Colaboradores Este é um post popular. beatrizz Postado Fevereiro 23, 2019 Colaboradores Este é um post popular. Postado Fevereiro 23, 2019 Queridos mochileiros. É com grande alegria que faço esse relato, pois ele se refere a um dos trekkings que eu mais desejava na vida: Torres del Paine. A minha viagem ao Chile, foi exclusivamente para fazer o Circuito O (deveria ter reservado mais dias para ir a Cafalate e El Chaltén...) e mais dois dias de intervalo em Punta Arenas e Puerto Natales. Em todos os relatos eu falo sobre a facilidade e aprendizado de se viajar sozinho. Mas essa foi minha primeira viagem fora do Brasil sozinha, e estou ainda meio sem palavras para conseguir expressar aqui o que significa. Eu não quero dizer que em alguns momentos realmente não possa se sentir sozinho, isso acontece. Mas eu posso dizer que em 90 % do tempo está cercado de pessoas muito abertas para conversar e trocar ideias. Bom, a primeira coisa que precisa para fazer o Circuito O sem stress é a organização. Pois se pretende vir entre Dezembro e Fevereiro, é alta temporada (bom tempo), e os campings e refúgios ficam cheios. No Circuito O, quase todos os lugares em que você fica tem duas opções para dormir: Camping (com sua própria barraca, ou alugada) ou Refúgio (cama quentinha para quando sentir que merece). Coisas importantes: * Imprimir suas reservas, * Ter comida suficiente. * Um bom saco de dormir e uma barraca com boa camada para chuva. * Uma bota que seja sua amiga. * Como eu estava sozinha, e tendo que levar todo o peso (cerca de 14 kg), eu optei por comprar algumas refeições. Nos refugios'campings, eles fazem almoco-cafe-janta (sim, é caro), mas depois de um dia de muitos kms isso vale ouro. Aqui vai o meu roteiro em Torres Del Paine: 1 dia: peguei um ônibus em Puerto Natales as 07:15 para Torres del Paine (chegamos umas 09:45 na entrada principal). Na primeira portaria você precisa assistir um video sobre as normas do parque, mostrar seu ticket de entrada (ou comprar), é melhor já comprar no site da CONAF e levar o comprovante. Recebe o mapa do parque, e pode pegar um tranfer (3.000 pesos) até o cientro de bien venida (sao 07 km você pode ir caminhando também, eu fui de transfer porque nessa primeira parte não tem nada de mais e você vai precisar de mais energia em outros dias, acredite). No transfer já é possível ver algumas montanhas. Depois de tudo isso, iniciei os primeiros kms do circuito. Camping Serón. Nesse primeiro dia a vista das montanhas ainda é bem restrita, porem passa por florestas e rios com água cristalina. A cor é como se fosse um azul royal, lindo. O terreno em si é tranquilo. Como cheguei cedo no parque e logo comecei a travessia, eu não encontrei ninguém no caminho, tipo nem uma pessoa nos primeiros kms. Ai teve um misto de satisfação com preocupação haha. Mas logo aparecem alguns (poucos). Nesse camping nao há refúgios, quando cheguei era umas 14:00 ainda, normalmente os check in s{ao as 14:30. Começou a chover e ventar um pouco quando estava arrumando minha barraca (chamam carpa aqui). Foi uma noite difícil pois choveu muito e fez frio (cerca de 5 graus). Nesse primeiro dia, eu passei muito frio, no outro dia as montanhas aparecerem branquinhas, nevou. 2 dia: essa caminhada você já começa a ficar mais perto das montanhas, chegando no refúgio Dickson a vista é fantástica. Fiquei em refúgio, porque algo me disse que quando fui fazer a reserva, fiquei muito feliz pois chovia e estava uns 2 graus. 3 dia:ida até los perros, nesse lugar que você começa a sentir os ventos fortes. Nesse camping não tem refúgio , e só tem banho gelado! O camping fica do lado do rio e abaixo da montanha, tem como ser ruim isso? 4 dia: foi o dia mais cansativo, porque precisamos passar pelo Paso John Garden, que é uma montanha de gelo. É fantaaastico. Nesse dia tem que sair cedo tipo 6 da manhã, porque no Paso o tempo muda muito e depois das 11 da manhã o pessoal fala que tem um tipo de chuva e vento que não se pode passar, muito perigoso. Até o topo do Paso demora umas 4 horas. E depois a descida mais 4. Eu fui direto ao camping Grey, então foi bem cansativo, mas todo o caminho é maravilhoso. Nesse dia tem a visão do glaciar. 5 dia: indo para o camping paine grande, contato com a civilização. Aqui você pode se dar ao luxo de uma comida diferente, tem várias pessoas, que chegam aqui e ficam apenas para fazer a trilha até o mirador britânico. 6 dia: aqui você encontra muitas pessoas no caminho também, ida até o Francés, o Mirador Británico fica no caminho. Você pode deixar a mochila no Italiano e subir mais leve. 7 dia: ida até o Central. 8 dia: trilha base de las torres. A trilha em si é linda, muitos rios e pontes. Você passa pelo acampamento chileno e depois desse ponto a trilha fica mais pesada, porque ganha elevação muito rápido. Resumo : 1. Cientro de bienvenida p/ Seron: 13 km, 4 horas. 2. Seron p/ Dickson: 18 km, 6 horas. 3. Dickson p/ los perros: 12 km, 4.5 horas. 4. Los perros p/ Grey: 15 km, 11 horas. 5. Grey p/ Paine grande : 11 km, 3.5 horas. 6. Paine grande p/ Francés : 9.5km, 3,5 horas. 