Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

O famigerado roteirão: Bolívia, Peru e Chile em 27 dias

Postado
  • Membros
  • Este é um post popular.

CAPÍTULOS POSTADOS:

PAG 1: CAPÍTULO 1: 06-08/05/2018 - Santa Cruz, voo cancelado, Sucre fechada e planos indo pro ralo; 

PAG 1: CAPÍTULO 2: UYUI 09/05: Não rolou a foto espelhada, mas nosso primeiro dia foi incrível;

PAG 2: CAPÍTULO 3: UYUNI: 2º dia - 10/05: Lagunas e mais lagunas;

PAG 2: CAPÍTULO 4: UYUNI: 3º dia - 11/05: Geysers, -15º graus, banhos nas termas e despedida de Uyuni. 

PAG 2: CAPÍTULO 5: SPA: 1º DIA: 11/05: Perrengues que vem para o bem.

PAG 2: CAPÍTULO 6: SPA: 2º DIA: 12/05: Caverna de Sal e o incrível pôr-do-sol do Valle de La Luna. 

PAG 3: CAPÍTULO 7: SPA: 3º DIA: 13/05: A exuberância do Salar de Tara

PAG 3: CAPÍTULO 8: SPA: 4º e último DIA: 14/05: Altiplânicas e nossa despedida de San Pedro de Atacama.

PAG 3: CAPÍTULO 9: SPA x AREQUIPA: 14-15/05: Viagem que não tem fim. 

PAG 3: CAPÍTULO 10: 16-17/05/2018: A incrível Arequipa, Valle del Coca e o voo dos Condores.

PAG 3: CAPÍTULO 11: 18/05: Chegada em Ica, bate volta em Huacachina e ida para Cusco.

PAG 4: CAPÍTULO 12: 19-20/05: Meta de vida alcançada: Conhecer Cusco.

PAG 4: CAPÍTULO 13: 21/05: As cores incríveis da Humantay.

PAG 5: CAPÍTULO 14: 22-23/05: Trilha da Hidrelétrica, Águas Calientes Subida a pé e a chegada em Machu Picchu.

PAG 5: CAPÍTULO 15: 24-25/05: Manifestação em Cusco, passeio cancelado, Tudo sobre o Vale Sagrado, noitada no Wild Rover e despedida de Cusco.

PAG 6: CAPÍTULO 16: 26.05: Puno e as Islas Flotantes de Los Uros.

PAG 6: CAPÍTULO 17: 27-28/05: Copacabana e a energia singular das Islas del Sol e da Luna.

PAG 6: CAPÍTULO 18: La Paz, Teleférico, o famoso Mercado das Bruxas, Chacaltaya e Valle de La Luna.

20180530115828_IMG_3976_1.JPG.fd4db9c963aed641089e8ca1ee41aa80.JPG

Chacaltaya - La Paz - Bolívia

Para qualquer mochileiro de primeira viagem, a grande dificuldade é escolher o destino, até começar a ler relatos e mais relatos sobre o roteiro basicão e que inúmeros viajantes fazem: Bolívia, Peru e Chile.

Você começa a se apaixonar pelos lugares e histórias e já era: Tá lá você lendo tudo sobre: Atacama, Uyuni, MacchuPicchu e afins. Melhor ainda quando você encontra pessoas como o Rodrigo e Maryana (Dispensa apresentações) que te entrega um monte de coisa de mão beijada. A Maryana foi uma das grandes incentivadoras e é uma pessoa incrível e sempre disposta a ajudar. Sigam ela no Instagram: @vidamochileira.

Obrigado Mary!!!! ❤️ 

Tentarei postar o mais rápido possível os relatos para que vocês consigam pegar as informações atuais e está planejando fazer essa trip. Todos os meus gastos foram convertidos em reais segundo a cotação atual de cada lugar, tendo em vista que cada pessoa consegue o dólar com um valor diferente. Um conselho que dou de antemão: Levem uma parte em dólar e outra em real. Percebi que em diversos lugares a cotação estava muito ruim e não valia a pena o real. Nessas horas o dólar salva, pois é sempre mais valorizado frente ao real.

Algumas casas de cambio não aceitam real, então no sufoco, não fica na mão, desesperado.Vários passeios você também pode pagar com dólar na própria agência que fechar o passeio, REAL não! :(

Inicialmente vou falar um pouco sobre os preparativos da viagem e depois vou postando sobre a experiência em cada lugar de pouco a pouco, os gastos e os passeios que escolhi fazer. 

Quem tiver interesse em seguir no instagram: @diegomoier 

> DECISÃO DE VIAJAR SOZINHO: 

Uma coisa é certa: Você nunca estará sozinho em uma viagem. 

Claro que o medo e a incerteza bate a todo momento, mas depois que você começa a panejar percebe que as coisas podem ser mais fáceis do que imagina. Inevitavelmente a vontade de desistir vem a todo momento e levar o plano até o final envolve persistência, coragem e determinação. 

Quando postei aqui no mochileiros dia 23 de janeiro 2018 o interesse em fazer essa trip, diversas pessoas me procuraram com o mesmo interesse e através de um dos membros: O Salgado, pude ingressar em um grupo de whatsApp e conhecer diversas pessoas que me ajudaram ali. Um salve especial para Ana, que ma ajudou pra caraio (@anacris_ms), Nath, Salgado e tantos outros que são ativos nos grupos e ajudam muito. Vou deixar alguns links de grupos que faço parte e que foram muito úteis antes e durante a viagem:

Mochilão 2018: https://chat.whatsapp.com/A3esrzk2CyDJgu2jjJ9fbb

TRIP BOLÍVIA, PERU E CHILE: https://chat.whatsapp.com/Bfq6ZSxxD9P5PmNMiKByce

Trip Bolívia, Peru e Chile: https://chat.whatsapp.com/5hxFBEPWBzKBhe7WlISX4K

Companhia para o Uyuni: https://chat.whatsapp.com/EszhFEPfvEkKtCmUExFqDZ

Tem diversos outros grupos de outros destinos, mas deixarei apenas esses que são os principais para o mochilão que fiz. 

Através da postagem pude conhecer duas pessoas maravilhosas de SP: O Eri que faria apenas a Bolívia e a Angéllica que resolveu seguir até o final da viagem comigo. Um obrigado especial para essas duas pessoas que me aturaram. Mais para frente vocês irão vê-los em fotos comigo. Agradeço a companhia de cada um e com certeza foram essenciais para que se tornasse uma viagem inesquecível. No decorrer do relato vou falando de outras pessoas que se tornaram mega especiais e que já são parça do coração também. 

> VIAJAR PARA A AMÉRICA DO SUL:

Uma coisa que precisa ficar bem clara quando você decide fazer esse roteiro: Você pode levar rios de dinheiro, não vai ter para onde fugir: Você vai respirar poeira horrores, vai passar um frio do cão, dormir em lugares não muito confortáveis, topar com comidas não muito simpáticas, pessoas simples, humildes, lugares sujos, assadura na pele por conta do frio, ou nariz ressecado, sol escaldante, etc. 

Para quem não está acostumado, desprenda-se do luxo e conforto da sua cama, tenha certeza que acima de uma viagem, é um aprendizado para a vida. Respeitar as pessoas, o seu espaço e costumes se torna uma obrigação. A HUMILDADE é uma das qualidades essenciais para essa viagem. 

> O QUE É PRECISO PARA VIAJAR PARA A AMÉRICA DO SUL: 

• SEGURO VIAGEM:

Coloquei como primeiro item da lista, não por ser uma obrigação, mas por ser algo essencial para a sua viagem. Fiz meu seguro viagem com a Alianz (Plano Básico): R$ 158.88. 

Site: www.Allianz.com.br / Telefones: 55 114331-5445 - 0800704 3840

Não precisei usar, pela glória, mas na minha primeira viagem para a Argentina, uma amiga deu dengue durante a viagem, precisou, não tinha e passou altos perrengues com hospital público, além de ser tudo muito caro lá fora. Nessa viagem também a Angéllica, que estava comigo deu infecção alimentar e precisou usar em San Pedro de Atacama. Ela pagou as despesas do bolso e vai pedir reembolso para a seguradora.

Nunca sabemos quando vamos precisar, por isso é essencial precaver-se e fazer um seguro viagem para que possa ir com a cabeça tranquila. 

• DOCUMENTAÇÃO e VISTO:

Desde junho de 2008, os turistas dos países que compõem o Mercado Comum do Sul, podem apresentar apenas a cédula de identidade nas viagens realizadas nos locais que formam o bloco. Não é preciso levar passaporte nem visto de entrada.

Os documentos de identidade devem ter fotografia atual, não podem ser plastificados e, caso gerem dúvidas, pode ser solicitado outro tipo de identificação, também com foto.

Fonte:
Ministério das Relações Exteriores

Obs: Se você tem passaporte leva pois vai receber vários carimbos em diversos pontos turísticos pelos países. 

• EMISSÃO DE PASSAPORTE: 

Para emitir seu passaporte deverá entrar no site: http://www.pf.gov.br/servicos-pf/passaporte/requerer-passaporte e seguir os passos descritos no próprio site. Ao concluir o pagamento da GRU, agende e compareça ao posto da PF escolhido, no dia e horário agendados (recomenda-se com 15 minutos de antecedência) munido da documentação original exigida , boleto GRU, comprovante de pagamento e comprovante de agendamento. Somente menores de 3 anos devem levar fotografia. Para todos os outros, a fotografia coletada no momento do atendimento.

