Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

4069KM PELO CHILE - ENTRE VINHOS E VULCÕES (17 dias)

Postado
  • Membros
  • Este é um post popular.

Hey turma, tudo bem com vcs?

Esta trip nasceu em janeiro de 2022, 3 meses antes de acontecer, pra substituir a originalmente marcada pro mês de abril – roadtrip pelo UK, adiada (pela 6ª vez) pra setembro de 2022. O mês de abril não é o melhor pra algumas atividades de natureza no Chile, mas é legal pra algumas de vinho! Então fomos!

ROTEIRO: Londrina > São Paulo > Santiago > Pucon > Puerto Varas (Puerto Montt, Hornopirén) > Santa Cruz > Algarrobo/Casablanca > Santiago > São Paulo > Londrina

QUEM: eu e Gui (marido). Filho de 14 anos, JG, acabou ficando por uma série de motivos, sendo o mais importante a quantidade de dias letivos perdidos no ano, já que em setembro ele já vai perder uns 15 dias. Filho peludo de idade desconhecida, Minduco, tb não foi, pq ele não ia mesmo. Ficaram os dois com a vovó, rs!

AÉREO: pela Sky Chile, passagens compradas 3 meses antes (com mala despachada, mala de mão, bolsa e marcação de assento) direto no site da cia por cerca R$ 1550,00 por adulto. Observação: dava pra comprar sem bagagem? Dava, mas eu queria trazer vinho, pronto falei! Enfim! Eu cotei passagem pra tudo quanto era canto do mundo, os preços estavam surreais! ALIÁS, TÁ TUDO CARO PRA PORRA. Originalmente as passagens foram compradas pra 16 de abril (ida) e 02 de maio (volta), mas dias depois da compra, voltando no site pra verificar alguma coisa, vi que meus voos estavam cancelados e alterados pra 17 de abril e 4 de maio, o que era incompatível com nossos dias de férias.

Não tinha telefone pra ligar, se eu tentasse arrumar as reservas pelo site era cobrada diferença tarifária... então mandei email. Recebi a confirmação de recebimento e a informação de que o retorno se daria em 15 dias úteis. Achei meio demorado demais e precisava começar a resolver coisas como aluguel do carro, então dias depois e ainda sem resposta chamei eles no insta, e em 24h arrumaram minhas passagens para ida 15 de abril (sexta, feriado) e volta 1 de maio (domingo, feriado). Eu queria mesmo esse voo, só não tinha comprado ele pq tava caro, kkk

DESLOCAMENTOS NO CHILE: carro alugado pela rentalcars/booking por 15 dias (viagem inteira) por 500 dólares (cerca de RS3.000,00 já com IOF). Passou uns dias o dólar caiu um monte e eu fiquei com aquela cara de palhaça. Fazer o que!

MOEDA: levamos real in cash mesmo (era a melhor opção), tínhamos 350 dólares (comprados a 5,20 reais) e cartão de crédito. USAMOS TUDO.

HOSPEDAGENS: booking e airbnb! Gastamos bem acima do que costumamos gastar, primeiro pelo custo elevado mesmo, e segundo pq escolhemos uns lugares mais isolados, tipo cabanas. Nada de luxo, mas lugares acolhedores. De vez enquando a gente se permite! 

Santiago: (2 diárias – RS446,00, pago antecipado):  

https://www.airbnb.com.br/rooms/53472467?source_impression_id=p3_1648597462_SCKNlla3JfkSSbAG

Pucon: (5 diárias – 165.700 pesos, equivalentes a RS1.100,00, pago na hospedagem): Hostal el Nogal Pucón (booking)

Puerto Varas: (4 diárias – RS1.291,00, pago antecipado):

https://www.airbnb.com.br/rooms/10644022?source_impression_id=p3_1648597474_H7Zpt53LJUjg9f5b

Santa Cruz: (3 diárias - RS1.153,00, pago antecipado):

https://www.airbnb.com.br/rooms/52922444?source_impression_id=p3_1648597504_HyIyKbn6aNCcy2rE

Algarrobo: (1 diária – 85 dólares, equivalentes a RS442,00 pago na hospedagem em dólar mesmo): Hostal Boutique 180 Grados (booking)

TOTAL: cerca de RS4.4400,00 pra 15 noites, 160 reais por noite por pessoa (dá pra gastar bem menos).

