Ir para conteúdo

Fernando de Noronha


Posts Recomendados

  • Membros

Junior,

Acho que seus valores estão super estimados, porém irá em uma época diferente da minha, estarei lá em junho. Então, o que sugiro é que pesquise preços ligando para uma ou duas pousadas e algum guia local, aqui está cheio de telefones de contato.

A única informação precisa que posso te dar é o valor da pousada da Iris para junho: paguei R$ 60,00 a diária single e sei que casal sai por R$ 100,00, café da manhã não incluso. Telefone da Iris:81-3619-1824

 

Vale reforçar a informação do Bruno : muitos passeios e trilhas não precisam de guia, ou seja, custo zero.

 

Aproveite as promoções das cias aéreas e já compre as passagens. Comprando hj vc consegue ir e voltar por aprox R$ 1.200 por pessoa. Vi relatos de preços muito inferiores a esse. Veja saída por Natal tb.

 

Qto alimentação, depende muito do restaurante que pretende ir. Muitos já informaram preços de restaurantes simples, bons e baratos, se pretende esse tipo de restaurante seu orçamento, R$ 125,00 por dia, está com muita folga. Caso prefira locais sofisticados, como do Zé ou pousada Maravilha, aí, a coisa muda de figura.

 

Em todo caso, Glauber poderá te dar mais informações pq ele está curtindo o paraíso neste momento.

 

Espero ter ajudado.

abs,

Link para o comentário
  • Membros

Ahh obrigada pelas respostas, gente! Acho que vou fazer o que o Bruno sugeriu então, vou alugar por lá mesmo, ver se eu gosto, e se for o caso depois eu compro um equipamento melhor do que esse kit aí que meu amigo viu pra mim.

 

Pra Iandu, que perguntou sobre hospedagem... Eu nunca fui, não conheço nada, mas tentei a pousada da Íris e não tinha vaga. Ela mesma me indicou a Malibu, e lá eu consegui vaga pro período que eu quero. Quando eu voltar, posto aqui o que achei ;)

 

Ahh outra coisa: o vôo sai de Noronha, de volta, às 17:50. Mas a diária acaba ao meio dia. Vocês acham que eu vou ter que pagar outra diária, por esse período de meio dia até o aeroportp? Rsrsrs se tiver que pagar eu pago né, mas não sei como funciona...

Link para o comentário
  • Colaboradores

Olá Guaranyz!

 

Desculpe a demora, mas vou te responder por aqui mesmo.

 

A água pra mergulho ta boa sim. Mas do lado da praia do porto. Do outro lado da ilha tá um pouco mexido pq o mar tá agitado em julho.

 

A desova das tartarugas nao acontece em julho nao. Qdo fui nao tinha. mesmo assim, algumas praias vc nao pode descer pq sao areas protegidas. acho q a do leao é uma delas. Não tenho certeza.

 

A pousada da Iris é uma ótima opçao sim. Fico contente em ter colocado o nome dela aí no site e ter dado certo.

 

Vai sem medo!

Link para o comentário
  • Membros

Quanto a diária, tente pedir para ficar até 16hs... Se ela não deixar, acho que não compensa pagar outra diária... vc pode pedir para deixar as malas guardadas, sair para almoçar, dar uma volta na vila dos remédios e então voltar para pegar as malas e ir ao aeroporto. Foi o que eu fiz!

 

 

Ahh obrigada pelas respostas, gente! Acho que vou fazer o que o Bruno sugeriu então, vou alugar por lá mesmo, ver se eu gosto, e se for o caso depois eu compro um equipamento melhor do que esse kit aí que meu amigo viu pra mim.

 

Pra Iandu, que perguntou sobre hospedagem... Eu nunca fui, não conheço nada, mas tentei a pousada da Íris e não tinha vaga. Ela mesma me indicou a Malibu, e lá eu consegui vaga pro período que eu quero. Quando eu voltar, posto aqui o que achei ;)

 

Ahh outra coisa: o vôo sai de Noronha, de volta, às 17:50. Mas a diária acaba ao meio dia. Vocês acham que eu vou ter que pagar outra diária, por esse período de meio dia até o aeroportp? Rsrsrs se tiver que pagar eu pago né, mas não sei como funciona...

Link para o comentário
  • Colaboradores

Olá pessoal!!!

 

Estou de volta a Floripa já ::Cold::

 

Então vou finalizar meu diário de viagem:

 

Dia 19 pegamos um bugguie logo cedo. Locamos ele com o marido da Iris, o Maciel, já que o Jerry estava com os dele locado. Ele fez o mesmo valor que eu tinha tratado com o Jerry: R$ 100 para entregar no dia seguinte somente as 15h no aeroporto. O Maciel tem uma oficina de bugguies.

