Ir para conteúdo

Fernando de Noronha


Posts Recomendados

  • Colaboradores

Junior,

 

Concordo com a sua posição de que foi um equivoco da minha parte desrespeitar uma norma do parque e que a forma como descrevi talvez dê a entender que tenha julgado correto o que fiz. Vou até dar uma revisada no texto para ver como posso melhora-lo.

 

Porém, é fato que muitos equivocos ocorrem por parte dos que legislam o parque de Fernando de Noronha, equivocos os quais certamente causam um impacto bem mais significativo e para os quais não devemos simplesmente aceitar porque está "dentro das normas"

 

Faço questão de citar alguns pontos que me influenciaram a escrever da forma que escrevi:

 

- A caríssima taxa ambiental que pagamos não é aplicada de forma transparente, pelo contrário, é unanimidade entre os moradores e funcionarios publicos de noronham dizer que apenas uma infima parte deste valor é aplicado na ilha.

 

- A ilha vive um dilema forte entre a garantia da preservação e a importancia do turismo. Não existe impacto zero em nenhuma atividade turistica, mas não entendo que dificultar que os moradores façam bemfeitorias em suas residencias / pousadas, fazer com que os turistas dividam a estrada com os veiculos por falta de uma calçada, manter ruas cheias de lama ao invés de calça-las, sejam ações eficazes no intuito de preservar.

 

- Ao entrar na ilha o turista não recebe nenhuma informação oficial sobre seus direitos e deveres dentro do parque. A ausencia da informação oficial alimenta a exploração por parte de agentes de turismo. Ao contrario do seu entendimento, os próprios moradores não sabem sobre o que é permitido e o que não é, tanto que me informando no posto, de frente para a piscina da caieiras, em nenhum momento fui advertido sobre a necessidade de guia para entrar lá.

 

- Na ilha não há um programa de formação eficaz para os guias. Ao contrário, os guias para serem credenciados tem de pagar altas taxas e como consequencia procuram agir da forma mais comercial possivel com o foco principal no lucro e não na preservação.

 

E por aí vai....

Link para o comentário
  • Colaboradores

Salve galera!

 

Recheei com fotos os meus posts anteriores, a partir da pagina 19.

 

Fiz também um relato de viagem reunindo as informações que coloquei aqui aos poucos. Segue o link:

 

6-noites-em-fernando-de-noronha-abril-de-2010-t43332.html#p464748

 

Qualquer dúvida existente após uma boa leitura deste tópico é só dizer! Será um prazer se eu puder ajudar. Garanto que a leitura destas mais de 20 páginas foram cruciais para o sucesso da minha viagem!

 

Preferencialmente coloque sua duvida neste tópico ao invés de mandar e-mail ou MP pois assim ajudamos outros que venham a ter a mesma dúvida!

Link para o comentário
  • Membros
Salve galera!

 

Recheei com fotos os meus posts anteriores, a partir da pagina 19.

 

Fiz também um relato de viagem reunindo as informações que coloquei aqui aos poucos. Segue o link:

 

6-noites-em-fernando-de-noronha-abril-de-2010-t43332.html#p464748

 

(...)

Salve vizinho!!

Também sou de Floripa e em Junho também vou com a mulher para 6 noites em Noronha...

Algumas dúvidas:

Qual o contato da Costa Azul??

O cabeça-chata é comum por lá? Onde tu cruzou com ele?

Onde foi a tal comida suspeita? Hehehehe! Não quero me arriscar!!

Sabe se dá para ir até a laje dos 2 irmãos batendo perna? e qual a profundidade da mesma? Sei que é um pouco afastada da costa, mas não sei se daria para chegar sem embarcação, para fazer um snorkeling...

Outra coisa: Não estava tendo saída para pedras secas? Esse é o único ponto que não abro mão!

 

Muito show teu diário! Só vou te falar que as fotos sub me decepcionaram um pouco...

Parece foto no Arvoredo! Quanto a embaçar a caixa estanque, isso é sinal de vedação ruim.

Estava precisando renovar o silicone-gel da vedação, pde ter certeza. Minha caixa só embaça nesse caso.

 

Cara, também já estive em Noronha, Cozumel e Bonaire, mas resolvi repetir Noronha pq além de bons mergulhos, é o lugar mais lindo fora d´água que já vi. Bonaire é show, mas para ficar 8 dias dentro da água... Até coloquei um post sobre isso e seria legal ter teu registro: noronha-ou-caribe-t43248.html

 

Vou querer mais dicas, suas, já que teu programa é praticamente idêntico ao que pretendo fazer!

Abraço,

Link para o comentário
  • Colaboradores

Olá!

 

Não fui na costa azul. O valdeci que trabalha lá eu conheci no restaurante da edilma. Ele mora nos fundos.

 

Cabeça chata tem lá sim. Vimos na laje 2 irmãos.

 

Dizem que após setembro o mar de dentro vira um espelho. Deve ser possível sim ir até a laje.

 

Não consegui identificar qual comida devo acusar. A patroa comeu também nos mesmos lugares e não passou mal, mas não comemos sempre os mesmos pratos.

 

Mar de fora, pedras secas, tinha saída sim. Até pedi, mas não coincidiu.

Link para o comentário
  • Colaboradores

Glauber e Guaranyz,

 

Se mergulhar não é marcar encontro, em Noronha essa máxima vale o dobro. Pq lá vc não consegue escolher nem muito bem o ponto em que vai cair. Por uma questão de logística e pelo fato de o Ibama não querer - com razão - dois barcos em um mesmo ponto, é o Ibama quem decide obnde vc vai mergulhar.

 

Ou seja, se vc faz questão de Pedras Secas, pergunte para a operadora quando é que é mais provável que vá rolar. E avisa que, o dia que elas souberem que vai rolar, te liguem na mesma hora avisando para você poder entrar no grupo...

 

Ah, em agosto o mar de dentro já está um tapete...eu nadei até o dois irmão tranquilo. A laje é mais longe. Mas como não tem corrente na superfície, ACHO que não deve ser complicado.

Link para o comentário
  • 2 semanas depois...
  • Membros

E ai pessoal,

 

Já li algumas vezes o topico inteiro e não achei nada sobre aluguel de prancha de surf e bikes, tem ????

Não to afim de levar a minha pracha pra 4 dias e pagar aquela taxa de excesso abusiva e ainda correr o risco de quebrarem a prancha.

Como tá o mar? Tem umas ondinhas?

Chego dia 19 de maio e volto dia 23, infelizmente é pouco tempo, mas FELIZMENTE é Noronha !!!

Ao pessoal do mergulho: dá pra mergulhar no mesmo dia do retorno (pela hora da volta do barco e pelo nitrogenio residual) ??

 

Valeu

 

PS; Torçam para minhas conexões darem certas, ta tudo no limite do tempo rsrsrsrsrrs

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...