VIAJANDO EM TEMPOS DE COVID (pegue a pipoca pra ver essa novela): desde que emiti as passagens frequentava diariamente sites que atualizavam a situação das fronteiras terrestres entre Chile e Argentina, pois a ideia original era zanzar de um lado pro outro num roteiro incluindo Bariloche e Mendoza. Como as regras sanitárias para entrada e saída destes países (Argentina e Chile) incluíam várias fronteiras terrestres fechadas, necessidade de testar de um lado e de outro e etc, desistimos de cruzar fronteiras. Iríamos focar no Chile, pra onde estavam emitidas nossas passagens.

Na data de compra das passagens, as regras de entrada no Chile eram: ciclo completo de vacina + reforço caso a segunda dose tivesse sido há mais de 6 meses, PCR antes e PCR na chegada, seguro saúde com cobertura 30 mil dólares e cobertura covid, permissão de mobilidade (por meio de formulário preenchido antes, o me vacuno) e o formulário C-19 (preencher 2 dias antes de viajar - precisa anexar o PCR e o seguro).

Entrei no ConectSUS pra emitir meus comprovantes de vacina e é claro que minhas 3 doses não estavam lá né. Tive que entrar com solicitação junto à OUVIDORIA. Depois de resolvida a minha situação junto ao ConecteSUS e a consequente “aparição” de todas as minhas 3 doses lá, pedimos, em 22 de janeiro, o passe de mobilidade, por meio do site chileno “Me Vacuno”. Pessoal tava dizendo que podia demorar até 30 dias pra sair a permissão, mas a nossa saiu em 3 dias. Fiquei preocupada com a validade desse passe, rs! Mas ele deixou de ter validade.

Duas semanas antes de viajar, o Brasil retirou a necessidade de teste PCR pra entrada e tb dispensou a necessidade de preencher formulários, o que foi ótimo! 

DOIS FUCKING DIAS antes de viajar, o Chile retirou a necessidade de PCR, o que me deixou apreensiva, já que eu ia viajar NO PRIMEIRO DIA da regra nova. Resultado: fiz o PCR e viajei tranquila, mas não pediram!

DOCUMENTOS E SEGUROS

Levamos passaporte (achamos mais fácil), PID (não é obrigatória, MAS PEDIRAM), carteira de motorista, seguro saúde com cobertura pra covid (obrigatório, emitimos o do cartão de crédito), comprovante de vacinação e passe de mobilidade.

ORÇAMENTO

Essa viagem não ficou barata por vários motivos. 1 – tá tudo caro; 2 – pegamos hospedagens mais caras; 3 – alugamos carro pra muitos dias; 4 – exames; 5 – a nossa moeda está muito desvalorizada, mesmo em relação ao peso chileno; 6 - já falei que tá tudo caro pacarai?

Gastos antes da viagem:

Aluguel do carro: R$3.000,00

Aéreo: R$3.100,00

Deslocamento no Brasil (Londrina <> São Paulo): R$ 880,00

PID (a nossa anterior tinha vencido e vamos precisar pro UK em setembro): R$100,00

Hospedagens: R$4.400,00

PCR: R$440,00

Hotel do Minduco (nosso dog, por 4 dias): R$300,00

Seguro: gratuito, do cartão de crédito VISA Platinum

TOTAL: R$12.220,00

Gastos durante a viagem: vou colocar por dia durante o relato, em 4 categorias!

Alimentação (que tb inclui bebidas, mercado e etc)

Entradas (de atrações)

Deslocamentos (gasolina e eventuais balsas, barcos)

Compras

O total coloco no fim do relato!

BORA pro que interessa agora?

CONTINUA...

Editado por Juliana Champi

• Respostas 55
  • Visualizações 10.7k
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Most Popular Posts

• Juliana Champi
    Juliana Champi

Não é minha primeira vez não Fabiano, já fui ao Chile antes. A Calle Augustinas concentra muitas casas de câmbio e várias delas dá pra acompanhar a cotação pela internet, então é sim uma mão na r

• Juliana Champi
    Juliana Champi

SANTIAGO   DIA 1 da TRIP (14.04.22 – QUINTA): O dia da correria!  Londrina > São Paulo (de busão) Depois de trabalhar e fazer mil coisas, corremos pra casa terminar de arrumar a

• Juliana Champi
    Juliana Champi

PUCON   DIA 5 da TRIP (18.04.22 – SEGUNDA): todos os planos foram alterados com sucesso! A previsão do tempo: DILÚVIO. ETERNO. PRA SEMPRE. Nunca mais ia fazer sol, ia chover até dizer c

