Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

Postado
  • Membros

Oi gente!!

Gostaria de ajuda com meu roteiro para a Patagônia. Eu vou final de maio (15/05 a 01/06) e não achei relatos dessa época por aqui. Pretendo fazer uma viagem solo de aniversário 🥳, me hospedando em hostel para novas conexões. Parte do roteiro está definida, chego em Buenos Aires dia 15/05, e dia 17/05 vou para El Calafate. Pretendo conhecer também El Chalten e Torres del Paine (hospedagem em Puerto Natales). Fico na Patagônia de 17 a 27/05 (10 noites); retorno para Buenos Aires e finalizo lá a viagem até dia 01/06. Eu cogitei trocar Torres del Paine por Ushuaia, mas logisticamente e financeiramente causa um impacto significativo, mas aceito sugestões.

Primeira questão: pretendo alugar um carro na Patagônia. Pelo que vi, financeiramente pode valer a pena, e tb por ter mais tempo e liberdade para apreciar as belezas de lá; me economiza com Transfer tb, acham que vale a pena?

Em El Calafate pretendo fazer o museu, conhecer a Av. Liberdade; Todo Glaciares e as passarelas do Perito Moreno (ou Safari Azul) - e estou cogitando fazer a Nativo Experience pq queria pegar uma noite estrelada - vi fotos lindas das noites na Patagônia.

Em El Chalten pretendo fazer Mirador de los condores/las águias e Chorillo del Salto (no dia da viagem entre El calafate e El chalten da pra ir conhecendo tudo no caminho, por isso o carro seria ótimo aqui); também quero fazer Laguna Capri/Fitz Roy, mas tenho receio quanto aos riscos nesse período, apesar de ser ainda outono. E, talvez, o Lago del Desierto e Glaciar Huemul (vi aqui em algum relato, aliás tudo tirei daqui).

Em Puerto Natales, pretendo fazer Torres del Paine e a cavalgada da Galope Austral.

Minhas dúvidas são:

1. quanto ao período para as trilhas (outono, final de maio, riscos)

2. considerando que vale a pena alugar carro, riscos das estradas - estarei sozinha, sou uma motorista experiente pq trabalho viajando mas nunca dirigi nas estradas argentinas, menos ainda em clima adverso

3. meu aniversário é dia 24/05 (!!!!) e quero uma experiência transformadora. Estou entre Fitz Roy (posso me lascar dependendo da situação climática no dia, então risco de melar o plano), Torres del Paine (acho que tem menos risco de não conseguir fazer a trilha), ou a cavalgada Galope Austral (eu sou gaúcha, zootecnista e amo cavalos/cavalgar).

4. não sei se tenho condições físicas pra fazer as duas trilhas (Fitz Roy e Torres del Paine). Antigamente, teria. Era muito ativa, fazia Crossfit/corrida mas acabei rompendo o ligamento do joelho. Faz um ano que fiz minha cirurgia, já estou recuperada, voltei as atividades físicas (musculação) mas tenho um pouco de receio de forçar demais. Se fosse escolher, qual vcs acham que será mais impactante visualmente? A laguna do Fitz Roy acho que terá congelado. Posso fazer de carro Torres del Paine tb, mesmo roteiro das agências mas com o carro alugado. Enfim, estou muito em dúvida. Conto com vcs pra me ajudar nessa!

Hostel que reservei: El Calafate ficarei no América Del Sur; El chalten no Rancho Grande e Puerto Natales no Rufus. E, se me sobrar um dia livre, tem mais coisa pra fazer em qual das três cidades?

Ah, pro roteiro me inspirei em uns relatos e respostas em post daqui, então agradeço @luizh91 @Alan Rafael Kinder @alexandrecpasti @omarciopereira

Editado por FernandaFontoura

Featured Replies

Postado
  • Membros

Meu pitaco.

