbnb alugado no centro de Porto. Preço bom e localização excelente. Pesquisei em hotéis também, mas nenhum batia os preços dos aptos alugados. Porto nos surpreendeu muito! Que cidade bonita, agradável e relativamente barata. O Cais da Ribeira, numa tarde de sol (pegamos tempo bom em Porto ::otemo:: ) é lindo e muito gostoso de se ficar andando a toa. Almoçamos num restaurante chamado A Grade ( lugar simples na aparência e bem recomendado no Tripadvisor), que ficava numa das vielas de acesso ao Cais da Ribeira. Não nos decepcionamos. Fomos bem recebidos e atendidos. Entrada da casa (pão, queijo e patê), um prato de bacalhau assado (excelente), um robalo na brasa (excelente), uma garrafa de vinho, aguá, e coca-cola para o filho. Pratos bem servidos e muito saborosos. Tudo por 42 euros. Não é baratinhos, ainda mais com o euro a 4 reias, mas foi justo pela qualidade e quantidade de comida servida, junto com 1 garrafa de vinho. As vezes eu informo o valor apenas para dar uma idéia a quem está planejando sua viagem, de como dimensionar gastos e do que espera

Ficamos 2 dias inteiros em Porto e....foi pouco. Porto merece mais: Cidade linda, organizada, gostosa de andar (apesar das subidas e descidas). É o tipo de cidade que, tudo bem, dá para "ver tudo em 2 dias" mas que é uma delícia de se ficar andando a toa e curtindo suas vistas, principalmente na região do Cais da Ribeira. Eu recomendaria 3 dias inteiros em Porto. Sacrifique 1 dia de Lisboa  se for o caso (e se vc puder fazer isso), mas curta  Porto. Foi uma das cidades que nos deixou com muita vontade de voltar. 

No dia 10, bem cedo, pegamos um trem para Lisboa.

continua....

• Respostas 21
  • Visualizações 12.9k
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Most Popular Posts

• Chegamos em Lisboa, Estação Oriente, as 09:30 da manhã. Um transfer de 10 euros ( indicado pela dona do apartamento) levou eu, mulher, filhos e 2 malas pesadas até o apartamento Airbnb alugado no Bair

• Palácio Nacional da Pena

• Quinta da Regaleira

Posted Images

Featured Replies

Postado
  • Autor
  • Membros

GRANADA ( de 18 a 21 de janeiro)

De Cordoba para Granada fomos onibus da viação Alsa e foi bem tranquilo: 3 horas de estradas boas e muitas plantações de azeitonas pelo caminho. Granada é outra cidade espetacular: tem ruas grandes e bonitas, vizinhanças de ruazinhas estilo medievais e um bairro árabe muito interessante de se andar e explorar, o Albaicín, com suas lojinhas e casas de chá. Em Granada, é costume da cidade que, em qualquer bar de tapas que vc vá, ao pedir um bebida (cerveja ou taça de vinho), eles oferecem uma pequena porção de comida (Tapa) já incluída no preço da bebida! E são coisas boas e gostosas, mas escolhidas pelo restaurante, afinal, é uma cortesia Foi lá que saímos mais a noite para beber e comer. O pessoal da cidade é simpático e recebe bem. Não é uma cidade cara (como toda a Andaluzia, aliás)

Mas a jóia, a grande atração de Granada é a La Alhambra: que lugar fantástico!!! Muita história, arquitetura e belas paisagens em um só lugar!  Os Palácios Nazáries são de cair o queixo para quem gosta de apreciar as peculiaridades arquitetônicas de diferentes culturas. Os árabes daquela época não brincavam em matéria de detalhamento e significado em suas construções.

Compramos os ingressos com bastante antecedência e gastamos 1 tarde lá muito bem gasta. Recomendadíssimo!!! Forma com A Sagrada Familia de Gaudi em Barcelona, A Mesquita de Córdoba, O Alcazar de Sevilha, A Quinta da Regaleira, O Castelo dos Mouros,e o Palácio da Pena, os três em Sintra,  O Castelo de São Jorge em Lisboa e o Palácio Real  de Madri, os lugares mais legais que visitamos nessa viagem, mas considero a La Alhambra o numero 1!  Acima do bairro Albaicín tem o Mirante de San Nicolas que permite uma espetacular vista da Alhambra!!!! Recomendo muito!

No dia seguinte fomos para Sierra Nevada ver a neve. Pegamos um ônibus que sai da estação de Granada e em 50 minutos estávamos lá. Estação bem cheia, por ser sabado e na temporada de esqui, mas deu para nos divertirmos um pouco. Nada lá é barato e o calçado precisa ser adequado, do tipo que não escorregue facilmente. Sola lisa é o segredo para levar bons tombos ao se andar na neve mais endurecida. ficamos das 11 da manhã às 16hs da tarde (horário em que ja tinha comprado a passagem de volta)  e foi um dia bem legal. Meu filho adorou.