Posted Images

Featured Replies

Postado
  • Autor
  • Membros
3 horas atrás, SilviaAlves disse:

Eu ia esperar você terminar o relato para comentar, mas já tô aqui atenta a todos os detalhes de mais uma aventura da Família Champi :D 

Nas duas vezes que estive em Santiago esbarrei com prostestos. Em 2018, todos os 5 dias que fiquei na cidade passei por algum - aposentados, estudantes, legalização do aborto. Em 2019 o negócio foi mais tenso, pois viajei no início de novembro, após o início do estalido, estava voltando de um passeio a pé pro hostel por uma rota alteranativa, para fugir da muvuca e do nada surgiu uma galera correndo e os carabineros passaram tacando gás, foi tenso, achei que ia morrer, não recomendo rs.

Nessa mesma viajem de 2019 também rolou um terremoto "leve". Do nada o hostel começou a balançar, na hora achei que era uma bomba, pois estava hospedada em frente a plaza itália e os protestos estavam bombando naquela hora kkk durou segundos, mas pra mim foram minutos, fiquei apavorada. Depois fui na recepção e a galera de boa, falando que era normal, quase nem perceberam 🤡 

Inclusive fui pesquisar agora e foi um terremoto de magnitude 6,1😮 https://noticias.r7.com/internacional/tremor-de-61-graus-e-sentido-em-santiago-do-chile-04112019

agora estou com medo de ir pra alguma região com vulcão e o negócio entrar em erupção 😂

hahauaha o Chile tb não é para amadores né! Eu comentei em outro tópico que gostaria real de presenciar uma erupção, deve ser incrível. A última do Villarrica foi em 2015, e ele tb deu uma tossida em 2018, é o vulcão mais ativo da américa do sul! As placas de evacuação de tsunami, erupções vulcânicas, áreas seguras para terremoto, e etc são curiosas pra gente aqui que não tem nada disso... mas vc vai ver logo mais kkkk uma coisa que aconteceu em Pucon!

Postado
  • Membros

Por favor, faça bem devagar esse relato, não publique tudo de uma vez, pra curtirmos por mais tempo essa aventura! Chile é show de bola, tenho ótimas recordações dessa região. 

Postado
  • Autor
  • Membros

PUCON

DIA 5 da TRIP (18.04.22 – SEGUNDA): todos os planos foram alterados com sucesso!

A previsão do tempo: DILÚVIO. ETERNO. PRA SEMPRE. Nunca mais ia fazer sol, ia chover até dizer chega e mais um pouco! Nós teríamos 4 dias inteiros em Pucon e ia chover em todos eles, e em todos os outros dias que teríamos ainda mais pro sul. Segundo a galera de Pucon, quanto mais sul, mais chuva, e eles estavam certos.

Acontece, que embora diabética, eu não sou de açúcar, encaramos tudo com chuva mesmo!

Amanhecemos este dia com o tempo maomeno. Da janela do nosso quarto a gente via o Villarrica tímido (foto 12)! O tempo estava “semi-encoberto”. Como não estava chovendo (lucro), decidimos visitar vários lagos e atrações que seriam ruins demais com chuva.

12.thumb.jpeg.fc7342ec36c5a88e7f913ddefcae301c.jpeg

Foto 12: Villarrica visto da janela do quarto

Antes fomos atrás de trocar dinheiro, câmbio HORRENDO, dólar por 795 na casa de câmbio (no bancoEstado era 799 mas tava com uma fila imensa) e real por 145. Trocamos mais 2 mil reais e 250 dólares, foi o último câmbio da viagem.

Tb compramos um chip de internet por 2mil pesos (barato) pq nossos mapas off-line estavam dando uns erros. Em tese comprei 4 mega de internet (movistar), mas quando o chip funcionou chegou a mensagem que eu já tinha consumido metade da franquia e no dia seguinte a franquia acabou. Obs: eu nem usei, kk.

A primeira parada do dia depois dos corres acima foi na praia de Pucon... um espelho de águas calmas emoldurado por areias negras de origem vulcânica (foto 13). Depois demos uma andadinha por Pucon, que é encantadora, e então resolvemos ir conhecer Caburgua – a cidade, praias e os “ojos”.

13.thumb.jpeg.657421a9f2bf49c34f6ef31930b2f2e3.jpeg

Foto 13: Praia de Pucon

Os tais dos “ojos” (2500 pesos por pessoa) são um super ponto turístico da região, e de fato são bonitos. Mas eu curti mesmo foi andar pelas “areias movediças” das praias de Caburgua! Fotos 14 a 16.