Na Argentina o carro não vale muito a pena exceto para fazer o trajeto El Calafate - El Chalten, pois te dá oportunidade de parar nos miradouros, para qualquer outro passeio é mais fácil e mais barato pegar com transfer junto. E não dá para alugar carro na Argentina e atravessar a fronteira, a não ser que page uma pequena fortuna para a permissão.

Os passeios de El Calafate, veja se o preço do mini-trekking não é o mesmo do safari azul + passarela, pois o mini-trekking, além de subir na geleira, passa no mesmo trajeto do safari azul e no fim vai pras passarelas, porém o preço é meio salgado mesmo. Procure pela hielo y aventura, a única empresa que tem permissão pra fazer esses tours. Mas é como o Alan disse, o todos glaciares, apesar de não navegar no Perito Moreno, compensa o do Safari Azul, então só as passarelas é suficiente.

Em Torres del Paine talvez um carro seja melhor, pois a oferta de ônibus não é tão grande. Porém não sei o quanto é é permitido andar de carro pelo parque, pois tem bastante restrição, talvez seja melhor fazer um tour? existe uns que fazem o passeio pelo parque, mas não precisa do tour pra subir o TDP, pois é subir e descer, "só" isso.

Eu fiz o TDP e o Laguna de los Tres (Fitz Roy), e o TDP é um pouco mais difícil, porém ambos tem o último kilometro bem íngrime, eu sofri igual.

Postado
  • Colaboradores
1 hora atrás, FernandaFontoura disse:

Caramba @Alan Rafael Kinder!! Muito obrigada por responder a todas dúvidas, vou responder algumas das suas considerações.

Esse fórum fez toda a diferença para mim em 2020 (apesar que na época, por mais que sejam poucos anos atrás, a quantidade e qualidade das informações era miserável).
Enfim, gosto de estar aqui contribuindo de alguma forma.

Assim Fernanda, cada pessoa tem uma expectativa, e também um perfil... eu estou lhe indicando as coisas por minha perspectiva... é sempre prudente avaliares com calma se isso é realmente o que melhor combinará pra você.

Sobre o carro: agora sim, fiquei convencida que não vale a pena o aluguel em El Calafate/El Chaltén. Eu queria muito conhecer a ruta 40 dirigindo. Vi em algum post que vc é de SC, eu tb sou, moro em Chapecó, e pretendo um dia fazer a parte norte da Argentina somente de carro, como uma amiga minha fez (Jujuy, Salta e Cafayate). Como quero muito ter liberdade de apreciar a vista com qualidade, e tirar fotos no caminho entre El Calafate e El Chalten, vou pesquisar transfer. Tem um passeio da "Brasileiros em Ushuaia" que faz esse roteiro passando pelo Mirante dos Condores e Chorillo del Salto (R$650,00 ida e volta), mas eu não volto, então um transfer e posterior trilha talvez vale mais. Vou verificar para alugar o carro em Puerto Natales/Torres del Paine, sabe se lá as estradas também são de rúpia?

Separe essas viagens, não tente fazer tudo de uma única vez - não vale a pena!

Dessa vez vá para lá com um propósito: conhecer El Calafate + El Chaltén + Puerto Natales (TDP). Já é um ótimo objetivo, te garanto!

Para essa viagem especificamente, só valeria um carro em duas hipóteses:
a) Se ao buscares dados concretos (diretamente com eventuais operadores), for verificado que não há serviço regular de transfer (mas a atração está disponível) - isso pode acontecer em época de baixa temporada;
b) Especificamente em TDP, caso não queiras fazer os circuitos de trilhas (W, estimado em 4 dias; ou O, estimado em 9/10 dias). Com um carro poderás 'passear' pelas ruas do parque, com calma, e ainda conseguirás fazer o ataque até a base de TDP (e de quebra, não dependerás do transporte de Puerto Natales até o parque) -- mas atente que deverás alugar um carro no Chile, evitando trocar de países (pois encarecerá horrores).