O passaporte será entregue pessoalmente a seu titular, no horário e local indicados no dia da solicitação, mediante apresentação de documento de identidade, conferência da impressão digital e assinatura do documento.

• CERTIFICADO INTERNACIONAL DE VACINA: quais países exigem?

Acima de uma exigência da ANVISA, não se preocupe somente com a obrigação e sim com a sua saúde. Cada país vive uma realidade e se proteger é de extrema importância para que a viagem não se torne um pesadelo. 

A única obrigatória é a da Febre Amarela e o não cumprimento pode impedir que você entre no país. Portanto por mais que as pessoas em relatos e grupos falem que nunca pede na fronteira, FAÇA, SEM PENSAR DUAS VEZES. 

20180605_135919.jpg.011b72b01c8304668caf4009653b533d.jpg

Como saber se a vacina é obrigatória para onde vou? 

Para a viagem que fiz entre os países: Bolívia, Peru e Chile, o único país que exigia era a Bolívia. Os demais era aconselhável. 

"A apresentação do certificado internacional de vacinação ou profilaxia (CIVP), documento que comprova a vacinação contra a febre amarela, é necessária somente se você vai viajar para países que exigem tal comprovação. A lista dos países com risco de transmissão da febre amarela e dos países que exigem a vacinação preventiva é publicada e atualizada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e é sujeita a alterações periódicas.

Embora haja, até o presente momento, 135 países que exigem o certificado do viajante, países como Estados Unidos, Reino Unido e Portugal não demandam o porte do CIVP. Se você não planeja viajar para países que exigem o certificado, não precisa solicitar a emissão do Certificado. É importante observar que, se sua viagem tem conexões em países que fazem a exigência, você também precisa do CIVP.

Os Centros de Orientação para a Saúde do Viajante da Anvisa e serviços credenciados executam a emissão do Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia – CIVP e demais atividades de orientação aos viajantes sobre cuidados com a saúde.

No entanto, os Centros da Anvisa apenas emitem o CIVP e não realizam a vacinação. A vacina pode ser encontrada em um posto de saúde público ou em serviços de vacinação privados credenciados.

Após a vacinação, o viajante brasileiro poderá realizar o pré-cadastro no site da Anvisa e agilizar o processo de emissão do certificado quando este comparecer ao posto".

Acesse o site da ANVISA: http://portal.anvisa.gov.br/rss/-/asset_publisher/Zk4q6UQCj9Pn/content/id/3339724

Lá você encontra todas as informações necessárias. Na minha cidade, tomei a vacina e no mesmo local já tinha um posto para emissão do certificado, onde eles mesmo agendaram e já emitiram. Foi bem rápido. 

IMPORTANTE: 

- Atentar-se se já tomou a vacina anteriormente. Se já, passe para o posto o local e data para que possam resgatar o registro da sua vacina e assim emitir o certificado;

- A vacina não pode ser fracionada e sim a dose completa;

- A vacina deve ser tomada no mínimo 10 dias antes da viagem. Não deixe para última hora, pois o certificado só poderá ser emitido apenas de esse prazo for respeitado. 

- Ao tomar a vacina informe que é para emissão do Certificado, pois no comprovante precisa constar a data e o lote da vacina. 

> PREPARATIVOS PRÉ-VIAGEM:

Você vai precisar de muita organização, pois é um turbilhão de coisas que você precisa ver antes de sua viagem. Claro que algumas pessoas já viajaram, outras tem mais facilidades de organizar tudo. Vai de cada um. preparei uma lista das coisas que vi antes da viagem, porém por ser homem pode ficar faltando algumas coisas específicas para as mulheres. A ideia é acrescentar, portanto sempre faça o seu planejamento pessoal de acordo com a sua necessidade. 

1 - Descobrir o clima de cada local na data que irá viajar;

Assim você evitará levar coisas desnecessárias em sua mochila e não passará calor ou frio. 

2 - Saber aproximadamente a cotação de cada país para a moeda que você tem disponível;

Sabendo as cotações, poderá programar quanto deverá ter no mínimo para não passar sufoco e ficar sem grana tendo que pegar carona para chegar em casa (Quase tive que fazer isso!!! kkkk).

3 - Pontos turísticos de cada cidade que tem interesse em conhecer e valores aproximados de cada um;

Nessa etapa você precisará ler muito, muito, mais muito. Pergunte nos grupos de whatsApp, leia relatos e mais relatos, mande e-mail para as agências e depois disso monte uma média (sempre para mais) dos valores de cada passeio e os custos envolvidos (Se tem alimentação no pacote, entrada dos pontos turísticos que são pagos a parte, tempo que leva, etc).

4 - Tempo que leva de deslocamento de cidade para cidade e qual tipo de transporte que vai te atender com o preço que você tem como pagar (Avião, ônibus, barco, a pé, jegue, etc.);

Eu priorizei sempre andar de ônibus por conta do valor, mas vai de cada um e alguns preferem economizar tempo e pagar um avião. Procurando com antecedência pode encontrar uns valores promocionais. 

Sites indicados: https://www.rome2rio.com /  http://www.cruzdelsur.com.pe /  https://www.ticketsbolivia.com

5 - Tipos de hospedagem que quero ficar e preço aproximado;

Eu preferi reservar hostel antecipadamente apenas em lugares que chegaria pela madrugada ou que a procura é maior, para não ter que ficar pela madrugada procurando hostel e não correr risco de ficar sem vaga no hostel que queria. Decida se você vai querer quarto privado, com ou sem banheiro compartilhado, localização desejada, etc. Eu novamente, pobre fufu que sou, preferi os mais em conta com pontuação e localização boa, porém em quarto compartilhado sempre. 

O Café da manhã incluído pode ser uma vantagem, ou não, pois alguns passeios (muitos deles) tem desayuno (Café da manhã para ales), ou saem muito cedo e não dá tempo você tomar o café da manhã no hostel. Ou seja vai pagar atoa pelo café. Verifique no hostel se tem diferença do valor com ou sem café. 

App/site indicado: Booking.com (Algumas hospedagens podem reservar sem cartão e sem taxa de cancelamento). 

Quase sempre, quando você reservar o hostel na hora, pagará menos do que reservar pelo booking por conta das taxas envolvidas. Aconteceu diversas vezes comigo. 

6 - Aplicativos que podem ajudar na sua viagem;

Tem diversos aplicativos que podem ajudar na sua viagem. Os que mais indico são: Booking e Navegação e mapas Offline (Maps, GPS e Navigation). Esse último você baixa o mapa do país quando tiver com internet e quando estiver offline pode navegar sem problemas, marcar favoritos, traçar rotas, achar hospedagens, hospitais, bares, etc. Vale muito a pena e me salvou diversas vezes. Vou deixar abaixo a imagem do app para quem tiver interesse em baixar. 

468125528_mapasoffline.jpg.09e85a95e1bd072f99e5b78ae1fe57cd.jpg

Detalhe: Funciona dentro do avião. Mostra qual a velocidade do avião. Se tem outros iguais, não sei, mas achei incrível e fácil de usar. Confesso que não sou muito antenado nessas paradas. kkkk 

7 - índice de violência e assalto na cidade de destino;

Qualquer lugar é perigoso, mas não custa dar uma sondada para ver o índice de assalto e violência no lugar. É sempre bom manter o alerta nos lugares mais perigosos. Uma coisa que sempre fazia quando estava andando pela cidade, era sondar com moradores locais, se aquele lugar era perigoso para andar a pé ou a noite. 

8 - Prepare a sua saúde;

Tendo em vista que você vai topar com todo tipo de pessoas, pegar temperaturas muito baixas em um dia e no outro muito altas, altitudes elevadas, climas secos, dormir em diversos lugares, comer na rua, é essencial preparar o seu sistema imunológico para aguentar tudo isso e não correr o riso de ficar doente. Eu comecei a tomar complexos vitamínicos, vitamina C e D 2 meses antes da viagem, além de reforçar minha alimentação. Uma consulta a um médico para ver como tá a sua imunidade é bastante válido também. 

> LEVAR DÓLAR ou REAL?

Essa dúvida é frequente em diversos grupos e tópicos, então vamos lá:

O Dólar sem sombra de dúvidas é mais valorizado que o real nos 3 países, mas o real é aceito na maioria das casas de câmbios pelas cidades, porém dificilmente outros lugares aceitam, tipo agências de turismo. Por experiência, para mim o melhor foi ter levado as duas moedas. 

Tudo vai depender da cotação para compra do dólar, se conseguir barato, vale muito a pena ir trocando de pouco a pouco. 

Algumas casas de câmbio não aceitam real, ou querem pagar muito pouco por ele. Nessa situação ter o dólar é uma escapatória para não levar prejuízo, por mais pequeno que seja. Centavos fazem toda a diferença em uma viagem quando somado o valor total. 

Diversos lugares aceitam o pagamento em dólar (Agências de turismo, restaurantes, hostel), então é só fazer uma conta rápida e ver o que vale mais a pena. 

Deixe o real para trocar em cidades que estejam pagando um valor melhor.

Resumindo:

- Leve Real e Dólar é uma boa pedida sempre (Se quiser levar tudo em dólar tudo bem também, só cuidado para não trocar muito caro aqui e levar prejuízo);

- Dê preferência ao dólar em casos onde o prejuízo vai ser grande pagando/trocando por real;

- Sempre procurem saber de alguém (grupos principalmente) quanto tá a cotação para as duas moedas na próxima parada, assim você consegue se preparar e trocar na cidade anterior, se compensar mais. 