 

A idéia era aproveitar melhor o dia da partida, e foi o que ocorreu, já que como lerão abaixo, no dia que pegamos o bugguie quase nem usamos ele!

 

Na retirada do bugguie ele nos recomendou colocar uns 20 litros.... Colocamos 10 litros. Deu e sobrou! Segundo o frentista, os bugguies fazem cerca de 6km/l e, do posto, que fica em um extremo da ilha (perto do porto), até o sueste, que é no outro extremo, são menos de 10km. Uma sugestão para não deixar muito deste liquido precioso e não andar com medo de ficar sem combustível é encher uma garrafa de 2l, que te serviria como uma reserva em caso de ficar sem combustível. Os bugguies sempre são entregues com combustível suficiente apenas para chegar ao posto e certamente é pratica de todos os locadores secar o combustível deixado pelos turistas. O posto fica aberto apenas em horário comercial e os locadores sempre lhe propõem a gentileza de já te entregar o veículo abastecido....às suas custas é claro. Assim sempre ganham um pouquinho mais....

 

Os bugguies em geral apresentam mal estado. O nosso não tinha limpador de pára-brisas e no painel não funcionava nada, nem marcador de combustível, nem velocímetro, nem piscas. Era eu o farol e Deus mesmo hehe.

 

Abastecemos o bugguie e fomos conhecer a piscina da caieira, que fica logo atrás do posto. Esta piscina é o final da trilha longa do Atalaia. Entramos nela as 11h, sendo que o pico baixo da maré neste dia seria as 14:30h. Já estava um pouco rasa, mas ainda foi em tempo de aproveitar bastante a piscina!

 

Tudo em Noronha gira em torno das marés e não há como precisar que horário é ideal já que os horários das marés mudam todos os dias. Também não há como precisar que o horário ideal é o de pico da maré baixa por exemplo, pois os picos também mudam. Há dias em que o pico da maré baixa é 0,1m e há dias em que é 1,0m. O que dá pra dizer é qual é a profundidade ideal de cada ponto conforme a maré.

 

Para a piscina da caieira, já que entramos 3,5h antes do pico da maré baixa, e naquele dia a maré baixa teria 0,5m, eu chutaria que o ideal para esta piscina é entrar nela com algo em torno de 1,2m. Muito mais que isso as pedras que fazem a piscina ficam submersas e conseqüentemente não é mais uma piscina. Passa a ter ondas, repuxo, correnteza dentro. Muito menos que isso, fica muito raso, e você não consegue nadar.

 

Outra observação é que o ideal é chegar no momento em que a maré está com cerca de 1,0m, mas enchendo, e não esvaziando, pois quando a maré esvazia cria-se uma correnteza que te puxa na direção de onde a água escoa, o que é desconfortável. Além disso, é melhor chegar com a piscina ainda um pouco rasa e esperar ela encher um pouquinho mais, do que o contrário. Mas claro, conforme o regime da maré no dia em que você for, isso pode nào ser viável, por ser muito tarde ou noite por exemplo.

 

Enfim, a piscina da caieiras é linda! Muita vida, muitas cores. Vimos muitos peixes, tubarões, polvo, lagostas.... Mas pelo amor de Deus, PRESERVE-A. Ela tem o fundo todo de corais, nada de areia. Não é preciso nadadeira dentro desta piscina, só atrapalha e destrói. Se você não tem intimidade com o snorkel, prefira a piscina do Atalaia, que tem boa parte do fundo arenoso, e você poderá botar seus pés no chão sempre que tiver qualquer dificuldade. Colocar os pés no chão na piscina da caieiras é um verdadeiro CRIME, além de um risco para os seus pézinhos.

 

Muitos peixes:

4543361505_5099910e5a_o.jpg

 

Polvo:

4543994364_81e557f22b_o.jpg

4543361691_2aed1495d8_o.jpg

 

Esse se camuflava lindamente em meio a vegetação amarela:

4543994556_5e26311fb5_o.jpg

 

Peixe papagaio dos grandinhos:

4543994590_2ee74d28c1_o.jpg

 

Com a piscina já ficando rasa demais resolvemos sair pra não causar nenhum dano. As informações em Noronha são muito controversas. No posto nos disseram que na piscina da caieiras não tinha muito o que ver. No museu do tubarão disseram que lá só podia ir com guia. No meio de tantas informações controversas e equivocadas, resolvemos seguir fazendo trilha pelas pedras até a piscina da pontinha, que é a piscina que os guias levam depois do atalaia pra quem faz a trilha longa. Depois entendemos que estávamos fazendo a trilha longa do atalaia no sentido inverso e sem guia.