Sobre o caminho entre El Calafate e El Chaltén: são cerca de 03 horas de ônibus, ele para na Estancia La Leona por uns 15 minutos, que talvez seja um dos poucos lugares fotografáveis do caminho. Não que o caminho não seja bonito, mas a verdade é que ele será deslumbrante nos primeiros 5km, depois será mais do mesmo, repetidamente, por horas... você não ficará deslumbrada tanto tempo (exceto se tiveres algum tipo de prazer excepcional com repetições kk)... Se quiseres uma foto no meio da Ruta, podes aproveitar a parada em La Leona e ir até a estrada, e acertar um bom ângulo. Conforme tu se aproxima de El Chaltén, você sai da Ruta 40... nesse trecho é possível que você comece a fotografar as montanhas pela janela (eu fiz isso, só para perceber que cada vez que eu chegava mais perto, ficavam melhores -- te antecipo, da cidade tu terás as melhores fotos das montanhas).

Eu não aconselho fechar pacotes com ninguém em El Chaltén. Tu consegue se organizar com muita facilidade sozinha, te garanto.
Normalmente o staff das hospedagens até te ajudam com isso (pois eles tem os contatos).
Perto da rodoviária de El Chaltén fica a sede de uma empresa muito seguro de transfers, tu pode ir até lá e negociar direto com o atendente (eles tem um cartaz com os preços na janela, para poderes avaliar antes de fechar negócio).

Mas especificamente Mirador de Los Condores/Aguillas, Cerro Torre, Laguna de Los Tres, Laguna Madre y Hija, Loma del Pliegle Tumbado, e Chorillo del Salto, não precisariam de qualquer tipo de transfer (dá de ir a pé até o início).

Tu só vai usar transfer para a Ruta 23 (e convenientemente aproveita-lo para descer na entrada do Chorillo del Salto, caso desejes).

Sobre esse passeio da Brasileiros em Ushuaia, permita-me compara-lo:
- Eles pedem 650 BRL ida e volta (saindo de El Calafate), já não é o ideal, pois pretendes ficar por lá mais dias (e não sei se o ingresso para o parque está incluso aqui, acho improvável).

Minha pesquisa (acabei de fazer):
- Passagem de ônibus, com a operadora CalTur, saindo de El Calafate às 08:00h, chegando em El Chaltén às 10:40h (PREÇO: 180 BRL, apenas ida) (Link: https://www.plataforma10.com.br/servicos/procurar-passagens/Calafate/El-Chalten/2728/3702/23-05-2026/_/1/0/0);
- Ingresso no Parque Nacional Los Glaciares 'Norte', opção 'flexipass' de 03 dias (PREÇO: 90.000 ARS ~ 342,38 BRL) (Link: https://www.argentina.gob.ar/parquesnacionales/tarifas).
TEORICAMENTE, a passagem de retorno fica no mesmo valor, e tu podes escolher quando quiseres (então + 180 BRL para voltares para El Calafate).
Esse ingresso te dá acesso às trilhas da cidade por 03 dias (mas existem opções diferentes - consulte o link), e outra coisa, existem 'meios' de você escapar da guarita e evitar a cobrança (falo isso pois acho um absurdo a forma que está sendo feito).
Resumindo, valor investido total = 702,38 BRL (com ingresso para 03 dias incluso)!

Te aconselho a evitar operadores de turismo em El Chaltén, salvo em atrações exclusivas. Para trilhas, resolva sozinha, vale a pena.

El Calafate: O Ice Bar vi em algum dos vários relatos que li que é "pega turista", então já descartei. E o Glaciarium seria mais pro meu dia de chegada mesmo, já que vou chegar de tarde, sem programação. O Big Ice vi que fecha no período, mini trekking funciona, mas tb tem o preço salgado. Entre mini trekking e Todos Los Glaciares, optei pelo segundo. E obrigada pelo conselho do Safari Azul, vou fazer então o da navegação, que disse anteriormente, e as passarelas do Perito Moreno.

