Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

CHINA E COREIA – UMA AVENTURA NA TERRA DOS PANDAS COM UMA PITADA DE K-POP!

Postado
  • Membros
  • Este é um post popular.

Salve amigos, bem-vindos ao meu relato!

Esse rolê pela China nasceu absolutamente aleatório (pela Coreia mais ainda), mas foi surpreendente e maravilhoso, o quanto eu aprendi não tá escrito! Comprei passagens pra China pq estavam baratas, e o que eu sabia é que lá ficavam as muralhas da China! Todo o resto - que nem era muito e que eu achava que sabia - eram ideias superficiais, preconceituosas, arcaicas ou erradas. O que eu não sabia ainda é infinito! Percebi isso no momento em que comecei a estruturar essa viagem! Como eu não sabia nada sobre a China, como a gente não sabe nada fora do eixo eurocêntrico né?

Gente, esse relato vai sair completão (vulgo longo, rs), pq além de terem poucos aqui no fórum, e serem mais antigos, tem muita informação desencontrada ou propositalmente errada em português. Além de contar minha viagem, espero que seja útil a quem deseja ir pra China num futuro próximo ou mesmo empolgue quem nunca tenha pensado em ir!

ROTEIRO E DESLOCAMENTOS

A China até estava na minha wish list de viagens, mas não era prioridade. Quando o Melhores Destinos postou que tava rolando promoção pra lá eu cliquei como clico milhares de vezes em promoções do tipo só pra dar uma olhadinha haha!

E a promoção tava boa mesmo! Comecei a revirar a internet freneticamente pra saber se eu daria conta de ajeitar um rolê desse sozinha! Pouco mais de 2h depois, convencida de que seria difícil, mas que eu conseguiria, e com o COMPRA JULIANA resignado do senhor meu marido hauaha, a gente ia pra China! As passagens de ida e volta pra duas pessoas ficaram cerca de 7500 reais. Esse é normalmente um preço normal para 1 pessoa! Eu não podia perder.

Nossos voos pra China seriam operados pela British/Iberia (conexões em Madri e Londres tanto na ida quanto na volta), mas faltando um mês pra viagem um dos trechos da volta (Pequim > Londres) foi descontinuado pela cia aérea e consequentemente, cancelado.

Foram semanas de briga para nos realocarem em outro voo, pois eles me ofertavam apenas o cancelamento! Resumindo aqui nessas poucas linhas parece que foi bobagem, mas foi bem estressante, a petição inicial tava pronta, rs! Faltando bem pouco tempo pra viagem acontecer, depois de muita insistência minha, finalmente resolveram nos realocar num voo da British mesmo, sem passar por Madri, com conexão só em Londres, mas praticamente 3 dias depois da data que eu ia voltar originalmente (pois o voo passou a ser ofertado em dias específicos da semana e não mais todo dia como antes, segundo eles).

Mas vamos pro roteiro! Eu ia chegar e sair por Pequim (onde ficam as muralhas) e tb queria visitar Xangai. Sabia que seria um roteiro circular, até pq as passagens multidestinos estavam bem mais caras quando comprei. Tb queria colocar rolês de natureza - que tem demais na China - no roteiro.

Depois de alguma pesquisa percebi que vou ter que voltar pra China várias vezes pq muita coisa que descobri que queria MUITO fazer não ia dar tempo, ou a logística do país continental não ajudava.

O roteiro ficou assim (cidades com pernoites):

Brasil > Pequim > Xian > Chongqing > Yangshuo (Guilin) > Xangai > Seul (Coreia do Sul) > Pequim > Brasil.

Foi muito difícil escolher onde ir na China, mas muito mesmo. Acho que foi a vez que mais sofri por escolher! Pelo menos dois lugares que considerei imperdíveis ficaram de fora!

Aí cê me pergunta o que que a Coreia do Sul foi fazer aí no meio já que tinha tanta coisa pra ver na China né? E eu digo... foi por causa da nova passagem de volta que foi emitida com 3 dias a mais!

Eu já tinha comprado um trecho aéreo interno, então desta parte da viagem pra trás não conseguiria mexer pra incluir mais destinos dentro da China. Eu poderia mexer só a partir de Xangai-Pequim. Eu tb poderia ficar só nestas duas mesmo, nesta parte final da trip, mas achei que seria muito tempo a toa em Pequim principalmente... aí comecei a pensar no que botar nesse caminho, rs... e a Coreia tava logo ali do lado!

Os outros destinos que deixei de fora eram muito distantes e não rolava encaixar infelizmente, então partiu Coreia!

Deslocamentos:

Aéreo (foram 9 voos, passando por 10 aeroportos diferentes e voando com 8 companhias diferentes): ida com 4 voos (LDB > CGH, GRU > MAD > LHR > PKX) e volta com 2 (PKX > LHR > GRU) mais um voo interno - Yangshuo (Guilin) > Xangai (KWL > PVG), e mais 2 de ida e volta pra Seul (PVG > ICN e GMP > PKX)! De São Paulo pra Londrina, na volta, viemos de busão, pois não tinham voos em horários compatíveis.

De trem (foram 3, fora os regionais): Pequim > Xian, Xian > Chongqing e Chongqing > Yangshuo.

Sobre as passagens de trem:

Os trens da China e a malha ferroviária de modo geral são de outro mundo, absolutamente nenhum país chega perto. A China está a anos luz na frente do resto do mundo em relação a mobilidade e planejamento urbano (eu trabalho com isso).

Não tem opções de sites chineses onde vc possa comprar as passagens de trem sem ter um documento de identificação e um cartão de crédito chinês, então a compra é feita por meio de sites terceirizados e realmente convenientes para nós. Eu usei o https://br.trip.com/ pela facilidade de pagar em reais, mas tem outros bons.

No trip vc pode comprar os tickets com antecedência de dois meses, mas a venda de fato abre duas semanas antes da data que vc vai viajar, e aí “passagem” é comprada automaticamente e enviada no seu email. Esse trip.com é o booking deles.

Assim que foi possível eu fiz as reservas e as mensagens de compra chegaram certinho no meu email. Se eles não conseguem comprar eles te avisam e devolvem seu dinheiro, o que aconteceu... O primeiro trecho de trem que comprei tinha custado cerca de 860 reais... no dia que abriu venda eu recebi email de cancelamento e estorno no cartão. E pq? Pq o preço tinha subido, aí eles não bancam a diferença. Tive que comprar de novo pagando mais caro!

E ah, não tem uma passagem ou ticket de fato... é só uma mensagem de reserva, rs, pq pra entrar no trem vc escaneia seu passaporte apenas.

Eu comprei passagens de trens de duas diferentes modalidades. Os trens “G” são os “bala”, mesmo assim tem variação entre eles. Os “D” são um pouco mais lentos... e tem muitos outros, incluindo os noturnos! Os de alta velocidade (350km/h ou pouco mais) são bem carinhos, assim como foi no Japão! Com bastante tempo ou num mochilão sabático dá pra viajar somente nos trens lentos - que viajam a 180-200km/h ou 100-120km/h - e que são bem mais em conta! Durante o relato conto como foi!

Outra coisa é que tive que cancelar duas reservas de trem já pagas, e o processo de reembolso pelo trip foi bem rápido e indolor.

Preços (pra duas pessoas em reais):

Pequim > Xian: (trem bala, segunda classe) – 977,92

Xian > Chongqing: (trem bala, segunda classe) – 710,93

Chongqing > Yangshuo: (trem comum, segunda classe) – 538,74

Sobre passagens aéreas acessórias:

Interna na China: de Guilin à Xangai tem muito, mas MUITO chão e as opções de trem não eram boas! Eu ficaria o dia todo dentro de um e achei que desperdiçar meu tempo escasso na China era ruim demais.