- Se você for uma pessoa RIKKAAAA e tiver Euros ou Libras (Nem sei como é a nota), vai fundo, ahahahaa. 

> O QUE LEVAR PARA UMA VIAGEM DE 27 DIAS?

Reforçando, a ideia da postagem é apenas auxiliar e acrescentar. Cada pessoa tem sua particularidade e necessidade, portanto sempre faça o planejamento de acordo com as suas necessidades. A ideia sempre vai ser eliminar coisas desnecessárias para que não fique uma mochila muito pesada, pois você vai ter que carregar ela nas suas costas por um bom tempo. rsrs

Vou deixar uma lista do que eu levei, o que foi válido ou não:

• DOCUMENTOS:

- RG / Passaporte;

- CPF;

- Cartões de embarque impressos;

- Ingresso Macchu Picchu (Caso compre antes);

- Cartão Internacional de Vacina (ANVISA);

- Certificado do Seguro Viagem;

- Nota fiscal de equipamento fotográfico;

- Reservas de Hostel impresso;

- Todos os documentos foram escaneados e enviados por e-mail também. 

• ROUPAS

- 8 cuecas 

- 8 pares de meia

- 1 sandália havaiana

- 2 tênis leves e confortáveis  - Tente ver um que seu pé já está adaptado. (Não me arrependo de ter levado 2, pois 1 eu acabei com ele na trilha para Macchu Picchu e abriu todo. O outro me salvou); 

- 6 T-shirts de algodão - Dê preferência para as escuras. (Levaria menos, pois usei apenas a metade. Na maioria do tempo era roupa de frio);

- 2 camisetas regatas;

- 1 camisa flanelada;

- 2 camisas abertas de botão (Que usei muito)

- 1 casado corta vento impermeável;

- 1 moletom de capuz (Usei bastante). 

- Uma calça segunda pele - Dê preferência a uma térmica (A minha não era, mas fiquei de bouas);

- 1 Cachecol;

- 1 Touca;

- 2 Calças Jeans;

- 1 Calça mais leve de linho (Usei muito);

- 2 Bermudas - 1 Jeans e uma de tecido (Usei muito pouco);

- Uma bandana (Usei muito para colocar no rosto para não respirar muita poeira e proteger do vento gelado);

- Um cinto;

- 1 Toalha de banho - Prefira as mais leves e de rápida secagem (Levei uma de casa mesmo surrada e foi de boa).

ROUPAS que comprei durante a viagem;

- 1 Luva (Em San Pedro de Atacama);

- 1 casaco bonito fechado de lã (Cusco);

- 1 Cachecol grande que era bem quente e bonito também (Cusco).

O que não levei, mas que é bom pensar na possibilidade de incluir:

- 1 bota impermeável;

- 1 Camisa térmica;

• MEDICAMENTOS

Qualquer medicamente usado foi baseado no meu organismo e nas minhas limitações. Cuidado com a automedicação e sempre consulte um médico para ver o que é viável para você levar.

- Diamox (Salve para o Diamox, usei sempre e me fez muito bem);

- Rinossoro (Tenho rinite e sinusite e me salvou);

- Nasonex (Específico para mim que tenho problema com sinusite);

- Doril enxaqueca (Me salvou 2 vezes);

- Band-Aid (Me salvou também);

- Luftal;

- Histamin;

- Dipirona;

- Dramin;

- Eno;

- Sonrisal; 

- Esparadrapo e Gaze;

- Imosec; 

- Epocler;

- Ibuprofeno;

- Torsilax; 

- Remédio para gripe;

- Vitamina C para ir protegendo o sistema imunológico; 

- 1 vidro pequeno de alcool 70;

- Algodão;

- 1 Pomada Minancora (Sou viciado em Minancora. kkkk)

• OBJETOS

- 1 Mochilão trilhas e rumos - 50L;

- 1 Mochila de ataque;

- 1 agenda de anotações;

- 1 caneta;

- 1 pochete (Comprei outra em cusco, pois sou pocheteiro);

- 1 Money Belt (Doleira);

- 1 bolsa para a Câmera;

- 1 Câmera T6;

- 1 Lente 18-55mm

- 1 Carregador para câmera

- 1 Cartão de memória 32;

- 1 Celular;

- 1 Carregador para celular;

- 1 Carregador portátil;

- 1 Lanterna;

- 1 Capa de Chuva (Acho que isso deveria estar em roupa);

- 1 par de óculos escuros;

- 1 Fone de ouvido;

- 1 Adaptador de tomada (Que comprei em Buenos Aires e foi bem útil);

- 1 Extensão (Bem útil);

- 2 cadeados;

- 1 isqueiro (Fumante controlado, mas pode ser para colocar fogo no hostel caso algo meu sumisse também, brinks!!!!)

• PRODUTOS DE HIGIENE PESSOAL

- 1 Shampoo;

- 1 Sabonete;

- 1 Hidratante Nivea (Essencial);

- 1 Protetor solar;

- 1 Desodorante;

- 1 Rolo de papel Higiênico;

- 1 Manteiga de cacau para boca;

- 1 Protetor solar para a boca; 

- Fio Dental;

- Repelente (Essencial, principalmente para trilhas);

- 1 Pasta de Dente;

- 2 Escovas de dente - Sempre gosto de ter uma reserva (Tenho medo de cair no vaso sanitário);

Posso ter esquecido algo, mas vocês organizados que são, vão lembrar e incluir na lista de vocês.

Claro que há muitas outras coisas no planejamento de uma viagem, mas tentei unir o máximo de informações possíveis para ajudar, caso tenham esquecido alguma dessas coisas. Planejei com bestante antecedência, li muitos relatos, pesquisei bastante, perguntei.. Isso tudo é essencial para te dar mais segurança ao chegar nos lugares.

Durante toda a viagem você vai topar com pessoas ótimas e dispostas a ajudar (algumas nem tanto, mas faz parte). 

Se apegue as pessoas do bem, sejam abertos a novas amizades e ajude quando for necessário, quem quer que seja. Respeite as pessoas e lembre-se sempre de sorrir e ser educado. 

O universo nos devolve sempre que tentamos ser pessoas melhores e fazer o bem. 

Em breve começo a postar cada lugar que passei, o trajeto, os custos e perrengues e estou aberto para tirar qualquer dúvida que tenham. No mais, tenham todos um bom planejamento de viagem e em breve você estará desfrutando do que o mundão tem a nos oferecer. Tenha certeza que sua recompensa será enorme, portanto vai em frente e não desista dessa trip incrível. 

Bju pocês!!!! :D

• Respostas 67
  • Visualizações 34k
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Most Popular Posts

• CAPÍTULO 18: La Paz, Teleférico, o famoso Mercado das Bruxas, Chacaltaya e Valle de La Luna. 8 Meses depois aqui estou terminando o meu relato. Peço desculpas a todos que me acompanharam até aqui

• Diego Moier
    Diego Moier

CAPÍTULO 1: 06-08/05/2018 - Santa Cruz, voo cancelado, Sucre fechada e planos indo pro ralo:  Depois de alguns meses caçando promoção de passagens, pensando no roteiro, cheguei a conclusão que o

• Diego Moier
    Diego Moier

CAPÍTULO 11: 18/05: Chegada em Ica, bate volta em Huacachina e ida para Cusco.  Nos planos iniciais dormiria em Ica e faria Paracas e Islas Ballestas, porém no decorrer da viagem decidi fazer ape

Posted Images

Featured Replies

Postado
  • Autor
  • Membros

CAPÍTULO 8: SPA: 4º e último DIA: 14/05: Altiplânicas e nossa despedida de San Pedro de Atacama.

• Detalhes do passeio:

Valor pago pelo passeio: 17.000 pesos. Era 30.000, porém não fizemos as Pedras Rojas que geralmente é feito neste dia, ia ficar por 18.0000 e rolou desconto para o grupão. Valor final: 17.000. 

Valores de entrada: 5.500. 

Horário de saída: 6:30h (A van buscou no hostel). 

Horário de retorno: 14:00h. 

O que está incluído: Guia e Café da manhã. 

Altitude máxima: 4.200 metros de altitude. 

Distância de Atacama: 115km.

Lugares que foram visitados: vilarejo de Socaire, localidade de Toconao, Laguna Chaxa, Salar de Atacama, Lagunas altiplánicas: Miscanti e Miñiques. 

• O que levar? 

- Casaco;

- Luva, gorro e cachecol;

- Óculos de sol;

- Protetor solar;

- Água;

- Roupa de calor por baixo, pois vai esquentando durante o dia. 

- Papel Higiênico (É sempre bom garantir).

Aconselho a deixar esse passeio para os últimos dias para que você já tenha feito uma boa aclimatação. O vento e frio pioram um pouco as coisas. 

6:40h já estávamos saindo de Atacama e nossa primeira parada foi bem cedinho no Vilarejo de Socaire. Uma comunidade dedicada ao artesanato, agricultura e criação de Lhamas. Nesta comunidade já estávamos a mais de 3.500 metros de altitude. É um vilarejo bem pequeno que tem como principal ponto turístimo uma igrejinha antiga e bem bonitinha. A parada foi bem rápida. 

20180514091358_IMG_2114.thumb.JPG.2d95338c2fcf4667cecc13083d49aba3.JPG

Vilarejo de Socaire

Saímos e fomos para a comunidade de Toconao. Visitamos algumas casas de artesanato e tiramos algumas fotos pela praça central. 

