Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

Paraná 2021 - de montanha à praia no estado das 4 estações

Postado
  • Colaboradores

Saudações, mochileiros!

Bem, segue o relato de mais uma aventura minha pelos estados do nosso amado Brazyl. Dessa vez, optei por fechar o trio de estados sulistas (apesar de que falta conhecer mais SC, o que me foi negado nesse ano em virtude do bendito coronga), e fui provar um pouquinho da terra do pinhão, capivaras, e berço do montanhismo tupiniquim, Paraná.

A época escolhida foi o mês de dezembro/2021, período de transição entre a primavera e o verão. Peguei um tempo bem inconclusivo, começando pela "cidade onde vc pega as 4 estações de uma só vez". Muita nuvem, muito chuvisco em certos lugares. Mas, fui fora da alta temporada, o que permitiu que eu curtisse muita coisa na tranquilidade, antes da folia que é o reveillón e o verão litorâneo. Por sorte peguei pouca chuva em termos de volume. E entendi sobre o porquê de a temporada de montanhismo ser no inverno.

Como tento ser meio economista nas viagens (vulgo pata de vaca segundo mamãe), resolvi levar 2k de choros e ver se daria para bater perna por 3 semanas no estado. Essa costuma ser minha média nas viagens.

E nesse relato, vai rolar um pouco de tudo: vou falar de uns roteiros mais manjados, assim como tentarei abordar roteiros menos falados, afinal, off the beaten path!!

Pois bem, vamos ao que interessa.

01-02/12 - chegada no estado e paixão à primeira vista

Impossível não conhecer a fama de Curitiba. Logo na minha chegada, ao passear pelas ruas, refleti sobre as simples, porém grandes medidas que poderiam ser facilmente implantadas em minha pobre Manaus (carente de boas gestões há tempos, diga-se de passagem). Os pitorescos e icônicos terminais de tubo, os inúmeros parques e praças, a arborização das ruas, as ciclovias e a limpeza das ruas são alguns dos pontos de destaque da "capital ecológica do Brasil".

Claro, a realidade curitibana fica mais limitada à porção central e elitizada da cidade, pois você não precisa se afastar muito do centro para dar de cara com problemas comuns de toda capital: pobreza, marginalização, cursos d'água poluídos e muito lixo. Passando em lugares como Vila Zumbi, ou mesmo nas dependências do Jardim Botânico (bairro) pude notar tal realidade. Mas, a cidade ao menos tenta se ajeitar. 

Curitiba transpira história e arte: na região central da cidade, cada esquina corre um sério risco de ter uma boa história para contar. Entre as artes mais amadoras, a manutenção de prédios históricos, e as várias homenagens a personalidades e fatos históricos, há informação de sobra sobre a história e cultura paranaense. Uma coisa a ser notada é os murais de azulejo de Poty Lazzarotto espalhados pela cidade, alguns tombados como patrimônio cultural do estado. 

IMG_20211201_130156692_HDR.thumb.jpg.37b72fc032c9a182dfaba0759ba68700.jpg

A praça 19 de dezembro, símbolo da emancipação da cidade, também conhecida como praça do homem nu, agora com uma mulher nua. Acho que o movimento das estátuas feministas deve ter chiado um pouquinho.

IMG_20211201_133852811_HDR.thumb.jpg.f946cd11a1b587b2f5ad4ef8b6e823bc.jpg

Mais uma forma de preservação da história da cidade. Atrás, mais um mural de Lazzarotto. 

IMG_20211202_084525222_HDR.thumb.jpg.4241024db59dbbfe923d89ba2d996586.jpg

Uma homenagem à comunidade oriental que contribui com o comércio local. Mural localizado no mercado municipal

IMG_20211202_151510780_HDR.thumb.jpg.254f4951e8d2466d4b0028010b1ed8e7.jpg

Arte cachaceira?

IMG_20211202_155757233_HDR.thumb.jpg.4ead102a00360b6644d25e9b9751986d.jpg

Ótima referência, e bela mensagem de férias

Em um primeiro momento, estava interessado em conhecer um espaço menos frequentado da cidade (até porque teria muito tempo para conhecer os points manjados). Então segui para a Casa do Expedicionário.Tenho um interesse enorme pela história da Força Expedicionária Brasileira, e admiro a contribuição dos pracinhas, enfermeiras e afins para o combate ao nazifascismo na Itália, ainda mais em tempos em que conceitos sérios são tão banalizados em briguinhas de twitter. Já tinha conhecido um pequeno museu/acervo em Caxias do Sul, na serra gaúcha, este menor e com restrição de fotos.

