Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

CHINA E COREIA – UMA AVENTURA NA TERRA DOS PANDAS COM UMA PITADA DE K-POP!

Postado
  • Membros
  • Este é um post popular.

Salve amigos, bem-vindos ao meu relato!

Esse rolê pela China nasceu absolutamente aleatório (pela Coreia mais ainda), mas foi surpreendente e maravilhoso, o quanto eu aprendi não tá escrito! Comprei passagens pra China pq estavam baratas, e o que eu sabia é que lá ficavam as muralhas da China! Todo o resto - que nem era muito e que eu achava que sabia - eram ideias superficiais, preconceituosas, arcaicas ou erradas. O que eu não sabia ainda é infinito! Percebi isso no momento em que comecei a estruturar essa viagem! Como eu não sabia nada sobre a China, como a gente não sabe nada fora do eixo eurocêntrico né?

Gente, esse relato vai sair completão (vulgo longo, rs), pq além de terem poucos aqui no fórum, e serem mais antigos, tem muita informação desencontrada ou propositalmente errada em português. Além de contar minha viagem, espero que seja útil a quem deseja ir pra China num futuro próximo ou mesmo empolgue quem nunca tenha pensado em ir!

 

ROTEIRO E DESLOCAMENTOS

A China até estava na minha wish list de viagens, mas não era prioridade. Quando o Melhores Destinos postou que tava rolando promoção pra lá eu cliquei como clico milhares de vezes em promoções do tipo só pra dar uma olhadinha haha!

E a promoção tava boa mesmo! Comecei a revirar a internet freneticamente pra saber se eu daria conta de ajeitar um rolê desse sozinha! Pouco mais de 2h depois, convencida de que seria difícil, mas que eu conseguiria, e com o COMPRA JULIANA resignado do senhor meu marido hauaha, a gente ia pra China! As passagens de ida e volta pra duas pessoas ficaram cerca de 7500 reais. Esse é normalmente um preço normal para 1 pessoa! Eu não podia perder.

Nossos voos pra China seriam operados pela British/Iberia (conexões em Madri e Londres tanto na ida quanto na volta), mas faltando um mês pra viagem um dos trechos da volta (Pequim > Londres) foi descontinuado pela cia aérea e consequentemente, cancelado.

Foram semanas de briga para nos realocarem em outro voo, pois eles me ofertavam apenas o cancelamento! Resumindo aqui nessas poucas linhas parece que foi bobagem, mas foi bem estressante, a petição inicial tava pronta, rs! Faltando bem pouco tempo pra viagem acontecer, depois de muita insistência minha, finalmente resolveram nos realocar num voo da British mesmo, sem passar por Madri, com conexão só em Londres, mas praticamente 3 dias depois da data que eu ia voltar originalmente (pois o voo passou a ser ofertado em dias específicos da semana e não mais todo dia como antes, segundo eles).

Mas vamos pro roteiro! Eu ia chegar e sair por Pequim (onde ficam as muralhas) e tb queria visitar Xangai. Sabia que seria um roteiro circular, até pq as passagens multidestinos estavam bem mais caras quando comprei. Tb queria colocar rolês de natureza - que tem demais na China - no roteiro.

Depois de alguma pesquisa percebi que vou ter que voltar pra China várias vezes pq muita coisa que descobri que queria MUITO fazer não ia dar tempo, ou a logística do país continental não ajudava.

O roteiro ficou assim (cidades com pernoites):

Brasil > Pequim > Xian > Chongqing > Yangshuo (Guilin) > Xangai > Seul (Coreia do Sul) > Pequim > Brasil.

Foi muito difícil escolher onde ir na China, mas muito mesmo. Acho que foi a vez que mais sofri por escolher! Pelo menos dois lugares que considerei imperdíveis ficaram de fora!

Aí cê me pergunta o que que a Coreia do Sul foi fazer aí no meio já que tinha tanta coisa pra ver na China né? E eu digo... foi por causa da nova passagem de volta que foi emitida com 3 dias a mais!

Eu já tinha comprado um trecho aéreo interno, então desta parte da viagem pra trás não conseguiria mexer pra incluir mais destinos dentro da China. Eu poderia mexer só a partir de Xangai-Pequim. Eu tb poderia ficar só nestas duas mesmo, nesta parte final da trip, mas achei que seria muito tempo a toa em Pequim principalmente... aí comecei a pensar no que botar nesse caminho, rs... e a Coreia tava logo ali do lado!

Os outros destinos que deixei de fora eram muito distantes e não rolava encaixar infelizmente, então partiu Coreia!

Deslocamentos:

Aéreo (foram 9 voos, passando por 10 aeroportos diferentes e voando com 8 companhias diferentes): ida com 4 voos (LDB > CGH, GRU > MAD > LHR > PKX) e volta com 2 (PKX > LHR > GRU) mais um voo interno - Yangshuo (Guilin) > Xangai (KWL > PVG), e mais 2 de ida e volta pra Seul (PVG > ICN e GMP > PKX)! De São Paulo pra Londrina, na volta, viemos de busão, pois não tinham voos em horários compatíveis.

De trem (foram 3, fora os regionais): Pequim > Xian, Xian > Chongqing e Chongqing > Yangshuo.

Sobre as passagens de trem:

Os trens da China e a malha ferroviária de modo geral são de outro mundo, absolutamente nenhum país chega perto. A China está a anos luz na frente do resto do mundo em relação a mobilidade e planejamento urbano (eu trabalho com isso).

Não tem opções de sites chineses onde vc possa comprar as passagens de trem sem ter um documento de identificação e um cartão de crédito chinês, então a compra é feita por meio de sites terceirizados e realmente convenientes para nós. Eu usei o https://br.trip.com/ pela facilidade de pagar em reais, mas tem outros bons.

No trip vc pode comprar os tickets com antecedência de dois meses, mas a venda de fato abre duas semanas antes da data que vc vai viajar, e aí “passagem” é comprada automaticamente e enviada no seu email. Esse trip.com é o booking deles.

Assim que foi possível eu fiz as reservas e as mensagens de compra chegaram certinho no meu email. Se eles não conseguem comprar eles te avisam e devolvem seu dinheiro, o que aconteceu... O primeiro trecho de trem que comprei tinha custado cerca de 860 reais... no dia que abriu venda eu recebi email de cancelamento e estorno no cartão. E pq? Pq o preço tinha subido, aí eles não bancam a diferença. Tive que comprar de novo pagando mais caro!

E ah, não tem uma passagem ou ticket de fato... é só uma mensagem de reserva, rs, pq pra entrar no trem vc escaneia seu passaporte apenas.

Eu comprei passagens de trens de duas diferentes modalidades. Os trens “G” são os “bala”, mesmo assim tem variação entre eles. Os “D” são um pouco mais lentos... e tem muitos outros, incluindo os noturnos! Os de alta velocidade (350km/h ou pouco mais) são bem carinhos, assim como foi no Japão! Com bastante tempo ou num mochilão sabático dá pra viajar somente nos trens lentos - que viajam a 180-200km/h ou 100-120km/h - e que são bem mais em conta! Durante o relato conto como foi!

Outra coisa é que tive que cancelar duas reservas de trem já pagas, e o processo de reembolso pelo trip foi bem rápido e indolor.

Preços (pra duas pessoas em reais):

Pequim > Xian: (trem bala, segunda classe) – 977,92

Xian > Chongqing: (trem bala, segunda classe) – 710,93

Chongqing > Yangshuo: (trem comum, segunda classe) – 538,74

Sobre passagens aéreas acessórias:

Interna na China: de Guilin à Xangai tem muito, mas MUITO chão e as opções de trem não eram boas! Eu ficaria o dia todo dentro de um e achei que desperdiçar meu tempo escasso na China era ruim demais.

Descobri pesquisando no google flights e tb no trip.com as cias aéreas que faziam esse trecho, e em apenas 2 horinhas!

Eram diversas cias, mas a que tinha melhor preço e horário mais conveniente pra nós era a JUNEYAO. Vi que eles voavam com Airbus e operavam trechos internacionais, como pra Europa, então boa, partiu de Juneyao. Mais uma cia aérea esquisita pra conta, no relato conto como foi esse voo! Eu comprei direto na cia aérea como de costume, mas dava pra comprar no trip.com tb!

Preço (pra duas pessoas em reais): 1748,64 (314usd) – achei os aéreos caros na China tb, assim como os trens!

Coreia: As passagens pra Coreia do Sul eu comprei pelo trip mesmo, arreguei, kk (e amei)! As companhias aéreas da China (Ásia no geral, essas menores) são difíceis de fazer cadastro, a mensagem não chega, o código não valida, eles são bem fechados neste sentido! O voo de Xangai a Seul foi operado pela CHINA EASTERN AIRLINES e a de Seul pra Pequim pela CHINA SOUTHERN AIRLINES.

Preço (pra duas pessoas em reais): 1889,11

Obs.: nossa carteira de motorista não é válida na China, mesmo com a PID. É preciso tirar uma carteira de motorista lá pra poder dirigir. Desta forma, não alugamos carro desta vez, triste! Na Coreia nem cogitei a ideia já que ficaríamos em uma cidade só.

