Ir para conteúdo

Capitólio/MG - PsicoBloc/Cliff Jump - Cachoeiras, Represa, Canyons


Posts Recomendados

  • Colaboradores

Tudo começou com uma brincadeira... ::dãã2::ãã2::'>

 

Pratico Escalada e técnicas verticais em geral, sou fã desse esporte fantástico, até que postei mês passado no Face um vídeo do Esporte Espetacular falando sobre o PsicoBloc "Escalada Solo, sem equipo, queda na água, mar, represa, rio, etc" e a região de Capitólio MG é um paraíso para essa modalidade.

Citei o nome de uns amigos que conheci atravez da escalda e perguntei quem arrumaria a lancha, "com um tom de ironia", quando um deles, me fala que tem um conhecido pela região que faz o serviço de barco na represa, onde é praticado o PsicoBloc. Não deu outra, preparamos tudo, e decidimos ir no feriado de Páscoa.

Era pra irmos em quase 20, como sempre, alguns desistentes, outros em cima da hora, e acabamos partindo em apenas 5 de SP e 1 de Bauru.

 

Saímos na madruga de Sexta 06/04, chegando ao amanhecer, o tempo ajudava mt, decidimos pelo camping Quebra Anzol, que fica localizado na cidade de Furnas/MG, que por sinal é muito bem localizado e de facil acesso, tem uma ótima estrutura para receber os campistas, chuveiro quente e tomada a vontade, passando por cima da Barragem da Usina Hidroelétrica basta manter a esquerda, acesso por uma estrada de terra, 2km, em dúvida basta perguntar para o segurança da usina.

 

20120410141635.jpg

vista da Usina.

 

Armamos acampamento e logo partimos pra cachoeira da Filó a mais próxima do camping, tinha que ser algo sussa, pois tinha viajado a madruga toda e estava mt cansado.

 

 

20120410142031.jpg

Cachoeira da Filó, as Margens da MG050, saindo do Quebra Anzol sentido Passos, aproximadamente uns 6km, salvo engano. Grande poço pra nadar e possível algumas acrobacias "Saltos" rs

 

Voltamos pro camping, e atrás do mesmo existe outras quedas show tb, com poço e locais para jump.

 

 

20120410142519.jpg

20120410142322.jpg

No Camping Quebra Anzol, atraz do mesmo subindo o rio, existe 2 poço. pra direita mais 1.

 

Finalizamos nosso primeiro dia, virado e mt cansado da trip, no camping é servido almoço por 10k coma a vontade, rango simples, caseiro, local limpo, porém muito simples.

O camping no geral é bom, estava lotado, tem bastante local pra armar barraca, a dica é colocar um pouco afastado do povão, se quer um pouco mais de tranquilidade e silencio.

 

Acordamos no Sábado cedo e fomos fazer o passeio de Lancha para os Canyons, praticar o PsicoBloc e conhecer aquela maravilha de local, porém estava lotado, agendamos pro Domingo e partimos pra Pedra do Chapéu, a idéia era fazer uma trilha até o Cume, porém fomos informados que é possível chegar no cume de carro, blz, a estrada é de terra, carro normal sobe, porém com alguma dificuldade, mais sobe, aproximadamente uns 9km até o Pico.

Sentido Capitólio, entrando na Pousada Engenho da Serra. Existe placas, é fácil/simples o acesso.

 

 

20120410143038.jpg

Vita do Cume Pedra do Chapéu

 

Hora do almoço, paramos em um restaurante na saída de Capitólio, um almoço divino, completíssimo, muita variedade típica culinária Mineira, saiu por 22k por cabeça.

 

Próxima parada seria a cachoeira Serra da Mata, basta entrar a direita na pousada do Rio Turvo na própria MG050 e seguir por 9km, estrada de terra, deixe o carro em frente a uma escola abandonada e siga a trilha.