Seguem algumas fotos:

La Alhambra

DSC_6748.JPG

DSC_6758.JPG

DSC_6770.JPG

DSC_6787.JPG

DSC_6812.JPG

DSC_6828.JPG

DSC_6859.JPG

DSC_6908.JPG

DSC_6910.JPG

DSC_6925.JPG

DSC_6931.JPG

DSC_6952.JPG

DSC_6971.JPG

DSC_6998.JPG

DSC_7055.JPG

DSC_7057.JPG

Postado
  • Autor
  • Membros

Sierra Nevada

A descida de bóia era 12 euros por 30 minutos por pessoa. E não existem áreas seguras para brincar sem pagar, são todas fechadas.

20180120_142215.jpg

20180120_155331.jpg

20180120_125604.jpg

20180120_144657.jpg

Postado
  • Autor
  • Membros

Barcelona

No dia 21 pela manhã pegamos o voo Low Cost para Barcelona. Tínhamos muitas expectativas sobre a cidade, mas elas não se realizaram tanto assim:

Prós da Cidade:

É bem grande, com belas avenidas para se andar

Tem muitas atrações e opções de lojas

Tem as obras de Gaudi

Contras:

Foi a única cidade em que fomos mal atendidos algumas vezes por sermos estrangeiros. Essa foi nossa impressão. Achamos o Catalão um pessoal mais grosso.

Em muitas vielas e bairros por onde andamos, sentimos muito cheiro de xixi na rua, coisa que não aconteceu em outras cidades.

Fuma-se muita maconha em Barcelona. 4 ou 5 vezes por dia, em qualquer horário, sentiamos cheiro forte na rua, mesmo em grandes avenidas e lugares movimentados e turísticos. Nos incomodava.

As atrações são bem mais caras que no resto da Espanha

A cidade tem muito mais turistas que Madrid, por exemplo.

Essas são NOSSAS OPINIÕES. Gostamos muito mais de Madri e da Andaluzia.

No próximo Post vou descrever como foi nossa semana em Barcelona. Foi legal....mas para lá não faço tanta questão de voltar. Já par Sevilha, Porto e Madri...voltava hoje kkk

Postado
  • Membros

Visitei Bcn algumas vezes entre 2001 e 2005, era minha cidade preferida na época.  Voltei em 2014 e tive a mesma impressão que vc, uma pena.

Adorei seu relato e suas fotos! A Andalucia é mesmo um encanto.

Postado
  • Membros
20 horas atrás, rcrlacerda disse:

Oi Karina!

Quase toda cidade tem uma Pass....mas eu não usei praticamente nenhum. O de Barcelona é bem caro e, fazendo as contas, não compensava não.  Meu conselho é: viste os sites das principais atrações, pois muitas delas tem determinados dias ou horários com entrada gratuita. O Alcazar de Sevilha tem às segundas-ferias, O palacio Real de Madri tem quse todo dia, depois das 16hs, e assim vai. Tem algumas que permitem comprar mais de uma por um preço Promocional (isso eu vi em Sintra, para o Castelo dos Mouros e Palácio da Pena juntos, com economia de 1 euro). Enfim, explore os sites das atrações, mas eu não recomendo passe, ainda mais com criança (meu caso) , pois o passe costuma amarrar o roteiro e te fazer visitar muitas coisas em poucos dias para valer minimamente a pena. 

Muito obrigada 

Postado
  • Membros

Oi, muito bom o seu relato, vai me ajudar muito. Eu irei pra Córdoba e pretendo ficar 2 noites, em maio/18. Eu viajo normalmente com uma pequena mala de mão e uma mochila e como vou chegar na estação de trem, estou procurando hotéis ali perto, mas estão caros para o que pretendo pagar. Os hostels perto da mesquita ou do rio são mais baratos. Você informou que foi diretamente da estação ao hotel. Como vc foi? Andando ou pegou taxi. O preço da corrida de táxi é razoável? Grato.

Postado
  • Autor
  • Membros

Olá luviajandor! Em Córdoba e nas outras cidades que visitei da Andaluzia não existe Uber, então ou vc pega táxi, ou ônibus.  Como eu estava com esposa, criança, 2 malas pesadas e 1 carrinho, onibus estava fora de cogitação, então fui de táxi. Saiu coisa de 14 euros, com o suplemento das malas incluso, que eles cobram (foram 2 no meu caso...sem as malas sairia  10 ou 11 euros). Mas existe a possibilidade de vc pegar ônibus sim. O Googlemaps indica qual a linha vc deve pegar.

Cordoba não é uma cidade muito pequena, e a distancia entre a estação de trem, e a parte antiga da cidade, não é tão perto assim, mas dá para vc ir andando, embora eu não recomende. Simule no googlemas e veja o que compensa, por que praticamente tudo que a cidade oferece para ser visto, em uma visita rápida, fica na parte antiga, que é onde está a Mesquita. Então andar por outras partes da cidade, não sei se compensa muito.