 

DOCUMENTOS E VISTO

China

Além dos documentos básicos de qualquer viagem (passaporte, seguro viagem – a gente sempre usa o do cartão, receitas médicas em inglês se aplicável e essas coisas) a China exige visto dos brasileiros, e ele é meio chatinho pq tem que ir na embaixada/consulado aplicar.

Depois descobri que dá pra emitir visto não presencial, por meio de agências, mas ele fica com validade de seis meses apenas, então fica a opção de um visto curto e mais simples (porém mais caro). E tem alguns casos de não necessidade de vistos tb, para diferentes cidades por determinado tempo, é sempre bom checar!

Gente, existe muito terrorismo na internet pra geral contratar agência (que cobra 750 reais por pessoa pra tirar visto chinês – eles só preenchem o formulário pra vc e te acompanham na entrega de documentos)! Tb tem os blogueiros falando isso o tempo todo pq são a) ricos; b) inaptos intelectualmente ou; c) patrocinados. O visto chinês é SIMPLES. Só tem a burocracia de ter que ir na embaixada/consulado! Caso sua opção seja de visto de longa validade.

Pra nós seria mais perto ir pra São Paulo, mas optamos por Brasília pq lá não precisa marcar hora, e tb pq aí emendei um rolê no Goiás, kk. Algumas regras de visto mudaram ao longo desse ano, como a validade dele, vou deixar umas dicas aqui mas lembre-se sempre de pesquisar atualizações na data da sua trip!

Basicamente é preencher o formulário abaixo e ir! Preste bastante atenção na hora de preencher, qualquer erro ocasiona em recusa da aplicação do visto.

https://cova.mfa.gov.cn/qzCoCommonController.do?show&pageId=index&locale=en_US

Vc deve comparecer na embaixada com este formulário preenchido, enviado, impresso e assinado, passaporte, cópia das passagens aéreas e das hospedagens. Isso no visto pra turista, claro que outros vistos tem outras exigências.

Ao contrário dos EUA, que vc aplica o visto antes de programar sua viagem, no caso da China (e muitos outros países) a viagem já deve estar programada (veja se isso mudou na data que for aplicar seu visto). Não há entrevista, só entrega e conferência de documentos, foto e digitais.

Não tem essa de NEGAR o visto se vc apresentar tudo o que precisa. Vc não vai pagar e perder o seu dinheiro igual ocorre com os EUA, eles só vão orientar a pagar, lá na hora, se a sua documentação estiver correta. Caso contrário, vc corrige, volta no outro dia e aplica, só aí vc paga.

A taxa do visto de turismo está 475 reais por pessoa (valores 2024), e desta forma o visto é emitido em 4 dias úteis (dá pra pagar uma taxa extra de 200 e poucos reais pra emitir no dia seguinte se precisar). Vc pode voltar lá buscar, pagar/pedir alguém pra buscar, ou optar pelo envio pelo correio, bem conveniente pra nós. Aplicamos o visto numa quinta-feira, em Brasília-DF, na quarta da semana seguinte os passaportes estavam em casa, em Londrina-PR.

No formulário eu marquei entrada única, mas foi emitido visto de múltiplas entradas com validade de 10 anos! (Antes só emitiam visto de no máximo 5 anos de validade e o preço pra múltiplas entradas era mais alto).

Coreia do Sul

Para a Coreia do Sul não há necessidade de visto para brasileiros, mas tem que ter uma autorização eletrônica de viagem, o K-ETA (bem estilinho do que estão querendo implantar pra Europa). É só preencher o formulário e pagar. O formulário é simples e a K-ETA chega por email algumas poucas horas depois de solicitado.

Eu fiz uma cagada aqui, preste atenção pra não fazer tb kk! Uma amiga que estava pra ir pra Coreia me mandou um site que não era o oficial e sei lá pq tb não desconfiei disso. Ela ia com agência e não tirou seu próprio K-ETA, a culpa foi minha de não checar e pesquisar mais, me afobei!

Neste site eu preenchi um formulário bem simples, paguei, e emitiram a autorização muito rápido. Blz! Achei que tava tudo certo!

Agora é que vem a história!

No dia seguinte dessa história toda de Coreia, e faltando menos de 3 semanas pra viagem, fui jantar na casa de uma amiga e comentei com ela que ia pra Coreia. Ela é a doida dos doramas kkk, apaixonada pela Coreia, mas não é muito viajadeira e não tinha coragem de ir sozinha! Nem ela nem a família curtem muito viajar na real! Bom, o fato é que ela endoidou pra ir junto, foi na minha casa no dia seguinte e compramos a passagem dela pra Coreia, pela Qatar!

Ela ia somente pra Coreia encontrar a gente. Aí fui atrás de tirar o K-eta dela tb, mas desta vez pesquisando direito... achei o site oficial:

https://www.k-eta.go.kr/portal/apply/index.do

Por meio deste site aplicamos o K-eta dela, mas o formulário era diferente, pedia mais dados, mas enfim, custou muito mais barato (coisa de 7 euros).

Então para fins de informação, o K-ETA custa cerca de USD 7,5. O preço é em Won (moeda sul coreana), mas ela varia pouco frente ao dólar.

Depois que tirei o K-eta dela bateu um desespero... será que eu tinha caído num golpe?

Mas eu chequei neste site (oficial) e nosso K-eta tava lá tb! Fiquei um dia inteiro com muito ódio por ter sido distraída e gastado dinheiro a toa, mas foda-se... shits happen!

 

CÂMBIO E ORÇAMENTO

China

O Yuan (CNY) é a unidade da moeda Renminbi (RMB) - que é a moeda oficial da República Popular da China. Eu vou chamar de CNY ok?

Comprei tudo na WISE e minha cotação média ficou 1 yuan = 0,76 reais.

A melhor opção de câmbio é no Bank of China, caso precise, boa cotação e sem taxas. Saquei uma miserinha de yuan do cartão da Wise usando terminais deste banco. Mas nem precisava.

Coreia do Sul

A moeda da Coreia é o Won (₩ ou KRW), tb tem na Wise, mas tive notícias de que cartões bandeira Visa no geral não funcionam direito por lá! Mesmo assim comprei um pouco de KRW na WISE e no relato conto como foi. Tb levei dólares impressos e auditáveis rs, troquei 200usd lá!

Considere para fins de melhor compreensão que 1000 Wuons valem mais ou menos 4,5 reais.

 

HOSPEDAGENS (e clima e datas)

A China é um país continental e bastante diverso em relação ao clima, mas de forma geral outubro é o mês dourado, hauaha, acompanhado de maio e setembro... as estações intermediárias né (embora setembro tenha sido bem quente e chuvoso no sul este ano).

MAS CUIDADO COM OS FERIADOS!

Eu descobri depois que comprei as passagens que do dia 1 a 7 de outubro (cheguei na China dia 6) são AS GRANDES FÉRIAS DELES hahaua - uma semana de tradicionais viagens internas: a Golden Week. É o segundo (ou terceiro, dependendo da fonte) feriado mais importante da China! A multidão se desloca intensamente e as hospedagens ficam escassas! Portanto, tratei de me adiantar!

Obs.: O feriado mais importante deles é o ano novo Chinês, comemorado em data móvel geralmente no mês de fevereiro. O dia do trabalho tb é MEGA importante e disputa com a proclamação da República Popular da China (1 de outubro) o segundo lugar!

Como já disse anteriormente, o principal site que utilizado pra reserva de hospedagem é o trip.com - mas por conveniência e hábito eu reservei algumas hospedagens no booking, até pq estavam mais baratas, e outras no trip. O que acontece no booking é que tem bem menos opção do que existe na prática já que eles mesmos não usam essa plataforma! Vale a pena olhar nos dois!

Nossas escolhas foram:

Pequim (2) – no trip: Qiuguo Hotel

Xian (3) – no booking: Holiday Inn Express Xi'an Bell Tower, an IHG Hotel

Chongqing (2) – no trip: Tianqing River View Hotel

Yangshuo (3) – no trip: Yishan Yunshui Hotel

Xangai (3) – no booking: Green Court Residence City Center

Seul (3) – no booking: Travelers A Korea Hostel

Pequim (3) – no booking: Howard Johnson Paragon Hotel Beijing Central

Todas as hospedagens tinham localização excelente e muito privilegiada, algumas com café da manhã! Conto mais detalhes no decorrer do relato. Em média gastamos 350 reais por noite, preço pra 2. Foram todas MUITO boas na China, na Coreia foi ok.

 

INTERNET E O “GREAT FIREWALL”

Esse é um assunto fundamental quando se trata de China, vc precisa de internet.

E é fato que vc não conseguirá acessar de maneira constante nada do que conhece pra se comunicar e se deslocar (gmail, google maps, whatsapp, redes sociais em geral, youtube) se não tiver VPN. O VPN vai mudar sua localização e permitir que vc acesse os apps que são bloqueados na China.

Outra coisa é que isso tb não resolve tudo, rs! O google maps por exemplo não tem sua base de dados atualizada há anos por lá, então não funciona direito... mas eu usei muito, basta ter algum senso de direção! Vou deixar essa questão do mapa pra depois, vamos primeiro desenrolar a internet!

Essa DICA DE OURO veio de uma amiga que viaja com frequência pra China e passa meses lá a trabalho a bastante tempo: CLARO PASSAPORTE MUNDO.