Descobri pesquisando no google flights e tb no trip.com as cias aéreas que faziam esse trecho, e em apenas 2 horinhas!

Eram diversas cias, mas a que tinha melhor preço e horário mais conveniente pra nós era a JUNEYAO. Vi que eles voavam com Airbus e operavam trechos internacionais, como pra Europa, então boa, partiu de Juneyao. Mais uma cia aérea esquisita pra conta, no relato conto como foi esse voo! Eu comprei direto na cia aérea como de costume, mas dava pra comprar no trip.com tb!

Preço (pra duas pessoas em reais): 1748,64 (314usd) – achei os aéreos caros na China tb, assim como os trens!

Coreia: As passagens pra Coreia do Sul eu comprei pelo trip mesmo, arreguei, kk (e amei)! As companhias aéreas da China (Ásia no geral, essas menores) são difíceis de fazer cadastro, a mensagem não chega, o código não valida, eles são bem fechados neste sentido! O voo de Xangai a Seul foi operado pela CHINA EASTERN AIRLINES e a de Seul pra Pequim pela CHINA SOUTHERN AIRLINES.

Preço (pra duas pessoas em reais): 1889,11

Obs.: nossa carteira de motorista não é válida na China, mesmo com a PID. É preciso tirar uma carteira de motorista lá pra poder dirigir. Desta forma, não alugamos carro desta vez, triste! Na Coreia nem cogitei a ideia já que ficaríamos em uma cidade só.

DOCUMENTOS E VISTO

China

Além dos documentos básicos de qualquer viagem (passaporte, seguro viagem – a gente sempre usa o do cartão, receitas médicas em inglês se aplicável e essas coisas) a China exige visto dos brasileiros, e ele é meio chatinho pq tem que ir na embaixada/consulado aplicar.

Depois descobri que dá pra emitir visto não presencial, por meio de agências, mas ele fica com validade de seis meses apenas, então fica a opção de um visto curto e mais simples (porém mais caro). E tem alguns casos de não necessidade de vistos tb, para diferentes cidades por determinado tempo, é sempre bom checar!

Gente, existe muito terrorismo na internet pra geral contratar agência (que cobra 750 reais por pessoa pra tirar visto chinês – eles só preenchem o formulário pra vc e te acompanham na entrega de documentos)! Tb tem os blogueiros falando isso o tempo todo pq são a) ricos; b) inaptos intelectualmente ou; c) patrocinados. O visto chinês é SIMPLES. Só tem a burocracia de ter que ir na embaixada/consulado! Caso sua opção seja de visto de longa validade.

Pra nós seria mais perto ir pra São Paulo, mas optamos por Brasília pq lá não precisa marcar hora, e tb pq aí emendei um rolê no Goiás, kk. Algumas regras de visto mudaram ao longo desse ano, como a validade dele, vou deixar umas dicas aqui mas lembre-se sempre de pesquisar atualizações na data da sua trip!

Basicamente é preencher o formulário abaixo e ir! Preste bastante atenção na hora de preencher, qualquer erro ocasiona em recusa da aplicação do visto.

https://cova.mfa.gov.cn/qzCoCommonController.do?show&pageId=index&locale=en_US

Vc deve comparecer na embaixada com este formulário preenchido, enviado, impresso e assinado, passaporte, cópia das passagens aéreas e das hospedagens. Isso no visto pra turista, claro que outros vistos tem outras exigências.

Ao contrário dos EUA, que vc aplica o visto antes de programar sua viagem, no caso da China (e muitos outros países) a viagem já deve estar programada (veja se isso mudou na data que for aplicar seu visto). Não há entrevista, só entrega e conferência de documentos, foto e digitais.

Não tem essa de NEGAR o visto se vc apresentar tudo o que precisa. Vc não vai pagar e perder o seu dinheiro igual ocorre com os EUA, eles só vão orientar a pagar, lá na hora, se a sua documentação estiver correta. Caso contrário, vc corrige, volta no outro dia e aplica, só aí vc paga.

A taxa do visto de turismo está 475 reais por pessoa (valores 2024), e desta forma o visto é emitido em 4 dias úteis (dá pra pagar uma taxa extra de 200 e poucos reais pra emitir no dia seguinte se precisar). Vc pode voltar lá buscar, pagar/pedir alguém pra buscar, ou optar pelo envio pelo correio, bem conveniente pra nós. Aplicamos o visto numa quinta-feira, em Brasília-DF, na quarta da semana seguinte os passaportes estavam em casa, em Londrina-PR.

No formulário eu marquei entrada única, mas foi emitido visto de múltiplas entradas com validade de 10 anos! (Antes só emitiam visto de no máximo 5 anos de validade e o preço pra múltiplas entradas era mais alto).

Coreia do Sul

Para a Coreia do Sul não há necessidade de visto para brasileiros, mas tem que ter uma autorização eletrônica de viagem, o K-ETA (bem estilinho do que estão querendo implantar pra Europa). É só preencher o formulário e pagar. O formulário é simples e a K-ETA chega por email algumas poucas horas depois de solicitado.

Eu fiz uma cagada aqui, preste atenção pra não fazer tb kk! Uma amiga que estava pra ir pra Coreia me mandou um site que não era o oficial e sei lá pq tb não desconfiei disso. Ela ia com agência e não tirou seu próprio K-ETA, a culpa foi minha de não checar e pesquisar mais, me afobei!

Neste site eu preenchi um formulário bem simples, paguei, e emitiram a autorização muito rápido. Blz! Achei que tava tudo certo!

Agora é que vem a história!

No dia seguinte dessa história toda de Coreia, e faltando menos de 3 semanas pra viagem, fui jantar na casa de uma amiga e comentei com ela que ia pra Coreia. Ela é a doida dos doramas kkk, apaixonada pela Coreia, mas não é muito viajadeira e não tinha coragem de ir sozinha! Nem ela nem a família curtem muito viajar na real! Bom, o fato é que ela endoidou pra ir junto, foi na minha casa no dia seguinte e compramos a passagem dela pra Coreia, pela Qatar!

Ela ia somente pra Coreia encontrar a gente. Aí fui atrás de tirar o K-eta dela tb, mas desta vez pesquisando direito... achei o site oficial:

https://www.k-eta.go.kr/portal/apply/index.do

Por meio deste site aplicamos o K-eta dela, mas o formulário era diferente, pedia mais dados, mas enfim, custou muito mais barato (coisa de 7 euros).

Então para fins de informação, o K-ETA custa cerca de USD 7,5. O preço é em Won (moeda sul coreana), mas ela varia pouco frente ao dólar.

Depois que tirei o K-eta dela bateu um desespero... será que eu tinha caído num golpe?

Mas eu chequei neste site (oficial) e nosso K-eta tava lá tb! Fiquei um dia inteiro com muito ódio por ter sido distraída e gastado dinheiro a toa, mas foda-se... shits happen!

CÂMBIO E ORÇAMENTO

China

O Yuan (CNY) é a unidade da moeda Renminbi (RMB) - que é a moeda oficial da República Popular da China. Eu vou chamar de CNY ok?

Comprei tudo na WISE e minha cotação média ficou 1 yuan = 0,76 reais.

A melhor opção de câmbio é no Bank of China, caso precise, boa cotação e sem taxas. Saquei uma miserinha de yuan do cartão da Wise usando terminais deste banco. Mas nem precisava.

Coreia do Sul

A moeda da Coreia é o Won (₩ ou KRW), tb tem na Wise, mas tive notícias de que cartões bandeira Visa no geral não funcionam direito por lá! Mesmo assim comprei um pouco de KRW na WISE e no relato conto como foi. Tb levei dólares impressos e auditáveis rs, troquei 200usd lá!

