Ir para conteúdo

Cuba - Junho 2019 - roteiro


Posts Recomendados

  • Membros

Olá, pessoal! Meu primeiro post aqui!

Vou pra Cuba em junho de 08 a 20, montei meu roteiro, mas queria saber se ficou bom. Já li que se locomover entre as cidades não é tão simples...

Alguém que já foi ou está se programando pra ir? Bora trocar ideias!

Meu roteiro está assim:

08/06 - Chegada em Havana

09/06 - Havana

10/06 - 1 dia em Viñales (bate e volta)

11/06 - Havana

12/06 - 1 dia em Cayo Largo (bate e volta)

13/06 - Havana

14/06 - Havana 

15/06 - Trinidad

16/06 -  Trinidad

17/06 - Varadero 

18/06 - Varadero 

19/06 - Varadero

20/06 - Varadero - Aeroporto 

 

Ainda não reservei hospedagem, aceito sugestões! 

Alguém indo nessa época?!

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
  • Membros

Discordo da parte de táxi compartilhado, são mais caros que o viazul e muito antigos,o que fazem andar muito devagar. Trinidad reservei porque ia com uma pessoa,não vale a pena,não tem o que ver,mas o Oeste apresenta muito,sobretudo Santiago de Cuba e Baracoa,essa uma boa surpresa, porém chegar é o problema, pois viazul só tem 1 horário por dia e custa 15 pesos,enquanto esses lixos cobram 25.- dia é suficiente para Santa Clara,porém há Cienfuegos. Tudo isso viazul faz baratinho,o problema é o Oeste.Varadero tem coisas baratas sim,o mel auto serve uma comida ótima por 4 CUC e casa há muitas por 25 CUC.O ônibus hop in.hop off anda lotado, faz todos os hotéis,por 5 CUC,além de ter excursões de dia completo por 29 CUC.Sai daí em um transfer direto ão aeroporto por 25 CUC.

NÃO USE TAXI COLECTIVO DE FORMA NENHUMA,NEM DE OUVIDOS A DESOCUPADOS QUE VIVEM EM QUALQUER ESTAÇÃO DE VIAZUL LHE OFERECE DO DE TUDO POR ATÉ 100 CUC. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Em 27/03/2019 em 02:34, Érica Martins disse:

@Michelle Galvão acabei de chegar e vou dar uns pitacos.

Fomos em 3 pessoas, 11 dias e fizemos o seguinte:

1. Chegada Havana

2, 3. Havana

4. Havana-Trinidad

5. Trinidad 

6. Trinidad-Santa Clara-Varadero

7, 8. Varadero

9. Varadero-Havana

10. Havana

11. Retorno 

Não fui a Cayo Largo mas pelo que conversei na agência da Cubatur e com outras pessoas, um dia apenas não vale muito a pena. Os voos são cancelados ou atrasam com frequência, daí você pode só perder seu dia.

3 dias em Varadero é muito e lá é caro. Você pode incluir entre Trinidad e Varadero 1 dia em Santa Clara para visitar o Mausoléu do Che e o parque do Trem Blindado, batalha crucial para conclusão da revolução.

O transporte entre Havana e Trinidad e Trinidad e Varadero pode ser feito tranquilamente por táxi compartilhado. Nos hostels e casas particulares eles podem combinar isso pra você.

Havana-Trinidad custa 30 CUC e Trinidad-Varadero custa entre 20 e 25 CUC. Não pague mais do que isso. Para Santa Clara é mais difícil encontrar táxi compartilhado. Tivemos que fechar um carro particular que fez Trinidad-Santa Clara-Varadero, passando 3h em Santa Clara que nos custou 150 CUC total (50/pessoa), uma facada.

Em Varadero você pode fazer o passeio de dia inteiro ao Cayo Blanco. Custa 60 CUC nas várias agências por lá. Não fizemos por má condição meteorológica. 

Hospedagens que ficamos via Airbnb:

Em Havana

https://abnb.me/8Xq7MGmgoV

https://abnb.me/f6NBCJpgoV

Em Trinidad

https://abnb.me/QqwHputgoV

Em Varadero

https://abnb.me/sFztbcwgoV

Para mulheres o ambiente por lá é bastante hostil, com relação a assédio, o que foi uma desagradável surpresa para nós (fomos 3 mulheres). Fique alerta. Você vai sozinha?

 

Em 02/03/2019 em 10:24, Michelle Galvão disse:

Olá, pessoal! Meu primeiro post aqui!

Vou pra Cuba em junho de 08 a 20, montei meu roteiro, mas queria saber se ficou bom. Já li que se locomover entre as cidades não é tão simples...

Alguém que já foi ou está se programando pra ir? Bora trocar ideias!