Inaugurado pela Legião Paranaense do Expedicionário após a segunda guerra, o espaço é simplesmente INCRÍVEL!!! Aqui você faz uma verdadeira viagem ao passado através dos espaços e do seu acervo. Cada peça, cada informativo, cada arte nos leva a uma reflexão sobre os fatos da guerra. A própria praça do expedicionário conta com réplicas de um blindado (exército), um caça (aeronáutica) e um torpedo/âncora (marinha). A entrada é gratuita, e você pode "fazer doações para a manutenção do espaço em troca de lembranças como camisas ou patchs" (o que a meu ver parece uma compra ::lol3::)

IMG_20211201_154502608_HDR.thumb.jpg.9d5373fc93a08027f55fd235f72134d6.jpg

M3 stuart e P-47 thunderbolt, algumas toneladas de democracia para cima dos outrora inimigos da paz

IMG_20211201_154635778_HDR.thumb.jpg.3063839d4c2453736486c669aed5a476.jpg

Magnífico

IMG_20211201_154859148_HDR.thumb.jpg.f7d02c8463c6856971e1b03f73429195.jpg

Um acervo rico e organizado. Uniformes de soldados e oficiais aliados, e no fundo um esquema das operações brasileiras na itália. 

IMG_20211222_094128027_HDR.thumb.jpg.b0618052465287ef09b60a5588f3187f.jpg

Sala dedicada a Max Wolff Filho, considerado um herói de guerra paranaense.

Nesse mesmo dia, resolvi conhecer a primeira praça da cidade, até pela localização privilegiada. O passeio público acabou se tornando um dos meus pontos favoritos da capital, sendo visitado quase que diariamente. A limpeza, organização, arborização, as fontes de água, os peixes, os espaços para crianças, os espaços para idosos, e o zoológico 0800 de aves da fauna nativa e exótica me cativaram bastante. 

IMG_20211201_145437221_HDR.thumb.jpg.26c559533e2743a7111a8849ecd52b0f.jpg

Paz de corpo e espírito na selva de pedra

IMG_20211201_151641356_HDR.thumb.jpg.2d8a44e0ef54c6737707670726f3e735.jpg

dificil não tirar um cochilinho por aqui. Aliás, foi o que acabei fazendo

IMG_20211218_194102770_HDR.thumb.jpg.f62757fd704272db47fe0ebecca5ec94.jpg

O auto de natal foi um espetáculo de encher os olhos, o bom de viajar em época natalina é ter esses bônus nos locais.

No dia 2, teria o dia inteiro para conhecer pelo menos uma ou duas atrações mais visitadas, então comecei o dia com o Mercado Municipal. Bem próximo da rodoferroviária de Curitiba, este espaço tem um acervo interessante para o local. Há um setor de produtos orgânicos, e um espaço voltado para produtos orientais bem consolidado. Curiosamente não achei souvenirs nesse local.

IMG_20211202_083032750_HDR.thumb.jpg.1b8860457d7308054c1655bf9b872a00.jpg

IMG_20211202_083904471_HDR.thumb.jpg.3c3296c78894894e9e9059d21f2b6008.jpg

Mais um local sem espaço para moedinhas, como o que existe no mercado de POA.

Visita feita, resolvi conhecer o popular Jardim Botânico. Como era um dia de semana, o espaço estava tranquilo, apesar de o tempo não estar tão legal. Mesmo assim, aproveitar aquele espaço natural para sentir a vibe da primavera curitibana foi uma agradável experiência.

IMG_20211202_101538860_HDR.thumb.jpg.dbedfacabbbe45bb691bb06184ad9330.jpg

A galeria das 4 estações, com as espécies típicas de cada estação, com "as quatro estações" de Vivaldi de música de fundo. Uma bela sacada. 