Só para constar, o Glaciarium e o Ice Bar são no mesmo lugar, mas atrações separadas. Quando você falou do museu, pensei que era o da Av. Libertador (que é simpleszinho).
Não esqueça de experimentar o sorvete de Calafate, no Acuarela. E se você gostar de chopp, tem excelentes opções em El Calafate (La Zorra) e El Chaltén (La Birre, ele existe, só não aparece no maps).

Boa decisão com o Minitrekking e o Todos Los Glaciares. Ambos valem a pena, mas nas passarelas do Perito Moreno tu já vais sentir 80% da vibe de lá... existem outras opções para andar sobre o gelo, caso queiras.

El Chaltén: Mirador de Los Condores / Las Águillas então será em meu primeiro dia. Chorillo del Salto, se tiver tempo livre, caso alguma trilha que eu queira fazer esteja fechada pelo tempo, vou usar como plano B. Glaciar Huemul e Lago del Desierto eu coloquei no roteiro pelo teu relato, ou alguma resposta sua no relato de alguém, toda vez vc diz que é um absurdo de lindo! E pouca gente fala dele. Sobre a cavalgada que teu irmão fez por lá, pode verificar com ele através de qual agência ou em qual estância ele foi?

Glaciar Huemul é muito bonito, nenhuma das outras lagunas tem a mesma cor de água.

Estância Bonanza, eles tem um showroom (casinha de madeira) lá no final da cidadezinha de El Chaltén (perto do estacionamento que dá acesso ao Sendero Capri, que leva para o Futz Roy). Ele pagou cerca de 900 BRL por pessoa (tem vários pacotes). A empresa te pega na cidade e leva até a entrada da estância (tem uma ponte pênsil enorme, na Ruta 23), depois traz de volta. Ele recomenda bastante esse passeio.

Sobre o tempo/neve.. conversei com um amigo que viaja com frequência pra lá, e outros locais de neve, para subir montanhas. Ele me disse que lá o clima é instável o ano todo, que a probabilidade é maior no outono/inverno e que estará mais frio, mas ele foi no verão e ainda assim pegou chuva e dias de tempo fechado. Me incentivou a ir.

É, basicamente isso.
Não dá para organizar o roteiro tentando se basear no clima de lá.
O que precisa ser considerado é 'baixa e alta temporada', pois algumas coisas não funcionam na baixa temporada.
O Windguru (aberto no navegador, não o APP) consegue ajudar bastante na previsão, para tu te organizares com um ou dois dias de antecedência - ele é meio complicado para quem não é habituado, mas te apresenta três camadas de nuvens em percentuais (sendo 0 = nada, 100 = completamente nublado). As vezes a camada de cima tá em 80, e as duas de baixo tao em 0, isso significa que será um dia nublado, mas que você conseguirá fazer fotos boas em lugares 'baixos' (Fitz Roy e Loma del Pliegle Tumbado são altos, lá ficará ruim). Dias ensolarados fornecem as melhores fotos pois a água reflete a luz. Dias quais nenhuma camada passa de 60 costumam se traduzir em 'nublado alternado', com momentos abertos, outros fechados, daí é sorte de estar no lugar quando o sol aparece. Enfim, se fores usa-lo, abra o navegador e já interaja com o sistema dele para ir entendendo. O App não tem todas as funções do navegador, por isso desaconselho usar.

E, pra finalizar, sobre os passeios que vc recomendou: Glaciar Huemul está certo no roteiro, mas vou pesquisar mais pra decidir, finalmente, qual farei no meu aniversário. E os outros dois "Laguna Azul/Verde (o circuito), e também o caminho até a Laguna del Diablo; Loma del Pliegle Tumbado (e o Domo)", vou pesquisar e considerar! Não me lembro se tem no seu relato, vou olhar novamente!

Boa decisão, não vais te arrepender.