 

Atenção, existe um enorme poço, mais não é legal entrar para nadar, aguá muito agitada devido a grande força da queda, e muito escura, barro/argila no fundo, não é possível ver onde se pisa/nada, é possível chegar atras da queda, visão show, mais

muito cuidado.

 

Difícil acesso.

 

20120410143956.jpg

Cachoeira do Rio Turvo, ou como conhecida pelos locais, Cachoeira Serra da Mata.

20120410144112.jpg

Atras da Queda

 

 

 

Retornando para o camping, paramos na Cachoeira da Dicadinha, fica ás margens da MG050, sempre tem mts carros parados próximo a Rodovia, se prestar atenção é possível ver a Cachu, poço para banho, muito bonita, porém muito lotada.

 

 

20120410144316.jpg

Cachoeira Dicadinha

 

Começou a cair a noite e paramos na Barragem da Usina para apreciar o por do sol, chegamos atrasados, rs mais deu pra fazer umas fotos. ::hãã2::

 

 

20120410144609.JPG

20120410144836.JPG

Anoitecer na Barragem da Usina.

 

Domingo acordamos cedo, tomamos um café, 6k o Bule de café no Camping.aproximadamente 1,5 L de puro café ::lol4::

e partimos pro passeio principal.

 

No restaurante do Turvo as margens da MG050, saem passeio de Chalana e Lancha.

O passeio de Chalana dura 3horas, e visita 2 locais, o de Lancha dura 2horas e visita 4.

 

Chalana R$40,00

Lancha R$50,00

O mínimo é de 8 pessoas, mais conseguimos fechar pra 6 por R$300,00 total saindo 50k por cabeça, resolvemos pegar o de lancha, compensa mais, o deslocamento é mais rápido, e o passeio mais privativo.

 

A principal, loka D+, tem uma pequena pedra do lado esquerdo onde é possível uns jumps,

20120410145209.jpg

1º Parada Cachoeira dos Canyons

 

Gruta do tucanos, onde a lancha vai até uma pequena fenda que é possível, entrar nadando por ela, local show, porém nao vimos nenhum Tucano. rs

 

20120410145520.jpg

2º Parada, gruta dos Tucanos

 

 

Esse era o pico onde iriamos praticar o PsicoBloc, é possível subir descalço, mais cuidado, quinas cortantes, estávamos de sapatilha, oq ajudou bastante. O local é ótimo para fazern uns Cliff Jump, é possível saltar da altura que desejar, mais tem q escalar solo antes, tranquilo, em caso de queda cai na água, fundo aproximadamente 40m.

 

 

20120410145823.jpg

 

20120410150107.jpg

 

20120410145917.jpg

 

20120410150151.jpg

 

3º Parada, Cachoeira da Cascata-PsicoBloc

 

4º Parada seria a lagoa azul, como é possível acessar por carro, resolvemos enforcar essa e matar o resto do tempo na cascata, vale a pena, as margens MG050 pare o carro em um restaurante, "tem placa-Lagoa Azul" e paga-se uma taxa de 10k por pessoa para visitar, podendo ficar o dia todo, lá em baixo tem outro restaurante flutuante, que serve porções, 15k Batata, 20k Peixe e Carne, provolone, bebidas e afins.

 

 

 

20120410150531.jpg

 

20120410150622.jpg

Lagoa Azul

 

Dica, leve Snorkel, vale muito a pena fazer Snorkelling nas cachu, uma mais linda que a outra, pra quem gosta de uns Jump, Cachoeiras Filó, Cascata, POço atras do camping Quebra Anzol,

O camping do Turvo saia por 150k o feriado todo, o Quebra Anzol ficou por 20k o dia, totalizando 60k por cabeça.

 

Tem ainda a Cachoeira do Lobo, que falam que é show, mais não tivemos tempo de conhecer, ficara pra próxima.

