Ir para conteúdo

Fordlândia, um sonho americano no Brasil


Posts Recomendados

  • Membros

Fordlândia, Amazônia Americana.

Henry Ford instalou uma filial da Companhia Ford às margens do rio Tapajós, para a produção de látex
A Vila de Fordlândia, localizada a cerca de 120 Km de Santarém, no estado do Pará. 
Para se chegar a essa cidade-Vila, o barco parte de Santarém, na frente do mercado 2000. (normalmente os barcos com parada em Fordlândia têm como destino final o município de Itaituba), o tempo de viagem pode variar entre 8 h (lanchas) e 18 h,  (Barcos de linha), dependendo do tipo de embarcação.
Hoje a vila-cidade, está invadida por moradores das redondezas, liderados pelo presidente da associação de moradores da Vila, famílias da comunidade passaram a viver na antiga Vila Americana, que foi construída pela FORD, para  abrigar os funcionários americanos mais graduados.
Existem 2 pousadas na Vila, uma delas é bem familiar, digo, em uma residência de umas das famílias que residem nessa Vila, a outra é uma poisada propriamente dita, fiquei hospedado na primeira, é muito mais barato.
Segundo "os invasores", é para preservar o local de possíveis saqueadores, pois no local, tem torneiras, talheres, vasos e outros itens, todos em prata pura. Só que um dos "invasores", tentaram me vender um dos vasos, claro, não comprei, pois gostaria que tudo ficasse ali, para futuras visitantes verem o que Ford deixou na Vila.
Atualmente a cidade permanece resistindo até o ultimo instante com sua magistral estrutura de prédios requintados e funcionais, apesar dos sinais de abandono e má conservação. Os sistemas de saneamento ainda funcionam, mesmo que parcialmente. Anualmente, grande número de visitantes se dirigem à Fordlândia, que está sob a administração política da cidade de Aveiro, localizada à 2 horas de barco do local.
Só mesmo sob a administração, pois o que se vê e ouve da população local, é um completo abandono, em algo que poderia levar muito mais turistas ao local.

Cais do Porto.jpg

Escola no primeiro plano, segundo plano a caixa de água em pleno funcionamento a 80 anos..jpg

galpão.jpg

Hospital - Era todo equipado.jpg

Peça da época áurea da borracha.jpg

Seringal.jpg

  • Gostei! 3
Link para o comentário
  • Membros

@RicardoRM, É por via Santarém, tem barcos diariamente, geralmente saindo pela parte da tarde. Eu fui em lancha, pois é mais rápido, porém se deixa de apreciar as belezas naturais e só para em Aveiros, antes de chegar a Fordlândia. No barco de linha, vai parando em outras cidades e se tem mais contato com os nativos.

Escolhi ir de lancha e voltar pelo barco de linha, para ver a diferença entre um e outro. Se me perguntar hoje, como eu retornaria, eu diria que de barco, é muito mais legal. Gosto de fazer uma imersão cultural e nada melhor que estar no meio dos nativos.

Então, se você estiver em Alter do Chão, pegue o ônibus para Santarém, esses ônibus, passam a cada 30 minutos, fique próximo ao mercado 2000, pois é daquele lugar que saem as lanchas e barcos para Itaituba, só que você ficará em Fordlândia. 

Tem 2 pousadas, quase sempre fazias de hospedes, pois muitos turistas, ficam em casas dos nativos. É fácil alugar uma dessas casas, pois a grana não circula facilmente pela Vila.

  • Gostei! 2
Link para o comentário
  • Colaboradores

Vou a Alter do chão daqui alguns dias, mas sei que terei que voltar lá na temporada de praias, vou incluir no roteiro na outra viagem viu, no barco deve ser muito legal mesmo, é outro mundo né, bem diferente da realidade que vivemos aqui no sudeste. Gosto demais destas diferenças.

  • Gostei! 1
Link para o comentário
  • Membros
25 minutos atrás, RicardoRM disse:

Vou a Alter do chão daqui alguns dias, mas sei que terei que voltar lá na temporada de praias, vou incluir no roteiro na outra viagem viu, no barco deve ser muito legal mesmo, é outro mundo né, bem diferente da realidade que vivemos aqui no sudeste. Gosto demais destas diferenças.

Poxa, você irá agora na cheia dos rios amazônicos, uma pena. 

Os melhores meses para vir a Amazônia, são entre agosto a janeiro, ai sim, vai ver as mais belas praias do mundo, no Rio Tapajós.

  • Gostei! 1
Link para o comentário
  • Membros

@RicardoRM, passeios de barcos tem todos os dias, saídas de barcos para quase todas as cidades do Pará e algumas do Amazonas.

Comer você vai comer muito mesmo. 

Em Santarém tem 2 grandes mercados, caminhe na avenida da praia, de um mercado a outro, vais encontrar peixes assados na hora. Pede um chamado Acari, saberei com todo o gosto, coma piracuí, uma espécie de farinha de peixe, uma tradição indígena, absorvida pelos nativos da região. Esse piracuí, tem uns que fazem bolinhos, tão saboroso, que tem um gostinho de quero mais. 

Mergulhe de cabeça na cultura local, depois conta TUDO aqui para nós.

  • Gostei! 1
Link para o comentário
  • 1 mês depois...
  • Membros

@Renato R

De belém a Santarém, tem vários barcos que fazem essa linha.

De Santarém a Aveiros, tem barcos e lanchas que saem diariamente, em frente ao mercado 2000.
Caso queira ir até Fordlandia, é só seguir viagem no mesmo barco ou lancha, que vão até Itaituba.

Qualquer dúvida, é só perguntar, se eu souber, lhe respondo

  • Gostei! 1
Link para o comentário
  • 1 ano depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...