Ir para conteúdo
  • Faça parte da nossa comunidade! 

Encontre companhia para viajar, compartilhe dicas e relatos, faça perguntas e ajude outros viajantes! 

joshilton

Fordlândia, um sonho americano no Brasil

Posts Recomendados

Fordlândia, Amazônia Americana.

Henry Ford instalou uma filial da Companhia Ford às margens do rio Tapajós, para a produção de látex
A Vila de Fordlândia, localizada a cerca de 120 Km de Santarém, no estado do Pará. 
Para se chegar a essa cidade-Vila, o barco parte de Santarém, na frente do mercado 2000. (normalmente os barcos com parada em Fordlândia têm como destino final o município de Itaituba), o tempo de viagem pode variar entre 8 h (lanchas) e 18 h,  (Barcos de linha), dependendo do tipo de embarcação.
Hoje a vila-cidade, está invadida por moradores das redondezas, liderados pelo presidente da associação de moradores da Vila, famílias da comunidade passaram a viver na antiga Vila Americana, que foi construída pela FORD, para  abrigar os funcionários americanos mais graduados.
Existem 2 pousadas na Vila, uma delas é bem familiar, digo, em uma residência de umas das famílias que residem nessa Vila, a outra é uma poisada propriamente dita, fiquei hospedado na primeira, é muito mais barato.
Segundo "os invasores", é para preservar o local de possíveis saqueadores, pois no local, tem torneiras, talheres, vasos e outros itens, todos em prata pura. Só que um dos "invasores", tentaram me vender um dos vasos, claro, não comprei, pois gostaria que tudo ficasse ali, para futuras visitantes verem o que Ford deixou na Vila.
Atualmente a cidade permanece resistindo até o ultimo instante com sua magistral estrutura de prédios requintados e funcionais, apesar dos sinais de abandono e má conservação. Os sistemas de saneamento ainda funcionam, mesmo que parcialmente. Anualmente, grande número de visitantes se dirigem à Fordlândia, que está sob a administração política da cidade de Aveiro, localizada à 2 horas de barco do local.
Só mesmo sob a administração, pois o que se vê e ouve da população local, é um completo abandono, em algo que poderia levar muito mais turistas ao local.

Cais do Porto.jpg

Escola no primeiro plano, segundo plano a caixa de água em pleno funcionamento a 80 anos..jpg

galpão.jpg

Hospital - Era todo equipado.jpg

Peça da época áurea da borracha.jpg

Seringal.jpg

• Gostei! 2

Compartilhar este post

Link para o post

@RicardoRM, É por via Santarém, tem barcos diariamente, geralmente saindo pela parte da tarde. Eu fui em lancha, pois é mais rápido, porém se deixa de apreciar as belezas naturais e só para em Aveiros, antes de chegar a Fordlândia. No barco de linha, vai parando em outras cidades e se tem mais contato com os nativos.

Escolhi ir de lancha e voltar pelo barco de linha, para ver a diferença entre um e outro. Se me perguntar hoje, como eu retornaria, eu diria que de barco, é muito mais legal. Gosto de fazer uma imersão cultural e nada melhor que estar no meio dos nativos.

Então, se você estiver em Alter do Chão, pegue o ônibus para Santarém, esses ônibus, passam a cada 30 minutos, fique próximo ao mercado 2000, pois é daquele lugar que saem as lanchas e barcos para Itaituba, só que você ficará em Fordlândia. 

Tem 2 pousadas, quase sempre fazias de hospedes, pois muitos turistas, ficam em casas dos nativos. É fácil alugar uma dessas casas, pois a grana não circula facilmente pela Vila.

• Gostei! 2

Compartilhar este post

Link para o post

Vou a Alter do chão daqui alguns dias, mas sei que terei que voltar lá na temporada de praias, vou incluir no roteiro na outra viagem viu, no barco deve ser muito legal mesmo, é outro mundo né, bem diferente da realidade que vivemos aqui no sudeste. Gosto demais destas diferenças.

• Gostei! 1

Compartilhar este post

Link para o post
25 minutos atrás, RicardoRM disse:

Vou a Alter do chão daqui alguns dias, mas sei que terei que voltar lá na temporada de praias, vou incluir no roteiro na outra viagem viu, no barco deve ser muito legal mesmo, é outro mundo né, bem diferente da realidade que vivemos aqui no sudeste. Gosto demais destas diferenças.

