Ir para conteúdo

Posts Recomendados

  • Membros

6º dia

Saí cedo de Lima, e depois de 1h30 de vôo cheguei em Cusco por volta de 12h. Em algumas pesquisas por aqui eu encontrei o contato do guia Fermin de Cusco, falei com ele ainda em lima e organizei os passeios e transfers com ele. Então, quando cheguei em Cusco já havia um taxi para meu hostel. Me hospedei no Kokopelli Cusco (é realmente uma ótima rede de hostel kkkk), fiz meu check in e Fermin me encontrou no hostel para fecharmos as datas dos passeios. Fermin me levou para uma volta na cidade e em alguns mirantes. Porém não andei muito porque a altitude já estava me batendo desde que cheguei, levem a sério quando falarem para pegar leve no primeiro dia. Para alguns é bem tranquilo, mas outros passam bem mal e demoram para aclimatar.

Aproveitei o restante do dia para passear pela cidade, fazer algumas compras para entrar no clima turista kkkkkkkk. E nesse dia jantei no hostel mesmo um sanduiche pois estava zero fome devido aos enjoos do mal de altitude.

Meus tours ficaram no valor total de 335 soles e o cronograma foi:

Dia 30/05 - City tour

Dia 31/05 - Vale Sagrado

Dia 01/06 - Traslado até hidroelétrica/ Caminhada

Dia 02/06 – Machu Picchu/Retorno para Cusco

Dia 03/06 - Maras e Moray

Dia 04/06 - Montanha de cores

Dia 05/06 - Livre

Dia 06/06 - Vale Sul

image.thumb.jpeg.e65d3cfc149df9f364b284610438dc46.jpeg

372829605_WhatsAppImage2022-12-02at23_10.03(3).thumb.jpeg.f30ea11d0f58c6868e1eefc42b5aa8d3.jpeg

7º dia

E vamos a maratona de passeios por Cusco. Cusco tem bastante passeios e cada vez surge um diferente. Para o primeiro dia, agendei o City Tour que inclui as ruinas de Sacsayhuaman, Qoricancha, Qenqo, Puca Pucara e Tambomachay.

Para fazer os passeios pelos sítios arqueológicos de Cusco você precisa comprar o Boleto Turístico, existem dois tipos: General ou Parcial, o general inclui quase todos os sítios arqueológicos, custa 130 soles e possui validade de 10 dias. O parcial custa 70 soles, dura 5 dias e possui apenas alguns locais. Caso vá fazer todos os sítios, recomendo comprar o general.

Queria colocar aqui detalhes de cada local, mas aí vai dar um livro ahahahahah Os sítios são maravilhosos, e realmente vale a pena cada um deles. E sei que alguns aqui gostam de ir sem guias, mas realmente vale a pena ir com um guia para entender melhor todas aquelas pedras.

O passeio durou o dia todo, terminando por volta das 18h. De novo, através aqui do site conheci outra brasileira, a Celina, e combinamos de ir jantar. Enquanto estava no tour, Natalie chegou em Cusco e se juntou para jantarmos. Fomos em um dos restaurantes da Plaza de Armas chamado Morena Peruvian, foi o único lugar caro/gourmet que fui kkkkkk A comida é muito boa, recomendo demais o lugar principalmente o ceviche e risoto de alpaca.

image.thumb.jpeg.2b8c951bfaf73b02405f1e70cc3786de.jpeg

8º dia

No terceiro dia em Cusco reservei o passeio para o Vale Sagrado, que incluía Pisac, Chinchero e Ollantaytambo. Como eu teria 10 dias em Cusco, decidi separar o passeio do Vale Sagrado e das Salinas porque li bastante sobre ser um passeio muito corrido então fiz primeiro o Vale Sagrado que geralmente é um pré-Machu Picchu kkkkkk.

