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O famigerado roteirão: Bolívia, Peru e Chile em 27 dias


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Ebaa! Que bom que voltou. Estava ansiosa esperando por novos posts.

Parabéns pelo conteúdo, tem me ajudado muito com informações para o meu roteiro. Em outubro espero conhecer a Laguna Humantay tbm... Lindas fotos!

Diego, me adiantando, vc fez a isla del sol? Sabe me dizer como tem funcionado os passeios com a parte norte fechada? É a parte do meu roteiro que ainda tem me gerado dúvidas, Puno e Copacabana.

Gratidão por compartilhar a sua trip, continuo acompanhando!

 

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10 horas atrás, TaGomes disse:

Ebaa! Que bom que voltou. Estava ansiosa esperando por novos posts.

Parabéns pelo conteúdo, tem me ajudado muito com informações para o meu roteiro. Em outubro espero conhecer a Laguna Humantay tbm... Lindas fotos!

Diego, me adiantando, vc fez a isla del sol? Sabe me dizer como tem funcionado os passeios com a parte norte fechada? É a parte do meu roteiro que ainda tem me gerado dúvidas, Puno e Copacabana.

Gratidão por compartilhar a sua trip, continuo acompanhando!

 

@TaGomes Fico tãooo feliz quando vejo que alguém está acompanhando e ainda mais que vai fazer essa viagem incrível. Obrigado mesmo!!!! :**

Conheça a Humantay, faça o possível e o impossível, ahahahaha. Não se arrependerá! 

Fiz sim! Em copacabana tem várias agências que fazem esse mesmo passeio e custa entre 25 e 30 Bol. Chora que consegue a 25 com certeza. Os bascos saem cedinho por volta das 8 da manha e voltam a noitinha e vão até a Isla de la Luna também, porém você pode escolher por ficar apenas na Isla del Sol, pois primeiro eles passam lá, deixa um grupo e segue para o outro que quer ir na Isla de La Luna e depois voltam para del Sol. Sinceramente, eu hoje ficaria apenas na Isla del Sol. Teria mais tempo lá.

A Isla de la Luna tem quase nada para se ver.  

Sobre o lado norte, sim está fechado. O Tour te deixa pelo lado Sul mesmo e ai você anda pela ilha a tarde toda. Vá ao mirador, é linda a paisagem. 

Se você for dormir na ilha e te falarem que tem um jeito de ir para o lado norte, esquece isso!!! Não faça! Tem gente que fala que se vc sair cedinho, tipo 5 da manhã você entra no lado norte tranquilamente.

Não sei se é verdade, mas soube lá que uma coreana fez isso e foi morta no lado norte. Pode ser caô, nas não arrisque esse tipo de aventura. rsrsrs. 

Qualquer dúvida pode me mandar um zap: 22997297989. Boa viagemmmm e obrigado por estar por aqui!!! 

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CAPÍTULO 14: 22-23/05: Trilha da Hidrelétrica, Águas Calientes Subida a pé e a chegada em Machu Picchu.

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Finalmenteeeeee povo! Acho que esse será um dos maiores capítulos de todo roteiro, pois tentei juntar o máximo de informações possíveis para ajudar da melhor forma. Muita gente tem inúmeras dúvidas em diversos grupos sobre a missão Machu Picchu. 

Como chegar a Machu Picchu? Onde é Aguas Calientes? Como é a trilha? Como faço para ir de trem? De onde sai? Quanto custa? Quanto tempo??? E assim vai. Inúmeras e inúmeras perguntas. 

Antes de mais nada eu preferi fazer da forma que fiz mais por questões econômicas. Já estava boladíssimo com o dinheiro estar acabando e ainda faltava Puno, Copacabana, La Paz e depois ir para Santa Cruz novamente. 

Lembra dos 100 dólares falsos que falei lá em Uyuni? Pois é, eles iriam fazer uma falta do caralho. Significava 350,00 a menos no orçamento. Enfim, seja o que Deus quiser.

Vou falar inicialmente como foi a contratação desse passeio. Ele se chama Macchu Picchu by Car e é oferecido por quase todas as agências de Cusco. Eles oferecerem: Transporte de Cusco até a hidrelétrica + Almoço + 1 noite em Aguas Calientes + Café da manhã + 1 Guia dentro de Machu Picchu + Entrada para Machu Picchu + Transporte da Hidrelétrica para Cusco. Paguei por isso tudo 90 dólares. Como troquei o dólar no Brasil por R$ 3,50 significava que estava pagando R$ 315.00 e basicamente seria somente isso que gastaria para conhecer Machu Picchu. 

Agência escolhida: Machu Picchu Reservations.

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Como nem tudo são flores...

A saída estava marcada para 7h da manhã e como disse no capítulo anterior a agência que contratamos não era nada pontual. Preparamos uns lanches na noite anterior, nos arrumamos e partimos para a praça (Ponto de encontro).  A agência informou que neste dia o motorista não pegaria no hostel. 

Levamos um chá de espera lá na praça e a van só apareceu quase 8 da manhã. Já estava a ponto de surtar achando que ia dar tudo errado. Pensei várias coisas do tipo: "Uma quadrilha tinha aberto aquele ponto no final de semana para tirar grana de todo mundo e já estavam embarcando com nosso dinheiro para outro país". 

A agência abriu e fiquei mais tranquilo lá esperando o motorista chegar, ahahahaha. 