14.thumb.jpeg.83e2bfe163226a5d49d53ecb6742ad34.jpeg

Foto 14: “Ojos de Caburgua”

15.thumb.jpeg.77d74d5a04551a70fec76bab2975ee5c.jpeg

Foto 15: Praia de Caburgua

16.thumb.jpeg.e687fdff588b23d07280d77bb8317f4b.jpeg

Foto 16: Letreiro siiiiiiiiiim!

Voltamos a Pucon e pensamos em fazer um piquenique no lago Villarrica, mas em Villarrrica, não em Pucon (é o mesmo lago) e lá fomos nós. Tivemos um fim de tarde mega agradável (fotos 17 e 18), e ainda deu tempo de voltar a praia de Pucon e curtir um por do sol (o único na cidade kk) IN-AS-NO. Fotos 19 e 20. Foi bem divertido pq ficamos interagindo com uns cachorros na praia e tb ficamos meio alegrinhos com o vinho, rimos um monte!

17.thumb.jpeg.b5cc7783256095e24a500f157b8785c2.jpeg

Foto 17: Letreiro fofo!

18.thumb.jpeg.f3b0c57445c0a7555a57a95f073bd32c.jpeg

Foto 18: Assistindo a paisagem!

19.thumb.jpeg.e238ad45dc3bb02bd2c4ebc286c8729a.jpeg

Foto 19: Mais um, haha!

20.thumb.jpeg.4bfc295b965b4a2bafddb33fc645c268.jpeg

Foto 20: IN-AS-NO (e meio bebo, pq claro que assistimos esse espetáculo tomando vinho).

Eu não lembro e não anotei o que comemos, então foi tudo compra de mercado, e fizemos rango em casa a noite!

GASTOS

Alimentação: CLP34.812,00

Entradas: CLP5.000,00

Compras: CLP2.000,00

Era preciso pensar os próximos dias pq vários parques no Chile, segundo eles, ainda por conta da pandemia, têm que ser “agendados” ou até os tickets comprados antes. Era o caso do Huerquehue, Huilo-Huilo, Conguilio e etc. Tínhamos planos pra todos eles. Na noite de hj fizemos reserva pro Huerquehue pra QUARTA, e amanhã, TERÇA, iríamos tentar o Villarrica, que não precisava agendar.

Aliás, falando um pouco da pandemia, o Chile ainda está bem “fechado”. Alguns parques e vinícolas ainda não reabriram. As máscaras são obrigatórias em lugares fechados e na rua todo mundo usa mesmo sem “precisar”, eles tb medem a tpt em toda parte e pedem passe de mobilidade pra entrar em lugares onde vc vai tirar a máscara. Eles ainda mantêm vários dispositivos “anti-aglomeração” como número máximo de pessoas em lojas e restaurantes... então se for por estes dias pra lá, saiba que ainda está bem diferente do Brasil.

DIA 6 da TRIP (19.04.22 – TERÇA): todos os planos foram alterados com sucesso!

Amanheceu bem frio (cerca de 2ºC) e chovendo. Tudo encoberto. Tomamos café e fomos em direção ao acesso Rucapillan do Parque Villarrica. Este acesso é o mais perto de Pucon, e Rucapillan, em mapuche, significa casa do diabo, é o nome do Villarrica na língua dos povos originários.

Sem condições, caía um dilúvio. Voltamos pra Pucon e fomos dar uma voltinha na cidade, nos centros de artesanatos e mercados. Meio perdidos voltamos pro hostal e nosso anfitrião deu umas dicas, então nos dirigimos pra cidade de CURARREHUE.

O primeiro objetivo era almoçar num restaurante Mapuche da cidade, mas estava fechado. Exploramos um pouco a cidadezinha e almoçamos tranqueiras da mochila, kk... A cidade de Curarrehue é a última antes do Passo Maluil Malal, e decidimos que íamos até lá.

Seguindo na estrada percebemos que estávamos fazendo “o lado chileno” da ruta dos siete lagos (que tem milhões de lagos, não só sete), que começa (ou termina) em San Martin de los Andes, na Argentina... e do nada a gente acessou o Parque Villarrica por outro acesso, o PUESCO. A entrada do Villarrica era CLP7400 pp.