Considere para fins de melhor compreensão que 1000 Wuons valem mais ou menos 4,5 reais.

HOSPEDAGENS (e clima e datas)

A China é um país continental e bastante diverso em relação ao clima, mas de forma geral outubro é o mês dourado, hauaha, acompanhado de maio e setembro... as estações intermediárias né (embora setembro tenha sido bem quente e chuvoso no sul este ano).

MAS CUIDADO COM OS FERIADOS!

Eu descobri depois que comprei as passagens que do dia 1 a 7 de outubro (cheguei na China dia 6) são AS GRANDES FÉRIAS DELES hahaua - uma semana de tradicionais viagens internas: a Golden Week. É o segundo (ou terceiro, dependendo da fonte) feriado mais importante da China! A multidão se desloca intensamente e as hospedagens ficam escassas! Portanto, tratei de me adiantar!

Obs.: O feriado mais importante deles é o ano novo Chinês, comemorado em data móvel geralmente no mês de fevereiro. O dia do trabalho tb é MEGA importante e disputa com a proclamação da República Popular da China (1 de outubro) o segundo lugar!

Como já disse anteriormente, o principal site que utilizado pra reserva de hospedagem é o trip.com - mas por conveniência e hábito eu reservei algumas hospedagens no booking, até pq estavam mais baratas, e outras no trip. O que acontece no booking é que tem bem menos opção do que existe na prática já que eles mesmos não usam essa plataforma! Vale a pena olhar nos dois!

Nossas escolhas foram:

Pequim (2) – no trip: Qiuguo Hotel

Xian (3) – no booking: Holiday Inn Express Xi'an Bell Tower, an IHG Hotel

Chongqing (2) – no trip: Tianqing River View Hotel

Yangshuo (3) – no trip: Yishan Yunshui Hotel

Xangai (3) – no booking: Green Court Residence City Center

Seul (3) – no booking: Travelers A Korea Hostel

Pequim (3) – no booking: Howard Johnson Paragon Hotel Beijing Central

Todas as hospedagens tinham localização excelente e muito privilegiada, algumas com café da manhã! Conto mais detalhes no decorrer do relato. Em média gastamos 350 reais por noite, preço pra 2. Foram todas MUITO boas na China, na Coreia foi ok.

INTERNET E O “GREAT FIREWALL”

Esse é um assunto fundamental quando se trata de China, vc precisa de internet.

E é fato que vc não conseguirá acessar de maneira constante nada do que conhece pra se comunicar e se deslocar (gmail, google maps, whatsapp, redes sociais em geral, youtube) se não tiver VPN. O VPN vai mudar sua localização e permitir que vc acesse os apps que são bloqueados na China.

Outra coisa é que isso tb não resolve tudo, rs! O google maps por exemplo não tem sua base de dados atualizada há anos por lá, então não funciona direito... mas eu usei muito, basta ter algum senso de direção! Vou deixar essa questão do mapa pra depois, vamos primeiro desenrolar a internet!

Essa DICA DE OURO veio de uma amiga que viaja com frequência pra China e passa meses lá a trabalho a bastante tempo: CLARO PASSAPORTE MUNDO.

Esse plano tem cobertura em mais de 80 países no momento em que escrevo este relato e na China funciona sem necessidade de VPN, o que é muito prático! Vc já chega no destino com seu celular funcionando! Tb funciona na Coreia.

Agora outras companhias telefônicas estão correndo atrás disso tb, veja se sua operadora oferece algo do tipo.

Se não for o caso, vai ter que descolar um e-sim compatível com seu telefone! Escolha os que não precisam de VPN (como o Holafly ou Airalo), pois do contrário terá que assinar um app de VPN. Neste caso tem uns macetes... pra usar app chinês vc tem que desligar o VPN por exemplo.

APPs

China

Tem apps que são essenciais em se tratando de China, não tem como ir sem de verdade (numa viagem independente, claro). São eles o WECHAT, o ALYPAY e o METROMAN, pra ver os caminhos de metro nas principais cidades chinesas. Eu não seria nada sem eles! Tb baixei o BAIDU (o google maps dele, somente em mandarim), mas pouco usei, mais pra confirmar algumas localidades mesmo.

O We Chat é tipo o whatsapp deles, mas muito plus, rs! Eles usam pra tudo, é difícil até de explicar... é bom ter pra se comunicar e tb se precisar pagar caso dê algo ruim no alipay. Tem coisa que vc só compra por lá inclusive! Eu li em toda parte que pra vc se cadastrar no We Chat vc teria que ser validado por outro usuário, inclusive eles têm limite de validações anuais... mas eu me auto validei colocando meu cartão de crédito e deu tudo certo.

O AliPay (o mais essencial de todos) é o mais usado para pagamentos e deslocamentos... gente, quase não existe pagar coisas com cartão ou dinheiro, é bem raro. Não tem maquininha de cartão em quase lugar nenhum. É tudo com QR Code. Com o Alipay vc tb paga o transporte público (o mais prático do mundo, deos) e chama o Uber deles, que chama Didi. Vc cadastra seu cartão (no meu caso o da Wise) e paga absolutamente tudo usando QR CODE. Vc gera o seu QR code que é lido por quem está te cobrando (ou lê o QR da pessoa) e o montante é descontado do seu cartão, simples assim!

Ouvi relatos de que o Didi dentro do alipay pode falhar, então baixei o Didi independente tb, mas das vezes que usei funcionou então nem usei o Didi fora do Ali.

Coreia do Sul

O google maps tb não funciona lindamente na Coreia, eles não permitem que dados de mapas sejam armazenados por empresas estrangeiras. Baixei o Naver Map em inglês mas quase não usei (ele só funciona lá), fui só de google maps mesmo.

Tb baixei dois apps de metro, um mapa de Seul apenas e o subway Korea (este segundo nem usei). E Uber não funciona direito por lá (é novo parece). Li em alguns lugares que é melhor evitar taxis e carros no geral, que eles são bem barbeiros (FATO).

MALAS

Nós tínhamos direito a despachar malas em todos os voos (23kg) e trens (em tese sem limite). E para informação, os trens tem as mesmas restrições de aviões quanto aos líquidos em spray e objetos cortantes.

Mas a gente não gosta mais de despachar mala... aprendemos a amar a liberdade de viajar com pouco e não estressar com extravios, que era um risco sério nesta viagem já que as conexões da ida tanto em Madri quanto em Londres eram BEM apertadas!

Vcs vão ver no relato que essa foi a decisão mais acertada da vida!

Fomos de mochila e mala de mão. Quase todas (só a última que não) as nossas hospedagens na China tinham máquina de lavar gratuitas.

Leve na mochila:

Desodorante (eles não usam... pq não precisam, é difícil achar se precisar), medicamentos básicos (dor de cabeça, enjoo, febre, alergia e essas coisas), talheres de plástico (camping) se não for fluente em hashi e adoçante! Não é tão simples encontrar estes itens!

Depois de uma longuíssima introdução... acho que podemos partir não?

