Ir para conteúdo

Dicas das estradas - De Curitiba ao Peru e Bolívia.


Posts Recomendados

  • Membros

Uyuni a Ollague a Calama 425 Km

Para sair da cidade foi um problema, várias ruas estavam interditadas por causa do rally e para pegarmos a ruta 5 que depois vira ruta 701 tivemos que sair pelo cemitério de trens. Já na estrada de terra de 215 km até a divisa, rodávamos devagar pois de noite havia chovido e tinha uma espécie de trilho onde devíamos andar. Só que uma hora veio um caminhão de frente e ele não estava saindo do lado, por isso tive que sair do trilho. Foi ai que eu perdi o controle pois do lado tinha um barro bem escorregadio. Eu até tentei segurar , mas o carro só deslizava e parou em uma pequena depressão ao lado da pista. Fui resgatado pelos meus amigos que estavam no Jeep que nos acompanhavam.

 A estrada em si é boa, dá para qualquer carro 4x2 passar, o problema é que quando chove vira um sabão no lado Boliviano. Como há um bom movimento por lá forma-se um trilho no meio. Quando vem carros nos dois sentidos e ai vc tem que sair um pouco. Como eu não sabia que virava sabão eu sai com as 4 rodas do trilho e ai virei passageiro. 

Nos melhores trechos se roda a 80 km/h numa boa. Nos pontos onde estava seco tinha muito poeirão e até umas espécie de "piscina" de talco num trecho perto da aduana, é bem perigoso pois vc vem em uma boa velocidade e tem de reduzir rapidamente para não se perder.

Dica da fronteira: ela abre as 8:30 e fecha as 19:00. Também fecha para o almoço das 12:30 h as 14:30. E as vezes eles atrasam, como no dia que fomos e eles reabriram as 15:00h.

Na entrada do Chile tem uma mega revista. Mandam tirar tuuuuuudo dos carros e olham por cima todas as bagagens. Tem de ter paciência. Depois da fronteira é só alegria, asfalto até Calama em bom estado pela ruta 21.

Custo de combustível R$ 157,00 e não tem pedágios a não ser a "contribuição"  de 15 bolivianos que pedem na fronteira.

 

uyu a cala.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Calama a San Pedro de Atacama a Purmamarca 511 km

No trecho de Calama a San Pedro de Atacama a estrada é uma maravilha, sem defeitos. Dentro da cidade de San Pedro a maioria das ruas são de terra. É necessário cruzar o centro da cidade para se seguir a Argentina, a menos que vc não ligue de rodar mais que o dobro e use a ruta que faz a volta na cidade e é toda asfaltada e quase sem transito.

Fui às Termas de Puritama também. De São Pedro até la são 27 Km de estrada de terra bem consolidada, mas com alguns trechos que estavam sendo refeitos e um trecho que passa por um córrego. Se sobe 1000 m até as termas.

De San Pedro até a fronteira do Paso Jama, são 157 Km quase só de subida. O carro que não estiver bem de arrefecimento vai ter problemas aqui. Sobe-se 2 km em pouquíssimo tempo. A altitude máxima é de 4840 m. A estrada é belíssima e com muitos atrativos a sua volta. Vale a pena parar muito para fotografar.

A revista para passar para a Argentina não é tão rigorosa quanto a do Chile, demora-se uma meia hora para passar. 

Depois disso a estrada continua perfeita e com belos visuais. No meio do caminho tem as Salinas Grandes que também são muito belas. Torça para o tempo estar aberto na descida (ou subida se estiver vindo) da Cuesta del Lipan, há muitos lugares lindos de se fotografar.

Neste trecho não tem pedágio e o custo de combustível foi de mais ou menos R$ 188,00.

cala puma.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Purmamarca a Salta via La Cornisa 155 Km

A estrada que seguimos até Jujuy tem vários trechos sendo recuperados por causa de uma enxurrada que teve por lá no início do ano passado, mas de resto está muito boa, pena que é pista simples.

Depois de Jujuy ao invés de irmos pela ruta 66 que é bem melhor e, apesar de ter mais kms, é mais rápida, optamos por ir pela antiga ruta 9 que tem um trecho chamado de La Cornisa. É um trecho de serra com mata muito fechada e de uma pista só de ida e volta. Como assim??? Neste lugar quando vem um carro de frente os dois tem de sair com uma roda na terra de tão estreita que é. Digamos que é um pouco tensa a estrada. Em algumas curvas entramos buzinando para não encontrar algum carro no meio. Mas o visual compensa. Para quem conhece o visual é como a estrada da Graciosa no Paraná só que com uma pista só de subida e descida.

Só recomendo esta estrada a quem gosta de passear devagar, pois é difícil passar de 40 Km/h. Deve-se tomar muiiiiito cuidado nesta estrada.

Custo aproximado de R$ 60,00 e sem pedágios.

 

purmaasalta.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membros

Salta a Cafayate via cuesta del Obispo 320 Km

 

Saimos de Salta em direção a Cafayate, porém em El Carril pegamos a estrada que segue a direita e que vai para Cachi. Neste trecho a estrada e boa, de asfalto, mas de pista simples. Trafegamos no meio de florestas e bosque chamados de Yungas seguindo o vale de uma rio.

Quando começa a subir a pré cordilheira dos Andes a paisagem começa a mudar, a vegetação vai diminuindo aos poucos até restarem quase só cactus e moitas baixas.

