Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

Fordlândia, um sonho americano no Brasil

Postado
  • Membros

Fordlândia, Amazônia Americana.

Henry Ford instalou uma filial da Companhia Ford às margens do rio Tapajós, para a produção de látex
A Vila de Fordlândia, localizada a cerca de 120 Km de Santarém, no estado do Pará. 
Para se chegar a essa cidade-Vila, o barco parte de Santarém, na frente do mercado 2000. (normalmente os barcos com parada em Fordlândia têm como destino final o município de Itaituba), o tempo de viagem pode variar entre 8 h (lanchas) e 18 h,  (Barcos de linha), dependendo do tipo de embarcação.
Hoje a vila-cidade, está invadida por moradores das redondezas, liderados pelo presidente da associação de moradores da Vila, famílias da comunidade passaram a viver na antiga Vila Americana, que foi construída pela FORD, para  abrigar os funcionários americanos mais graduados.
Existem 2 pousadas na Vila, uma delas é bem familiar, digo, em uma residência de umas das famílias que residem nessa Vila, a outra é uma poisada propriamente dita, fiquei hospedado na primeira, é muito mais barato.
Segundo "os invasores", é para preservar o local de possíveis saqueadores, pois no local, tem torneiras, talheres, vasos e outros itens, todos em prata pura. Só que um dos "invasores", tentaram me vender um dos vasos, claro, não comprei, pois gostaria que tudo ficasse ali, para futuras visitantes verem o que Ford deixou na Vila.
Atualmente a cidade permanece resistindo até o ultimo instante com sua magistral estrutura de prédios requintados e funcionais, apesar dos sinais de abandono e má conservação. Os sistemas de saneamento ainda funcionam, mesmo que parcialmente. Anualmente, grande número de visitantes se dirigem à Fordlândia, que está sob a administração política da cidade de Aveiro, localizada à 2 horas de barco do local.
Só mesmo sob a administração, pois o que se vê e ouve da população local, é um completo abandono, em algo que poderia levar muito mais turistas ao local.

Cais do Porto.jpg

Escola no primeiro plano, segundo plano a caixa de água em pleno funcionamento a 80 anos..jpg

galpão.jpg

Hospital - Era todo equipado.jpg

Peça da época áurea da borracha.jpg

Seringal.jpg

Featured Replies

Postado
  • Autor
  • Membros
Em 24/10/2020 em 09:16, mathilde disse:

Oi você lembra o preço e quanto tempo leva o barco de linha e a lancha de santarem para Fordlandia? tem o nome das pousadas? agradeço antecipadamente pela ajuda

preço 120 reais. Chega no mesmo dia

Postado
  • Autor
  • Membros
14 minutos atrás, D FABIANO disse:

@joshiltonNão há estradas para se chegar de carro ou ônibus? 

tem sim, porém a estrada é péssima. Nâo tive coragem de prosseguir, voltei depoi de uns 2 kms. Fui de barco mesmo.

Postado
  • Membros

Muito legal. Você me trouxe lembranças do tempo da escola que eu nem lembrava que tinha. Nunca mais ouvi falar de Fordlândia depois disso.

Abraços,

Gustavo Woltmann

• 1 ano depois...
Postado
  • Membros
Em 28/04/2019 em 19:15, joshilton disse:

@Renato R

Caso queira ir até Fordlandia, é só seguir viagem no mesmo barco ou lancha, que vão até Itaituba.

Bacana o relato @joshilton 👏

Vou de moto para Santarém em Ago/Set desse ano.

É possível chegar de moto até a cidade Fordlândia ?

Postado
  • Membros

Boa noite, LoboDaEstrada

Em 11/07/2022 em 23:37, LoboDaEstrada disse:

É possível chegar de moto até a cidade Fordlândia ?

Sim.

Boa viagem!

• 4 meses depois...
Postado
  • Membros
Em 21/03/2019 em 20:16, joshilton disse:

qualquer pergunta sobre uma ida a Fordlândia, é só perguntar.

Boa tarde Joshilton, pelo que li, eu consigo ir pra Fordlandia para conhecer ou preciso passar por algum adm de Aveiro?? Outra duvida, de Belém ate Santarém, melhor ir de onibus? Achei de barco muito demorado... 3 dias!

obrigado

Postado
  • Membros

@leofigueiredoFiquei com a pulga atrás da orelha com a sua pergunta, pois nunca havia pensado em fazer esse caminho. Descobri que quem faz a linha é a ótima Viação Ouro e Prata de Porto Alegre. Já vi,há muitos anos,os ônibus Porto Alegre -Santarém, agora até Belém para mim é novidade. Mas o preço assusta,como sempre assusta ônibus, 530 reais. Eu iria de avião. 

• 4 meses depois...
Postado
  • Membros

Boa tarde @D FABIANO é que como estou em Minas Gerais, é melhor ir de aviao ate Belem do Pará, e de la Santarem.... e de Santarem ate fordlandia...

Postado
  • Autor
  • Membros
37 minutos atrás, leofigueiredo disse:

Boa tarde @D FABIANO é que como estou em Minas Gerais, é melhor ir de aviao ate Belem do Pará, e de la Santarem.... e de Santarem ate fordlandia...

Conheço muito bem essa região, então posso te afirmar que o ideal é ir para Santarém. Em frente ao mercado 2000 tem uns barcos, tem saídas diárias para a Cidade de Itaituba, com escalas em Aveiro e logo depois em Fordlândia e finalmente em Itaituba. Na hora de comprar a sua passagem,(a venda é efetuada no barcos mesmo ou em algumas revendas próximo ao Mercado 2000, compre no mesmo dia) Diga que você irá desembarcar em Fordlândia, que saimais baroto que até a última cidade que é Itaituba. Tem 2 pousadas na cidade, geralmente tem vagas nessas pousadas, uma dela é bem familiar e a outra já um pouco mais sofisticada. Os valores tanto das passagens como a estadias, são muito baratas.

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Conteúdo Similar

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.