Esse plano tem cobertura em mais de 80 países no momento em que escrevo este relato e na China funciona sem necessidade de VPN, o que é muito prático! Vc já chega no destino com seu celular funcionando! Tb funciona na Coreia.

Agora outras companhias telefônicas estão correndo atrás disso tb, veja se sua operadora oferece algo do tipo.

Se não for o caso, vai ter que descolar um e-sim compatível com seu telefone! Escolha os que não precisam de VPN (como o Holafly ou Airalo), pois do contrário terá que assinar um app de VPN. Neste caso tem uns macetes... pra usar app chinês vc tem que desligar o VPN por exemplo.

 

APPs

China

Tem apps que são essenciais em se tratando de China, não tem como ir sem de verdade (numa viagem independente, claro). São eles o WECHAT, o ALYPAY e o METROMAN, pra ver os caminhos de metro nas principais cidades chinesas. Eu não seria nada sem eles! Tb baixei o BAIDU (o google maps dele, somente em mandarim), mas pouco usei, mais pra confirmar algumas localidades mesmo.

O We Chat é tipo o whatsapp deles, mas muito plus, rs! Eles usam pra tudo, é difícil até de explicar... é bom ter pra se comunicar e tb se precisar pagar caso dê algo ruim no alipay. Tem coisa que vc só compra por lá inclusive! Eu li em toda parte que pra vc se cadastrar no We Chat vc teria que ser validado por outro usuário, inclusive eles têm limite de validações anuais... mas eu me auto validei colocando meu cartão de crédito e deu tudo certo.

O AliPay (o mais essencial de todos) é o mais usado para pagamentos e deslocamentos... gente, quase não existe pagar coisas com cartão ou dinheiro, é bem raro. Não tem maquininha de cartão em quase lugar nenhum. É tudo com QR Code. Com o Alipay vc tb paga o transporte público (o mais prático do mundo, deos) e chama o Uber deles, que chama Didi. Vc cadastra seu cartão (no meu caso o da Wise) e paga absolutamente tudo usando QR CODE. Vc gera o seu QR code que é lido por quem está te cobrando (ou lê o QR da pessoa) e o montante é descontado do seu cartão, simples assim!

Ouvi relatos de que o Didi dentro do alipay pode falhar, então baixei o Didi independente tb, mas das vezes que usei funcionou então nem usei o Didi fora do Ali.

Coreia do Sul

O google maps tb não funciona lindamente na Coreia, eles não permitem que dados de mapas sejam armazenados por empresas estrangeiras. Baixei o Naver Map em inglês mas quase não usei (ele só funciona lá), fui só de google maps mesmo.

Tb baixei dois apps de metro, um mapa de Seul apenas e o subway Korea (este segundo nem usei). E Uber não funciona direito por lá (é novo parece). Li em alguns lugares que é melhor evitar taxis e carros no geral, que eles são bem barbeiros (FATO).

 

MALAS

Nós tínhamos direito a despachar malas em todos os voos (23kg) e trens (em tese sem limite). E para informação, os trens tem as mesmas restrições de aviões quanto aos líquidos em spray e objetos cortantes.

Mas a gente não gosta mais de despachar mala... aprendemos a amar a liberdade de viajar com pouco e não estressar com extravios, que era um risco sério nesta viagem já que as conexões da ida tanto em Madri quanto em Londres eram BEM apertadas!

Vcs vão ver no relato que essa foi a decisão mais acertada da vida!

Fomos de mochila e mala de mão. Quase todas (só a última que não) as nossas hospedagens na China tinham máquina de lavar gratuitas.

Leve na mochila:

Desodorante (eles não usam... pq não precisam, é difícil achar se precisar), medicamentos básicos (dor de cabeça, enjoo, febre, alergia e essas coisas), talheres de plástico (camping) se não for fluente em hashi e adoçante! Não é tão simples encontrar estes itens!

Depois de uma longuíssima introdução... acho que podemos partir não?

(CONTINUA)

Editado por Juliana Champi

  • Respostas 51
  • Visualizações 8.7k
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Most Popular Posts

  • Juliana Champi
    Juliana Champi

    INDO INDO INDO E IL – com algum perrengue! Quem já foi pra Ásia desde o Brasil sabe que não chega nunca né? É uma perna grande até a Europa ou Oriente Médio e depois outra quase igual até os conf

  • Juliana Champi
    Juliana Champi

    PEQUIM (Beijing – se pronuncia “bei din”) 6 de outubro de 2024 – domingo Chegamos em Pequim cerca de 14h (o previsto era as 9h), num domingo ensolarado e fresco. Eu já tinha pesquisado como

  • Juliana Champi
    Juliana Champi

    XIAN (Xi’an – se pronuncia xian mesmo, com o an anasalado) 8 de outubro de 2024 – terça Chegamos em Xian cerca de 19h, e eu tb já tinha pesquisado antes como chegar até o hotel então foi bem

Posted Images

Featured Replies

Postado
  • Autor
  • Membros
  • Este é um post popular.

INDO INDO INDO E IL – com algum perrengue!

Quem já foi pra Ásia desde o Brasil sabe que não chega nunca né? É uma perna grande até a Europa ou Oriente Médio e depois outra quase igual até os confins do oriente.

A gente não sabia o que nos aguardava neste dia 4 de outubro, quando saímos de Londrina, hahahaha! Mas ficou assim:

Voo 1, de Londrina a São Paulo: 1h - saímos no horário, sexta na hora do almoço, chegamos em Congonhas e fomos logo a GRU.

Voo 2, de São Paulo a Madri: 10h – atrasou 4h. No check-in já distribuíram voucher de alimentação. Jantei bem no Rascal viu! Achei oportunidade kk!

Foi a primeira vez voando Iberia e achei ruim, mesmo voando na saída de emergência, pois os assentos normais pareciam bem apertados. O banheiro estava INSALUBRE, isso desde o começo... a comida foi de ok a sem graça, e os comissários mal humorados.

Voo 3, de Madri a Londres: 2h20 – perdemos o voo original, da British. Nos realocaram num da Wamos Air, subsidiária da Iberia. O realocado atrasou 1h40. Foi um voo curto, portanto só com snacks, mas os assentos até que eram espaçosos.

Voo 4, de Londres a Pequim: 10h – este seria um voo mais longo (12h) operado pela British, mas por conta das perdas em cascata nos acomodaram num voo da Air China, que foi mais rápido (10h), pq eles podem voar sobre a Russia haha. O avião me pareceu um pouco velho, sem entretenimento de qualidade, sem carregador de celular e a tela não era touch. A comida era muito boa, o banheiro limpíssimo durante todo o voo.

MAS EU RECOMENDO MUITA ATENÇÃO AQUI!

Durante este percurso fui conhecendo vários brasileiros que tinham aproveitado a mesma promoção. Todos com os mesmos causos de cancelamentos e realocações! Com alguns me encontrei depois novamente por acaso, e com outros mantive contato tb por redes sociais.

Lembra que falei que não despachar mala foi a decisão mais acertada da vida? Pois bem, quem despachou perdeu este último voo (Londres > Pequim). Isso pq, se todos os voos tivessem sido operados por British/Iberia, as malas teriam ido direto até o destino final, mas como o último trecho foi operado por companhia PARCEIRA, no caso a Air China, as malas precisaram ser retiradas em Londres e despachadas novamente.

Outro problema é que pelo mesmo motivo a gente não tinha cartão de embarque para este último trecho, a gente precisava fazer CHECK-IN. Não seria um problema se tivéssemos tempo, mas tínhamos apenas 1h30 de ligação.

Nós corremos muito, saímos de um terminal distante pra chegar no outro, passando por controle de segurança sempre chato de Londres, e fomos os últimos a fazer check-in e conseguir embarcar. O check-in foi feito na área de trânsito mesmo, sem imigrar em Londres, e eu avisei a pessoa que estava nos atendendo na Air China que muitos outros brasileiros estavam resgatando malas ainda (tiveram que passar na imigração), no que ela disse “vcs tiveram sorte, são os últimos, os demais vão perder este voo.”

ATENÇÃO AGORA: a gente fala constantemente aqui no site que na hora de comprar passagem, pra evitar problemas com o nome, pra por só o primeiro e o último certo? Minha passagem e do Gui estava assim, sem os nomes do meio. Tivemos alguma dificuldade no check in pq a atendente não entendia direito nosso nome, perguntava o que era nome e sobrenome... e eu não entendia pq. Depois olhando meu cartão de embarque eu vi que ela escreveu os nomes do meio a caneta... ela foi fofa, pq nosso embarque deveria ter sido negado.

Os brasileiros que perderam o voo foram realocados num outro voo da Air China poucas horas depois, e com a mesma condição de ter colocado apenas o primeiro e o último nome, eles tiveram o embarque negado pela cia áerea. É uma regra de muitas cias asiáticas... o nome na passagem deve estar IDÊNTICO ao passaporte e visto. Não tem essa de primeiro e último!

Essa galera só foi pra China dois dias depois num voo da British. Eles vão judicializar e o escambau, mas pensa num estresse! Portanto a lição é: NOME INTEIRO NA PASSAGEM, com todos os nomes do meio. Eu nunca mais abrevio meu nome.

