Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

ROADTRIP GRÃ-BRETANHA – ESCÓCIA, PAÍS DE GALES E INGLATERRA (com funeral da Betinha)

Postado
  • Membros
  • Este é um post popular.

Hey! Como ceis tão?

Vim aqui fazer um breve #sqn relato dessa trip que finalmente rolou! Ela foi planejada lá em 2019 pra acontecer em 2020, mas né! Planos são feitos só pra serem infinitamente alterados... e nesta, o Universo quis que a viagem fosse adiada até a gente chegar na Inglaterra no mesmo dia em que a Betinha partia...

ROTEIRO

Londrina > São Paulo > Londres > Cambridge > Edimburgo > Inverness > Glasgow > Cardiff > Londres > Zurique > São Paulo > Londrina (e muitas coisas no caminho)

DESLOCAMENTOS

●       Londrina <> São Paulo: ônibus cama (mais barato, confortável e confiável em se tratando de teto em Londrina)

●       São Paulo <> Londres com conexão longa na Suiça na volta: aéreo (estes voos foram alterados e cancelados infinito, no fim das contas ficou ida e volta pela Swiss)

●       Londres > Cambridge > Edimburgo > Inverness > Glasgow > Cardiff > Londres: carro alugado

●       Em Londres e Zurique: transporte público

HOSPEDAGENS

Desta vez, Booking e airbnb!

CAMBRIDGE: 82 libras 1 diária (booking) – pago na hospedagem

EDIMBURGO: R$1.629,08 3 diárias (airbnb) – pago antes

INVERNESS: 210 libras 2 diárias (booking) – debitado no cartão próximo a data de hospedagem (R$1392,31)

GLASGOW: 150 libras 2 diárias (booking) – debitado no cartão próximo a data de hospedagem (R$R$987,70)

CARDIFF: R$1.275,42 2 diárias (airbnb) – pago antes

LONDRES: R$2.320,00 6 diárias (airbnb) – pago antes

VALORES HOSPEDAGENS: R$8.121,11 mil reais, média de 507 reais por diária (16) – 170 reais por pessoa por dia! Achei uma bizarrice de caro.

CÂMBIO E ORÇAMENTO

Nas nossas viagens pra gringa tínhamos o costume de levar apenas dinheiro in cash (já na moeda do país que visitaríamos ou em alguma que pudesse ser trocada no destino) e usávamos cartão de crédito para eventualidades, cientes das péssimas taxas. Já existiam contas multimoedas ou internacionais, mas o processo era ligeiramente burocrático e eu tinha preguiça!

Ocorre que na nossa viagem pro Chile, que rolou em abril deste ano, nos deparamos com várias situações onde somente cartões eram aceitos, dinheiro vivo não! Coisas da pandemia que não vão mais embora. Já tem até termo pra isso: “lesscash”... e muito países estão “aderindo” (inclusive o Brasil, com o PIX). Conversando com amigos que moram ou que tinham ido pouco antes de mim pro UK, eles me contaram que em Londres já tá difícil usar dinheiro por exemplo.

Acabei fazendo minha conta na WISE que pareceu mais simples, mas a NOMAD tb parece ser boa, além de outras opções. Enfim, a conta da WISE é muito prática, simples, e bem mais vantajosas no câmbio (em relação a dinheiro vivo), sem contar que não precisamos mais ir atrás de casas de câmbio, um sonho, rs! (Veja quantidades de saques permitidos em ATMs sem custo e taxas de operação).

Resumindo, levei parte do dinheiro in cash (até pq já tinha comprado em 2020) e parte no cartão WISE. Fui convertendo aos poucos e peguei múltiplas cotações, e bem próximo a data da viagem, quando faltava comprar pouco dinheiro, o câmbio despencou. Claro que dá raiva, mas ir trocando ou convertendo aos poucos é bastante indicado pra evitar variações bruscas (paguei 6,55 e 5,50 na libra ao longo do tempo que fiquei juntando). No total foram 3000 libras compradas numa média de câmbio de 1 libra pra  6,32 reais.

Esse meu orçamento é relativamente apertado para a quantidade de dias, mas deu. Somente no último dia usamos nosso cartão de crédito, mas para compras não essenciais.

DOCUMENTOS

Passaportes, carteira de motorista (Ju e Gui), PID (Gui), seguro viagem (emitido pelo cartão, gratuito), comprovante de vacinas (pra voltar ou se alguém pedir) e RG do João.

Obs.: O UK não exige seguro viagem ao pé da letra, mas acho sempre válido ter. Ademais, tínhamos planos de dar um rolê em Zurique tb, e pra lá poderiam pedir (na verdade é obrigatório, mas ninguém pediu).

DOCS no celular: criamos um grupo de zap só de nós 3 específico pra essa viagem e mandamos cópias de todos os documentos, que foram baixados em todos os celulares para acesso offline. Se um é perdido/roubado, ainda tem os demais. Além disso tudo tb salvo no drive.

INTERNET MÓVEL

Além da locomoção, tem a comunicação. Nós já viajamos muito na vida sem internet, mas sei lá, parece que agora é uma necessidade. A gente baixa mapas offlines e apps, mas a comunicação (principalmente com os diversos anfitriões) pesa, e resolvemos pedir um chip Giffgaff ainda no Brasil, com as dicas do BLOG LONDRES PARA PRINCIPIANTES.

https://www.londresparaprincipiantes.com/chip-para-celular-londres-europa/

Deu certo demais e eu mega recomendo! O chip chegou uns dias antes da trip, entrei no site, validei ele, carreguei créditos e imediatamente ele funcionou operando na VIVO. Amo a modernidade!

CLIMA

Embora, em tese, as temperaturas sejam amenas e a chuva menos intensa em setembro (melhor mês pra ir pra Londres por exemplo), na prática é que em todo o reino unido o clima é INSTÁVEL o ano todo. Pode chover, ventar, nevar, escurecer, clarear, chover canivete e fazer sol e calor dentro de poucas horas em qualquer dia de qualquer estação, especialmente quanto mais norte se vai. A Ilha de Skye olha pra previsão do tempo e ri! Quem acompanha nossas viagens e relatos a mais tempo sabe: amo outono/inverno, detesto calor com toda a minha força, então fui feliz curtir meu segundo outono do ano, esperando talvez um pouco menos de chuva do que pegamos no Chile, haha!