Pisac é um lugar incrível, e tem muita história embora não seja um dos principais sítios. Após ir para Pisac, meu tour incluía almoço em um restaurante com buffet que era muito bom com muitas opções de comida. Após o almoço fomos para Ollantaytambo que é um lugar incrível e com certeza foi um dos mais lindos que visitei. O lugar tem uma energia diferente e você já consegue sentir aquele gostinho de que Machu Picchu é logo ali. Aviso que são muitas escadas e caso seja seu primeiro dia pode ser puxado subir tudo. Recomendo também ir durante a manhã, infelizmente não achei nenhum tour em grupo que começasse lá, mas durante a manhã é muito mais vazio e é possível tirar melhores fotos e aproveitar mais o local. Não cheguei a conhecer muito de Chinchero, mas paramos em uma loja onde eles produzem artesanato com lã de alpaca. Nesse local há uma apresentação onde mostram como é feito e tingido a lã, e é possível comprar alguns presentes (porém não recomendo pois é muito mais caro que em Cusco).

Depois de Chinchero, ainda paramos para tirar fotos com algumas alpacas e em um mirante, e retornamos para Cusco por volta das 18h. O dia seguinte seria o grande dia, então aproveitei a noite para comprar água alguns doces e me preparar.

image.thumb.jpeg.adb30d4cb0b3c18770b889aa64c0a4e9.jpeg

9º dia

Finalmente, começa a tour do principal motivo da viagem. Para chegar a Machu Picchu é preciso ir para Águas Calientes antes, uma cidade muito pequena que serve de base para Machu Picchu. Existem 3 formas de chegar lá: Trem, onde você pega um trem de Ollantaytambo para Águas Calientes (opção mais cara); de Van+Caminhada, é possível fechar um tour onde uma van te pega em Cusco e deixa na Hidroelétrica onde há uma caminhada de 12km para Águas Calientes (opção mais barata); Ou fazer a trilha Salkantay, que são 3/4 dias caminhando de Cusco para Águas Calientes (tão caro quanto o trem).

Decidi fazer uma mistura dos trajetos, então 6h a van saiu de Cusco em direção a Hidroelétrica de Santa Tereza. São 7 horas de muita curva e precipícios, com estradas de terra e em construção ainda, uma aventura inesquecível onde você só torce para chegar logo e vivo kkkkkkkkkk Sério, metade da van era de gringos pálidos, suando frio.

Chegando em Santa Tereza, tem um único restaurante no início da trilha, lá todos fazem seu almoço antes de iniciar a caminhada, não é o melhor restaurante, mas a gente se vira com o que tem né. Eu acabei conhecendo um casal de brasileiros na van e decidimos fazer a trilha juntos pois nesse passeio estava sozinha novamente. A trilha é linda e muito tranquila de fazer, a maior parte do trajeto é plana, tendo apenas uma escadaria logo no início. A caminhada é feita ao lado dos trilhos dos trens então é preciso estar atento caso algum trem passe, a trilha é cheia de pessoas então se for sozinho, não estará completamente sozinho.

No meu tour decidi pagar apenas pelo traslado para trilha, então precisei procurar um guia para o dia seguinte. Ah, e muito importante, caso vá fazer o trajeto da hidroelétrica é necessário dormir uma noite em Águas Calientes pois não dá tempo de chegar e ir para Machu Picchu (o último horário para entrada é 14h). Ainda, para entrar em Machu Picchu é necessário comprar o ingresso com no mínimo um mês de antecedência pois cada horário possui um limite de visitantes, é possível ir acompanhando a quantidade pelo site oficial. Cheguei em Águas Calientes por volta das 18h e fui para o hostel que havia reservado. Fiquei apenas uma noite no hostel Vista Waynapata, o hostel é simples, mas ótimo para passar a noite e descansar. Os brasileiros que estavam comigo tinham um guia e depois de conversar com ele, decidi reservar um tour privado para Machu Picchu. O preço foi salgado (150 soles) mas valeu a pena demais.

Jantei em um lugar em frente ao hostel, onde comi uma pizza com uma cusqueña (cerveja peruana) por 25 soles (depois de pechinchar um pouco hahaha). E fui dormir cedo pois precisava deixar tudo organizado para o dia seguinte.

image.thumb.jpeg.6e33dc4b84d875297e76dcf16f06847e.jpeg

 

 

 

 

 

  • Gostei! 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Saudades de 2008 e 2011 quando fui a Cuzco pela 1 vez.Depois, em 2015 fui a todo o país com o Norte que também é muito turístico,mas muito mais pobre que o Sul.Estão aceitando cartões agora? Isso é novidade. Não tenho saudade e não volto mais e me arrependo do tempo que perdi lá, mas para quem não conhece está ótimo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra
6 horas atrás, alexandra.tiengo disse:

11º dia

Para esse dia reservei um passeio mais curto pois queria algo mais light para descansar, então foi o dia de conhecer as Salineras de Maras e o laboratório de Moray. Embora Machu Picchu tenha sido um dos principais motivos da viagem, estava bem ansiosa para conhecer as Salineras e não me decepcionei. As salineras de Maras ficam no meio das montanhas e é uma vista surreal, são diversos poços de sal onde cada um pertence a uma família da cidade de Maras e eles são passados de geração em geração, a água salgada que sai diretamente da montanha é muito mais salgada que a agua do mar o que faz com que seja possível a extração dos sais. Um pouco depois a van parou em uma lojinha onde o guia explicou e nos mostrou algumas coisas feitas com o sal extraído dos poços e formas de utilizar. Essa lojinha tem tudo que é possível se fazer com sal kkkkkkkkk E tem todos os tipos de sais extraídos, recomendo muito comprar coisinhas por lá pois é muito mais barato que em Cusco e algumas coisas só achei nessa lojinha. Depois, fomos para Moray que era um laboratório agrícola dos incas onde eles estudavam e criavam diversas variações de vegetais.

image.thumb.jpeg.6c2a856cec9044ceb5bb6a54edea68f9.jpeg

Meu tour também passou novamente naquele local onde produzem lã de alpaca próximo a Chinchero. Foi um tour bem tranquilo, mas cheio de lugares lindos.

image.thumb.jpeg.43a7d97fb907880d5422930bd35616e9.jpeg

Finalmente nessa noite, nosso grupinho de Lima se reencontrou e fomos na República Del Pisco, um bar famoso em Cusco, colocar a conversa em dia e saber o que cada um estava fazendo ou iria fazer em Cussco. Lá você encontra vários tipos de drinks com o Pisco e com frutas diferentes, tem música ao vivo durante a noite e tem vários pratos bem gostosos (eu provei mini hamburguers de alpaca estavam 👌).

image.thumb.jpeg.51d3d6cc602c9cad5bb9301b8f99d2f2.jpeg

12º dia

Voltando para os passeios aventureiros, neste dia havia agendado, junto com Natalie, o passeio para a Montanha Colorida (vulgo Vinicunca, vulgo Montanha das 7 cores) que com certeza foi um desafio. Embora já estivesse há alguns dias em Cusco, não me acostumei tão bem com a altitude e ainda sofria para fazer muito esforço, mas depois de falar com algumas pessoas, me convenceram a ir. Primeiro são algumas horas de estrada até a primeira parada, que já é há 4000mts acima do mar, ali já começamos a sentir a altitude (lembrando que Cusco fica há 3400mts). O café e almoço estavam inclusos no passeio, o café foi bem simples, mas estava gostoso. Após o café, seguimos direto para o ponto de saída. Do ponto de saída até a base da montanha da 1h aproximadamente de caminhada, já estando acima de 4200mts de altitude. Para mim, antes mesmo de andar já estava bem difícil, então para evitar perder o passeio e não chegar à montanha, decidi ir a cavalo pagando 50 soles. Não sou a favor da exploração desses animais, mas infelizmente decidi contratar pois não queria deixar de chegar ao topo da montanha. O cavalo me deixou na base da escadaria que dá acesso a Montanha, ali são mais 40 minutos de sofridas escadarias. As paisagens são lindíssimas e com certeza valeu a pena todo o sofrimento com a altitude, lá em cima bate um vento frio e algumas vezes neva também. Não ficamos muito tempo no topo pois além da altitude, fica muito cheio então não da para ficar admirando a vista por muito tempo. Mas recomendo demais fazer o passeio pois vale muito a pena. O retorno fiz caminhando e foi tranquilo, porém a dor de cabeça estava constante. Na volta paramos para almoçar no mesmo local do café da manhã e depois voltamos para Cusco.