Eles não usam name e surname, usam family name (só o último sobrenome) e given name (tudo o que vem antes do último).

Por sorte todas as outras passagens eu comprei no trip que já puxa meu nome do passaporte, e na que eu comprei sozinha eu tive a iluminação de colocar todos os nomes tb.

Mas enfim, depois de toda essa saga... chegamos na China! Apenas 5h após o programado! Dia 6 de outubro, cerca de 14h.

Fuso horário

A China está 11h adiantada em relação ao horário de Brasília e mesmo sendo cortada por 4 meridianos ela não adota fusos internos desde 1949.

Imigração

Eu tinha lido/ouvido dizer que a imigração chinesa era bem rigorosa com latinos por causa do trauma com drogas que toda a Ásia carrega graças aos ingleses e seus amiguinhos. Pra quem não sabe do que tô falando, busque conteúdos sobre as guerras do ópio.

Mas foi tudo bem tranquilo, zero perguntas! A gente faz uma autenticação de digitais assim que desembarca, preenche um papelzin, e passa. Sem perguntas e com sorrisos! Carimbo e só.

Bagaçados, cansados e oleosos, depois de dois dias em trânsito, era hora de desbravar a China!

O relato agora segue por cidades/regiões!

(CONTINUA)

Editado por Juliana Champi

Postado
  • Membros

@Juliana Champi Quero ver o que fez lá, pois eu também vi essa promoção do melhores destinos e só não comprei por ser pouco tempo e,principalmente, da necessidade de vistd.Vou guardar esse relato para um dia imitar,ao menos em parte,como fiz no Egito e pretendo ano que vem fazer no Japão. 

Postado
  • Autor
  • Membros
  • Este é um post popular.

PEQUIM (Beijing – se pronuncia “bei din”)

6 de outubro de 2024 – domingo

Chegamos em Pequim cerca de 14h (o previsto era as 9h), num domingo ensolarado e fresco. Eu já tinha pesquisado como sair do aeroporto e chegar de transporte público até o nosso hotel, mas cheguei em outro aeroporto, hahauaha. Cheguei no PEK ao invés do PKX, mas deu tudo certo. Pegamos o “capital metro” e depois metro mesmo, e então chegamos na nossa residência, rs. Nossa única meta do dia era chegar no hotel e tomar um banho! Meta batida com sucesso!

Trem + metro: 25 + 3 yuans (pp)

Obs.: Pesquise, antes da sua viagem, as estações de metro próximas aos locais que vc quer ir, pra poder usar o metroman (app) com facilidade, pois ele só traça caminhos entre estações. Atenção aos sufixos “bei” “zhan” e companhia, que significam pontos cardeais (norte, oeste etc).

Sobre o hotel: Qiuguo Hotel (Beijing Yonghe Palace, Dongzhimen) – reservado e pago com antecedência no trip. Paguei 763,12 reais por duas diárias e gostei bastante! Era bem localizado, próximo ao Lama Temple e um Hutong, próximo a estações de metro, e com café da manhã bem bom incluído, mais oriental que ocidental, mas tinha opções ocidentais (que nem comi).

Depois do banho saímos pra reconhecer a vizinhança e comer. Passamos na frente do Templo Lama mas ele já estava fechando... e estávamos perto de um Hu tong, que são ruas/bairros históricos e bem movimentados/turísticos...

Acabamos comendo por lá, comida ocidental mesmo (estávamos muito cansados) e ficou caro pq jantamos pizza e vinho num lugar fofo. Foi 253 yuans pro casal.

1.thumb.jpeg.ac23e90984ab90059e8a8abc43a8596e.jpeg

Pelas ruas do bairro e hutongs, as moto de blusinha por toda parte, e o número 8 na frente de tudo pq dá sorte (estávamos no terceiro andar apenas), nosso quarto era o 337 haha!

Mortos com farofa, fomos pro hotel finalmente descansar! Aliás, todas as camas da China foram maravilhosas, rs! Enormes e macias!

 

7 de outubro de 2024 – segunda

Último dia de feriado da semana da pátria deles, tudo se esvaziando pq o país inteiro voltava pra casa. Escolhemos este dia a dedo para visitar a muralha da China, o segundo monumento mais visitado da China. Mas antes, pausa pro café da manhã né, rs!

2.thumb.jpeg.7be4107934aeef503be46b0faa62a718.jpeg

Detalhe para o bao, robô que faz entrega nos quartos, água quente e chá quente (sim, eles só tomam água quente) e meu café da manhã.

Sobre a muralha da China! Bom, ela foi construída ao longo de muitos anos, por diferentes reinos, para proteção de territórios interiores contra invasores do norte, especialmente os mongóis. São mais de 21 mil km de muralhas ainda de pé, em diferentes estados de conservação. E apenas alguns trechos podem ser visitados com alguma estrutura.

Próximo a Pequim existem uns 3-4 trechos visitáveis, uns mais acessíveis e próximos, porém mais cheios e “restaurados”, outros mais distantes e naturais, que foi a nossa escolha. Visitamos o setor Mu Tian Yu.

Tem como ir por conta, mas eu tb escolhi especificamente alguns rolês pra fazer com guia na China, e este foi um dos 3 que fizemos guiado. Fomos com a empresa MuBus, comprado pelo GetYourGuide. Nossa reserva incluía transporte, almoço e entrada das muralhas (63,34 euros para duas pessoas). Na hora tb compramos acesso de cable chair e bondinho para os lados leste e oeste, e descida de escorregador do lado leste tb. Destes esqueci os valores, mas tem informação na internet.

Só dá pra fazer os dois lados num passeio guiado quando as muralhas estão mais vazias. Pra fazer os dois com as muralhas cheias tem que ficar o dia todo. Isso pq o rolê guiado tem 5h pra vc aproveitar lá, e por conta, obviamente vc fica o quanto quiser. Pra nós as cinco horas foram suficientes, até sobrou tempinho. Mas em feriados, fins de semana ou alta temporada fica bem complicado haha.

A guia vai contando histórias dentro do ônibus, que demora cerca de 1h30 pra chegar até as muralhas desde Pequim (sem trânsito), e lá na hora orienta a entrada e a direção dos rolês, que vc faz sozinho, no seu ritmo. Tem um super ponto de apoio da MuBus lá dentro tb, que é onde começamos o rolê e depois almoçamos. Achei tudo bem legal.

GENTE, que incrível foi estar lá. A todo momento eu me perguntava se era real, se eu estava mesmo ali, se eu tinha chegado tão longe! Além de lindo e emocionante, foi muito divertido! Descer de escorregador no carrinho foi muito legal! No insta eu coloquei vídeos descendo, estão nos destaques. Aqui não vou colocar pq fica travando, rs... com fotos não dá pra ver minha diversão toda, kk, então estou dizendo que adorei.

O céu estava lindamente azul, o calor judiava um pouco, e o nível de esforço físico é altinho. Apesar das facilidades de bondinhos, cable chair e escorrega, o que vc anda, aliás, o que vc sobe e desce de escadas muito íngremes, não tá escrito viu.

Não foi o dia que mais andamos na China (foram 25 mil passos, nosso recorde foi 32 mil haha), mas foi um dos dias mais pesados fisicamente falando. Aliás, a China é pesada fisicamente falando, haha! Mas enfim, amei, faria esse rolê de novo inclusive. O almoço foi muito bom tb!

3.thumb.jpeg.640a192e06967b2bc59d365b31019364.jpeg

Escada íngreme com gatinho, paisagens lindas, cadeirinha usada pra subir.

4.thumb.jpeg.ff49fb86153f8353de448fedad7b8f08.jpeg

Mais paisagens lindas, a gente descendo de escorregador, mais gente morrendo nas escadas haha!

5.thumb.jpeg.b1d0a05ed9b14287135d17751c751c61.jpeg

Que dia lindo pegamos!! Abaixo a esquerda subindo do lado oeste com bondinho fechado.

Chegamos de volta bem mortinhos, demos mais uma caminhada no mesmo Hutong do dia anterior, mas comemos macarrão de copo (tipo cup noodles, mas bem melhor) com vinho em casa mesmo, e dormimos bem cedo!

 

8 de outubro de 2024 – terça

Eu sempre estive pronta para os cafés da manhã da China, com baos, macarrão, muitos vegetais e pimentas, rs! Meus cafés da manhã, com exceção do noodles e da pimenta, já são meio assim, cheios de vegetais estranhos.

Mas hoje era dia de outro lugar incrível, o templo do céu! Fomos por conta, estava bem vazio quando chegamos (bem cedo, antes das 8h), mas quando saímos (próximo ao meio dia) já estava ULTRA cheio, principalmente de crianças em excursões escolares.

Como eu fiz meu dever de casa e estudei muito da história da China antes de ir (e me apaixonei pelo país por isso acho), eu achei guia neste lugar bem desnecessário, pq era bem fácil de ir de metrô e pq eu sabia as coisas e era a guia do Gui, kk. Mas de forma resumida, o Templo do Céu é um complexo de templos taoístas, inclusive o maior de todos em toda China. Foi construído por volta do ano 1420 e sua função era pedir a intercessão celestial para as colheitas e dar graças depois delas, tanto na Dinastia Ming quanto na Dinastia Qing. É lindíssimo, em 1998 foi incluído na lista de Patrimônios da Humanidade da UNESCO.