Quando estávamos saindo, o motorista fez merda e bateu em outro carro e ainda saiu gritando feito um louco com o motorista do outro carro, sendo que ele estava errado. Foi uma missão doida, um brigando com o outro, carros businando, trânsito parado.

Depois de um tempo chegou o cara da agência e fomos liberados. O motorista passa em um lugar, pega um, depois pega outro, e depois outro. Eu tava tão grogue de sono que fui perceber depois de um tempo que eu não saia de dentro de Cusco pra ninguém ver.

Mas a mulher não disse que não pegava no hostel gente? Bateu uma raivinha de leve. 

Saímos da cidade era mais de 9 da manhã. Nosso primeiro destino seria Santa Teresa, onde almoçaríamos. O motorista ficou apressando pra gente comer em 20 minutos, pois ele teria que pegar um grupo na hidrelétrica para levar de volta a Cusco. Mas também, o infeliz atrasou e ainda bateu no carro dos outros. 

Só antecipando gente, esse trajeto Cusco x Hidrelétrica é uma missão do cacete. Curvas e mais curvas, descidas, subidas, poeira, precipício. O motorista ficava businando nas curvas para evitar uma colisão caso viesse algum outro carro. Achei um pouco perigosa, mas nada assustador ao extremo. Fora que são mais de 6 horas nessa estrada do capiroto. Não tenho vídeos e nem fotos da estrada, tava sem paciência nenhuma.  

Vamos ao que interessa. 

  • Resumo sobre Machu Picchu

“O império dos Incas, foi criada em Cusco, até o ano 1200 D.C. Sua origem é dada em relação à duas lendas famosas: Uma é a lenda de Manco Capac e Mama Ocllo, e a outra é a lenda dos Irmãos Ayar. Em ambos os casos as lendas apontam para Manco Capac como fundador e primeiro governador do império. Mas foi até o tempo de Pachacutec, o império alcançou sua maior expansão e potência, chegando a cobrir quase 2 milhões de km2 e foi nessa época que a Cidade Inca de Machu Picchu foi construída.

Ela foi construída em meados do século XV, este por decisão do imperador Inca Pachacutec num momento em que o império se expandiu. A chegada dos conquistadores espanhóis provocou a queda do império, momento em que a cidade inca foi abandonada, quando ainda estava para ser concluída, e embora algumas pessoas dizem que os espanhóis sabiam da existência de Machu Picchu, possivelmente, nunca poderia encontrá-lo. A verdade é que o local só era conhecido pelos habitantes locais, até a sua descoberta de 1911, quando Hiram Bingham, com a ajuda da Universidade de Yale, a National Geographic Society a o governo peruano, revelou para o mundo.

Machu Picchu se tornou o destino turístico favorito no Peru e um dos maiores do mundo. Sendo declarada per la UNESCO como Patrimônio Cultural da Humanidade. Também votado por milhões de pessoas de todos os continentes, para ser escolhido como uma das Sete Maravilhas do Mundo moderno; Machu Picchu é sem dúvida a maior herança deixada pela Civilização Inca”. (www.ingressomachupicchu.com).

Resumidamente como chegar em Machu Picchu.

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Fiz esse infográfico com o resumo das opções para chegar em Machu Picchu. Não sei se vai ajudar ou doidar mais ainda a cabeça de vocês, mas foi nas melhores das intensões ahahaha. Juro!

O objetivo principal será chegar em Aguas Calientes. As opções principais para chegar lá são:

- Trem;

- Trilha. 

A opção mais cara é a de trem que basicamente são duas empresas e tem algumas estações perto de Cusco. A trilha é a forma mais barata de chegar em Aguas Calientes. 

Aguas Calientes é o mesmo que Machu Picchu Pueblo e é um lugar que serve como ponto de apoio para quem vai para a cidade de Machu Picchu ou as ruínas propriamente ditas. Aguas Calientes tem toda estrutura de hoteis, transporte, comércio, etc. Geralmente as pessoas chegam em um dia, dormem em Aguas Calientes e vão para Machu Picchu no outro dia cedinho. Pode ser feito um bate volta porém fica bem cansativo, então aconselho a dormir uma noite em Aguas Calientes.

Machu Picchu tem 2 horários de entrada: De manhã e a tarde. Isso é escolhido na hora que você compra o seu ingresso. 

De Aguas Calientes tem 2 formas de subir para Machu Picchu: Ou você paga um micro ônibus que sai de Aguas Calientes e te deixa na entrada principal ou você sobre andando de trilha também. De trilha você não pagará nada, já o micro ônibus terá que ser pago. 

Além das ruínas principais (Cidade Machu Picchu) tem duas montanhas que são pagas a parte: A montanha MachuPicchu e a HuaynaPicchu. Se você quer visitar apenas a cidade é mais fácil conseguir ingressos quando chegar em Cusco ou com as agências, porém se você quer subir as montanhas precisa comprar com semanas ou até meses de antecedência dependendo da época. 

Outra forma comum de chegar em Machu Picchu é através da Trilha Inca: "O trajeto clássico da trilha inca dura quatro dias e três noites. Ele começa em Piscacucho, no km 82 da estrada de ferro à margem do rio Urubamba, que leva a Águas Calientes, povoado mais próximo de Machu Picchu. Também é possível entrar na trilha um pouco mais à frente, em Qorihuayrachina, no km 88. Esse roteiro tem cerca de 45 km e passa por ruínas incas e belas paisagens. Há também roteiros mais curtos, de dois dias, que saem do km 104 da estrada.