(CONTINUA)

Editado por Juliana Champi

• Respostas 51
  • Visualizações 9.3k
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Most Popular Posts

• Juliana Champi
    Juliana Champi

INDO INDO INDO E IL – com algum perrengue! Quem já foi pra Ásia desde o Brasil sabe que não chega nunca né? É uma perna grande até a Europa ou Oriente Médio e depois outra quase igual até os conf

• Juliana Champi
    Juliana Champi

PEQUIM (Beijing – se pronuncia “bei din”) 6 de outubro de 2024 – domingo Chegamos em Pequim cerca de 14h (o previsto era as 9h), num domingo ensolarado e fresco. Eu já tinha pesquisado como

• Juliana Champi
    Juliana Champi

XIAN (Xi’an – se pronuncia xian mesmo, com o an anasalado) 8 de outubro de 2024 – terça Chegamos em Xian cerca de 19h, e eu tb já tinha pesquisado antes como chegar até o hotel então foi bem

Posted Images

Featured Replies

Postado
  • Autor
  • Membros

CHONGQING (se pronuncia “tchon tchin”)

11 de outubro de 2024 – sexta

Partimos de Xian North (Xi’anbei) pontualmente as 8h08 com nosso trem bala rumo a Chongqing West, onde tb chegamos pontualmente às 13h43. No caminho me chamou a atenção a imensidão verde das paisagens, eu não esperava!

Antes de prosseguir, uma breve explicação geográfica: a divisão territorial chinesa é um tanto diferente da nossa. Eles têm as províncias como nós temos os estados, mas eles tb tem regiões autônomas (Xinjiang, Mongólia Interior, Tibete, Ningxia e Guangxi), regiões especiais (Hong Kong, Macau) e “cidades administrativas, cidades centrais ou municipalidades” (são muitos os nomes), que são justamente Pequim, Tianjin, Xangai e Chongqing. Estas últimas são cidades diretamente comandadas pelo presidente, e Chongqing é a maior de todas elas, com 34 milhões de pessoas!!

Existem diferentes métodos de contar a população das cidades, considerar ou não a região metropolitana e tals, pois numa análise menos abrangente, Xangai é a maior em população, mas se considerada toda a região administrativa (metropolitana) de cada uma delas, Chongqing é a maior da China e do mundo.

Dito isso, outra grande peculiaridade de Chongqinq tb é geográfica, mas dessa vez vamos de geografia física. Seu território é absolutamente montanhoso, e a cidade foi construída por entre as montanhas, em várias camadas. É muito maluco... não acho que vou conseguir explicar em palavras... tinha hora que eu me sentia numa cidade criada pelo Escher, rs!

Vc estava em um prédio no 8º andar, pegava uma passarela que transpunha prédios e saía em um outro, mas no 33º andar. Vc estava numa rua onde estavam passando carros, NO CHÃO, e então entrava em uma praça, caminhava até o fim da praça e estava uns 100m acima da “rua de trás” da praça... gente, é coisa de doido! Não bastasse a navegação já complexa pela China pelo google maps desatualizado, ainda tínhamos o desafio de chegar do outro lado da rua, com a rua muitos metros abaixo de onde vc estava! Kk

O carro estava indo numa rua no chão, de repente essa rua descolava de outra que brotava abaixo dela vindo sei lá de onde e virava um viaduto, que entrava num estacionamento de um prédio no quinto andar. Tem vários vídeos destes no meu insta (nos destaques), eu juro que não sei se estou me fazendo entender.

Só mais uma: vc pega um metrô no método tradicional, entrando num buraco no chão. Aí vc tá lá no escuro DENTRO DA TERRA e de repente sai do buraco e o trilho está no chão, aí ele descola do chão e entra num prédio e vc sai do outro lado numa plataforma suspensa no ar com outras plataformas abaixo dela, tb suspensas no ar.

Blogueiras tem viralizado postando reels nesta cidade, tem documentários saindo... parece que o ocidente está descobrindo a cidade agora, mas o símbolo da cidade já é um metro saindo de um prédio faz um tempo, rs.

Depois de todo essa assombrosa descrição da cidade, hahauaha, deixa eu contar o que fiz por lá além de me perder!

(CONTINUA)

Postado
  • Autor
  • Membros

...

11 de outubro de 2024 – sexta

Seguimos pro nosso hotel, mencionado no começo deste relato, e já foi um pouco difícil achar. Ruas íngremes, saímos na saída errada do metrô (sempre) e pra piorar o bendito ficava no 34º andar de um prédio de quase 70 andares. Ele tinha uma vista incrível, foi excelente e eu recomendo MUITO. Staff super atencioso, e embora não falassem inglês, me respondiam tudo no wechat pq era fácil conversar traduzido por lá! Foi a única cidade que fiquei pedindo ajuda pro hotel o tempo todo.

Deixamos as coisas e fomos pra rua, claro! Passeamos pelos arredores caóticos em desnível, haha, e tivemos o cartão da Wise do Gui engolido pelo caixa eletrônico do Bank of China, kkkk!! Resolvemos sacar um dinheiro lá pq até agora não tínhamos pego uma nota na mão, e beleza, saiu certinho o dinheiro, mas não saiu o cartão.

Chamamos um carinha do banco que nos deu uma senha... explicou que ia demorar uma meia hora. Falamos que estávamos com pressa (eu queria ver o por do sol da ponte) e ele até conseguiu pegar o cartão da máquina, mas me disse que precisaria respeitar a ordem da senha para que devolvessem o cartão. Mostrei passaporte, outro cartão com mesmo nome, mas ele me dizia que eu precisava esperar para as formalidades... certamente eu teria que assinar papeis, eles curtem! Kk

Eu disse então que voltava no dia seguinte, mas nunca mais voltei! Eu tinha intenção de voltar, mas quando chegamos de volta ao banco no dia seguinte ele já estava fechado. Zero problemas pq bloqueamos este cartão e as carteiras digitais do Gui e alipay estavam com o virtual!

E ah, não consegui chegar na ponte! Hahahaha!

22.thumb.jpeg.5cd62b051910e45fd6aa174e473d764b.jpeg
Chegando numa pedestrian street, na praça maluca, da janela de casa!

No cair da noite fomos pra uma das inúmeras ruas de pedestres e food streets da cidade. Falando rua parece algo normal, mas é gigantesca e com lojas, pessoas e comidas infinitas. Nos divertimos e nos deslumbramos demais nessa noite! Entramos numa imensa loja de produtos russos, tocando música russa, e tinha lá uma banca grande de doces onde vc poderia botar todos os doces que coubessem num saquinho por 25 yuans. Foi lá o Gui pra essa missão, interagindo com várias senhorinhas ao redor da banca, kkkkk, foi hilário!

23.thumb.jpeg.252e38f76422d24fe2e72f41d23d9865.jpeg
Pelas ruas de Chongqing e Gui na loja russa!

Achamos nesta rua, e só nesta rua, várias lojas de tranqueirinhas de qualidade duvidosa. Tinha de tudo! É aquele tipo de loja que a gente acha que vai ver demais na China e só vi aqui, rs!

24.thumb.jpeg.42acdafd1da4c2c4ca0bde1c85762c81.jpeg
Lojas e mais lojas e mais luzes e mais cores!

Voltamos então pra região de casa, pq já estava bem tarde e estávamos exaustos, pra comer o famoso HOT POT, prato tradicional de Chongqing, mas encontrado em outras regiões da China tb.

É uma bacia enorme e fumegante da base que vc quiser escolher (geralmente tomate e pimenta, muita pimenta, como uma sopa) onde vc vai mergulhando toda sorte de comida pra cozinhar... cada tipo de coisa tem seu tempo de cozimento.

25.thumb.jpeg.413001a04a08fb36bef28ec7ebea3503.jpeg
Eu sempre tinha um garfinho na bolsa para emprevistos, rs. HOT POT!

Escolhemos uma base sem pimenta e deos, como foi difícil escolher o que cozinhar. Eram muitas opções de entranhas de bichos. Tentamos focar em alguns frutos do mar conhecidos (peixes e camarões), um tipo de salsicha e vegetais. Foi legal, mas não bateu amor!

