Ir para conteúdo
  • Cadastre-se
  • Faça parte da nossa comunidade! 

Peça ajuda, compartilhe informações, ajude outros viajantes e encontre companheiros de viagem!
    Faça parte da nossa comunidade! 

Posts Recomendados

Olá pessoal como estão?

Bem há um tempo que venho me planejando para viajar e vi diversos mochilões pela internet, até que descobri esse site e gostei como tem muitas informações. Como todos nós amamos viajar nada melhor que pagar barato e conhecer novas culturas, novos países, novas línguas, e esse é o meu objetivo, conhecer o maior numero de lugares com o meu orçamento. Gostaria de ajuda e opiniões de como eu posso usar o dinheiro que tenho no momento para viajar para EUROPA.

No momento tenho a possibilidade de gastar de 6 a 7 mil reais, seria uma boa grana para viajar e conhecer lugares bacanas por lá ?

Desde já agradeço e estou no aguardo de opiniões e sugestões.

• Vou acompanhar! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá,

com o preço que o dólar e euro estão atualmente, 6 ou 7 mil Reais é pouco dinheiro e não dá para fazer muita coisa.

Algumas continhas para você se situar na realidade:

Uma passagem de avião Brasil x Europa x Brasil em baixa temporada está custando em média entre R$ 2.500 e R$ 3.000 dependendo da cidade que você sair do Brasil e do seu destino lá na Europa.

Mas este valor também pode chegar facilmente em 4 ou 5 mil dependendo de onde você estiver saindo do Brasil e se só puder viajar na alta-temporada que é entre julho e agosto e entre dezembro e começo de janeiro.

Supondo que consiga uma passagem barata por R$ 2.500, sobrariam R$ 4.500 dos seus 7 mil reais. 

O euro está custando atualmente R$ 4.90 depois dos impostos e taxas, e os seus 4.500 Reais valeriam somente uns 900 Euros arredondando.

Num mochilão o pessoal aqui gasta em torno de 70 euros por dia entre hospedagem, alimentação, metrô, ingressos e passeios, isto sem baladas, pois se for sair, o céu é o limite.

Assim os seus 900 euros em teoria seriam suficientes para uns 12 dias de viagem, mas você terá outros gastos com a viagem, como por exemplo passagens entre as cidades, passaporte, seguro saúde que é obrigatório, mala/mochila se não tiver, roupas adequadas para o frio caso viaje no inverno, etc...

Supondo que você fosse visitar 3 cidades na Europa, você teria que comprar pelo menos 2 passagens locais lá, ou mesmo 3 passagens caso for chegar e voltar pela mesma cidade. O preço destas passagens varia muito dependendo das cidades envolvidas, pode ser desde 10 euros ou mesmo 100 euros cada trecho.

então sem saber as cidades que você vai visitar uma boa prática é reservar pelo menos uns 50 a 60 euros para cada passagem local, pois não se sabe quando que vai custar. O que reduziria o seu orçamento para uns 750 a 800 euros.

Seguro, passaporte e outras coisitas mais, devem lhe custar outros 50 a 100 euros, o novamente reduz o seu orçamento para uns 650 a 750 euros.

Na prática então você teria em torno de 650 a 750 euros livres para gastar lá, o que mal e mal dá para uns 10 dias de viagem.

e com somente 10 dias de viagem, não dá para fazer muita coisa, no máximo visitar 2 cidades grandes como Paris e Londres ou então 3 cidades médias como Lisboa, Madrid, Barcelona, Amsterdam, Roma, Praga, Budapeste, etc...

Mas tem outro porem você estaria no limite do limite do seu orçamento, qualquer imprevisto, como por exemplo você perder um trem ou ônibus, passar mal algum dia por que comeu algo estragado ou pegar um resfriado e ter que comprar remédio, já faria vocês estar com um problemão, sem dinheiro para terminar a sua viagem, então sempre é bom ter uma reserva de pelo menos uns 200 Euros para imprevistos.

