Ir para conteúdo

Posts Recomendados

• Colaboradores
Postado
18 horas atrás, Leandro Z disse:

O que deu errado com o KASA?!
Continue, por favor!

Prometo que continuo, essa viagem foi tão legal.

O Kasa, vou antecipar... ele só permite o transito livre por 30 dias se vc ficar apenas entre Zambia e Zimbabue.
Tipo, nós chegamos no Zimbabue e emitimos o Kasa achando que por 30 dias podíamos entrar e sair sem preocupação, mas não... 
No momento em que saímos do Zimbabue pra Bots (1h30 depois de ter chegado, rs) esse visto perde a validade. Ao voltar tive que pagar por ele de novo. Ou seja, na entrada, eu devia ter pago apenas o visto simples (30usd, não 50usd) para entrar, mas de qualquer forma, ao retornar, pagaria os 50 usd.

É apenas sobre uma economia de 40 usd em casal, mas achei o cumulo do absurdo.
Espero ter sido clara, qualquer coisa me chama lá no insta @biologasemfronteira

• Colaboradores
Postado (editado)

DIA 6 - QUINTA (11/09): continuando este dia então, o DIA DE TODOS OS GATOS!

Logo de manhã fomos até o rio contemplar muitas aves aquáticas que estavam por ali... colhereiros, pelicanos, patos, e muitas outras espécies. E poucos minutos depois já demos de cara novamente com a leoparda, aparentemente a mesma do dia anterior! Que emoção!

Depois assistimos um pequeno chacal perseguindo galinhas da angola que rapidamente empoleiraram em uma árvore e ficaram brigando com o chacal... e na sequência, encontramos novamente o bando de leoas e filhotes que tínhamos encontrado no dia anterior! Que feliz, elas estavam descansando de barriga pra cima e alguns filhotes estavam interessados em umas girafas que estavam por perto. Ficamos ali um tempo e seguimos.

Vimos uma hiena e depois uma quantidade absurda de elefantes... a gente meio que ficou “presos” na passagem deles e uma mamãe elefanta deu um passa fora na gente, indo de encontro ao carro (que foi retirado de ré calmamente pelo Joe) abanando as orelhas nitidamente nos intimidando e dizendo que não éramos bem vindos perto do filhote dela, haha!

Contando agora é tranquilo mas na hora foi um cagaço de nossa parte, rs, guia tranquilo. Aí Joe recebeu uns rádios... e começou a ir pra um lugar no meio do nada, sempre olhando pro chão e se orientando por pegadas. E ele achou! Dois leões machos adultos, irmãos, que mantinham em seu território 3 bandos de fêmeas!

17.thumb.jpeg.aff5a2f3ec0ea84ca23a08c73c2196f0.jpeg
selfies!

Coisa MAIS LINDA. Eles tb estavam descansando e só deram uma erguida de cabeça pra olhar a gente algumas vezes! E depois gente, encontramos mais um bando de fêmeas e filhotes, estávamos realmente com muita sorte!

Seguimos com vários outros bichinhos incríveis e quase saindo já do parque topamos com nosso TERCEIRO BANDO DE LEOAS... nós simplesmente vimos os 3 bandos de fêmeas e os dois machos no mesmo dia, foi absolutamente incrível!

18.thumb.jpeg.1a4d7b06e3ec443d1709da56142b655f.jpeg
Foi épico! Valeu Bots!

Foi incrível dividir esses dias com uma natureza tão brutal e pessoas tão incríveis, aventura épica para ficar pra sempre guardada no coração.

O Joe foi levar os meninos na fronteira onde um outro carro ia pegar eles, eles já voltariam pra VFA e no dia seguinte retornariam ao Brasil. Tb foi nos levar na nossa hospedagem, que era na vilinha dos moradores... mas eu não achei o endereço (era bem estranho na verdade), nem o Joe, e a dona da hospedagem não atendia minha ligação... acabei desistindo e fomos pra um hotel que achamos ok, seria uma noite só mesmo. Foi um hotel bom, meio caro, mas ok.

Jantamos por ali mesmo, tomamos um maravilhoso banho, hahaha e capotamos!

DIA 7 - SEXTA (12/09): KASANE > NATA

Esse era o dia de pegar o carro no aeroporto de kasane. Acordamos cedo, tomamos café, e como o hotel oferecia transfer pro aeroporto, solicitei. Aí a moça da recepção disse que não tinha voo naquele horário, eu disse que sabia, que ia até lá buscar o carro... aí ela disse que só havia transfer pro aeroporto pra quem fosse pegar avião!