Meu roteiro está assim:

08/06 - Chegada em Havana

09/06 - Havana

10/06 - 1 dia em Viñales (bate e volta)

11/06 - Havana

12/06 - 1 dia em Cayo Largo (bate e volta)

13/06 - Havana

14/06 - Havana 

15/06 - Trinidad

16/06 -  Trinidad

17/06 - Varadero 

18/06 - Varadero 

19/06 - Varadero

20/06 - Varadero - Aeroporto 

 

Ainda não reservei hospedagem, aceito sugestões! 

Alguém indo nessa época?!

 

 

Sobre a questão do assédio contra as mulheres.

É constante e enche o saco sim.

Não adianta usar burca, eles mexem do mesmo jeito.

Porém, não tenha medo de violência.

Cuba é um país extremamente seguro, inclusive para mulheres.

Andei sozinha por lá, inclusive à noite, inclusive na parte não turística, passei por 6 cidades e não tive medo hora alguma e todos confirmam que Cuba é um país muito seguro.

Nos ônibus, os homens tentam evitar roçar nas mulheres. Diferente do Brasil, onde vc leva encoxada no metrô vazio.

Se tiver que ir sozinha, não tenha medo e vá! 

No Brasil, hoje, nos chateamos muito menos do que em Cuba com cantadas explícitas nas ruas (graças ao feminismo), mas ainda temos medo de estupro, assalto, sequestro, etc. Já fui seguida no Brasil 2x na rua, a ponto de ter que pedir ajuda em plena luz do dia. Já estive em carro com amigas que foi perseguido por outro carro com 3 homens a ponto de nos perseguir dando 2 voltas seguidas na mesma rotatória. Quando não tivemos mais dúvida, tivemos que procurar um lugar movimentado e pedir ajuda. Nada disso virou BO policial, mas acontece todos os dias com alguma mulher no Brasil e está fora das estatísticas.

Em Cuba, vc vai se chatear com o excesso de cantadas sim - nas ruas de Havana, na zona turística, é a cada 5 minutos -, mas ninguém vai te estuprar, te sequestrar, te assaltar. Meio maluco, né?

E, pelo o que conversei com a Érica, tivemos uma percepção semelhante.

Ela ficou mais surpresa que eu, pq eu já tinha sido bem avisada de que isso ocorreria por lá.

Minha sugestão é: finja que não compreende o idioma e não converse com homens que te abordem no meio da rua em Havana.  Fale somente com pessoas dos estabelecimentos e agentes do governo. Eles podem até ficar tentando te cantar tb, mas serão muito sutis. Se for pegar táxi sozinha, invente que seu namorado está no hotel e passou mal com alguma comida, só para o taxista não ir o caminho todo te cantando.

O mais engraçado é que eles sabem q não vão ter nada com vc, mas eu acho que eles fazem isso como uma afirmação da masculinidade para si mesmos. Como se tivessem o dever de ficar elogiando, dando ideia nas mulheres.

Nos lugares e cidades menos turísticas, o assédio é bem menor.

Outro ponto: ALGUMAS mulheres de Havana mais jovens vão te tratar de forma seca e até ríspida se vc for jovem também. Eu disse ALGUMAS! As mulheres mais velhas, no geral, vão te ajudar de coração aberto.

Concordo com o Fabiano sobre Santiago. O Oriente cubano é outro país. As pessoas são muito diferentes das de Havana e eu me senti bem melhor no Oriente.

 

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Em 27/03/2019 em 02:34, Érica Martins disse:

@Michelle Galvão acabei de chegar e vou dar uns pitacos.

Fomos em 3 pessoas, 11 dias e fizemos o seguinte:

1. Chegada Havana

2, 3. Havana

4. Havana-Trinidad

5. Trinidad 

6. Trinidad-Santa Clara-Varadero

7, 8. Varadero

9. Varadero-Havana

10. Havana

11. Retorno 

Não fui a Cayo Largo mas pelo que conversei na agência da Cubatur e com outras pessoas, um dia apenas não vale muito a pena. Os voos são cancelados ou atrasam com frequência, daí você pode só perder seu dia.

3 dias em Varadero é muito e lá é caro. Você pode incluir entre Trinidad e Varadero 1 dia em Santa Clara para visitar o Mausoléu do Che e o parque do Trem Blindado, batalha crucial para conclusão da revolução.

O transporte entre Havana e Trinidad e Trinidad e Varadero pode ser feito tranquilamente por táxi compartilhado. Nos hostels e casas particulares eles podem combinar isso pra você.

Havana-Trinidad custa 30 CUC e Trinidad-Varadero custa entre 20 e 25 CUC. Não pague mais do que isso. Para Santa Clara é mais difícil encontrar táxi compartilhado. Tivemos que fechar um carro particular que fez Trinidad-Santa Clara-Varadero, passando 3h em Santa Clara que nos custou 150 CUC total (50/pessoa), uma facada.