Ou seja, com um orçamento destes, no atual momento, seriam no máximo 2 ou 3 cidades, agora quais, tem literalmente dezenas de ótimas opções para todos os gostos e bolsos, tem locais mais caros como Londres, Paris, Amsterdam, Viena, Suíça, Bruxelas e Munich, locais com custo intermediário como Barcelona, Madrid, Roma, Berlin, Praga, Berlin e Dublin e locais mais em conta como Lisboa, Porto, Budapeste, etc...

• Gostei! 2
  • Vou acompanhar! 1

Compartilhar este post

Link para o post

No caso ja tenho a passagem que paguei 1500 pois tinha uns pontos no cartão e consegui reduzir bem o valor, e passaporte também ja tenho faz alguns anos e nesse caso nao foi do dinheiro dessa viagem

Não tinha colocado essas informações antes, me desculpe, mas no caso sobraria 5.500 reais de 7 mil, aproximadamente 1100 euros para gastar somente na viagem.

Compartilhar este post

Link para o post
57 minutos atrás, Moscardini disse:

No caso ja tenho a passagem que paguei 1500 pois tinha uns pontos no cartão e consegui reduzir bem o valor

- Voce comprou a passagem pra qual destino?

- Voce ira iniciar e finalizar a viagem pela mesma cidade?

- Vai e volta quando?

A principio quais seriam suas cidades de interesse? Exponha o que voce ja tenha em mente, assim ficará mais facil sugerir algo.

• Gostei! 2

Compartilhar este post

Link para o post

Se você já tem passagem comprada, chegando e voltando pela mesma cidade, isto já limita e engessa mais ou menos um terço da sua viagem, e agora resta ver o que dá para encaixar no que você já tem.

Mas ai você precisa responder aos questionamentos do colega acima, chega e volta por onde e quais as datas, e quais os seus interesses, somente assim daria para ver o que seria possível sugerir para encaixar no tempo de viagem e orçamento que você tem disponível.

Por exemplo, se você tem uma passagem comprada para ficar 25 ou 30 dias, mesmo agora seu orçamento sendo de 1100 Euro, o dinheiro não seria suficiente para você custear todo este tempo sem precisar passar fome,  aperto ou ter que ficar sem fazer as atividades legais e interessantes por que se for fazer um passeio que custe 5 euros de ingresso, você não teria dinheiro para comer...

então você teria que detalhar o que já tem comprado, para ver o que dá pra fazer com aquilo que você já tem.

• Gostei! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Em 01/05/2019 em 13:26, Moscardini disse:

Olá pessoal como estão?

Bem há um tempo que venho me planejando para viajar e vi diversos mochilões pela internet, até que descobri esse site e gostei como tem muitas informações. Como todos nós amamos viajar nada melhor que pagar barato e conhecer novas culturas, novos países, novas línguas, e esse é o meu objetivo, conhecer o maior numero de lugares com o meu orçamento. Gostaria de ajuda e opiniões de como eu posso usar o dinheiro que tenho no momento para viajar para EUROPA.

No momento tenho a possibilidade de gastar de 6 a 7 mil reais, seria uma boa grana para viajar e conhecer lugares bacanas por lá ?

Desde já agradeço e estou no aguardo de opiniões e sugestões.

Então... Vou viajar entre Setembro e Outubro.

Vou dar o exemplo de meu planejamento.

20 noites em 3 países (de forma muito economica):

Hospedagem 383 euros (esse é um valor que vc já tem certeza antes de sair de casa, então pode pesquisar de acordo com seu estilo).

Locais que vou visitar pagos: 159 euros ( também da pra pesquisar e saber antes quanto vc gasta).

Alimentação: essa parte que é complicado calcular, mas como ficarei em hostel pretendo gastar 15 euros por dia (total 300) 5 euros café manha simples e um lanche feito por mim mesmo para almoço e 10 euros janta. Separei mais 110 euros pra uma servejinha, vinho (comprado em mercado) e pizza. Não vou curtir balada, então é gasto a menos.

Transporte: dois trechos low cost 120 euros, um trecho trem 20 euros, onibus/metro 70 euros, transporte aeroporto ao centro 50 euros.

TOTAL: 1212 Euros

Agora eu acrescento 70 euros para coisas variadas mais 130 euros para imprevisto (com fé em Deus, rs).