20180514133306_IMG_2295_1.thumb.jpg.f7629a455983054fa17d8f46c74b8737.jpg

Localidade de Toconao

Saindo dali começamos a subir em direção as Lagunas altiplanicas. A Laguna Miscanti e a Miñique ficam dentro da Reserva Nacional Los Flamencos. Para entrar nas lagunas precisamos pagar uma taxa de 5.500 pesos.

Todo o caminho até chegar nas lagunas é incrível. As cores e vegetações vão mudando a todo instante. É muito comum encontrar várias espécies de animais também. 

Olha, falar uma coisa para vocês. Que lagoa foda! Vontade de ter uma no quintal da minha casa. Tudo bem que nem quintal eu tenho, pois moro no apartamento, mas se tu tivesse quintal queria uma laguna dessa nele. 

Os reflexos das montanhas junto com o céu e a vegetação é muito lindo.

20180514093914_IMG_2129.thumb.JPG.fb4a3f78b9637157b0f869e915bcedfe.JPG

Trajeto até as Lagunas

20180514094755_IMG_2132.thumb.JPG.0663cefbc0e1854559378e02558632a5.JPG

Trajeto até as Lagunas

20180514100720_IMG_2145.thumb.JPG.f9d8e11b2c951008284ac392ee38fe2b.JPG

Miñique

20180514101649_IMG_2153.thumb.JPG.39a86627bd3db528e7277ac2abbae545.JPG

20180514102007_IMG_2175.thumb.JPG.96c7e5b5745d06b3f6ea974721c5f41d.JPG

Eu indo para Miñique uhauhauha

20180514102145_IMG_2187.thumb.JPG.b075d8261a4573344c887c2fa5cc6462.JPG

Mais Miñique

Não sei em que momento que eu patetei, que não tenho foto da Miscanti. Fiquei bolado tentando entender e cheguei a conclusão que eu acho que o guia passou tão rápido por ela que nem deu tempo tirar foto. Mas ela é lindona também. 

Ah! Neste lugar tem banheiro limpinho. rsrsrs.  

Saindo das lagunas fomos para nossa ultima parada: Laguna Chaxa e Salar de Atacama. Rodamos por todo o Salar, o guia nos explicou várias coisas sobre a formação do salar. 

20180514122854_IMG_2227.thumb.JPG.4945d1052de139fb842808f780e127c3.JPG

Laguna Chaxa e Salar de Atacama. O Salar é do outro lado e tem alguns Flamingos. Nada de diferente. 

20180514123027_IMG_2232.thumb.JPG.9c7671608104f2656f4c716810f8c470.JPG

Laguna Chaxa e Salar de Atacama

20180514123221_IMG_2243.thumb.JPG.1298e445ae41bdceecd482ad6d657ef1.JPG

Eu

20180514123417_IMG_2256.thumb.JPG.3a0f9da4a4a314bc2831b7e82f422060.JPG

O bonde todo. 

Esse passeio foi da hora, mas o Salar de Tara continua sendo o meu passeio favorito em Atacama. 

Já tinha combinado com o Marco de deixar as mochilas lá para não pagarmos outra diária. Quando chegamos no hostel, o Marco (Novamente sendo foda), deixou a gente no quarto até o horário do ônibus, para relaxarmos, tomarmos um banho e ainda brindou uma cervejinha local com a gente para despedida.

Lembrando que algumas agências incluem nesse passeio a ida ao mirador para Piedras Rojas. Piedras Rojas é uma lagoa verde bem clara com formações rochosas avermelhadas. Rojas = Vermelhas. 

Para quem não sabe Piedras Rojas está fechada para visitação, então só pode ser vista do mirador. 

Reno Romeu que tem um programa chamado Kite Extremo, no Canal Off (Não sei se tem ainda) fez o favor de praticar kitesurf nas lagunas. Essa atitude irresponsável causou alguns danos, como o afastamento dos flamingos e de outros animais. É um Brasileiro! Poderia ser qualquer outras pessoa de outro país, pois pessoas irresponsáveis estão por todo o mundo, mas dá uma vergonha alheia nessas horas. 

21:00h e o bondão da foto foi até a rodoviária nos levar (Angéllica e eu) <3. As meninas iriam para Santiago, Angéllica iria comigo e o Guilherme ficaria mais 1 dia em Atacama. Encontraríamos ele em Cusco. O Erilmar já havia indo embora para SP. 

Já falei que esse momento de despedida é muito chato né? Mas é verdade! A gente cria um carinho muito grande pelas pessoas que você cria afinidade.

Mochilão no bagageiro e a sensação de que essa viagem seria longa pra cacete. E foi!!! kkkkkk No próximo capítulo conto tudo sobre o trajeto SPA X ARICA X TACNA X AREQUIPA. 

Gastos do 4º dia em Atacama:

Cotação do dia: 1 Real = 162 pesos.

Tour Altiplanicas: 17.000. 

Entrada Altiplanicas: 5.500.

Supermercado (Lanche para viagem) 1.800 pesos.

Total em pesos: 24.300.

Total em reais: R$ 150,00. 

Gasto parcial da viagem: R$ 3.460.11.

Próximo capítulo: SPA X AREQUIPA: 14 - 15/05: Viagem que não tem fim. 

Postado
  • Membros

Acompanhando seu relato, obrigado por compartilhar! Embarco na primeira semana do mês que vem.

Pergunta: Vi você comentando sobre o dólar e tal, mas você acha que ainda é viável levar dólar com a atual cotação de R$ 3,94? Creio que meu gasto será parecido com o seu... Consegue me dizer quanto levou em dólar?

Postado
  • Autor
  • Membros
10 horas atrás, Daniel.Lima6 disse:

Acompanhando seu relato, obrigado por compartilhar! Embarco na primeira semana do mês que vem.

Pergunta: Vi você comentando sobre o dólar e tal, mas você acha que ainda é viável levar dólar com a atual cotação de R$ 3,94? Creio que meu gasto será parecido com o seu... Consegue me dizer quanto levou em dólar?

@Daniel.Lima6 muito obrigado por acompanhar. :D.  

Levei 500 dolares. 

Sobre levar ou nao dólar. Quando fui em maio estava 1 real = 1.70 bol. 1 dólar = 6.95. Hoje 21.06 está 1 real = 1.65. Dólar = 6.95. 

Entao se você trocar aqui o dólar por 3.94 você consegue com 1 dólar comprar lá 6.95 bol. E com 3.94 reais você compra 6.50 bol. 

Ainda fica na vantagem com a diferença que o real sempre cai muito mais que dólar. Com o dólar vc consegue pagar hostel, agências, etc. 

O dólar é muito mais valorizado frente ao real. 

Faça uma consulta de quanto ta a cotação nos 3 países e faz a análise. Eu sempre acho que o dólar é mais vantagem, mesmo que fique elas por elas. 

Não precisa trocar muito. Tenta ver também se consegue alguém que já viajou e tem dólares para vender mais barato. Se nao levar dólar, vai conseguir se virar também. 

• Silnei featured this tópico
Postado
  • Autor
  • Membros

CAPÍTULO 9: SPA x AREQUIPA: 14-15/05: Viagem que não tem fim. 

Esse trajeto é um pouco complicado, pois envolve mudar de terminal, trocar de ônibus, fronteira, imigração, enfim. Uma verdadeira missão até chegar em Arequipa. Escolhi fazer dessa forma, porém existem outras possibilidades, porém mais caras. 

Antes da viagem entramos no booking e selecionamos alguns hostels em Arequipa com os valores, porém não reservamos antecipadamente. Não vi nada que me fizesse parar e conhecer Arica e Tacna. Meu foco era chegar em Arequipa. Usei as cidades apenas para passagem

1948111324_SemTtulo-1.jpg.a1ced9d11938d081e576e45ecf82363d.jpg

• Tempo de viagem e valores das passagens: 

SPA X ARICA: 11 horas - 12.000 pesos. 

ARICA X TACNA: 1:40h - 2.000 pesos. 

TACNA X AREQUIPA: 7:30h - 20 soles. 

• Primeiro destino: Arica: 

Conforme disse no capítulo anterior saímos de San Pedro de Atacama 21:30h e pagamos 12.000 pela empresa TurBus (Semi cama). Preparamos lanche para levar e não gastar com alimentação pelo caminho. Chegamos em Arica às 8:30h da manhã.

Falei detalhes da empresa e compra de passagem para Arica no capítulo passado. 

Quando descer do ônibus, vai em direção a saída do terminal. Quase na saída segue pelo lado direito para pegar outro terminal. Sai rua mesmo, porém logo a frente encontra o terminal. Não é difícil e qualquer pessoa sabe informar por ali. Nem sei como é a cidade e nem o que tem. Foi o tempo de descer de um ônibus e entrar em outro. 

• Segundo destino: Tacna. 

No próximo terminal, logo na entrada tem um guichê onde você precisa pagar uma taxa de 350 pesos para transitar dentro dele. O banheiro custa 300 pesos. O terminal tem dois lados, um para taxi e outro para ônibus. Os primeiros ônibus são os que vão para Tacna. Não é preciso comprar passagem em nenhum guichê. Basta parar na fila e aguardar. O ônibus sai de 30 em 30 minutos. Peguei um que saiu 9:00h por ai. 

Empresa: Buses Norte Grande.

Valor: 2.000 pesos.

Tempo de viagem: 1:30h. 

Não sei exatamente o valor do taxi, mas provavelmente fica em torno de uns 4 a 5.000.

Quando chega sua vez, o cara coloca o mochilão no bagageiro. No início da viagem, muita coisa deixa o sujeito apreensivo. No final você tá tão acostumado que já nem liga tanto.