Em Varadero você pode fazer o passeio de dia inteiro ao Cayo Blanco. Custa 60 CUC nas várias agências por lá. Não fizemos por má condição meteorológica. 

Hospedagens que ficamos via Airbnb:

Em Havana

https://abnb.me/8Xq7MGmgoV

https://abnb.me/f6NBCJpgoV

Em Trinidad

https://abnb.me/QqwHputgoV

Em Varadero

https://abnb.me/sFztbcwgoV

Para mulheres o ambiente por lá é bastante hostil, com relação a assédio, o que foi uma desagradável surpresa para nós (fomos 3 mulheres). Fique alerta. Você vai sozinha?

@Érica Martins muito obrigada pelas suas dicas!

um amigo me indicou uma hospedagem bem perto do Capitólio e ela tb deu uns pitacos no meu roteiro (adoro!) e ela disse exatamente o mesmo q vc sobre Cayo Largo, e até tirei esse dia do meu roteiro. Vou conhecer outros Cayos em Trinidad e em Varadero.

Tb vou me locomover entre as cidades com as indicações da dona da casa que está sendo muito prestativa desde já!

Eu vou sozinha e tinha lido muito sobre assédio, quase desisti por causa disso.

E para comer, o que vc achou dos preços? 

Estou ansiosa! :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Em 30/03/2019 em 22:34, D FABIANO disse:

Discordo da parte de táxi compartilhado, são mais caros que o viazul e muito antigos,o que fazem andar muito devagar. Trinidad reservei porque ia com uma pessoa,não vale a pena,não tem o que ver,mas o Oeste apresenta muito,sobretudo Santiago de Cuba e Baracoa,essa uma boa surpresa, porém chegar é o problema, pois viazul só tem 1 horário por dia e custa 15 pesos,enquanto esses lixos cobram 25.- dia é suficiente para Santa Clara,porém há Cienfuegos. Tudo isso viazul faz baratinho,o problema é o Oeste.Varadero tem coisas baratas sim,o mel auto serve uma comida ótima por 4 CUC e casa há muitas por 25 CUC.O ônibus hop in.hop off anda lotado, faz todos os hotéis,por 5 CUC,além de ter excursões de dia completo por 29 CUC.Sai daí em um transfer direto ão aeroporto por 25 CUC.

NÃO USE TAXI COLECTIVO DE FORMA NENHUMA,NEM DE OUVIDOS A DESOCUPADOS QUE VIVEM EM QUALQUER ESTAÇÃO DE VIAZUL LHE OFERECE DO DE TUDO POR ATÉ 100 CUC. 

@D FABIANO obrigada pelas dicas!

Eu li que existe todo tipo de táxi compartilhado por lá e que há carros bem conservados e até c ar condicionado que fazem estes trajetos com mais rapidez que os ônibus, vc não viu isso por lá?

Pq tb sei q as passagens na via azul se esgotam rapidamente...

Como irei sozinha, não quero arriscar perder os deslocamentos passando perrengue c mala, achava q os táxis coletivos seriam a maneira mais tranquila, ms não descartei os ônibus pq são mais baratos.

E dessa vez não irei a Santiago, preferi ir p o outro lado tb e conhecer Viñales.

Valeu! 😃

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Em 31/03/2019 em 02:45, SARITA_BSB disse:

 

Sobre a questão do assédio contra as mulheres.

É constante e enche o saco sim.

Não adianta usar burca, eles mexem do mesmo jeito.

Porém, não tenha medo de violência.

Cuba é um país extremamente seguro, inclusive para mulheres.

Andei sozinha por lá, inclusive à noite, inclusive na parte não turística, passei por 6 cidades e não tive medo hora alguma e todos confirmam que Cuba é um país muito seguro.

Nos ônibus, os homens tentam evitar roçar nas mulheres. Diferente do Brasil, onde vc leva encoxada no metrô vazio.

Se tiver que ir sozinha, não tenha medo e vá! 

No Brasil, hoje, nos chateamos muito menos do que em Cuba com cantadas explícitas nas ruas (graças ao feminismo), mas ainda temos medo de estupro, assalto, sequestro, etc. Já fui seguida no Brasil 2x na rua, a ponto de ter que pedir ajuda em plena luz do dia. Já estive em carro com amigas que foi perseguido por outro carro com 3 homens a ponto de nos perseguir dando 2 voltas seguidas na mesma rotatória. Quando não tivemos mais dúvida, tivemos que procurar um lugar movimentado e pedir ajuda. Nada disso virou BO policial, mas acontece todos os dias com alguma mulher no Brasil e está fora das estatísticas.

Em Cuba, vc vai se chatear com o excesso de cantadas sim - nas ruas de Havana, na zona turística, é a cada 5 minutos -, mas ninguém vai te estuprar, te sequestrar, te assaltar. Meio maluco, né?