Novo Total: 1412 (6500 reais)

Já tenho passaporte, seguro da viagem e transporte até o aeroporto.

As passagens ainda não comprei, mas está entre 2500-3000 reais... em Janeiro tinha achado até por $2300.

Fora toda essa conta vou estar com cartão com disponibilidade de mais $3000 que tenho como pagar na volta. (por garantia) 

• Gostei! 1

Compartilhar este post

Link para o post
49 minutos atrás, Forestes disse:

Alimentação: essa parte que é complicado calcular, mas como ficarei em hostel pretendo gastar 15 euros por dia (total 300) 5 euros café manha simples e um lanche feito por mim mesmo para almoço e 10 euros janta. Separei mais 110 euros pra uma servejinha, vinho (comprado em mercado) e pizza. Não vou curtir balada, então é gasto a menos.

Esta realmente é a parte mais complicada, quando eu era mais novo, fiz um monte de viagem e planejamento exatamente iguais a estes em relação a alimentação durante a viagem, mas nunca consegui levar este plano até o final.

Pois sempre chegava na segunda semana de viagem e eu não aguentava mais comer lanche, spaghetti com molho de tomate ou comida congelada no jantar, e acabava apelando para comida de verdade num restaurante.

• Gostei! 1

Compartilhar este post

Link para o post

Em 01/05/2019 em 16:10, Moscardini disse:

No caso ja tenho a passagem que paguei 1500 pois tinha uns pontos no cartão e consegui reduzir bem o valor, e passaporte também ja tenho faz alguns anos e nesse caso nao foi do dinheiro dessa viagem

Não tinha colocado essas informações antes, me desculpe, mas no caso sobraria 5.500 reais de 7 mil, aproximadamente 1100 euros para gastar somente na viagem.

Cara, se não for na alta temporada e evitando as cidades mais caras dá pra fazer uma trip de 2 semanas com uma certa tranquilidade... mas é bom ter um cartão de crédito internacional para o caso de surgir algum imprevisto.

Apesar de grande parte dos países utilizarem a mesma moeda, tem grandes diferenças de preços e custo de vida entre eles... Portugal e os países do leste europeu são mais baratos, por outro lado cidades como Londres, Paris, Amsterdam e Munique são mais caras que a média... países como a Suíça e os países nórdicos então são caríssimos.

Mas planejando bem dá pra fazer uma viagem inesquecível e sem perrengues.

• Gostei! 1

Compartilhar este post

Link para o post

Mochileiro Roots>>> Hospedagem em couchsurfing ou barracas, comida de mercado todo dia, sem passeios pagos >>> até 30 Euros por dia rola.

Pra Mochileiro Econômico >>> Hospedagem em bons hostels, comida uma variante entre mercado, cozinhar, comida de rua e fast-food, alguns passeios turistões pagos, uma ou outra balada gastando pouco>>. 50/60 Euros por dia

Mochileiro esbanjador >>. variando entre hostels e hotéis, balada quase todo dia, encher a cara, passeios, comer bem todo dia, etc.. >>> 100 Euros por dia ou mais.

Valores por pessoa.

Considerando que você possui 7 mil reais, isso daria pra comprar 1000 Euros (R$ 4400) e a passagem de ida e volta pro Brasil com os 2600 reais restantes, isso pegando um bom preço. Teria que colocar mais um pouco, pelo menos uns 500 reais pras passagens internas na Europa voando low-cost ou de ônibus mesmo, mais uns 200 pro seguro viagem. Eu levaria também uma reserva de emergência (considerando que dificilmente você vai usar esse dinheiro e vai voltar com ele). Acho que dá no modo econômico pra uma viagem de no máximo 14 dias em uns 3 ou 4 destinos relativamente pertos. Ai tudo depende de você. No modo roots tu sobrevive mais de um mês, no modo esbanjador mal dura uma semana.

Esse cálculo vale pra Europa ocidental (cara). Leste europeu pode estimar 30% a menos.