7. Francés p/ Central : 15 km, 6,5 horas 8. Central p/ ida e volta base das torres: 20 km, 7 horas Total de 114 km apx, considerando que essa distância distribuída em 8 dias, não é nada de outro mundo. As trilhas são suuper bem demarcadas, então mesmo se estiver sozinho não vai se perder não. Com certeza a Patagônia é o lugar mais fantástico que já estive, porque a energia das montanhas e a conexão com a natureza é algo que não se consegue assim tão fácil. Em Punta Arenas cidade vizinha de Puerto Natales, você pode fazer um passeio com empresa especializada e chegar até a Ilha Magdalena e Marta, onde tem os pinguins e Lobos marinhos, é obrigatório pra quem passa por aqui. Depois de 3 dias de volta, ainda não consegui voltar, é como se eu ainda estivesse lá. Meu corpo e minha alma ficaram conectados as montanhas de Torres del Paine. 16 1 Citar
Membros casLu Postado Fevereiro 25, 2019 Membros Postado Fevereiro 25, 2019 Muito legal seu relato! Obrigado! Vou fazer o Circuito W agora em Abril. Esperando pegar muito frio e vendo gelado! O que levou na mochila para esse trekking? Citar
Colaboradores beatrizz Postado Fevereiro 27, 2019 Autor Colaboradores Postado Fevereiro 27, 2019 @casLu olá! Então, ficou 14 kg: 1 fleece (usei todos dos dias kkk). Um corta vento impermeável, 1 calça impermeável, mais 2 calças pra trilha, 1 segunda pele, 2 camisetas. Mais uma jaqueta com fleece pra frio. Com essas roupas sobrevivi a 2 graus. O saco de dormir o meu é o Zaion da Aztek, muito bom. A barraca (naturehike), isolante térmico (sea to submit). Fogareiro e gás, comidas liofilizadas, barras de cereal, touca, e os amáveis bastões de trekking. Chinelo e minha bota (Columbia, impermeável que foi uma salvação para quando choveu). Além de coisas pessoais, canivete, heard lamp. Basicamente essa foi a bagagem. Muito importante estar preparado pro vento e chuva. Lá o tempo muda muito rápido, um dia você pode pegar todas as estações hehe. Mas é maravilhoso. O W é lindo, mas se dispõe de mais alguns dias, vale a pena fazer o O. Se puder ajudar em mais alguma coisa..... 2 1 Citar
Membros FlavioToc Postado Março 4, 2019 Membros Postado Março 4, 2019 Muito legal teu relato. O circuito O é mais exigente em termos de planejamento. Sobre calça impermeável, qual a marca e modelo? Há pouca variedade disponível no Brasil. Citar
Colaboradores beatrizz Postado Março 5, 2019 Autor Colaboradores Postado Março 5, 2019 @FlavioToc eu tenho uma Quechua, ela é bem simples mas da conta do recado. Comprei no site da Decathlon. 1 Citar
Membros FlavioToc Postado Março 5, 2019 Membros Postado Março 5, 2019 Muito Obrigado! Teu relato e disposição em responder somam muito para meu planejamento e dos outros também. Eu tinha dúvidas sobre estas calças da Quechua. Então vou comprar, pretendo ir no próximo verão. Também observei pelas fotos que estava usando aquelas calças leves de trilha da Quechua e pelo jeito foram suficientes, afinal tu estava viva para fazer este relato. E era outra coisa que eu tinha dúvidas se seriam suficientes para esta época. Creio que estava usando uma segunda pele por baixo. Citar
Colaboradores beatrizz Postado Março 6, 2019 Autor Colaboradores Postado Março 6, 2019 @FlavioToc hehehe sim. Suficiente pra sobreviver, eu tinha um legg, fino mas bom, da Solo (linha x-thermo). 1 Citar
Membros Aline Mafra Postado Abril 24, 2019 Membros Postado Abril 24, 2019 Olá Beatriz! Parabéns pela viagem e pelo relato. Também queremos fazer o Ciruito O no próximo verão. Minha dúvida é sobre o tamanho da mochila, quantos litros tem a sua? Citar
Membros Ana Caroline Cunha Postado Abril 25, 2019 Membros Postado Abril 25, 2019 18 horas atrás, Aline Mafra disse: Olá Beatriz! Parabéns pela viagem e pelo relato. Também queremos fazer o Ciruito O no próximo verão. Minha dúvida é sobre o tamanho da mochila, quantos litros tem a sua? Oi Aline, pretende fazer em que mês? Você quer fazer sozinha mesmo? Estou com bastante vontade de fazer, mas sou um pouco insegura para ir sozinha. Citar
Membros Aline Mafra Postado Abril 25, 2019 Membros Postado Abril 25, 2019 42 minutos atrás, Ana Caroline Cunha disse: Oi Aline, pretende fazer em que mês? Você quer fazer sozinha mesmo? Estou com bastante vontade de fazer, mas sou um pouco insegura para ir sozinha. Oi Ana Caroline! Eu vou com meu esposo e enteado, devemos ir em Fevereiro. Mas tenho uma amiga que acabou de fazer sozinha agora em Abril (que tem menos movimento). Dê uma olhada no istagram dela: @alineletrica, lá ela fez um relato de cada dia (ela fez o O em 5 dias!). Pelo que sei, se você for fazer o W, a trilha é suuuper movimentada nos meses de Janeiro e Fevereiro, já o trecho do O tem menos gente, mas também já vi muitos relatos de que é super seguro. Estive lá no Parque em 2018 (não fiz o trekking porque estávamos viajando de bicicleta desde Mendoza já a 2 meses e isso dificultou o planejamento das reservas para os campings) e vi bastante mulheres sozinhas. Espero que você consiga ir, sozinha ou não, porque Torres del Paine é muito lindo! 1 Citar
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