Deve começar os bilhetes de entrada para a Trilha Inca com muito tempo de antecedência (6 meses), caso contrário, você terá de inserir a Machu Picchu em trem pelo Vale Sagrado dos incas ou a rota alternativa de Santa Maria. Só poderá percorrer o caminho inca a Machu Picchu contratando uma agência. 

O caminho de Salkantay é uma alternativa mais confortável para a trilha inca tradicional. Apesar de não possuir calçamento inca ou sítios arqueológicos, o caminho também era percorrido pelos incas".

Minha escolha

Como disse, paguei 90 dólares a uma agência que fez o pacote Machu Picchu by Car:

1 - Transporte de van de Cusco até a Hidrelétrica com almoço (6 horas):

2 - Da Hidrelétrica até Aguas Caliente eu fiz a trilha por conta própria. Essa trilha é muito tranquila. Não tem subidas e nem cansa muito (2 horas com muita calma);

3 - Dormi em Aguas Calientes no hotel que já estava incluído no pacote da agência com direito a janta e café da manhã.

4 - Bem cedinho subi até a cidade de Machu Picchu por conta própria através de trilha. Essa trilha já é bem puxadinha pois são aproximadamente 1.700 degraus e só subida. Cansa muito e tudo piora por conta da altitude (2 horas). 

5 - O ingresso e o guia para entrada na cidade estavam incluídos no pacote. 

6 - Desci a pé novamente lá de cima. A descida é muito mais tranquila. (1:20h).

7 - Fiz a trilha de volta até a hidrelétrica (1:30h).

8 - Voltei com a Van da agência da hidrelétrica até Cusco (7 horas). 

Nesse esquema de fazer as trilhas eu economizei no trem que leva até Àguas Calientes e no micro ônibus que sobre para a cidade de Machu Picchu.

Primeiramente vamos entender onde fica cada lugar para vocês se situarem. 

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Estações de trem

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Machu Picchu pueblo é a mesma coisa que Aguas Calientes

A forma como você vai chegar em Águas Calientes dependerá exclusivamente de você, sua grana e disposição. 

  • Sobre os trens:

Essa viagem é bem tranquila, rápida e ainda tem a paisagem que é linda. 

Basicamente tem duas empresas de trem que atuam nesse trajeto: A Inca Rail e a Peru Rail. 

A estação de trem mais próxima é a de Poroy, ou seja, não tem estação dentro de Cusco. Você pode pegar um táxi até lá e leva uns 20 minutos no máximo. A viagem de trem de Poroy até Águas Calientes é de aproximadamente 3 horas.

Outra estação mais usada é em Ollantaytambo. Geralmente quem faz o tour pelo Vale Sagrado ficam por ali e pegam o trem para Aguas Calientes. Leva aproximadamente 1 hora e 40 minutos. 

A Peru Rail tem estação de embarque em Poroy , Urubamba e Ollantaytambo. 

A Inca Rail tem estação de embarque em Poroy e Ollantaytambo. 

Não vou entrar muito em detalhes sobre valores, horários e tipos de trem, pois o que mais tem são essas informações na internet e como não fiz não tenho muito detalhamento sobre isso. 

Tempo de viagem até Águas Calientes: Poroy – (3h) | Urubamba – (2h30) | Ollantaytambo – (1h30).

Preço: Aproximadamente US$ 120.

  • Sobre a trilha Hidrelétrica x Aguas Calientes:

Particularmente eu adorei fazer essa trilha, fui bem tranquilo, catando pedrinhas, tirando foto, parando na margem do rio. 

Quando você chega na hidrelétrica já tem um grupo grande pessoas esperando para voltar e outros chegando. Não se preocupem, muita gente faz essa trilha, então sempre vai topar com outras pessoas. Não tem perigo nenhum e não é pesado.  É importante observar a sinalização, pois tem alguns desvios necessários para não entrar dentro do túnel, pois se vier trem, você pode passar aperto.

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Atentar-se para a sinalização.Só pegar os trilhos por toda a vida.

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Iniciando a trilha da Hidrelétrica até Aguas Calientes. O percurso é bem tranquilo e plano. 

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Paisagens durante o percurso

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Fiz amizade com esse dog ai que me acompanhou por um tempo ❤️ Nomeei ele de picchuzão ahahaha 

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Toda a trilha é plana e tranquila

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Olha o que eu achei fazendo a trilha... O foco tá certinho óh! kkkkk

Depois de quase 2 horas, chegamos exatamente na entrada da subida para Machu Picchu. Basta continuar andando para chegar em Águas Calientes. Chegamos lá e já estava a noite, não tivemos dificuldade em achar o hotel que a agência nos informou. O clima é maravilhoso, o lugar é bem agradável. 

Chegamos no hotel umas 18h. Fomos tomar banho pois às 19 encontraríamos nosso guia que daria as instruções necessárias e nos levaria para jantar. No jantar encontramos uns caras que fizeram a Humantay com a gente, acabamos comendo juntos. Eles subiriam de Van. Iríamos encontrar nosso guia lá em cima entre 6h30 e 7h. O guia nos orientou sobre horário de saída, caminho a ser tomado, etc. 