E posso contar? Toda a chuva do mundo ficou no Chile em absil, pegamos ZERO DIAS DE CHUVA!

COMPRADO/RESERVADO ANTES DE IR

Comprado (recomendável): Castelo de Edimburgo (foi cancelado e estornado no cartão por causa do luto da Betinha)

Comprado (obrigatório): Warner Bros. Studio Tour (Harry Potter), Liverpool Tour Stadium (este teve horário alterado e optamos por cancelar, foi estornado no cartão dias depois).

Reservado (obrigatório*): Sky Garden Entrance, Museu de História Natural, Museu Britânico

*no site dos museus fala que é obrigatório, na prática não é, rs. O Sky entra rapidinho com reserva e tem fila sem!

Eu compro e/ou reservo antecipadamente só o que considero ou obrigatoriamente é estritamente necessário, por não gostar de amarrar/engessar o rolê, então estes aí em cima foram escolhidos a dedo.

Tem várias outras atrações pagas que tem recomendação de compra antecipada, mas nós não fomos ou não compramos antecipadamente. Então fique atento às suas necessidades específicas.

Acho que é isso gente, vamos viajar? Afinal foram 3.140km de carro e 82km a pé! :D (adoro as estatísticas do google)

CONTINUA

• Respostas 21
  • Visualizações 5.9k
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Most Popular Posts

• Juliana Champi
    Juliana Champi

DIA ZERO DA TRIP (06.09.22 – TERÇA): BORBOLETAS NO ESTÔMAGO Londrina > São Paulo Não importa o quanto a gente viaje (e infelizmente não é o tanto que eu gostaria, rs), sempre vai ser a pr

• Juliana Champi
    Juliana Champi

DIA 4 DA TRIP (10.09.22 – SÁBADO): EDIMBRÓ Edimburgo Edimburgo é uma cidade tão fantástica que a gente poderia ficar dias e semanas e meses falando só sobre ela! São muitos fatos interessant

• Juliana Champi
    Juliana Champi

DIA 3 DA TRIP (09.09.22 – SEXTA): ESCÓCIA BABY! Cambridge > York > Alnwick >Edimburgo Tomamos nosso café da manhã incluído na diária do hotel COM TUDO QUE TÍNHAMOS DIREITO (só falto

Posted Images

Featured Replies

Postado
  • Autor
  • Membros

DIA 4 DA TRIP (10.09.22 – SÁBADO): EDIMBRÓ

Edimburgo

Edimburgo é uma cidade tão fantástica que a gente poderia ficar dias e semanas e meses falando só sobre ela! São muitos fatos interessantes, históricos, científicos ou não, terra do Harry Potter, terra de muita magia e até de fantasmas!

Lá mora hoje, por exemplo, o físico britânico de 93 anos chamado Peter Higgs, que em 1964 publicou uma teoria que previa a existência do que foi batizado anos depois como bóson de Higgs. Essa (última) partícula subatômica foi descoberta só em 4 de julho de 2012 por pesquisadores do Grande Colisor de Hádrons. Não vou me alongar na importância da descoberta do Boson de Higgs, mas caso não saiba, revolucionou o entendimento do Universo!

Queria ter topado com ele na rua, mas não rolou! Mas só de saber que posso ter estado a poucos metros de onde ele estava é muito doido!

VOLTANDO a realidade...

A nossa casa era muito tranquila, ficava num bairro residencial afastado do centro. E a realidade era a Betinha que estava pra chegar! Num sábado de céu azul intenso e cidade fervilhando, começamos o dia nos jardins da princesa com vistas lindas da cidade e palácio (com direito a salva de tiros de canhão), e depois fomos observar a Catedral de St Giles cercada, aguardando a rainha que chegaria no dia seguinte... tudo era rainha!

Muita gente nos perguntou se atrapalhou nosso rolê, e a resposta é: NÃO, foi inclusive bem interessante. Nós tivemos um único tour fechado por conta da morte da rainha, que foi o palácio de Edimburgo... no mais, apenas ajustes de roteiro. E independente do meu ou do seu conceito sobre a realeza britânica, foi muito legal viver este momento lá!

Como no dia seguinte a rainha literalmente chegaria em Edimburgo, priorizamos visitas em lugares que potencialmente poderiam fechar: National Gallery (parte gratuita e parte paga), Museu Nacional da Escócia (IM-PER-DÍ-VEL) e algumas lojas, como a mais famosa de Tartans (e tantas outras de tartans) e a mais famosa de whisky (e vendia whisky e gin em toda parte) e umas tantas de artigos HP.

1.thumb.jpeg.4ede63ec0dc36d855f360155ec461188.jpeg
FOTO 11: Que céu é esse?

2.thumb.jpeg.755d3163da52ff94edc4cb4fb977e7d8.jpeg
FOTO 12: Victoria's Street

3.thumb.jpeg.c5e55ec6a2ebd55c1115163bd3b07e91.jpeg
FOTO 13: Monumento da Escócia

7.thumb.jpeg.0b51ab1d58b9a75333e01a2035241e31.jpeg
FOTO 14: Palácio de Edimburgo!

8.thumb.jpeg.ce4754a6394fce3ab9cd47c62a3e0adc.jpeg
FOTO 15: Edimbró!

Posso fazer mais um destaque científico? Posso, pq o relato é meu hahahauahauaha! A Dolly senhores... a Dolly!

Dolly, a primeira mamífera clonada com sucesso no mundo! Ela nasceu em de julho de 1996, a partir da transferência de núcleo para uma célula somática adulta.

A experiência só foi publicada em fevereiro de 1997, quando a Dolly já estava com 7 meses! Ela teve uma vida comum, teve filhotes, mas foi sacrificada aos 6 anos de vida com uma doença pulmonar grave, associada ao envelhecimento precoce que ainda hj é um dos desafios da clonagem de seres vivos!