IMG_20211202_101529374_HDR.thumb.jpg.3df98561d2952a2a436251ebb7051f5f.jpg

A icônica estufa, vista de um ângulo menos convencional

IMG_20211202_102720002_HDR.thumb.jpg.b8c4bfceaffac677352b2fa4cf296d62.jpg

Um drone viria bem a calhar nessas horas

Ainda na manhã, tentei conhecer o Teatro Paiol, porém este estava fechado. Após o almoço, pensei em ir conhecer o Museu Oscar Niemeyer (o famoso olhão), porém, sabe aquela vontade que passa do nada quando você está prestes a realizar uma ação, como se você fosse um sims e alguém estivesse controlando suas ações? Com isso, resolvi conhecer, ao invés disso, o Bosque do Papa/memorial polonês. Construído para fazer referência à imigração polonesa no país, também serve de homenagem ao papa João Paulo II (também polonês) na época em que este visitou Curitiba. O espaço é pequeno, porém bem simpático, com as casas construídas segundo a arquitetura própria. Há uma lojinha de souvenirs e uma pequena capela com a imagem da Nossa Senhora de Częstochowa, padroeira dos poloneses. Um local de silêncio, contemplação da natureza, e conhecimento sobre uma cultura diferente.

IMG_20211202_133529325_HDR.thumb.jpg.f5c85055a35b8a6bcd890b1dc3fc4479.jpg

Simpático e bem organizado, para dizer o mínimo.

IMG_20211202_140350410_HDR.thumb.jpg.e81c19edd6b6e12639f7dfef98b297d1.jpg

A capela e uma referência ao popular pontífice

IMG_20211202_143632326_HDR.thumb.jpg.19d2d92a6c4f691b2dbdd0e2a078d25f.jpg

A igreja católica que me perdoe, mas não parece que ele está preparando um Jutsu?

Para encerrar o dia, pensei em conhecer o Museu do Holocausto, localizado na mesma região. Infelizmente não foi possível, pois para o acesso é necessário agendamento prévio. Este museu expõe relatos e memórias de vítimas e sobreviventes daquele período negro da história da humanidade, levando a reflexões diversas.

Com isso, dava o dia por encerrado, e só restava planejar o futuro de minha estadia no estado.

Editado por StanlleySantos

Featured Replies

Postado
  • Membros

@StanlleySantosLembra do bondinho da boca maldita aonde tem uma foto sentado ali?Você não soube por ter vindo em outra época, mas o prédio de trás é o Teatro Avenida, famoso por apresentações de corais natalinos de crianças. Entretanto desde o ano passado, pelo distanciamento social,ao contrário de ser uma criança cantando por janela, que só abrem nessa época, tudo é gravado nas casas e reunidos pela produtora. Pode ver o resultado no YouTube do teatro, o segredo das janelas. Era a maior atração do fim de ano curitibano há anos.

Rua 24h foi reformada por funcionar 24h,mas a noite virava dormitório de mendigos, como o shopping estação. Quantas noites passei por ali e vi UM mendigo por pilastra, até comentei aqui algumas vezes que aquela área era a mais perigosa da cidade.Uma foi reformada e fecha a noite e o outro foi cercado como deve ter visto. Que fizeram os mendigos?Mudaram,como você constatou, para os arredores da Praça Tiradentes que também já foi reformada recentemente. 

• Silnei featured this tópico
Postado
  • Autor
  • Colaboradores

E para finalizar, as informações, como de praxe:

Gastos: foram gastos nessa aventura aproximadamente 2.400 choros. Sobrou um pouquinho do valor em espécie levado, mas a hospedagem na ilha do mel e o passeio de trem foram no crédito, o que ultrapassou a quantia especulada. Um valor a meu ver ok para 3 semanas em tantos lugares diferentes, e fazendo o tanto de coisa que fiz. Poderia ter gasto menos? Talvez, cortando alguns mimos. Mas claro, também poderia ter gasto bem mais, se fosse, por exemplo, um louco da gastronomia.

Transporte: o sul brasileiro é uma região razoavelmente resolvida nessa questão, a meu ver. Tem blablacar, tem ônibus (dependendo do lugar, bem barato, diga-se de passagem), tem trem da capital para a região litorânea.... claro, a logística para alguns lugares mais interioranos complica, sendo necessário o carrinho alugado. Mas no geral fiquei satisfeito. Em Curitiba mesmo, apesar dos problemas, o coletivo da cidade atende bem (uma frota boa, geralmente pontual e em bom estado). Tanto que nem precisei recorrer à linha turística para ir aos lugares de interesse. 