(CONTINUA)

Postado
  • Autor
  • Membros

12 de outubro de 2024 – sábado

Preparados para o dia da fofura?

É claro que a bióloga que veio pra China queria muito ver pandas né, e o lugar mais legal pra fazer isso é na cidade de Chengdu, por onde até passamos de trem a caminho de Chongqing (distante 1h de trem). Lá (em Chengdu) fica o principal centro de conservação de pandas do mundo, e é possível visitar este centro… uma visita técnica mesmo, bem legal. Mas como expliquei no início do relato, eu tive que sacrificar alguns destinos em prol de outros e acabei deixando Chengdu pra próxima!

Em Chongqing tem um zoológico com uma vasta comunidade de pandas, acho que mais de 60… e apesar de eu não curtir muito a ideia de zoológicos, essa era minha chance de ver os bichinhos. Fomos bem cedo pq é uma atração bem, mas BEM concorrida, como quase tudo na China, rs.

A entrada custou 25 yuans, fomos direto pro setor dos pandas e ficamos muitas horas por ali observando eles. Tinha bastante gente, inclusive muitos fotógrafos com suas câmeras imensas, mas foi possível aproveitar bem!

26.thumb.jpeg.9aae6a85250063fabfad152b26412e38.jpeg

Vou poupar vcs das 8 mil fotos de pandas que tenho ok?

Pra quem por acaso não sabe, os pandas são animais endêmicos da China, só ocorrem lá, e depois de terem sido quase extintos foram “alvo” de um mega programa de conservação. Hoje todo panda que existe pertence à China, ainda que esteja em zoos de outros países. Se um casal procria fora da China os filhotes continuam pertencendo à China. Não vou entrar em detalhes mais técnicos, mas o trabalho de conservação e diversidade de pandas é muito sério e eu certamente vou querer um dia ir até Chengdu ver de perto!

Saindo do zoo eu pedi ajuda pro staff do hotel pra chegar até um shopping que tem uma floresta dentro, rs! Eu perguntava qual era a estação de metro que me fazia chegar lá pra eu poder traçar a rota no metromen… foi difícil mas deu certo!

27.thumb.jpeg.cecb4e095dc13b4592de068db6f3f285.jpeg

Como a China não conhece limites, tem uma floresta dentro do shopping

Tivemos alguma dificuldade pra comer neste shopping pq em todos os restaurantes eu só conseguia pedir pelo wechat e eu não sabia como, rs… mas uma atendente ajudou a gente e comemos!

Tb fomos passear num mercado grande que tinha nesse shopping e apreciar as bizarrices que tem pra comer, hahahauaha! Deos!

Depois de lá, mesmo com ajuda do staff do hotel, não conseguimos achar alguns lugares que queríamos ir e andamos bastante aleatoriamente, em áreas muito esquisitas da cidade, rs! Depois de desistir de encontrar a biblioteca bonita, fomos atrás de ver de perto a ponte que víamos da varanda do quarto. Foi difícil pacaray mas chegamos nela.

28.thumb.jpeg.9d874bce9fd4087ca75de4eb5637f680.jpeg
Como foi difícil achar o pé da ponte, rs! O pédio a direita tem uma avenida lá em cima, bem básico.

Tem uma região muito famosa de Chongqing, que são construções muito iluminadas na beira no rio (víamos da varanda do quarto tb) que eu gostaria de ter chegado perto, mas me pareceu impossível kk! Quando chegamos até a ponte a ideia era tentar ir neste lugar, mas já estávamos exaustos, com 25 mil passos dados, resolvemos voltar pras imediações da rua de pedestres pra nos despedirmos de Chongqing, no dia seguinte pegaríamos nosso último trem bala na China!

29.thumb.jpeg.3d39a246894acd16b855927b1c2643c5.jpeg

Loja russa de novo, vinho chinês e mais algumas luzes!

13 de outubro de 2024 – domingo

Nosso trem desta vez era um pouco mais lento, trem tipo D e não G (os verdadeiramente bala), mas chegou a 260km/h! Saímos da imensa estação Chongqing West pontualmente às 9h da manhã, depois de ter comprado comidinhas na estação, inclusive noodles para almoço dentro do trem. Caso quiséssemos poderíamos comprar dentro do trem tb, mas preferimos levar nossos favoritos, rs!

30.thumb.jpeg.ebfac4d084db0a82ae0e82cf75e060ef.jpeg

Na estação, no trem, partiu sul da China!

Chegamos ao nosso destino às 14h40, e logo mais vem as histórias vividas em Yangshuo e Guilin! Perdoem estar escrevendo picadinho, mas é o que tá dando pra fazer haha!

(CONTINUA)

Postado
  • Autor
  • Membros

YANGSHUO (se pronuncia “ian shuó” – esse “ó” meio aberto, meio fechado)

13 de outubro de 2024 – domingo

Chegamos na estação de Yangshuo cerca de 14h40 como já mencionado antes, e tínhamos combinado um transfer com o nosso hotel, pois ele era bem distante da estação (cerca de 1h de carro). O transfer era por fora, pagamos 200 yuan. Dava pra ir de transporte público, mas numa função danada que eu tava com preguiça... quando dá vamos fazer o mais fácil né (e caro kk).

Eu, aqui do Brasil, fiquei de cara como um hotel com a vista que o nosso prometia podia ser tão barato. E chegando lá entendi pq. A vista era de fato magnífica mas o hotel não estava totalmente terminado. Não nos atrapalhou em nada, pq não íamos mesmo usar a piscina (ainda em construção), e já sabíamos que ele ficava na zona rural, então eu gostei bastante.

31.thumb.jpeg.80cd4108b56833a38775ac8160ccbc44.jpeg

Não é errado querer morar aqui né?

Tb sabia de antemão que eu conseguiria alugar scooters ou bicicletas, então a localização não foi problema, eu realmente queria ficar perto dos arrozais!

BOM, tratamos de ir alugar nossa scooter, tinha no hotel mesmo! Ainda era dia e eu queria aproveitar cada minutinho neste lugar que já me passava uma energia incrível. A motinha era elétrica, como já comentei antes com vcs tb, e capacete não é usado, rs! Tudo bem que elas vão até 25km/h, mas alguns cruzamentos quando passávamos no centrinho da cidade eram tensos, HAHAUAHA

O carinha sugeriu que pegássemos 2 scooters, uma pra cada um, já que somos grandes pro padrão deles hhauahauaha (= pesados), mas eu tava meio cagona e fomos numa só mesmo. E ah, não precisa ter carteira de moto nem nada pra pilotar uma scooter. Então partimos.

Neste dia ficamos mais “próximos” do hotel... as ruazinhas do povoado eram mais ciclovias mesmo, mas passava carro... mas entre os diferentes povoados a estrada era boa, normal! Só que uma bagunça de motinhas, pois elas andam por onde querem... calçada, ciclovia, rua, enfim!

Fomos conhecer uma colina ali perto que tinha uma pedra furada em cima, a qual pretendíamos subir em outro dia, e tb uma caverna (Yangshuo Tianlai Butterfly Spring) com uma borboleta gigante na entrada pq a China é dessas!

32.thumb.jpeg.d2a4e516cdfe3a10d10ed2940b7408f4.jpeg33.thumb.jpeg.e607e55ef4dc267e3a5a6ff6ef736413.jpeg

Na garupa do meu boy, borboleta na entrada da caverna, pedra furada e estradas da vida!

No fim da tarde fomos comtemplar o incrível por do sol desde a Gongnong Bridge!!

34.thumb.jpeg.f0e3794aa671a50f69a6aa4e91dd72f8.jpeg

Paisagem linda!!