A história toda é bem polêmica e complexa, mas teve forte influência na minha escolha pela biologia. Em 1996 – primeiro ano do ensino médio – eu já tinha me apaixonado pela fotossíntese e decidido ser bióloga! A Dolly só veio lacrar minha escolha! Inclusive estagiei na genética por 4 anos até finalmente voltar pra minha amada botânica!

6.thumb.jpeg.fc33c350dc40d91a66ff71244d51d554.jpeg

FOTO 16: Dolly! Linda! Dolly foi criada por cientistas do Instituto Roslin, na Escócia, onde viveu toda a sua vida, e hoje seu corpo empalhado está exposto no museu nacional da Escócia!

DIA 5 DA TRIP (11.09.22 – DOMINGO): QUE MANÉ BBC, COLA NI MIM QUE É SUCESSO

Edimburgo

Saímos de casa com o trânsito bem organizado sobre onde não poderíamos ir. Nos dirigimos ao Calton Hill, de onde vistas incríveis da cidade e do próprio “morro” são acessíveis!

9.thumb.jpeg.115c18579e683b464eac4074333f7a73.jpeg
FOTO 17: Calton Hill

4.thumb.jpeg.483dbe013212a79f1051172ef88915ff.jpeg
FOTO 18: Calton Hill

5.thumb.jpeg.4e8ebbf1a247319c42f1b3698bf2c551.jpeg
FOTO 19: Calton Hill

Depois passeamos por outros cantos da cidade onde existem muitas referências “Harry Potter”, e até numa feira imensa em prol da associação de estudantes da Universidade de Edimburgo fomos parar!

Almoçamos num restaurante africano bem legalzinho, The Outsider e então fomos lá onde tava o AUÊ da Betinha! Nos dirigimos até as proximidades do palácio HolyRood House, onde a Betinha repousaria por uma noite. Nos misturamos à multidão... fomos andando entre ruas cercadas e orientados pela quantidade infinita de organizadores e policiais no local... mas de fato a gente não sabia o que ia acontecer e que horas... aí foi só colar em duas garotas falando português num lugar muito estratégico pra descobrir! Uma era a correspondente da Band, a outra repórter da CNN! Hahahuaha

Decidimos assistir a chegada dela de camarote, do alto do outro morro que ficava ao lado do Palácio de HolyRood, e foi bem legal. Boa parte dos registros desta parte estão em vídeo. A cobertura completa HAHAHAUAHA está salvo nos destaques do meu insta, se alguém tiver curiosidade.

10.thumb.jpeg.531d99925b7a9c7bba21bd99b51e019f.jpeg
FOTO 20: mar de flores em toda parte!

Ficamos lá até toda a cerimônia terminar, e com o começo de uma garoa fina no fim da tarde resolvemos ir pra casa, descansar, e nos preparar para seguir para as HIGHLANDS!

CONTINUA.

Postado
  • Membros

JU, mais um ótimo relato seu!

Meu filho fez esse ano um role meio parecido com o seu, e simplesmente adorou tudo.

Vc fez parte da história mundial em participar do "funeral" da rainha.

Postado
  • Autor
  • Membros
2 horas atrás, casal100 disse:

JU, mais um ótimo relato seu!

Meu filho fez esse ano um role meio parecido com o seu, e simplesmente adorou tudo.

Vc fez parte da história mundial em participar do "funeral" da rainha.

Obrigada Mauro! E que legal que seu filho tb gostou!! Foi realmente uma viagem épica, cheia de história, com pandemia e funeral, haha!!!
E tem mais família real no decorrer da viagem, hahahauaha! Logo continuo!

Postado
  • Autor
  • Membros

DIA 6 DA TRIP (12.09.22 – SEGUNDA): AS TERRAS ALTAS

Edimburgo > Inverness

Não sei vcs, mas tanto em português quanto em inglês os termos são fascinantes... HIGHLANDS, TERRAS ALTAS... é muito feudal, viking e senhor dos anéis ao mesmo tempo.

21.thumb.jpeg.3ebf0151618fe92820ebefed759a486f.jpeg
FOTO 21: as Highlands!

22.thumb.jpeg.d49b1ae54e37365dfd230d33f1fd786b.jpeg
FOTO 22: as Highlands!

23.thumb.jpeg.4abadb6dc622a591172fbb53c4829ac6.jpeg
FOTO 23: as Highlands!

Saímos de manhã mas sem pressa da nossa casa em Edimburgo rumo a cidade de Inverness. No caminho fomos curtindo a beleza da estrada e das flores, paramos na fofinha Pitlochry e na hora do almoço chegamos em Inverness... que cidade FOFA senhores!

Passamos uma tarde pra lá de agradável andando ao redor do lago Ness, tomando cafés, comendo coisas de barraquinhas nas ruas e entrando em lojinhas de coisas variadas! Eu moraria em Inverness!

24.thumb.jpeg.726e88a3e976030ba5cc6ea4551fbd1a.jpeg
FOTO 24: JG modelando, hahaaha

25.thumb.jpeg.a5b42b0f91bab4ffe4d9249d0805fd44.jpeg
FOTO 25: é difícil escolher fotos

26.thumb.jpeg.0e440c47c76a785f82eb50e4bea47cf7.jpeg
FOTO 26: pq tudo é bonito!

27.thumb.jpeg.f20c81fb889e479bcf920952e92f79e9.jpeg
FOTO 27: pq tudo é calmo

28.thumb.jpeg.013bcc41eac868cd70d94edc0d814e38.jpeg
FOTO 28: e bonito de novo

29.thumb.jpeg.1f556fb561526bef582d22aacbd30c6f.jpeg
FOTO 29: e calmo outra vez

30.thumb.jpeg.f8f989ba609a44a4d7afe7d843a56934.jpeg
FOTO 30: e florido!

DIA 7 DA TRIP (13.09.22 – TERÇA): A ILHA DE SKYE

Pq eu sou pura teimosia! No roteiro original a gente tinha uma noite na Ilha. Lá, além de paisagens lindas, existem formações rochosas das mais antigas da Terra. E o marido topou fazer um rolê de 400km pra lá, hahahahahauhaa, então FOMOS.