2 dias é bastante tempo para Córdoba e pode ser bem aproveitado, andando com calma na parte antiga da cidade mas, esse tempo em excesso, em minha opinião, só vale a pena se vc não estiver sacrificando 1 dia em outra cidade que tenha mais coisas para ver, como Granada ou  Sevilha, por exemplo.

Postado
  • Membros

Obrigado Lacerda pela sua atenção. Você tem razão, acho que uma noite é suficiente. Eu chegarei à Córdoba vindo de Granada. Saindo cedo de Granada, dá pra visitar á tarde Córdoba e no outro visitar a Medina Azahara, que fica em uma cidade próxima, cerca de 8km. Como não estarei de carro, os ônibus para essa cidade próxima tem horários rígidos. E a tarde/noite irei para Sevilha que é meu próximo destino.  

Postado
  • Autor
  • Membros

Segue então a última parte do meu relato:

BARCELONA

Chegamos em Barcelona na manhã do dia 21 de janeiro, em voo do Vueling vindo de Granada. Era mais barato e muito mais rápido do que ir de trem. Fizemos o check in do apartamento alugado no bairro Gracia em Barcelona, descansamos um pouco,  e almoçamos no apto mesmo, após comprar comida em um mercadinho ali na esquina. De lá fomos de metro até o MUHBA (Museu d1Història de Barcelona), que tinha entrada gratuita nesse dia. Ele fica no Barri Gótic, o Bairro Gotico, o bairro mais antigo de Barcelona. Do metro, até o museu, tivemos de andar um pouco pelo bairro que, apesar de ter uma arquitetura bem interessante, em alguns lugares o cheiro de urina alternado com maconha não foi legal. Isso nos surpreendeu pois, em nenhuma outra cidade que visitamos, tínhamos presenciado isso com tanta frequência.

Achamos o museu e fomos visitar as antigas ruinas de Barcino, a vila Romana que deu origem à Barcelona. Foi uma visita bem legal e instrutiva. Gostamos. De lá fomos dar uma volta no shopping Maremagnum e depois voltamos para o apto.

No dia seguinte, pela manhã, fomos visitar a Sagrada Familia. Eu já tinha comprado os tickets pela internet e escolhido o horário de 09h45 para subir em uma das torres.

Primeira dica: nos primeiros horários a igreja não é tão cheia....mais isso muda rapidamente ao longo da primeira hora.

Sagrada Familia

Eu já visitei algumas igrejas importantes da Europa, mas a Sagrada Família bateu todas, em termos de beleza. A fachada da Natividade ( a única que Gaudi terminou antes de morrer), por onde se entra, é magnifica em termos de detalhes e simbologia.  E essas características, detalhamento e simbologia, estão tão presentes na igreja toda que ai vai a segunda dica:

Segunda dica: Não economize no audioguia. Ele é fundamental para entender tudo que Gaudi pensou ao projetar a igreja, e isso torna a experiência de visita-la muito melhor.

Ao adentrar a parte interna da Sagrada Familia, só uma palavra descreve aquilo: Uau! Todos os elementos estruturais são, também, desenhados para desempenhar um papel arquitetônico. Essa era uma importante característica de Gaudi. Então as colunas de sustentação se assemelham a grandes e compridas árvores, tais como as sequoias, e no topo, se abrem em galhos menores que sustentam o teto e dão a aparência de copa das arvores. Ele queria dar o efeito de uma floresta dentro da igreja e, para isso, pensou todos o vitrais de forma que, quando a luz do sol passasse através deles, um impressionante jogo de luzes de cores se forma dentro da igreja, tal como em uma floresta. Me perdoe o linguajar, mas Gaudi era muito foda!

Fomos então fazer a subida em uma das torres.

Terceira Dica: Subir em uma das torres é furada! Pagasse mais caro no ingresso, as vistas lá de cima são limitadas, e o caminho para descer (sobe-se de elevador, mas desce-se de escada) é apertado e cheio de gente, só que se tiver alguém lento a sua frente, já era...vc vai no ritmo da pessoa. Não gostamos e não recomendamos subir nas torres. E eu subo em tudo quanto é torre de igreja que eu posso....mas essa eu não gostei.

Voltamos à Nave principal da igreja e ficamos apreciando cada detalhe enquanto ouvíamos o áudio guia. Ficamos umas 2 horas muito bem gastas lá dentro. Lugar impressionante e um dos destaques da viajem!!! seguem algumas fotos.

DSC_7180.JPG

DSC_7189.JPG

DSC_7192.JPG

DSC_7211.JPG

DSC_7217.JPG

DSC_7225.JPG

DSC_7231.JPG

DSC_7238.JPG

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Conteúdo Similar

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.