Não colocaram identificação nenhuma na mala e jogaram lá junto com outras dezenas. A primeira coisa que pensei foi sentar na janela do lado direito para ficar de olho caso alguém abrisse o bagageiro. Toda hora que alguém descia e pegava mala, tava eu lá com o pescoção na janela. Kkkkk. Segura na mão de Deus e vai.

Quando fui entrar no ônibus a mulher pediu o documento e ficou segurando. Eu fiquei parado esperando ela devolver sem entender nada e ela mandando entrar no ônibus. Fiquei boladooo com aquela mulher segurando meu documento. Mais uma vez, segura na mão de deus e vai. Fui entrando, mas tentando entender o que estava acontecendo. Segundo ela e os locais que estavam no ônibus ela devolveria assim que o ônibus saísse. Eis que o ônibus vai dando ré sem a mulher dentro do ônibus. Coração acelera, já ia  levantar gritando pedindo socorro e logo ela veio correndo para entrar no ônibus com aquela pilha de documentos de todos os passageiros. UFAAAA!

O ônibus saiu, documento na mão e paz reinou no meu coração, quase aliás, se não fosse meu mochilão sem identificação nenhuma lá. Guardem o papel da taxa da rodoviária, pois é recolhido dentro do ônibus. Se perder tem que pagar a taxa novamente. 

• Fronteira Chile x Peru:

O mesmo ônibus que você pega em Arica vai parar no processo de imigração, todo mundo desce com as malas, passa pelo primeiro guichê que é o controle de saída do Chile e vai para o outro que é controle de entrada, ficam no mesmo lugar. Após isso passa tudo no raio x e você sai pelo outro lado. O ônibus já fica lá esperando e depois que todo mundo acaba o processo de imigração o ônibus segue com destino ao terminal de Tacna. 

Chegada no terminal de Tacna: 10:00h – 11:00h (Esses horários não são exatos. Considere uma margem de diferença).

Não tínhamos nenhum soles. Começamos então a caçar dentro da rodoviária uma casa de câmbio. Tem várias por ali, porém o pessoal é bem emburrado e cara fechada. Muitos não aceitavam real e algumas jogavam o valor lá embaixo. Encontramos o real por 0,50, 0,60, 0,65, 0,70... vários preços. O melhor que encontramos foi a 0.75 e chorando, pois ela queria pagar 0,70. Sai perguntando de uma a uma até encontrar a melhor. Troquei 100,00 para os gastos iniciais e foi o suficiente. R$ 100,00 = 75 soles. 

• Terceiro destino: Arequipa.

Quando você chegar no terminal de Tacna, troque seu dinheiro, saia do terminal, atravesse a rua e vá para outro lado da rua para outro terminal. É uma trocação de terminal infinita PQP. Dentro desse terminal fomos no guichê da empresa Moquegua. Lá compramos nossa passagem para Arequipa.  

Empresa: Moquegua. 

Valor: 20 soles (Semi-cama)

Horário de saída: 10:30h. 

Tempo de viagem: 7:30h.

É necessário paga uma taxa de 1 soles para transitar no terminal. Todas as rodoviárias tem um guichê somente para isso. Na dúvida pergunte. Praticamente todos os terminais tem essa taxa para transitar dentro dele. Pagamos e fomos para o portão de embarque. Essa empresa eu achei bem confortável e o ônibus não é uma carroça.

No próximo capítulo falo sobre a chegada na incrível Arequipa e tudo sobre o passeio para o Valle del Coca. 

• Dicas:

- Quando ficar com medo de bagagem sem identificação, sentem do lado direito do ônibus em uma janela se possível, onde dá para ver o bagageiro e o que outros passageiros pegam;
- Evitem comprar passagens de pessoas oferecendo pelas ruas ou fora dos guichês. Você pode comprar mais caro ou bilhete falso. Depois não vai ter como reclamar; 
- Dê preferência a taxi credenciado se tiver sozinho, porém eles tendem a ser mais caros. Se tiver em grupo procure taxi fora das áreas credenciadas, pois é mais fácil pedir desconto;
- Evite trocar dinheiro em rodoviária, pois a cotação tende a ser pior. Troque o suficiente para os gastos iniciais. 

• Gastos:

Obs: Os custos da passagem SPA X ARICA está no capítulo anterior / Não gastei com lanche na viagem, pois preparei uns sanduíches lá em San Pedro de Atacama. Mas para facilitar, a passagem custou 12.000 pela empresa TurBus o que equivale a R$ 74,07. 

Chile (Cotação 1 real para 162 pesos):

- Taxa terminal Rodoviário em Arica: 350 pesos.

- Banheiro Terminal Rodoviário em Arica: 300 pesos. 

- Ônibus para Tacna: 2.000 pesos. 

Total em Pesos Chilenos: 2.650.

Total em Real: R$ 16,35.

Peru (Cotação de 1 real para 0.75 soles)

- Passagem para Arequipa: 20 soles.

- Taxa terminal Tacna: 1 soles. 

Total em soles: 21 soles. 

Total em reais: R$ 28,00.

Total geral em reais: R$ 44.35. 

Gasto parcial da viagem: R$ 3.504.46.

Próximo capítulo: 16-17/05/2018: A incrível Arequipa, Valle del Coca e o voo dos Condores.

Postado
  • Autor
  • Membros

CAPÍTULO 10: 16-17/05/2018: A incrível Arequipa, Valle del Coca e o voo dos Condores.

Quem quiser seguir no insta: @diegomoier. 

Chegamos em Arequipa a noite, cansados dessa missão toda de pega ônibus, entra em terminal, sai de terminal, UFAAAA! Um olha para cara do outro e solta: VAMOS DE TAXI!

Pegamos um taxi do lado de fora da rodoviária que nos cobrou 8 soles até o centro, 4 para cada. No caminho ele nos indicou um hostel com preço bom e boa localização. Aceitamos a indicação e ele nos deixou na porta do hostel.

Em Arequipa tem alguns hostels que são mais badalados, porém não era meu intuito nessa viagem. Queria lugare para dormir, descansar em paz e conhecer tudo que tinha planejado. Em cusco abri mão e deixei um dia reservado para descansar e curtir a noite. 

• Detalhes do hostel:

Hostel: Mochileros. Link do Booking.

Endereço: Calle Cuzco 101 Vallecito, 0051. 

Valor da dária: 25 soles (Com café da manhã).

Quarto compartilhado para 4 pessoas com banheiro no quarto. 

Indicação: Cama confortável, ambiente muito agradável, limpeza excelente, boa localização. 

63122618.thumb.jpg.78bc99ccacb68a42c44f08d216473484.jpg

63123810.thumb.jpg.7cae17dcd506f817f5706314b878be65.jpg

Imagens do booking

Chegamos no hostel e logo fomos avisados que estava havendo um racionamento de água na cidade e que não tinha agua no hostel. Normalizaria apenas as 5 da manhã. Depois de horas de viagem não teria como tomar banho. Meus últimos lenços umedecidos entraram em ação. 

No quarto encontramos com uma brasileira super gente boa, a Loraine (@Ithiemi). Ela faria o Valle del Coca no outro dia pela manhã e iria embora a noite. Resolvemos fazer também na mesma agência, pois seria um oportunidade de conhecer mais alguém pelo caminho. Nunca é demais uma companhia e ainda mais brasileira.

Vamos do começo:

• Sobre Arequipa:

"Arequipa localiza-se no sul do país, a 2300 metros de altitude, estendendo-se numa área de oásis localizada num vale das montanhas desérticas da cordilheira dos Andes, e rodeada por vários picos, entre os quais o de Misti, com cerca de 5822 metros de altitude. Tem cerca de 852.009 habitantes.

A cidade de Arequipa metropolitana conta com mais de 9 shoppings e dois terminais rodoviários, um para destinos nacionais e o outro para destinos internacionais". Sim! a fonte foi o Wikipedia kkk. 

• O que fazer em Arequipa? (Não inclui todos, apenas alguns que havia pesquisado antes da viagem). 

O principal passeio de Arequipa e o mais procurado é o Valle del Coca, porém a cidade é recheada de museus e miradores.

> Museu Santuários Andinos:

Abertos todos os dias 9h às 18h. Aos domingos fecha às 15h. 
Valor 20 soles (20,00) + 10 soles o guia (10,00)
http://www.ucsm.edu.pe/museo-santuarios-andinos/

> Monastério de Santa Cecília

Aberto todos os dias de 9 às 17h. 
Terça e quarta até as 20h.
Valor: 40 soles (40,00) sem guia. 
http://www.santacatalina.org.pe/index.php/es/inicio-es

> Mirador de Carmen Alto 

> Casa del Fundador

> Mirador de Sachaca

> Mirador Yanahuara

> Molino de Sabandia

> Banhos termais de Yura e Aguas de Jesus

> Vale do Colca / Chivay / Vilarejo de Maca / Cabanaconde.

• Continuando:

Nosso roteiro estava apertado. Preferi deixar mais dias para Cusco, então decidimos que em Arequipa ficaríamos apenas dois dias. Um dia seria para o Valle del Coca e o outro para conhecer a cidade. 

Demos um pulo na praça das armas para fechar o passeio com a agência, ir ao supermercado e trocar dinheiro. A praça da cidade a noite é incrível. A igreja é muito maravilhosa.

20180515_193158.thumb.jpg.2fec669f26f5aa0e76022f55e0afc50b.jpg

20180515_193145.thumb.jpg.a0b20250344003fef739e8a5f4818635.jpg

Praça das armas - Arequipa

• Detalhes da agência contratada para o Valle del Coca: 

Agência: Lily`s Tour.