As paisagens outonais estavam surreais de lindas (fotos 21 e 22). Encostamos no Vulcão Lanin mas não pudemos vê-lo, haha, tava tudo encoberto! Mas valeu demais não ter “desistido” deste dia!

21.thumb.jpeg.e8b5fa0d5edce7d56f9934fca27abf57.jpeg

Foto 21: Floresta encantada!

22.thumb.jpeg.fa87d8d38dc612b604662334b9c62da9.jpeg

Foto 22: Outono!

Visitamos muitos lagos, fizemos trilha, tomamos um café da tarde maravilhoso (e caro) num café que fica dentro do Parque (o VT), vimos (e eu abracei claro) Araucárias centenárias e chegamos até a fronteira com a Argentina, que estava fechada! Foto 23 a 26.

23.thumb.jpeg.e7d552c950436a70d7b291ef64dd0553.jpeg

Foto 23: Lago Quilleuhue

24.thumb.jpeg.53b09852633406b73793763911095c61.jpeg

Foto 24: Teve trilha siiim!

25.thumb.jpeg.a80a645b0463f1c70dfff6f73bca8719.jpeg

Foto 25: Lago Escondido

26.thumb.jpeg.8870cc007f42c515c9a14e0a54b9ae16.jpeg

Foto 26: uta na Araucaria chilena!

Nota sobre as araucárias chilenas (aguentem a bióloga): A espécie chilena, Araucaria araucana, está ameaçada assim como a nossa, Araucaria angustifolia. Ela é muito simbólica no Chile assim como a nossa é pra nós aqui do sul do Brasil. E tb produz um pinhão parecido com o nosso, que tive o prazer de poder ver nas árvores e tb comer! Me julguem, conhecer determinadas espécies de plantas em seu ambiente nativo e originário é um êxtase pra mim.

Muito satisfeitos com o dia que parecia que ia melar, voltamos pra casa comer sopinha caseira pq o café da tarde já tinha arrebentado nosso orçamento do dia, kk!

GASTOS

Alimentação: CLP14.300,00

Entradas: CLP14.800,00

Deslocamento (gasolina): CLP27.495,00

Pra amanhã programamos o HUERQUEHUE, mas adiantando, não fomos... pq será? Hahahauahaua

CONTINUA.

Postado
  • Membros

Cada dia mais tenho certeza que passou fevereiro, esses lugares morreram.Estive lá em abril de 2014,foi quando vi o furacão. Huerquehue nem pensei em ir,já conhecia há anos. É passeio de verão. Uma pena você não poder ir até San Martín. Lá,para mim,é mais interessante que Bariloche, e nessa época as folhas estão da cor que gosta. Chileno gosta de pinhão, eu não, é mais chilena que eu.kkkkk

Postado
  • Colaboradores

Muito agradável o relato, estou ansioso pelo restante (fazendo minhas anotações mentais para um passeio parecido)!

Acompanhei a viagem de vocês pelo insta, mas sem dúvidas 'ler' essa experiência a torna muito mais intensa.

Abraços ao casal! :)

Postado
  • Autor
  • Membros
3 horas atrás, Alan Rafael Kinder disse:

Muito agradável o relato, estou ansioso pelo restante (fazendo minhas anotações mentais para um passeio parecido)!

Acompanhei a viagem de vocês pelo insta, mas sem dúvidas 'ler' essa experiência a torna muito mais intensa.

Abraços ao casal! :)

Oie! Obrigada Alan! Logo mais eu continuo! Escrevo devagar pq sou tagarela, haha!!

Postado
  • Membros

Fico imaginando a frustração de vocês em não terem conseguido subir o Villarica. Vou passar vontade em vocês: depois que vc chega no topo dele, vai ver a fumaça saindo com um cheiro forte de enxofre,  além da subida que é tudo de bom. O melhor, no topo, é ter uma visão de um monte de vulcões/lagos nas imediações dele, uma das visões mais linda que tive na vida.

Falei isso de propósito,  para vocês voltarem lá e subir. Será uma experiência única para o casal, é INESQUECÍVEL. 

Obs.: tive que ir 5 vezes em Torres Del paine para ver o sol nascer nas Torres. Então vcs são jovens,  e coloquem essa subida na lista de desejos de vocês! 

Postado
  • Autor
  • Membros
3 horas atrás, casal100 disse:

Fico imaginando a frustração de vocês em não terem conseguido subir o Villarica. Vou passar vontade em vocês: depois que vc chega no topo dele, vai ver a fumaça saindo com um cheiro forte de enxofre,  além da subida que é tudo de bom. O melhor, no topo, é ter uma visão de um monte de vulcões/lagos nas imediações dele, uma das visões mais linda que tive na vida.