Poxa, você irá agora na cheia dos rios amazônicos, uma pena. 

Os melhores meses para vir a Amazônia, são entre agosto a janeiro, ai sim, vai ver as mais belas praias do mundo, no Rio Tapajós.

• Gostei! 1

Compartilhar este post

Link para o post

Sim, estou ciente disso, queria ir na cheia mesmo para fazer alguns passeios de barco e alguma trilha de 1 dia. Também quero comer muito hahaha

• Gostei! 1
  • kkkkkkk 1

Compartilhar este post

Link para o post

@RicardoRM, passeios de barcos tem todos os dias, saídas de barcos para quase todas as cidades do Pará e algumas do Amazonas.

Comer você vai comer muito mesmo. 

Em Santarém tem 2 grandes mercados, caminhe na avenida da praia, de um mercado a outro, vais encontrar peixes assados na hora. Pede um chamado Acari, saberei com todo o gosto, coma piracuí, uma espécie de farinha de peixe, uma tradição indígena, absorvida pelos nativos da região. Esse piracuí, tem uns que fazem bolinhos, tão saboroso, que tem um gostinho de quero mais. 

Mergulhe de cabeça na cultura local, depois conta TUDO aqui para nós.

• Gostei! 1

Compartilhar este post

Link para o post

@Renato R

De belém a Santarém, tem vários barcos que fazem essa linha.

De Santarém a Aveiros, tem barcos e lanchas que saem diariamente, em frente ao mercado 2000.
Caso queira ir até Fordlandia, é só seguir viagem no mesmo barco ou lancha, que vão até Itaituba.

Qualquer dúvida, é só perguntar, se eu souber, lhe respondo

• Gostei! 1

Compartilhar este post

Link para o post

Participe da conversa!

Você pode ajudar esse viajante agora e se cadastrar depois. Se você tem uma conta,clique aqui para fazer o login.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emoticons no total são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Conteúdo Similar

• Por Douglas laurentino
      Ola pessoal tudo bom, eu to para entrar de ferias e queria viajar aqui no Brasil mesmo. Tenho uma ideia de algumas rotas, Região sul, Sudeste(Sp no caso) e Nordeste por ultimo se rolar, como ja disse estou para entrar de férias mas não sei muito bem como, começar ou fazer? quais dicas de rotas, locais, hoteis baratos ou campo se for seguro essas coisas?

• Por jpofreitas (GoTravel2Live)
      Pessoal, desta vez vou compartilhar a experiência que eu e minha namorada tivemos na Amazônia. Mas será de uma forma diferente, um resumo cinematográfico... Conhecemos essa beleza natural que o Brasil tem no mês de maio e foi incrível. 

• Por adonys_alvares
      Bom dia! 
      Entre o natal e reveillon deste ano estarei indo pra Manaus reservei o primeiro dia no Local hostel e, em seguida, o objetivo é explorar a floresta. Se tiver mais alguém indo, chama no whatpp 51 996174550.
      Abcs!!

• Por joshilton
      Alter do Chão: Dicas
      Para quem pretende conhecer esse Paraíso em plena floresta amazônica, tenho umas dicas maravilhosas para gastar pouca grana.
      Se chega a Santarém de barco, avião ou estrada.
      De braco: De Belém ou Manaus; chegando no porto, caminhar até onde saem os ônibus para Alter do Chão, passam de hora em hora.
      De avião: No Aeroporto tem ônibus que vai a Santarém, ficar na 1 parada após a entrada a Alter do Chão, atravessar a avenida e aguardar o ônibus que lhe levará até Alter.
      A Vila tem boa infraestrutura para o turismo, então, é bom fazer a reserva com antecedência, pois pode correr o risco de encontrar as pousadas, hotéis e hósteis LOTADOS.
      A forma mais barata que encontrei, foi pelo AIRBNB, onde você pode escolher o valor que pretende pagar.
      Os passeios ou travessia a Ilha do Amor, é aconselhável ir junto com outras pessoas para dividir os valores.
      Um dos passeios, vai até a Praia de Ponta de Pedras em um barco, onde tem uns petiscos grátis e o almoço (não incluso), em uma das barracas na praia. Esse passeio é oferecido no local que você ficar hospedado. Lembre-se de pedir (na barraca que você escolher), uma porção de charutinhos, é um peixe pequeno, você come com espinha e tudo, super saboroso, serve também como tira gosto. Tem outro maravilhoso tira gosto, o bolinho de piracuí, um tipo de peixe cozido e depois desfiado, uma comida indígena.
      Meses que tem a praia linda: a partir de 15 de agosto a 15 de fevereiro.
      Na praça tem internet GRÁTIS, nessa praça é onde você vai ficar quase todas as noites, pois lá tem bares,  musicas, pratos regionais e tudo que você precisar.
      Tem supermercado, embora pequeno, porém tem muitos itens, lojas para você comprar lembranças.
      Alter do Chão é bem tranquilo, pode usar o celular, sem medo de assalto.
      Procure voos mais barato pelo Gloogle Voôs.
      Bom proveito e qualquer dúvida, pode perguntar, que terei o prazer em responder.