Passamos em algum mercadinho, não me lembro mais ao certo, e compramos cup noodles e outras bobeiras pra comer no quarto, nesta primeira noite, estávamos bem cansados e queríamos relaxar!

14 de outubro de 2024 – segunda

Este hotel tinha café da manhã incluso tb, mas diferente dos outros que tinha opções, haha, esse vinha uma bandeja com tudo que tinha, que era um potão de macarrão (noodles de arroz bem grosso) dentro de uma água – e onde vc acrescentava coisinhas (milho, feijão verde, temperos, vagem picante, cebolinha e etc), batata doce, ovos, baos de diferentes tipos, com e sem recheio, e uma fruta!

35.thumb.jpeg.1c37fb69d59f3ec8cfa612e85751f3ad.jpeg

Café da manhã!

Nossa missão desse dia era fazer o passeio de jangada pelo Rio Yulong. O carinha do hotel nos deu instruções e um mapa e lá fomos nós. Achamos o ponto de embarque sem problemas e fomos comprar o ticket, HAHAUAHAUAHA, QUE HUMILHAÇÃO.

A Jangada é de bambu e movida a propulsão humana. Seu limite de peso para passageiros era 160kg! Só asiático mesmo pra 2 pesarem isso, kk. O carinha na bilheteria disse que só podia 160km e nós ah, blz... a gente sabe que passa um pouco disso, hahauaha, mas achamos que ia dar certo. Sqn né!

36.thumb.jpeg.f4c8238c594c679e31d58f81b94ba58e.jpeg

Reprovados no peso! kkkk

Tinha uma caralha de uma balança da entrada do rolê e fomos reprovados no teste de peso! KKKKK tivemos que voltar pra comprar outro ticket (era 120 yuans cada, passeio de 30 minutos) e fazer o passeio em jangadas separadas, mas tudo bem!

37.thumb.jpeg.d9ef876ee9ca66f54b8bef2db48a376d.jpeg

Paisagens da minha jangada!

38.thumb.jpeg.7c547519edcf7818cb9957246ab22cf1.jpeg

Rio Yulong!

O passeio foi bem legal, passa por uns diques e aí a jangada dá uma caidinha, haha, mas aconselho fortemente fazer o de meia hora e não o de 2h, deve ser super monótono. Pois a paisagem é incrível, mas a velocidade da jangada é bem lenta!

Saímos de lá e um busão leva a gente de volta ao ponto que começamos a descida de jangada, pegamos nossa motinha e zarpamos! A sensação de liberdade era indescritível, do vento no rosto, de andar pelas ruazinhas ou as vezes avenidas e ir parando onde dava vontade!! Me vinha o tempo todo na cabeça “meo, eu to zanzando de motinha numa vila rural no sul da China, venci na vida” KKKKK! Eu ainda não conheço o Vietnã, mas quem conhece disse que essa paisagem de onde eu estava é muito parecida com o Vietnã, e fui ver e é a mesma formação geológica incrível mesmo!

39.thumb.jpeg.4eda2ac4b877f8781722e32c7857ffe9.jpeg

Paradas aleatórias e incríveis que a motinha nos proporcionava!

Decidimos ir até a cidade antiga de Xingping! A gente tinha programado de ir no dia seguinte, mas pq não agora?

No caminho passamos pela cidade de Yangshuo (de novo, pois já tínhamos ido na noite anterior) e tb por uma plantação de arroz muito linda, paramos pra ver!

40.thumb.jpeg.1b54a62457ccd3dd8293a3a7d06da467.jpeg

Plantações de arroz e montanhas!

41.thumb.jpeg.37faba51fe2f17c42f8f3bdc7e54795d.jpeg

Pode não parecer mas tava 40 graus e eu tava tendo uma síncope de calor!

E então seguimos pra Xingping que ficava 35km distante do hotel! KKKKK a segunda humilhação do dia veio! A gente esqueceu de perguntar pro staff sobre a autonomia da motinha, mas percebemos antes que fosse tarde demais que não ia dar pra chegar até a cidade antiga, kk! Começamos a voltar mas a bichinha tava num sofrimento. Em algumas situações ela se auto-carrega, então íamos usando umas técnicas pra ela conseguir andar mais um tantinho... mas não deu jeito, faltando uns 6km pro nosso hotel ela não andava mais comigo e com Gui...

Eu estava falando no wechat com alguém que eu pensava ser o staff do nosso hotel, pra nos socorrer caso precisasse... e achava meio estranha a atitude dele! Perguntando onde estávamos e umas outras coisas meio esquisitas... tava imaginando que era algum lost in translation que acontecia demais haha.

BOM, o Gui se candidatou a fazer o cardio dele do dia! KKKK eu segui pro hotel com a scooter a 5-10km/h e ele correu esses 6km faltantes! KKK meu herói!

Chegando no hotel o carinha não sabia de nada que estávamos falando, e eu supostamente estava falando com ele no wechat oxe! Aí me liguei que eu tava falando com o motorista que nos buscou quando chegamos e não com o staff do hotel! KKKK 3 HUMILHAÇÕES no mesmo dia posso pedir música no fantástico!

Pedi mil desculpas pro motorista, ele deu risada e disse que poderia nos socorrer tb se precisássemos, mas tomara que não precisássemos mais kk! E tb descobrimos que a autonomia da motinha era 60km, e nós andamos uns 80km neste dia! KKKK

Fomos tomar banho, pq né... haha, e íamos sair pra comer na cidade (6km do hotel). Mas começou a garoar. Aí tinha um restaurante muito pequeno e familiar atrás do hotel, resolvemos ir lá mesmo.

Era realmente muito simples, quem atendia era o marido, a esposa cozinhava, e tb tinha um bb fofo andando pelo salão. O cardápio estava somente em mandarim como de costume, mas tava bem difícil de traduzir. O carinha do hotel que levou a gente até lá fez todo o meio de campo (ele falava inglês). Explicou o que eram os pratos e anotou nossos pedidos! Haha

Foi bem legal, o senso de comunidade... de um ajudar o outro! Eu pedi uma omelete com tomates que estava divina, e era barato, sério, era MUITO bom. O Gui pediu um prato que sabíamos que ia sobrar muito, pq não era individual e era mais caro, mas víamos em toda parte e queríamos provar! Era um bambu com comida dentro que eles assavam/cozinhavam na brasa! Ficamos sabendo pelo carinha do hotel que era um cozido com frango, então bora!

O negócio chegou, e bom, a foto fala por si:

42.thumb.jpeg.14b907c1a3d2c5c367a01b63feda9ad2.jpeg

O jantar, deos!

Passado o impacto dessa foto, deixa eu explicar de fato. É um cozidão de fato bem saboroso em termos de gosto, mas com todas as partes do frango que a gente não come, incluindo pé, cabeça e etc! Eu consegui achar um pedacinho de peito como vcs podem ver na foto abaixo, e era bem bom. Tinha tâmaras no cozido, e não era apimentado. O Gui comeu bastante com arroz, eu provei de leve, mas sobrou mais da metade!

43.thumb.jpeg.f03ccf00a828b44ec36cdd1d07441683.jpeg

Apesar da estética não usual, kk, o sabor era bom!

Uma outra moça entrou no restaurante, acho que irmã da dona, e ela ficou inconformada que eu não estava comendo. Veio com o tradutor me perguntar pq eu não estava comendo, que era uma comida rica, tenra e doce (= não apimentada), e aí eu disse que era vegetariana pra não entrar em detalhes, KKKK.

A cerveja deste lugar foi a única trincando de gelada que tomamos... e como estava calor nesta região gente, MUITO calor. Eu vou abordar esse tema do calor no fim do relato, mas tenham em mente que passamos muito calor na China em pleno outono.