• Gostei! 1

Compartilhar este post

Link para o post

Esta estimativa acima é válida desde que a pessoa não escolha só locais caros, como por exemplo Amsterdam, Suíça, Paris Londres, Viena, etc... locais onde você morre com 30 euros por noite só com hostel, e nem é um hostel top...

Mas se fizer um mix de cidades caras e baratas, dá para chegar nestes valores se a pessoa for bem disciplinada nos gastos.

O leste europeu realmente tem um custo de vida menor, mas em compensação, chegar lá costuma ser bem mais caro do que na europa ocidental, ou seja, geralmente o que se gasta a mais em passagens para chegar no leste europeu costuma ser mais do que aquilo que você conseguirá economizar com diárias de hostel e alimentação mais baratas.

Ou seja, no final das contas, na maioria dos casos, numa viagem de curta duração, o custo total final é o mesmo, ou até maior viajando para o leste europeu do que numa viagem a Europa ocidental.

Incluir o leste europeu faz baixar o custo final se você estiver numa viagem de maior duração, tipo uns 25 ou 30 dias, onde você chegue e volte pela Europa ocidental, e vá indo ao leste europeu aos poucos, passando por várias cidades no caminho, mas isto já é uma viagem que você atualmente não consegue fazer com somente 6 ou 7 mil por causa do euro/dólar caros, precisaria de mais dinheiro para uma viagem com toda esta duração. 

• Gostei! 1

Compartilhar este post

Link para o post

Participe da conversa!

Você pode ajudar esse viajante agora e se cadastrar depois. Se você tem uma conta,clique aqui para fazer o login.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emoticons no total são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Conteúdo Similar

• Por renanlouzada
      Boa tarde, mochileiros. Decidi tentar compartilhar com os senhores um pouco da minha experiência nesse segundo "mochilão". 
      Tinha 15 dias de férias para tirar e estava muito em dúvida sobre qual roteiro traçar. Estava quase decidido a ir para a Costa Rica e Panamá, quando no dia da compra, decidi por ir para a Patagônia. Já tinha ido à Argentina, mas não ao sul. Conhecia apenas Buenos Aires. Pois bem, iniciou-se, então, em novembro/2017, o planejamento para essa viagem de fevereiro/2018.
      Fui com, à época, minha namorada, então algumas coisas saíram mais caras do que era esperado - optamos por quartos individuais e com banheiros privativos em todos os casos. Tive dificuldade em colher algumas informações, mas vou tentar repassar tudo da melhor forma aqui pra quem, por ocasião, quiser fazer um roteiro similar e tiver as mesmas dúvidas.
      Nossa viagem começou dia 10/02, saindo de Vitória/ES para São Paulo.
      PS.: MUITAS FOTOS. 

Nosso roteiro foi: 
      - Vitória x São Paulo (aéreo)
      - São Paulo x Buenos Aires x El Calafate (aéreo)
      - El Calafate x Puerto Natales (ônibus)
      - Puerto Natales x Punta Arenas (ônibus)
      - Punta Arenas x Ushuaia (ônibus)
      - Ushuaia x Buenos Aires x São Paulo (aéreo)
      - São Paulo x Vitória. (aéreo)
      Custos de passagem: R$ 3100,00 para duas pessoas, aproximadamente. Saindo de Vitória, tomei uma decisão que não havia seguido nas viagens anteriores: preocupado com a minha namorada, fiz seguro de viagem para nós dois. R$ 125,00 cada.
      Detalharei a seguir.
      Chegamos em São Paulo, após voar pela AVIANCA, por volta das 21h. Pelo Booking, localizei um motel/hotel relativamente perto do aeroporto. Só não sabia que, apesar de perto, era mal localizado. O nome do estabelecimento era: VISON MOTEL. Para a proposta, pernoitar apenas uma vez até que não tive problema. Lugar relativamente tranquilo PRA DORMIR. Se não me engano, custou R$ 50,00 a pernoite para nós 02. Chegamos tranquilamente com Uber no local. Apesar de "próximo", estávamos cerca de 20 minutos do aeroporto. 