 

No caminho penoso, andando sobre pedras de tamanho médio, em que cada pisada tem que ser bem calculada, a maré baixa ia nos revelando varias pequenas piscinas e belas formações:

 

4543994622_7301cea337_o.jpg

 

A piscina da pontinha, mesmo em horário cuja maré devia estar com cerca de 0,7m, que era baixo demais pra piscina da caieira, tinha água suficiente para nadar. É muito bonita também. Lá cruzamos os guias que vinham do Atalaia, e que já vieram dizendo que não poderíamos estar ali sem guia e que deveríamos voltar.

 

No entanto, enquanto fazíamos snorkel na piscina da pontinha, contemplávamos também a destruição da piscina da pontinha pelas tiazinhas que estavam com o guia, e não tinham a menor intimidade com um snorkel. O guia assistia junto, e comia bolacha. ::prestessao:: Fica aqui a denuncia da falta de eficiência na gerencia do parque, o que não justifica a nossa atitude em ter feito a trilha sem guia.

 

Fotos na piscina da pontinha:

4543362009_08c47333e6_o.jpg

4543994808_94fefc225a_o.jpg

4543362221_3d39b44f00_o.jpg

 

Ao sairmos da piscina da pontinha seguimos adiante na trilha no sentido inverso.

 

Subimos a trilha pelo costão e fomos caminhando a esquerda pela beirada do costão. Esta parte da trilha não fica bem demarcada no chão, mas não tem grandes mistérios. Quando avistamos a formação chamada de "caverna do capitão kid", bem bonita por sinal, percebemos que lá vinha um rapaz com rádio na cintura em nossa direção, provavelmente informado pelos guias da nossa presença.

 

Caverna do capitão kid:

4543994928_53facc6380_o.jpg

 

Mas como em Noronha tudo é relax, explicamos a ele que havíamos nos enganado, que tínhamos sido informados que só para trilha do atalaia precisava de guia e que não sabíamos que o que acabamos fazendo era a trilha do atalaia inversa, e, após um leve puxão de orelha, ele acabou sendo o nosso guia pelo restante da trilha, até o portão de entrada oficial da trilha, na vila do trinta. Só não conhecemos mesmo a piscina do Atalaia.

 

Todo enlameado, não tive coragem de pedir carona, e fiz um cooper pela estrada até o bugguie, enquanto a patroa esperava na vila do trinta com o equipamento de mergulho.

 

A noite aproveitamos o carro pra procurar um lugar diferente pra comer, mas depois de olharmos algumas opções caríssimas, acabamos na pizzaria, comendo uma pizza meia lagosta meia polvo, que foi uma boa pedida.

 

Dia 20, nosso derradeiro em Noronha, havíamos combinado no dia anterior com o Zezinho (3619-1015 / 9990-3720) de fazer o Planasub, vulgo pranchinha, ás 9h. Ele nos cobrou R$ 50 por pessoa e disse que nos faria esse preço porque não teria agencia no meio. Disse que as agencias nem isso repassam a ele. Conhecemos ele assuntando pelo porto. Aliás, o responsável pelo porto se chama Bita. Ele é meio atarefado, mas é gente boa, pode ser uma opção para dar informações precisas sobre quem faz o que por ali.

 

E vou dar meu braço a torcer aqui. O planasub foi demaaaais. A velocidade é baixa, segundo o barqueiro não passam dos 5km/h, mas mergulhado dentro da água a sensação é mesmo de estar voando. De quebra eles ainda ficam circulando a região do naufrágio. É muito lindo! Eu mesmo só subia pra respirar e já afundava de novo. Sem bater perna e nem braço o fôlego dura um monte submerso e vi com detalhes tudo que tive alguma dificuldade de ver fazendo mergulho livre no naufrágio no primeiro dia! Nota 10! Obrigado aos colegas que me convenceram hehe.

 

Do planasub tocamos para a praia do Leão. O carro foi conveniente aqui pois não perdemos tempo caminhando na estradinha de terra que liga o sueste ao leão. Chegamos lá pelas 11h, pico baixo da maré seria às 15h, mas as piscinas já estavam muito secas. Quase não aproveitamos. Mesmo com a maré bem baixa já, as ondas ainda estouravam pra dentro das piscinas, ou seja, com a maré cheia não rola entrar nas piscinas do leão. Calculo eu que algo em torno de 1,2m também seja o ideal no leão. Mas a praia do leão é um lugar pra passar o dia todo! Muito linda!!!

 

Praia do leão:

 

4543362397_fe2fde9b7a_o.jpg

4543995168_0225b7735a_o.jpg

 

Piscina do leão:

4543995198_47c383f2ba_o.jpg

 

A facilidade de estarmos de carro aqui nos fez aproveitar pra das uma passadinha no mirante da ponta das caracas, que fica numa bifurcação a caminho da praia do leão.