Contato: lilystours2016@gmail.com - Telefone: +51 941 415 157

Endereço: N°, Portal de la Municipalidad, Arequipa 122 - (Coloquei uma imagem abaixo para facilitar).

Valor do passeio: 40 soles (Sem almoço. Você pode pagar um pouco mais caro e ter o almoço incluído).

Valor da entrada (Pago a parte): 40 soles. 

Conseguimos na mesma agência trocar dinheiro com a cotação de 0.85. Bem melhor do que o da rodoviária né? 

Trocamos mais 200,00. 

Indicação: Pontuais, guia bom, ônibus ok. Não tenho reclamações. 

817704735_SemTtulo-2.thumb.jpg.473c6c275a99161ba2e1489f3a669759.jpg

A Lily`s tour não tem placa na frente, mas é essa lojinha ai de frente que vende tudo. Fica praticamente do lado do supermercado.

Aproveitamos para conhecer a praça, passamos em um supermercado para comprar coisas para fazer lanche para comer a noite e levar para o passeio, visto que não pagaríamos o almoço. Ao total paguei 15 soles, pois comprei água, pão, queijo, fruta e bolacha biscoito. Voltamos para morfar, pois o passeio sairia muito cedinho.

• O que levar para o passeio de 1 dia do Valle del Coca?

- Água;

- Protetor solar;

- Óculos escuros;

- Corta vento e agasalho;

- Cachecol, touca e luca;

- Toalha e roupa de banho caso queira entrar nas águas termais. 

- Lanche;

- Grana para almoço (Caso queira almoçar e não pagou na agência): 30 soles no mínimo.

- Entrada Valle: 40 soles. 

• O que é o Valle del Coca?

É é um cânion formado pelo rio Colca. Tem uma profundidade de 4 160 metros, é mais de duas vezes mais profundo que o Grand Canyon, nos Estados Unidos. O Colca é um colorido vale andino, historicamente povoado por povos pré-incas e por cidades fundadas na época colonial espanhola, o cânion ainda habitado pelas culturas collagua e cabana. 

• Valle del Coca: Como é o passeio? 

Existe o tour de 1 dia, 2 dias e 1 noite e o trekking de 3 dias para o Valle del Coca. Qual fazer? 

Vai depender exclusivamente da sua disposição e tempo. Vale a pena? Qualquer um deles vale.

O Trekking passa por Chivay, mirador para ver os condores, porém desce o cânion passando por algumas comunidades. Esse exige bastante do seu joelho. O passeio de 2 dias e 1 noite faz a mesma coisa que o de 1, porém com mais calma e dorme em Chivay. O passeio de 1 dia é para aquelas pessoas que não tem tempo ou não quer investir tanto tempo nesse passeio.

Consegui conhecer tudo, porém com o tempo mais curto.  Vou focar no de 1 dia que foi o que fiz.

• Sobre Full Day para o Valle del Coca:

A entrada custa 40 soles. Se você quiser almoçar são 30 soles aproximadamente e se quiser entrar nas águas termais: 10 soles. Se preferir pode ir na tirolesa: 80 soles. 

A Van nos buscou 3:30h da manhã no hostel. Tava um pouco frio, mas nada assustador. Inicialmente passamos por Chivay onde tomamos nosso café da manhã. Que café da manhã maravilhoso!!! Comi horrores, pois já sabia que não iria almoçar nesse dia (Não queria pagar 30 soles para almoçar), então aproveitei e dei prejuízo. Junto com meu sanduíche e minha laranja ficaria de bouas até chegar em Arequipa novamente. 

Antes do café o guia pediu para gente ir na praça para ver uma apresentação de dança, pois as crianças precisavam ir para a escola. Tiramos algumas fotos e eu aproveitei para tirar a famosa foto com as senhoras com as alpacas e lhamas. No final catei umas moedas e dei para elas. Não tem um valor fixo. Paga o que você quiser. 

Burro que sou, dei uma moeda de 5 soles no meio das outras, confundi com 5 centavos. No final acho que dei uns 10 soles. Vi que elas ficaram mais sorridentes comigo do que outros turistas. Será pq? Com essa gorjeta eu merecia era levar uma alpaca para casa. Isso sim!

20180516092148_IMG_2321.thumb.JPG.ce3bb84f897cc8bc9e5dd20378348d30.JPG

Olha a cara delas de: "Ele deu 10 soles". 

702998143_chivayarequipa(1).thumb.jpg.cf58281cdc8b8673bc632602cd15fc5f.jpg

Chivay

2083013336_chivayarequipa(2).thumb.jpg.7c6e68a5763b05c6684f9128a3cfedfb.jpg

Chivay

Depois fomos para o vilarejo de Maca. Várias senhoras com suas bancas de artesanato, lhamas e alpacas oferecendo tirar foto. Algumas já chegam jogando a alpaca em cima de você, se não segurar capaz até das coitadas caírem no chão. Tinha também uma praça e uma igreja. Ficamos pouco tempo por ali e logo partimos para o mirante Cruz del Condor onde é possível ver vários Condores voando. 

20180516102446_IMG_2340.thumb.jpg.fe9f5614d1204064977b355987242939.jpg

Maca

20180516101843_IMG_2330.thumb.jpg.3132743121ed57d2219a2db59754e152.jpg

Maca

ATENÇÃO PARA ESSE DETALHE ABAIXO!!!

Chega determinado horário e os condores somem... eles não vão mais para perto do mirador. É necessário ver com a agência o horário que chegará no mirador, pois se for depois de 9:30h da manhã há sérios riscos de não ver condor nenhum. Ahahaha. 

• Continuando:

Os Condores são enormes e lindos. Ver o seu voo também é uma experiência bem legal. Não tive muita paciência de ficar muito tempo ali, apenas observei um pouco e fiquei apreciando a paisagem por outro ponto. Logo eles sumiram. 

Te falar uma coisa: Muito turista, pqp! Tinha nem espaço direito para admirar a paisagem. Kkkkk Um condor passava perto e todo mundo: “NOOOOFAAAAAA”. Não senti vontade de jogar as pessoas cânion abaixo, mas confesso que estava um pouco irritado com tanta gente. 

708822500_caniondelcocaarequipachivay(2).thumb.jpg.4087b4004f79a0829c78a1f13a0a0557.jpg

2068916976_caniondelcocaarequipachivay(5).thumb.jpg.35327c3d5d814d854c8874304e0144b7.jpg

Bem blogayra olgando pra baixo

201972826_caniondelcocaarequipachivay(8).thumb.jpg.12692e544a377ec7f3e1e9c94eb6cbdd.jpg

Os Condores que somem depois de 9:30h Eles são bem bonitões.

1812714424_arequipacaniondelcoca.thumb.jpg.f7ce2b5e503720f30a69b346199d4540.jpg

Nem é tão alto vai.

A 5km de Chivay está o Museo Etnológico y Baños Termales e para tomar banho é preciso pagar um valor de 10 soles. Quem não quiser tomar os banhos termais pode ir na tirolesa que fica um pouco maios caro (80 soles se não me engano).

Eu não fiz nem um, nem outro. Comecei a fazer uma trilha doida lá até chegar no topo e ver a paisagem inteira. Dá para ver o pessoal bem pequenininho nas piscinas lá embaixo. Catei umas pedras (Louco por pedras, até pedra brita eu cato se deixar) e logo desci, pois fiquei com medo de todo mundo ficar me esperando e eu perdido nas trilhas.  

1357110479_caniondelcocaarequipachivay(3).thumb.jpg.06b811ed964d42daba7c59cefbd7bdce.jpg

747903813_caniondelcocaarequipachivay(1).thumb.jpg.35e46b71ec0d4d39807b873f1d6a447c.jpg

Baños Termales

Nossa próxima parada já seria para almoço. O restaurante não sei o nome e nem onde é, pois nem comi nele. Comemos nosso sanduíche som laranja. Olha que eu nem estava com fome (também pudera, acabando com o café do restaurante).

Quase no finalzinho do passeio passamos pelo mirador de Los Andes (Mais de 5.000 metros de altura) onde dava para ver diversos vulcões. Tinham várias placas explicando cada um deles. Passamos também pela reserva Nacional de Salinas e Aguada Blanca onde é possível ver diversos tipos de aves, alpacas, lhamas e afins. Já estava bem frio e eu estava um pouco sem paciência para ficar lá. Tirei umas fotos e voltei para o ônibus.

879570387_caniondelcocaarequipachivay(4).thumb.jpg.5010182b012ece201bfce54b0af20012.jpg

Mirador de Los Andes (Aqui faz um vento gelado da porra)

1117022708_caniondelcocaarequipachivay(6).thumb.jpg.0ec9814ab74517723cf9d56134e5fd91.jpg

Aguada Blanca (Eu acho que esse o nome daqui)

Só eu que tenho esses momentos de foda-se em uma viagem? De passar por um lugar e não querer apreciar, ver e fotografar nada? 

Chegamos em Arequipa mais ou menos 18:30h. 

Cheguei a pensar em ir no Wild Rover de Arequipa, mas a preguiça falou mais alto e preferi dormir. A Loraine foi embora e ficou apenas eu e a Angéllica no quarto. Tomamos banho mais cedo para não correr o risco de ficar sem água novamente por conta do racionamento. 

• 2º dia em Arequipa:

Não planejamos nada para fazer no outro dia. Iríamos conhecer melhor a cidade. Não fizemos nenhuma parte histórica e museu, então não tenho muito a falar ou dica para dar. 