Acima, umas fotos do quarto em si.
      11/02
      A luta, porém, foi para, na manhã do dia seguinte, conseguir ir para o aeroporto. Tentei por 05x chamar um Uber e todos cancelavam a corrida. O tempo passando e eu, como não conhecia nada ali, ja estava ficando desesperado com medo de perder o voo. Quando, na sexta tentativa, assim que o motorista aceitou eu liguei e expliquei que queria ir para o Aeroporto pegar um voo internacional. Assim, com 5 minutos ele chegou. E então me explicou a razão de ninguém aceitar a corrida: o local era periferia e, geralmente, dali as pessoas iam para o interior de favelas. Perigo de não conhecer a cidade onde vai se hospedar.. mas enfim. Tudo certo, embarcamos em voo pela LATAM para Buenos Aires, chegando por la aproximadamente as 10h. Descemos no Aeroparque. 
      Como eu já havia comprado o chip de internet EasySim4u, procuramos uma loja da Personal para comprar um chip para minha namorada, apenas para se comunicar via whatsapp, já que fotos e videos seriam enviados tudo pelo meu chip. Encontramos um por cerca de R$ 60,00. Funcionou por toda a viagem. Ps.: todos os valores serão informados ao final, com uma planilha detalhada que fiz.
      Por fim, após algumas poucas horas de espera, embarcamos em outra aeronave da LATAM para, agora, com destino a El Calafate, nosso primeiro ponto de parada. 
      Chegamos nessa bela cidadezinha por volta das 16h local e dividimos um transfer com dois chineses (nunca vi tantos!!!!) até o centro da cidade, ficando mais precisamente no hotel TERRAZA COIRONES. Uma bela vista. Mas falo dele a seguir.
      Nao perdemos tempo: deixamos as coisas no quarto e partimos para o centro da cidade, onde conseguimos um transporte (gratuito. A cidade oferece!! Não paguem por isso!) até o Glaciarium.  Apesar de já um pouco tarde, conseguimos chegar a tempo. Não me interessou muito o museu, então fui apenas para o Bar de Gelo. Algo extraordinário e inimaginável, até então - como muitas outras coisas vistas. 

Todo o bar é feito de gelo, como puderam ver nas fotos. Temperatura varia entre -5 a -7ºc e, para permanecer pelos 30 minutos que permitem, é necessária a utilização dessa roupa estranha que parece de astronauta.  É possível desfrutar de alguns drinks feitos na hora, já inclusos no valor da entrada do bar.
      Finalizada a experiência, esperei por alguns minutos o transfer chegar para retornarmos à cidade. O Glaciarium fica uns 20 minutos do centrinho. E a vista, pelo lado de fora, já estava me empolgando. Muito bonito o visual.

Finalizada a ida ao Glaciarium, voltamos ao centro e conseguimos dar uma caminhada pela cidade, visitando alguns rápidos pontos. Demos uma volta (sem comprar nada) no “Paseo de Artesanos” e “La Aldea de los Gnomos”. Há algumas coisas legais, até vale a pena comprar. Mas como tinha acabado de chegar, não estava disposto a comprar nada até então.

Por fim, fui para uma cervejaria artesanal que pesquisei antes, a fim de comer e, claro, tomar um gelo. O nome do local é LA ZORRA TAPROOM. Recomendo. O preço não é dos mais baratos, mas não espanta. Um lanche foi suficiente para cada um, além de uns dois chopps. Na foto, inclusive, o relógio já marcava 21h40. E o sol tava ali, firme e forte

Dia 12/02
      No segundo dia, acordamos cedo e tomamos café no próprio hotel, partindo em seguida junto ao transfer para o passeio no Perito Moreno. Antes de andar na geleira, contudo, foi feita a visita ao Parque Nacional Los Glaciares, onde, a partir das passarelas existentes, se vê e observa a geleira, que em alguns momentos se rompe e te permite ter uma das vistas mais belas possíveis. O barulho, quando acontece, parece um trovão. Difícil explicar. Hehe.