A primeira parada, ainda a caminho de Skye, foi no Castelo mais fotografado da Escócia, o Eilean Donan. Curtimos só de fora, sem entrar. Bem cênico! Logo depois cruzamos a Skye Bridge, que dá acesso a Ilha!

E então estávamos lá, serpentando estradas onde só passava um carro, entre cachoeiras meio mirradas pela estiagem dos últimos dias, montanhas coloridas, vacas de franja, paredões e céus dramáticos!

Almoçamos em Portree, a cidade mais estruturada da Ilha, onde geralmente quem faz base na Ilha se hospeda. Estava tudo lotado e sem vaga, não só em Portree, mas em toda parte.

Pegamos sol, chuvisco e muitas nuvens, que estavam justamente estacionadas em uma das trilhas que eu queria fazer (Old Man Storr) e acabei desistindo!

Tinha hora que eu achava que as paisagens pareciam a patagônia verde do centro do sul do Chile, rs! Outra hora achei meio serra catarinense... e quem já foi, achou parecido com partes da Islândia.

Foi bem legal, não nos arrependemos de ter ido, mas achei que ficou com gostinho de quero mais... principalmente as trilhas que não fizemos.

32.thumb.jpeg.9a07bc9998d3a3238dbc065eaee1bc66.jpeg
FOTO 31: Eilean Donan!

33.thumb.jpeg.26b5d1fbcb68879a0c0ce86b66fb4052.jpeg
FOTO 32: Eilean Donan!

31.thumb.jpeg.3bb31adc8dc10486bc7aba44a579be55.jpeg
FOTO 33: a vaca EMO. A origem e manutenção dessa espécie é muito interessante!

34.thumb.jpeg.88a0f124184e0a44a2467368672636e8.jpeg
FOTO 34: a beleza de Skye!

35.thumb.jpeg.d6d9069b837cb374add91809770df1c7.jpeg
FOTO 35: Mealf Falls and Kilt Rocks

36.thumb.jpeg.c17a870eb1aa12931ebb8f3ae9116ea8.jpeg
FOTO 35: terra antiga!

37.thumb.jpeg.affeaafafb1da1a8150d0066e07ca22e.jpeg

FOTO 36!

DIA 8 DA TRIP (14.09.22 – QUARTA): ATRÁS DA NESSIE

Inverness > Glasgow

Esse não é um trajeto demorado, desde que vc não preste atenção no caminho. Nós ficamos 10h30 na estrada no meu dia preferido da trip!

PRIMEIRA PARADA: Fort Augustus!

A gente já tinha passado por parte dessa estrada, que contorna o Lago Ness. Lendário, profundo, enorme, intenso! Ele é o segundo maior lago da Escócia, porém o maior em volume de água devido a sua profundidade de até 271m. Ele tem mais água que todos os lagos da Inglaterra e País de Gales JUNTOS! E paramos mais algumas vezes ao longo dela (a estrada) para observá-lo... até chegar em Fort Augustus. Uma cidade fofíssima com seu “Caledonian Canal”. Ficamos horas ali vendo as eclusas enchendo e esvaziando e os navios e embarcações menores passando de um lado pro outro e do outro ao contrário num eterno vai e vem! Eu ficaria em FORT AUGUSTUS numa próxima visita.

38.thumb.jpeg.832f20e5721c9d235abb2f59e84c6aae.jpeg
FOTO 37: Lago Ness! Fort Augustus.

39.thumb.jpeg.2459dd11076dd208b9ca66ef3e3664c8.jpeg
FOTO 38: Lago Ness!

40.thumb.jpeg.cbda6846b08638a2072763a169502a7b.jpeg
FOTO 39: Canal da Caledônia, Fort Augustus!

SEGUNDA PARADA: Glenfinnan!

É pra ser uma parada (um desvio de 1h na verdade) apenas para amantes de HP, pois afinal o famoso viaduto de Glenfinnan é de onde foram feitas as diversas tomadas aéreas do Expresso de Hogwarts nos filmes da série. Mas vc pode ir e se maravilhar mesmo que não saiba quem é o diacho do Harry Potter!

Pra subir num dos lados dos morros vc deve observar os horários e o sentido do trem. Ele passa da direita pra esquerda > 15h15-15h30 e 17h50-18h05; e da esquerda pra direita > 10h45-11h e 13h15-13h30.

42.thumb.jpeg.7d9f8ac9b2b606043dc281b9d6bc9d21.jpeg
FOTO 40: a foto não mostra como isso é legal!

41.thumb.jpeg.af65a35dcd7aeeea7585800844baffd1.jpeg
FOTO 41: Viaduto de Glenfinnan

TERCEIRA PARADA: Glencoe

Nosso caminho passava por Glencoe e eu nem imaginava que a estrada iria ficar mais linda a cada milha, rs! A gente foi ficando enlouquecido com as paisagens surreais de bonitas e foi parando em todas as oportunidades... passamos lentamente por este paraíso... numa próxima visita eu tb ficaria em Glencoe, pois tem mil trilhas pela região.

43.thumb.jpeg.0037919e3a0e9c6c68d0db434a2489e6.jpeg
FOTO 42: aquela paisagem que não se traduz em fotos.

44.thumb.jpeg.ee324a65fa7d7f3f3c223506ca3d7a6f.jpeg
FOTO 43: Glencoe

ÚLTIMA PARADA: Inveraray

Chegamos na nossa última cidade do caminho no cair das luzes! Bonitinha, gelada, cênica, nosso rolê por lá foi curto, mas valeu!

45.thumb.jpeg.2f0144fc3746c38635a80f3dec11d443.jpeg
FOTO 44: achei palácio de princesa esse!

46.thumb.jpeg.d8da7a1be1cace0c8c2592d4389ddb4d.jpeg
FOTO 45: Inveraray!

Chegamos em Glasgow já a noite, um frio do caray... eu não me lembro mais, mas acho que jantamos alguma coisa dentro do quarto mesmo. Ficamos em hotel aqui e não amei não.