Depois do jantar fomos dar uma volta e ver se achava alguma coisa para comprar para levar e água. Sério gente, lá em cima em Machu Picchu é tudo muito caro, principalmente água, então leve lanche e água suficiente. Comprei 4 litros de água, umas laranjas, dois pães, uma lata de atum dividido com o Guilherme e um snickers. Total gasto: 20 soles. 

4 da manhã pulamos pra fora da cama, catamos tudo, pois não voltaríamos para o hotel. O hotel já nos entregou uma sacolinha com o café da manhã que por sinal foi um adianto. Começamos a caminhar em direção aquela entrada principal para subida para Machu Picchu que passamos na vinda.

Passamos pela fila do pessoal esperando os ônibus. Sobre os ônibus não tem perigo de ficar sem vaga, pois são muitos a todo momento.

Se você escolher fazer a Montanha HuaynaPicchu o ideal é começar a subir cedinho e se possível subir de ônibus pois o desgaste físico e mental é puxado.

  • Opções para subir para Machu Picchu:

As duas opções são: Ônibus e trilha. 

Os ônibus começam a subir às 5:30 da manhã e a venda das passagens não tem segredo. O local encontra-se muito perto da estação final do trem e basta mostrar seu passaporte ou RG. O último horário é às 15h30. Você pode entrar em Machu Picchu até as 16h e permanecer dentro até as 17h. O valor da passagem é de 24 US$ ida e volta. Você pode escolher comprar somente ida ou somente volta. Lá em cima também é vendida a passagem para descida. 

O portão abre as 5 da manhã para quem vai fazer a trilha. É muita gente fazendo, então dificilmente estará sozinho.

Na real gente, são muitos degraus e só subida. É cansativo e diria que é puxadinho para quem não está acostumado a praticar muitos exercícios físicos. Levei aproximadamente 1:50h à 2:00h para subir e cheguei á em cima acabado. 

Quando chegamos no portão principal tinha uma fila enorme na entrada, parei, dei uma relaxada pois estava pingando se suor e colocando meu pulmão pra fora praticamente.

Achamos nosso guia e fomos para o grande momento: Conhecer a cidade perdida dos Incas. Tava até nervousoooo! É uma sensação maravilhosa estar ali e principalmente ter conseguido chegar depois de todo esforço. Dá um leve orgulho de você mesmo. 

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Basicamente é esse o caminho. O caminho mais escuro é feito pelos ônibus e o verde para quem vai de trilha. Em alguns momentos os ônibus passam por você. Você fica pensando: "Caraca, queria estar nesse ônibus" e o povo do ônibus deve pensar: "Caraca, queria ter essa coragem". Ou não né!

Vários doguinhos nos acompanhavam e ficavam putos quando os ônibus passavam. 

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Quando chegamos lá em cima depois da trilha. Rindo de nervoso... Por dentro eu não tava nada bem meu povo. ahahahaha 

7 horas já estávamos entrando em Machu Picchu. São dois turnos de entrada. Manhã e tarde. Se você entrar pela manhã não tem nenhum controle de retirada desse grupo, porém se você comprou para tarde e chegar de manhã não poderá entrar. O seu ingresso é apresentado junto com o documento usado na compra, é carimbado e você entra no setor principal. 

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Quando chegamos estava muito nublado. Bate até um medo dessas nuvens não irem embora. 

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Depois começou a sair o solzão da porra.

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Nosso guia nos deu uma aula sobre Machu Picchu. Nosso guia foi incrível! 

O guia não é obrigatório, porém acho que torna-se essencial pelo conhecimento adquirido. Não há um controle de quem entra com guia ou não. Pelo menos na época que eu fui (Maio 2018) não tinha controle nenhum, porém todos falavam ser obrigatório para forçar você a contratar o serviço. Ficam vários guias lá no portão principal oferecendo o serviço nos mais variados preços.

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Umas 9 da manhã o guia nos liberou para tirar fotos e ir para o setor mais alto e o ponto principal para fotografar. Para entrar nesse setor é preciso sair pelo portão principal e aí pode aproveitar para comer (Não é permitido comer lá dentro), ir ao banheiro (Não tem banheiro lá dentro) e depois voltar. Quando você entra pela segunda vez novamente o ingresso é carimbado e aí então você atingiu o limite de entrada. Se sair não entra mais. 

Tínhamos 2 horas para ficar por ali, fotografar, rodar tudo, pois as 11 teríamos que começar a descer. Não poderíamos atrasar pois as 14h30 a van estaria nos esperando lá na hidrelétrica para voltar para Cusco. 

Tudo lindo, tudo incrível, lugar maravilhoso, energia surreal, hora de descer os 1.700 degraus. A descida é muito mais tranquila, tanto que quase nem parei e levei no máximo 1h20. Se você quiser escolher fazer descida ou subida de trilha faça a descida. Suba de ônibus e o desgaste será muito menor. 

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Guilerme e Angéllica

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Lá na porta principal tem um setor específico para carimbar o seu passaporte. Não esqueça! É uma lembrança e tanto. 

Chegamos lá embaixo e seguimos o caminho de volta para a hidrelétrica. Mais 1h30 de trilha. Nunca andei tanto, pqp. Confesso que nesse momento eu já estava destruído, pés doendo, cansado real. 

Uma hora paramos para comer em uma lagoa que ficava escondida no meio do caminho, tirei meu tênis e coloquei os pés na água, foi ai que percebi que estava com umas 4 bolhas enormes nos pés. Tava feio pra caralho. Fiquei com muito cagaço de estourar, aí eu estaria fudido.