Eu via o que li, a história se passava na minha frente, foi mais um dia de fortes emoções!

6.thumb.jpeg.445a5662358e024c71824935484c3ade.jpeg

O paisagismo do local como um todo é muito incrivel.

7.thumb.jpeg.354cd7c1bda88b0f3ed47472f8962c08.jpeg

Altar de oferendas e árvores milenares.

8.thumb.jpeg.8dd6c9f9be1eae5e3a600821b53040a6.jpeg

Templo do céu - tem foto melhor no insta mas fica essa para registro, rs!

O rolê da sequência foi o Templo de Lama, também chamado de Yonghe Lamasery. É o principal e maior templo budista de Beijing. Ele foi construído em 1694, como parte da muralha da cidade.

É um rolê bem religioso, as pessoas estão ali mesmo pela religião, em sua maioria. Há vários rituais de queima de incensos e orações. O local é bem bonito, muito grande, uma fumaceira danada... mas conseguimos fazer uma visita um tanto rápida pq as três da tarde partia nosso trem rumo a próxima cidade.

9.thumb.jpeg.407b494cbeff99d1717cd21e962cef32.jpeg

Lama Temple

Voltamos pro hotel pegar malas e fomos pro nosso primeiro trem bala chinês. Iríamos voltar pra Pequim no fim da viagem, então outras coisas ainda estavam por vir!

Como eu já mencionei na introdução, o transporte público chinês é absurdo de bom, as estações são imensas mas bem práticas... e o seu bilhete de trem é seu passaporte, que vai ser lido numa máquina antes de entrar no trem. Claro, desde que vc tenha comprado com antecedência no trip ou algum site do tipo.

Procure a única fila que tem um atendente, pq ele quem vai escanear seu passaporte. Os chineses passam automáticos numa máquina que lê o “RG” deles, ou o bilhete físico mesmo, com QR code.

10.thumb.jpeg.8e43970da137230dda6b6033fe6c1e5e.jpeg

O trem quando chegamos em Xian, um registro da velocidade e um detalhe da Estação de Trem Beijing West.

O trem chegou a 360km/h, o mais rápido que já pegamos, mesmo comparando com os shinkansens japoneses. É muito confortável, a viagem foi ótima. Chegamos em Xian no começo da noite... e logo vem aí as aventuras na nova cidade.

(CONTINUA)

  • 2 semanas depois...
Postado
  • Autor
  • Membros
  • Este é um post popular.

XIAN (Xi’an – se pronuncia xian mesmo, com o an anasalado)

8 de outubro de 2024 – terça

Chegamos em Xian cerca de 19h, e eu tb já tinha pesquisado antes como chegar até o hotel então foi bem sussa! Eu acho que esqueci de dizer, mas todo o sistema de transporte da China funciona com o alipay. Na aba “viagem” vc seleciona metrô, ele gera um QR Code que vc lê quando entra e quando sai da estação e pronto, é cobrado no cartão vinculado a sua conta no Ali. Funciona em todas as cidades, é só mudar a cidade quando chega em uma nova! Que sucesso!

Mas enfim, em Xian ficamos hospedados no Holiday Inn Express Xi'an Bell Tower, com ótima localização! Pagamos 788 reais em 3 diárias, achei bem justo, o hotel era bem legal. O café da manhã era mais oriental ainda, com várias comidas que comemos em almoço/janta haha, mas o bao mais perfeito tinha ficado em Pequim.

Mas ainda não é hora de descansar. Chegamos em Xian já com as luzes ofuscantes e piscantes nos encantando! Deixamos as coisas no hotel e já fomos reconhecer a vizinhança, que era o miolo do centro de Xian, rs!

11.thumb.jpeg.d0f89a23f6744b5b7fdc768ff823440b.jpeg

Bell Tower, sempre com muitas luzes!

Essa cidade tem uma importância histórica gigantesca! Foi capital da China em algumas dinastias, é onde começava/terminava a rota da seda e hoje está no mapa do mundo pela descoberta relativamente recente dos guerreiros Terracota, dos quais vou falar melhor depois.

A cidade tem uma forte influência islâmica, que se reflete na sua culinária única! Batemos perna pelo “quarteirão muçulmano” e redondezas e é impossível escrever os tipos de comida que vimos, que envolvia frutos do mar de toda sorte e todas as víceras que existem dentro de todos os mamíferos da terra HAHAUAHA.

Nos mercados, deos, que que eram os snacks... isso tem em toda China mas resolvi enfatizar neste momento... tem várias partes obscuras de bichos embaladas pra vc levar de lanchinho. (tem vídeos no instagram que ilustram melhor haha).

Como Xian é uma cidade muito histórica, milhares de meninas principalmente, mas tb vimos casais, se vestem como antigamente para fotos profissionais, parece que a gente tá num baile a fantasia! No dia que cheguei achei que era algum evento, depois vi que todo dia era aquilo, rs!

Eu lembro que neste dia o Gui comeu alguns espetinhos de coisas duvidosas e apimentadas, eu sinceramente não lembro o que comi. Essas comidas de rua não eram caras, mas tb não eram baratíssimas!

12.thumb.jpeg.a4c56abe91ab94a37f1c4c504e08be30.jpeg

Eu fui só no vinho, rs! Aliás, a China tem excelentes vinhos nacionais!

Muito cansados, mas muito mesmo, haha, fomos pra casa tomar banho e dormir!

 

9 de outubro de 2024 – quarta

Acordamos com alguma folga, tomamos um longo café da manhã hahaha, e fomos rolezar por cima das muralhas da cidade antiga de Xian (108 yuans para 2 pessoas), mas de bike (90 yuans para 3h, duas pessoas)! Se vc quiser dar a volta nas muralhas aconselho fortemente a fazer isso de bike pq são cerca de 15km de muros. A pé seria bem ruim pq além de estar bem quente, a paisagem fica monótona.

Foram muitas construções históricas, muitas pessoas gravando vídeos pro tiktok e muitos ensaios fotográficos, especialmente pré-weeding! Passamos a manhã toda nesse rolê!

13.thumb.jpeg.e7ed5255789d3945026f56b0534a46aa.jpeg

De bike pelas muralhas da cidade antiga!

14.thumb.jpeg.dfea361cd60722482e1a494c9cb166b9.jpeg

Muitos ensaios fotográficos!

Saímos dali e nos “perdemos” em galerias e shoppings, fizemos massagem hahaha e almoçamos em algum lugar desses e depois seguimos pro “Small Wild Goose Pagoda”, mas um lugar histórico de Xian! Este é um dos dois bem importantes que tem na cidade, construído por volta do ano 707 sobreviveu a terremotos e ao tempo! Fica num tipo de parque, é gratuito e muito lindo! Ficamos o resto da tarde toda por lá! O parque é incrível, uma paz!!! Árvores de 1300 anos, paisagismo sensacional, que lugar agradável gentes!

15.thumb.jpeg.a6eaa1323cb9a2133bc126fdd654e70c.jpeg

Pelas infinitas galerias!! Sim China, te amooo!

16.thumb.jpeg.06f749d9b2684b8c6c81895267e713ef.jpeg

Small Wild Goose Pagoda! Parque incrível! Arvores milenares escoradas, muita história e paz!

Neste dia provavelmente jantamos cup noodles em casa ahahauaha e nos dedicamos a lavar roupas na lavanderia do hotel!

 

10 de outubro de 2024 – quinta

Dia de conhecer o que todo mundo vem ver em Xian, o Exército Terracota! Estes carinhas (na verdade são esculturas de vários tipos de carinhas) foram descobertos por um fazendeiro local na década de 70... eles são peças de arte funerária que guardavam o mausoléu do Imperador Qin, o primeiro imperador da China! Esses carinhas são de mais de 200 anos antes de Cristo.

Tem muuuita história sobre esse lugar, mas uma coisa bem interessante é que diz a lenda que o imperador Qin enterrou os trabalhadores que construíram seu mausoléu junto com ele (tal como faziam os egípcios) mas a intenção era que ninguém contasse sobre este lugar! Deu certo demais né, só foi descoberto 2000 anos depois!

Para ir até o local de visita é só pegar um ônibus que chegue até lá (são vários, custa 5 yuans por pessoa - atenção aos piratas). Recomendo fazer esse rolê o mais cedo possível pq depois de uma certa hora fica meio inviável!

Ao chegar, mesmo cedo, vc vai ver multidões e muitas filas. A gente ficou com cara de interrogação e um senhor nos abordou, com crachá de guia, e nos ofereceu ajuda para comprar os ingressos e guiar lá dentro. A princípio a gente não queria guia, e eu disse pra ele que o Gui não entendia bem inglês então que não íamos querer, aí uma senhora que estava junto com ele se ofereceu pra nos guiar em espanhol e acabamos topando. A entrada para o local custou 240 yuans e o serviço de guia custou 300 yuans. Foi meio salgado mas no fim achamos que valeu a pena! Ela realmente nos ajudou a comprar os tickets pelo wechat e desta forma não pegamos essa fila... nos colocou pra dentro muito rápido e explicou muita coisa que eu não tinha tido paciência/tempo de estudar.