 

Mirante:

4543362631_d46087a116_o.jpg

4543362733_6875c6c9f3_o.jpg

 

Ainda na volta passamos no forte do boldró. Estava tudo fechado lá pois pelo visto o movimento lá é mesmo no horário de por do sol. Como não tivemos nenhum dia de céu 100% limpo, a vista do por do sol no boldró vai mesmo ter que ficar para a próxima!!

 

Forte do boldró, ruínas, bem arruinadas:

4543995438_d454f4322a_o.jpg

 

Vista do forte:

4543362867_89bb8b4e8d_o.jpg

 

Era o fim da linha em Noronha! Só nos restava tempo para arrumar as trouxas e embarcar!

 

Na chegada em Recife pegamos novamente o carro na Localiza.

 

Tocamos direto para o motel Lemon no intuito de deixar uma suíte reservada para o pernoite, já que era véspera de feriado e lá são só 20 suítes, sendo que eram 18h e o pernoite seria liberado às 20h. Chegando lá disseram que não fazem reservas, nem pagando adiantado, mas fizeram uma proposta indecente: que pagássemos 1 hora adicional (R$ 120 do pernoite + R$ 29 da hora adicional) para que fizessem a reserva.

 

Fomos então para o Motel Fidje (R$ 110 o pernoite, tudo novinho, banheira eletrônica, 2 chuveiros, um baita LCD, computador no quarto, incluso café ou jantar, cardápio com preços justos - diferente do lemon), ali pertinho, onde o pernoite já tinha sido liberado desde as 14h e foram bem mais flexíveis conosco.

 

Depois de um banho de banheira no capricho, deixamos o quarto pago e saímos para jantar no Parraxaxá. Restaurante por kg, sugerido pela Adália (obrigado novamente!), com muitas opções de comidas típicas. Nota 10!

 

Os planos de acordar bem cedo e conhecer Olinda foram sucumbidos por uma manhã preguiçosa e confortável. Recife, aguarde por mim!!! Volto em breve!!!

Editado por Visitante
Link para o comentário
  • Membros

DICA IMPORTANTE PARA MERGULHADORES:

Pessoal,

Uma boa dica para quem pretende mergulhar, é reservar antes de ir à Ilha,

1) Das 3 agencias de mergulho na Ilha, a Noronha Divers é a mais barato e aprovei quando fiz mergulho com eles em 2007.

2) Se você reservar pela agência em SP (ou sei lá que relação eles tem com a Noronha Divers) fica mais barato.

Eu conversei com a Luciana (luciana@doisgeventos.com.br) Cel.: (11) 9948-9717 , Fone: (11) 3881-4081 e ficou mais barato que o preço de balcão lá na Noronha Divers.

 

Abraço

Link para o comentário
  • Membros
Junior,

Acho que seus valores estão super estimados, porém irá em uma época diferente da minha, estarei lá em junho. (...)

abs,

Plínio, que dia você irá?

Estarei lá, também na pousada da Iris, de 08 a 14 de Junho...

Abraço.

 

 

Quanto aos valores...

Uma ótima dica para o aéreo é cotar a viagem em 2 etapas. 1) Origem --> Recife --> Origem; 2) Recife --> Noronha--> Recife.

Mesmo tendo que trocar de companhia aérea e no meu caso, ficando uma noite em Recife (o que não é mal negócio), ficou muito mais barato que os valores da GOL e da TAM em compra única.

Outra dica: Pra que comprar os pacotes antes?? Muito melhor ir até lá (já sabendo o que quer conhecer) e comprar na hora. Sempre mais barato, pois não tem agência no meio.

Abraço galera

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Glauber,

 

Acho que vc mandou mal nesse comentário da piscina de Caireiras, pois é só você perguntar para os moradores do local que saberá que perto do Buraco da Raquel é o começo ou final para a trilha longa, e como o próprio nome já diz, trilha Caieiras-Ataláia. Então, tanto colocar os pés ou ir sem guia para a piscina de Caieiras seria considerado um CRIME.

 

Além disso, só o fato do guia (“urubu”, pois estava fazendo seu trabalho e tentando preservar o local para que outras pessoas não tenham essa atitude) dizer que você não poderia estar ali, e você já sabendo disso, continuar a trilha, é um desrespeito com o lugar.

 

Então, para os que leem esse fórum, peço para que não façam trilhas ou estejam em lugares sem antes pegar informações sobre os mesmos. Senão Noronha ou qualquer outro destino do turismo de massa não irá agüentar.

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...