Comi meu pão com atum e criei coragem para colocar o tênis novamente. Esse resto do caminho foi infinito, pois agora além do cansaço estava com dor. 

14h40 chegamos la na hidrelétrica, várias pessoas já estavam lá destruídas como nós, jogadas por todos os cantos. Tinham uns caras chamando pelo nome do pessoal e direcionando para entrar nas vans. Nossa van saiu umas 15h. Inicialmente o cara não chamou o Guilherme, então tivemos que ralar pra conseguir fazer o cara incluir ele na mesma van. O nome dele nem estava na lista, foi preciso mostrar os comprovantes de compra com a agência para provar que fizemos tudo juntos. 

Que viagem eterna, PQP! Levamos umas 7 horas para chegar em Cusco. Curvas e mais curvas, precipícios do mal e muito, mas muito cansaço. 22h chegamos em Cusco com a certeza que tudo valeu a pena e que foi incrível ter feito tudo isso de trilha. Todo esforço valeu a pena. Estávamos certos que com certeza isso tudo ficaria na memória para toda a vida e que será uma experiência do caralho para contar para os netos. 

No outro dia faríamos o Vale Sagrado, mas todos os passeios foram cancelados por conta de manifestação em Cusco. Dei graças a Deus, pois estava um caco. Apaguei sem hora para acordar. 

  • Links úteis:

- Peru Rail: https://www.perurail.com

- Inca Rail: https://incarail.com

- http://www.machupicchu.gob.pe/  https://www.ingressomachupicchu.com

No próximo capítulo falo sobre as manifestações em Cusco e conto tudo sobre o Vale Sagrado e ainda de quebra como curtir uma festinha nos hostels mais badalados de Cusco. 

  • Gastos totais

Cotação: 1 real = 0.85 soles. Dólar: 1 dólar = 3.50 reais.

Passeio Machu Picchu by Car: 90 dólares.

Supermercado: 20 Soles. 

Total em Reais: R$ 338,52

Gasto parcial da viagem: R$ 4.546,25. .

Próximo capítulo: 24-25/05: Manifestação em Cusco, passeio cancelado, Tudo sobre o Vale Sagrado, noitada no Wild Rover e despedida de Cusco.

 

  • Gostei! 1
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Gostei do seu relato. Relembrando meu mochilão (um pouquinho mais curto - 21 dias).

Fiz Peru-Bolívia-Chile.

Olhando suas fotos me deu arrependimento por não ter feito a hidrelétrica. Fui direto para Águas Calientes e depois subi a Machu Picchu de Van, porque iria fazer a Montanha e fiquei com medo de não conseguir pelo cansaço. 

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3 horas atrás, Guardian disse:

Gostei do seu relato. Relembrando meu mochilão (um pouquinho mais curto - 21 dias).

Fiz Peru-Bolívia-Chile.

Olhando suas fotos me deu arrependimento por não ter feito a hidrelétrica. Fui direto para Águas Calientes e depois subi a Machu Picchu de Van, porque iria fazer a Montanha e fiquei com medo de não conseguir pelo cansaço. 

@Guardian Que bom cara. Obrigado por ler. Bate uma saudade danada né? vontade de voltar todo final de semana. ahahaha

Eu fiquei com medo de ficar com esse arrependimento depois, pois desde que comecei a planejar tinha decidido que ia de trilha. Valei a pena, mas realmente é cansativo, principalmente por conta da subida a pé.

Gratidão por acompanhar! Abraço!

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CAPÍTULO 15: 24-25/05: Manifestação em Cusco, passeio cancelado, Tudo sobre o Vale Sagrado, noitada no Wild Rover e despedida de Cusco.

Chega uma hora durante a viagem que você fica um pouco perdido no tempo. Difícil se situar no tempo que já tá na estrada e quando acaba, tudo passa muito rápido e é muito intenso pela quantidade de novidades que se vive. Um dia você morre de frio e no outro já está num calor dos infernos, pega poeira na cara com um sol de rachar e depois um vento gelado da porra, chuva, gelo, sal, lagoa, montanha, cidade, enfim. Esse roteiro Bolívia, Peru e Chile é realmente um clássico que todo mochileiro que se preze precisa fazer.

Aquele medo e insegurança que vem quando você está planejando a viagem já se foi embora, você já está adaptado ao espanhol, as pessoas e a comida. Andar de uma cidade para outra, horas de ônibus, ficar perdido nas ruas, já se torna algo que entranha dentro de você e tudo fica mais tranquilo. Nesse momento só agradece a você mesmo pela coragem e determinação de ter peitado o medo e estar ali para viver tudo aquilo. 

Confesso que nesse momento minha maior preocupação era não ter grana para terminar a viagem. Não me recordo neste momento quanto tinha de dinheiro ainda, mas lembro que era preocupante. kkkk 

No dia anterior fizemos Machu Picchu (Confere no capítulo anterior aí) e eu cheguei destruído tendo em vista que fiz a trilha de ida e volta. O lado bom foi que gastei 338 reais para conhecer Machu Picchu. 0/

Assim que chegamos em Cusco a agência nos avisou que o passeio para o Vale Sagrado no outro dia foi cancelado devido a algumas manifestações que estavam tendo em Cusco. Neste momento fiquei mega feliz, pois apesar de perder um dia ia conseguir recuperar minhas forças. Além disso os meus pés estava cheios de bolhas. Fui dormir feliz e acordei mega descansado (Acredito que umas 11h da manhã). 