Acordamos, tomamos café no hostel e esperamos dar o horário para encerrar a diária. As diárias lá encerram as 10h da manhã (WTF), Arrumamos tudo no mochilão e ficamos apenas com a mochila de ataque. Pedimos para guardar o mochilão no hostel para não pagar outra diária e partimos para bater perna. 

Fomos para a praça das armas e supermercado novamente e começamos a pesquisar sobre passagens para Ica. Nas agências custava 85 soles pela empresa Cruz Del Sur. Preferimos ir até o terminal rodoviário para ver se achava mais em conta.

Chegando na rodoviária fomos direto para o guichê da Cruz del Sur e a passagem mais barata estava 80 soles. Detalhe que pagamos 4 soles cada um para ir até o terminal (2 de ida e 2 de volta). Ou seja: Não fez diferença nenhuma a não ser a minha patetice de não procurar outras empresas pelo terminal. Coloquei a bonita da Cruz Del Sur como absoluta, comprei a passagem e pronto. Com certeza deve ter opção mais barata do que os 80 soles. Esses valores são bem relativos, pois a Cruz del Sur sempre tem assentos promocionais. É questão de sorte para quem deixa para comprar em cima da hora. 

Voltamos para a praça e almoçamos em um restaurante que fica na Calle Àlvarez Thomás. A rua fica na lateral do prédio da Lily`s Tou e tem vários restaurantes baratos e com comida boa. Variam entre 7 e 15 soles o prato com entrada e refresco e algumas com sobremesa (Ruim, mas tem). 

As cotações que conseguimos em Arequipa para real foram: 0.80 e 0.85. 

865948719_arequipa(2).thumb.jpg.783d83d37a96ecbb0f304e8bb4a53e12.jpg

Praça das Armas - Arequipa

arequipa_(3).thumb.jpg.c4ad4b6aa0877b3ee308048e13716550.jpg

Detalhes arquitetura Arequipa

875365403_arequipa(4).thumb.jpg.2c359776e88a446624758c0dc831580e.jpg

Praça das Armas - Arequipa

1654098491_arequipa(5).thumb.jpg.986f26a2a0023d1686c2f97e361b4b7e.jpg

Detalhes arquitetura Arequipa

571759842_arequipa(1).thumb.jpg.bf8b469f99ff4aefc1674ec6c114fb82.jpg

Pensa em uma pessoa louca por portas grandes.

Nosso ônibus para Ica saiu as 19:30h. 

E NÃO É QUE A CRUZ DEL SUR É ABSOLUTA MESMO?

Ônibus confortável, limpo, cobertozinho, comida, TV individual com filminho e fone. O valor vale, mas se lembrasse de ver, e tivesse mais barato, com certeza seria minha opção. Filme vejo em casa! Dando para dormir de boa para mim é o que importa. 

Detalhe que resolvemos ir de ônibus para a rodoviária para economizar. Caracaaaaaa! Quanta audácia a nossa. Entramos no ônibus e estava de boa, até lugar para sentar tinha. O ônibus começou a parar infinitamente e não parava de entrar gente, gente no teto, no chão, na cadeira, pendurada, crianças em cima de sacolas, pessoas subindo em cima das outras. 

Mano, o prêmio para maior sufoco dessa viagem foi para: “Sair daquele ônibus”. 

Enfim conseguimos pegar o busão. Lembrando que tem as taxas do terminal. Nessa pagamos 2 soles se nao me engano. 

No próximo capítulo falo da chegada em Ica, nosso bate Volta em Huacachina e a ida para Cusco.

• Gastos em Arequipa + passagem para Ica (2 dias)

Cotação: 1 real = 0.85 soles.

Taxi rodoviária x centro: 4 soles. 

Hostel 2 diárias: 50 soles. 

Tour Valle del Coca (Agência): 40 soles.

Entrada Valle del Coca: 40 soles.

Supermercado: 20 soles

Almoço + coca (Não consegui tomar o chá-suco quente): 10.50 (almoço: 7.50 / Coca: 3). 

Passagem para ICA: 80 soles.

Passagem ida/vinda Rodoviária (3): 6 soles.  

Taxa Rodoviária: 2 soles. 

Gorgeta para as mulheres com alpacas: 10 soles. 

Total em Soles: 262.50.

Toral em reais: R$ 296.81.

Gasto parcial da viagem: R$ 3.801.27.

Próximo capítulo: 18/05: Chegada em Ica, bate e volta em Huacachina e ida para Cusco. 

Postado
  • Autor
  • Membros
  • Este é um post popular.

CAPÍTULO 11: 18/05: Chegada em Ica, bate volta em Huacachina e ida para Cusco. 

Nos planos iniciais dormiria em Ica e faria Paracas e Islas Ballestas, porém no decorrer da viagem decidi fazer apenas huacachina e gastar mais dias em Cusco. Sendo assim não havia necessidade de dormir lá, pois só gastaria com diária em hostel. Decidimos então também não dormir em Ica e ir direto para Cusco no mesmo dia. Foi bom? Em questão de economia de grana e tempo sim, mas se soubesse que iria ficar tão sujo, teria dado um jeito de arrumar um canto e tomar um banho e ralaxar. 

O tema desse capítulo deveria se chamar: Areia até no c*. 

Angéllica tava lá firme e forte compartilhando as loucuras.

Conforme disse no capítulo anterior nosso ônibus saiu as 19:30 de Arequipa pela empresa Cruz del Sur e custou 80 soles (Semi-Cama). Chegamos em Ica por volta das 6:30h da manhã. Começamos dando uma volta pelas ruas (Não fazia a mínima ideia onde estava). Tinha tomado um dramim e desci do ônibus completamente perdido e tonto. O plano seria: comprar passagem de volta, pegar um Tuc-Tuc (Moto-táxi), ir para Huacachina, voltar a noite e ir direto para Cusco. 

• Comprando passagem para Cusco:

A bonita da Cruz Del Sur te deixa no terminal deles e não do geralzão, o que dificulta um pouco procurar outras opções de passagens.  Perguntamos primeiro na Cruz Del Sur o valor da passagem e a mulher nos disse que estava 140 soles. Procuramos outro terminal e nada feito, achamos só uma que fazia Cusco e tava quase a mesma coisa. Não sei se aquilo era o terminal da cidade, confesso que não tava muito afim de correr atrás disso. 

Voltamos e já compramos a passagem para cusco pela Cruz del Sur. Porém depois de insistir muito a mulher procurou lá e achou umas cadeiras promocionais e o total para 2 deu 75 soles.

Empresa: Cruz del Sur.
Valor: (Semi-cama) 75 soles (O valor pode alternar dependendo do dia). 
Horário de saída: 21:30h. 

O ideal na Cruz del Sur é comprar antecipadamente, pois consegue valor promocionais ou ter a sorte de na hora que for comprar ter mais barato. Insista para a atendente procurar se não tem nem uma cadeira mais baratinha. Do nada aparecem umas perdidas. 

Passagens compradas!!!

Demos um rolê até uma praça principal onde o nosso foco era trocar dinheiro. Depois de comprar a passagem cada um tinha apenas 40 soles. Quando começamos a sondar a cotação em Ica, vimos que estava horrível. Para ter ideia queriam pagar 0.60 pelo real. Achamos um absurdo e resolvemos que iríamos para Huacachina com 40 soles. Lá a gente se virava. 

Tínhamos 100 dólares inteiro, reais e os 45 soles. Alguma solução teria. Olhando pelas ruas de Ica a arquitetura da cidade é interessante, mas não vou dizer que é um lugar bonito, pelo menos na parte que andei. Nosso objetivo era chegar em Huacachina. 

• Sobre ICA:

A cidade sofreu muito com os terremotos de 2007. Fica situada as margens do rio Ica e é fértil principalmente para o vinho. Tem cerca de 247 mil habitantes e foi fundada em 1563 com o nome de Vila de Valverde, em suas imediações destacou-se a cultura inca, de seu apogeu até 1450 d.C.

• Passeios em Ica:

Os principais passeios que saem de Ica são: Reserva Nacional de Paracas  e Islas Ballestas, Oásis de Huacachina onde pode fazer o passeio de Buggy e Sandboard, Linhas de Nasca e Tour das vinícolas de vinho e pisco. 

Decidimos fazer apenas Huacachina. Pagamos um moto táxi que cobrou 5 soles paranos levar. Devem cobrar menos, mas como tá na cara que o sujeito é turista eles aproveitam. Tem TUC-TUC para todos os lados em Ica, e TODOS buzinam irritantemente a todo momento. Em poucos minutos chegamos em Huacachina. O solzinho estava maravilhoso, ainda mais com aquela lagoa e as dunas.

• A lenda de Huacachina:

Uma jovem princesa foi pega durante seu banho por um caçador, ela fugiu, durante uma longa perseguição a princesa acabou voltando para a piscina onde tomava seu banho e lá algo de estranho ocorreu, a piscina se tornou o lago, e o véu de suas roupas tornaram-se as dunas. Lá ela vive até hoje como uma sereia.