Laguna Azul/Verde necessita ver se a Estância Los Huemules estará operando nessa época... mas vale a pena pois você sentirá muito mais imersão que nas trilhas 'normais' da cidade. Pássaros estão presentes constantemente. A indicação de fazer também Laguna del Diablo está mais no trajeto que é percorrido do que no destino.

E a Loma del Pliegle Tumbado é, para mim, o ápice de lá (vai de encontro com o que eu mais acho bonito). Mas não deixe de fazer Laguna de Los Tres, que é o carro forte da cidade.

Qualquer coisa, é só perguntar.

Postado
  • Autor
  • Membros
8 horas atrás, Davi Leichsenring disse:

Meu pitaco.

Na Argentina o carro não vale muito a pena exceto para fazer o trajeto El Calafate - El Chalten, pois te dá oportunidade de parar nos miradouros, para qualquer outro passeio é mais fácil e mais barato pegar com transfer junto. E não dá para alugar carro na Argentina e atravessar a fronteira, a não ser que page uma pequena fortuna para a permissão.

Obrigada, Davi! Acompanhei seus relatos!! Já fui convencida sobre o carro, vou alugar direto no Chile, em Puerto Natales. Pra estrada entre El Calafate e El Chalten vou pegar um ônibus, mesmo.

Os passeios de El Calafate, veja se o preço do mini-trekking não é o mesmo do safari azul + passarela, pois o mini-trekking, além de subir na geleira, passa no mesmo trajeto do safari azul e no fim vai pras passarelas, porém o preço é meio salgado mesmo. Procure pela hielo y aventura, a única empresa que tem permissão pra fazer esses tours. Mas é como o Alan disse, o todos glaciares, apesar de não navegar no Perito Moreno, compensa o do Safari Azul, então só as passarelas é suficiente.

Não é o mesmo, definitivamente KKKKK o Safari Azul é R$900,00; o mini trekking em torno de R$1.500 (ambos pela Hielo y Aventura). Optei por Todos Los Glaciares R$1.115,00 pela Solo Patagonia; e pela Passarela do Perito Moreno R$350,00 pela Brasileiros no Ushuaia - pesquisei bastante os passeios.

Em Torres del Paine talvez um carro seja melhor, pois a oferta de ônibus não é tão grande. Porém não sei o quanto é é permitido andar de carro pelo parque, pois tem bastante restrição, talvez seja melhor fazer um tour? existe uns que fazem o passeio pelo parque, mas não precisa do tour pra subir o TDP, pois é subir e descer, "só" isso.

Eu fiz o TDP e o Laguna de los Tres (Fitz Roy), e o TDP é um pouco mais difícil, porém ambos tem o último kilometro bem íngrime, eu sofri igual.

O TDP hoje, pela Caminos Tour, está R$460,00, o tour + trilha até a base. Se eu alugar um carro, poderia ir dois dias ao parque, um para um tour de carro, outro para fazer a trilha. Quanto a isso vou pesquisar melhor. E sobre andar de carro pelo parque, é permitido sim, pelo que andei pesquisando.

Editado por FernandaFontoura

Postado
  • Autor
  • Membros
7 horas atrás, Alan Rafael Kinder disse:

Separe essas viagens, não tente fazer tudo de uma única vez - não vale a pena!

Dessa vez vá para lá com um propósito: conhecer El Calafate + El Chaltén + Puerto Natales (TDP). Já é um ótimo objetivo, te garanto!

Siiim!! O norte da Argentina será em outro momento. Esse, em maio, será BsAs e Patagônia, minha primeira viagem internacional. Eu ia pro verão europeu, pra falar a verdade, mas mudei de ideia - da água pro vinho (quase literalmente). E já estou com as passagens compradas. Utilizei milhas, inclusive. Portanto, por enquanto, meu custo foi apenas as taxas do voo (R$450,00). Falta comprar o voo BsAs - El Calafate.

Mas especificamente Mirador de Los Condores/Aguillas, Cerro Torre, Laguna de Los Tres, Laguna Madre y Hija, Loma del Pliegle Tumbado, e Chorillo del Salto, não precisariam de qualquer tipo de transfer (dá de ir a pé até o início).