OI?

Eu disse que isso não fazia diferença pra eles, e que eu só tinha escolhido aquele hotel por causa do transfer... ela insistiu que não, eu insisti que sim, e no fim ela arrumou um motorista pra levar a gente, oxe. Aqui é procon fiii, kkkk!

O aeroporto de kasane era um deserto, tinha acabado de abrir (as 8h) e deve receber pouquíssimos voos semanais... mas enfim, pegamos nossa nave, sim, uma Toyota Hilux 4x4 automática e partimos rumo a Nata. O deslocamento seria de cerca de 300km.

A estrada tinha trechos bons, regulares, ruins e péssimos. E muitos bichos, principalmente elefantes e avestruzes, mas muitos outros tb... andando assim como andam os caramelos aqui no Brasil.

Fizemos algumas paradas em “rest areas” e sempre tinha kilos de placas dizendo que ali era uma área de vida selvagem e que vc estava parando ali por conta e risco, rs! Adoro.

19.thumb.jpeg.48f3f80c4de954c6248de5d247d455b2.jpeg
Plaquinhas!

E chegamos em Nata... na exótica hospedagem cujo nome está no início do relato. Era como se fosse um sitio, com muitas cabanas e outras construções, tudo muito rústico. O dono era da Swazilândia... muito simpático, mas falo das pessoas depois! Ele mesmo que construía tudo... e tb tinha um rio que passava no fundo da propriedade, muito grande, e cabras, muitas cabras...

O lugar era de paz... fomos dar uma voltinha na cidade que mais uma vez era um ajuntamento de gente sem nenhuma organização visível, rs... e voltamos pra casa só pra relaxar mesmo, tomando vinho na sombra e descansando na beira do rio.

Tínhamos acesso a cozinha, mas o dono da hospedagem (esqueci o nome dele) disse que iria fazer jantar, e o custo era bem bom, então topamos. A noite nos sentamos todos em uma mesa externa pra comer, tinha legumes assados, arroz de brócolis, um purê de algo muito bom e frango assado com o melhor tempero da galáxia!

Mas o melhor de tudo foi a conversa caótica. Ao longo da tarde já tínhamos conversado com 2 norte-americanos de meia idade que estavam voluntariando ali. Na verdade, a senhora era da terceira idade já, o cara parecia um pouco mais novo. Antes achei que eram um casal, depois vi que eram apenas amigos... e os dois eram bem esquisitos, kkkk, e tb curiosos. Tb tinha uma senhorinha muito senhorinha por ali, na casa dos 90, não entendi se ela era parente do dono ou dos estadunidenses.

O Bolsonaro tinha tido sua prisão domiciliar decretada... assim que a senhorinha soube que éramos do Brasil nos perguntou o que achávamos, eu disse que estava em festa, rs, que ele tinha que pagar pelos seus crimes, e ela comemorou muito! Que fofura.

Os voluntários tb perguntaram bastante sobre a nossa vida no Brasil, o carinha já tinha “morado” uns meses por aqui e enjambrava um português! Falando sobre os nossos gostos por vida selvagem e natureza eles perguntaram se a gente não tinha vontade de conhecer os parques dos EAU... e eu disse que sim, mas que por hora o visto estava muito caro, e que o presidente deles não gosta muito de brasileiros, haha... a senhora ficou envergonhada e pediu desculpas pelo país dela... achei fofa.

No momento que nos chegamos mais cedo, vimos que uma chinesa estava chegando tb, pela estrada, a pé! Tb conversei com ela a tarde... ela estava há um ano vagando pelo mundo... disse que não queria se casar e que nada prendia ela na China, e tb falou coisas curiosas dobre a sua cultura. Dissemos que tínhamos visitado a China no ano anterior e que tínhamos amado, ela ficou muito feliz e orgulhosa. Disse que ia dar um tempo na andança pq estava cansada e com sdd da família! Ela tinha mais de 40 anos... foi bem legal.

E no jantar se juntou a nós uma outra senhora, europeia, mas que vivia em diferentes países da África por que gostava... ela era muito doida, parecia bêbada ou meio chapada de remédio, foi muito engraçado! Entendi que ela era muito amiga do dono tb, parece que eles já tinham morado juntos em Luanda.

20.thumb.jpeg.957f631fbedb8ef5fe75b3e8b7c0f5f7.jpeg
De boné verde o proprietário, do lado dele a amiga doida. Gui em pé, ao lado dele o norte-americano e perto de mim a parça dele!