image.thumb.jpeg.5f9606891b69517c6c4f883e424af01d.jpeg

Depois de estar recuperada, durante a noite novamente encontrei com os gringos e dessa vez o grupo foi aumentando até estarmos em umas 12 pessoas. Fomos para um bar onde o pisco sour era 2x1 (já saímos felizes de lá hahahaha), e depois fomos todos para um restaurante especializado no Cuy. Cuy é como é chamado o porquinho da índia no Peru, e eles utilizam na culinária deles. Fomos no restaurante Kusykay, o local é muito charmoso e o atendimento é ótimo. Provei o cuy que é marinado por 24h e assado inteiro, eles o servem inteiro e depois trazem o prato cortadinho e eu recomendo demais a experiencia. O prato estava muito saboroso e bem servido, todo mundo provou um pouquinho ahahhaha Acho que essa foi uma das noites mais divertidas, tinha muita gente diferente e geral muito simpático gente boa (na foto o Cuy e um ceviche).

image.thumb.jpeg.bef48cbda58cf24ff742cb19b8e12956.jpeg

13º dia

Decidi deixar este dia livre para poder descansar e aproveitar um pouco da cidade de Cusco em si, pois com tantos passeios quase não é possível ficar na cidade durante o dia. Aproveitei para andar e conhecer alguns mirantes da cidade e como seria o último dia da Inglesa na cidade, me juntei ao nosso grupinho e ficamos fazendo nada durante boa parte do  dia hahahah Com direito a almoço no Mc donalds (sim, tem um em Cusco e é quase igual ao br) para curar a ressaca e muita soneca. De noite eu e o francês, nos juntamos as duas moças do meu quarto e voltamos a República del Pisco para jantar.

14º dia

Neste dia, meu plano inicial era fazer a Laguna Humantay, mas com todo o meu sofrimento com a altitude decidi não forçar e troquei para um passeio mais light que foi conhecer o Vale Sul de Cusco. É um passeio não muito procurado e que ainda está crescendo, mas vale a pena para quem tem tempo de sobra na cidade. Fomos em Tipón, Pikillacta e Andahuaylillas, são locais pouco visitados, porém com bastante história a respeito do povo inca. Tipón foi um complexo construído pelos incas onde havia águas termais, e até hoje ainda há algumas fontes por lá. Já Pikillacta ainda está em processo de restauração então é possível ver apenas algumas ruínas pois foram destruídas pelos incas e espanhóis. Em Andahuaylillas a parada é para conhecer a Igreja de San Pedro, para conhecer o interior é necessário pagar 10 soles e não é permitido fotos do interior. A igreja não me atraiu muito então decidi não entrar e fiquei andando pelas redondezas da Plaza de Armas da cidade. Na volta, o guia para em uma padaria onde produzem a Chuta, que é um pão enorme produzido na cidade de Oropeza que fica no caminho para o Vale Sul. O pão é bem gostoso, crocante por fora e macio por dentro e no local eles explicam um pouco sobre o preparo e nos mostram onde são feitos.

O passeio é curto e tranquilo para todas as pessoas e recomendo, pois, são lugares pouco visitados então é possível aproveitar os espaços e sair um pouco do roteiro básico de Cusco.

Aproveitei a noite para fazer aquelas últimas comprinhas e jantei no hostel mesmo, carne de alpaca que é muito boa.

image.thumb.jpeg.93d40b8d4b2ee0fb442f0c34c40f717f.jpeg

15º dia

No último dia, aproveitei que meu voo só sairia às 17h e depois de fazer o check out, fui almoçar por Cusco e dar uma volta pela cidade aproveitando o dia de sol que fez. Neste dia provei o Aji de Galiña que é tipo um estrogonofe peruano, mas com batata e ovo, é um prato bem “casa de vó” e muuuito gostoso. Também recomendo provarem a sopa de Quinoa que é muito boa pro frio de Cusco. Meu transfer já estava agendado e o guia Fermin já havia passado na noite anterior para que pudéssemos acertar o pagamento dos passeios. Então, foi só fazer check out e me organizar para as longas horas para voltar ao Brasil.

image.thumb.jpeg.d317559d90d900496357f1428041126e.jpeg

Bom, esses foram meus 15 dias no Peru, viajando sozinha (porém nem tanto) e minha primeira experiencia internacional. Infelizmente não consegui anotar todos os valores gastos durante a viagem, mas gastei em média 50 a 80 soles por dia comendo e bebendo, porém é possível gastar bem menos, principalmente se tiver cozinha no hostel em que ficar. A variedade de preços é bem grande pela cidade então se tiver tempo para procurar com certeza vai achar lugares com o Menu turístico que consiste em entrada + prato principal + sobremesa + bebida por um preço fixo entre 20 a 35 soles.