Só uma observação rápida aqui: Esqueci nos capítulos anteriores de incluir 2 diárias do hostel. Nesse capítulo vai entrar esse custo adicional. No dia que fomos para Machu Picchu deixamos nossos mochilões no hostel e não pagamos a diária, pois iríamos dormir em Aguas Calientes. Não pagamos a mais por isso, pois voltaríamos para o hostel depois de Machu Picchu. 

Acordamos e fomos dar uma volta e comer alguma coisa pela rua. Muitos lugares estavam fechamos por conta das manifestações, porém não vi nenhum vandalismo ou coisa do tipo. Não sei o motivo das manifestações e não me aprofundei muito, porém tirei uma foto dos grupos.

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Paramos em uma padaria para comer alguma coisa e neste dia me dei ao luxo (mesmo fudido de grana) de comer algo bom. Depois da missão de Machu Picchu eu merecia. Deixei umas roupas no hostel para lavar, pois já estava ficando sem roupa e tava dando nojo aquela roupa suja nas sacolas. Paguei um total de 10 soles. 

A agência nos deu a opção de trocar o dia do passeio ou pegar nossa grana de volta. Pagamos 80 soles no passeio do Vale Sagrado com direito a almoço. Como a gente já estava tendo problemas com horários resolvemos procurar outra agência. Foi aí que encontramos uma agência que nos cobrou 65 soles pelo passeio com direito a almoço também. Imediatamente pegamos nossa grana com a outra agência e fechamos com essa. Mais para frente falo detalhes da agência e do passeio do Vale Sagrado. 

Tiramos esse dia para rodar a cidade, ficar de bobeira, então não tem muita coisa para falar, comprei uma blusa e um boné. A blusa chorando consegui pagar 26 soles e o boné 8 soles. É a blusa e o boné que vocês verão nas fotos do Vale Sagrado mais pra frente. 

Vamos direto para o Vale Sagrado que é mais importantes. 

  • Sobre os boletos turísticos de Cusco:

Basicamente você vai pagar o boleto de acordo com a sua necessidade. São 16 atrações em Cusco e arredores (parques arqueológicos, museus e igrejas). 

O boleto pode ser completo ou parcial. Cada lugar que você visitar, na entrada vai fazer um furinho e aí você não poderá mais visitar aquele lugar, a não ser que pague novamente outro boleto. O boleto é nominal, então sempre ande com o seu documento.

  • Quais os tipos de boletos e os valores?

> Boleto Geral: Todas as 16 atrações (Válido por 10 dias) - 130 Soles;

> Boleto Parcial: Circuito 1: 4 sítios arqueológicos (Sacsayhuamán, Q’enqo, Puka Pukara e Tambomachay) (Valido por 1 dia) - 70 Soles;

> Boleto Parcial Circuito 2: 8 atrações em Cusco incluindo Qorikancha e o Convento de Santo Domingo (Válido por 2 dias) - 70 Soles;

> Boleto Parcial Circuito 3: Vale Sagrado (Chinchero, Pisaq, Ollantaytambo e Moray) (Válido por 2 dias) - 70 Soles;

Lembrando que para Machu Picchu não é necessário o boleto turístico. Para maiores informações basta entrar no site: http://www.cosituc.gob.pe.

Eu comprei apenas o circuito 3 (BTCPIII) que dá direito a entrada no Vale Sagrado. Este boleto pode ser comprado nos locais, independente da ordem do lugar visitado. Comprei o meu no primeiro lugar visitado: Chinchero. 

Então resumidamente além dos 65 soles que paguei a agência, paguei mais 70 soles pelo boleto parcial. 

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Entrada de Chinchero e fila para compra do boleto parcial

 

  • Vale Sagrado - Agência contratada:

Agência: Agência Peru SI - Av. Sol 526 A (Frente al Coricancha).+51 984447547

Horário de saída: 6h30 da manhã.

Valor: 65 Soles com almoço, transporte ida e volta e guia (Maravilhosa por sinal).

Horário de volta: 18h30.

Lugares visitados: Chinchero, Moray, Ollantaytambo e Pisac.

  • O que é o Vale Sagrado?

Primeiramente deixo claro que eu não fiz o Vale Sagrado por conta própria, mas poderão fazer tranquilamente e o gasto será bem menor. Não tenho muitas dicas para dar nesse sentido. Algumas pessoas ficam em Ollantaytambo e de lá vão direto para Machu Picchu. Preferi fazer em um dia a parte com a agência mesmo.

O Vale Sagrado abrange várias cidades e sítios arqueológicos que ficam às margens do Rio Urubamba. Além de toda parte geográfica, o Vale Sagrado possui uma história de muita aproximação com o místico. O Rio Urubamba e todo o vale para os Incas tem ligações astrológicas inimagináveis. Nessa região foram catalogadas mais de 300 grupos arqueológicos com técnicas de plantios surreais. O Vale Sagrado sem sombra de dúvidas foi para mim um lugar com uma energia incrível e inesquecível.

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Mapa dos lugares visitados do Vale Sagrado.

  • Como esse passeio?

A agência nos pegou no hostel aproximadamente 6h30 e nossa primeira parada seria Chinchero.