 

É uma trip show e não gastamos muito, totalizando Pedágio, Combustível e Almoço em restaurante saiu menos de 200k por pessoa, tirando oq levamos de casa para café e a cachaça.. ::otemo::

 

Mais fotos no Face:

http://www.facebook.com/media/set/?set=a.254642411298937.56126.100002595409024&type=3

 

Logo menos jogo o vídeo da trip e mando o Link. 8)

 

Abraços e boas Trips... ::otemo::

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • 3 meses depois...
  • Colaboradores
Lugarzinho "mais ou menos" hein?!? :mrgreen:

MG é sonho de consumo, show de bola!!!

 

KKKKKkkkkkkkk, bemmm mais ou menos... ::lol4::

 

mais vale a pena ir dar uma conferida amigo... ::otemo::

 

PS: Temos q marcar uma trip ai no seu quintal, se rolar algum pico ainda nessa temporada da um tok, agito o pessoal aki e partimos pro PR.

 

Abraços e boas Trips... ::otemo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...
  • Membros

Velho que masssaaa !!!

Estive aí nesses lugares em abril... um tio meu possui uma lancha em escarpas do lago e a minha idéia foi justamente essa: ir pros canions tentar um psicoblock !

 

Só que não tenho a manha... fiquei receoso com a profundidade da água do estreito... como fazem pra verificar se não vai dar merda o salto ?

 

E outra coisa é que no meio de uma das escaladas, uma aranha grotesca pulou no meu braço... com o susto me soltei e caí na água....

o problema é que depois disso fiquei grilado pensando que se um bicho maluco desses me picasse eu estaria a 3h de lancha e + 1h de carro de qualquer hospital...

é tranquilo escalar psicoblock com essa porrada de aranha que tem ali ?

 

Abraçao !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • Colaboradores
Velho que masssaaa !!!

Estive aí nesses lugares em abril... um tio meu possui uma lancha em escarpas do lago e a minha idéia foi justamente essa: ir pros canions tentar um psicoblock !

 

Só que não tenho a manha... fiquei receoso com a profundidade da água do estreito... como fazem pra verificar se não vai dar merda o salto ?

 

E outra coisa é que no meio de uma das escaladas, uma aranha grotesca pulou no meu braço... com o susto me soltei e caí na água....

o problema é que depois disso fiquei grilado pensando que se um bicho maluco desses me picasse eu estaria a 3h de lancha e + 1h de carro de qualquer hospital...

é tranquilo escalar psicoblock com essa porrada de aranha que tem ali ?

 

Abraçao !

 

Show cara, seu tio tendo a lancha, já da pra ficar mais tranquilo e nao se preocupar muito com horario nem $$$

 

As vias de psicobloc que fomos, são as oficiais da região, onde é feito a prática por vários escaladores da área, então nao tem problema, mais mesmo assim bate aquele receio, agente mergulhava antes com mascara para verificar a profundidade da água, só pra garantir...rsrs

 

Aranha ali é o que mais tem, precisa ficar de olho mesmo, mais elas fazem parte da diversão, levamos vários caldos quando aparecia alguma... ::lol4::

 

Se não encostar nelas elas não atacam, o lance é tentar verificar onde bota a mão, tem lugar que nao tem jeito, ai vai na sorte, faz parte ...rs

 

Abraços e boas Trips...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
  • Colaboradores
Puxa, Salese !!

 

Estou pretendendo dar a volta de moto na Represa de Furnas. Capítólio, São João batista do Gloria, etc... Lendo o seu relato me deu mais fissura ainda. E estarei levando minhas sapatilhas de escalada, etc..

 

Show Boareto, já que vai de Moto, da pra conhecer, Furnas, Capitólio e Passos, não deixe de dar uma passada no Paraiso Perdido, fica as margens da MG050, não lembro o Km exato, mais é logo ali em Passos

 

Ainda da pra conhecer, Guapé e a Serra da Canastra, que é um espetáculo a parte. Procure tb pela Serra do Cigano, local muito show...

 

Agora no final de Março no feriado, estamos partindo novamente para Capitólio, dessa vez explorar a Fenda Mágica...

 

Abraços e boas Trips... ::otemo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 anos depois...
  • 3 meses depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...