Com relação aos passeios, é possível pechinchar também com os guias e o Fermin (caso queiram o contato dele, me chamem no insta que passo) fez um preço bem justo com relação a outros locais então optei por fechar tudo com ele para facilitar, mas a cidade é cheia de agencias. Outro ponto importante é que a cotação em Cusco é um pouco ruim comparada à de Lima, então recomendo trocar mais dinheiro em lima se possível. A maioria dos locais aceitam cartão de crédito ou os cartões de débito internacional (wise, nomad) e é possível usar o Western Union.

Por viajar sozinha a segurança era uma grande preocupação para mim, mas não tive problema em nenhuma das cidades e não me senti insegura em nenhum local. Obviamente tomei algumas precauções, mas considerando que sou mulher realmente foi tudo muito tranquilo.

Anexei na primeira parte a planilha e roteiro que montei, mas levei por volta de 1300 dolares e foi mais do que suficiente para aproveitar a viagem sem perrengues e ainda fazer algumas comprinhas para a família e amigos. E para aqueles que curtem uma bebida, vale muito a pena comprar o Pisco pois aqui no Br é caríssimo, quando voltei, acabei comprando direto do duty free pois com a cotação do dólar estava o mesmo preço que nos mercados de Cusco.

Alexandra, muito obrigado por disponibilizar esse excepcional relato de viagem. MUITO BOM MESMO!

  • Obrigad@! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Obrigado pelo relato, pretendo fazer o meu assim que chegar da viagem ao... Peru xD

 

O Casal100 recomendou seu post num tópico que eu abri pra tirar algumas duvidas e é interessante ver como nós vamos para o mesmo país, diria até que parcialmente a mesma região mas o roteiro é tão diferente. No meu caso, vamos começar por Lima, ir pra Paracas, Ica e Arequipa, Cusco deixaremos pra uma outra ocasião. Gostei de ver um conteudo "recente" sobre lá, veremos como será minha chegada que deve ocorrer sabado ;)

  • Gostei! 1
  • Vou acompanhar! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Para 15 dias, foi bastante coisa. Parabenizo vc por esse feito. Apesar dos destinos almejados tão comuns ao turista, é notável que fizeste uma viagem bem "por fora" dos roteiros tradicionais. Para uma viagem "sozinha", foi muuuuuito show ::otemo:: que país incrível e repleto de experiências!!

Editado por StanlleySantos
  • Gostei! 2
  • Obrigad@! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra
6 minutos atrás, StanlleySantos disse:

Para 15 dias, foi bastante coisa. Parabenizo vc por esse feito. Apesar dos destinos almejados tão comuns ao turista, é notável que fizeste uma viagem bem "por fora" dos roteiros tradicionais. Para uma viagem "sozinha", foi muuuuuito show ::otemo:: que país incrível e repleto de experiências!!

Concordo contigo! Na minha humilde opinião o Peru é o melhor destino turístico da América do Sul, não sei como está hoje, mas a uns anos estive lá e senti como valorizam a "marca" do turismo por lá. 

O roteiro dela foi muito bom mesmo, isso é bom para mostrar aos novos viajantes, que em poucos dias dá pra aproveitar bastante, é só acordar cedo, dormir tarde...... e aproveitar cada segundo como sendo o último. 

  • Gostei! 2
  • Obrigad@! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
12 horas atrás, adrianomask disse:

Obrigado pelo relato, pretendo fazer o meu assim que chegar da viagem ao... Peru xD

 

O Casal100 recomendou seu post num tópico que eu abri pra tirar algumas duvidas e é interessante ver como nós vamos para o mesmo país, diria até que parcialmente a mesma região mas o roteiro é tão diferente. No meu caso, vamos começar por Lima, ir pra Paracas, Ica e Arequipa, Cusco deixaremos pra uma outra ocasião. Gostei de ver um conteudo "recente" sobre lá, veremos como será minha chegada que deve ocorrer sabado ;)

Irei aguardar pelo seu relato ahahahah Queria muito ir pra Arequipa mas Cusco era uma paixão muito forte pra ficar poucos dias haahahah Quem sabe numa próxima, ainda tem muito lugar do Peru que gostaria de ver!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...