Inicialmente fomos para uma casa de produção têxtil onde tivemos uma aula produção com uma local, desde a fabricação de lã, tinturas e o processo de tecelagem. 

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Logo após compramos o boleto parcial que falei ai em cima e entramos em Chinchero que fica a 3.772 metros de altitude.

Fomos conhecer as ruínas de técnicas agrículas para plantio de batatas, além de uma igreja colonial com belas pinturas da escola de arte cuzqueña. No pátio na frente da igreja funciona uma feira com as artesãs locais. A igreja é incrível, tira o ar estar dentro dela, porém não pode ser fotografada. 

 

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Logo após fomos para as ruínas de Moray e as salineiras de Maras.  As ruínas de Moray é um sítio arqueológico constituído  em formatos circulares com interesses agrícolas onde os plantios eram realizados em diversos níveis de solo onde cada nível proporcionava uma possibilidade de plantio.

As Salineiras de Maras é um complexo de extração e produção de sal. O valor da entrada é pago a parte e custa 10 Soles. As salineiras não tem nada a ver com  a civilização Inca, mas também surpreende por sua técnica de produção. A área é divida em cerca de 4 mil “piscinas de sal” e cada família cuida de até 40 “canteiros”.

Nestas salineras são extraídos três qualidades de sal. O primeiro sal formado é mais barrento e produz o sal marrom para fins medicinais. O segundo sal produzido é mais puro e é usado para alimentação. Já o terceiro sal é o mais puro de todos e é conhecido como flor de sal, bastante usado em produtos mais sofisticados. 

O sal é extraído de uma fonte que emana da montanha que fica encostada nas salineiras. Eu bebi um pouco da água e realmente é muito salgada. 

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Uma guia dessas bicho! Maravilhosa!

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Após isso fomos em direção a Ollantaytambo. 

A ruína fica a 80km de Cusco e a 40km de Machu Picchu.

Ollantay significa observar, olhar desde o alto e Tambo, que significa albergue, lugar de repouso. Ou seja, ‘lugar de descanso de onde se pode observar desde o alto’. A cidade serviu de local de descanso para quem ia até Machu Picchu.

De todo Vale Sagrado Ollantaytambo está entre os mais incríveis. 

 

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Após o almoço finalizamos com o sítio Arqueológico de Pisac que é um dos mais belos com acabamento impecável, localizado na colina mais alta da cidade. Ele se divide em diversos setores, pontes, cemitérios, tempos, etc.

Em Pisac comprei uns portas moedas para dar de lembrança (5 por 10 soles). A feira fica no portão de entrada da ruína. 

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Já estava acabado e morto de cansado no final do dia. A Guia nos levou para uma cidade perto para conhecermos o processo de produção de prata e jóias, mas estava tão cansado querendo ir embora que não prestei atenção em nada do que eles falavam e não quis comprar e ver nada. Até pq nem teria dinheiro. uhauhaa.

Chegamos em Cusco aproximadamente umas 18h30. Descansamos um pouco e fomos aproveitar nossa ultima noite em Cusco: Uma festa no Wild Rover que é um hostel bem badaladinho em Cusco. 

  • Noitada no Wild Rover

Chegamos aproximadamente umas 23h e a galera já estava surtada. Não é preciso pagar para participar das festas, basta dar o nome com número de documento da portaria. Tinha dj tocando, jogos alcoólicos e muita gente louca. O Wild Rover é bem pertinho do Loki que também tem festas e abre gratuitamente para quem não está hospedado lá. 

No outro dia nos despedimos de Cusco a partimos para Puno onde conheceríamos as Islas Flotantes de los Uros. 

Ficamos no hostel até dar o horário do nosso ônibus. Pegamos um ônibus e pagamos 1 soles até a rodoviária. O ônibus era um azul e com nome bem visível. Fica um monte de gente na rodoviária gritando para comprar passagem. Não é preciso comprar com antecedência, a não ser que você queira uma empresa tipo a Cruz del Sur. A mulher ficou gritando lá, nos cobrou 40 soles. Choramos e conseguimos por 20. 

Empresa: San Luis.

Valor: 20 Soles.

Tempo de viagem: 7h - 8h

Horário de saída: 22h.

Horário de chegada em Puno: 6h. 

Obs: O ônibus era confortável e deu para dormir de boa. 

 

  • Gastos totais

Cotação: 1 real = 0.85 soles

Diárias hostel: 60 Soles.

Lavagem de roupa: 10 Soles. 

Suco natural com salgado: 12 soles.

Agua: 4 Soles.

Abacaxi: 1 Soles.

Salada de fruta: 3 Soles.

Almoço 24/05: 7 Soles.

Boné: 8 Soles.

Camisa: 26 Soles. 

Passeio Vale Sagrado: 65 Soles.

Boleto Parcial: 70 Soles.

Entrada: Salineiras de Maras: 10 Soles.

Milho: 3 Soles.

Coca: 3 Soles. 

Lembranças em Pisaq: 10 Soles.

Cerveja Wild Rover: 10 Soles:

Passagem Cusco x Puno: 20 Soles.

Ônibus até a rodoviária: 1 Soles.

Supermercado: 10 Soles.

Almoço 25.05: 6 Soles. 

Total em Soles: 339 Soles. 

Total em reais: R$ 398,82. 

Gasto parcial da viagem: R$ 4.945,07.