892044404_icahuacachinaperu3.thumb.jpg.218e2dc099432957e030939d4fd563b1.jpg

20180518122435_IMG_2553.thumb.JPG.17a2c671967da88f5803ed77a3cb858c.JPG

20180518131451_IMG_2586.thumb.JPG.c9574df8ed49788ee3ed1fdc681b2a58.JPG

20180518130557_IMG_2575.thumb.JPG.1b95b9c15c338b195be9b88d895c94e6.JPG

20180518131230_IMG_2581.thumb.JPG.941c5ff07d3f685fdf959af5519219dc.JPG

20180518132234_IMG_2599.thumb.JPG.afb471c98c8a1c3b761cfcbcc829e0ac.JPG

Gostei muito de ter ido em huacachina, apesar de ter pensado em não ir diversas vezes. Li relatos que falavam que não valia a pena, uns falavam que aquilo não passava de uma poça artificial, que a cidade era muito perto e que nem dava a impressão de ser deserto, enfim.... Resolvi ver por conta própria como era. 

Os relatos devem servir para um auxílio e nunca para verdade absoluta. Faça o seu planejamento, pois a sua experiência nunca será como a de outra pessoa. Alguém pode odiar e você amar. Leve em consideração as vantagens e desvantagens, mas faça sempre o que o seu coração mandar. Por experiência pessoal vale super a pena fazer Ica e Huacachina, mas ir e depois ir direto para Cusco é cansativo e desconfortável viajar sem tomar um banho antes, pois é muita areia. Você fica literalmente imundo. 

• Continuando:

Quando chegamos em Huacachina fomos procurar uma agência para fechar o passeio de Bugre. Fechamos com  a agência Mário Tour`s.

Agência: Mário Tour`s.

Endereço: La Cabaña - Puesto - 40 - Tel.: 960522693.

Passeio: Buggy + Sandboard.

Valor: 30 soles.

Horário de saída: 4:30h. 

O passeio costuma sair entre 15:30 e 16:00, porém tem outros horários e tipos de passeio. Escolhemos o que sairia 4:30h para que pudéssemos pegar o pôr-do-sol nas dunas. Não era nem 9 da manhã ainda. O jeito foi inventar o que fazer. Tem banheiro público no calçadão por 1 soles por pessoa. 

6.50 soles no bolso, bora subir essas dunas enormes. Tínhamos ainda uns lanches, jantamos no ônibus, então tava de boa. Mano como eram altas aquelas dunas. Subia, subia, areia, mais areia, mais subida, escorrega na areia, cai na areia, engole areia. Por fim chegamos lá no topo e dava para ver huacachina toda. Detalhe que eu odeio areia fina demais (com todas as minhas forças), mas precisava superar isso. 

1253810876_icahuacachinaperu2.thumb.jpg.544c439256f076d5f949975ed808d03b.jpg

37043429_icahuacachinaperu4.thumb.jpg.0091001330859516abb4c84d801f0c87.jpg

O sol começou a esquentar e eu convenci a Angéllica a descer para ficar na beira da lagoa na sombra. Quando chegamos perto da lagoa meu sonho era me jogar naquela água igual umas crianças loucas que estavam lá se acabando. Não fiz pelo fato de ter lido em algum lugar que aquela água era contaminada. Se era verdade ou não, preferi não arriscar. Deitamos na beira da lagoa, deu tempo de tirar um cochilo. Comprei um picolé por 2 soles. 

Por fim chegou o horário e fomos para frente da agência. Um grupo foi reunido e organizados dentro do Buggy que cabe aproximadamente 15 pessoas. Na entrada das dunas é necessário pagar uma taxa de: 3.60 soles. 

Os carros começam a andar pelas dunas gigantescas. É uma aventura bem legal. O motorista parava em algumas dunas específicas para que pudéssemos fazer Sandboard. Teve uma hora que bateu um cagaço de leve, pois era muito alta, mas como era areia, tava tudo certo. 

No final do dia o sol começou a ir embora por trás das dunas. A paisagem é muito linda. Ao anoitecer a gente começa a chegar perto de huacachina e aí você percebe o quanto aquele lugar é maravilhoso a noite. Acredito que vale a pena dormir em huacachina, pois o clima do lugar é bem legal. Deve rolar alguns bares e festas por ali também. 

947286826_icahuacachinaperu1.thumb.jpg.88897a75cc7873448fed84465b63075a.jpg

20180518200435_IMG_2635.thumb.JPG.016069bd9e8520adfa41dbd59a1dbece.JPG

20180518200204_IMG_2629.thumb.JPG.8b17bd6d67ef7159389ec440eba18b29.JPG

20180518200102_IMG_2624.thumb.JPG.ff516abf9330894b40e2305e1419d8ff.JPG

20180518200650_IMG_2642.thumb.JPG.84da49b149e90126b9d0acee39a885ab.JPG

Pegamos o Tuc-Tuc de volta para Ica, porém dessa vez nos cobraram 6 soles.

Resumo: restava 2.90 soles no bolso. A gente estava com uma fome surreal e ia ser muito difícil achar algum lugar que aceitasse os 100 dólares ou real por ali. Tudo bem que nosso ônibus sairia as 21:30h, mas não dava para aguentar. Eis que nos surge uma barraquinha vendendo um hambúrguer de frango com salada e batata frita fritas. Nossa ideia era juntar a grana dos dois e comprar um para dividir. CARAAAAA, o lanche era 2.50. Que lanche delicioso, ele estava maravilhoso e era 2.50. ainda achamos umas moedas perdidas na bolsa e compramos uma coca lata pequena. 

Vocês perceberam que eu ia pegar uma viagem de não sei quantas horas e chegar em cusco sem nem 1 soles no bolso? Não façam isso!!! Chegamos em cusco era e não tínhamos dinheiro para absolutamente nada. Neste momento percebemos a burrada que a gente fez de não ter trocado grana suficiente. A vantagem disso é que obrigatoriamente você economiza. 

Finalmente indo para Cusco. Um dos lugares mais esperados da viagem. No próximo capítulo falo tudo que rolou em cusco, passeios, valores.

Obrigado por acompanhar galera e espero que esteja ajudando em algo e não só escrevendo um monte de água aqui. 

• Gastos em Ica + passagem para Cusco

Cotação: 1 real = 0.85 soles.

Passagem para Cusco: 75 soles.

Tuc-Tuc para Huacachina (Ida e Volta - para cada pessoa): 5.50 soles. 

Passeio Buggy + Sandboard: 30 soles. 

Banheiro: 1 soles. 

Picolé: 2 soles.

Taxa para subir nas dunas: 3.60 soles. 

Lanche sagrado + Coca: 3.50 soles.

Total em Soles: 120.60.

Toral em reais: R$ 141.88.

Gasto parcial da viagem: R$ 3.943,15.

Próximo capítulo: 19/05: Meta de vida alcançada: Conhecer Cusco. 

Postado
  • Membros

@Diego Moier Cara, meus parabéns pela sua iniciativa de fazer esse relato, sem dúvidas um dos melhores e mais completos que tem aqui, desde custo até detalhes históricos sobre os locais, realmente único. E um detalhe muito importante: Atualizado. Vai ajudar muita gente, incluindo eu.

Mas devo perguntar, vi comentando aí o quanto gastou no total. Foram só 500 dolares a viagem inteira? 

Postado
  • Autor
  • Membros
Em 01/07/2018 em 15:30, stigmata disse:

@Diego Moier Cara, meus parabéns pela sua iniciativa de fazer esse relato, sem dúvidas um dos melhores e mais completos que tem aqui, desde custo até detalhes históricos sobre os locais, realmente único. E um detalhe muito importante: Atualizado. Vai ajudar muita gente, incluindo eu.

Mas devo perguntar, vi comentando aí o quanto gastou no total. Foram só 500 dolares a viagem inteira? 

@stigmata Muito obrigado cara, fico feliz pelo feedback positivo e que bom que está ajudando. Neste caso dos dólares foi um contexto se seria viável levar dólar ou real e eu disse que levei os dois, sendo que levei uns 500 dólares, mas levei real tbem. A viagem inteira (27 dias) ficou em aproximadamente R$ 4.800,00 - R$ 4,900, incluída a passagem de avião.

Qualquer coisa chama aí, fica a vontade! Viaja quando? Abraço e boa viagem.

Postado
  • Membros

Diego, vou levar diamox tb mas ainda não comprei. Queria saber como vc fez uso do medicamento, tipo, já começou a usar no primeiro dia? Usava todo dia? 1 por dia? Outra coisa (desculpe se em algum momento do tópico você falou sobre isso, já li tantos que as vezes confundo), seu roteiro tinha Huaraz incluso?

Postado
  • Autor
  • Membros
13 horas atrás, Daniel.Lima6 disse:

Diego, vou levar diamox tb mas ainda não comprei. Queria saber como vc fez uso do medicamento, tipo, já começou a usar no primeiro dia? Usava todo dia? 1 por dia? Outra coisa (desculpe se em algum momento do tópico você falou sobre isso, já li tantos que as vezes confundo), seu roteiro tinha Huaraz incluso?

@Daniel.Lima6 E ai cara? Obrigado por acompanhar aqui...

Sobre Diamox: O ideal é primeiro ver se é tranquilo pra vc usar. Tem gente que não pode tomar alguma composição do medicamento. a automedicação nunca é aconselhável. (aquele momento de conscientização)  ahahahaha.

Tomei 1 comprimido um dia antes da viagem e 1 no dia da viagem. Fui tomando 1 por dia pela manhã, mas depende muito do organismo tbem, pq teve dia que não tomei e fiquei de boa. Com o passar dos dias a aclimatação vai controlando. Em passeios mais altos, tipo chacaltaya eu mascava folha de coca e tomava chá tbem para ajudar.

Meu roteiro não tinha Huaraz, deixei para fazer ano que vem junto com Equador e Colombia. Ia sair muito do roteiro e ia perder alguns dias que faria diferença em outros lugares.

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Conteúdo Similar

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.