E, pelo o que conversei com a Érica, tivemos uma percepção semelhante.

Ela ficou mais surpresa que eu, pq eu já tinha sido bem avisada de que isso ocorreria por lá.

Minha sugestão é: finja que não compreende o idioma e não converse com homens que te abordem no meio da rua em Havana.  Fale somente com pessoas dos estabelecimentos e agentes do governo. Eles podem até ficar tentando te cantar tb, mas serão muito sutis. Se for pegar táxi sozinha, invente que seu namorado está no hotel e passou mal com alguma comida, só para o taxista não ir o caminho todo te cantando.

O mais engraçado é que eles sabem q não vão ter nada com vc, mas eu acho que eles fazem isso como uma afirmação da masculinidade para si mesmos. Como se tivessem o dever de ficar elogiando, dando ideia nas mulheres.

Nos lugares e cidades menos turísticas, o assédio é bem menor.

Outro ponto: ALGUMAS mulheres de Havana mais jovens vão te tratar de forma seca e até ríspida se vc for jovem também. Eu disse ALGUMAS! As mulheres mais velhas, no geral, vão te ajudar de coração aberto.

Concordo com o Fabiano sobre Santiago. O Oriente cubano é outro país. As pessoas são muito diferentes das de Havana e eu me senti bem melhor no Oriente.

 

Adorei as dicas @SARITA_BSB! Vou usar a do namorado no hotel! 🤣

E vou andar com fone de ouvido se me irritarem demais! Kkk

Já viajei sozinha, não pra um lugar c tanto assédio, ms estou indo tranquila por conta desses relatos de não violência que já li.

Agora, isso q vc disse das mulheres serem ríspidas é novidade, ms ok. 

Dessa vez não irei ao oriente, sei q ficará muita coisa ainda pra se ver, ms vou aproveitar ao máximo!

Muito obrigada pelas dicas! :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

@Michelle Galvão Só usei esse táxi de Santiago para Baracoa,pois o horário de viazul é único,7.30h.Quando o carro chegou era um caminhão adaptado dos anos 50,muito desconfortável. 

Quem me arranjou esse transporte foi meu guia de Santiago, um engenheiro que ganha mais como taxista,mostrou toda a cidade,me levou a VIAZUL, viu o problema, já tinha oferecido,mas sabia que eu não queria, pois tinha mostrado o tipo de carro e eu não gostei.

Esses caras ficam por todas as partes,sobretudo em VIAZUL, tentando arrancar dinheiro dos mais desavisados. Mesmo após você ter a passagem e estar esperando a chegada do ônibus,eles atrasam muito,estão lhe perturbado dizendo que tem táxi para todo lugar.Mentira,eles querem seu dinheiro, aí repassam por um valor muito menor a outro.Vi isso acontecer em Camaguey e em Holguim,mas jamais cai nesse golpe.

Repito,jamais pense em usar táxi colectivo, mesmo em Havana para Varadero, são insistentes. Faça de conta que não ouviu,ali os carros são melhores, mas o preço é muito maior é os Viazul são muitos,só se tornando escassos ao oeste.Faça como fiz,chegou em um lugar, compre para o outro logo,ou então, compre tudo na 1 vez em Havana, lá é certo que vendem e vá só confirmar 30 minutos antes,isso é obrigatório. Também há venda em Cubatur e Cubanacan,mas tem que deixar claro,viazul,pois eles também podem te enganar e colocar em um museu chamado colectivo. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

"O mais engraçado é que eles sabem q não vão ter nada com vc"

@SARITA_BSB 

Quem disse que não cola? ::prestessao::::lol3::

Muito se fala do turismo sexual masculino, mas nada do feminino. Talvez porque não se pague, mas que existe, existe! :eek:

  • Gostei! 1
  • Hahahaha! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
1 minuto atrás, Taciano Bahia disse:

"O mais engraçado é que eles sabem q não vão ter nada com vc"

@SARITA_BSB 

Quem disse que não cola? ::prestessao::::lol3::

Muito se fala do turismo sexual masculino, mas nada do feminino. Talvez porque não se pague, mas que existe, existe! :eek:

Bom, além de não ser o meu caso, o que se nota é que o assédio é generalizado e cultural: mulheres cubanas e turistas.

Eu nunca tive interesse em pesquisar sobre turismo sexual, então não sei se é algo frequente em Cuba.

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Claro que não é o seu caso, mas existe não só em Cuba, em Salvador, por exemplo, tem e muito. Mas deixa pra lá 😉

De varadero a forma mais barata é de transtur, ônibus de turismo com ar condicionado que faz a linha e cobra 10 cup pra Matanzas e mais 20 pra Havana.

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...