DIA 9 DA TRIP (15.09.22 – QUINTA): A CENA PUNK!

Como estávamos no centro, o carro que tinha dormido na rua (o Holiday Inn aqui não tinha estacionamento) foi movido pra um estacionamento pago (na rua era mais caro) e ficamos este dia a pé, zanzando pela cidade!

Glasgow tem lá suas belezas, mas foi a cidade que menos gostamos. Ela pareceu underground demais... meio industrial demais... com várias cenas de vandalismo, lixo espalhado em alguns pontos. Apesar de saber que estava segura, tarde da noite a região que estávamos era meio sombria.

47.thumb.jpeg.a3adcea3b738fdf805c19d31160539d3.jpeg
FOTO 46: um sol pra cada um, só que frio!

48.thumb.jpeg.11749c1dfa9f85e5d012ecbcf07884e5.jpeg
FOTO 47: Glasgow!

49.thumb.jpeg.c1b45725c676f038b6354c94f6c37b36.jpeg
FOTO 48: Glasgow!

50.thumb.jpeg.8d6247857fbcaef4c8dab8b3cd62b44b.jpeg
FOTO 49: Glasgow!

51.thumb.jpeg.2521bb3d499ebd1e24821d9a11607dea.jpeg
FOTO 50: Glasgow!

52.thumb.jpeg.5d0e40ae895c90a99f780f05eae4fced.jpeg
FOTO 51: Glasgow!

O fato engraçado do dia: estávamos no centro de Glasgow e nos deparamos com uma aglomeração de gente.

Brasileiro é atraído por fila como mariposa pela luz... nos misturamos com a galera e WHAT’S GOING ON? “A princesa Anne tá chegando” pra algum compromisso da corte que não entendi!

Ficamos por ali e a simpática filha da Betinha apareceu. Gostei dela!

53.thumb.jpeg.bbd933149e8be7fda6c63fd88eaa320c.jpeg
FOTO 52: tchau plebeus!

Nosso pernoite aqui foi quebra de trecho, considero desnecessária numa trip pela Escócia!

(CONTINUA).

Editado por Juliana Champi

Postado
  • Membros
Em 30/09/2022 em 16:15, Juliana Champi disse:

Dirigir ao contrário ok, o problema foi que a gente NÃO SABIA NEM LIGAR O CARRO. HAHAHAUA! A gente pegou ele ligado, saímos, ficamos nervosos, encostamos pra organizar as ideias e NÃO SABÍAMOS LIGAR O CARRO DE NOVO. Kkkkkkkkkkkkk

::lol4::::lol4::::lol4::::lol4::::lol4::::lol4::::lol4::::lol4::::lol4::::lol4::::lol4::

Vou rir mto pq eu tô lendo o relato... Se acontecesse comigo ia deitar na beira da estrada e chorar até alguém me resgatar! ::hahaha::

Viajando no seu relato, bom demais!!

Postado
  • Autor
  • Membros

DIA 10 DA TRIP (16.09.22 – SEXTA): WALES BABY!

Glasgow > Liverpool > Cardiff

Esse é o trecho mais longo percorrido de carro nesta trip, e claro que a gente fez ele ficar ainda maior, rs, com várias paradas! Afinal saímos da Escócia, cruzamos um pedaço da Inglaterra e terminamos na capital do País de Gales!

PRIMEIRA PARADA: Carlisle (Inglaterra)

Uma parada de 1-2h não me lembro, em mais essa fofinha! O Castelo estava fechado (mas a gente não ia entrar mesmo), mas já na catedral não só entramos como escrevi no livro de condolências da Betinha! A cidade é super fofa!

53.thumb.jpeg.d8fdbc323bddccf1cc4fe564906b074c.jpeg

FOTO 53: Carlisle!

54.thumb.jpeg.7ead242786a870db578fa4dd9f8b9a4f.jpeg
FOTO 54: Escrevendo no livro da Betinha!

SEGUNDA PARADA: Liverpool (Inglaterra)

Tínhamos comprado o tour guiado do estádio para as 14hs, mas dias antes entraram em contato conosco pedindo pra antecipar para as 11h no máximo pq a visitação teria que ser fechada mais cedo. Ficamos tristes pq esse horário não dava pra gente, acabamos cancelando o rolê e estornaram dias depois no cartão.

Mesmo assim mantivemos os planos de parar na cidade, João queria ir pelo menos na loja oficial do Liverpool junto ao estádio e tb demos uma andada pelo centro. A gente não ama Beatles, então essa passadinha express na frente do Cavern Club (o original e o atual) e a andadinha pelo centro já valeu!

55.thumb.jpeg.dfd77e2723c07b619c362a5efb5f254b.jpeg
FOTO 55: Estádio do Liverpool

56.thumb.jpeg.5a4c015274f16f02d1b7073658ba92ae.jpeg

FOTO 56: ele comprou essa camiseta de milhões!

57.thumb.jpeg.e35300abf2d35bf63bbcb8065016eae3.jpeg

FOTO 57: o cavern original!

Seguimos pq ainda tinha muito chão, entramos no País de Gales e 14h de estrada depois, finalmente estávamos em Cardiff!!

Destaque ULTRA MEGA para a acomodação de Cardiff (airbnb)! A casa do Giles e da Phillipa, que a gente compartilhou com eles. A casa era perfeita, o casal não podia ser mais fofo! Nos receberam como filhos, fizeram nosso café da manhã todos os dias, até minha roupa Phillipa lavou, estendeu, recolheu, dobrou e pôs na minha cama! Eles eram muito simpáticos, divertidos e foi realmente uma experiência maravilhosa ficar na casa deles! E ah, eles tinham um cachorro fofo pra fechar com chave de ouro!

58.thumb.jpeg.7dc1ac878f707cff9aa8dc5271b92edc.jpeg
FOTO 58: queria essa cozinha com vista pro jardim pra mim!

59.thumb.jpeg.14a7d846066a37299c58a2e4f7acceeb.jpeg

FOTO 59: tem dog a gente já ama!