Depois de entrar vc pode ir a pé até o local onde estão as estátuas, por meio de trilhas/caminhos num parque, ou pegar um ônibus (10 yuans). Optamos pelo ônibus pq estava bem quente e pq queríamos chegar lá o quanto antes!

São 3 “barracões” com estátuas... a guia ia nos conduzindo por eles e explicando sobre cada tipo de estátua, os cavalos, os arqueiros, os guerreiros, os generais... o rosto de cada um é diferente... a roupa tb varia conforme a classe, é sensacional. Ela nos contou que assim que começaram a desenterrar os primeiros cavaleiros eles tinham as cores vívidas das roupas ainda preservadas, mas o contato com o oxigênio do ar oxidou as cores e 2h depois estavam todos sem cor. Desta forma, boa parte dos guerreiros nos galpões 2 e 3 ainda estão “embaixo da terra”, aguardando o desenvolvimento de tecnologias que permitam tirar eles dali sem perder as cores.

17.thumb.jpeg.76e13cb55ee3c33ba279e4fa8fabcae1.jpeg18.thumb.jpeg.fd251aecc36c36f0f70e49d71f7d10b3.jpeg

Estátuas terracota e as manas Denise e Monique que conhecemos no voo de ida! Elas fizeram um trip bem diferente da nossa e incrível igual!

Eles têm réplicas dos guerreiros com as cores originais, é bem incrível! A guia tb conta sobre a formação da China e sobre o primeiro imperador, foi bem legal!

19.thumb.jpeg.cdc92ba82577523517f7858b91c01ccb.jpeg

Foto em cenário com réplicas! Turistei siiiim!

Na saída tem milhões haha de lojinhas e restaurantes, mas naquele precinho pra turista né! Nós voltamos pra cidade e comemos por lá, num shopping qualquer!

20.thumb.jpeg.1ab13f268c7cb80b0820e33068ace9b0.jpeg

Aquele almoço raiz (duas horas pra decifrar o cardápio) e treinem perna pra fazer xixi mulherada HAHAUAHAU

A tarde fomos visitar a Giant Wild Goose Pagoda, esta custava 30 yuans por pessoa. É da mesma época que o “small” visitado no dia anterior. Ficamos um bom tempo lá, e depois voltamos pras redondezas de casa passear por ali uma última vez, pois no dia seguinte partiríamos pra cidade mais maluca que visitamos na China!

21.thumb.jpeg.613e75cf532cb3297d1e2c07d687de41.jpeg

Giant Wild Goose Pagoda

(CONTINUA)

 

Editado por Juliana Champi

Postado
  • Membros
Em 30/10/2024 em 18:14, Juliana Champi disse:

Salve amigos, bem-vindos ao meu relato!

Esse rolê pela China nasceu absolutamente aleatório (pela Coreia mais ainda), mas foi surpreendente e maravilhoso, o quanto eu aprendi não tá escrito! Comprei passagens pra China pq estavam baratas, e o que eu sabia é que lá ficavam as muralhas da China! Todo o resto - que nem era muito e que eu achava que sabia - eram ideias superficiais, preconceituosas, arcaicas ou erradas. O que eu não sabia ainda é infinito! Percebi isso no momento em que comecei a estruturar essa viagem! Como eu não sabia nada sobre a China, como a gente não sabe nada fora do eixo eurocêntrico né?

Gente, esse relato vai sair completão (vulgo longo, rs), pq além de terem poucos aqui no fórum, e serem mais antigos, tem muita informação desencontrada ou propositalmente errada em português. Além de contar minha viagem, espero que seja útil a quem deseja ir pra China num futuro próximo ou mesmo empolgue quem nunca tenha pensado em ir!

 

ROTEIRO E DESLOCAMENTOS

A China até estava na minha wish list de viagens, mas não era prioridade. Quando o Melhores Destinos postou que tava rolando promoção pra lá eu cliquei como clico milhares de vezes em promoções do tipo só pra dar uma olhadinha haha!

E a promoção tava boa mesmo! Comecei a revirar a internet freneticamente pra saber se eu daria conta de ajeitar um rolê desse sozinha! Pouco mais de 2h depois, convencida de que seria difícil, mas que eu conseguiria, e com o COMPRA JULIANA resignado do senhor meu marido hauaha, a gente ia pra China! As passagens de ida e volta pra duas pessoas ficaram cerca de 7500 reais. Esse é normalmente um preço normal para 1 pessoa! Eu não podia perder.

Nossos voos pra China seriam operados pela British/Iberia (conexões em Madri e Londres tanto na ida quanto na volta), mas faltando um mês pra viagem um dos trechos da volta (Pequim > Londres) foi descontinuado pela cia aérea e consequentemente, cancelado.

Foram semanas de briga para nos realocarem em outro voo, pois eles me ofertavam apenas o cancelamento! Resumindo aqui nessas poucas linhas parece que foi bobagem, mas foi bem estressante, a petição inicial tava pronta, rs! Faltando bem pouco tempo pra viagem acontecer, depois de muita insistência minha, finalmente resolveram nos realocar num voo da British mesmo, sem passar por Madri, com conexão só em Londres, mas praticamente 3 dias depois da data que eu ia voltar originalmente (pois o voo passou a ser ofertado em dias específicos da semana e não mais todo dia como antes, segundo eles).

Mas vamos pro roteiro! Eu ia chegar e sair por Pequim (onde ficam as muralhas) e tb queria visitar Xangai. Sabia que seria um roteiro circular, até pq as passagens multidestinos estavam bem mais caras quando comprei. Tb queria colocar rolês de natureza - que tem demais na China - no roteiro.

Depois de alguma pesquisa percebi que vou ter que voltar pra China várias vezes pq muita coisa que descobri que queria MUITO fazer não ia dar tempo, ou a logística do país continental não ajudava.

O roteiro ficou assim (cidades com pernoites):

Brasil > Pequim > Xian > Chongqing > Yangshuo (Guilin) > Xangai > Seul (Coreia do Sul) > Pequim > Brasil.

Foi muito difícil escolher onde ir na China, mas muito mesmo. Acho que foi a vez que mais sofri por escolher! Pelo menos dois lugares que considerei imperdíveis ficaram de fora!

Aí cê me pergunta o que que a Coreia do Sul foi fazer aí no meio já que tinha tanta coisa pra ver na China né? E eu digo... foi por causa da nova passagem de volta que foi emitida com 3 dias a mais!

Eu já tinha comprado um trecho aéreo interno, então desta parte da viagem pra trás não conseguiria mexer pra incluir mais destinos dentro da China. Eu poderia mexer só a partir de Xangai-Pequim. Eu tb poderia ficar só nestas duas mesmo, nesta parte final da trip, mas achei que seria muito tempo a toa em Pequim principalmente... aí comecei a pensar no que botar nesse caminho, rs... e a Coreia tava logo ali do lado!

Os outros destinos que deixei de fora eram muito distantes e não rolava encaixar infelizmente, então partiu Coreia!

Deslocamentos:

Aéreo (foram 9 voos, passando por 10 aeroportos diferentes e voando com 8 companhias diferentes): ida com 4 voos (LDB > CGH, GRU > MAD > LHR > PKX) e volta com 2 (PKX > LHR > GRU) mais um voo interno - Yangshuo (Guilin) > Xangai (KWL > PVG), e mais 2 de ida e volta pra Seul (PVG > ICN e GMP > PKX)! De São Paulo pra Londrina, na volta, viemos de busão, pois não tinham voos em horários compatíveis.

De trem (foram 3, fora os regionais): Pequim > Xian, Xian > Chongqing e Chongqing > Yangshuo.

Sobre as passagens de trem:

Os trens da China e a malha ferroviária de modo geral são de outro mundo, absolutamente nenhum país chega perto. A China está a anos luz na frente do resto do mundo em relação a mobilidade e planejamento urbano (eu trabalho com isso).

Não tem opções de sites chineses onde vc possa comprar as passagens de trem sem ter um documento de identificação e um cartão de crédito chinês, então a compra é feita por meio de sites terceirizados e realmente convenientes para nós. Eu usei o https://br.trip.com/ pela facilidade de pagar em reais, mas tem outros bons.

No trip vc pode comprar os tickets com antecedência de dois meses, mas a venda de fato abre duas semanas antes da data que vc vai viajar, e aí “passagem” é comprada automaticamente e enviada no seu email. Esse trip.com é o booking deles.

Assim que foi possível eu fiz as reservas e as mensagens de compra chegaram certinho no meu email. Se eles não conseguem comprar eles te avisam e devolvem seu dinheiro, o que aconteceu... O primeiro trecho de trem que comprei tinha custado cerca de 860 reais... no dia que abriu venda eu recebi email de cancelamento e estorno no cartão. E pq? Pq o preço tinha subido, aí eles não bancam a diferença. Tive que comprar de novo pagando mais caro!

E ah, não tem uma passagem ou ticket de fato... é só uma mensagem de reserva, rs, pq pra entrar no trem vc escaneia seu passaporte apenas.

Eu comprei passagens de trens de duas diferentes modalidades. Os trens “G” são os “bala”, mesmo assim tem variação entre eles. Os “D” são um pouco mais lentos... e tem muitos outros, incluindo os noturnos! Os de alta velocidade (350km/h ou pouco mais) são bem carinhos, assim como foi no Japão! Com bastante tempo ou num mochilão sabático dá pra viajar somente nos trens lentos - que viajam a 180-200km/h ou 100-120km/h - e que são bem mais em conta! Durante o relato conto como foi!