Falei isso de propósito,  para vocês voltarem lá e subir. Será uma experiência única para o casal, é INESQUECÍVEL. 

Obs.: tive que ir 5 vezes em Torres Del paine para ver o sol nascer nas Torres. Então vcs são jovens,  e coloquem essa subida na lista de desejos de vocês! 

Olha, é claro que eu gostaria de ter subido até o cume... mas frustração não é a palavra. Quando estávamos viajando, o pessoal que estava acompanhando no insta ficava "ahhh, que foda, chuva" e claro, a gente queria que fizesse pelo menos um dia de sol estalando, mas não fez... e boa tb. Eu já tive muita "sorte" indo pra lugares que só prometiam chuva e só fez sol sabe, as vezes chover faz parte. E como vc disse, o mundo estará sempre lá pra gente voltar! :D

E vc tb vai ver quanta coisa está por vir... hahahauaha, como disse uma amiga minha, depois dessa (viagem) ninguém segura mais eu e Gui, kkkkkkkkkkkkk!

Postado
  • Autor
  • Membros

PUCON (Continuação)

DIA 7 da TRIP (20.04.22 – QUARTA): ventou, fez sol, choveu, nevou, QUE DIA amigos!

Nessa altura do campeonato (adoro essas expressões) a gente já tinha entrado em contato com agências que fazem a ascensão ao Villarrica e dadas as condições bizarras do tempo, nenhuma estava operando. A famosa “Sur explora” nem respondeu minhas mensagens e do nosso anfitrião, e tb não funciona mais no endereço que o google maps indica. A gente já tinha perdido as esperanças de chegar pertinho do Villarrica e se conseguíssemos vê-lo já seria um prêmio.

Daí eu acordei, abri a janela e dei um grito! Tinha nuvens, mas eu tava vendo o Vulcão Villarrica (foto 27)!

27.thumb.jpeg.9eb36abe7b7247b348840a1ceae0d034.jpeg

Foto 27: O grito!

O Parque Huerquehue – agendado pra hoje – tem fama de maravilhoso e tals, várias trilhas, mas eu fui pra Pucon pra me encontrar com vulcões... então fodacy o Huerquehue só por hoje, e vamos ver de perto o Vulcão mais ativo da América do Sul.

Tomamos café rapidinho e nos dirigimos novamente ao acesso Rucapillan do Parque Nacional Villarrica. Apesar de ter uma estrutura de recepção neste acesso, não tinha ninguém, nem nada indicava que alguma taxa teria que ser paga. Seguimos pelo google maps até a base do Vulcão. A estrada é de rípio e estava em estado meia boca de conservação, rs. Nós subimos de carro simples e baixo, mas o Gui tem lá seus talentos pra dirigir em terrenos inóspitos. Não foi ultra-tranquilo não.

Chegando na base do vulcão se encontram as aerosillas, que sobem os esquiadores na temporada de neve. Estavam fechadas, ventava que era um furacão, e tinha uns dois carros parados por ali. Como não dava pra subir mais nada de carro, abandonamos o nosso ali e fomos desbravar o Villarrica a pé até onde desse.

Pra subir o Villarrica até seu cume é obrigatório contratar guia. O preço é salgado... meio “tabelado” em 100.000 pesos, que equivale a cerca de 680 reais na cotação que pegamos. Por pessoa. As agências, além de guiar num trajeto em zigue-zague, disponibilizam roupas e calçados adequados, além de equipamentos como bastões, piquetas e grampões pras botas.

Estávamos com roupas impermeáveis e com boa resistência ao frio, boas botas, mas sem equipamentos. Não tínhamos objetivo de subir muito, claro, pq os grampões seriam fundamentais. Mas subimos o que deu, e eu fiquei feliz demais!

No começo o terreno era rochoso, depois misto de rocha e gelo, depois só gelo (foto 28). O vento era algo que eu não tinha presenciado até então, surreal. Tirava a gente do lugar, empurrava, haha! Apesar de bem coberta, entrava um vento pelo meu capuz da blusa e congelava as maçãs do meu rosto. Eu puxei minha “pescoceira” e meu cachecol pra cima pra dar uma amenizada, mas precisava mesmo de uma balaclava. Eu vou tentar postar uns vídeos abaixo, vamos ver como ficam!