Hospedagem: fiquei em lugares para todos os gostos e bolsos. Desde o humilde camping, passando pelo hostel, suíte de apartamento e quartinho estilo chalé na mata. Eu fiquei surpreso pela quantidade de lugares bons e baratos em Curitiba. Existem cidades que possuem poucas opções, aí o negócio é procurar bem. 

Melhor época: o clima do estado é uma coisa de louco, começando pela capital em si. Alguns chamam Curitiba de "Chuvitiba". Penso que o outono é uma estação com tempo estável, não chega a ser frio (falo pela minha experiência em Florianópolis), e fora da temporada de praias, ainda por cima, proporcionando um banho litorâneo mais tranquilo. Para roteiros mais montanhosos como o passeio de trem, neste tópico o D FABIANO já deu o bizu de que é um roteiro de inverno. A temporada de montanhismo também é no inverno, devido ao tempo mais estável. 

Coisas para fazer? Muitas. Paraná tem atrações para todos os gostos. O que gostei mesmo foi o turismo de natureza, que cidades como Prudentópolis, Morretes, Tibagi ou Ponta Grossa têm a oferecer (mesmo não indo a alguns desses lugares). Isso pq nem estou citando a manjada Foz do Iguaçu. Queria ter dado um bate e volta em Lapa, cidade histórica, por exemplo, ou ter conhecido o Parque Vila Velha. Mas, coisas assim motivam a pessoa a voltar. Lugar para escalar e fazer trilha? Nossa senhora, a lista é boa.

Enjoy Paraná, pessoas!!!!!

Postado
  • Autor
  • Colaboradores
Em 25/12/2021 em 14:39, D FABIANO disse:

@StanlleySantosQue bom que gostou da Ilha do Mel.Eu só fui lá 1 vez para ver um amigo médico que trabalhava no posto de saúde e me arranjou uma receita. Por que ir tão longe pegar receita,você deve estar perguntando?É outra da velha Curitiba,o SUS daqui não atendia quem possuía documentos de outro estado,era urgente e não podia esperar médico particular, nem queria gastar par a ter uma receita apenas. Como eu conhecia esse cara,liguei para ele,é combinamos um domingo de inverno para ir buscar.Que bom seria, um domingo longe da gelada Curitiba e conhecer um lugar tão famoso. Só deu tempo de ir a uma trilha, a mais curta,de Brasília. Teve sim uma época, 2020,que a ilha permaneceu fechada e quando abriu tem essa de limitar o número de hospedagem e controlar o número de visita. No tempo em que fui,era acesso livre,mas caro,acho que sempre cobraram muito.

A Ilha é maravilhosa, sem dúvidas. E realmente é como vc me disse em um outro tópico, você não fica muito tempo nela. Tem as opções dos passeios de barco para ilhas vizinhas, mas aí é tirar uma graninha a mais. Que história essa da receita ein. 

Você que tem experiência política, me tira uma dúvida. O Rafael Greca é um "cacique" do estado? O que eu vi de coisa inaugurada com o nome desse senhor, de tempos passados e atuais não é brincadeira. Fiquei curioso nessa questão pois cada estado tem seus nomes conhecidos, ne...

Postado
  • Membros

@StanlleySantosEle está no 3 mandato como prefeito, é da autoria dele a maior parte do que se vê na cidade. Ele era o prefeito, se não me falha a memória, quando a rede Globo gravou Sonho Meu aqui,época em que os parques ficaram conhecidos no país todo. Minha mãe, por exemplo, ficou louca por conhecer e assim vim com ela é também conheci a cidade.Depois ele foi ser Ministro do Turismo de tanto que ele fez por aqui e foi uma porcaria.O caminho certo seria o governo do estado,mas sei lá por que cargas d'água ele se meteu a ministro.E  sumiu por anos,enquanto a cidade era pessimamente governada por outros.Voltou em 2016 com o slogan Volta Curitiba, Volta Grecca,a cidade o consagrou com mais de 70% dos votos,mas por exemplo, o projeto do metrô que pediram 2 bi de dólares para realizar,Dilma liberou e...