Dali, partimos para um porto onde entramos numa embarcação rumo à base do Perito Moreno, onde começaríamos a caminhada pelas geleiras. Aqui vai uma observação: existem dois tipos de passeios que se podem fazer: o Mini Trekking, que tem duração aproximada de 1h30min, e o Big Ice, que dura pouco mais e “entra” nas cavernas de gelo. Porém, isso também depende do dia, pois a geleira se modifica sempre e, às vezes, pagarão mais pra fazer o Big Ice e não terá tanta coisa diferente. Eu fiz o Mini Trekking e, pessoalmente, saí bem satisfeito. As empresas de turismo, pelo que me constou, revendem o pacote da empresa “Hielo y Aventura”. Eu comprei direto dela, o preço é tabelado então é tudo a mesma coisa.

Por fim, após o passeio de dia todo (necessário um dia somente pra isso), retornamos à cidade. Fomos ao hotel, tomamos um banho e, depois, fomos jantar. Ainda tinha sol: escurecia em quase todos os pontos da patagônia próximo das 22h. 
      Lembra que falei lá no começo do seguro de viagem pra minha namorada? Então.. saindo do hotel, consegui a proeza de torcer o pé na escada. O pior não foi nem a torção, foi o barulho como se tivesse quebrando algo. Com sangue quente, fui mesmo assim pra rua e fomos jantar num restaurante chamado El Ovejero. Comi, bebi, andei mais e, por volta das 22h30m, retornamos pro hotel. Aí, sim: DOR. Tomei banho, deitei na cama e começou uma dor intensa no pé. Inchou demais, quase dobrou de tamanho.
      Tentei aguentar por uma hora a base de uns remédios que levamos e gelo, mas estava impossível. Fomos até o hospital local e, graças ao seguro de viagem (!!), fomos atendidos e liberados (cerca de 1h20m entre atendimento, medicação e liberação). Compensou um pouco, pois a consulta e os medicamentos ficariam em cerca de R$ 180 reais. Economizei R$ 55,00, no caso.. enfim. Fui pro hotel já com a dor tranquilizada e o inchaço diminuindo. O desespero seria pelo que viria mais à frente.
    • Por Igor Nascimento
      Olá Pessoal.
      Acabo de voltar da minha primeira Eurotrip que foi incrível - Portugal, Espanha e França e já estou programando a próxima.
      Desta vez quero conhecer a Europa central. Poderia ir a partir de Janeiro porém pensando no clima e procura turística creio que 35 dias a partir de Maio é o ideal.
      Idealizo chegar pela Alemanha e focar mais na Polônia porém terei boas possibilidades de conhecer bastante lugares.
      Meu pré-roteiro seria o seguinte:
      Berlim - 3 dias 
      Poznan - 1 dia - Não necessariamente - poderia deslocar este dia para Berlim.
      Gdansk - 4 dias
      Torum - 1 dia - Não necessariamente - poderia deslocar este dia para Munique.
      Varsóvia - 3 dias
      Cracóvia - 5 dias
      Breslavia - 2 dias
      Praga - 4 dias
      Viena - 4 dias
      Budapeste - 5 dias
      Munique - 2 dias
      Será que vocês poderiam me ajudar a afinar este roteiro? As vezes acho que está bom, as vezes acho que daria para incluir  lugares ou trocar cidades, ainda bem que tenho bastante tempo para deixa-lo redondinho.
      Saudações mochileiros!

• Por rafael ribeiro real
      Gente procuro cia pra viajar to pensando no leste europeu ou Itália, mas aceito sugestões já to com passagem comprada pq iria fazer Grécia mas com o euro a quase 5 reais fica complicado, principalmente deslocamentos entre as ilhas, dai to pensando em países mas baratos como do leste europeu e que os deslocamentos tb n e caro entre as cidades to com passagem compra de 22 de julho a 09 de agosto, quem se interessa ir comigo chama no wats 83 986840651
    • Por Mauricio Freitas
      Estou querendo ir passar um tempo em Londres(6 meses), mas não estou afim de ir sozinho. Se alguém tiver pretendendo ir, entre em contato comigo pra gente trocar uma idéia. Qualquer data eu topo, pois ainda não comprei passagem nem reservei hospedagem. Eu realmente só quero ir caso encontre alguém.
      Telefone: 55 64 9 8408-7122
      E-mail: [email protected]

• Criar Novo...