28.thumb.jpeg.44ee7cac6ca01b3353099c39510a0dce.jpeg

Foto 28: Villarrica!

Andando na neve! 

Andando no vento

Quando começamos a escorregar demais no gelo, no terreno muito íngreme, resolvemos que era hora de voltar. Sem grampões não dava mais! E quando começamos a descer começou a chover... e de repente a chuva virou neve... primeiro leve, depois intensa! Foi a primeira vez que caiu neve em cima de mim, kkk! Já tínhamos conhecido várias paisagens com gelo, mas essa foi nossa primeira neve! Valeu demaaaais (foto 29).

29.thumb.jpeg.f78088e830ec9953b5dfec70308483f8.jpeg

Foto 29: Villarrica seu lindo!

Esse rolê todo no vulcão durou umas 2-3h, descemos perto da hora do almoço. Neste acesso do Parque tb estão localizadas as “cuevas vulcânicas”, que são caminhos por onde percorreu a lava nas últimas erupções.

É um rolê guiado, caro (18 mil pesos por pessoa), mas muito interessante. Dura cerca de 1h e a gente curtiu muito. Tem coisas que só o Chile faz pra vc, kk! Gente, eu curto muito essas coisas, então pra mim valeu demais... pode ser que quem não se interesse muito por geologia e tals não ache que vale a pena... enfim.

As fotos não são o forte deste tour, mas eu recomendo. O caminho por dentro das cuevas tem cerca de 400m lineares, com 50m de desnível e profundidade total de 25m. Aprendi várias coisas novas!

Bom, a nossa aventura no vulcão foi cansativa... então nada melhor do que uma água quentinha pra relaxar não? Fechamos o dia nas Thermas los Pozones, tb gostamos bastante.

Estava bem vazio, a entrada custa 10 mil pesos (a famosa “Geométricas” tava custando 33 mil e é longe pacarai) e foi bem relaxante. Tem umas 3-4 “piscinas” mas eu entrei logo na primeira, a mais quente, pq eu tava morrendo de frio.

Pra acessar o lugar onde ficam as piscinas quentes e o rio a gente desceu uma escadaria infinita... na volta (affe) eu contei, a primeira escada tem 117 degraus e a segunda 137. Kkkk

Estávamos MORTOS COM FAROFA, passamos no mercado e corremos pra casa!

Jantamos e fomos logo deitar, a gente tava sentindo o cansaço acumulado, a idade e o sedentarismo, haha. Aí estávamos dormindo já, era 22h, começa uma barulheira na rua, sirene de bombeiros, giroflex e o escambau. Notamos que as pessoas estavam saindo na rua... poxa… eu tinha estado do lado do sistema todo de monitoramento do Villarrica, estávamos em alerta verde.... Os sismógrafos tudo quietinhos... que porra tava acontecendo? Eu tava tão cansada... se for lava deixa vir, pelo menos vou morrer quentinha, hahahauahauaha

Resolvi escrever pro anfitrião... os bombeiros estavam falando no megafone mas eu não entendi nada... “Rodrigo, que que tá rolando?”

- Os bombeiros estão fazendo uma campanha de arrecadação, estão vendendo rifa!

MANO, RIFA! 10 DA NOITE! Numa cidade que tem placa de fuga de vulcão, de terremoto, num país que tem tsunami... PQP! A vizinhança tava indo na rua COMPRAR AS PORRAS DAS RIFAS, inclusive o nosso anfitrião! Fala sério.

Sensação de morte afastada, voltei a dormir tranquila... ZzzzzZzZZzzzzzzz

GASTOS

Alimentação: CLP11.840,00

Entradas: CLP56.000,00

DIA 8 da TRIP (21.04.22 – QUINTA): nunca, nunca mesmo, desista de um dia de chuva!

Acordamos sem pressa nenhuma, nem tínhamos planos direito, a previsão era de 60mm de chuva. Na noite anterior pensamos em reagendar o Huerquehue, mas não animamos, era muita chuva.

Tomamos café devagar, olhei o mapa! Meus pontinhos todos verdes de quero visitar de repente me sopraram uma rota... “marido, vamos?” E ele sempre topa! Pegamos a estrada cerca de 11h da manhã sentido Conaripe, passando antes por Licanray, às margens do lago Calafquén!

O que a gente ia ver? Não sei, quando a estrada não traz presentes, traz experiência!

