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Sergio Maggessi

Alguém com menos de 3 dias pra viagem falou com a Decolar?

Pergunta

Bom dia.

Tenho uma reserva pra Los Angeles pro dia 08/05.  Desde o início, a Decolar sugere que aguardemos até 3 dias antes pra alterar qualquer coisa porque as condições podem mudar.  No meu caso tão mudando pra muito pior.  Semana passada simulei uma alteração na reserva e tavam me cobrando 280,00.  Hoje fiz a mesma simulação e já tá em 374,00.  Queria saber se alguém conseguiu falar com eles 3 dias antes da data pra viajar e qual foi a postura da Decolar pra alteração.

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2 horas atrás, Fabrício Zílio de Souza disse:


É o negócio será aguardar... Já estou dando como perdido pra falar a verdade!emoji20.png

O negócio é ter paciência e não ficar desesperado agora, aceitando qualquer tipo de acordo, ou querer viajar desesperadamente nos próximos meses, sendo que a viagem pode ser bem prejudicada.

No caso das passagens aéreas, há uma legislação especifica tratando sobre a questão o COVID, a Medida Provisória nº 925 diz o seguinte:

Citar

Art. 3º  O prazo para o reembolso do valor relativo à compra de passagens aéreas será de doze meses, observadas as regras do serviço contratado e mantida a assistência material, nos termos da regulamentação vigente.

§ 1º  Os consumidores ficarão isentos das penalidades contratuais, por meio da aceitação de crédito para utilização no prazo de doze meses, contado da data do voo contratado.

Ou seja, como a sua viagem era no começo de maio de 2020, o crédito que eles lhe oferecem deve valer no mínimo até maio de 2021.

Se optar por receber créditos e lhe oferecerem credito com validade menor, não aceite, e cite que a Medida Provisória nº 925 estabelece claramente a validade do crédito, insista para conseguir créditos com esta validade.

Já em relação aos reembolsos, a MP nº 925 fala que continuam a valer as regras de antes, ou seja, se o cancelamento for solicitado pelo consumidor, a companhia aérea pode descontar a multa contratual do valor a ser devolvido, mas se o cancelamento for por parte da companhia aérea, é obrigatório devolver o valor integral dentro do novo prazo de 12 meses.

Caso queira tentar o reembolso, você pode insistir nisto, que o cancelamento partiu da companhia aérea, e que você teria direito a reembolso integral.

Mas o negócio é ter paciência e negociar, não aceitar logo de cara condições muito ruins para você, e continuar a insistir em tentar receber compensações o mais próximo possível do que estabelece a legislação especifica para este caso estabelece.

 

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3 horas atrás, Caio colombi disse:

Bom dia pessoal,

Este ano estou com esse problemão também, porém creio que piorado rs. Comprei o pacote todo com a Decolar, hotel e passagens, e até o momento não consegui retorno ou informações realmente esclarecedoras por parte deles. Já fiz algumas viagens e sempre compro tudo a parte, porém para Cancún saia tudo mais caro. ( Imagino que por ser muito turístico tenham muitas parcerias com agencias de viagens.

Problema a principio é que eles me dão uma condição pra passagem, mas pro hotel dizem que tem que alterar diretamente com o hotel. Não quero fechar algo com o hotel e depois ficar quebrando a cabeça se vou e quando vou conseguir voos disponíveis na mesma data para que não haja um desencontro. Nem me responsabilizar por isto caso haja falhas no sistema.

Já que fechei um pacote seria obrigação deles me oferecerem uma condição casada certo? assim como fizeram da primeira vez?

só pra piorar, são reservas pra 6 pessoas. 

Diferentemente das passagens aéreas que tem uma legislação clara e definitiva tratando os problemas causados em relação ao COVID, a legislação em relação a pacotes de viagem não é muito clara.

A Media Provisoria Nº 948 que trata do assunto é meio vaga, e na verdade sugere que tente-se chegar a um acordo entre as partes para a solução do problema.

Segundo o entendimento jurídico que está sendo adotado pelo PROCOM em muitos casos relacionados a pacotes de viagem:

"Trata-se de caso fortuito externo, isto é, evento imprevisível fora dos riscos normais do negócio (catástrofe natural). Caracteriza também força maior, tendo em vista sua irresistibilidade, excluindo o dever de indenizar de ambas as partes. Ninguém teve culpa e nem deu causa ao cancelamento."

Ou seja, é uma situação totalmente excepcional, onde a princípio não se aplica a legislação existente, e o que os PROCONS estão orientando nestes casos é que a solução para o caso seja conseguida através de acordo entre as partes, com cada uma das partes cedendo um pouco para chegar a um acordo que minimize os danos para ambas as partes.

 

 

Pessoalmente, se eu estivesse na sua situação, eu não escolheria datas agora, eu tentaria insistir em negociar para receber créditos do valor integral do pacote, para utilização futura, pois marcar qualquer coisa neste momento é muito arriscado.

Mas como citei acima, é uma situação totalmente excepcional, e fora do que a legislação estabelece, onde a única solução é a negociação entre as partes para chegar num acordo que prejudique o menos possível ambas as partes. 

 

 

 

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Algumas regiões da Espanha tem previsão de reabrir as suas fronteiras para pessoas de países do tratado Schengen agora na metade de junho, mas outras regões como Madrid e Barcelona ainda continuam fechadas sem previsão de reabertura

caso a situação continue a melhorar, a previsão é que todas as fronteiras sejam reaberta até começo de Agosto para países Schengen, mas para países que não são do Tratado Schengen, ainda não tem previsão concreta.

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@Fabrício Zílio de Souza eu também estou na mesma situação, tinha vôo marcado pra maio pra Portugal e eles estão sempre mandando email dizendo para aguardar que eles estão resolvendo. Mas sei que antes de abrirem as fronteiras nada será resolvido, vamos aguardar e torcer para que a pandemia aqui esteja controlada para abrirem fronteiras para nós brasileiros, porque alguns países já começaram a reabrir.

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O pior é que com o ressurgimento de casos de COVID-19 em Beijing, centenas de voos que haviam recomeçado nas últimas semana foram cancelados ontem e hoje em Beijing, ninguém sabe ao certo se isto foi algo pontual decorrente de uma decisão tomada meio no pânico de um possível novo lockdown, ou se a situação dos voos voltou a andar para traz...

Ontem li uma reportagem falando que o pessoal está tão inseguro em marcar viagem, que 40% dos passageiros está comprando passagens e marcando viagens com no máximo 3 dias de antecedência, 20% está comprando com no máximo 10 dias de antecedência, e outros 10% comprando no máximo 15 dias antes.

Ou seja, está tudo tão incerto neste momento, que quase ninguém está tendo coragem de fazer planos de viagem com mais de 15 dias de antecedência, pois tudo pode mudar em poucos dias.

Nos próximos meses acho que infelizmente isto será o novo normal, muita incerteza e cancelamentos de última hora, e quem precisar ou quiser viajar nos próximos meses vai ter que aprender a conviver com esta incerteza.

 

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@poiuy Brasil está com as fronteiras fechadas,estão pensando em se salvar não em viajar.Infelizmente, só no final do ano ou no próximo. 

  • Gostei! 1

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1 hora atrás, Fabrício Zílio de Souza disse:

O negócio é meter no ferro mesmo e pegar o crédito junto a Decolar!

Você ja leu a Medida Provisória nº 925, ou se informou a respeito dela?

Antes de gastar tempo e dinheiro com um processo judicial, avalie se você realmente tem alguma chance de ganhar a causa.

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