Tu só vai usar transfer para a Ruta 23 (e convenientemente aproveita-lo para descer na entrada do Chorillo del Salto, caso desejes).

Só para confirmar, a Ruta 23 é a que leva ao Glaciar Huemul?

Realmente, pra El Chaltén eu vi nos relatos que o pessoal faz sozinho.. nem pesquisei nada de agência, somente aquele que vc fez a comparação e fez muito sentido. Esses R$650,00 não incluem a entrada do parque. E muuuuuito obrigada por indicar o ônibus, eu procurei ontem mas fiquei bem confusa, na verdade.

Só para constar, o Glaciarium e o Ice Bar são no mesmo lugar, mas atrações separadas. Quando você falou do museu, pensei que era o da Av. Libertador (que é simpleszinho).
Não esqueça de experimentar o sorvete de Calafate, no Acuarela. E se você gostar de chopp, tem excelentes opções em El Calafate (La Zorra) e El Chaltén (La Birre, ele existe, só não aparece no maps).

Sim, é esse museu mesmo. Minha ideia é ir no museu e não pagar o ICE BAR. E a sorveteria já esta na lista - eu realmente li muitas respostas suas em dúvidas na Patagônia; inclusive, La Zorra também está kkkk

8 horas atrás, Alan Rafael Kinder disse:

Glaciar Huemul é muito bonito, nenhuma das outras lagunas tem a mesma cor de água.

Então, eu acho que as lagunas estarão congelando já - mas vai que sou abençoada em atrasar o inverno esse ano, vou torcer por isso, acho que faz bastante diferença no visual 😅 e vou pesquisar a Estância Bonanza.

O Windguru (aberto no navegador, não o APP) consegue ajudar bastante na previsão, para tu te organizares com um ou dois dias de antecedência - ele é meio complicado para quem não é habituado, mas te apresenta três camadas de nuvens em percentuais (sendo 0 = nada, 100 = completamente nublado). As vezes a camada de cima tá em 80, e as duas de baixo tao em 0, isso significa que será um dia nublado, mas que você conseguirá fazer fotos boas em lugares 'baixos' (Fitz Roy e Loma del Pliegle Tumbado são altos, lá ficará ruim).

Cara, eu tinha aberto antes e achei que teria que fazer uma graduação pra entender esse site!!!! Socorro, obrigada por explicar a parte das nuvens. Igual, vou ver se o chat GPT não me dá mais luz ainda

Laguna Azul/Verde necessita ver se a Estância Los Huemules estará operando nessa época... mas vale a pena pois você sentirá muito mais imersão que nas trilhas 'normais' da cidade. Pássaros estão presentes constantemente. A indicação de fazer também Laguna del Diablo está mais no trajeto que é percorrido do que no destino.

E a Loma del Pliegle Tumbado é, para mim, o ápice de lá (vai de encontro com o que eu mais acho bonito). Mas não deixe de fazer Laguna de Los Tres, que é o carro forte da cidade.

Vou pesquisar todas essas! Eu realmente gosto dos locais menos explorados, e eu espero muito visualizar a fauna de lá! Acho que ir em baixa temporada vai me ajudar bastante com essa expectativa.

Postado
  • Membros

Não vou mais postar opiniões neste tópico, pois morei em Santiago por 6 anos,conheço todo Chile e Argentina que já tornaram a paciência, então agora estou fazendo o mesmo em outros continentes.Prioridade minha neste ano é Japão e China sem visto. Mas há muito turista por aqui que pouco conhece do mundo. Que deem a opinião, eu ficarei lendo.

Postado
  • Colaboradores

@FernandaFontoura O Glaciar Huemul é uma boa pedida mesmo, pois ele já é lindo sem neve, se você der a sorte de conseguir ir quando tiver nevado... Vai ser perfeito. A trilha que leva até ele é um espetáculo a parte também, pois parece tirada de um conto de fadas. Fora que é nível fácil, tem uma subida mais pronunciada no final, mas ao contrário do Fitz Roy, há cordas que ajudam a subir.