Primeira parada: Licanray, às margens do Lago Calafquén. Demos uma andadinha na orla, e logo seguimos! Pra Conaripe. O vento na praia gente... que coisa mais divertida, nos meus tempos áureos eu teria voado, hahahauaha!!! Sorte minha que dobrei de peso! A gente ficou “brincando” com o vento e o Gui foi até um trapiche na praia pular onda (foto 30), hahahauaha!

30.thumb.jpeg.6de2e12d72a481cd6bd07480c85211ec.jpeg

Foto 30: Pulando onda, rs!

Seguimos. Passamos por inúmeros outros lagos e miradouros ventosos, árvores amarelas, laranja, vermelhas e pink... e chuva, e chuvaaaaaa... passamos pela cidadezinha de Neltume e resolvemos almoçar num restaurante carinho, como sempre, mas que fez carinho no bucho (foto 31). E fomos até a estrada acabar, no “PUERTO FUY. O vento tava divertido lá tb!

31.thumb.jpeg.e9831b96ca78682106ad22ed809774e5.jpeg

Foto 31: Almoço de milhões, sempre!

Bom, começamos a voltar, e estávamos coladinhos no Parque Nacional de Huilo-Huilo. A estrada e entradas do Parque estavam movimentadas. Todo mundo ali parecia conformado com a chuva, assim como nós, e fazia trilhas com capas-de-chuva e roupas impermeáveis, pois numa altura destas já perceberam que guarda-chuva não serve pra nada né? NINGUEM TEM ou usa. A mesma coisa acontece com motos, e acho que o motivo é o mesmo: VENTO, kk!

Pegando o gancho, durante toda nossa estadia no centro do sul do Chile, rs, estava tudo cheio e todo mundo adaptado ao tempo, as atrações turísticas não estavam lotadas, mas nunca estivemos sozinhos. Os restaurantes a noite ficavam sempre bem movimentados (embora a gente preferi$$e jantar em casa) e as estradas SEMPRE, por mais estradinha que fosse, muito movimentadas.

Voltando ao Huilo-Huilo. A gente tava longe de casa mas deu aquela vontadinha sabe, de explorar... mas como já disse antes (eu acho) a maioria dos Parques do Chile estão solicitando reservas pela internet! Se a gente tivesse acesso a internet kkk até dava pra comprar os tickets na hora, mas já era tarde e a gente nem encanou!

BUT!

Tinha um outro Parque no caminho... O NELTUME, tipo um “Parque Municipal”. A Atração? Saltos do Neltume... “Vamos lá ver marido?” “Bora”.

NUNCA DESISTA DE UM DIA DE CHUVA! Seguem as fotos 32 e 33, apenas! VÃO LÁ.

32.thumb.jpeg.7414f564fdf9be7c326d0a3397585c26.jpeg

Foto 32: Sério, é bem mais bonito que isso!

33.thumb.jpeg.dd00f35f5acf350335c968ad2e41dc22.jpeg

Foto 33: Azuuuuuuuuuuuuuuul!

Eu fiquei passada, era bonito demais! O Parque super hiper mega ultra bem estruturado. As trilhas levavam, com diferentes graus de esforço (uma passarela com acessibilidade inclusive), a diferentes pontos de observação da paisagem dos saltos e corredeiras. A trilha “borde-rio” levava a trechos de florestas interiores e lagos menores com cachoeiras.

34.thumb.jpeg.4231e03a275cb7f917cfe97ac37ceffa.jpeg

Foto 34: Dá pra suar no frio da porra sabia?

Com essa aventura inusitada nos despedimos de Pucon, jantamos em casa, e no dia seguinte seguiríamos mais ao sul!

35.thumb.jpeg.58951f3254b32149054b1145d2a049f6.jpeg

Foto 35: Já sem blusa nenhuma, só não nadei pq não podia, rs!

GASTOS

Alimentação: CLP23.800,00

Entradas: CLP59.000,00

Deslocamento (gasolina): CLP20.000,00

Compras: CLP15.000,00

CONTINUA.

Postado
  • Membros

@Juliana ChampiVocê viu neve pela 1 vez,como disse, no mesmo lugar que eu,há uns 15 anos, por aí.Acho que esse é o unico relato aqui que fala en Cuevas Vulcanicas.Também achei muito interessante e ouvi falarem que só tem igual nos Açores.

Mas,a pergunta hoje é só uma sobre as termas.Foi só em Los Pozones?Há um monte na região, se todas são aquecidas pelo vulcão, tenho minhas dúvidas. 

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Conteúdo Similar

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.