DIA 11 DA TRIP (17.09.22 – SÁBADO): CARDIFF SUA LINDA!

Tomamos café da manhã preparado pelo Giles, melhor pão da viagem... ele que fez! Eles nos convenceram a deixar o carro em casa e ir de trem até o centro da cidade, o que realmente foi ótimo. Foi muito fácil ir até o centro (apesar do bairro onde eles moram ser bem afastado e residencial) e o Gui aproveitou pra descansar (só algumas horas kk) do volante!

Andamos calmamente por todo o centro da cidade, entramos em tudo quanto era lojinha fofa e Igreja, tomamos cafés e vimos o vai e vem das pessoas... almoçamos em qualquer lugar que não lembro mais e encantados com a cidade ficamos com vontade ir até a Baía de Cardiff.

Voltamos pra casa e pegamos o carro, kkk, pq era mais fácil ir de carro, e terminamos o dia em êxtase com o clima bom (em todos os sentidos) da cidade! A Baía de Cardiff é linda!

60.thumb.jpeg.ddf2b014411bfa151e40affb1f5698c8.jpeg

FOTO 60: centro de Cardiff!

61.thumb.jpeg.729f492a436457bbfc08954b5420d6a3.jpeg

FOTO 61: andando pela Baía de Cardiff!

62.thumb.jpeg.5cceb5538cb594af1f9fff1efd09810e.jpeg

FOTO 62: ❤️

Cardiff foi a cidade preferida do Gui nessa trip, enquanto a minha foi Edimburgo!

Nosso casal de hosts ia pra um show a noite, ficaram todos bonitinhos e saíram. A gente ficou curtindo a casa com comidinhas compradas no mercado! No dia seguinte a gente retornaria à Inglaterra! Tínhamos que devolver o carro em Londres e finalmente ficar a pé! Mas não sabíamos o que esperar da estrada em termos de movimento, afinal, domingo seria o último dia pra quem quisesse ir se despedir da Betinha no palácio de Buckingham! E claro que teve emoção nessa estrada né...

CONTINUA.

Postado
  • Autor
  • Membros

DIA 12 DA TRIP (18.09.22 – DOMINGO): VOLTEI PARA FICAR!

Cardiff > Bath > Londres

Saímos da nossa casa em Cardiff bem cedinho e rolou abraço de família nos anfitriões! Tínhamos que devolver o carro até as 14h no aeroporto de Heathrow e não sabíamos em que condições estariam as estradas, já que era o último dia pra se despedir do corpo da Betinha em Londres.

Originalmente eu tinha pensado em parar em Bath para visitar os banhos romanos e a cidade, mas com essa insegurança sobre o tempo de percurso abandonamos a ideia e só fizemos uma parada rápida na cidade. Dor no coração, pq ela é muito fofa, quero ir de fato um dia.

Seguimos na estrada que estava movimentada, mas fluindo, até que encontramos um pequeno acidente na pista. Era algo bobo, aqui no Brasil teriam ido pro acostamento só pra trocar telefones e segue, mas lá não... interditaram as duas pistas. Sério, muito tosco. E depois de um bom tempo parados, resolvemos pegar um atalho que outros motoristas tb estavam pegando hahahauaha

Que aventura! Era tipo um carreador no meio do mato, MEGA apertado, que só passava um carro, aí quando por acaso tinha um carro vindo contra era aquele perrengue. Eles iam voltando de ré até achar um buraquinho pra enfiar o carro, kkk!

Mas no fim das contas deu tudo certo e chegamos na locadora as duas em ponto. Nos despedimos do possante e entramos no aeroporto para comprarmos os cartões oyster.

Pra gente não compensava pegar o passe de 7 dias ilimitado, compramos o “pay as you go” mesmo, carregamos com 35 libras cada e fomos pra nossa nova e última casa da trip.

O sistema de transporte público em Londres é bem eficiente e intuitivo. Demoramos cerca de 1h30 pra chegar em casa pq Heathrow é longe pacaray, mas gastamos apenas 5,50 dinheiros para percorrer tudo isso. Há quem pague fortuna em transfer, achamos super desnecessário.

Nossa hospedagem era super bem localizada, entre as zonas 1 e 2 do metrô. Consistia numa casa compartilhada. Ela tinha 4 quartos que abrigada até 3 pessoas em cada. Cada grupo tinha a chave do seu quarto, e os banheiros e cozinha eram compartilhados entre todos. O anfitrião era bem rigoroso com as regras de limpeza (ele morava próximo) e tivemos zero problemas. Tb foi bem legal interagir com os italianos, franceses e sul coreanos que estavam por lá durante nossa estadia!

Só deixamos as coisas “em casa” e saímos novamente pra região da Torre de Londres, que ficava a apenas 2 paradas de DLR de casa.

Como tem bastante relato e informações sobre Londres aqui no site, não vou me alongar em cada ponto pelo qual passamos, que foram: Tower of London, Tower Bridge, The Monument, Sky Garden, Leadenhall Market.

The Monument foi erguido em memória ao grande incêndio de 1666 (vale ver essa história) e o Leadenhall Market (fizemos questão de visitar a noite depois de fechado), além de referência Harry Potter, é MARAVILHOSO.

Sky Garden é um prédio que dá pra subir de graça. Agende no site pra não pegar fila!

63.thumb.jpeg.1a7438e13e3a721ea43f76868c7fe402.jpeg64.thumb.jpeg.221045a552a5aaa6f12cf7a160042ed6.jpeg

fOTOS 63 E 64: TOWER BRIDGE E SKY GARDEN

65.thumb.jpeg.d84d3864750e1ecd88e1ec46fa3f8f54.jpeg

FOTO 65: LEANDHALL MARKET

DIA 13 DA TRIP (19.09.22 – SEGUNDA): FUJA PARA AS MONTANHAS!