Nos despedimos do pessoal do restaurante, uns fofos, nos deram até desconto pra levar umas cervejas pro hotel, haha! E finalmente fomos descansar pra mais um dia!

15 de outubro de 2024 – terça

Acordamos com um tempinho meio fechado, mas encaramos nosso destino hahaha e fomos tomar nosso café da manhã!

44.thumb.jpeg.015ace9dccb3674f094fbe35f67c0da1.jpeg

Chuva na vista do hotel, meu café da manhã que eu já tava apegando, e o Gui escovando os dentes enquanto fazia download da alma!

Neste dia resolvemos finalmente alugar duas scooters, pq além de desconfortável pra mim, era mais seguro irmos em duas e não ficar sem bateria, haha, íamos pra Xingping Ancient Town afinal!

45.thumb.jpeg.c76e6064c10edb5766fded14abbbcda9.jpeg

Minha própria motinha!

Xingping é uma vila de pescadores, praticamente uma miniatura de Yangshuo. É nela que fica o cenário estampado no verso da nota de 20 Yuan, super famoso, nas margens do Rio Li.

46.thumb.jpeg.48dd50c803acbdbf6a3e24bda6921118.jpeg

A paisagem da nota de vintão na nossa frente!

Andamos bastante pelos arredores de onde partem os passeios de jangada pelo Rio Li (desta vez com motor elétrico e sem risco de vexame), comemos comidinhas de rua, e nesta região tem vários locais em que as pessoas podem tirar fotos profissionais com o cenário da nota de 20 yuan. E lá fomos nós pra mais um passeio de jangada!

47.thumb.jpeg.edbfbc06be36336e5273584e335ec53f.jpeg

Passeio de jangada no Rio Li

Voltamos pra cidade de Yangshuo e arregamos, fomos comer no KFC. Mas o combo que pedimos era pura pimenta kk! Ficamos zanzando por ali, e como o tempo tava virando pra chuva, compramos comidas pra comer no quarto e voltamos pro hotel! Nossa despedida de Yangshuo foi com vinho russo!

48.thumb.jpeg.33d0f9cddde7606b051deb0e032baced.jpeg

Despedida da nossa vista!

16 de outubro de 2024 – quarta

Tomamos nosso último café da manhã tipicamente chinês, pois dali pra frente os hotéis não incluíam café da manhã e a gente certamente não ia se esforçar pra comer macarrão apimentado no café. Kkk eu até que estava bem adaptada, mas o Gui tava sofrendo!

Combinamos com o motorista que fez nosso transfer na chegada pra levar a gente hoje tb pro aeroporto em Guilin! Era ainda mais longe e mais função ir de transporte público.

Mais um aeroporto pra conta (o de Guilin) e mais uma cia aérea estranha (Juneyao) perfeita. Voo de 2h20 com serviço de bordo de transatlântico. Partiu Xangai!

(CONTINUA)

Postado
  • Membros

@Juliana Champi Uma curiosidade pois fala acima em comida chinesa na China.Aquela que vendem pelo mundo como comida chinesa,então, não tem a ver com a comida chinesa de verdade ou eles somente não fazem esses pratos mais exóticos?

Postado
  • Autor
  • Membros
9 horas atrás, D FABIANO disse:

@Juliana Champi Uma curiosidade pois fala acima em comida chinesa na China.Aquela que vendem pelo mundo como comida chinesa,então, não tem a ver com a comida chinesa de verdade ou eles somente não fazem esses pratos mais exóticos?

Não tem não! Até pq a gente acha uma comida meio padronizada vendida como chinesa mundo afora né, e se tem uma coisa que a comida da china não segue é padrão, haha!

Mas algumas ponderações: a China é muito gigantesca e as comidas são absolutamente variadas, mais noodles ao norte, mais arroz ao sul, infinitos pratos típicos, enfim. Falar de comida chinesa é sempre falar em um recorte. Falando em recorte, eu andei por alguns lugares da China, não posso dizer que na China inteira não exista a comida como a que a gente encontra por aqui, talvez ela esteja em Hong Kong, Macau ou algum lugar que não fui.

E por fim e mais importante, a minha viagem foi zero planejada pensando em comida. Eu comia onde estava quando me dava fome. Muitas vezes comer era difícil por conta das traduções nem sempre precisas, métodos de pagamentos e medo de vir estomago de alguém pra gente comer kkkk, e com tanto cansaço a gente só queria resolver o lance de comer. Não comemos bem, comida foi um ponto fraco da nossa trip. Mas eu já vi gente fazendo viagens gastronômicas maravilhosas pela China, especialmente gastronomia vegana... então tem comida fantástica, só não era meu foco achar elas!

• 2 semanas depois...
Postado
  • Autor
  • Membros

XANGAI (Shanghai – se pronuncia “xan rai”)

16 de outubro de 2024 – quarta

Chegamos em Xangai às 13h40, no aeroporto de Pudong! Eu estava eufórica de tomar um trem de levitação magnética pela primeira vez na vida, até pq eles são bem incomuns! Os tickets custaram 40 yuans cada (cerca de 30 reais) e não me lembro se pagamos direto no alipay ou compramos a parte, quase certeza que foi direto!

O trem é incrível, fomos a 300km/h pro centro da cidade, pouco mais de 5 minutos. Ele inclina em alguns trechos, como um avião sabe? Fica de lado... correm em plataformas específicas pra eles, ah gente, como não amar?

49.thumb.jpeg.9dd1175980badbe8a085ccdb7acc5d2c.jpeg

Disparei um alarme de segurança ao tirar essa foto kk!

Chegamos no nosso hotel, muito bom, recomendo. Vista incrível e ótima localização. Mas... chegamos em Shanghai com chuva... uma garoa, mas molhava, rs! Pegamos guarda chuvas do hotel e fomos bater perna assim mesmo. Próximo ao hotel ficava a famosa Najing Road, uma “rua de pedestres” INFINITA, rs, diz que a maior e mais movimentada da China. Não dava essa impressão, tinha gente pra caramba mas como era muito imensa a impressão é que as ruas de Chongqing e Xian eram mais cheias, rs!

50.thumb.jpeg.6c43f886acb6b28d67dcdf3d008aea02.jpeg
Vista do hotel!

A rua tem loja de todo tipo e tamanho e pra todo gosto! Uma mini so por exemplo (loja japonesa famosa) de muitos andares, prédios só de comida, com vários andares temáticos, muitas luzes... a gente fica meio doido!

51.thumb.jpeg.cfd1d0299489eb07f1c490d2f65b8f5a.jpeg

Uma pequena loja de muitos andares de comida!

52.thumb.jpeg.cb34c207a6bfbd01494db6e4ddee1748.jpeg

Meu guarda chuva lindo com a moni so de fundo, e um shopping com o prédio infinito visto através dele.

Comemos comidinhas de rua e fomos pra casa descansar, tínhamos muita cidade pra descobrir a pé!

17 de outubro de 2024 – quinta

Tomamos um café no quarto mesmo e partimos em direção ao “french concession” – bairro francês rico herança da época das dominações europeias! Andamos bastante, compramos comidinhas de rua (ótimas) e nos encantamos com o bairro, muito fofo! Embora tenhamos andado pouco nele neste dia! De lá seguimos pra cidade antiga, outra região muito visitada em Xangai. No caminho fomos vendo mais e mais exemplos de cidade incrível... planejada, limpa, arborizada, calçadas imensas, mobilidade de dar inveja. Almoçamos numa galeria qualquer!