Depois de muita conversa, finalmente fomos dormir, no dia seguinte seguiríamos pro Delta do Okavango.

DIA 8 - SÁBADO (13/09): NATA > MAUN

Acordamos com calma, tomamos café, nos despedimos de todos e partimos! Nosso destino era Maun, cidade base para o Delta do Okavango, mas no meio do caminho queria conhecer o Nxai National Park, seus “Pans” (salinas e pântanos) e os famosos baobas de Baines.

21.thumb.jpeg.645928fe0cb8f16ab87d181212c085d1.jpeg
NXAI NATIONAL PARK

Foi nosso primeiro rally na areia. Mesmo com carro 4x4 é muito difícil dirigir naquela areia fofa... levamos 1h para andar pouco mais de 30km. A região dos baobás é mesmo muito bonita, e são famosos pq constam nas pinturas de Baines, do sec. XIX. As sete irmãs (são 7 árvores)...

22.thumb.jpeg.d9e4e2aa23ea5f656e7b9b36adb4f39e.jpeg
Baobás de Baines!

No mais valeu a aventura. Vimos que era muito foda mesmo dirigir na areia, mas tb vimos bichinhos e visitamos uma terra ancestral que eu queria muito conhecer.

Isso pq o Nxai National Park é contínuo ao Makgadikgadi Pans (Pântanos de Makgadikgadi)... e foi neste lugar que surgimos, nós, a espécie humana.

A região foi apontada por um estudo científico publicado na Nature em 2019 como o "berço" da humanidade moderna (Homo sapiens). Pesquisas indicam que, há cerca de 200 mil anos, esta área era um vasto sistema de lagos e zonas úmidas férteis, oferecendo o ambiente estável necessário para a evolução inicial de nossos ancestrais diretos. Enfim, mágico estar ali! Mesmo o estudo sendo um pouco polêmico.

Seguimos pela estrada sempre com muitos bichinhos e paz! E chegamos na nossa casa em Maun! Maravilhosa, enorme, numa cidadezinha com alguma estruturinha, a melhor em que estivemos.

O dono da casa era belga, casado com uma botsuana, vivia ali a muito tempo, um de seus filhos tb, os demais tinham ido pra Europa! Era muito simpático... no quintal tinha outras casas (incluindo a dele) e chalés, era muito bonita.

A tarde fomos passear na cidade, fomos num mercado, mas nada de mais! Voltamos pra nossa casinha linda para os rituais viníferos da noite, rs!

(CONTINUA)

Editado por Juliana Champi
  • Gostei! 1
  • Amei! 1
  • Membros
Postado
Em 19/01/2026 em 17:37, Juliana Champi disse:

Prometo que continuo, essa viagem foi tão legal.

O Kasa, vou antecipar... ele só permite o transito livre por 30 dias se vc ficar apenas entre Zambia e Zimbabue.
Tipo, nós chegamos no Zimbabue e emitimos o Kasa achando que por 30 dias podíamos entrar e sair sem preocupação, mas não... 
No momento em que saímos do Zimbabue pra Bots (1h30 depois de ter chegado, rs) esse visto perde a validade. Ao voltar tive que pagar por ele de novo. Ou seja, na entrada, eu devia ter pago apenas o visto simples (30usd, não 50usd) para entrar, mas de qualquer forma, ao retornar, pagaria os 50 usd.

É apenas sobre uma economia de 40 usd em casal, mas achei o cumulo do absurdo.
Espero ter sido clara, qualquer coisa me chama lá no insta @biologasemfronteira

Compreendi, aviso muito importante, independente do dinheiro, obrigado.

Falando em dinheiro (confesso que ainda não li todo o seu relato), vi que você não sacou em Joanesburgo e teve que sacar nos outros países, então cartão não era muito aceito nestes? Ou usava o Wise e sacou dinheiro por precaução?

• Colaboradores
Postado
1 hora atrás, Leandro Z disse:

Falando em dinheiro (confesso que ainda não li todo o seu relato), vi que você não sacou em Joanesburgo e teve que sacar nos outros países, então cartão não era muito aceito nestes? Ou usava o Wise e sacou dinheiro por precaução?

Eu saquei dinheiro apenas em Bots, e 2x se não me engano, no início da viagem. O cartão é super bem aceito no geral, mas uma ou outra hospedagem aceitava pagamento apenas em dinheiro, enquanto outras apenas no cartão. Saquei um pouco a mais por precaução como sempre, mas precisar mesmo era só este dinheiros das hospedagens, que eu já tinha visto antes que era assim.

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...