Quando inicia a subida mais forte o asfalto acaba por mais ou menos 20 km. Infelizmente neste pedaço da subida não conseguimos ver nada em função da neblina, entretanto parece que é um lugar de muita beleza e bom para fotos.

No topo da subida o asfalto retorna e a estrada entra no parque nacional de los Cordones, que são cactus gigantes e existe uma quantidade enorme deles por ali. A paisagem é muito bela e pode-se tirar dezenas de fotos ali. Passamos pela Recta del Tim tim que corta o parque em direção a Poyogasta e a ruta 40. O porquê do nome reta do Tim tim eu não descobri.

O asfalto segue até Cachi e dali para a frente até a cidade de San Carlos é só poeirão. Mas tem suas compensações como a Quebrada de las Flechas, um monumento natural de rara  e exótica beleza.

Muito cuidado neste trecho, a estrada é muito estreita, muito poeirenta e com muiiiiiiitas curvas. Em certos lugares é melhor fazer a curva buzinando para não ter surpresas no caminho.

Depois de San Carlos é só asfalto bom até Cafayate.

E como vcs sabem, é uma região de vinícolas e elas estão presentes desde Poyogasta até Cafayate.

Não tem pedágio neste trecho e o consumo foi de mais ou menos R$ 127,00.

 

salta-cafay.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Olha, não fiquei com receio porque troquei os pneus antes de viajar e coloquei Dunlop. Ou seja pneu top de linha.

Tive um furo com prego apenas que esvaziou tão lentamente que deu tempo de ir numa borracharia antes de precisar trocar. Claro que por garantia levei um daqueles sprays que enchem e vedam o pneu e tbm comprei um compressor de pneus elétrico portátil.

Veja bem se ainda tem rípio pois em 2013/14 quando fui para lá já estava quase tudo pronto para receber o asfalto.

 

Um abraço

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
19 horas atrás, xexelo disse:

Veja bem se ainda tem rípio pois em 2013/14 quando fui para lá já estava quase tudo pronto para receber o asfalto.

 

Tem um trecho sim depois de Gobernador Gregores até Três Lagos de aproximadamente 72km, mais alguns trechos curtos. Devo levar o spray mas o compressor acredito que não vai dar. Vou num Cruze Hatch e já está faltando espaço.:D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
5 horas atrás, MARCELO.RV disse:

Tem um trecho sim depois de Gobernador Gregores até Três Lagos de aproximadamente 72km, mais alguns trechos curtos. Devo levar o spray mas o compressor acredito que não vai dar. Vou num Cruze Hatch e já está faltando espaço.:D

Nossa,

Esse trecho estava sendo asfaltado em 2013!!!!!!! Que incompetência deles. 

Compra um compressor pequeno e portátil da Schultz. Ajuda mesmo.

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

De Cafayate a Saens Pena

Neste último trecho de estrada peguei um trecho que já conhecia e por um erro do camarada da outra viatura pegamos um caminho errado que vai ate San Miguel de Tucuman e depois volta para a ruta 5 depois de Santiago del Estero. Fuja deste caminho. Pegamos uma estrada de asfalto muito ruim que aos poucos foi se transformando em de terra por uns 50 km. Resumindo, uma baita furada.

O caminho certo é descer a ruta 40 até Amaicha del Vale pelos vales Calchaiques, a estrada até lá é de asfalto muito bom. Neste pedaço a ruta tem muitos badens, que são baixadas na estrada que deixam a água passar quando de uma chuva muito forte. E tinha alguns com alguma água no caminho. Fiquei pensando que deve ser bem ruim com chuva. Acredito que deve ser perigoso passar por esses lugares. 

Depois de Amaicha a estrada (ruta 307) começa a subir de novo a pré-cordilheira em curvas e mais curvas. O asfalto nesta subida esta pior que na ruta 40, algo como um asfalto muito remendado. Acredito que isso se deve a região ter neve no inverno. A estrada passa por Tafi Del Vale (linda) e El Molar, ambas a beira de um magnifico lago artificial chamado de dique La Angostura. Depois começa a descer uma serra que tem uma pista muito estreita e sinuosa. Tem que descer bem devagar.

No final da serra é complicado. Quando chegar em Acheral a estrada termina na ruta 38, vc deve seguir a esquerda. Alguns kms a frente em Famailla pegar direita na ruta 323 até ela terminar na ruta 157, depois vc deve seguir a esquerda para mais a frente entrar a direita na ruta 323 de novo.  A 323 em seguida cruza a ruta 9 e vc deve seguir a direita. As estradas todas são muito boas por aqui.

Seguindo na ruta 9 vc vai chegar a Santiago del Estero, ai vc cruza a cidade e pega a ruta 34 para depois pegar a esquerda na ruta 89, dai é só seguir as placas até Presidencia Roque Saenz Pena. As estradas são também muito boas neste trecho, mas cuidado com o acostamento pois se tiver chovido muito vira um sabão de dar medo. É facinho de atolar por ali como eu mesmo pude perceber. E isso que eu tentei parar no que parecia ser a entrada de uma fazenda.

E assim termina o relato das estradas porque o resto do retorno é o mesmo caminho que eu fiz na vinda. O custo aqui ficou em mais ou menos R$ 313,00.

Espero que este relato possa ajudar aos viajantes a verem que é tranquilo viajar longas distancias com um bom planejamento e bom GPS. A propósito o meu gps é um Garmin Nuvi antigo de 5 anos de idade

zigzag.jpg

cafayate-roque.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...