• Por Alicefsantos
      [CONTINUANDO...]   Depois de chegar em Belém ainda tive um longo caminho até meu destino, primeiro que fiquei mais ou menos 7 dias, cheguei dia 19 e consegui passagem apenas para o dia 25, sorte que de Belém para Brasília foram apenas 2 dias e olha que ainda tive que ficar 8 horas no posto de gasolina pois o ônibus pregou e tivemos que esperar outro.DETALHE: quem está ali pagando passagem ( de R$530 reais) deveria estar muito chateado com  a falta de atenção da empresa que apenas nos deixou lá sem amparo algum em relação a comida ou segurança.   Nos 7 dias conheci aquilo que consegui em Belém, até porque estava poupando o máximo que conseguia, conheci o mercado Ver- o- peso, onde tive a honra de conhecer Dona Colo , se você não conheci pode digitar no Google : dona colo de Belém do Pará que você encontrar inclusive o site da sua barraca, ela é uma figura conhecida de Belém que  trabalha há 31 anos com ervas medicinais na feira do ver-o-peso, aprendeu com a sua mãe que aprendeu com a sua avó e agora passou para ela  que está passando para os seus três filhos. (tem foto nossa nos anexos) quem for no mercado não pode deixar de passar pela sua barraca, ela faz banhos, vende perfumes, remédios e além de tudo é uma pessoa muito simpática. Conheci também em Belém a estação das docas, referência nacional, o complexo turístico e cultural congrega gastronomia, cultura, moda e eventos nos 500 metros de orla fluvial do antigo porto de Belém.
      Ficar na casa da minha amiga que mora em Belém, ajudou muito em relação a poupar dinheiro, tanto por não pagar estadia, quanto em relação a comida, pois a família me acolheu de uma forma tão boa a gente se deu super bem que conseguimos negociar em relação a comida também, claro que eu sempre que podia ajudava com algo.      Chego na primeira cidade da Bahia (Barreiras) no dia 28 de Dezembro e no meu destino final dia 29 de Dezembro, apenas um dia,porém longo, com várias paradas em rodoviárias na Bahia, passando por pequenas, médias e grandes cidades, estradas com barro, asfalto, dentro da Bahia passei por: barreiras, vitória da conquista, Itabuna e então finalmente Ituberá onde estava acontecendo o festival que eu estava indo UNIVERSO PARALELO, foi minha segunda edição, a primeira fui me avião e translado, nessa me aventurei bem mais como se pode ver, porém a primeira viagem foi muito importante por ter aberto meus olhos em relação a viver viajando, e se isso era ou não possível, o up foi o primeiro contato que tive com essa realidade.    Conheci pessoas, fiz amizades de poucas horas mais com muita intensidade nas conversas, nos favores, eu tenho muito que agradecer, pois encontrei no meu caminho pessoa boas, não sei como foi a experiência de outras pessoas em relação a viagens de ônibus, porém o que eu encontrei foram pessoas muito dispostas a ajudar uma as outras, desde o "olha aqui pra mim enquanto vou no banheiro.", "olha meu celular ali carregando.", recebi dicas para as cidades que estava indo, conversei sobre acontecimentos da minha vida com quem normalmente dividiria apenas com amigos de longas datas, até café da manhã me pagaram.   Enfim, valeu muito a pena.       Girls we can do it! 

Redes sociais: @loamaria.joana
      @licemj             

20171229_062957.mp4

• Criar Novo...