Nosso roteiro foi todo geograficamente construído, mas o lance da Betinha deu uma zuada nisso, haha! Neste dia era o funeral oficial dela na Abadia de Westminter. Ela ia sair do Palácio de Buckingham pra lá, onde kilos de chefes de estados estavam a sua espera. Risco altíssimo de terrorismo, a cidade inteira tinha bloqueios tanto para carros quanto para pedestres, portanto fugimos desse caos.

66.thumb.jpeg.5af5613635c440bf6a2c4dc47125b6b5.jpeg

FOTO 66: SÓ UM POUCO DE BLOQUEIO

Os rolês do dia foram:

Camden Town: amamos! Meu lugar favorito em Londres. Tem um “camelozão” na entrada do Bairro, muito bom pra bugigangas, mas o mercado em si é muito bacana. Roupas descoladas, todo tipo de comida, lojas esquisitas como a Cyber Dog (amamos), a Amy, a escadaria do The Clash, enfim!

King Cross e St Pancras: referência HP, mas tb muito bonitas. St Pancras é a estação internacional, de onde partem trens para outros países, é bem bonita.

Notting Hill: tb curti muito o bairro colorido e charmoso! Como muito fã do filme, fui lá tietar a porta e a livraria (que na verdade é uma loja de souvenires).

Jardins do Palácio de Kensington: terminamos o dia nos arrastando pelos jardins do palácio. Íamos ao parque ao lado mas não tivemos pique!

67.thumb.jpeg.82bec6f6e6cf51a0a40bde2d44729caa.jpeg

FOTO 67: CAMDEN TOW

68.thumb.jpeg.e00fb3b069eb7f587cca4a1108688662.jpeg

FOTO 68: NOTTING HILL

DIA 14 DA TRIP (20.09.22 – TERÇA): MÚSICA DO JURASSIC PARK PLEASE!

Os rolês do dia foram:

National History Museum: dispensa definições. Conta a história da terra, dos seres vivos, enfim. No site fala que tem que agendar obrigatoriamente, mesmo sendo gratuito. Eu até agendei, mas fui em horário diferente ninguém pediu reserva. Ninguém que estava entrando tinha! Foi mara, ficamos umas 4h nele!

V&A Museum: passamos rápido, não era muito nosso estilo!

Harrods: passamos rápido. Loja de milionário, zero interesse.

Milenium Bridge: referência HP

Catedral de São Paulo: muito bonita, só visitamos por fora.

69.thumb.jpeg.15504a6029048aaec1bdc0ad9ea65950.jpeg

FOTO 69: MUSEU DE HISTÓRIA NATURAL

(CONTINUA, TÁ QUASE ACABANDO)

Postado
  • Membros

Eu tenho um plano para fazer quase o mesmo roteiro, mas o que me falta é $$, é bem caro ir de trem, carro, a pé...

Foi minha primeira viagem internacional (que não seja Paraguai) em Julho de 2013 para Londres.

Postado
  • Autor
  • Membros
21 horas atrás, Davi Leichsenring disse:

Eu tenho um plano para fazer quase o mesmo roteiro, mas o que me falta é $$, é bem caro ir de trem, carro, a pé...

Foi minha primeira viagem internacional (que não seja Paraguai) em Julho de 2013 para Londres.

E vc ganha (suponho) em euro... imagina pra gente que ganha em realzito, hahahahauaha! Realmente foi uma paulada. E ela só aconteceu pq já estava parcialmente paga há tempos, então foi como se eu tivesse pago tudo outra vez, pra duas viagens, mas só foi uma mesmo.

Postado
  • Autor
  • Membros

DIA 15 DA TRIP (21.09.22 – QUARTA): MÚSICA DO INDIANA JONES PLEASE

Começamos este dia no maravilho e incômodo British Museum. É sensacional ver toda a cultura de todos os povos do mundo num lugar só, mas ver o Egito inteiro ali dentro incomodou bastante. Não é só a pedra da roseta né, as esculturas inteiras, colunas, tudo foi levado... leia-se “saqueado”. Enfim, não vou me alongar nesse assunto, mas tive um sentimento conflitante nessa visita.

70.thumb.jpeg.0d337723986927159eea5430b4fed8f4.jpeg
FOTO 70: Saguão British Museum

O Museu é muito grande e focamos em 2 regiões principais: Egito e Grécia, que é sempre cheio de gente, e a parte da Ásia, principalmente Índia e China, que me surpreendeu muito com a beleza. Passamos sei lá quantas horas lá dentro e nem chegamos a passar na parte “Europa” que era basicamente idade média e oriente médio (que eu amo, mas não deu tempo mesmo).

71.thumb.jpeg.e6011b24a7a42f4ad05e428c12b24971.jpeg

FOTO 71: Egito... não, péra.

Ao sair de lá fomos rodar naquele miolinho “palácio, parlamento, torre, abadia”. A gente não ia, mesmo antes da morte da Betinha, entrar em nada, exceto a Abadia de Westminter, que eu tinha programado assistir uma oração da tarde pra poder ver sem pagar a pequena fortuna que custaria uma visita turística. Eu estava triste dessa possibilidade ter sido frustrada por conta do funeral da Betinha!

MAS... chegando ali na região da Abadia fomos andando e tinha uma fila. Brasileiro ama uma fila né... achei que era pra visitar uma capela que fica ali perto... mas conforme fomos andando e entrando, PÁ, eu tava dentro da abadia, e sem pagar nada!

Excepcionalmente naquele dia eles tinham aberto a abadia ao público geral para orações individuais em homenagem a Betinha! Eu estava em êxtase. Betinha que me perdoe mas eu fui mesmo é prestar homenagem a sir Isaac Newton, cujo túmulo está em grande destaque no templo! Quase chorei. Não há fotos pq são proibidas, mesmo quando se entra apenas pra turistar! Mas eu fiquei feliz demais de poder ter entrado naquele lugar que é muito mágico. Recomendo muito.

72.thumb.jpeg.bf4b6d83c1c7a2da26dbb0001ddf9da6.jpeg

FOTO 72: Abadia! 

Depois disso ficamos zanzando ali pela região da London Eye até cansar!