Próximo capítulo: 26.05: Puno e as Islas Flotantes de Los Uros. 

 

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@Diego Moier estou te acompanhando e estou maravilhada. Já fui ao Peru em 2009, mas com agência, tipo VIP, kkkkk não sou mais VIP!!

Não sei se vc comentou, mas vc levou dólar? conseguiu trocar real em algum lugar?

Vou fazer um mochilão BOLIVIA - CHILE - PERU - BOLIVIA em Jun/Jul 2019 - LUA DE MEL rsrs, mas o dólar está me assustando.

Já tenho uma planilha com os locais que vou visitar, mas como vc fez com a grana? dólar? real? qual melhor local para trocar?

Vc fez Chacaltaya?

Muito obrigada pelas informações.

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15 horas atrás, Cloris Macedo disse:

@Diego Moier estou te acompanhando e estou maravilhada. Já fui ao Peru em 2009, mas com agência, tipo VIP, kkkkk não sou mais VIP!!

Não sei se vc comentou, mas vc levou dólar? conseguiu trocar real em algum lugar?

Vou fazer um mochilão BOLIVIA - CHILE - PERU - BOLIVIA em Jun/Jul 2019 - LUA DE MEL rsrs, mas o dólar está me assustando.

Já tenho uma planilha com os locais que vou visitar, mas como vc fez com a grana? dólar? real? qual melhor local para trocar?

Vc fez Chacaltaya?

Muito obrigada pelas informações.

@Cloris Macedo Muito obrigadoooo por acompanhar. Ahahahaha ir de VIP tem suas vantagens também. O importante é ir, mas que bom que não é mais VIP. ahahahah

Levei uma parte em dólar e outra em real. Nos lugares via o que era mais vantagem para não perder tanto. Sempre o dólar compensa mais, mas você não terá problemas de trocar real nos lugares. Algumas casas de cambio não aceitam, mas sempre tem as que aceitam. O Dólar é vantagem pq vc consegue pagar passeios, hostel, com dólar tbem. Real é mais difícil conseguir.

O Dólar realmente está assustador, mas quando diminuir um pouco, se diminuir, vai tentando comprar e juntar né, deixa de fazer não, pois por mais que esteja alto, é uma viagem que vale muito a pena e gasta pouco.

Onde compensa trocar...  vai depender muito da época, mas tenta quando estiver viajando sempre estar pelos grupos trocando ideia com o pessoal, que vai informando como está em cada lugar e ai vai decidindo.  Eu troquei dinheiro em santa cruz, Atacama, Cusco, Arequipa, La Paz... Onde não troquei que não valia a pena: Uyuni e Ica.  As casas de câmbio vai ter que rodar mesmo e ir correndo preço.

Fiz Chacaltaya tbem, puxado por conta da altitude, mas vale muito a pena. A primeira foto do roteiro é Chacaltaya.

Obrigado por acompanhar aqui. Estou a disposição.. 0/

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  • Membros de Honra

Parabéns pelo relato!! Me fez viajar novamente!! Gosto demais de relatos divertidos e bem escritos!!

Quando eu fui pela primeira vez, em 2011, fiquei nada menos que 16 meses juntando informações!! Li mais de 100 relatos, além de sites e vídeos do youtube!! Acabei fazendo até uma apostila com 72 páginas...kkkkk (relato aqui: 

Acho importante demais disponibilizar informações da forma como vc fez aqui!! Me fez refletir muito sobre como nós perdemos poder de compra, como nosso Real está desvalorizado! Pra vc ter uma idéia, em 2011  um Real comprava 4 bolivianos e 1,85 Soles!!! E em 2010 o Real comprava 7 bolivianos!!!!!! Cada dia que passa fica mais difícil juntar uma grana pra viajar!

Lendo seu relato percebi que mudaram mais uma vez a sistemática de entrada em Machu Picchu! Da primeira vez que eu fui vc comprava o boleto pra entrar no sitio arqueológico e não pagava mais nada pra subir o Huainapicchu! Bastava chegar bem cedo e ser um dos 400 autorizados a subir! Quando fui pela segunda vez havia o boleto com opcional de pagamento pra subir o Huaina... Mas poderia ser qualquer horário! Agora pelo que vi, para entrar no sitio vc tem que decidir se entra de manhã ou a tarde!! Assim fica mais complicado ainda...

Cara, revivi muitas coisas e só aumentou mais minha vontade de mochilar por aquelas bandas mais uma vez!!

Ah, vi que vc vai pra Colômbia e Equador ano que vem, né? Eu fui em 2013! Os valores mudaram, mas as dicas de passeios ainda valem! Se quiser alguma informação é só dar um grito!!

(Relato aqui: 

Vou te add no Insta e se vc quiser, me segue de volta e a gente troca umas informações por lá! 

Abração!

Bons ventos!

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  • Membros

@Pericles David  Muito obrigado cara! Vlw por acompanhar aqui. Vou ler o seu relato aqui, tenho certeza que está ótimo pela quantidade de informação que juntou. É muito importante sim a gente se esforçar para disponibilizar esse material para futuros viajantes. Muita coisa muda sim, mas o bom é que sempre tem alguém trazendo informações atualizadas.

Muito obrigado cara, vou ler o seu relato sim pq vai me ajudar muito nesse planejamento para Colômbia e Equador.

Já estou seguindo lá no Insta. Forte abraço!!!

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