Outra coisa é que tive que cancelar duas reservas de trem já pagas, e o processo de reembolso pelo trip foi bem rápido e indolor.

Preços (pra duas pessoas em reais):

Pequim > Xian: (trem bala, segunda classe) – 977,92

Xian > Chongqing: (trem bala, segunda classe) – 710,93

Chongqing > Yangshuo: (trem comum, segunda classe) – 538,74

Sobre passagens aéreas acessórias:

Interna na China: de Guilin à Xangai tem muito, mas MUITO chão e as opções de trem não eram boas! Eu ficaria o dia todo dentro de um e achei que desperdiçar meu tempo escasso na China era ruim demais.

Descobri pesquisando no google flights e tb no trip.com as cias aéreas que faziam esse trecho, e em apenas 2 horinhas!

Eram diversas cias, mas a que tinha melhor preço e horário mais conveniente pra nós era a JUNEYAO. Vi que eles voavam com Airbus e operavam trechos internacionais, como pra Europa, então boa, partiu de Juneyao. Mais uma cia aérea esquisita pra conta, no relato conto como foi esse voo! Eu comprei direto na cia aérea como de costume, mas dava pra comprar no trip.com tb!

Preço (pra duas pessoas em reais): 1748,64 (314usd) – achei os aéreos caros na China tb, assim como os trens!

Coreia: As passagens pra Coreia do Sul eu comprei pelo trip mesmo, arreguei, kk (e amei)! As companhias aéreas da China (Ásia no geral, essas menores) são difíceis de fazer cadastro, a mensagem não chega, o código não valida, eles são bem fechados neste sentido! O voo de Xangai a Seul foi operado pela CHINA EASTERN AIRLINES e a de Seul pra Pequim pela CHINA SOUTHERN AIRLINES.

Preço (pra duas pessoas em reais): 1889,11

Obs.: nossa carteira de motorista não é válida na China, mesmo com a PID. É preciso tirar uma carteira de motorista lá pra poder dirigir. Desta forma, não alugamos carro desta vez, triste! Na Coreia nem cogitei a ideia já que ficaríamos em uma cidade só.

 

DOCUMENTOS E VISTO

China

Além dos documentos básicos de qualquer viagem (passaporte, seguro viagem – a gente sempre usa o do cartão, receitas médicas em inglês se aplicável e essas coisas) a China exige visto dos brasileiros, e ele é meio chatinho pq tem que ir na embaixada/consulado aplicar.

Depois descobri que dá pra emitir visto não presencial, por meio de agências, mas ele fica com validade de seis meses apenas, então fica a opção de um visto curto e mais simples (porém mais caro). E tem alguns casos de não necessidade de vistos tb, para diferentes cidades por determinado tempo, é sempre bom checar!

Gente, existe muito terrorismo na internet pra geral contratar agência (que cobra 750 reais por pessoa pra tirar visto chinês – eles só preenchem o formulário pra vc e te acompanham na entrega de documentos)! Tb tem os blogueiros falando isso o tempo todo pq são a) ricos; b) inaptos intelectualmente ou; c) patrocinados. O visto chinês é SIMPLES. Só tem a burocracia de ter que ir na embaixada/consulado! Caso sua opção seja de visto de longa validade.

Pra nós seria mais perto ir pra São Paulo, mas optamos por Brasília pq lá não precisa marcar hora, e tb pq aí emendei um rolê no Goiás, kk. Algumas regras de visto mudaram ao longo desse ano, como a validade dele, vou deixar umas dicas aqui mas lembre-se sempre de pesquisar atualizações na data da sua trip!

Basicamente é preencher o formulário abaixo e ir! Preste bastante atenção na hora de preencher, qualquer erro ocasiona em recusa da aplicação do visto.

https://cova.mfa.gov.cn/qzCoCommonController.do?show&pageId=index&locale=en_US

Vc deve comparecer na embaixada com este formulário preenchido, enviado, impresso e assinado, passaporte, cópia das passagens aéreas e das hospedagens. Isso no visto pra turista, claro que outros vistos tem outras exigências.

Ao contrário dos EUA, que vc aplica o visto antes de programar sua viagem, no caso da China (e muitos outros países) a viagem já deve estar programada (veja se isso mudou na data que for aplicar seu visto). Não há entrevista, só entrega e conferência de documentos, foto e digitais.

Não tem essa de NEGAR o visto se vc apresentar tudo o que precisa. Vc não vai pagar e perder o seu dinheiro igual ocorre com os EUA, eles só vão orientar a pagar, lá na hora, se a sua documentação estiver correta. Caso contrário, vc corrige, volta no outro dia e aplica, só aí vc paga.

A taxa do visto de turismo está 475 reais por pessoa (valores 2024), e desta forma o visto é emitido em 4 dias úteis (dá pra pagar uma taxa extra de 200 e poucos reais pra emitir no dia seguinte se precisar). Vc pode voltar lá buscar, pagar/pedir alguém pra buscar, ou optar pelo envio pelo correio, bem conveniente pra nós. Aplicamos o visto numa quinta-feira, em Brasília-DF, na quarta da semana seguinte os passaportes estavam em casa, em Londrina-PR.

No formulário eu marquei entrada única, mas foi emitido visto de múltiplas entradas com validade de 10 anos! (Antes só emitiam visto de no máximo 5 anos de validade e o preço pra múltiplas entradas era mais alto).

Coreia do Sul

Para a Coreia do Sul não há necessidade de visto para brasileiros, mas tem que ter uma autorização eletrônica de viagem, o K-ETA (bem estilinho do que estão querendo implantar pra Europa). É só preencher o formulário e pagar. O formulário é simples e a K-ETA chega por email algumas poucas horas depois de solicitado.

Eu fiz uma cagada aqui, preste atenção pra não fazer tb kk! Uma amiga que estava pra ir pra Coreia me mandou um site que não era o oficial e sei lá pq tb não desconfiei disso. Ela ia com agência e não tirou seu próprio K-ETA, a culpa foi minha de não checar e pesquisar mais, me afobei!

Neste site eu preenchi um formulário bem simples, paguei, e emitiram a autorização muito rápido. Blz! Achei que tava tudo certo!

Agora é que vem a história!

No dia seguinte dessa história toda de Coreia, e faltando menos de 3 semanas pra viagem, fui jantar na casa de uma amiga e comentei com ela que ia pra Coreia. Ela é a doida dos doramas kkk, apaixonada pela Coreia, mas não é muito viajadeira e não tinha coragem de ir sozinha! Nem ela nem a família curtem muito viajar na real! Bom, o fato é que ela endoidou pra ir junto, foi na minha casa no dia seguinte e compramos a passagem dela pra Coreia, pela Qatar!

Ela ia somente pra Coreia encontrar a gente. Aí fui atrás de tirar o K-eta dela tb, mas desta vez pesquisando direito... achei o site oficial:

https://www.k-eta.go.kr/portal/apply/index.do

Por meio deste site aplicamos o K-eta dela, mas o formulário era diferente, pedia mais dados, mas enfim, custou muito mais barato (coisa de 7 euros).

Então para fins de informação, o K-ETA custa cerca de USD 7,5. O preço é em Won (moeda sul coreana), mas ela varia pouco frente ao dólar.

Depois que tirei o K-eta dela bateu um desespero... será que eu tinha caído num golpe?

Mas eu chequei neste site (oficial) e nosso K-eta tava lá tb! Fiquei um dia inteiro com muito ódio por ter sido distraída e gastado dinheiro a toa, mas foda-se... shits happen!

 

CÂMBIO E ORÇAMENTO

China

O Yuan (CNY) é a unidade da moeda Renminbi (RMB) - que é a moeda oficial da República Popular da China. Eu vou chamar de CNY ok?

Comprei tudo na WISE e minha cotação média ficou 1 yuan = 0,76 reais.

A melhor opção de câmbio é no Bank of China, caso precise, boa cotação e sem taxas. Saquei uma miserinha de yuan do cartão da Wise usando terminais deste banco. Mas nem precisava.

Coreia do Sul

A moeda da Coreia é o Won (₩ ou KRW), tb tem na Wise, mas tive notícias de que cartões bandeira Visa no geral não funcionam direito por lá! Mesmo assim comprei um pouco de KRW na WISE e no relato conto como foi. Tb levei dólares impressos e auditáveis rs, troquei 200usd lá!

Considere para fins de melhor compreensão que 1000 Wuons valem mais ou menos 4,5 reais.

 

HOSPEDAGENS (e clima e datas)

A China é um país continental e bastante diverso em relação ao clima, mas de forma geral outubro é o mês dourado, hauaha, acompanhado de maio e setembro... as estações intermediárias né (embora setembro tenha sido bem quente e chuvoso no sul este ano).

MAS CUIDADO COM OS FERIADOS!

Eu descobri depois que comprei as passagens que do dia 1 a 7 de outubro (cheguei na China dia 6) são AS GRANDES FÉRIAS DELES hahaua - uma semana de tradicionais viagens internas: a Golden Week. É o segundo (ou terceiro, dependendo da fonte) feriado mais importante da China! A multidão se desloca intensamente e as hospedagens ficam escassas! Portanto, tratei de me adiantar!