53.thumb.jpeg.a3a92a51ec5be5744f12cbe5bfcbc5fc.jpeg

Comida de rua e o bairro francês lindo!

54.thumb.jpeg.0bb1d6311eadd0856e85b7ff7ae7cde5.jpeg

Xangai linda!

Seguimos pra cidade antiga, onde fiquei um pouco claustrofóbica.. hahaha, não pq fosse pequena ou fechada, mas a cada minuto vc atualiza suas definições de multidão na China! E aqui era um daqueles lugares com muitos estímulos sonoros... músicas, propagandas, anúncios, olha... era de ficar zonza!!

55.thumb.jpeg.e2bcf18ca2c13c642bea03032f59f8bc.jpeg56.thumb.jpeg.09e7bbc682995c384ad97a7bc57bddaf.jpeg

OLD TOWN!

No meio desse caos achamos por acaso uma das entradas para o Yu Garden (40 yuans cada)! A gente já ia nele mesmo, então entramos! Ele era bem grande, não tenho certeza se andamos nele todo. Tb lotado de gente em toda parte, mas com silêncio e aquele ar de paz!

57.thumb.jpeg.09f37c582737288ded811aad8be502df.jpeg58.thumb.jpeg.a0874e1c5eaa2009a6751577dbe6861d.jpeg

Yu Garden, um oásis de paz em meio ao caos!

Saímos de lá e tomamos um café para reunir forças pra ir em direção ao “The bund”, que nada mais é que a “orla” famosíssima de Xangai com seus muitos arranha-céus! Nós andamos muito, mas muito mesmo!! Neste dia foram quase 32 mil passos, rs! Chegamos no Bund ainda claro e andamos por ele todo tb, a medida que as pessoas iam chegando para o por do sol e show de luzes!

O cair da noite é de fato mágico, cada prédio vira uma tela de tv imensa! Os vídeos são mais legais, mas seguem algumas fotinhas!

59.thumb.jpeg.cce7c5b8778a63c7231b005dd1fe0224.jpeg

Uma cena comum: um mar de bicicletas. E estruturas metálicas ao longo da orla que lembram o metropol parasol de Sevilha.

60.thumb.jpeg.5e50c43468112d1f2bdde0ea063600a0.jpeg61.thumb.jpeg.8871c8b6fa2e77ce4e7698830e7fcbd3.jpeg

The bund!

O caminho de volta pra casa era justamente a Najing Road novamente. Fizemos uma loga passagem por ela novamente, compramos comida, vinho e me diverti bastante na mini so! Hoje, sem chuva, tinha o triplo de gente! Tomamos uns drinks num barzinho mas logo nossa energia finalmente acabou, rs!

62.thumb.jpeg.2cff115750394ddacd35410d4f4f0051.jpeg

Parece que lotou! Nanjing Road!

63.thumb.jpeg.6b5b9cbeea4f72c9b093ca31c9f361ea.jpeg

Mini So! Amo

Com os pés esfolados de tanto andar, nos retiramos para nosso sono reparador!

18 de outubro de 2024 – sexta

Neste dia acabamos voltando para o bairro francês. A gente foi atrás de uma loja de vinil que o Gui queria ir! Tomamos café na rua, vimos árvores tomando soro hahaha SIM, tinha umas bolsas de líquidos em várias árvores na calçada... desta vez andamos bem mais pelo bairro, é muito lindo e rico kk. Não achamos a loja de vinil, mas achamos uma loja de vinho, opa, que sorte a minha!

64.thumb.jpeg.9a29987b5ae4a2d4870251888594b935.jpeg

Arvore tomando soro e meu pão favorito da China!

Muitas praças, muitos idosos dançando e praticando Tai Chi, gente, dá vontade envelhecer na China... mas aí lembro da comida e desisto, kk!

Ai, do nada... a gente tava sem muita ideia do que fazer né... resolvemos ir num parque longe pacarai, e esse dia tava muito quente. Mas eu queria ver o rio Yangtze... tão importante na história da China, e desse parque ele era “avistável”. Fomos.

Foi bem interessante que o parque ficava bem na periferia de Xangai mesmo, num bairro simples, então foi bem massa observar o contraste. Mas a gente andou demais pra chegar até ele.

65.thumb.jpeg.8432c8ee32c6354e913b44a1fad9461b.jpeg

Tenho milhões de fotos deste parque mas vou poupar vcs do surto da botânica!

O parque era incrível (Gongqing Forest Park). Apesar do calor, ficamos muitas horas andando por ele! Tinha fotógrafos de natureza capturando imagens de aves, borboletas, ensaios de casamento, gente fazendo exercício... foi muito incrível.

66.thumb.jpeg.8403ea17c5d18ca6ca0e3175250c3fae.jpeg

Periferia de Xangai!

Só pra variar o lugar era gigante e tivemos algum dificuldade de sair dali, rs, mas finalmente conseguimos. Se entender direito como poderíamos sair dali sem ter que voltar todo o caminho a pé que tínhamos feito antes, apelamos e chamamos o uber chinês, que é o Didi. Pelo app do alipay mesmo, muito simples! Demorou um pouco mas um carro veio, estávamos salvos, rs!

Fomos pro hotel tomar banho pq eu estava lavada de suor! Saímos pela última vez pelas imediações da Najing Road com seus painéis futurísticos que me lembrava o de volta para o futuro, rs... e fechamos nossa jornada em Xangai num restaurante de rede bem famoso, o HAIDILAO HOT POT. Este ficava dentro de um shopping bem perto de casa... foi incrível!

É um restaurante bem performático... com atendimento bem legal, a moça que nos atendeu ria até da gente e praticamente cozinhou na mesa pra gente vendo toda a nossa trapalhada com o HOT POT kk

67.thumb.jpeg.d09a721afa3287938a48ac28a837bfb6.jpeg

Tem que amarrar o cabelo e botar o avental pq a lambança é grande. Tb dão saquinhos ziploc pra vc guardar o celular, rs!

Curtimos demais Xangai tb!! Foi uma cidade onde fizemos coisas aleatórias, haha, foi bem divertido. E ah, uma coisa engraçada... a gente foi abordado muitas vezes na rua por vendedores com um cartão mostrando relógios, bolsas e eletrônicos escrito “shopee” kkk, tinha hora que era meio chato pq eram muitas abordagens... eles viam um gringo e já chegavam. Não insistiam mais que um minuto mas eram meio grudentos... o objetivo era te levar pro submundo dos falsificados e obviamente não demos nenhuma bola pra eles!

Partiu naninha, dia seguinte partiríamos pra Coreia do Sul!

(CONTINUA)

Postado
  • Autor
  • Membros
15 horas atrás, D FABIANO disse:

@Juliana Champi Voce só andou por Xangai?Não tomou nenhum transporte público por que não quis?

ah não, eu tomei vários metros, e Didi tb... impossível fazer tudo a pé, rs! mas mesmo assim andei muito!

A coisa que mais fiz em Xangai for andar e suar KKK

Reli o que escrevi e deu a impressão mesmo que fizemos tudo a pé, mas não. Pra ir pros lugares em si era de metro, e neles andávamos bastante. Pro parque que fui no último dia por exemplo foi mais de 1h de metro e depois uns 40 minutos de caminhada... quando disse que não queria voltar tudo a pé era esses 40 min, rs!

Pegamos vários metros todos os dias. Mesmo assim tem lugar que é só caminhável mesmo, como o the bund e as pedestrian street!

Postado
  • Membros

@Juliana Champi Foi boa a sua resposta para chegar no ponto que queria. Como você fez para entender as estações em chinês?Eu,por ex,não entendi o árabe nas estações do Egito,e desisti. 

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Conteúdo Similar

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.