Eu fiz o passeio Todo Glaciares e vale cada centavo. O barco chega bem próximo ao Glaciar Spegazzini e a quantidade de icebergs e glaciares que avistamos ao longo da tour é incrível. Ainda tem a parada para almoço em um refúgio que fica em frente ao Spegazzini. Foi um dos meus passeios favoritos em El Calafate.

Sobre o minitrekking que o Davi falou, eu também recomendaria por ser uma experiência única. Acho interessante que você monitore os preços diretamente no site da Hielo y Aventura, pois no outono/inverno costuma ser bem mais barato devido à baixa demanda. Fique de olho, pode ser que valha a pena, já que ainda há dois meses até sua viagem.

Postado
  • Colaboradores
13 horas atrás, FernandaFontoura disse:

e pela Passarela do Perito Moreno R$350,00 pela Brasileiros no Ushuaia

Fernanda, eu fui de 'busão' do terminal rodoviário de El Calafate até as passarelas do Perito Moreno (e foi ultra tranquilo, tanto ir quanto voltar) - verifiquei hoje que o preço está em 191 BRL (muito mais econômico que ir com agência). Lembrando que existe o ingresso do parque (consta 45.000 ARS no site do governo, algo como ~172 BRL). Um total de 363 BRL.

Se o passeio pela Brasileiros em Ushuaia incluir a entrada no parque, beleza, caso contrário, você economizaria muito sem nenhum esforço.

Mas é apenas uma dica, avalie o que lhe conver.

12 horas atrás, FernandaFontoura disse:

Só para confirmar, a Ruta 23 é a que leva ao Glaciar Huemul?

Isso mesmo, dê uma olhadinha pelo GoogleMaps (ajuda bastante a se localizar)!

image.png

Então, eu acho que as lagunas estarão congelando já - mas vai que sou abençoada em atrasar o inverno esse ano, vou torcer por isso, acho que faz bastante diferença no visual 😅 e vou pesquisar a Estância Bonanza.

É real, tem o detalhe da época que vais estar por lá... pode ser que muita coisa já esteja diferente.
O inverno mesmo começa no final de junho, onde as paisagens começam a ficar majoritariamente brancas (e um tanto enfadonhas).

Cara, eu tinha aberto antes e achei que teria que fazer uma graduação pra entender esse site!!!! Socorro, obrigada por explicar a parte das nuvens. Igual, vou ver se o chat GPT não me dá mais luz ainda

kkkkkkk tem muita informação irrelevante para teu propósito, daí fica confuso mesmo.
Selecione um dos satélites gratuitos lá em El Chaltén (dependendo qual tu escolhe, podem ter mais ou menos informações), e foque nos seguintes dados:
- Vento (se tiver muito, interfere nas nuvens, criando aberturas temporárias em dias nublados - observe 'velocidade', o item 'rajadas' é recorrente);
- Temperatura (não é a mesma que temos aqui em SC, o clima lá é predominantemente mais seco, então 8ºC é quase como se fosse uns 14ºC daqui, EXCETO se estiver chovendo médio/forte);
- Chuva (até 1.0mm a cada 02 horas é praticamente desprezível, garoa que nem chega a cair direito - lembrando que chuva pode ser neve, dependendo de outros critérios);
- Nebulosidade (o principal, em três camadas: alta, média e baixa).

Fui apenas duas vezes para El Chaltén, ficando cerca de 20 dias ao total, e aproveitei muito essas oportunidades.
Na primeira vez eu me sentia completamente perdido, não haviam informações consolidadas (eu me baseei em relatos aqui do fórum de cinco a sete anos atrás, isso em 2020, pois aparentemente ninguém ia para lá, ou fazia questão de deixar um relato sobre a viagem).

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Conteúdo Similar

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.