Obs.: O feriado mais importante deles é o ano novo Chinês, comemorado em data móvel geralmente no mês de fevereiro. O dia do trabalho tb é MEGA importante e disputa com a proclamação da República Popular da China (1 de outubro) o segundo lugar!

Como já disse anteriormente, o principal site que utilizado pra reserva de hospedagem é o trip.com - mas por conveniência e hábito eu reservei algumas hospedagens no booking, até pq estavam mais baratas, e outras no trip. O que acontece no booking é que tem bem menos opção do que existe na prática já que eles mesmos não usam essa plataforma! Vale a pena olhar nos dois!

Nossas escolhas foram:

Pequim (2) – no trip: Qiuguo Hotel

Xian (3) – no booking: Holiday Inn Express Xi'an Bell Tower, an IHG Hotel

Chongqing (2) – no trip: Tianqing River View Hotel

Yangshuo (3) – no trip: Yishan Yunshui Hotel

Xangai (3) – no booking: Green Court Residence City Center

Seul (3) – no booking: Travelers A Korea Hostel

Pequim (3) – no booking: Howard Johnson Paragon Hotel Beijing Central

Todas as hospedagens tinham localização excelente e muito privilegiada, algumas com café da manhã! Conto mais detalhes no decorrer do relato. Em média gastamos 350 reais por noite, preço pra 2. Foram todas MUITO boas na China, na Coreia foi ok.

 

INTERNET E O “GREAT FIREWALL”

Esse é um assunto fundamental quando se trata de China, vc precisa de internet.

E é fato que vc não conseguirá acessar de maneira constante nada do que conhece pra se comunicar e se deslocar (gmail, google maps, whatsapp, redes sociais em geral, youtube) se não tiver VPN. O VPN vai mudar sua localização e permitir que vc acesse os apps que são bloqueados na China.

Outra coisa é que isso tb não resolve tudo, rs! O google maps por exemplo não tem sua base de dados atualizada há anos por lá, então não funciona direito... mas eu usei muito, basta ter algum senso de direção! Vou deixar essa questão do mapa pra depois, vamos primeiro desenrolar a internet!

Essa DICA DE OURO veio de uma amiga que viaja com frequência pra China e passa meses lá a trabalho a bastante tempo: CLARO PASSAPORTE MUNDO.

Esse plano tem cobertura em mais de 80 países no momento em que escrevo este relato e na China funciona sem necessidade de VPN, o que é muito prático! Vc já chega no destino com seu celular funcionando! Tb funciona na Coreia.

Agora outras companhias telefônicas estão correndo atrás disso tb, veja se sua operadora oferece algo do tipo.

Se não for o caso, vai ter que descolar um e-sim compatível com seu telefone! Escolha os que não precisam de VPN (como o Holafly ou Airalo), pois do contrário terá que assinar um app de VPN. Neste caso tem uns macetes... pra usar app chinês vc tem que desligar o VPN por exemplo.

 

APPs

China

Tem apps que são essenciais em se tratando de China, não tem como ir sem de verdade (numa viagem independente, claro). São eles o WECHAT, o ALYPAY e o METROMAN, pra ver os caminhos de metro nas principais cidades chinesas. Eu não seria nada sem eles! Tb baixei o BAIDU (o google maps dele, somente em mandarim), mas pouco usei, mais pra confirmar algumas localidades mesmo.

O We Chat é tipo o whatsapp deles, mas muito plus, rs! Eles usam pra tudo, é difícil até de explicar... é bom ter pra se comunicar e tb se precisar pagar caso dê algo ruim no alipay. Tem coisa que vc só compra por lá inclusive! Eu li em toda parte que pra vc se cadastrar no We Chat vc teria que ser validado por outro usuário, inclusive eles têm limite de validações anuais... mas eu me auto validei colocando meu cartão de crédito e deu tudo certo.

O AliPay (o mais essencial de todos) é o mais usado para pagamentos e deslocamentos... gente, quase não existe pagar coisas com cartão ou dinheiro, é bem raro. Não tem maquininha de cartão em quase lugar nenhum. É tudo com QR Code. Com o Alipay vc tb paga o transporte público (o mais prático do mundo, deos) e chama o Uber deles, que chama Didi. Vc cadastra seu cartão (no meu caso o da Wise) e paga absolutamente tudo usando QR CODE. Vc gera o seu QR code que é lido por quem está te cobrando (ou lê o QR da pessoa) e o montante é descontado do seu cartão, simples assim!

Ouvi relatos de que o Didi dentro do alipay pode falhar, então baixei o Didi independente tb, mas das vezes que usei funcionou então nem usei o Didi fora do Ali.

Coreia do Sul

O google maps tb não funciona lindamente na Coreia, eles não permitem que dados de mapas sejam armazenados por empresas estrangeiras. Baixei o Naver Map em inglês mas quase não usei (ele só funciona lá), fui só de google maps mesmo.

Tb baixei dois apps de metro, um mapa de Seul apenas e o subway Korea (este segundo nem usei). E Uber não funciona direito por lá (é novo parece). Li em alguns lugares que é melhor evitar taxis e carros no geral, que eles são bem barbeiros (FATO).

 

MALAS

Nós tínhamos direito a despachar malas em todos os voos (23kg) e trens (em tese sem limite). E para informação, os trens tem as mesmas restrições de aviões quanto aos líquidos em spray e objetos cortantes.

Mas a gente não gosta mais de despachar mala... aprendemos a amar a liberdade de viajar com pouco e não estressar com extravios, que era um risco sério nesta viagem já que as conexões da ida tanto em Madri quanto em Londres eram BEM apertadas!

Vcs vão ver no relato que essa foi a decisão mais acertada da vida!

Fomos de mochila e mala de mão. Quase todas (só a última que não) as nossas hospedagens na China tinham máquina de lavar gratuitas.

Leve na mochila:

Desodorante (eles não usam... pq não precisam, é difícil achar se precisar), medicamentos básicos (dor de cabeça, enjoo, febre, alergia e essas coisas), talheres de plástico (camping) se não for fluente em hashi e adoçante! Não é tão simples encontrar estes itens!

Depois de uma longuíssima introdução... acho que podemos partir não?

(CONTINUA)

Sempre fico adiando um roteiro para china por conta de sempre querer colocar muitos lugares (mesma coisa com a indonésia)

que outros locais que você queria e teve que deixar para fora?

Postado
  • Autor
  • Membros
5 horas atrás, FCRO disse:

Sempre fico adiando um roteiro para china por conta de sempre querer colocar muitos lugares (mesma coisa com a indonésia)

que outros locais que você queria e teve que deixar para fora?

Pois é, aqui tb tenho que fazer viagens por partes, rs!
São vários lugares incríveis que poderiam ter sido incluídos, mas os que mais doeram deixar de fora foi Zhangjiajie e arredores e uns parques ao norte de Chengdu, Jiuzhaigou Valley e Hualong. Tem uma logística complicadinha de chegar nestes, pq são parques em altitude!

Tem tb o Blue Moon Valley já perto da fronteira com Myammar... enfim!

Editado por Juliana Champi

Postado
  • Membros

Ju,e a nossa velha "amiga" a aduana chinesa?Passou lá numa boa ou encheram a paciência?Dizem que lá tem 2 raios X no aeroporto antes de te liberar para a cidade ou para o avião?

Postado
  • Autor
  • Membros
Em 30/10/2024 em 20:27, Juliana Champi disse:

Imigração

Eu tinha lido/ouvido dizer que a imigração chinesa era bem rigorosa com latinos por causa do trauma com drogas que toda a Ásia carrega graças aos ingleses e seus amiguinhos. Pra quem não sabe do que tô falando, busque conteúdos sobre as guerras do ópio.

Mas foi tudo bem tranquilo, zero perguntas! A gente faz uma autenticação de digitais assim que desembarca, preenche um papelzin, e passa. Sem perguntas e com sorrisos! Carimbo e só.

Aqui no começo do relato ó @D FABIANO :D
 

Raio-x mesmo não passei em nenhum na China, só detectores de metais, estes em toda parte, inclusive pra entrar em trens, metros e prédios públicos, mas bem tranquilo, nenhum problema em nenhum.
Chatice nessa viagem só teve na Coreia, quando chegar lá eu conto!

Postado
  • Autor
  • Membros
2 horas atrás, D FABIANO disse:

@Juliana ChampiO que eu queria saber era sobre raio X mesmo,então não é verdade que lá tem um monte ou você não viu.E esse papel,preenche em mandarim?😛

Não sei se as pessoas confundem raio-x com detector de metal... tem os raio-x pra botar as malas/bolsas nas estações de metro, nos lugares em geral... mas ninguém dá muita bola, é algo meio automático. Nos aeroportos claro que tem mais segurança, são super cuidadosos com armas, líquidos em spray e isqueiros, mas pra entrar, não sair, rs! Mesma coisa com estações de trem. A fiscalização é pra entrar, não sair.

O papel vem escrito em inglês, rs, é só preencher com os dados básicos (nome, passaporte, telefone e etc). Te dão dentro do avião.

Editado por Juliana Champi

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Conteúdo Similar

Account

Navigation

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.