Postado
  • Autor
  • Colaboradores
Em 25/12/2021 em 23:30, D FABIANO disse:

@StanlleySantosLembra do bondinho da boca maldita aonde tem uma foto sentado ali?Você não soube por ter vindo em outra época, mas o prédio de trás é o Teatro Avenida, famoso por apresentações de corais natalinos de crianças. Entretanto desde o ano passado, pelo distanciamento social,ao contrário de ser uma criança cantando por janela, que só abrem nessa época, tudo é gravado nas casas e reunidos pela produtora. Pode ver o resultado no YouTube do teatro, o segredo das janelas. Era a maior atração do fim de ano curitibano há anos.

Rua 24h foi reformada por funcionar 24h,mas a noite virava dormitório de mendigos, como o shopping estação. Quantas noites passei por ali e vi UM mendigo por pilastra, até comentei aqui algumas vezes que aquela área era a mais perigosa da cidade.Uma foi reformada e fecha a noite e o outro foi cercado como deve ter visto. Que fizeram os mendigos?Mudaram,como você constatou, para os arredores da Praça Tiradentes que também já foi reformada recentemente. 

Essa história do Teatro Avenida rendeu uma história engraçada, agora que vc falou disso. 

A programação do "segredo das janelas", como vc bem falou, está sendo gravada à distância. No cartaz do evento não especificava que era única e exclusivamente pelo YT, desse jeito. Quando vi, e me programei para assistir, pensei: "ah, acho que vão passar ao vivo pelo YT no dia". Pois bem, dia 18 chegou, estavam ocorrendo vários eventos natalinos pela cidade (inclusive foi nesse dia que assisti o auto de natal no passeio público). Me desloco para o bendito boca maldita, uma pequena multidão ali (acho que eram turistas, ou moradores desinformados) ::lol3::

IMG_20211218_201130699_HDR.thumb.jpg.9865973a0912f7d9cc7df82f33533bbc.jpg

Nem as luzes acenderam. Chegou 8 horas, 8 e 15, 8 e meia...na verdade, com 10 minutos de "nada" acontecendo, concluí que realmente o negócio seria somente online, indo para a praça Osório comer alguma besteira na feirinha ali localizada. Eu vou saindo, uma salva de assovios e vaias tomando conta da rua ::lol3:: sério, pensei que iam invadir o prédio, ou quebrar alguma vidraça ::lol3:: talvez o segredo da janela era esse, o motivo de não conseguirmos ver o espetáculo 🤔

Postado
  • Autor
  • Colaboradores
11 horas atrás, D FABIANO disse:

@StanlleySantosEle está no 3 mandato como prefeito, é da autoria dele a maior parte do que se vê na cidade. Ele era o prefeito, se não me falha a memória, quando a rede Globo gravou Sonho Meu aqui,época em que os parques ficaram conhecidos no país todo. Minha mãe, por exemplo, ficou louca por conhecer e assim vim com ela é também conheci a cidade.Depois ele foi ser Ministro do Turismo de tanto que ele fez por aqui e foi uma porcaria.O caminho certo seria o governo do estado,mas sei lá por que cargas d'água ele se meteu a ministro.E  sumiu por anos,enquanto a cidade era pessimamente governada por outros.Voltou em 2016 com o slogan Volta Curitiba, Volta Grecca,a cidade o consagrou com mais de 70% dos votos,mas por exemplo, o projeto do metrô que pediram 2 bi de dólares para realizar,Dilma liberou e...

Entendi, grato pela informação =D

• StanlleySantos changed the title to Paraná 2021 - de montanha a praia no estado das 4 estações
Postado
  • Membros

@StanlleySantosParece que a partir desse ano vai ficar definitivamente na internet, pelo sucesso que é.Dá para ver de qualquer parte, conheço gente que nunca havia ouvido falar e adorou,pois teve a oportunidade de ver.Tinham muitos avisos por toda Curitiba que o evento seria on li e a partir do dia 18.

• StanlleySantos changed the title to Paraná 2021 - de montanha à praia no estado das 4 estações

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Conteúdo Similar

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.