DIA 16 DA TRIP (22.09.22 – QUINTA): AGORA A DO HARRY POTTER

Este era uma grande dia pra mim, mas não vou relatar em mega detalhe aqui pq é algo específico para potterheads, rs! Fomos nos estúdios de filmagem da série. Os ingressos custam um rim, o lugar é longe, fora de Londres, mas valeu cada centavo. Era o último lugar HP que me faltava ir, rs!

Só digo para quem lê aqui que ir pra lá por conta é MUITO fácil, não precisa pagar outro rim em transfer não e nem pegar pacote. A única questão é que o Oyster Card não vale pra essa viagem já que vc tem que pegar trem pra sair de Londres, mas é bem sussa!

Entramos no primeiro horário (10h) e saímos de lá já era mais de 14h! Até Londres são mais 2h mais ou menos.

73.thumb.jpeg.e86ead1e8160919d7b6b06960d3a493a.jpeg

FOTO 73: HP Studios

74.thumb.jpeg.8d36d85344c389d64bbff6d32654335d.jpeg
FOTO 74: No cofre da família Malfoy

Aproveitamos pra visitar os jardins do Palácio de Buckingham, Lojas de Chá (Twinnings e a maravilhosa Fotnum Mason), a Loja da Lego e a Loja da MMs, que ficam todas ali no vuco-vuco de Londres. Passeamos pelo bairro chinês tb, que fica em SOHO.

75.thumb.jpeg.0b76f30224f058e26054572d83dc3a37.jpeg

FOTO 75: descanso nos jardins do palácio!

DIA 17 DA TRIP (23.09.22 – SEXTA): O ÚLTIMO DIA NO UK

Nosso último dia de Londres prometia um dilúvio... mas São Pedro foi muito parça nessa trip e não choveu uma gota, até um solzinho saiu!

De última hora resolvemos visitar a National Galery de Londres e eu amei ter ido, um museu de arte sensacional. Visitamos ele de ponta a ponta, passando rápido por algumas salas claro. Eu adoro obras do barroco protestante e lá tem bastante coisa! Além de vários outros nomes de milhões.

76.thumb.jpeg.09b9e301c21353e6d8dff51fe7f67a92.jpeg

FOTO 76: Jogaram sopa de tomate neste esses dias, rs!

Depois foi hora de comprinhas... passeamos de novo pela região do Soho, distrito dos teatros, regente street, oxford street e essas parada toda. A Carnaby Street é famosinha, muito charmosa e cheia de cafés e restaurantes fofos.

77.thumb.jpeg.a72522d21ea01fff2ea47cf240104a43.jpeg

FOTO 77: Carnaby!

Destaque para a UNIQLO, hahauaha, a gente ama essa loja, e para a HAMLEYS, que dizem ser a maior e mais antiga loja de brinquedos do mundo. Quanto a ser a mais antiga ok, mas vi lojas bem maiores no Japão.

Era hora de ir pra casa agora, dar um jeito nas malas e preparar para partir!

DIA 18 DA TRIP (24.09.22 – SÁBADO): SUIÇA BABY

Nosso voo para Zurique partia de LCY, que era bem perto da nossa hospedagem. Fomos até a estação DLR a pé ainda de madrugada e rapidinho estávamos no aeroporto, que tb é pequeno. Chegamos em Zurique perto das 11h da manhã acho, e nosso voo só saia a noite. A ideia era dar um rolê na cidade mas estava garoando e os meninos estavam com preguiça!

Dei um jeito de convencê-los hahauaha e fomos para o centro de Zurique. É bem rápido de trem, cerca de 15 min, apesar do aeroporto ficar relativamente afastado. Demos sorte mais uma vez e a garoa cessou...

A gente não tinha franco suíço, e tanto eu quanto Gui estávamos quase fazendo xixi nas calças e os banheiros que achamos tinha que por moeda, hahauaha

Saímos andando pela cidade, entrei num café e disse pra moça “eu quero um café só se aqui tiver banheiro, hahahaha” e tinha! Alivio gente, pqp!

E assim ficamos, a tarde inteira perambulando pela cidade, entrando e saindo de cafés e lojinhas... os preços me fizeram ter muita saudade de Londres, kkkkk

78.thumb.jpeg.2dfd1ef765fe8ff284afc338411a02d2.jpeg

FOTO 78: Pelas ruelas de Zurique!

79.thumb.jpeg.ff775294f3b2212ff3f1b58dd5350cc2.jpeg

FOTO 79: Zurique

Outra coisa engraçada era a confusão de línguas... Zurique está na parte alemã da Suíça, mas além do alemão tinha gente falando francês, italiano, inglês, affe minha cabeça deu nó a ponto de ficar confusa quando um moço falou em carioquês comigo kkkkkkk

No fim da tarde retornamos ao aeroporto e pegamos nosso voo de volta ao Brasil! Assim termina a trip mais cara que já fiz na vida!

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Tipo TCC né, que vc tem que finalizar, rs!

Sem dúvidas as paisagens da Escócia foram o ponto alto dessa trip, seguida pelas muitas pequenas cidades e vilarejos que topamos pela estrada. A sensação de parar o carro pra explorar cada cantinho que desse vontade é muito boa!

Mas foi uma viagem estranha, confesso. Ela tinha sido planejada pra muito tempo antes, então parece que passou sabe? Não sei bem explicar! Eu tive que mexer tantas vezes no “roteiro” e custou tão caro (cerca de 50% a mais que o planejado originalmente, antes da pandemia), que a sensação é de que a experiência ficou meio poluída, rs!

Tb achei muito legal estarmos por lá num momento tão histórico... a morte da Rainha lendária, rs! Mas definitivamente, eu me sinto mais atraída por lugares mais ermos, com menos cidades... como bem definiu uma amiga, eu gosto mesmo é da periferia do mundo!

Que venha a próxima... fev/2023 tá aí!

Obrigada a quem acompanhou mais essa jornada! E me perdoem a ausência de custos detalhados neste relato!

80.thumb.jpeg.bf602fbfbdb670f3b35f67485d459ad6.jpeg

FOTO 80: até a próxima (Zurique)

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Conteúdo Similar

Account

Navigation

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.